Sei sulla pagina 1di 14

A OBRA DE DEUS, A OBRA DO MINISTRIO E A OBRA DE CADA UM

Gino Iafrancesco

Vamos estar considerando algo relativo obra de Deus, a obra do ministrio e a obra de cada um; a obra de cada um est inserida na obra do ministrio e a obra do ministrio do Corpo de Cristo est inserida na obra de Deus.

A obra de Deus
Vamos abrir a palavra de Deus no livro de Atos dos Apstolos, e vamos ao captulo 13, no verso 41, que uma citao que o apstolo Paulo faz. Aqui neste captulo 13 aparece o testemunho de Paulo e Barnab em Psdia, e aparece o que ele nos diz de um trecho, no contexto do testemunho do evangelho por parte dos apstolos, por parte do corpo de Cristo ao mundo, aos judeus primeiro, em uma sinagoga judia na Psdia; o apstolo utilizou um versculo que de interesse. Ento, diz o verso 41 do captulo 13, que uma citao que est no profeta Habacuque: Vede, ! desprezadores..., porque quando a gente despreza, a gente aniquila; mas Deus diz: Vede; os que esto desprezando Vede; o que que ter que Ver? espantai-vos, e desaparecei; trs coisas: ver, se espantar, e se continuamos sendo desprezadores, desaparecer. Oxal no sejamos desprezadores, mas sim colaboradores, para no desaparecer, mas para permanecer. Vede, desprezadores, espantai-vos e desaparecei; porque Eu fao uma obra em vossos dias, obra que no acreditareis, se algum vos contar. Esta uma citao interessante, onde Deus mesmo fala na primeira pessoa: Eu fao uma obra; a obra de Deus. Sem combinarmos nada, o irmo Manolito sentiu no corao nos ler do comeo um Salmo que falava das obras e os fatos prodigiosos de Deus, e nosso testemunho, e glorificaram a Deus por causa de suas obras e seus feitos prodigiosos. Ento, h uma obra, da eternidade, que Deus vem fazendo; uma obra que abrange tudo o que Ele tem feito, incluindo Seu amor eterno, prescincia e propsito, Sua criao, Sua providncia, a obra da redeno, Seu reino, a glorificao da igreja, Seu julgamento, a concluso de todas as coisas, o cumprimento, a realizao do Seu propsito eterno. Tudo isto o que se chama a obra de Deus; e a obra de Deus tem vrios captulos; e um desses captulos a obra que Deus diz que faria em nossos dias; e Paulo refere que esses dias so a partir da primeira vinda do Senhor Jesus; porque ele est declarando da vinda do Senhor Jesus, da obra de Cristo na cruz, da ressurreio, do derramamento do Esprito, da comisso dada Igreja e do trabalho de Deus com a Igreja. Ento, essa a obra de Deus, que Deus est fazendo em nossos dias; no podemos menosprez-la, embora possamos tambm nos assombrar; e alguns podem desaparecer. Que srio, no? Que srio que Deus relacione com Sua obra em nossos dias essas trs palavras: Ver, espantar-se e desaparecer. A obra do Senhor para que ns desapareamos, e para que o Senhor aparea; essa a obra de Deus.

A festa de Cristo

As festas solenes de Israel nos recordam a festa de Cristo, a obra do Senhor, os distintos aspectos de Sua obra. Dentro destes aspectos de Sua obra temos o de Sua morte expiatria na cruz, tal como aparece a ns, no sentido objetivo, jurdico, exterior, na festa da Pscoa; Ele morreu por ns. Mas tambm temos que com-lo, o Cordeiro sacrificado, e com pes sem levedura; ento, por isso a festa da pscoa vinha junto com a dos zimos, e com a das primcias, que fala da ressurreio. Ento, h o aspecto jurdico e o aspecto orgnico, o que fez em si mesmo e o que faz em ns; por isso aparece tambm em seguida a festa do Pentecostes, depois das primcias, aos cinqenta dias, a obra do Esprito, que outro captulo da obra de Deus; mas depois do Pentecostes, e cobertos pela expiao, e na espera da concluso, est a obra das trombetas, que significa Cristo sendo anunciado. Logo ento chega a festa dos tabernculos.

A obra do ministrio
H, pois, uma obra divina de criao, uma obra divina de providncia, uma obra divina de redeno, e tambm h uma obra divina de inspirar as Sagradas Escrituras, de edificar o corpo de Cristo, de constituir o ministrio do corpo, de dar igreja apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, para que edifiquem o corpo de Cristo, por meio de aperfeioar aos Santos. So os Santos os que fazem em Cristo, pelo Esprito, a obra do ministrio. Ento a podemos notar de como, dentro da obra de Deus, est esse grande captulo da festa das trombetas, que Cristo sendo anunciado, a Palavra sendo inspirada, sendo escrita, e sendo exposta; porque, como diz inspiradamente o salmista: a exposio das palavras de Deus ilumina. Isto tambm parte da obra de Deus; no a nica, mas parte da obra de Deus. Damo-nos conta de que da obra de Deus surge o que se chama na Palavra: a obra do ministrio. A obra do ministrio necessria dentro da obra de Deus, e tambm parte da obra de Deus. Embora haja diversidade de dons, h um mesmo Esprito; e embora haja diversidade de ministrios, h um mesmo Senhor que coordena todos os ministrios no ministrio do Novo Pacto, do Novo Testamento, da justificao, da reconciliao, do Esprito, da Palavra, no sentido completo do conselho de Deus. Ento, a obra do ministrio tambm parte da obra de Deus; o prprio Deus que faz estas obras. A Palavra diz que Cristo constituiu a Paulo ministro, segundo a graa de Deus que foi dada, e segundo a operao de Seu poder. Ento, a obra de Deus a operao de Seu poder em graa, atravs de todos os membros do corpo. O trabalho do corpo de Cristo parte da obra de Deus, porque a operao do Seu poder em graa; e necessria a obra do ministrio do corpo de Cristo para que a obra total de Deus tenha a sua culminao.

A abertura do primeiro Selo


O Filho de Deus e Filho do Homem ascendeu ressuscitado, e se sentou mo direita do Pai, e foi dado o Livro dos sete selos. O primeiro selo que Ele abriu foi o do cavalo branco, com seu cavaleiro para vencer; e Ele derramou Seu Esprito, constituiu apstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, para aperfeioar os Santos para a obra do ministrio, para a edificao do corpo de Cristo; essa a festa das trombetas: Cristo sendo anunciado. Depois da festa do Pentecostes, vem a festa das trombetas; essa

uma obra de Deus. Algum mencionou aqui ser um personagem que est se opondo, realmente no aos evanglicos nem aos pastores meramente, mas obra de Deus. Se este menosprezador no v, no se assombra, ento desaparece em sua cegueira; esse e qualquer outro. H algo que o prprio Deus est fazendo em nossos dias. Uma obra que Eu farei, diz o Senhor, em seus dias; e parte dessa obra a obra do ministrio. Tal expresso: a obra do ministrio, que se usa no Novo Testamento, j tinha sido adiantada pelo Esprito Santo no Antigo Testamento de maneira tipolgica. No vamos ver todas as passagens, mas pelo menos uma representativa no 1 livro de Crnicas.

Tipologia veterotestamentria da obra do ministrio


Vamos ao primeiro livro de Crnicas, captulo 23, porque um captulo tipolgico; recordemos que nestes captulos est sendo ordenado o servio da casa de Deus: os porteiros, levitas cantores, e etc. Ento, no captulo 23, que a Sociedade Bblica titularam: Distribuio e deveres dos levita, h vrias expresses nas passagens do captulo, que em algumas concentram a importante expresso, e que podemos ler do versculo 24 em diante. Tinha mencionado uma srie de pessoas, e disse: Estes so os filhos de Levi, nas famlias de seus pais; notemos aqui que primeiro so pessoas; e estas pessoas esto em uma famlia, e esto corporativamente trabalhando sob o governo de Deus; chefes de famlias segundo o censo deles, contados por seus nomes, por suas cabeas, de vinte anos para cima, os quais trabalhavam (isso plural) no ministrio (isso singular) da casa do Senhor. Todos eles trabalhavam em ministrios diferentes; mas seus diferentes ministrios, funes e atividades, formavam parte de uma atividade ou servio coletivo que todos prestavam; esse servio coletivo, onde as partes de todos e cada um se juntavam e se mesclavam umas com as outras, chamava-se a obra do ministrio da casa de Deus. Podemos seguir lendo; podemos pular o versculo 25, e ler o verso 26: E tambm os levitas no tero que levar mais o tabernculo e todos os utenslios para o seu ministrio. Agora era o templo; ento, passou do tabernculo, ou da tenda, para o templo, agora o seu ministrio se modificara segundo as circunstncias; e agora vou ler no v.27: Assim, conforme s ltimas palavras de Davi, fez-se a conta dos filhos de Levi de vinte anos para cima. E estavam sob as ordens dos filhos do Aro (que representa o Sumo Sacerdcio que Cristo) para ministrar na casa do Senhor. Em que lugares? Nos trios, nas cmaras e na purificao de toda coisa santificada, e na demais obra. Tudo o que se fazia, por exemplo, nos trios, nas cmaras, o que se fazia para purificar cada coisa, tudo isso era parte desta obra; e agora diz: e na demais obra do ministrio da casa de Deus. Ento notem como o Esprito Santo estava introduzindo na tipologia o conceito da obra do ministrio do corpo de Cristo, o qual hoje a casa de Deus, o povo de Deus, a Igreja. Aquilo era uma figura; hoje a realidade.

No Novo Testamento
No Novo Testamento, j os irmos conhecem muito bem, temos aquela expresso; em Efsios, no captulo 4, aparece no versculo 10: Aquele que desceu, o mesmo que tambm subiu acima de todos os cus (para que Ele subiu?) para encher todas as coisas. (Sente-se a minha mo direita at que Eu ponha a todos os teus inimigos por estrado dos teus ps/ Toma o livro e abre os seus 7 selos Quando terminar de abrir o Livro, os reinos do mundo devero ser do Senhor e do Seu Cristo). Ento Ele se sentou mo direita e comeou a abrir o Livro; e o primeiro que ps a cavalgar

foi o cavalo branco. Esse cavaleiro comeou a cavalgar desde que Jesus Cristo se sentou mo direita de Deus e comeou a abrir o Livro. Est escrito: subiu por cima de todos os cus para encher todas as coisas. E ele mesmo deu (vou traduzir aqui com mais exatido, porque a palavra constituiu tem aqui uma conotao um pouco clerical, um pouco eclesistoide, mas no no sentido bblico, mas no sentido tradicionalista institucional; a palavra no grego edoken, ou seja, Deus deu; de dar; quer dizer, Deus est dando de presente certas pessoas igreja; no pondo opressores sobre os Santos, mas lhe dando presentes; muito diferente o sentido da maneira como Paulo fala; ento por isso prefiro traduzi-lo assim: E ele mesmo deu a uns, apstolos, a outros, profetas; a outros, evangelistas; a outros, pastores e mestres, a fim. Ele deu; essa parte de Sua obra, da obra Dele em nossos dias. Para que Ele d essas pessoas?, Qual o objetivo? Para que aqueles que foram dados se engrandeam? Ou que sejam um clericato especial, um sacerdcio insofrvel? No!, o objetivo um presente igreja, para a igreja; diz: a fim de aperfeioar os Santos. Deus d pessoas igreja com o objetivo de aperfeioar os Santos; o objetivo os Santos, que os Santos faam a obra do ministrio: Ento a obra do ministrio no feita somente pelos apstolos, pelos profetas, pelos evangelistas, pelos pastores e mestres, mas sim por todos os Santos, por todos os membros do corpo de Cristo. E se Deus deu esse presente igreja, no para que substitua o trabalho da igreja, mas para que o promovam, para que o ajustem, para que o aperfeioem. Ento ali aparece essa expresso que tnhamos lido l em Crnicas, a obra do ministrio; aqui diz: para a edificao do corpo de Cristo, isso o que a casa de Deus. Dizia que os levita trabalhavam juntos; eram muitos; havia um censo; muitas pessoas; mas todas essas pessoas, das que cada uma tinha sua particularidade, essa particularidade era para realizar na comunho do corpo; no perdia sua particularidade, mas tambm no perdia sua incluso no corpo. E nisto precisamos ter muita clareza, e que o Senhor, por seu Esprito, conceda-nos muito equilbrio.

A obra de cada um
A mesma Bblia que fala da obra de Deus, e que fala da obra do ministrio de todos os Santos, fala tambm da obra de cada um. Ento existe a obra de cada um. A obra de cada um uma obra particular, tem seu selo particular, no igual obra do outro; a obra do pncreas no a mesma que a dos pulmes, no a mesma que a do estmago, no a mesma que a dos olhos; mas, embora no seja a mesma, est coordenada dentro de uma s obra de todo o corpo. Ento todo o corpo cumpre uma funo conjunta, coletiva para o Senhor; ento a obra de cada um est inserida na obra do ministrio, e a obra do ministrio do corpo de Cristo uma parte da obra de Deus. Em relao criao, bom, ns no tivemos nada haver; da providncia tampouco temos muito que ver, embora Ele nos use como instrumentos providenciais; a obra da redeno coube-lhe faz-la sozinho na cruz; mas a obra do ministrio de edificar o corpo de Cristo nos cabe uma parte no Esprito, assim como na obra da providncia coube tambm aos anjos cuidar de ns, evitar alguns acidentes, produzir algumas das que ns chamamos entre aspas casualidades. Ele usa anjos para a Sua obra de providncia, e de cuidado, e etc.

Ele usa os membros do corpo de Cristo para a obra do ministrio da edificao do corpo de Cristo, que a edificao de uma esposa para o Filho de Deus. Ento a obra de cada um est inserida, includa, e parte da obra do ministrio coletivo. Ento a precisamos aprender um equilbrio.

Equilbrio e coordenao
O equilbrio para no homogeneizar muito, nem particularizar muito. Em um extremo, s vezes ressaltamos tanto nossa prpria obra, que s vezes nos esquecemos de que nossa parte apenas isso, uma parte no contexto da obra dos outros, e que deve encaixar com a obra dos outros. Mas podemos ir ao outro extremo, e querer homogeneizar, e pretender fazer a todo mundo iguais a ns, quando o Senhor estabeleceu diversidade de ministrios, e deu diversidade de dons, e tambm est escrito que Deus realiza diversas operaes; h diversidade de dons, mas o Esprito o mesmo; h diversidade de ministrios, mas o Senhor o mesmo; e h diversidade de operaes, mas Deus, que faz todas as obras em todos, o mesmo. Deus tem haver com a obra de cada um, e tambm com a obra das equipes que Ele forma; e h diversidade de operaes, mas Deus faz todas as coisas em todos. A obra de Deus que o corao palpite, e a obra de Deus que os pulmes respirem, e obtenham o oxignio, e o passem ao sangue: e o aparelho circulatrio tem que fazer uma coisa, e o sistema nervoso outra, e cada um tm que fazer algo distinto. Ento h algo distintivo, que a obra de cada um; por outro lado, a obra de cada um no uma obra isolada, no uma obra em contraposio a de outros que so diferentes, e s vezes at contrastantes. Embora cada um tenha a sua obra, essas obras so coordenadas por uma cabea: Jesus Cristo. Por isso na Bblia se fala da coordenao; mas no se trata de uma coordenao que venha da carne, e que Satans possa utilizar para estorvar com muita astcia. No! Trata-se melhor da coordenao que vem da Cabea, pelo Esprito, e que sobrenatural, e que no tem mo humana estranha. A Bblia diz: bem ajustados e coordenados em Cristo, o templo vai crescendo para ser um templo santo no Senhor, edificados junto uns com os outros.

Autoridade
Vamos ver agora um pouco mais da terceira parte: a primeira, a obra de Deus; a segunda, a obra do ministrio; a terceira, a obra de cada um. Vamos ver outra parte na Escritura onde nos fala da obra de cada um; esse cada um voc; voc pode pr seu nome e seu sobrenome, e se quiser sua carteira de identidade. Vamos ao evangelho de Marcos, para os ltimos captulos do seu livro, no captulo 13, versculos 33 em diante, at o 37; ali onde o Senhor est falando: Olhem; bom, tem que olhar, vigiem e orem; porque no sabeis quando ser o tempo. como (aqui est dando uma figura, uma parbola) um homem (o Senhor Jesus) que indo longe ( mo direita do Pai) deixou a sua casa (essa a igreja aqui na terra; Ele no a levou ainda, embora nos fez assentar com Ele em lugares celestiais, mas em Esprito) e deu autoridade (isso no singular) a seus servos (isso no plural; ou seja, que Sua autoridade, Sua delegao, foi repartida entre Seus servos, embora exercida coletivamente, mas tambm respeitando e tendo em conta as particularidades, pois agora diz mais:) e a cada um a sua obra, e ao porteiro (que tem que fazer uma obra especfica) mandou que velasse, vigiasse.

Quer dizer, o porteiro tem que estar atento, para que no se infiltre nada estranho e para que quando o seu Senhor voltar, levante-se e lhe abra e anuncie. Ento aqui o Senhor Jesus fala da autoridade divina, que uma s, pois disse Jesus: todo poder me dado nos cus e na terra; portanto, ide e faais discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis aqui que eu estou convosco todos os dias at a consumao dos sculos. Deixou por um tempo Sua casa, e deu autoridade a Seus servos; repartiu-a entre eles, mas de uma vez a expressa na comunho espiritual deles em acordo com o Esprito; mas tambm acrescentou: e a cada um a sua obra.

Servos alheios
Por isso em 1 aos Corntios 3, se vocs querem ver comigo, tornamos a encontrar essa expresso no versculo 13, mas vou ler desde o v.10: Conforme graa de Deus que me foi dada, eu como perito arquiteto pus o fundamento, e outro edifica sobre ele, mas (notem essa frase) cada um veja como edifica sobre. Sobre o fundamento, ningum pode pr outro do que aquele que j est posto; mas sobre o fundamento cada um tem que fazer a sua parte. Se voc for fazer a sua parte, para que seja uma obra legtima, que no seja de palha, que no seja inflamvel, tem que ser feita em Cristo; produzida pelo atuar de Deus; como diz Paulo: que atuou em mim; Diz: que atuou em Pedro, atuou tambm em mim; tambm diz: ps-me por ministro/ segundo a operao do seu poder. Para que a obra de cada um seja legtima, tem que ser produzida em graa pela operao do poder de Deus. o poder de Deus o que tem que operar em cada pessoa, fazendo entender a cada um, mesmo que, inclusive, deva recolher um papelzinho; essa tambm parte da obra de Deus; cada um deve sab-lo, pois tem que nascer do sopro do Esprito, tem que ser uma obra que tenha origem em Deus, que a sua origem seja celestial, tanto a comisso, como a realizao, como o objetivo; tem que ser Dele, tem que ser por Ele, e tem que ser para Ele; ento parte da obra de Deus, porque se originou nele, realiza-se por meio Dele, e se realiza para Ele; essa a marca da verdadeira obra de Deus: tem que ter sua origem em Deus, ser realizada espiritualmente, e tem que ser para a glria de Deus; Dele, por Ele e para Ele; assim deve ser a obra no geral, e a obra particular de cada um. Ento aqui volta a falar da obra de cada um; no verso 10: cada um olha como edifica; a quem corresponde olhar como edificar? A quem corresponde, em primeiro lugar, fazer o melhor que sabe, e o que lhe cabe fazer particularmente? Cada um veja; isso cabe a cada um; por isso tambm d a entender a Escritura: Quem somos ns para julgar ao servo alheio? Para seu prprio Senhor que est em p, ou cai; mas poderoso o Senhor para lhe firmar. O Senhor tem que nos dizer como disse a Pedro, quando estava to obcecadamente interessado na sorte de Joo; Pedro perguntou ao Senhor: e o que ser deste? Como quem diz: J me disse o que vai acontecer comigo; mas, e a Joo o que vai acontecer? E o Senhor lhe responde como quem diz: e a ti o que te importa? Sim, como uma maneira de dizer: o que importa a ti? Com que direito quer colocar seu nariz em todas as partes? Voc se assegure de fazer a sua parte, faa voc o melhor que puderes, anda no Esprito, sim, faz a tua parte, e faz como cabe fazer, e ningum tem por que interferir. Notem isto; necessrio ter equilbrio; no devemos homogeneizar a obra do Senhor, nem pretender controlar os irmos de uma maneira carnal, porque essa uma ttica que Satans usa para estorvar a obra.

Desgraadamente s vezes queremos homogeneizar e controlar por meios naturais, e utilizamos s vezes sistemas legalistas, e estabelecemos clusulas manipuladoras, e s vezes at organizaes que tiram a autoridade do fluir do Esprito, e a colocam em um carro de bois. O peso da arca, do carregar a Arca do Pacto, da Palavra e da glria de Deus, tem que pesar sobre o corao de cada homem escolhido por Deus; no se trata de uma coisa automtica. A automaticidade conduz mortandade. s vezes por ns mesmos repartimos e dizemos: isto cabe a ti, isto cabe mim, isto vai cabera ele; e fazemos as coisas segundo um critrio meramente humano e uma organizao humana; esse o carro de bois que conduz mortandade; o carro de bois qualquer mecanismo de fabricao humana que pretenda fazer a obra de Deus, colocando a mo para manipular. Isso estorva a obra de Deus, a qual deve pesar espiritualmente sobre o corao de cada um dos escolhidos pelo prprio Deus. Uma coisa que cada um, cada levita, cada sacerdote, que agora no corpo de Cristo so todos os membros do corpo, homens e mulheres, filhos de Deus, cada um tenha o peso da Arca sobre o seu corao; e outra coisa muito diferente, embora aparentemente muito mais fcil e prtico para o meramente humano, pretender fazer como fez Montesquieu, repartir os poderes, criando diversos aparatos, como o poder Legislativo, o Executivo e o Judicirio, sem nos importar a vida e a disposio divina, pretendendo usurpar por ns mesmos uma fatia na torta de Deus. Criamos um aparato para manobrar, mas esse aparato no tem vida. Deus no comissionou aparatos, Deus no comissiona sistemas, Deus no comissiona estatutos, Deus comissiona pessoas escolhidas por Ele, pessoas que tm o peso de Deus em seu corao, e que o Esprito opera nelas, pela operao de Sua graa e Seu poder. pela graa do Senhor que uma pessoa comea a servir e a fazer o que a essa pessoa corresponde; e diz a Palavra a outros, e todos somos outros: quem s tu que julgas ao servo alheio? Para seu prprio Senhor est em p ou cai, mas poderoso o Senhor para firm-lo. Precisamente esse, que voc e eu estamos criticando, esse um servo alheio. Ento cada um tem uma obra especfica a fazer; e tambm vos digo isto: cada um de ns tem uma obra particular, e cada um tem que ter dois cuidados: pela direita e pela esquerda; h um querubim guardio em um extremo, e outro querubim guardio em outro extremo. Por um lado, voc no tem que fazer sua obra particular de maneira individualista, no tem que se desvincular do corpo, deve saber que a sua parte com o corpo; por outro lado, no pode permitir a homogeneizao, a alienao de sua funo particular, porque o Senhor estabelece uns limites e diz: esta a obra de um, esta a obra do outro; embora a de um e a do outro, sejam a obra do ministrio, esta a obra de Deus. Dentro da obra de Deus, est obra do ministrio, e dentro da obra do ministrio, est obra de cada um; e se houver a obra de cada um, ento h a obra do outro, a tua e a do outro.

A obra de outro, regra e medida


Vamos ver onde que fala sobre a obra do outro, mas devemos aqui ainda seguir falando um pouco da obra de cada um na carta de1 aos Corntios; no s no verso 10 do captulo 3, mas tambm o versculo 13 diz: a obra de cada um se far manifesta Amm? Assim como em Marcos se fala da obra de cada um, em 1 aos Corntios se fala tambm da obra de cada um.

Agora vejamos 2 aos Corntios; como na primeira falou da obra de cada um, agora tambm explica sobre a obra do outro, e do fundamento alheio; quer dizer, posto, da parte de Deus, por outro. Vamos a 2 aos Corntios captulo 10 verso 16; e vou ler o verso 12 para ter o contexto: Porque no nos atrevemos (porque isso seria um atrevimento) a nos contar nem a nos comparar com alguns que louvam a si mesmos; (no tem que se contar nem se comparar com os que louvam a si mesmos) mas eles, medindo a si mesmos por si mesmos Um, quando est sozinho, encontra que o melhor, que a ltima palavra, e como dizemos: a ltima Coca-cola no deserto, no verdade? Ento isso no sbio, medir-se a si mesmo por si mesmo, e comparando-se consigo mesmos, no so judiciosos; ou seja, por a comeam a afrouxar as porcas de algum; por isso necessrio estar dentro da comunho, sem perder a identidade entregue pelo Senhor, mas sem isolar a identidade individual da identidade coletiva do corpo e da obra coletiva. Ento diz: Mas ns ah! Paulo est fazendo diferena entre alguns meio louquinhos e (diz:) ns; oxal estivessemos entre os cordatos e no entre os louquinhos; ;mas no nos gloriaremos desmedidamente, aqui usa uma palavra: desmedido; o que quer dizer desmedido? No estar dentro das medidas, ficar curto ou ultrapassar-se, ir alm do que lhe corresponde, ou no ir at onde lhe cabe. Ento, quando voc no vai at onde te cabe, voc est sendo irresponsvel, e vais afetar o corpo; e quando vai alm do que te cabe, tambm afetas ao corpo. Ento por isso se fala de uma medida; no ter que desmedir-se, nem por defeito, nem por excesso, mas conforme regra que Deus nos deu por medida. H algo no Novo Testamento que se chama uma regra dada por Deus para medir, para saber at onde tenho que chegar, e s at onde posso chegar; isso o que se chama um prumo, uma regra dada por Deus como medida; Deus d uma regra; essa regra diz: at aqui posso chegar e at aqui tenho que chegar, mas daqui para l no posso ultrapassar. Ento, logo explica assim: a regra que Deus nos deu por medida, para chegar tambm at vs; ou seja, que a regra tem haver com a chegada pioneira at os outros. Por exemplo, Paulo chegou a Corinto enviado por Deus, e comeou um trabalho em Corinto; ento ele tem que pr da parte de Deus o fundamento em Corinto, mas no em Jerusalm, porque em Jerusalm correspondeu a Pedro, a Tiago e a Joo; e tambm, quando Paulo ia se meter em Bitnia, o Esprito Santo lhe disse: no, no v a Bitnia; quem devia ir era Pedro; sim, a Pedro correspondia ir a Bitnia. Quer dizer que Deus entregou Bitnia a Pedro, e entregou Macednia a Paulo. Se Deus disser a Paulo: vem para a Macednia, e no v a Bitnia, e no te metas na Msia, quer dizer que h um ambiente no qual ele vai ser til, e outro que no. Paulo, eu sei, eu conheo meus amado em Jerusalm, Paulo, no vo receber seu testemunho em Jerusalm, eu lhe envio longe aos gentios; l vou te usar com os gentios; em Jerusalm voc vai causar um problema; quando voc chegar vo te fazer isto e aquilo; podem notar? Medidas, medidas; a obra de cada um, a obra do outro, a medida apropriada de relacionar-se, a obra du um com a do outro, porque a obra dos dois, ou dos trs, ou dos cinco, j diferente, so diferentes, so particulares, so complementares, no rivais, nunca devemos atuar de uma maneira rival, mas sim de uma maneira complementar, porque o outro no vai ser como voc, nem voc como o outro, mas no so inimigos,

so complementares, mas no complemento devemos aprender at onde eu posso chegar, inclusive at onde devo chegar, e onde no devo me colocar, e onde devo aprender a retirar minha mo. Diz assim o verso 15: No nos gloriamos desmedidamente em trabalhos alheios. H um alegrar-se ou gloriar-se que legtimo, mas h um que desmedido; o que quer dizer trabalhos alheios? Que Deus encarregou ao pncreas fazer um trabalho; o fgado pode ajud-lo, podem complementar-se; mas o fgado no vai fazer o mesmo trabalho do pncreas; e tampouco podemos dizer: tm que escolher; ou vo com o fgado ou vo com o pncreas? No! Mas necessitamos do pncreas como o pncreas , e necessitamos do fgado como o fgado ; necessitamos dos dois, no temos que p-los para brigar, lhe deixemos ser distintos, apoiar-se, complementar-se, no estorvar-se, podem notar? Alm disso, Deus entregou jurisdies a cada um que no devem ser violadas. No nos gloriamos desmedidamente em trabalhos alheios, mas esperamos (porque nisto tem que ter muita pacincia) que conforme cresa a sua f (ou seja, quando os irmos forem mais amadurecidos, no agora, mas depois) seremos muito engrandecidos entre vs, conforme a nossa regra. Por agora somos criticados, e no nos consideram apstolos, diz Paulo; mas agora em nossos tempos reconhecemos a Paulo. Muitas vezes, quando vai se partir o po, nem sequer se usam as palavras de Jesus nos evangelhos, mas as de Paulo. Muitas vezes no se lem as palavras do Senhor em Mateus, nem em Marcos, nem em Lucas, nem em Joo, mas se l quase sempre a Paulo em 1 aos Corntios. Agora honramos a Paulo, mas quando Paulo esteve no meio deles, foi tratado como se fosse um inferior, entendem? Segue dizendo Paulo: mas esperamos que conforme cresa sua f seremos muito engrandecidos entre vs, conforme a nossa regra; e que anunciaremos o evangelho nos lugares alm de vs, sem entrar na obra de outro. No que no possa entrar, se convidado, mas ensina que no se deve entrar para gloriar-se no que j estava preparado. Se da parte de Deus correspondeu tal jurisdio a Paulo, com Timteo, com Tito, com qualquer deles, sob sua autoridade, e fundar a igreja em Corinto, ento so eles os que devem pr as coisas em ordem ali, so eles os que devem nomear os ancies, e auditar as situaes; no corresponde aos que fundaram a igreja em Jerusalm, fazer na de Corinto; a Paulo no corresponde fazer isso em Jerusalm, mas lhe corresponde faz-lo em Corinto. E diz Paulo que ele procurou no gloriar-se desmedidamente nos trabalhos alheios; porque muito fcil, quando uma rvore est plantada, sentar-se a sua sombra e comer do seu fruto; o que difcil plantar a rvore quando no h rvore, e reg-la, e cuidar dela at que esteja grande, para que possam vir as aves e fazer seus ninhos ali. Por isso Paulo preferia anunciar a Cristo onde no tivesse sido renomado, para no edificar sobre fundamento alheio. Mas outros pretendiam dizer que pregavam a Cristo, mas para semear averso contra Paulo, e apartar aos irmos dele, para que estes lhes sirvam, gloriando-se em trabalhos alheios. A Palavra de Deus nos ensina qual a tica ministerial do Esprito Santo. Ento, tudo isto quer dizer que existem na Palavra de Deus certos cuidados e delicadezas do Esprito Santo que devemos guardar. Mas ao mesmo tempo, no devemos pr muralhas muito altas como se fssemos um corpsculo independente; isso

seria um excesso por um lado; a obra do Senhor, e a obra de cada um est vinculada com a obra dos outros; e temos que admitir com sabedoria, generosidade e prudncia a outros, e temos que aprender a viver dentro das medidas; e ao mesmo tempo, tem que manter sua identidade de funo; voc no tudo, sozinho, uma parte; e como outros so outros e funcionam distinto, eles no tm as mesmas cargas que voc tem; no lhes importam certas coisas, e possivelmente sintam menosprezo pelo que lhe foi encomendado; ento agora voc no pode dizer: j que os outros no gostam disto que eu fao, no vou fazer mais. No, mas voc tem que fazer o que a ti corresponde, embora outro no o faa; te tocou fazer isto; pode ser que o outro diga: eu no o faria assim, mas eu o faria assado. Bom, que voc outro membro; faz o teu em sua jurisdio como melhor puder fazer. Que cada um trabalhe livremente, mas no pretendamos manipular os demais.

Tticas infiltradoras e destrutivas de Satans


Vamos ver um exemplo no livro de Neemias, onde temos um precioso exemplo de como Satans ardiloso para estorvar a obra do Senhor. Vocs recordam o que diz o Livro do Neemias depois do trabalho de Sambalate e de Tobias e Gesm; diz que paralisaram a obra, estorvaram-na. No captulo 6, a Sociedade Bblica ps este ttulo: Maquinaes dos adversrios; ! Temos um adversrio que Satans, com seus demnios, que tm suas maquinaes; e essas maquinaes ele as infiltra nos coraes de pessoas, s vezes despercebidas, e as maquinaes de Satans passam a ser maquinaes de seres humanos, que tm em seu corao alguma adversidade; e Satans usa essa adversidade para provocar problemas e estorvar a obra. Ento necessrio ter muito cuidado com as maquinaes de Satans. Diz o captulo 6: Quando ouviram Sambalate e Tobias e Gesm o rabe (que chamado tambm Gasm, porque est em rabe e em hebraico) e outros dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que no restava nele brecha (embora at aquele tempo no tinha posto as folhas das portas); ainda no estava tudo bem fechado, mas j estavam levantando o muro para fazer separao entre o santo e o profano; ah! Notem aqui a maquinao ecumnica; notem aqui como Satans utiliza aqui essa adversidade, essa brechinha, essa coisinha, para criar um ambiente desanimador. Verso 2: Sambalate e Gesm enviaram a me dizer: Vm e nos reunamos em alguma das aldeias no vale de Ono. Mas eles haviam pensado em me fazer mal. Ou seja, o que havia em seus coraes era adversidade, mas por fora parecia unidade, nos reunamos, faamos as coisas juntos; mas eles queriam estar ali para exercer uma presso no nascida do Esprito, no nascida da comisso divina, mas nascida dos seus interesses particulares, de sua adversidade. nos reunamos, nos reunamos. Irmos, como lhes dizia, Paulo em Filipenses: Alguns pregam a Cristo sinceramente; mas h pessoas, diz Paulo, que pregam a Cristo no sinceramente, mas por contenda e pensando acrescentar aflio s minhas prises. Eles tinham coisinhas com Paulo; ento anunciavam a Cristo, isso era bonito, isso era o caramelo por fora, ah! Cristo, no Paulo, Cristo, no Paulo, diziam; mas a obra de Cristo era Cristo que estava fazendo por Paulo; eles ao contrrio se escondiam debaixo do nome de Cristo para fazer a sua prpria obra contra Paulo; eram as maquinaes do seu prprio corao; todas estas acontecem, e Satans as utiliza para estorvar a obra de Deus.

Devidas distncias

Segue dizendo Neemas aqui: E lhes enviei mensageiros, dizendo: Eu fao uma grande obra, e no posso ir; porque cessaria a obra, deixando-a eu para ir a vs. Neemias no caiu na armadilha da homogeneizao, onde aqueles queriam controlar, impor a sua opinio e dirigir as coisas, sendo que tinha-lhe sido encomendado especificamente fazer isto. Mas recordemos tambm o que aconteceu com aquele profeta jovem que Deus lhe deu uma comisso, mas por l lhe chegou um profeta velho e lhe disse: Eu tambm sou profeta de Deus como voc; alm disso, sou mais velho e tenho mais experincia; como que no vais comer e beber aqui comigo? Vem, comamos e nos sentemos aqui. E o pobre profeta jovem se deixou homogeneizar, deixou alienar sua obra encomendada a ele por Deus, e desobedeceu a comisso direta que ele recebeu; a comisso era para que fora, falasse, e voltasse sem comer nem beber nada desse lugar, porque essa seria a maneira de dizer: no participo convosco em seu pecado, vos anncio o julgamento. Mas o outro profeta velho, ardiloso, experiente, diplomtico, poltico, fez desviar a esse profeta jovem da sua comisso, e o profeta jovem desobedeceu a Deus, e se sentou para comer, e descuidou da sua comisso, e morreu. Por que morreu? Porque desobedeceu; Deus j no podia mais contar com ele. Quando voc tem uma comisso que de Deus, primeiro tem que saber ser de Deus, e tambm o corpo deve examinar, mas em Esprito, porque s vezes tem supostas democracias, chamadas melhor carnocracias, que criam certas presses sociais sobre os irmos para manipul-los, para control-los. O Esprito Santo nunca faz isso; o Esprito Santo sempre respeitoso com cada pessoa; no trata de manipular, nem controlar. Quando quer criar um ambiente coercitivo e policialesco, ento no veremos o ambiente espiritual apostlico de Pedro, Tiago e Joo, mas o conspirativo e invejoso de Sambalate, Tobias e Gesm o rabe, apstolos de outro, apstolos das maquinaes do adversrio; podem notam?. Como Neemias reagiu? Eu fao uma grande obra, eu tenho que fazer o que me foi encomendado, no pretendo que o meu seja o nico, mas farei a minha parte o melhor que posso, e tenho que honrar o meu ministrio, como disse Paulo; no vou permitir que seja desonrado, porque no se trata s de mim, mas da obra de meu Senhor. O de Neemias e Paulo, Moiss e Samuel, no era apenas um assunto meramente humano, deles, mas era algo do Senhor. Agora, quando estamos no corpo, temos que aprender a respeitar o ministrio dos outros, e aprender, ou seja, levar a coordenao, sem necessidade de homogeneizao, e sem necessidade do isolamento; o isolamento no bom, mas tambm no bom que nos deixemos alienar a obra do Senhor por uma presso que no nasceu do Esprito, e que contradiz a comisso. O livro do Neemias segue dizendo no verso 4: E enviaram a mim com o mesmo assunto at quatro vezes; notem, eles queriam meter-se no que outros estavam edificando, mas no para colaborar, mas para estorvar; no se davam conta de que seu critrio estava influenciado por Satans; assim estavam acostumados a fazer. H uma grande diferena, que se pode notar, quando algum est em um esprito de colaborao, ou quando vai ser usado por Satans para estorvar. No verdade que se pode notar? Segue dizendo o verso 5: Ento; ah! eles insistiam e insistiam; mas agora j comearam a mostrar as garras; primeiro Sambalate era muito diplomtico, nos reunamos; mas o que que tinha no corao dessa reunio? De onde teria nascido essa reunio? Irmos, no pensem que tem que reunir-se sempre. s vezes h pessoas que organizam reunies com a inteno de estorvar a

outros; para isso alguns fazem reunies, para estorvar aos servos de Deus em seu trabalho; no pensem que isso no acontece; acontece muitas vezes. Diz aqui: Ento Sambalate enviou para mim o seu criado para dizer o mesmo pela quinta vez, com uma carta aberta em sua mo; agora comea a presso mais dura, agora comeam as acusaes: querem te engrandecer, querem fazer vocs os maiores, como disseram Cor, Dat e Abiro a Moiss e a Aro; o mesmo disseram aqui a Neemias: ouviu-se entre as naes, e Gasm (que o mesmo Gesm, s que um em rabe e outro em hebraico) o diz, que voc e os judeus pensam em rebelar-vos; comeam a acusar de rebelio; a quem no se submete maquinaria da presso eclesiastide, lhe tratam de rebelde; pessoas que tm comisso de Deus s vezes so tratados de rebeldes, porque querem manipul-las e eles no se deixam, como disse Paulo: no cedemos aos que dizendo-se irmos, entraram encobertamente para estorvar a liberdade que temos em Cristo, aos quais nem por um minuto cedemos, para que a verdade de Deus permanecesse convosco. Paulo vivia e falava do corpo de Cristo, mas ele no era tolo; ele discernia o esprito que se movia na poltica eclesistica. Segue o livro do Neemias: diz, que voc e os judeus pensam em se rebelar; e que por isso edificam o muro, (as medidas, as regras de Deus), e segundo se diz (ou seja, essas so suas intenes) segundo estas palavras, de voc se fazer o rei deles (queres te fazer rei), e que puseste profetas que proclamem a respeito de ti em Jerusalm, dizendo: H rei em Jud! E agora sero ouvidas do rei as tais palavras; vem, portanto, e consultemos juntos. Como querem se meter no que no lhes diz respeito! Isso o que se chama rabugice, colocar os narizes onde no se deve; e o que pior, com ms intenes. Verso 8: Ento enviei eu a te dizer: No h tal coisa como diz, mas do seu corao voc o inventa. Porque todos eles nos amedrontavam, dizendo: Debilitar-se-o as mos deles na obra, e no ser terminada (isso era o que eles queriam, ou seja, Satans, mas s vezes ele usa coraes humanos). Agora, pois, Deus, fortalece as minhas mos. Depois veio a presso por meio de falsas profecias; agora lhe chegaram com falsas profecias: Tendo eu ido casa de Semaas, filho de Delaas, filho de Meetabel (que estava encarcerado), disse ele: Vamos juntamente Casa de Deus, ao meio do templo (como quem diz: oremos juntos) e fechemos as portas do templo, porque vm para te matar; sim, esta noite viro para te matar. Ento disse: Um homem como eu tem que fugir? E quem h, como eu, que entre no templo para que viva? No entrarei. E entendi que Deus no o tinha enviado, (notem: uma coisa que parecia boa, orar juntos) mas aquela profecia falava contra mim porque Tobias e Sambalate o tinham subornado. Inclusive h pessoas que no se do conta de que foram subornadas, porque os subornadores so to sutis, que destilam frasezinhas como as de Absalo, para pr o povo contra Davi. Aquela pessoa atuou manipulada. Irmos, na edificao da casa de Deus, todos juntos fazemos uma s obra; essa nica obra geral tem muitas partes; cada um tem sua parte, e cada um tem que fazer sua parte com retido diante de Deus, defender o que foi dado e faz-lo, no deixar-se alienar, nem intimidar, nem manipular, nem amedrontar, nem estorvar; por outro lado, faa o melhor que possam. Como disse o Senhor: trabalhem enquanto dia, porque vem a noite quando ningum pode trabalhar. Enquanto houver tempo de fazer as coisas, faaas, antes que se levantem contra ti para estorvar o seu trabalho. Se Deus te deu algo pra fazer, faz com diligncia, faa o melhor que possa, no faa como o profeta novo que se

deixou enganar pelo velho; mas ao mesmo tempo te lembre de que sua parte s uma parte do corpo, que voc precisa ser complementado com outros que so verdadeiros, de corao limpo, que no importam as diferenas exteriores, mas a identidade de esprito; temos que conviver com os que de corao limpo invocam ao Senhor, no nos isolar, mas estar com outros irmos genunos para edificar o corpo. Se for pncreas, sejas um bom pncreas, mas no trate de ser fgado-pncreas; deixa ao fgado ser fgado, e no trate de fazer ao pncreas, fgado; e trabalhem juntos em harmonia, cada um dentro de seus limites, dentro do reconhecimento mtuo, como Deus fez que Paulo reconhecesse ao Tiago, Cefas e Joo, e tambm Deus fez que Tiago, Cefas e Joo reconhecessem a graa que tinha sido dada a Paulo. E havendo um reconhecimento mtuo deve haver decoro, decncia, cuidado, responsabilidade, sem querer ir mais adiante, nem ficar mais para trs, nem no extremo do isolamento, nem no extremo da homogeneizao, da manipulao, porque Satans sempre tentar roubar, matar e destruir; e com isto estou terminando, embora o Esprito no me deixe ainda terminar, pois tenho que dizer algo mais: Satans sempre quer roubar a obra dos que fazem o trabalho no Esprito. O Senhor trabalha em e com os irmos, e comeam a evangelizar, comeam a reunir, comeam a multiplicar; ento chega um presidente de uma misso, com a sua pessoa jurdica, ah!, tiremos este, planejemos, e o ponhamos como pastor do nosso Instituto; mas esse pastor importado, que no nasceu ali, o que faz danificar o que outro, o que usado por Deus, fazia; e ao verdadeiro servo de Deus lhe do uma cotovelada, e o apartam, e ento estes arrivistas vm para cobrir-se na rvore alheia, e a estorvar; Vocs entendem meus irmos? Satans sempre opera assim, atravs do aparelho, atravs do carro de bois, atravs de uma organizao humana, motivada erradamente, com origem que no celestial, colocando a mo, nos reunamos, consultemos juntos, at oremos juntos, mas com o propsito de que voc no siga obedecendo a Deus, mas a outro critrio; podem notar irmos? Em muitas obras de pessoas que comearam com Deus, depois os irmos cometem o engano de entregar o trabalho que foi encomendado, a X ou Y denominao ou grupo, ou a tal pastor, ou a tal organizao, para que se faa a obra; mas o que eles fazem desbaratar o que Deus tinha feito. Deus tinha encomendado a alguns esse trabalho, e lhes abriu a porta , usou-os, e portanto so eles quem devem guardar essa obra, pr muros, serem porteiros, e guard-la para o governo de Cristo, do Esprito e da Palavra, e no entregar irresponsavelmente o que foi encomendado, em outras mos que tenham outros interesses. Na poltica eclesistica h muita gente que vive do modus vivendi eclesistico. necessrio tomar cuidado com isso. Sempre aparecero pessoas com pele de ovelha dizendo: Irmo, vejo que vocs tm muitos grupinhos pelas casas, eu estudei no seminrio tal, e fui pastor em tal denominao, por que no me d um desses grupinhos? Que fcil, no verdade? Por que no comeam eles mesmos a reunir pessoas em sua prpria casa para evangelizar e edificar? No lhes estou dizendo coisas que no acontecem, mas coisas que acontecem muito freqentemente na cristandade, porque os irmos no tm estas coisas claras: a obra de Deus, a obra do ministrio e a obra de cada um. Cada um deve ser fiel ao fazer a sua obra; no de maneira isolada; no devemos pretender ser os nicos, mas estar em concordncia com os que de corao limpo invocam ao Senhor, em um bom esprito. Quando vir outro esprito, assim como este

que Sambalate, Tobias e Gesm promoveram, guarda distncia, porque a Palavra do Senhor diz: cair a ave no lao se no houver armadilha para ela? E tambm diz a Escritura: foge como gazela do que arma laos. Armar laos implica aquelas presses vis para alienar a sua obra. Ento faz o que tem que fazer, mas como no pode fazer szinho, faa-o na verdadeira comunho do corpo, mas te assegures de que seja a verdadeira, te assegures de que algo do Esprito, algo que o Esprito organizou. O Esprito colocou pessoas diferentes juntas para complementarem-se, para amarem-se, para reconhecerem-se mutuamente, para trabalhar juntos; mas no para rivalizar, nem para estorvar, nem para alienar, manipular, controlar; o controle quem deve ter sempre o Esprito Santo, porque Ele quem reparte a cada um como Ele quer.

Disposies soberanas de Deus


Deus no reparte como voc quer. s vezes ns alargamos com ligeireza e atrevimento a nossa mo, e queremos ser ns os que repartimos como nos parece bem; e dizemos: vamos baixar a este, e vamos subir quele, como se fssemos o Esprito Santo. Que tal que os apstolos houvessem dito: Como possvel que Paulo aparea tanto em Atos dos Apstolos? Mas Tom quase no aparece; vamos trocar o livro dos Atos, diminuamos as pginas que falam de Paulo, e demos pginas a Tom e a outros que no tambm no apareceram. Ponhamos um captulo para Pedro, um para o Tiago, outro para Andr, e assim sucessivamente; assim seremos melhores. Mas, amados irmos, no foi isso o que o Senhor inspirou. Assim disse o Senhor: tirem aquela mina dele, e dem ao que tem dez, pois ao que tem lhe ser dado, mas ao que no tem, at aquilo que tem lhe ser tirado. Quando eu era jovem, ouvia os Beatles; e quando ia olhar a autoria das canes, via: esta do Lennon- McArtney, esta do Lennon-McArtney, quase sempre; ah! esta por fim do Harrison; mas continuava Lennon-McArtney, Lennon-McArtney, quase sempre; por a, cada trs discos, ou mais, uma do Ringo; mas, ah! Eu com a minha justia prpria queria que fosse uma do Ringo, outra do Lenon, outra do Harrison, outra do McArtney, todos igualados conforme o meu raciocnio; mas no como ns queremos. Irmos tomem cuidado para no colocar as mos para manipular a Igreja do Deus Vivo como vocs gostariam que fosse ou como a outros gostariam e utilizam a voc para pressionar. Deus reparte como Ele quer; alm disso, no somos ningum para julgar a obra do outro. O que me concerne, devo fazer o melhor que posso, e devo ter a melhor relao que posso com os outros irmos, naquilo que depender de mim; mas no devo permitir que o que recebi do Senhor, e tenho que fazer, seja alienado. Sem me isolar do corpo, mas com o Esprito, em comunho, com prudncia, sabendo at onde se pode chegar, etc. etc. Eu confio que o Esprito Santo confirmar o que for Dele; e o que for meramente nosso, oxal Deus nos mostre tambm, para que nos livremos do meramente nosso, e fiquemos com o que do Senhor. Obrigado irmos.

Potrebbero piacerti anche