Sei sulla pagina 1di 3

ANTOCO IV EPFANES (38-72 d.C.

Antoco IV Epfanes tambm conhecido como Gaius Julius Antiochus IV Epiphanes ( ) foi o ltimo rei de Comagene. Antoco (imagem ao lado)possivelmente era muito jovem quando o seu pai morreu em 17 d.C. deixando o reino sem uma autoridade central. O Imperador Tibrio anuiu com a faco dos cidados de Comagene que queriam que o reino fizesse parte da provncia romana da Sria. Antoco e sua irm Iotapa acabaram por viver e crescer em Roma e parece que lhes foi concedida a cidadania romana. Iotapa acresceu ao seu nome "Jlia" sendo assim tambm conhecida como Jlia Iotapa. Fizeram parte da notvel corte de Antonia Menor, a qual era sobrinha do primeiro imperador romano Augusto e a filha mais jovem do trinviro Marco Antonio. Antonia Menor foi uma mulher muito influente e supervisou sob seu crculo vrios prncipes e princesas dos Estadosclientes de Roma. Em 38, Antoco recebeu o seu domnio real do neto de Antonia, o Imperador Calgula (37-41). Alm disso, o Imperador at alargou o territrio de Comagene cedendo a Antoco uma parte costeira da Cilcia. Calgula tambm lhe deu o montante inteiro das receitas de Comagene durante os vinte anos que ela tinha sido uma provncia romana. As razes de prover um reicliente de tais recursos vastos permanecem pouco ntidas; conforme indcios do historiador romano Dio Cssio isso no estava de acordo com a vontade de Tibrio; foi possivelmente um golpe da excentricidade bem atestada de Calgula. Antoco foi ntimo de Calgula juntamente com o rei judeu Agripa I. Deles foi dito que eram instrutores do Imperador na arte da tirania. Esta amizade, contudo, no foi de longa durao, j que ele foi posteriormente deposto por Calgula.

Ele no obteve a sua monarquia novamente at a ascenso do Imperador Cludio em 41 que o confirmou no seu reino o qual governou at 72 d.C. Antoco IV era casado com sua irm, Jlia Iotapa (ao lado), e teve trs filhos: - Gaio Jlio Arquelao Antoco Epfanes, pai de Filopapo que foi um cidado proeminente de Atenas e da poetisa Jlia Balbila; - Gaio Jlio Mitridates Calnico; - Iotapa , tambm chamada de Jlia Iotapa, casou-se em Roma com Gaio Jlio Alexandre, filho do rei da Armnia Jlio Tigranes. Foram reis de Cetis, pequena regio na Cilcia. A Rainha Jlia Iotapa de Comagene morreu antes do reino ser anexado pelo Imperador Vespasiano em 72. Quando ela morreu, Antoco IV em sua honra fundou uma cidade chamada Iotape (atual Aytap na Turquia. Nas moedas seu ttulo real (Basilissa*rainha+ Iotape Philadelphos). O Philadelphos ("a que ama o irmo") no

ttulo testemunha que ela a esposa-irm de Antoco IV. Isto tambm mostra a sua reivindicao para o culto em torno de sua dinastia que foi estabelecido pelo seu antepassado Antoco I Theos.Abaixo anfiteatro romano em Aytep.

Antoco cumpriu seu papel de rei-cliente de Roma. Em 53 Antoco suprime uma insurreio de algumas tribos brbaras em Cilcia, chamadas Clitae. Em 55 ele recebeu ordens do Imperador Nero para arregimentar tropas para fazer guerra contra os Partas, e no ano 59 ele serviu sob o comando do General Cneu Domcio Crbulo contra o Rei Tiridates I da Armnia, irmo do Rei Vologases I da Prtia. Em conseqncia dos seus servios nesta guerra ele obteve em 61 parte da Armnia. Antoco apoiou a Vespasiano quando este foi proclamado imperador em 70; dele ento dito como o mais rico dos reis tributrios. No mesmo ano ele enviou foras comandadas por seu filho Gaio Jlio Epfanes para auxiliar ao prncipe romano Tito no cerco de Jerusalm. A queda de Antoco veio apenas dois anos mais tarde, 72, quando ele foi acusado por Lcio Cesnio Peto, o governador da Sria, de conspirar com os Partas contra os Romanos. Em carta a Vespasiano, Peto acusava Antoco e seus filhos de deslealdade ao Imperador e de planejarem revoltarem-se contra Roma e aliarem-se ao Rei da Prtia. No se sabe se essas acusaes so verdadeiras ou falsas. Depois de ler as cartas, Vespasiano sentiu que ele tinha posto confiana demais na famlia de Antoco IV e no pode confiar neles para proteger o cruzamento estratgico no Rio de Eufrates em Samosata.

Vespasiano deu ordens a Antoco IV para terminar seu governo em Comagene. Peto invadiu Comagene com a Legio VI Ferrata. Os reis-clientes Aristbulo de Calcis e Sohaemo de Emesa tambm forneceram tropas a Peto. Todos chegaram noite antes da batalha. Como seus filhos Epfanes e Calnico(imagem acima) prepararam-se naquela noite para a guerra, Antoco IV preparou-se para fugir Cilcia. Na manh seguinte, em que a batalha supostamente ocorreira, Epfanes, sua famlia e Calnico com medo dos romanos fugiram para o rei da Prtia, enquanto Antoco IV tambm com receio dos romanos fugiu para Cilcia. Existe uma possibilidade que Epfanes e Calnico terem feito uma breve tentativa para resistir a invaso, antes deles fugirem para Prtia. Abaixo, ponte romana erguida em Comagene sob o rio Chabinas (atual Cendere)

A famlia de Antoco IV determinou a queda de seu prprio exrcito e dos cidados de Comagene. Depois de um reinado de trinta e quatro anos desde a sua primeira nomeao por Calgula, ele foi privado da sua monarquia. No tempo de duas geraes, Comagene teve sua independncia tomada trs vezes. Parece que Antoco IV e sua famlia nunca consideraram entrar em guerra com Roma e queriam limpar-se destas acusaes procurando reconciliarem-se com o Imperador. O prprio

Antoco foi primeiro retirado pacificamente Lacedemnia (Grcia), e logo a Roma, onde ele passou o resto da sua vida com magnificncia e com seus filhos retornados da Prtia sendo tratados com o grande respeito. H vrias moedas de Antoco III Epfanes existentes, dentre as quais algumas que comprovam que ele realmente governou grandes partes de Capadcia e Cilcia bem como a prpria Comagene. Em dessas moedas chamam-no (Grande Rei Antoco), um testemunho de suas ambies polticas, que no h dvida de que desempenharam um papel na sua queda. Com Antoco IV Epfanes encerra-se a dinastia real de Comagene. Mas, seus descendentes continuaram a desempenhar papis no pequenos no mundo romano. Abaixo, moedas com a efgie de Antoco IV de Comagene.

Abaixo, o reino de Comagene no mundo romano-oriental:

Abaixo vemos Comagene incorporada provncia romana da Sria fazendo fronteira a Osroene. Note-se as antigas cidades de Comagene, Zeugma e Samosata, a antiga capital.

Potrebbero piacerti anche