Sei sulla pagina 1di 11

Revista Galileu - NOTCIAS - Memria turbinada

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI252261-17773...

notcias esportes entretenimento vdeos

e-mail

todos os sites

Twitter Facebook Orkut Add Favoritos

Assine Galileu a partir de 6X de R$19,26


Setembro de 2011 | Ampliar capa HOME NOTCIAS VDEOS GALILEU TV Animaes BLOGS BUZZ GALILEU PLAYLIST GAMES JOGO ONLINE REVISTA Edio Atual Edies Anteriores Assine RSS DOWNLOAD IPAD PRINCPIOS EDITORIAIS

arte

Brasileiro distribui presentes para estranhos

arte

Uma casa em forma de exploso atmica

Dia Nacional da Cachaa

Os vdeos engraados de bbados na web


Aumentar Texto Diminuir Texto Tamanho do texto

1 de 11

14/09/2011 12:30

Revista Galileu - NOTCIAS - Memria turbinada

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI252261-17773...

Comente (10) Envie por E-mail Compartilhe Imprima Reportagem / memria

Memria turbinada
Compartilhe 757

No existe memria ruim, s mal treinada. A cincia descobriu que todo mundo pode ser mestre de memria
por Felipe Pontes

Crdito: Man E.D.I Tudo comeou em um hospital. Aos 18 anos, o ingls Ed Cooke teve de ficar meses internado para tratar um problema na perna. Para espantar o tdio, decidiu dar uma chance a um presente que ganhara de algum: um livro com exerccios de memorizao. Cinco anos mais tarde, Cooke era Grande Mestre de Memria s existem 35 no mundo. Guardar uma sequncia de mil dgitos aleatrios em menos de uma hora, a ordem precisa de 56 cartas de 10 baralhos na hora seguinte, decorar livros de 700 pginas Cooke capaz de tudo isso. E voc tambm. Em 2003, uma pesquisa conjunta de duas universidades inglesas comprovou que o crebro de gnios memorizadores igual ao nosso. A diferena que Cooke e outros participantes de campeonatos de memria treinam constantemente para aprimorar sua capacidade. Partindo de princpios simples, apresentados nas prximas pginas (construir uma histria, explorar um cenrio conhecido, pensar em situaes ridculas), possvel lembrar quantidades extraordinrias de informao. O sujeito comea decorando a lista de compras e termina sabendo localizao e preo de todos os produtos do supermercado. Sem falar, claro, nas vantagens bem palpveis de lembrar onde voc deixou as chaves, o aniversrio dos parentes e contedo daquela prova semana que vem. S depende da sua disposio at porque voc no nasceu pra isso.

2 de 11

14/09/2011 12:30

Revista Galileu - NOTCIAS - Memria turbinada

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI252261-17773...

DICA 1 >>> D UM TEMPO | Calcular intervalos entre sesses de estudo ajuda a lembrar na hora da prova.

Crdito: Man E.D.I At os mais atentos so vtimas da curva do esquecimento, descoberta pelo psiclogo alemo Hermann Ebbinghaus no sculo 19. Voc esquece metade do que aprendeu s na primeira hora aps aprender. Para driblar essa sangria cognitiva, o psiclogo Hal Pashler, da Universidade da Califrnia, sugere o estudo parcelado. Pegue o tempo que voc tem at a prova e divida o contedo em 10 partes, dando o mesmo intervalo entre as 10 sesses de estudo. Assim, voc s aciona o crebro quando ele est pronto para reter novas informaes. CABEA DINOSSAURO Nosso crebro foi feito para lembrar de muita coisa. Durante a evoluo, o ser humano sobreviveu se deslocando para coletar recursos e depois retornar para sua comunidade. E foram essas demandas que esculpiram nossas memrias, no as do mundo moderno. Como regra geral, voc nunca vai esquecer das suas necessidades bsicas (comer, dormir), e talvez nem sempre lembre do que a sua cabea pr-histrica considere suprfluo nas cavernas no havia contas para pagar nem agendamento no dentista. Na definio dos especialistas, uma boa memria de voc enganar seu crebro, tornando memorveis coisas que esse troglodita deixaria passar batido. a que entra em cena a mneumnica, o conjunto de tcnicas conhecidas e ensinadas desde a Antiguidade e que fazem a fama dos Grandes Mestres de Memria. bem verdade que essas tcnicas andavam meio desacreditadas ao longo do sculo 20, foram pouco estudadas pelos cientistas, que as viam como decoreba com grife. Mas a coisa comeou a mudar no ano passado, quando os psiclogos cognitivos americanos James Worthen, da Universidade do Sudeste de Louisiana, e Reed Hunt, da Universidade do Texas em San Antonio, publicaram o livro Mnemonology: Mnemonics for the 21st Century. Nesse estudo aprofundado, a dupla se vale dos estudos neurolgicos mais recentes para separar o joio do trigo mneumnico. Sobram de p as tcnicas apresentadas nestas pginas e a comprovao cientfica de que, aplicando-as, qualquer z-man pode lembrar do que quiser. S faltava um z-man para provar isso.

3 de 11

14/09/2011 12:30

Revista Galileu - NOTCIAS - Memria turbinada

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI252261-17773...

Estamos falando do jornalista americano Joshua Foer at ento, o irmo annimo do famoso escritor Jonathan Safran Foer. Treinando com Ed Cooke, o mestre do incio deste texto, ele passou de sujeito esquecido a campeo americano de memria em 2006. E olha que no foi nenhum sacrifcio olmpico: Durante 9 meses, eu treinei duas vezes por semana, cerca de 20 minutos, diz Froer. Ele narra sua trajetria no livro A Arte e a Cincia de Memorizar Tudo, best-seller do New York Times, com roteiro vendido para Hollywood, que tem lanamento no Brasil previsto para agosto. O ttulo em ingls, Moonwalking with Einstein, que mistura o famoso passo de dana de Michael Jackson com o fsico alemo, uma homenagem tcnica de criar imagens bizarras e inesquecveis. OK, posso decorar tudo que eu quiser. Mas pra qu? uma pergunta vlida. Mesmo na remota possibilidade de que dgitos aleatrios e decoreba de baralhos faam parte do seu dia a dia, para todo o resto existe auxlio digital: agenda de telefones no celular, caminhos no GPS, tudo no Google. Alis, passar a memria adiante parece ser a alternativa mais sensata.

4 de 11

14/09/2011 12:30

Revista Galileu - NOTCIAS - Memria turbinada

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI252261-17773...

DICA 2 >>> LEMBRE ENQUANTO APRENDE | Recordar algo que voc recm aprendeu chave pra fixar o contedo.

Crdito: Man E.D.I Um dos vrios estudos que comprovam essa regra foi realizado em 2008 por Jeffrey Karpicke, da Universidade Purdue. O psiclogo pediu para 40 voluntrios aprenderem o significado de 40 palavras de suali, uma lngua africana. Metade estudou como quis; a outra metade era constantemente forada a lembrar as palavras durante a aula, sem consulta, mesmo sem saber se as respostas estavam certas ou no. A turma do lao frouxo acertou 36%. Os que tiveram a memria exigida acertaram 80%. Um jeito prtico de usar esse mtodo fechar um livro a cada duas pginas lidas e tentar record-las. MEMRIA TERCEIRIZADA Um estudo da consultoria de TI International Data Corporation (IDC) mostra a atual multiplicao da informao: o volume mundial de dados digitais dobra a cada dois anos. Como temos mais fontes de informao do que nunca, h uma chance maior de esquecer exatamente o que queramos lembrar, diz o psiclogo cognitivo James Worthen. Mas essa sensao contnua e desagradvel de esquecimento no surgiu com os smartphones. Nem com a internet. Muito antes deles, outra novidade tecnolgica foi acusada de deixar nossa memria sem fio: a escrita. O filsofo grego Scrates, que viveu no sculo 5 a.C., temia que as letras pudessem enfraquecer a mente dos homens. Para ele, a escrita s poderia ajudar algum a lembrar do que j sabe, e a inveno poderia levar a sociedade a um caminho de declnio moral e intelectual. Ironicamente, seus conhecimentos chegaram a ns por causa de Plato, seu discpulo recm-alfabetizado. As novas tecnologias nos livram de fardos. As calculadoras fazem aritmtica por ns, e esquecemos como fazer contas. O ciberespao nossa memria coletiva, diz James Gleick, escritor americano que ganhou 3 prmios Pulitzer e em maro lanou o livro The Information: A History, a Theory, a Flood, onde narra a evoluo da informao at a enxurrada atual. Em julho, a psicloga Betsy Sparrow, da Universidade de Colmbia, nos EUA, publicou um estudo na revista Science em que analisou o impacto das ferramentas de busca em nossos crebros. Aps um experimento com 100 estudantes de Harvard, ela descobriu que esquecemos justamente o que sabemos que podemos encontrar na internet, lembramos melhor o que no est disponvel online. Alm disso, somos melhores em lembrar onde encontrar alguma coisa na internet do que da informao em si. Ou seja, o efeito Google atrapalha nossa memria retentiva de dados, mas aumenta nossas habilidades de procura. A internet virou, de fato, nossa memria externa. Se escolhermos entregar nossa memria tecnologia, talvez fiquemos livres para explorar nossa criatividade onde as mquinas ainda no podem competir, afirma Gleick. E j h quem viva para isso.

5 de 11

14/09/2011 12:30

Revista Galileu - NOTCIAS - Memria turbinada

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI252261-17773...

DICA 3 >>> DURMA DE TARDE | Cochilar aps o almoo um santo remdio: ajuda at a memria.

Crdito: Man E.D.I Em fevereiro de 2010, o psiclogo Matthew Walker mostrou que a memria pode ser melhorada com um simples cochilo tarde. O professor da Universidade da Califrnia pediu que voluntrios memorizassem 100 nomes e rostos ao meio-dia, para depois repetir o procedimento s 18h. A metade que tirou uma bela siesta de 90 minutos aumentou seus acertos em 10% j quem ficou acordado piorou 10%. BACKUP DE LEMBRANAS O americano Gordon Bell, pioneiro da computao na dcada de 60, fez um experimento consigo mesmo para mostrar como finalmente podemos escapar do esquecimento biolgico. Tudo comeou em 1998, quando Bell decidiu digitalizar todos os documentos de papel que guardava desde os anos 50: fotos, anotaes de trabalho e at imagens de suas roupas. No pice do experimento, retratado em O Futuro da Memria (2009, Editora Campus), ele chegou a gravar quase tudo o que acontecia em sua vida. Para isso, usava uma microcmera em seu peito que tirava fotos a cada 5 segundos, e carregava um gravador para captar todos os sons que ouvia. Tudo o que Gordon l num computador automaticamente repassado para um sistema que funciona como um Google pessoal. L, ele consegue checar instantaneamente quando e com quem estava em dado momento, e at encontrar o que aquela pessoa disse. timo ter um backup de memria, diz o pesquisador da Microsoft de 76 anos. Que critica as tcnicas de memorizao. Na verdade, h quem argumente que a cabea um dos piores lugares para se guardar uma memria ao menos se voc quiser ser uma verso mais prxima do que realmente aconteceu. Imagine que nosso armazenamento de informaes semelhante a uma trupe de atores (os neurnios) interpretando uma pea. Cada um sabe somente suas falas, que devem ser ditas aps a deixa dos outros. Se um dos atores ficar doente, atrapalha a pea, forando os companheiros a improvisar. A metfora serve para explicar por que, ao recuperarmos algumas de nossas memrias, ns as fortalecemos, mas enfraquecemos e esquecemos outras que no esto relacionadas. E (desculpe, Gordon Bell) no h arquivo que combata isso. O neurocientista Greg Dentre argumenta contra e a favor de aparelhos que externalizam nosso conhecimento. Tirar coisas da memria de curto prazo bom. Se voc est pensando em sua lista de compras, nas roupas para lavar, nos afazeres do dia, todas essas coisas impem uma carga cognitiva, tomando espao e prejudicando sua performance. No entanto, ele admite que retirar coisas da memria e coloc-las em aparelhos externos no necessariamente bom. Passei anos trabalhando em maneiras de escrever e procurar minhas notas incrivelmente detalhadas. No final das contas, minhas memrias acadmicas estavam agora fora de mim, mortas e inertes, inacessveis e s vezes surpreendentes para mim mesmo, lamenta o neurocientista.

6 de 11

14/09/2011 12:30

Revista Galileu - NOTCIAS - Memria turbinada

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI252261-17773...

DICA 4 >>> ABUSE DA COMIC SANS | Fontes difceis de ler ajudam o crebro a guardar o que est escrito.

Crdito: Man E.D.I

Nossa equipe de arte quis censurar essa informao, mas nosso compromisso com a verdade: estudos indicam que um texto mais memorvel em Comic Sans fonte tipogrfica considerada abaixo de cafona. Uma pesquisa do ano passado feita em conjunto pelas universidades Princeton e Indiana mostrou que absorvemos melhor a informao que lemos em fontes que no estamos acostumados ou so difceis de ler. A explicao que a dificuldade de processamento de letras no familiares teria como efeito colateral facilitar o armazenamento daquela informao. Os pesquisadores pediram para os voluntrios estudarem descries de espcies de ETs. Metade estudou na clssica fonte Arial, tamanho 16. O resto leu o material com a fonte Comic Sans e assemelhadas e em corpo 12. Resultado: com Arial, 73% de acerto; com Comic Sans, 86%. Por esses 13% a mais, no h elegncia que resista.

7 de 11

14/09/2011 12:30

Revista Galileu - NOTCIAS - Memria turbinada

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI252261-17773...

LEMBRANAS DO FUTURO Pelo sim, pelo no, a cincia j planeja desenvolver expanses artificiais de memria. Em junho, um grupo de pesquisadores da Universidade Wake Forest e da Universidade do Sul da Califrnia (USC), nos EUA, usou eletrodos implantados no crebro de ratos para restaurar e reforar suas memrias. Mas no h muito espao para empolgao, j que ainda estamos bem longe de plugarmos um pendrive em nossas cabeas. Ningum sabe ainda quais so os mecanismos especficos fundamentais ao aprendizado e memria. No sabemos se eles so neuroanatmicos, bioqumicos, eltricos ou uma combinao de todos, afirma o psiclogo cognitivo James Worthen. De qualquer maneira, ainda no estamos numa posio de garantir se esse o futuro ou no. Essas incertezas no abalam o neuropsiquiatra austraco-americano Eric Kandel, Prmio Nobel de Medicina de 2000 pelas descobertas sobre a codificao de memrias de curto e longo prazo no crebro. Para ele, a evoluo da tecnologia caminha junto com a evoluo da vida humana, e em longo prazo a humanidade aprender a lidar com os desafios que surgirem. Agora, somos um novo tipo de humanos, com uma relao mais natural com as mquinas. Isso aumentar nossos poderes de alguma maneira, mas no sabemos quais sero os efeitos e consequncias, afirma. Mas h especialistas que ainda defendem o bom e velho crebro. Uma boa memria importante para a identidade e percepo de mundo de qualquer um, alerta Ed Cooke, que alm de mestre de memria formado em psicologia e filosofia pela Universidade de Oxford e mestre em cincia cognitiva pela Universidade de Paris. Para Cooke, a memria muito mais do que informao armazenada. Se voc aprendeu sobre arquitetura, ao olhar para uma casa ela parecer diferente de como pareceria antes de voc saber estas coisas. No adianta pegar este conhecimento e coloc-lo em seu iPhone. A casa no ir mudar. O grande mestre de memria no espera que todo mundo memorize milhares de dgitos, cartas de baralho ou livros de cabo a rabo como ele. Acima de tudo, Cooke s gostaria que voc largasse um pouco o smartphone e tentasse aprender alguma coisa enquanto se diverte com isso. Afinal, no faria mal lembrar melhor e ter mais conhecimento. Se isso compensa ou no, a escolha sua. Ainda nesta matria Pgina 1 de 3 | Prxima Pgina: Memria turbinada Pgina 1: Memria turbinada Pgina 2: Memria turbinada Pgina 3: Memria turbinada Temas relacionados memria

Compartilhe

757

Diminuir Texto Tamanho do texto Comente (10) Envie por E-mail Compartilhe Imprima ltimos comentrios Daysiane soares
| PB | Joo Pessoa | 12/09/2011

tecnologia e memria
Gostei muito do artigo, a respeito da tecnologia acho que ela venho para ajudar o homem tambem na memria mas precisamos usar da forma certa e no tornamos dependentes. vou seguir as dicas . Erick Simes Rosa
| SP | Anhembi | 09/09/2011

?
que nem caviar, nunca vi nem comi eu s ouo falar. se fosse facil assim os leitores da Galileu seriam todos gnios porque vocs so cheios disso hahh Tiago
| MT | Tabapor | 09/09/2011

Memria Turbinada
Ol, Bom, achei muito interessante a matria. Quero parabenizar a todos que participaram desse Post. Leia mais e faa o seu comentrio

8 de 11

14/09/2011 12:30

Revista Galileu - NOTCIAS - Memria turbinada

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI252261-17773...

Publicidade

+ Lidas + Comentadas

1.

Estrela registra o brilho mais intenso dos ltimos 20 anos

2.

De onde vem o orgasmo feminino?

3.

Memria turbinada

4.

Artista faz casa em forma de nuvem de exploso atmica

5. 24 horas 1 semana 1 ms
Revista Galileu

Estudante inventa mtodo para fazer alunos gostarem de matemtica

revistagalileu
Google investe no uso de fezes de porco para produzir energia http://ow.ly/6tzsg
about 1 hour ago reply retweet favorite

Super divertido: capa para iPhone imita orelha http://ow.ly/6tzl4


2 hours ago reply retweet favorite

Facebook deve confirmar sua entrada no mundo da msica em 22 de setembro http://ow.ly/6tznz


3 hours ago reply retweet favorite

Google investe no uso de fezes de porco para produzir energia http://ow.ly/6trjW


5 hours ago reply retweet favorite

Brasileiro comemora aniversrio de forma diferente: d presentes a estranhos em Sidney http://ow.ly /6ts9u
13 hours ago reply retweet favorite

Join the conversation

Prosexual Formula Man


Estimula libido, facilita a ereco Para uma sexualidade mais vigorosa.
www.Super-Smart.eu

Sul Amrica Sade


Individual,Familiar e Empresarial ! Desc At 50% Ligue 2231-6204
www.corretorasulamerica.com.br

Memria ruim?
Tenha uma mente mais ativa com apenas uma dose por dia
www.evitapharmacy.com

Plano de Sade Unimed?


timas Condies para Voc e Sua Famlia!

9 de 11

14/09/2011 12:30

Revista Galileu - NOTCIAS - Memria turbinada

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI252261-17773...

offline

gnios

amor

moblia moderna

Hotel recolhe

Conhea o brasileiro Maioria dos homens Designers criam

Inadimplncia do consumidor tem 1 queda em 13 meses Crise de 2009 no afetou criao de empresas Bancos pequenos j receberam R$ 7,5 bi em auxlio de Fundo Garantidor Leia mais

Atualize seu RSS para acompanhar o site de POCA Steve Jobs deixa comando da Apple Apresentao do Cdigo Florestal no Senado adiada para prxima quarta Leia mais

Emprego na indstria paulista tem pior agosto desde 2006 Dilma espera conversa com Temer para demitir Novais Estrangeiros retiram RS 111,5 mi da Bolsa no dia 12 Leia mais

Citron confirma linha DS no Brasil em 2012 Flagra: JAC J2 no Brasil Volvo apresenta luxuoso Concept You Leia mais

10 de 11

14/09/2011 12:30

Revista Galileu - NOTCIAS - Memria turbinada

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI252261-17773...

HOME NOTCIAS BLOGS PERGUNTE AO LINUS MULTIMDIA REVISTA FALE CONOSCO Copyright 2010 - Editora Globo S/A Anuncie Assine Cadastre-se Central do Assinante outros sites:

11 de 11

14/09/2011 12:30

Potrebbero piacerti anche