Sei sulla pagina 1di 3

Trabalho de Acionamentos Automticos Aluno: Data: Valor: Obtido: 10,0

1) Faa um programa para comandar um motor de induo trifsico em partida direta de modo que o operador deve pressionar duas botoeiras simultaneamente para acionar o mesmo. Desenhe as ligaes eltricas externas ao CLP para este comando. 2) Programa a partida com reverso utilizando as funes de Latch e unlatch. 3) Programe uma partida com reverso de modo que o operador possa ligar e desligar o motor com apenas uma botoeira para cada sentido de rotao. 4) Um motor de induo trifsico tem de ser ligado e desligado atravs de dois lugares diferentes em partida direta. Faa um programa em Ladder para comandar este motor. 5) Faa um programa em Ladder para comandar um motor eltrico com reverso, de modo que para acionar o sentido horrio o operador deve pressionar duas botoeiras de forma simultnea. Para acionar o sentido anti-horrio basta pressionar uma botoeira. No sentido horrio basta o operador retirar as duas mos para que o motor pare. No sentido anti-horrio o operador deve pressionar uma botoeira S0 para interromper o funcionamento. 6) Dois motores eltricos trifsicos devem ser ligados em partida direta, de modo que: a) O primeiro motor pode ser comandado atravs de um ponto apenas; b) O segundo motor pode ser ligado em dois pontos de forma independente. Os motores devem ter o funcionamento independente um do outro. Faa um programa em Ladder para este comando. 7) Deve-se acionar dois motores eltricos de modo que o primeiro pode ser ligado de forma independente e o segundo s pode ser ligado se o primeiro tambm estiver ligado. O primeiro motor funciona em partida direta e o segundo motor funciona em partida com reverso. 8) Uma vlvula de descarga, normalmente fechada, deve ser ligada atravs de uma botoeira. Aps o acionamento do operador, esta deve ficar aberta por apenas 10s. Faa um programa em ladder para este comando. 9) Dois motores devem ser acionados de modo que ao pressionar a botoeira os dois ligam simultaneamente, e o segundo motor desliga 6s aps o acionamento do primeiro. 10) Dois motores de induo trifsicos devem ser comandados de modo que o segundo motor s pode ser ligado se o primeiro estiver funcionando em sentido anti-horrio. O segundo motor funciona em partida direta e tambm s aciona 5s depois que o operador tiver pressionado a botoeira.

11) Elaborar um programa PLC para controlar dois rels (R1 e R2) de tal maneira que R1 pode atuar de forma independente e R2 s pode atuar se R1 estiver ligado, mas pode continuar ligado aps o desligamento de R1. Os rels so ligados pelas botoeiras L1 e L2, e so desligados pelas botoeiras D1 e D2. 12) Fazer um programa para comandar 3 sadas de modo que ao pressionar a botoeira: a) a primeira sada liga instantaneamente; b) a segunda sada liga 8s aps a primeira; c) a terceira sada liga 5s aps a segunda. 13) Desenvolver um sistema de controle de nvel de um reservatrio de gua, devendo controlar nvel mximo e mnimo. A lgica desse sistema deve obedecer aos seguintes preceitos: Acionar a bomba quando o nvel estiver abaixo do mnimo; Desligar a bomba quando o nvel estiver acima do mximo; 14) Considere a seguinte linha de programa:

Descreva em quais condies a sada Q01 energizar. 15) Considere uma esteira automatizada para transportar caixas, o sistema deve: Reconhecer que o produto foi colocado sobre a esteira; - Iniciar o transporte; - Verificar se a altura est dentro do especificado; - Acionar sistema de alarme em caso de produto reprovado ou continuar transportando em caso de aprovao. Funcionamento: 1 Aguardar sinal do sensor ptico de entrada sinalizando que o produto foi posicionado; 2 Alimentar o motor que comandar a esteira; 3 Aguardar sinal dos sensores pticos de controle de altura; 16) Utilize 4 entradas (B1, B2, B3 e B4, sendo que B3 NF no campo) e uma sada. A sada ir acionar somente se B1 e B2 forem pressionados simultaneamente OU se B3 for pressionado. Essa sada ficar selada, isto , mesmo se B1, B2 e B3 estiverem soltos, continuar acionada. A sada s apagar se B0 (NF no campo) for pressionado.

17) Utilize 2 entradas (B1 NA no campo e B2 NF no campo) e 4 sadas. Inicialmente, as sadas comearo desligadas. Ao apertar B1, a primeira sada acionada e selada. Ao soltar B1, a segunda sada acionada e selada (a primeira continua ligada). Ao apertar B1 novamente (segunda vez), a terceira sada acionada. Ao soltar B1, a quarta sada acionada. B0 desliga tudo. 18) Utilize 4 entradas, sendo 2 NA e 2 NF no campo. A sada s ser acionada quando apenas UMA das entradas estiver pressionada. Se duas ou mais, ou se nenhuma, a sada permanecer desligada.

Potrebbero piacerti anche