Sei sulla pagina 1di 48

Parte I

oficina

oficina

Leitura Fundamental Oficina Biologia

oficina
Aula 1 Introduo ao estudo da Clula.

ASSISTA A VIDEOAULA 1

Voc sabe o que citologia? A citologia a rea da Biologia que estuda as clulas. Na hierarquia dos nveis de organizao biolgica, as clulas so unidades bsicas da vida, ou seja, unidades morfolgicas e fisiolgicas. Estud-las, portanto, nos permite entender os princpios fundamentais que regem a vida.
Nveis de Organizao

E voc sabia que existem diversos seres unicelulares? Nesses casos uma nica clula realiza todas as funes necessrias para sobrevivncia desse ser. Alm dos seres unicelulares, existem tambm os seres multicelulares. Neles as clulas so especializadas para realizar diferentes funes e, como regra geral, uma clula no pode sobreviver isolada das outras. Entretanto, mesmo que no possam viver independentemente uma das outras, elas continuam a ser as unidades estruturais e funcionais do organismo.

http://www.google.com/imgres?hl=ptBR&sa=X&biw=1280&bih=699&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=k_ MisCLvgQETrM:&imgrefurl=http://www.notapositiva.com/resumos/biologia/10diversidadenabiosfera. htm&docid=3ElDxhENp_xpM&imgurl=http://www.notapositiva.com/resumos/biologia/10diversidadenab iosfera.jpg&w=520&h=715&ei=86KwTvq2O4rpggfauJWpAQ&zoom=1&iact=hc&vpx=1048&vpy=215&d ur=33&hovh=263&hovw=191&tx=161&ty=169&sig=113600338387511324367&page=1&tbnh=142&tbn w=103&start=0&ndsp=17&ved=1t:429,r:10,s:0 Embora algumas clulas possam ser mais complexas que outras, todas elas tem caractersticas em comum: so sistemas delimitados por uma membrana que propicia um meio interno mais controlado ao mesmo tempo que permitem trocas de matria e de energia com o meio externo. Tendo seus limites estabelecidos por estruturas com essas caractersticas, as clulas so sistemas abertos um sistema fechado na se mantm vivo.

oficina
As clulas possuem os componentes fsicos e qumicos necessrios para o crescimento e a multiplicao (diviso celular); so capazes de converter energia de uma forma para outra e realizar diversos fatores metablicos; armazenam as informaes genticas em molculas de DNA, que apresentam capacidade de duplicao. Todas essas descobertas sobre a clula ocorreram aps os trabalhos de Leeuwenhoek e Hooke, o estudo microscpico dos seres vivos prosseguiu e em 1838 dois pesquisadores alemes, Matthias Schleiden, estudando plantas, e Theodor Schwann, estudando animais, formularam a Teoria Celular. Segundo essa teoria, todos os seres vivos so formados por clulas. MOTABOLISMO: representa o conjunto de reaes qumicas que ocorrem nos organismos. CATABOLISMO: toda reao de quebra de molculas (Ex.: Degradao da glicose na respirao celular; digesto de protenas no estmago). ANABOLISMO: toda reao de sntese de molculas (Ex: Sntese da glicose na fotossntese; sntese de protenas). Assim, possvel encontrar grandes semelhanas no nvel celular desde as bactrias at o ser humano, o que nos ajuda a traar a histria evolutiva dos seres vivos e notar que existem fortes evidncias de que todos descendem de uma clula ancestral comum, que surgiu nos primrdios da Terra primitiva. Por meio do processo evolutivo, essas clulas se modificaram e se especializaram, gerando a grande diversidade de seres que existem hoje em nosso planeta.

Organizao Celular Embora os seres vivos apresentem uma grande diversidade de clulas, todos os tipos celulares apresentam quatro componentes fundamentais: membrana plasmtica, hialoplasma, ribossomos e cromatina. Vamos caracterizar cada um deles. Membrana Plasmtica: a estrutura que delimita o espao intracelular, separando-o do meio extracelular. Tem propriedades importantes que lhe do capacidade de controlar seletivamente as substncias que entram ou saem da clula, possibilitando que a clula tenha um composio qumica diferente do meio extracelular. Hialoplasma: o lquido que preenche o espao intracelular. composto predominantemente por gua, que dissolve vrias molculas orgnicas. O hialoplasma fundamental para dissolver e transportar substncias no interior da clula, alm de facilitar a ocorrncia das reaes qumicas. Ribossomos: so pequenas granulaes responsveis pela sntese de protenas, fundamentais para

oficina
sobrevivncia da clula, pois executam vrias funes, tais como: defesa (anticorpos) e regulao de reaes qumicas (enzimas). Cromatina: um material filamentoso, constitudo por um tipo de cido nuclico denominado DNA. na cromatina que se encontram os genes que controlam toda atividade celular e codificam informaes para que uma clula possa produzir cpias de si mesma. Por conter os genes, a cromatina tambm pode ser denominada material gentico. Hoje sabemos que a cromatina , na verdade, um conjunto de filamentos denominado cromossomo. Muito embora todos os tipos celulares apresentem em comum os quatro componentes citados, eles so, ao mesmo tempo, muito diferentes entre si. Podemos definir dois modelos bsicos de clulas: as procariticas e as eucariticas. Clula Procaritica: muito simples, apresentando os quatros componentes bsicos e uma membrana esqueltica, tambm denominada parede celular, que externa membrana plasmtica. Esse envoltrio constitudo de carboidratos, no tem funo seletiva e seu papel sustentar e proteger a clula. A principal caracterstica da clula procaritica reside no fato de ela no apresentar uma membrana que separe a cromatina do restante da clula, isto , no apresenta um ncleo individualizado. A nica organela citoplasmtica presente o ribossomo. Temos como exemplos as bactrias e cianobactrias.

Clula procaritica (Bactria) - http://biomarinete.blogspot.com/2011/02/celula-procarionte.html Clula Eucaritica: apresentam uma membrana que separa a cromatina do restante da clula, organizando e individualizando o ncleo. Essa membrana denominada membrana celular ou envelope celular. Alm disso, apresentam inmeras estruturas mergulhadas no hialoplasma, denominadas organelas, que so capazes de executar diferentes e importantes funes que garantem o metabolismo celular. Ao conjunto formado pelas organelas mais o hialoplasma, chamamos citoplasma. As organelas presentes nas clulas eucariticas so bastante variadas, temos como exemplos: ribossomos, sistema

oficina
Golgiense, retculo endoplasmtico liso, retculo endoplasmtico rugoso, mitocndrias, cloroplastos, centrolos, lisossomos, vacolos e peroxissomos. Os organismos formados por clulas eucariticas so denominados eucariontes, e atualmente so os fungos, os protozorios, as algas, os vegetais e os animais. Veja nas figuras a seguir uma comparao entre as clulas vegetais e animais.

Clula Eucaritica Animal (http://allnatural.iespalomeras.net/imagenes-web/dibujos/)

Clula eucaritica vegetal (http://www.simbiotica.org/celula.htm)

oficina
Atividades
Levando em conta o que vimos em aula, responda as seguintes questes: 1 D uma definio simples para Clula.

2 O que metabolismo?

3 Diferencie Catabolismo de Anabolismo.

4 Quais so os quatro componentes presentes em todas as clulas?

5 Quais as principais diferenas entre uma clula procarionte e uma clula eucarionte?

Links Interessantes
Acesse o site Algo sobre o vestibular e leia o artigo sobre a diviso celular. Disponvel em:<http://www. algosobre.com.br/biologia/celulas.html>. Acesso em: 09 Fev. 2012. Acesse o site Webcincia.com e aprofunde o seu conhecimento sobre a clula. Disponvel em:<http:// www.webciencia.com/11_03celula.htm>. Acesso em: 09 Fev. de 2012. Acesse o site ABC da Sade e saiba o que so as clulas tronco. Disponvel em: <http://www. abcdasaude.com.br/artigo.php?602>. Acesso em: 09 Fev. 2012. Leia o artigo Obama quer estudo sobre prs e contras da clula sinttica. Disponvel em:< http:// veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/obama-quer-estudo-pros-contras-celula-sintetica>. Acesso em: 09 Fev. 2012. A notcia aborda a reao do governo dos EUA ao saber da criao de uma bactria a partir de um cdigo gentico artificial.

oficina
Vdeos Interessantes
clula. Assista ao vdeo Citologia. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=A5j5y7g4BhE>. Acesso em: 09 Fev. 2012. O vdeo aborda como a inveno do microscpio contribuiu para o desenvolvimento do estudo da clula. Assista ao vdeo Citologia: Celula Animal e Celula Vegetal. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=RKGQSmqt4oQ>. Acesso em: 09 Fev. 2012. Animao em 3D que explica a estrutura da

Curiosidades
1 - So mais de 220 bilhes de clulas no organismo humano. Algumas vivem 1,5 dias, apenas. Mas, no fgado, elas resistem at 5 meses. No sangue, os glbulos brancos duram 15 dias e os vermelhos, 120. Os macrfagos, grandes clulas sangneas, digerem uma bactria em apenas um centsimo de segundo. 2 - Estudos revelam que clulas de organismos multicelulares carregam instrues para autodestruir-se no momento em que passam a no ser teis ao organismo. Assim, como preciso gerar clulas para manter os processos vitais, imprescindvel eliminar as defeituosas e as doentes. O processo no qual a clula promove sua autodestruio de modo programado chamado apoptose. Esse fenmeno importante na embriognese, no desenvolvimento do sistema imunolgico e na diferenciao celular, entre outros. 3 Clulas tronco so as clulas com capacidade de auto-replicao, isto , com capacidade de gerar uma cpia idntica a si mesma e com potencial de diferenciar-se em vrios tecidos.

Referncias Bibliogrficas
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia das Clulas. 1.ed. So Paulo: Moderna, 1999 JUNQUEIRA L.C.; CARNEIRO J. Biologia Celular e Molecular. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1991 LOPES, S. Bio Volume 1. 1.ed. So Paulo: Saraiva, 2006

Respostas das Atividades


1 Representa a unidade funcional e morfolgica de todos os seres vivos.

oficina
2 Metabolismo corresponde a todas as reaes qumicas que ocorrem em um determinado organismo. 3 Catabolismo corresponde a toda reao de quebra ou degradao de molculas, tem como exemplo: Digesto de carboidratos no organismo humano. Anabolismo corresponde a toda reao de sntese ou produo de molculas, tem como exemplo: sntese de protenas no organismo humano. 4 Todas as clulas apresentam 4 componentes obrigatrios: membrana plasmtica, hialoplasma, ribossomo e cromatina (material gentico). 5 As clulas procariontes so desprovidas de envelope nuclear, o material gentico fica disperso no hialoplasma das clulas. As clulas eucariontes apresentam um envelope membranoso que envolve o material gentico definindo o ncleo das clulas.

Aula 2 - Metabolismo Energtico O que voc entende sobre Metabolismo? O Metabolismo o conjunto de reaes qumicas que se processam em um organismo. Essa definio, em um primeiro momento, pode parecer simples, mas importante que voc entenda que esse conceito envolve um conjunto de conhecimentos que se abrem como se fosse um leque. As transformaes energticas processadas em um organismo indicam que estas aconteceram inicialmente dentro de cada clula, individualizada. O conjunto de reaes que permitem a formao de molculas de maior complexidade denominado reaes de sntese ou anabolismo. Quando as reaes se processam na decomposio das estruturas mais complexas em novas mais simples so conhecidas como reaes de degradao ou catabolismo (j visto na aula 1). Para facilitar a sua compreenso, vamos aos exemplos: Catabolismo: o processo da digesto, quando as molculas so degradadas em substncias menores absorvveis. Anabolismo: a unio de aminocidos para a formao de protenas, como a melanina. Viu como ficou fcil? Entretanto, como disse Lavoisier: Na natureza nada se perde nada se cria. Tudo se transforma!. Sabendo que a clula uma unidade complexa e organizada, que demanda de energia continuamente para realizar as inmeras reaes que a mantm viva, se questiona sobre o destino da energia produzida e sua origem. Mas, como acontecem as reaes qumicas? Na clula, inmeras reaes qumicas acontecem com um gasto de energia superior quele produzido ao final do processo, esse dficit de energia compensado

10

oficina
com a absoro de energia externa para a promoo da reao. Assim, surge a reao endergnica ou endotrmica reaes onde h absoro de energia do meio externo. Um exemplo deste tipo de reao a produo de glicose a partir de molculas de gua e gs carbnico durante o processo da fotossntese. Existe nesse processo a necessidade da energia luminosa para promover esta sntese.

Voc sabia que, em contrapartida, outras reaes acontecem de forma totalmente oposta s reaes endergnicas? Isso ocorre com a liberao de energia para o ambiente, dissipando calor ao meio externo. Esse tipo de reao conhecido como reao exergnia ou exotrmica. Exemplos desse processo a degradao total (Respirao celular aerbica) ou parcial (fermentao) da molcula de glicose, na qual h liberao de energia para os sistemas externos.

11

oficina
A liberao da energia presente em molculas orgnicas, como a glicose, por exemplo, acontece por meio da oxidao aerbica. Nesse processo de degradao se formam gua e gs carbnico, liberando energia para as atividades celulares. Durante esse processo ocorrem transferncias de eltrons entre as substncias participantes, atravs de reaes de oxirreduo. Assim, enquanto uma substncia perde eltrons durante a reao (reduo), outra substncia ganha eltrons (oxidao) durante a mesma reao. Essa gerao de energia permite a existncia e o funcionamento de nosso organismo. O ATP (adenosina trifosfato) armazena boa parte da energia proveniente da quebra da glicose. A quebra a molcula de ATP em ADP (adenosina difosfato) + P (fosfato) libera energia para realizao de trabalho celular.

A respirao celular aerbica e a fotossntese so processos metablicos energticos antagnicos e complementares. O produto da fotossntese utilizado como reagente na respirao celular aerbica e vice versa. As organelas citoplasmticas responsveis pela realizao desses processos so as mitocndrias (respirao celular aerbica) e os cloroplastos (fotossntese).

http://www.cientic.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=224:obtencao-deenergia&catid=23:transformacao-e-utilizacao-de-energia-pelos-sere&Itemid=87

12

oficina
No sculo XVIII, Joseph Priestley, foi mais longe, adicionando uma nova perspectiva: as plantas tambm teriam um papel fundamental na renovao e manuteno da qualidade do ar. Conduziu uma experincia na qual demonstrou que uma vela se apaga e que um rato morre dentro de uma campnula, mas, quando acompanhado por uma planta, a vela se mantm acesa e o rato sobrevive. Isto se deve ao fato de, para ocorrer combusto, ser necessrio que exista oxignio no meio, que tambm necessrio vida dos animais. Com este trabalho experimental se pode demonstrar que as plantas so capazes de produzir este elemento vital.

http://10-1-modulosrecorrente.blogspot.com/2008/02/fotossntese_20.html

Equao da Fotossntese:

Equao da Respirao celular aerbica:

13

oficina
Atividades
Levando em conta o que voc aprendeu em aula, responda as seguintes questes: 1 Qual a importncia do metabolismo energtico para os seres vivos? 2 Diferencie os processos Endotrmicos e Exotrmicos. Exemplifique-os. 3 Como se pode relacionar respirao celular aerbica e fotossntese? 4 Qual a importncia da fotossntese para os seres vivos?

Links Interessantes
Leia o artigo Origem da Respirao Aerbia. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/evolucao/ origem-da-respiracao-aerobia/>. Acesso em: 09. fev. 2012. O texto aborda o processo de respirao aerbica. Acesse o site Portal So Francisco. Disponvel em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ mitocondrias/respiracao-celular.php>. Acesso em: 09. fev. 2012. Leia o texto respirao celular, que traz as etapas da Respirao Aerbica e o Balano energtico da Respirao aerbica. Acesse o site Professor Jarbas. Disponvel em: <http://www.professorjarbasbio.com.br/fotossintese. htm>. Acesso em: 09. fev. 2012. Leia o texto Fisiologia celular, que aborda questes e conceitos tratados nessa aula. Visite o site Web Cincia. Disponvel em: <http://www.webciencia.com/11_03celula.htm>. Acesso em: 09. fev. 2012. Nele, voc encontrar um texto que complementa o estudo do Metabolismo energtico.

Vdeos Interessantes
Assista ao vdeo: A importncia dos cloroplastos na fotossntese. Disponvel em: <http://www. youtube.com/watch?v=3_6DXMZsHyA>. Acesso em: 09. fev. 2012. O vdeo traz uma animao mostrando o trabalho dos cloroplastos na fotossntese.

14

oficina
Assista ao vdeo: Biologia - Respirao celular. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=NV6qqcr4o6s>. Acesso em: 09. fev. 2012. O vdeo explicativo detalha a origem da respirao celular. Assista ao vdeo: Biologia - Fotossntese. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=R8saxzr9FxY>. Acesso em: 09. fev. 2012. O vdeo explicativo detalha a fotossntese, suas fases e caractersticas.

Curiosidades
1- Por que as folhas das plantas so verdes? As folhas das plantas so verdes porque possuem grande quantidade de clorofila nas suas clulas. A luz formada por vrios comprimentos de onda sendo cada um destes representados por uma cor. Somos capazes de ver apenas as cores refletidas por determinada estrutura e no as que absorvidas. A clorofila absorve os comprimentos de onda de cor vermelha e azul e reflete os comprimentos de onda das cores restantes que juntos formam a cor verde. 2- Por que a maioria das frutas no maduras verde? As frutas apresentam alm da clorofila outros pigmentos como as xantofilas e os carotenides. A clorofila, de colorao verde, se sobressai em relao aos demais pigmentos em frutos no maduros. Quando alguns frutos iniciam a maturao ocorre degradao da clorofila e os outros pigmentos, ento, passam a refletir suas cores como, por exemplo, vermelho ou amarelo. 3- Por que plantas que no produzem clorofila morrem cedo? A clorofila, pigmento essencial para que ocorra a fotossntese, est presente no interior dos cloroplastos das clulas vegetais e responsvel pela colorao verde das plantas. Em uma clula vegetal, podem ocorrer mutaes genticas que tornam os cloroplastos inativos os quais recebem o nome de leucoplastos. Dessa forma, as folhas so incapazes de produzir a clorofila e ficam brancas. As plantas que possuem folhas com essas caractersticas tm uma vida de curta durao, pois no conseguem produzir energia por meio da fotossntese. A isto se explica o fato de ser difcil encontrar plantas albinas na natureza, sendo estas observadas apenas em laboratrios ou estufas, quando so realizadas germinaes de grandes quantidades de sementes. 4- Prottipo de bateria que funciona com acar A Sony (empresa multinacional de origem japonesa fabricante de produtos eletrnicos) desenvolveu

15

oficina
um prottipo de bateria que gera eletricidade tendo como fonte de energia o acar. Esta biobateria revestida com plstico vegetal, possui 3,9 centmetros de cada lado e funciona com a injeo de uma soluo de acar. A bateria tem enzimas que quebram o acar e liberam energia. Segundo a Sony, a bateria pode ser suficiente para um reprodutor de msicas e um par de alto-falantes. Testes com clulas da bateria em questo atingiram uma produo de 50 milliwatts de energia. O acar em questo um dos produtos da fotossntese gerado pelas plantas que constitu uma fonte renovvel de energia.

Referncias Bibliogrficas
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia das Clulas. 1.ed. So Paulo: Moderna, 1999. JUNQUEIRA L.C.; CARNEIRO J. Biologia Celular e Molecular. 5.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1991. LOPES, S. Bio Volume 1. 1.ed. So Paulo: Saraiva, 2006.

Respostas das Atividades


1- Por meio do metabolismo energtico, os seres vivos podem produzir ou consumir energia, essa gerao de energia permite a existncia e o funcionamento de nosso organismo. 2- Reaes onde h absoro de energia do meio externo so chamadas reaes endotrmicas, um exemplo a fotossntese. Reaes que ocorrem com liberao de energia para o ambiente, dissipando calor ao meio externo so chamadas de exotrmicas, um exemplo a respirao celular aerbica. 3- A respirao celular aerbica e a fotossntese so processos metablicos energticos antagnicos e complementares. O produto da fotossntese utilizado como reagente na respirao celular aerbica e vice-versa. 4- A fotossntese desempenha papel fundamental para os organismos auttrofos, pois por meio dela que eles conseguem produzir seu prprio alimento e ainda torn-lo disponvel para os outros seres vivos. Alm disso, a reao fotossinttica libera gs oxignio para a atmosfera, que de grande importncia para os seres aerbicos.

16

oficina
Aula 3 Material Gentico Voc sabia que as clulas so providas de cidos nuclicos (material gentico)? Como voc aprendeu na aula anterior, podem estar mergulhados no hialoplasma da clula ou envolvidos por uma membrana definindo um ncleo. Os cidos nuclicos so assim chamados por seu carter cido e por terem sido originalmente descobertos no ncleo das clulas. A partir da dcada de 1940, os cidos nuclicos passaram a se intensamente estudados, pois se descobriu que eles formam os genes, responsveis pela herana biolgica. cidos nuclicos so constitudos de trs tipos de componentes: glicdio (monossacardeos) do grupo das pentoses, cido fosfrico e bases nitrogenadas. Esses componentes organizamse em trios moleculares denominados nucleotdeos, que encadeiam s centenas ou aos milhares para formar a molcula de cido nuclico. http://10-1-modulosrecorrente.blogspot.com/2008/02/fotossntese_20.html Existem dois tipos de cidos nucleicos: cido desoxirribonuclico: conhecido pela sigla DNA (do ingls, desoxirribonucleic acid), cido ribonuclico: conhecido: pela sigla RNA (do ingls, rebonucleic acid).

Essas substncias apresentam, respectivamente, desoxirribose e ribose em suas molculas. Dos cinco tipos de bases nitrogenadas presentes nos cido nuclicos, trs ocorrem tanto no DNA quanto no RNA adenina (A), citosina (C) e guanina (G). A base nitrogenada timina (T) ocorre exclusivamente no DNA, enquanto a base uracila (U) ocorre exclusivamente no RNA.

http://bioblogbiologia.blogspot.com/2009/10/acidos-nucleicos.html

17

oficina
cido Desoxirribonucleico (DNA) Como se sabe, o DNA foi descoberto por Johann Friedrich Miescher, no ano de 1869 e somente em 1953, James Watson (bilogo molecular) e Francis Crick (bilogo molecular e biofsico) propuseram um modelo da estrutura molecular do DNA. Cada molcula de DNA uma dupla hlice formada por duas cadeias ou fitas compostas de vrios nucleotdeos. Alm disso, essas molculas de DNA so constitudas por duas cadeias enroladas uma sobre a outra, lembrando uma escada helicoidal, na qual os degraus representam as interaes de hidrognio entre as bases nitrogenadas e os corrimos as sequncias de pentoses e fosfatos. Existe uma complementaridade entre as bases nitrogenadas (Adenina sempre forma duas pontes de hidrognio com a Timina e a Citosina sempre forma trs pontes de hidrognio com a Guanina).

http://www.reproductive-revolution.com/watson_crick.html

A figura acima foi retirada do livro (Amabis & Martho)

18

oficina
Voc sabe por que o DNA importante na biologia? Uma resposta simples para a pergunta acima apresentada que o DNA necessrio para o incio da vida. As principais tarefas realizadas pelo cido desoxirribonucleico (DNA) a transferncia de informao hereditria de uma gerao para a prxima, estabelecendo controle na produo de protenas. O DNA tambm desempenha um papel importante na determinao da estrutura e funcionalidade das clulas, conhecido por armazenar informaes codificadas na forma de molculas biolgicas. A quantidade de dados armazenados no DNA muito grande. Uma simples bactria Escherichia coli tem um DNA com nucleotdeos que so cerca de 4 milhes em nmero. Podemos, portanto, ter uma idia sobre quanta informao est presente em DNAs de diferentes organismos presentes no mundo. Revelando a informao que se encontra nestas sequncias de DNA comprova ser til para os cientistas. cido Ribonucleico (RNA) http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/AcNucleico5.php

A molcula de DNA contm diversos genes e cada um carrega consigo a informao para a sntese de determinada protena ou polipeptdeo. Quando a clula necessita de certo polipeptdeo, o gene que o codifica ativado. Ento, esse gene transcrito em molculas de outro cido nuclico, o cido ribonucleico ou RNA, que ser traduzido no polipeptdeo em questo. O processo de formao de RNA chama-se transcrio e o de sntese proteica, traduo. O fluxo da informao gentica nas clulas ocorre do DNA para o RNA, e deste para o polipeptdeo ou protena. Como esse princpio universal para todas as clulas, procariticas ou eucariticas, ele tem sido considerado um dogma central da Biologia molecular. Da mesma forma que o DNA, o RNA tambm uma molcula grande formada de vrias partes menores, chamadas nucleotdeos. Por isso, diz-se que tanto o DNA quanto o RNA so polinucleotdeos. O acar do RNA tambm uma pentose: a ribose, quanto s bases nitrogenadas do RNA, verifica-se a presena de uracila em vez de timina (as demais bases so as mesmas que ocorrem no DNA). A molcula de RNA no possui aspecto de dupla hlice, pois ela formada por uma nica cadeia de nucleotdeos.

19

oficina
Mutao http://blog.ccbi.com.pt/blog/bigbang.php?itemid=1473 Uma mutao definida como qualquer alterao permanente na sequncia de nucleotdeos do DNA. Pode ocorrer em qualquer clula, tanto em clulas da linhagem germinativa como em clulas somticas. As mutaes envolvem Mutaes Cromossmicas (quebra ou rearranjo dos cromossomos) e Mutaes Gnicas. So vrios os fatores que podem causar alteraes permanentes no DNA, um exemplo bastante relatado na espcie humana o melanoma, cncer de pele, as pessoas que apresentam exposio ao sol de maneira excessiva e sem devida proteo, devido aos raios provenientes do sol, podem causar alteraes no DNA das clulas da pele, que determinam uma multiplicao descontrolada, manifestando tumores. Importante ressaltar que as mutaes ocorrem ao acaso e sem nenhuma previso.

Atividades
1 Quais so os cidos nuclicos presentes nas clulas? 2 O que so nucleotdeos? 3 Diferencie DNA do RNA. 4 Qual a importncia do DNA para os seres vivos? 5 O que mutao gnica?

Links Interessantes
Acesse o site How Stuff Works. Disponvel em: <http://saude.hsw.uol.com.br/dna.htm>. Acesso em: 09. fev. 2012. O site Como tudo funciona traz um texto explicando como funciona o DNA.

20

oficina
Acesse o site Portal Educao. Disponvel em: <http://www.portaleducacao.com.br/biologia/ artigos/6745/dna-e-rna>. Acesso em: 09. fev. 2012. Leia o artigo que trata sobre DNA e RNA. Leia o artigo Cientistas esto completando a sequncia do DNA dos neandertais. Disponvel em: <http://educacao.uol.com.br/historia/pre-historia-e-genetica-cientistas-estao-completando-a-sequenciado-dna-dos-neandertais.jhtm>. Acesso em: 09. fev. 2012. O texto aborda contedo de pr-histria e gentica. Acesse o site Lagoa Santa. Disponvel em: <http://www.lagoasanta.com.br/homem/index.htm>. Acesso em: 09. fev. 2012. Leia o artigo Uma histria de 60 mil anos.

Vdeos Interessantes
Assista ao vdeo DNA Molcula da Vida. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=U2_ JIicchsY>. Acesso em: 09. fev. 2012. O vdeo apresenta uma animao desenvolvida para explicar como o DNA formado.

Assista ao vdeo Transcrio. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=NYf151S83YE&feat ure=related>. Acesso em: 09. fev. 2012. O vdeo traz contedo sobre DNA e RNA.

Curiosidades
1- Testes Genticos: mais de 800 doenas causadas por defeitos nos genes j podem ser identificadas a partir de exames de DNA. O mtodo de diagnstico considerado extremamente preciso, porque no se baseia em conseqncias das doenas e, sim, em sua causa. Vrias doenas herdadas podem ter os mesmos sintomas, mas cada uma s corresponder a um tipo de defeito no DNA. A cura dessas doenas hereditrias ainda no possvel, mas constatar o defeito ficou mais simples. Basta uma gota de sangue. Alm disso, medidas capazes de controlar ou contornar sintomas podem ser adotadas antes de eles aparecerem.

21

oficina
2- Remdios Personalizados: um remdio no funciona da mesma maneira para duas pessoas. Algumas so mais suscetveis a efeitos colaterais e isso pode ser determinado por variaes nos genes. Nos EUA, dois milhes de pessoas so internadas a cada ano por causa de efeitos colaterais de medicamentos. Cem mil delas morrem. A partir do conhecimento do genoma, pessoas propensas a reaes adversas podero tomar remdios feitos especialmente para elas. Outras deixaro de gastar dinheiro e tempo com remdios que no funcionam para elas. 3- Terapia Gentica: a mais polmica das aplicaes em teste consiste em inocular numa pessoa um vrus incuo, feito em laboratrio, que leva em si uma verso boa do gene que, no paciente, defeituoso. O vrus entra nas clulas e as dota do gene necessrio. Todas as vezes que essas clulas se dividem, do origem a novas clulas com a verso correta do gene. A morte de um americano de 18 anos no meio de uma experincia dessas chamou ateno para os riscos do tratamento. Mas o mtodo funcionou para crianas que eram obrigadas a viver em bolhas de plstico por causa de uma doena gentica. Os testes mais promissores so com doenas causadas por defeitos num s gene - h mais de quatro mil delas. Doenas cujo aparecimento influenciado por defeitos em mais de um gene, como cncer e diabetes, so os alvos mais difceis para a terapia gentica. 4- Investigao Criminal por DNA: a seqncia com que as bases qumicas do DNA aparecem em trechos da molcula so a nova impresso digital. Testes genticos vm ajudando a livrar americanos do corredor da morte. Cerca de 90 condenados j escaparam da execuo graas a esse tipo de exame. Por outro lado, a mesma tecnologia levou 1.300 para a cadeia. 5- Bioarqueologia e Estudo das Migraes: o estudo de mutaes no cromossomo Y e no DNA encontrado fora do ncleo est ajudando a traar as rotas migratrias adotadas pelo homem desde a pr-histria. J foi possvel associar populaes de continentes inteiros a ancestrais comuns. Atravs desse tipo de estudo, soube-se, por exemplo, que o brasileiro branco de hoje tem 33% de ndio. 6- Engenharia de Bebs: em tese, ser possvel escolher as caractersticas genticas que no se deseja que um filho herde. Tambm ser possvel incluir caractersticas ao gosto dos pais, conferindo ao beb genes que determinam a cor dos olhos ou o tipo de cabelo desejados, por exemplo. O debate em torno das implicaes ticas desses procedimentos pode fazer com que a engenharia de bebs, ou seja, extremamente restrita.

Respostas das Atividades


1 cido desoxirribonucleico (DNA) e cido ribonucleico (RNA). 2 Representa um complexo molecular formados por trs componentes: uma pentose, um fosfato e bases nitrogenadas. A sequncia de nucleotdeos de uma molcula de DNA corresponde ao cdigo gentico.

22

oficina
3 O DNA apresenta uma pentose denominada desoxirribose, apresenta como bases nitrogenadas a adenina, citosina, guanina e timina, esta ltima exclusiva do DNA. A molcula formada por duas fitas de nucleotdeos com aspecto helicoidal. O RNA apresenta uma pentose denominada ribose, no lugar da timina encontramos a uracila, base nitrogenada exclusiva do RNA. O RNA formado por uma nica fita de nucleotdeos. 4 O DNA armazena todos os cdigos que sero responsveis por produzir os diferentes tipos de protenas utilizadas na manuteno e equilbrio dos organismos. 5 Toda alterao permanente que ocorre na sequncia de nucleotdeos de um determinado segmento de DNA. As mutaes ocorrem ao acaso, no possvel prever uma mutao. Aula 4 Evoluo

ASSISTA A VIDEOAULA 4
A variedade de seres vivos em nosso planeta tem fascinado a humanidade ao longo da histria. Mas, voc sabia que foi apenas h cerca de dois sculos que comearam a surgir as primeiras explicaes cientficas para origem da diversidade biolgicas?. Atualmente, todas as evidncias disponveis levam os cientistas a explicar a variedade das espcies como resultado da evoluo biolgica, processo em que transformaes hereditrias e adaptaes que vem ocorrendo desde o surgimento da vida na Terra. A moderna teoria da evoluo dos seres vivos baseia-se nas ideias propostas originalmente pelos naturalistas ingleses Charles Robert Darwin (1809 1882) e Alfred Russel Wallace (1823 1913), em um trabalho conjunto apresentado em julho de 1858. Um ano mais tarde, em 1959, Darwin publicou um dos mais importantes livros da histria da humanidade, intitulado On the origino f species by means of narutal, or the preservation of favoured races in the struggle for life (Sobre a origem das espcies por meia da seleo natural, ou a preservao

23

oficina
das raas favorecidas na luta pela vida), que ficou conhecido pelo ttulo simplificado de A origem das espcies. Foi a partir dessa publicao de Darwin, teve incio uma nova era na Biologia, em que toda reflexo e discusso a respeito da diversidade dos seres vivos s fazem sentido no contexto evolutivo. Como disse o famoso geneticista russo, naturalizado norte-americano, Theodosius Dobzhansky (1900 1975): Nada em Biologia faz sentido seno sob a luz da evoluo. Isso porque explica ele se todas as espcies surgiram por evoluo e diversificao de espcies ancestrais, as caractersticas dos seres vivos atuais certamente refletem sua histria evolutiva. Portanto, para que voc possa compreender mais amplamente o fenmeno vida, preciso consider-la sob enfoque da evoluo. (A figura abaixo foi retirada do livro volume nico do AMABIS & MARTHO)

24

oficina
O Pensamento Evolucionista Ideias evolucionistas da Lamarck (http://cienciasvirtual-bio.blogspot.com/2011_05_01_archive.html) A ideia de que as espcies de seres vivos se transformam no decorrer do tempo bem antiga, aparecendo em escritos de filsofos pr-socrticos. No entanto, foi somente no final do sculo XVIII e incio do sculo XIX que alguns naturalistas passaram a tentar explicar as causas das transformaes das espcies biolgicas, dando sustentao cientfica ao evolucionismo. Dentre eles, destaca-se o francs Jean Baptiste Antoine de Monet (1744 1829), que, por seu ttulo de cavaleiro de Lamarck, ficou conhecido como Jean Baptiste de Lamarck. Em 1809, Lamarck publicou o livro Philosophie zoologique (Filosofia zoolgica), no qual props uma explicao para evoluo biolgica, que ficou conhecida com Lamarckismo. Segundo Lamarck, cada espcie de ser vivo atual surgiu por transformaes sucessivas de uma forma primitiva, originada a partir de matria no viva. Ele acreditava que formas primitivas de vida esto sempre surgindo por gerao espontnea, e que elas possuem uma qualidade inerente vida: tendncia ao aumento gradativo de complexidade. Para ele, a influncia do ambiente perturbaria essa tendncia natural, gerando variaes em torno dos planos ideais de organizao corporal. Lamarck ficou mais conhecido no pelas ideias centrais de sua teoria, que eram a gerao espontnea das formas ancestrais e o aumento de complexidade, mas sim pelas explicaes de como o ambiente interfere no rumo natural das transformaes. Segundo ele, o ambiente pode forar a mudana de hbitos de um ser vivo, levando ao acrescimento de certas estruturas e atrofia de outras, em funo do uso e do desuso dos rgos Um dos exemplos utilizados por Lamarck para ilustrar essa ideia foi a ausncia de pernas nas serpentes atuais, atribuda por ele falta de uso dos membros locomotores nos ancestrais desses animais. A adaptao a um modo de vida rastejante teria levado os ancestrais das serpentes a utilizar pouco as pernas, que tenderiam a se atrofiar. Alm disso, essa nova caracterstica adquirida seria transmitida descendncia ao longo de muitas geraes (lei da transmisso das caractersticas adquiridas), resultando no desaparecimento completo das pernas nas serpentes atuais. (http://www.sobiologia.com. br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/bioselecaonatural.php)

25

oficina

Ideias evolucionistas de Charles Darwin (http://bilizeus.spaceblog.com.br/301656/Frases-de-Charles-Darwin/) Um conceito chave da teoria evolucionista de Darwin, apresentado e discutido em profundidade em seu livro A origem das espcies, o de seleo natural. Segundo esse conceito, nas espcies selvagens, os indivduos mais bem adaptados ao ambiente (como caractersticas favorveis) so, selecionados, pois tm mais chances de sobreviver e deixar descendentes, os quais herdam suas caractersticas adaptativas. Charles Robert Darwin FRS (Shrewsbury, 12 de fevereiro de 1809 Downe, Kent, 19 de Abril de 1882) foi um naturalista britnico que alcanou fama ao convencer a comunidade cientfica da ocorrncia da evoluo e propor uma teoria para explicar como ela se d por meio da seleo natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que agora considerado o paradigma central para explicao de diversos fenmenos na Biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geolgica de Londres, em 1859. Darwin comeou a se interessar por histria natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e, depois, Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do navio ingls H.M.S. Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como gelogo e fama como escritor. Suas observaes da natureza levaram-no ao estudo da diversificao das espcies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleo Natural. Consciente de que outros antes dele tinham sido severamente punidos por sugerir ideias como aquela, ele as confiou apenas a amigos prximos e continuou a sua pesquisa tentando antecipar possveis objees. Contudo, a informao de que Alfred Russel Wallace tinha desenvolvido uma ideia similar forou a publicao conjunta das suas teorias em

26

oficina
1858.

http://isacvcpro.blogspot.com/2009/09/charles-darwin-biografia-charles-robert.html O Darwinismo, como ficou conhecido a teoria evolucionista de Darwin, pode ser resumindo em trs concluses, apoiadas em quatro fatos: Primeiro fato: populaes naturais de todas as espcies tendem a crescer rapidamente, pois o potencial reprodutivo dos seres vivos muito grande. Segundo fato: apesar de seu enorme potencial de crescimento, os tamanhos das populaes naturais mantm-se relativamente constantes ao longo do tempo, sendo limitados por fatores ambientais como quantidade de alimento, disponibilidade de locais de criao, presena de inimigos naturais, parasitas etc. Primeira concluso: a cada gerao morre grande nmero de indivduos, muitos deles sem deixar descentes. Terceiro fato: os indivduos de uma populao diferem quanto a diversas caractersticas, inclusive aquelas que influem na capacidade de explorar com sucesso os recursos naturais e de deixar descendentes. Segunda concluso: Os indivduos que sobrevivem e se reproduzem, a cada gerao, so, preferencialmente, os que apresentam determinadas caractersticas relacionadas com a adaptao s condies ambientais. Essa concluso resume o conceito darwinista de seleo natural. Quarto fato: grande parte das caractersticas apresentadas pelos indivduos de uma gerao herdada dos pais. Terceira concluso: Os que sobrevivem a cada gerao tendem a transmitir aos descendentes as caractersticas relacionadas sua maior adaptao. Assim, a seleo natural favorece, ao longo de geraes sucessivas, a permanncia e o aprimoramento de caractersticas relacionadas

27

oficina
adaptao. Os princpios fundamentais da teoria evolucionista de Darwin tm sido confirmados pela cincia contempornea e ampliados pelas modernas descobertas cientficas, servindo de base para a elaborao da teoria moderna da evoluo, que envolve alguns conceitos genticos importantes, como mutao gnica. A mutao gnica representa uma das causadoras das alteraes hereditrias, que ocorrem ao acaso, de todos os organismos vivos (Teoria Sinttica da Evoluo ou Neodarwinismo).

Atividades
1 Quais so os fundamentos da teoria evolucionista de Lamarck? 2 - Quais so os fundamentos da teoria evolucionista de Darwin? 3 Qual o fator em comum existente entre as teorias de Lamarck e Darwin? 4 Por que se pode dizer que a seleo natural a principal ferramenta da evoluo?

Links Interessantes
Acesse o site Brasil Escola. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/biologia/teoria-da-evolucao. htm>. Acesso em: 09 fev. 2012. Leia o artigo da Teoria da evoluo e aprenda um pouco mais sobre esse processo.

Acesse o site S Biologia. Disponvel em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Evolucao/evolucao19.php>. Acesso em: 09 fev. 2012. No deixe de ler o texto sobre a Teoria sinttica da evoluo, que traz as bases genticas da evoluo.

Leia o artigo Evidncias da evoluo biolgicas. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/biologia/ evidencias-evolucao-biologica.htm>. Acesso em: 09 fev. 2012. Nele a autora traz um pouco sobre os registros fsseis que foram as primeiras evidncias para a evoluo.

28

oficina
Acesse o site Brasil Escola. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/biologia/lamarckismo.htm>. Acesso em: 09 fev. 2012. Leia o artigo Lamarckismo, que apresenta as premissas de Uso e desuso e Lei da transmisso hereditria das caractersticas adquiridas, criadas por Lamarck.

Vdeos Interessantes
Assista ao vdeo Discovery Channel e a Evoluo Humana. Disponvel em: <http://www.youtube.com/ watch?v=4X2GLDPA82A>. Acesso em: 09 fev. 2012. O vdeo apresenta a evoluo da cadeia alimentar. Assista ao vdeo History Channel - Do Macaco ao Homem [Parte 1/6]. Disponvel em: <http://www.youtube.com/watch?v=KjBZ9f-ix_8&feature=related>. Acesso em: 09 fev. 2012. O vdeo traz as primeiras evidncias de ancestrais humanos e a histria da das origens da raa humana.

Curiosidades
Camuflagem: alguns animais podem ter a capacidade de se camuflarem com o meio em que vivem para tirar alguma vantagem. A camuflagem pode ser til tanto ao predador, quando deseja atacar uma presa sem que esta o veja, ou para a presa, que pode se esconder mais facilmente de seu predador. Existem dois tipos de camuflagem, a Homocromia, onde o animal tem a cor a mesma do meio onde vive, e a Homotipia, onde o animal tem a forma de objetos que compem o meio. Mimetismo: semelhante camuflagem, s que ao invs de se parecerem com o meio, os animais que praticam o mimetismo tentam se parecer com outros animais, com intuito de parecer quem no . Mimetismo de Defesa - os animais tentam se parecer com outros de espcies diferentes que tm gosto ruim ou so venenosos. Como exemplo, algumas abelhas tm desenhos parecidos com corujas em suas asas. A cobra falsa-coral no possui veneno (na verdade, possui, mas raramente consegue utiliz-lo em razo da pequena abertura de sua boca), por isso tenta parecer-se com a coral verdadeira. - Os animais se assemelham a outros animais que tm gosto ruim, e por isso seus predadores no os atacam. Mimetismo de ataque - os animais se misturam a outros parecidos, para se aproximar da presa. Fontes: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2007-1/2-4/fontes.htm

29

oficina
Referncias Bibliogrficas
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia das Populaes. 1.ed. So Paulo: Moderna, 1999. FUTUYMA, D.J. Biologia Evolutiva. 2.ed. So Paulo: FUNPEC Editora, 2002. LOPES, S. Bio Volume 3. 1.ed. So Paulo: Saraiva, 2006.

Respostas das Atividades


1- Segundo Lamarck, os seres vivos, para se adaptarem ao ambiente em que vivem, podem desenvolver ou atrofiar estruturas ou rgos do seu corpo. Essa a Lei do Uso e Desuso. Alm disso, os seres que adquiriam essas adaptaes poderiam transmiti-las aos seus descendentes Lei da Transmisso dos Caracteres Adquiridos. 2- Para Darwin, os seres vivos competiam pelo alimento, espao e tambm pela reproduo, assim, aqueles que eram melhores adaptados (os mais fortes) conseguiam sobreviver e transmitir suas caractersticas aos seus descendentes atravs da procriao. Darwin chamou de Seleo Natural esses eventos. 3- Tanto para Darwin quanto para Lamarck o meio ambiente e seus recursos so fundamentais para a seleo das caractersticas dos seres vivos, ento, o meio ambiente um agente selecionador. 4- Os que sobrevivem a cada gerao tendem a transmitir aos descendentes as caractersticas relacionadas sua maior adaptao. Assim, a seleo natural favorece, ao longo de geraes sucessivas, a permanncia e o aprimoramento de caractersticas relacionadas adaptao.

Aula 5 Vertebrados e a conquista do ambiente terrestre Voc sabia que os animais so organismos eucariontes multicelulares e hetertrofos que obtm seus alimentos por ingesto de nutrientes do meio? Isso mesmo, os esses seres vivos esto adaptados aos mais diversos tipos de vida. o que ocorre, por exemplo, com alguns endoparasitas, parasitas que vivem dentro de outros organismos, que perderam a capacidade de ingesto de nutrientes: eles passaram a obt-los por absoro direta dos

30

oficina
lquidos do corpo dos organismos parasitados. O ramo da Biologia que estuda os animais denominado Zoologia (do grego: zoon = animal; logos = estudo). muito comum, em Zoologia, falar-se em animais invertebrados e animais vertebrados: Invertebrados: so todos os animais que no possuem vrtebras e, consequentemente, coluna vertebral. A maior parte dos animais formada pelos invertebrados, como o caso das esponjas, medusas, planrias, vermes, minhocas, insetos, caranguejos, estrelas-do-mar e outros. Vertebrados: correspondem a todos os animais que possuem vrtebras, como o caso dos peixes, anfbios, rpteis, aves e mamferos. Vertebrados Os vertebrados compreendem cerca de 50 mil espcies, com representantes aquticos, terrestres e areos. Eles tambm chamados de craniados, por possurem crnio, estrutura ssea protetora do sistema nervoso central. Nos vertebrados a pele formada por vrias camadas de clulas: a epiderme e a derme, onde esto os vasos sanguneos, nervos e clulas pigmentares, os melancitos, que contm o pigmento melanina. Sob a pele dos vertebrados h uma camada que funcionalmente no faz parte da pele: a hipoderme, rica em fibras; somente no caso das aves e dos mamferos essa camada est presente e onde a gordura subcutnea armazenada. Adaptao dos animais ao ambiente terrestre As adaptaes dos seres vivos no ocorrem por acaso e muito menos ocorreram de uma hora para outra. Ao longo do processo evolutivo, alguns organismos sofreram transformaes que lhes possibilitaram maiores chances de sobrevivncia no meio ambiente, ajustando-se morfologicamente e fisiologicamente ao ecossistema em que vivem. A essas transformaes, selecionadas pelo meio e ocasionadas por mutaes, denominamos adaptao, relacionadas ao mecanismo de defesa, reproduo, locomoo, alimentao e condies climatolgicas desfavorveis. Os ancestrais dos animais surgiram na gua, assim, possuem adaptaes para sobreviverem nesse ambiente, mas de acordo com algumas necessidades relacionadas competio por espao ou por alimento, alguns vertebrados procuraram o ambiente terrestre para se estabelecerem. Nesse caso, as adaptaes e as necessidades no so as mesmas, por isso algumas estruturas corporais e rgos s esto presentes em animais terrestres. Como se sabe, a gua fundamental vida. E, no ambiente terrestre, ela no abundante e no pode ser desperdiada. Dessa forma, as estruturas ou rgos de adaptao esto relacionados com a economia desse recurso.

31

oficina
As adaptaes ao ambiente terrestre esto relacionadas: locomoo: esqueleto e musculatura bem desenvolvidos e fortes, membros inferiores e superiores, ou anteriores e posteriores, ou patas, adaptados ao rastejamento, corrida, caminhada ou at mesmo ao salto. proteo contra raios solares: pele revestida por queratina, clulas da pele capazes de produzir melanina, um filtro protetor solar natural. capacidade de absorver o gs oxignio da atmosfera: sistema respiratrio eficiente, pulmes eficientes. economia hdrica: sistema urinrio eficiente, rins que so capazes de reabsorver boa parte da gua ingerida que seria eliminada com a urina. proteo: viso e audio bem desenvolvidas para fugirem de seus predadores ou, no caso dos predadores, para ter sucesso durante a caa. reproduo: o embrio se desenvolve dentro do corpo materno ou dentro de ovo com casca calcria, o que impede a desidratao do mesmo. Peixes Existem peixes com esqueleto cartilaginoso, os chamados condrictes, e peixes com esqueleto sseo, os ostectes. So condrictes os tubares, as raias e umas poucas e raras espcies de guas profundas, as quimeras. Os peixes sseos so mais abundantes em exemplares, dentre eles esto o salmo, a trara, o dourado, a piranha, o cavalo-marinho e muitos outros. A maioria dos condrictes vive no mar, j os peixes sseos esto no ambiente de gua doce e de gua salgada. Os peixes possuem nadadeiras e corpo hidrodinmico, para melhor se locomoverem na gua, possuem ainda escamas que diminuem o atrito com a gua, assim gastam menos energia para se deslocarem. O sistema respiratrio dos peixes branquial, ou seja, absorvem o gs oxignio diretamente da gua, atravs de suas brnquias. Assim, a troca de gametas entre machos e fmeas externa, os espermatozides e os vulos so lanados na gua, ocorre a fertilizao e o embrio se desenvolve dentro de um ovo sem casca, uma vez que no necessrio economizar gua nesse ambiente.

32

oficina

http://peripecias-luizphilippe.blogspot.com/2011/08/capitulo-vii-objecoes-variadas-respeito.html Os peixes sseos possuem uma bolsa cheia de gases acima do estmago, a bexiga natatria, que reduz a densidade do corpo, permitindo que o peixe flutue ou afunde na gua. Eles controlam o volume da bexiga natatria trocando gases com o sangue.

Anfbios Os anfbios (do grego amphi, duas, e bios, vida) so animais com uma fase de vida aqutica e outra terrestre. So conhecidas cerca de 4 mil espcies de anfbios, como por exemplo as salamandras, as rs, as pererecas, os sapos e as cobras-cegas, que popularmente tm esse nome por se parecerem com cobras, ou seja, possuem o corpo fino, alongado e cilndrico. Durante a fase larval alguns anfbios vivem exclusivamente no ambiente aqutico e durante a fase adulta no ambiente terrestre. Os anfbios adultos realizam trocas gasosas com o meio atravs da pele respirao cutnea por isso possuem a pele muito fina, sem escamas e altamente vascularizada para que os gases possam ser mais facilmente difundidos entre o animal e o meio. Para se reproduzirem, os anfbios precisam voltar ao ambiente aqutico. Os vulos e os espermatozides so lanados na gua e a fecundao externa. No h necessidade de uma casca rgida

33

oficina

protetora do ovo nem de economia gua.

Portanto, a adaptao ao ambiente terrestre parcial, pois os anfbios necessitam de gua para a reproduo e tambm para manter a pele mida para a realizao das trocas gasosas. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21114

Os anfbios possuem glndulas produtoras de muco, espalhadas pela pele, que ajudam a manter a superfcie do corpo sempre mida. Alguns anfbios possuem glndulas produtoras de veneno na pele, o que constitui uma proteo contra o ataque de predadores. Rpteis Os rpteis (do latim reptilis, que se arrasta) so vertebrados terrestres, cujo corpo revestido por uma camada protetora constituda de queratina, que evita a perda excessiva de gua e protege contra a radiao solar, isso torna os rpteis totalmente adaptado ao ambiente terrestre. So exemplos de rpteis as tartarugas, os cgados, os jabutis, as cobras, os lagartos, os jacars e os crocodilos. Os rpteis foram os primeiros vertebrados verdadeiramente terrestres, pois no precisavam do ambiente aqutico para se reproduzir, como os anfbios. O que permitiu a conquista definitiva da terra firme foi a aquisio de um ovo com casca calcria, capaz de se desenvolver fora da gua e a fecundao interna. O ovo possui uma casca que protege o embrio contra o dessecamento, alm de

34

oficina
uma grande quantidade de alimento acumulado, o vitelo, capaz de nutrir o embrio durante todo o seu desenvolvimento.

Esquema do ovo terrestre de rpteis.

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos3/Repteis2.php

Aves A principal caracterstica das aves, exclusiva desses animais, a presena de penas. Alm de fundamentais ao voo, as penas garantem isolamento trmico e proteo contra o dessecamento. As penas permitiram s aves desenvolver a capacidade de voar, a mais importante aquisio evolutiva desses animais. Outras caractersticas associadas ao voo so a presena de sacos areos localizados no pescoo e nos ossos do tronco, e de ossos pneumticos ou porosos, que diminuem a densidade do corpo, tornando mais fcil e menos dispendioso o voo. Nem todas as aves voam; diversas espcies perderam essas capacidade em funo de novas adaptaes, entre elas a capacidade de correr velozmente, como fazem as emas e os avestruzes, e a capacidade de nadar, como fazem os pinguins, os mergulhes e outras aves aquticas. A reproduo das aves assemelha-se bastante dos rpteis. A fecundao interna e o desenvolvimento do embrio ocorre dentro de um ovo calcrio.

http://miguelrenanbioifes.wordpress.com/2011/04/

35

oficina
Ao contrrio dos rpteis, as aves chocam os ovos e cuidam da prole aps o nascimento, protegendo e alimentando os filhotes. Mamferos Voc sabe quais so as caractersticas que distinguem os mamferos dos outros vertebrados? Elas so: Presena de glndulas mamrias. Corpo total ou parcialmente recoberto por pelos. Dentes diferenciados em incisivos, caninos, pr-molares e molares. Presena de um msculo que separa o trax do abdome o diafragma. Hemcias anucleadas (clulas que transportam o gs oxignio pelo sangue). A reproduo dos mamferos interna, alguns botam ovos, como o caso dos ornitorrincos e as quidnas, que vivem na Austrlia e na Tasmnia. Em outros mamferos, o desenvolvimento do embrio ocorre no interior do corpo da me. Esse desenvolvimento pode ser parcial e o trmino ocorre depois, dentro de uma bolsa que fica na pele do ventre das fmeas, chamada marspia. Os marsupiais so os gambs, os coalas e os cangurus. J os mamferos placentrios, tm o seu desenvolvimento completo no interior da fmea. atravs da placenta que os nutrientes e o gs oxignio chegam ao feto. Os placentrios so representados pelos ces, gatos, morcegos, macacos, golfinhos, baleias e pela espcie humana.

http://conteudobio.wordpress.com/2010/05/20/embriologia-imagens/

As aves e os mamferos so animais homeotrmicos, ou seja, possuem a capacidade de manterem a temperatura corprea constante, no importando a temperatura externa. Os outros vertebrados, rpteis, anfbios e peixes, so heterotrmicos ou pecilotrmicos, cuja temperatura do corpo pode variar de acordo com a temperatura do meio ambiente.

36

oficina
Atividades
1- Por que os animais buscaram se adaptar ao ambiente terrestre? 2- Quais so as adaptaes morfolgicas dos vertebrados ao ambiente terrestre? 3- Qual a relao entre a espessura da pele dos anfbios com o modo de respirao dos mesmos? 4- Por que se pode dizer que os rpteis foram os primeiros vertebrados a conquistarem definitivamente o ambiente terrestre? 5- Quem so os animais homeotrmicos? O que isso significa?

Links Interessantes
Acesse o site Brasil Escola. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/animais/definicaoum-vertebrado.htm>. Acesso em: 09 fev. 2012. Nele, voc encontrar diversos artigos que complementaro o seu estudo sobre Vertebrados.

Acesse o site Info Escola. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/biologia/vertebrados-subfilovertebrata/>. Acesso em: 09 fev. 2012. Nele, voc dever ler o texto explicativo sobre Vertebrados (Subfilo Vertebrata). Acesse o site Fundao Parque Zoolgico de So Paulo. Disponvel em: <http://www.zoologico. com.br/classes.php?classe=mamiferos>. Acesso em: 09 fev. 2012. Nele, voc dever entrar na sesso nosso animais, onde possui vrias informao sobre: Mamferos, repteis, invertebrados, aves, anfbios e nativos da mata.

Vdeos Interessantes
Assista ao vdeo Discovery Channel Brasil - Vida - Mergulhes. Disponvel em: <http://www. youtube.com/watch?v=kc6gz3Cd_00>. Acesso em: 09 fev. 2012. Nele, voc entender sobre o ritual de acasalamento dos mergulhes.

37

oficina
Assista ao vdeo Discovery Channel Brasil - Vida - Camaleo. Disponvel em: <http://www.youtube. com/watch?v=GQOO93UjLvM>. Acesso em: 09 fev. 2012. Nele, voc entender um pouco mais sobre a vida dos Camalees.

Leitura Complementar
A cada momento, se pode constatar fatos incrveis e fantsticos que falam da capacidade de adaptao de animais e plantas ao ambiente com o objetivo de, simplesmente, continuar a viver. Estas adaptaes tm lgica, bom senso e so o resultado da aplicao de princpios matemticos, de fsica e de qumica. Observando ao animais que vivem nas regies polares (regies onde as temperaturas ambiente so constantemente situadas baixo de 0C (zero), notamos neles uma srie de adaptaes que tem o objetivo de promover a manuteno da temperatura corprea constante e em nveis apropriados para a vida normal. Notamos, por exemplo, a presena de uma espessa camada de tecido adiposo (gorduroso) frequentemente associada presena de uma pelagem densa e espessa, a presena de pescoo e apndices (patas) curtos (reduo da rea exposta aos ventos frios e gua gelada) e um metabolismo adaptado para gerar maior quantidade de energia para manter a temperatura. Como exemplos temos os ursos polares, as focas, as moras e os pinguins. No caso inverso, quando observamos animais que vivem em climas muito quentes (frica) percebemos outras formas de adaptao, desta feita adequadas para dissipar mais facilmente o calor do corpo. As girafas tem as pernas e o pescoo enormes que facilitam a dissipao de calor (apresentam maior rea para a troca de calor). Os formidveis elefantes africanos tem suas enormes orelhas percorridas por um sistema de vasos sangneos intensamente subdividido fato que ajuda especialmente na tarefa de promover o resfriamento do sangue a cada abanada das orelhas. Muitas aves de rapina (gavies, guias) que se alimentam de cobras venenosas, so pernaltas de tal forma que a picada dos rpteis, mesmo que atinjam as longas pernas cobertas de escamas (parte situada abaixo das coxas). Estas aves mergulham quase que verticalmente sobre suas vtimas, surpreendendoas e depois de cravarem suas garras no corpo da presa, rapidamente atingem a cabea da vtima com bicadas fatais, quase sem correr o risco de serem picadas pelas cobras, tendo o corpo afastado do perigo de picadas venenosas graas as longas pernas blindadas. A maioria das aves que nadam (patos, cisnes) contam com um sistema de impermeabilizao natural da superfcie das penas que cobrem o corpo. Prximo a regio da cauda, na parte superior, existe uma glndula que secreta uma substncia gordurosa impermeabilizante que retirada pelo animal com a ajuda do bico e distribuda homogeneamente sobre a superfcie das penas (principalmente da parte inferior do corpo). A impermeabilizao da camada superficial externa faz reter uma camada de ar entre as penas, reduzindo a densidade total destas aves, fazendo a ave flutuar. Se um pato tiver

38

oficina
lavada a parte inferior do corpo com um forte detergente no conseguir flutuar sobre a gua at que ele mesmo reconstitua a camada natural de impermeabilizao.

Referncias Bibliogrficas
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia dos organismos. 1.ed. So Paulo: Moderna, 1999. LOPES, S. Bio Volume 2. 1.ed. So Paulo: Saraiva, 2006. MARTHO, G.R. A evoluo dos seres vivos. So Paulo, Scipione, 1988. POUGH, F.H.; HEISER, J.B.; MACFARLAND, W.N. A vida dos vertebrados. So Paulo, Atheneu Editora, 1993.

Respostas das Atividades


1- Devido s necessidades relacionadas competio por espao ou por alimento, alguns vertebrados procuraram o ambiente terrestre para se estabelecerem. 2- Esqueleto e musculatura bem desenvolvidos e fortes, pele revestida por queratina e clulas da pele capazes de produzir melanina. 3- A pele dos anfbios muito fina, sem escamas e altamente vascularizada para que os gases possam ser mais facilmente difundidos entre o animal e o meio. 4- Os rpteis foram os primeiros vertebrados verdadeiramente terrestres, pois no precisavam do ambiente aqutico para se reproduzir, como os anfbios. O que permitiu a conquista definitiva da terra firme foi a aquisio de um ovo com casca calcria, capaz de se desenvolver fora da gua e a fecundao interna. 5- As aves e os mamferos so animais homeotrmicos, ou seja, possuem a capacidade de manterem a temperatura corprea constante, no importando a temperatura externa.

39

oficina
Aula 6 Grupos Vegetais O Reino Plantae rene as plantas (ou vegetais), organismos eucariticos, multicelulares e autotrficos, capazes de produzir, por meio da fotossntese, as substncias orgnicas que lhes servem de alimento e, tambm, para os outros seres vivos do ecossistema. Assim, as plantas so consideradas base da cadeia alimentar, como veremos mais adiante, nas aulas 7 e 8. As clulas vegetais apresentam caractersticas exclusivas como: parede celular celulsica, vacolos e plastos. Evoluo das plantas Voc sabia que, h aproximadamente, 500 milhes de anos, a Terra era um continente deserto e sem vida? Nessa poca, os seres vivos habitavam apenas os mares e lagos. Estudos indicam que os primeiros organismos a colonizar a terra firme foram as algas verdes primitivas, ancestrais das plantas atuais. Mesmo com pouca disponibilidade de gua, a terra firme era um territrio vasto a ser conquistado, no havia competio por recursos ambientais como acontecia no ambiente aqutico. As algas primitivas, por serem fotossintetizantes, no dependiam de outros seres vivos para se estabelecerem em terra firme, assim, rapidamente conquistaram esse ambiente, onde evoluram e se diversificaram. Com essa conquista, os continentes tornaram-se altamente convidativos para muitas espcies de outros seres vivos, animais, por exemplo, que podiam utilizar as plantas como alimento. Se as plantas no tivessem ocupado os continentes de terra firme, o mundo, provavelmente, seria bem diferente do que hoje: muitas espcies, inclusive a humana, possivelmente no existiriam. Se as plantas desaparecessem, nossa sobrevivncia e a de milhes de espcies animais ficariam ameaadas, pois nos alimentamos, direta ou indiretamente, de plantas. Po, arroz e batata, os mais tradicionais alimentos da humanidade, contm nutrientes orgnicos produzidos diretamente por plantas. Alimentos de origem animal, como ovo ou bife, tambm contm nutrientes produzidos com a energia da luz solar captada pelas plantas. As plantas tambm so importantes na composio da atmosfera terrestre, pois por meio da fotossntese, elas capturam o gs carbnico, diminuindo o teor desse gs, e produzem gs oxignio, que liberado e utilizado pelos animais para a respirao. Representantes conhecidos de plantas so musgos, samambaias, pinheiros e rvores frutferas.

40

oficina
Adaptao ao ambiente terrestre Como todos os seres vivos, as plantas apresentam caractersticas que as tornam adaptadas ao ambiente em que vivem. Organismos adaptados ao ambiente aqutico no necessitam de estruturas ou rgos capazes de reterem gua ou de economizar gua, pois, no ambiente em que vivem, esse recurso no escasso. J os seres vivos que ocupam o ambiente terrestre, necessitam de estruturas que os tornam capazes de economizar gua, pois este recurso ambiental fundamental para a sobrevivncia, manuteno e reproduo de qualquer ser vivo. As estruturas ou rgos que tornam as plantas bem adaptadas ao ambiente terrestre so: Tecidos de armazenamento: clulas ricas em organelas denominadas plastos, como por exemplo, cloroplastos (armazena clorofila), amiloplastos (armazena amido), tonoplastos (armazena gua). Tecidos de revestimento externo impermeveis: para evitar perda excessiva de gua por meio da evaporao. Tecidos de conduo: de seiva das razes para as folhas e vice-versa (seiva = mistura de gua e nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta como sais minerais e substncias orgnicas). Razes: para sustentao da planta e para absoro de gua e sais minerais presentes no solo. Folhas verdes: ricas em clorofila, capazes de captar luz solar para realizao da fotossntese. Flores: para a atrao de animais que auxiliam no processo reprodutivo das plantas e assim, aumentar a distribuio geogrfica das espcies vegetais; Sementes: para proteger, nutrir o embrio da planta e aumentar as chances de sobrevivncia da espcie. Frutos: que atraem animais. Aps ingerir os frutos, os animais defecam a semente em locais distantes da planta original, auxiliando a disseminao da espcie vegetal. A presena dessas estruturas nas plantas no ocorreu de uma vez s. As plantas apresentaram adaptao gradativa ao ambiente terrestre e, assim, essas estruturas adaptativas ao territrio seco, foram sendo observadas ao longo da evoluo dos grupos vegetais. Classificao das plantas Atualmente so conhecidas mais de 320 mil espcies de planta, que variam quanto ao tamanho, forma e a organizao corporal. Existem desde espcies com organizao relativamente simples, como os musgos, at organismos mais complexos, como os pinheiros e as plantas frutferas. A classificao das plantas feita com base na escala evolutiva, na aquisio das estruturas adaptativas ao ambiente terrestre: - Organizao de tecidos: plantas sem tecidos organizados (talfitas) ou plantas com tecidos organizados (cormfitas).

41

oficina
- Presena ou ausncia de vasos condutores de seiva: plantas avasculares (sem vasos) ou plantas vasculares (com vasos). - Presena ou ausncia de flores: plantas sem flores atrativas (criptgamas) ou plantas com flores atrativas (fanergamas). - Presena ou ausncia de sementes: plantas que no produzem sementes ou plantas que produzem sementes (espermfitas). Os grupos vegetais, classificados de acordo com a aquisio evolutiva das estruturas adaptativas ao ambiente terrestre, so brifitas, pteridfitas, gimnospermas e angiospermas.

Evoluo dos grupos vegetais e suas aquisies evolutivas http://biopibidufsj.blogspot.com/2010/04/pequenas-grandes-mudancas.html Brifitas Brifitas (do grego brion, musgo) so plantas pequenas e delicadas que vivem geralmente em ambientes midos e sombreados. A maioria das espcies no ultrapassa 5cm de altura. As brifitas mais conhecidas so os musgos, que formam extensos tapetes verdes sobre as pedras, troncos de rvores e barrancos. Os musgos so plantas talfitas, ou seja, no apresentam clulas organizadas em tecidos e, por isso, possuem rizide (estrutura que realiza funo semelhante raiz), caulide (semelhante ao caule) e filide (semelhante folha). No apresentam vasos condutores de seiva, so avasculares, so criptgamas e no produzem sementes. So, portanto, as plantas mais simples entre os vegetais e tm como exemplo, alm dos musgos, as hepticas e os antceros.

42

oficina

Esquema representativo de um musgo http://www.brasilescola.com/biologia/briofitas.htm

Pteridfitas Pteridfitas (do grego pteris, feto) so plantas vasculares, cormfitas, ou seja, possuem o corpo organizado em raiz, caule e folha. So criptgamas e no produzem sementes e frutos. Representantes conhecidos de pteridfitas so samambaias, avencas e selaginelas, muito usadas como plantas ornamentais. H algumas espcies de grande porte, comuns em matas midas, que podem atingir at 4m de altura. Diversas pteridfitas so epfitas, ou seja, vivem sobre outras plantas. Uma grande novidade das pteridfitas em relao s brifitas a presena de vasos condutores de seiva, que as tornam mais adaptadas ao ambiente seco, mas ainda no totalmente independente da gua, por isso as pteridfitas habitam locais midos e sombreados como a Mata Atlntica, por exemplo.

Samambaias

http://multiflorafernandopolis.blogspot.com/2010/09/dicas-para-samambaias.html

43

oficina
Gimnospermas As gimnospermas (do grego gymnos, nu, e sperma, semente) so plantas vasculares que apresentam sementes nuas, ou seja, no produzem frutos. So cormfitas e fanergamas, mas suas estruturas reprodutoras no so atraentes. So exemplos de gimnospermas as cicas, gincobilobas, ciprestes e os pinheiros. Os pinheiros so os mais conhecidos exemplos de gimnospermas, as estruturas reprodutoras so os estrbilos, ou cones, popularmente chamadas de pinha, tambm produzem sementes, conhecidas como pinho. As gimnospermas foram as primeiras a obterem sucesso no ambiente terrestre, devido s estruturas de adaptao e total independncia da gua para sua reproduo, ou seja, essas plantas apresentam estruturas reprodutivas estrbilo que podem contar com a ajuda do vento para realizarem cruzamentos de seus gametas, alm de produzirem sementes que protegem e nutrem os embries. Assim, as gimnospermas foram as primeiras plantas a se adaptarem totalmente ao ambiente terrestre.

Sequia exemplo de Gimnosperma que pode chegar a mais de 100m de altura e viver durante milhares de anos. http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sequoia/sequoia-1.php
Angiospermas No curso da evoluo, as angiospermas derivaram de um grupo de gimnospermas. Assim, os eventos evolutivos que surgiram nas gimnospermas relacionados com a independncia da gua para reproduo persistiram nas angiospermas. Nas angiospermas, entretanto, surgiu outra estrutura de proteo do embrio: o fruto. Os frutos, alm de protegerem as sementes, tambm contribuem para a sua disseminao. Animais comem os frutos e

44

oficina
junto com eles as sementes, depois, liberam as sementes com as fezes em um local distante da planta que deu origem aos frutos, propagando a espcie. As angiospermas tambm so fanergamas e, assim, os elementos relacionados com a reproduo encontram-se reunidos em estruturas de reproduo evidentes. Neste grupo, essas estruturas so as flores. O surgimento das flores garantiu s angiospermas um modo bastante eficiente de reproduo. Nesse caso, a reproduo pode ocorrer com ajuda do vento, como acontece nas gimnospermas, mas tambm por meio de animais, como insetos, pssaros e at morcegos. Atualmente, as angiospermas correspondem ao grupo de plantas com maior diversidade: cerca de 235.000 espcies. Ocorrem em ampla diversidade de hbitats, possuindo desde espcies aquticas, inclusive marinhas, at plantas adaptadas a ambientes ridos. So exemplos de angiospermas as espcies frutferas conhecidas do homem como macieira, laranjeira, bananeira, entre outras.

Flor de uma Angiosperma www.chefcarolinacosta.blogspot.com

Atividades
1- Por que as plantas so fundamentais para a sobrevivncia dos outros seres vivos no ecossistema? 2- Por que as algas primitivas foram os primeiros seres vivos a se adaptarem ao ambiente terrestre?

45

oficina
3- Quais so as estruturas ou rgos que tornam as plantas bem adaptadas ao ambiente terrestre? 4- Por que as pteridfitas so mais bem adaptadas ao ambiente terrestre do que as brifitas? 5- Quais plantas esto totalmente adaptadas ao ambiente terrestre?

Links Interessantes
Acesse o site S Biologia. Disponvel em: <http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos4/plantas. php>. Acesso em: 09 de fev. 2012. Nesse site possvel verificar algumas diferenciaes das plantas e demais seres vivos e a classificao das plantas. Acesse o site Portal So Francisco. Disponvel em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reinoplantae/reino-plantae.php>. Acesso em: 09 de fev. 2012. Confira neste site a caracterizao das plantas e os principais rgos. Acesse o site Educar. Disponvel em: <http://educar.sc.usp.br/ciencias/seres_vivos/seresvivos4.html>. Acesso em: 09 de fev. 2012. Veja sobre a diviso do reino Plantae e tente resolver os exerccios para fixao.

Vdeos Interessantes
Assista ao vdeo Fitoterapia - Estudo das Plantas Medicinais. Disponvel em: <http://www. youtube.com/watch?v=1un_f9JvtNQ>. Acesso em: 09 fev. 2012. O vdeo apresenta o programa Vida orgnica, que mostra as plantas medicinais e os efeitos no organismo humano.

Curiosidades
- Uma rvore nova e com pouco mais de um metro pode elevar para as folhas at 45 litros de gua por dia. Um carvalho de tamanho mdio pode elevar mais de meia tonelada de gua para prover as suas necessidades. - As rvores mais velhas que existem superfcie do globo terrestre so o Pinus aristata, existindo alguns exemplares com mais de 8000 anos nas Montanhas Brancas dos Estados Unidos da Amrica, a cerca de 2700 m de altitude.

46

oficina
- As sequias so as rvores mais altas do mundo, estando referenciadas seis com mais de 100 m de altura, todas no estado da Califrnia. Em Portugal existe uma sequia de dimenso aprecivel em Vidago. - A Gingko biloga uma rvore comum no Japo. Diz-se que muito resistente, pois foi a nica espcie vegetal que sobreviveu ao bombardeamento atmico de Hiroshima. - Algumas espcies de bambus chegam a crescer mais de 90 cm num nico dia. - A maior semente do mundo produzida por uma espcie muito alta de palmeira, que vive nas ilhas Seychelles. o coco do mar, que pode chegar a pesar mais de 20 kg.

Referncias Bibliogrficas
AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia dos organismos. 1.ed. So Paulo: Moderna, 1999. AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Fundamentos da Biologia Moderna. 4.ed. So Paulo: Moderna, 2006. LOPES, S. Bio Volume 2. 1.ed. So Paulo: Saraiva, 2006.

Respostas das Atividades


1- As plantas so capazes de produzir, por meio da fotossntese, as substncias orgnicas que lhes servem de alimento e, tambm, para os outros seres vivos do ecossistema. Assim, as plantas so consideradas base da cadeia alimentar. 2- As algas primitivas, por serem fotossintetizantes, no dependiam de outros seres vivos para se estabelecerem em terra firme, assim, rapidamente conquistaram esse ambiente, onde evoluram e se diversificaram. 3- Tecidos de conduo de seiva, razes, flores, frutos, sementes, entre outros.

47

oficina
4- Porque as pteridfitas so vasculares, ou seja, apresentam vasos condutores de seiva. 5- As gimnospermas e as angiospermas, pois apresentam estruturas que garantem economia e armazenamento de gua e tambm so independentes da gua para reproduo como as sementes e, no caso das angiospermas, os frutos tambm.
http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/acordo-petrobras-google-disponibiliza-ecossistema-da-amazonia-na-internet/

48

Potrebbero piacerti anche