Sei sulla pagina 1di 6

UNIVERSIDADE DE SO PAULO - USP FACULDADE DE EDUCAO

PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM EDUCAO

PROCESSO DE SELEO PARA INGRESSO NO DOUTORADO EM EDUCAO NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2011 E NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 EDITAL CPG 02/2011

A Coordenao do Programa de Ps-Graduao em Educao da FE-USP torna pblica a abertura de inscries e estabelece as normas para o processo de seleo de candidatos ao Curso de Doutorado em Educao, turmas de ingressantes no segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012.

1. DAS DISPOSIES GERAIS:

1.1

O processo de seleo ser realizado em quatro etapas, todas eliminatrias. Contar com o apoio do Centro de Lnguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP, responsvel pela aplicao das provas da primeira etapa: Exame de proficincia em lngua estrangeira. As demais fases sero conduzidas pelas Comisses de Seleo do Programa de Ps-Graduao em Educao, constitudas pelas respectivas Linhas de Pesquisa. A primeira fase compreende as provas de proficincia em lngua estrangeira, para a qual sero aceitos os idiomas: Alemo, Espanhol, Francs, Ingls e Italiano. Os candidatos ao doutorado devero demonstrar proficincia, atravs desta prova, em um idioma diferente daquele realizado no seu curso de mestrado. Podero ser dispensados dessa fase, os candidatos que apresentarem, no ato da inscrio, comprovante vlido de proficincia no idioma escolhido, obtido nos ltimos 10 anos, de acordo com as seguintes exigncias:

1.2

1.2.1 para lngua inglesa deve ser apresentado certificado do Test of English as Foreign Language TOEFL (550 pontos para o Institutional Testing Program - ITP ou 80 pontos para o Internet-Based-Test IBT) ou ainda, do International English Language Test IELTS (mnimo de 6,0 pontos); 1.2.2 para lngua francesa deve ser apresentado Teste da Aliana Francesa (mnimo de 70 pontos); 1.2.3 para lngua alem deve ser apresentado certificado do Instituto Goethe, com classificao de, no mnimo, nvel M III ou C1 para os candidatos das reas de Cincias Humanas e Cincias Sociais e GIII ou B1 para as demais reas; 1.2.4 para lngua espanhola deve ser apresentado Diploma de Espanhol como Lngua Estrangeira DELE Nvel Intermedirio, emitido pelo Instituto Cervantes; 1.2.5 para lngua Italiana, teste Lato Sensu do Instituto Italiano de Cultura, com aproveitamento igual ou superior a 50%.
1

1.3

Ficam tambm dispensados do exame de proficincia em lngua estrangeira aqueles candidatos que tenham sido aprovados nos exames realizados pelo Programa de Ps-Graduao em Educao da FE-USP no perodo de maro de 2009 at a presente data. A segunda fase do processo seletivo consistir da anlise dos projetos e currculos dos candidatos. A anlise dos projetos levar em conta a boa redao, clareza dos objetivos, adequao metodolgica, qualidade dos argumentos, delimitao clara do objeto e pertinncia da bibliografia. A terceira fase consistir de entrevistas com os candidatos classificados na segunda fase. A entrevista incidir sobre a anlise do projeto e do currculo Os candidatos aprovados na terceira fase devero apresentar-se at o dia 29 de julho, para matrcula no segundo semestre de 2011 e at o dia 31 de janeiro de 2012, para matrcula no primeiro semestre de 2012, os seguintes documentos, cuja anlise e validao constituir a quarta fase do presente processo seletivo:

1.4

1.5

1.6

1.6.1 Cpia autenticada do Histrico Escolar e do Diploma de Graduao (s sero aceitos diplomas devidamente registrados e obtidos em cursos oficialmente reconhecidos) e no sero aceitos diplomas de licenciatura curta. Na falta do diploma, dever ser entregue um Certificado de Concluso, com data da colao de grau, obtido em curso oficialmente reconhecido; 1.6.2 Cpia autenticada do Histrico Escolar e do Diploma de Mestre (s sero aceitos diplomas devidamente registrados e obtidos em cursos oficialmente reconhecidos); 1.6.3 Cpia autenticada da Cdula de Identidade (R.G.), CPF, Ttulo de Eleitor, Certido de Nascimento ou de Casamento e Certificado do Servio Militar (candidatos do sexo masculino). A anlise e validao dos documentos constituir a quarta fase do presente processo seletivo.

Na hiptese de no se apresentar a documentao acima, o candidato ser desclassificado.

2. DA INSCRIO:

2.1

As inscries ocorrero no perodo de 21 a 31 de maro de 2011, por meio de ficha de inscrio, disponvel na internet no sitio do Programa de PsGraduao (http://www3.fe.usp.br/pgrad/), que dever ser preenchida, impressa e entregue diretamente no Servio de Ps-Graduao da FE-USP, acompanhada dos seguintes documentos:

2.1.1 Curriculum Vitae conforme modelo Lattes/CNPq (http://www.cnpq.br); 2.1.2 Projeto de pesquisa em 3 vias, com no mximo 20 pginas numeradas, em espao duplo, letra times new roman, tamanho 12, contendo: Resumo (mximo 20 linhas); Introduo e justificativa, com sntese da bibliografia fundamental; Objetivos;
2

Plano de trabalho e cronograma de sua execuo; Material e mtodos; Forma de anlise dos resultados; Referncias bibliogrficas. Como exemplo, ver as normas de projetos de pesquisa especificados pela Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (FAPESP) (http://www.fapesp.br); 2.1.3. Pagamento da taxa de inscrio. 2.2 A entrega dos documentos poder ser feita pessoalmente ou via correio. No caso de envio pelo correio, ser considerada como data de entrega a data da postagem. O endereo para envio e o horrio de funcionamento da Secretaria do Programa de Ps-Graduao em Educao : Av. da Universidade, 308 Bloco B Sala 18 So Paulo CEP: 05508-040. Atendimento para a recepo dos documentos de segunda sexta-feira das 10:00h s 17:00h.

3. DA TAXA DE INSCRIO: 3.1 A taxa de inscrio ao processo seletivo ser de R$ 40,00 (quarenta reais) que dever ser paga no Setor de Tesouraria da FE-USP ou no caso de inscrio feita pelo correio, atravs de dinheiro ou cheque nominal Faculdade de Educao da USP. Em caso de cheque de terceiros, identificar no verso o nome do candidato inscrito no processo seletivo.

4. FASE I: PROVA DE PROFICINCIA EM LNGUA ESTRANGEIRA: 4.1 As provas de proficincia em lngua estrangeira sero realizadas nos seguintes dias e horrios: 18 19 19 20 20 4.2 de de de de de abril abril abril abril abril de de de de de 2011, 2011, 2011, 2011, 2011, s s s s s 14:30 09:00 14:30 09:00 14:30 horas, horas, horas, horas, horas, lngua lngua lngua lngua lngua Inglesa; Italiana; Francesa; Alem; Espanhola.

As provas tero durao mxima de 2 horas e 30 minutos e sero realizadas no Prdio de Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas da USP, situado na Av. Professor Luciano Gualberto, 403 Cidade Universitria, So Paulo, SP - CEP: 05508-900. O resultado ser divulgado no stio da Ps-Graduao da FE-USP no dia 03 de maio de 2011. As provas consistiro de questes de mltipla escolha, sem qualquer tipo de consulta, que procurar averiguar a proficincia do candidato em compreenso e interpretao de textos. Ser considerado aprovado o candidato que lograr pelo menos 70% de acertos.

4.3 4.4

4.5

5 FASE II: ANLISE DOS PROJETOS E CURRCULOS: 5.3 A segunda fase do processo seletivo consistir da anlise dos projetos e currculos dos candidatos aprovados na FASE I. Ocorrer de 1 a 10 de junho de 2011. O resultado ser divulgado no stio da Ps-Graduao no dia 15 de junho de 2011.

5.4

6 FASE III: ENTREVISTAS: 6.3 Os candidatos aprovados na Fase II ficam convocados para as entrevistas que sero realizadas no perodo de 27 de junho a 01 de julho de 2011. Na ocasio da divulgao dos resultados da FASE II sero divulgados os horrios das entrevistas. O resultado das entrevistas ser divulgado no stio do Programa de PsGraduao da FE-USP no dia 11 de julho de 2011.

6.4

7 FASE IV CONFERNCIA DA DOCUMENTAO: 7.3 Os candidatos aprovados na FASE III devero apresentar cpias autenticadas dos documentos descritos nos itens 1.6; 1.6.1, 1.6.2 e 1.6.3, at o dia 29 de julho de 2011 para os que iro fazer matrcula no segundo semestre de 2011 e at o dia 31 de janeiro de 2012 para os que iro fazer matrcula no primeiro semestre de 2012. O resultado da conferncia da documentao ser divulgado at a data da matrcula do respectivo semestre.

7.4

8 DOUTORADO DIRETO 8.1 Espera-se que o candidato ao doutorado direto apresente expressiva trajetria na rea ou projeto de peculiar relevncia cientfica que justifique a no realizao do mestrado. O processo seletivo para o doutorado direto ter cinco fases. Ou seja, os candidatos ao doutorado direto tero que fazer a prova de conhecimentos especficos no dia 16 de maio de 2011, participando das demais etapas, juntamente com os candidatos ao doutorado, portadores do ttulo de mestre. O resultado da prova de conhecimentos especficos para os candidatos ao doutorado direto ser divulgado juntamente com o resultado da FASE II dos candidatos de mestrado, no dia 31 de maio de 2011. Os candidatos ao doutorado direto submeter-se-o a duas provas de proficincia em lngua estrangeira, ambas realizadas no perodo de 18 a 20 de abril de 2011, de acordo com os idiomas escolhidos, conforme horrios constantes do item 4.

8.2

8.3

9 DA MATRCULA 9.1 As matrculas dos candidatos selecionados devero ser feitas na Secretaria da Ps-Graduao da FE-USP, nos seguintes perodos: a) De 08 a 09 de agosto de 2011, para o segundo semestre de 2011; b) De 05 a 06 de maro de 2012, para o primeiro semestre de 2012.
4

9.2

A matrcula no Curso de Doutorado em Educao restrita aos candidatos aprovados no processo de seleo, que no ato da matrcula sejam portadores de Diploma de Mestre, obtido em curso reconhecido oficialmente, exceto os aprovados ao doutorado direto que devero ser portadores do Diploma de Graduao devidamente registrado ou de Certificado de Concluso do curso de Graduao, contendo a data em que foi efetuada a Colao de Grau, reconhecido pelo MEC. vedada a matrcula condicional. De acordo com o disposto no pargrafo 1 do artigo 42 do Regimento de Ps-graduao da Universidade de So Paulo, no admitida a matrcula no Curso de Doutorado em Educao de diplomados em cursos de licenciatura curta ou similares. O candidato que se enquadrar na condio de nova matrcula dever atender s exigncias de documentao previstas no artigo 55 do Regimento de Ps-graduao da USP.

9.3

9.4

10 . DAS LINHAS DE PESQUISA E VAGAS: 10.1 As Linhas de Pesquisa do Programa de Ps-Graduao em Educao e o nmero mximo de vagas para o processo de seleo para o Doutorado so os seguintes: SEGUNDO SEMESTRE DE 2011 VAGAS DOUTORADO 10 13 02 09 01 08 08 08 10 11

10.2

LINHAS DE PESQUISA Ensino de Cincias e Matemtica Estado, Sociedade e Educao Cultura, Organizao e Educao Didtica, Teorias de Ensino e Prticas Escolares Educao Especial Filosofia e Educao Linguagem e Educao Histria da Educao e Historiografia Psicologia e Educao Sociologia da Educao

10.3

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012

LINHAS DE PESQUISA Ensino de Cincias e Matemtica

VAGAS DOUTORADO 18

Estado, Sociedade e Educao No oferecer vagas neste semestre Cultura, Organizao e Educao Didtica, Teorias de Ensino e Prticas Escolares 05 09
5

Educao Especial Filosofia e Educao Linguagem e Educao Histria da Educao e Historiografia Psicologia e Educao Sociologia da Educao

01 02 04 03 04 04

10.4

As Comisses de Seleo do Processo Seletivo das Linhas de Pesquisa do Programa de Ps-Graduao da FE-USP se reservam o direito de no preencher todas as vagas oferecidas.

11 DAS DISPOSIES FINAIS:

11.1 11.2

No haver reviso das decises das Comisses dos Processos Seletivos das Linhas de Pesquisa do Programa de Ps-Graduao da FE-USP. A inscrio do candidato implica na aceitao das normas e instrues para o processo de seleo, contidas neste edital, e nos comunicados j emitidos ou que vierem a ser tornados pblicos. As inscries devero ser realizadas em apenas uma Linha de Pesquisa. Caso contrrio, sero indeferidas. No ato da inscrio o candidato dever indicar para qual semestre ele pretende concorrer ao ingresso no Programa. Os casos omissos sero resolvidos pela Comisso de Ps-Graduao da FE-USP. O material dos candidatos no encerramento do processo seletivo. aprovados ser reciclado aps o

11.3 11.4 11.5 11.6

Maiores informaes podero ser obtidas no stio http://www3.fe.usp.br/pgrad ou na Secretaria de Ps-Graduao da Faculdade de Educao da USP situada a Av. da Universidade 308, Sala 18 - Bloco B Cidade Universitria, So Paulo/SP CEP 05508-040.
So Paulo, 04 de maro de 2011. Comisso de Ps-Graduao da FE-USP

Potrebbero piacerti anche