Sei sulla pagina 1di 84

1

r Guru-Gaurgau Jayata Guru-

A Misericrdia de rla Rpa Gosvm PRABHUPDA

Mahrja Outros ttulos de rla Nryaa Mahrja

Their Lasting Relation* Going Beyond Vaikuha* Nectar Sprinkles on Australia r Bhakti-rasmta-sindhu-bindu* Pinnacle of Devotion* The Nectar of Govinda-ll* Bhakti-rasyana r Prabandhval Venu-gt* r Navadvpa-maala-parikram r Vraja-maala-parikram r Mana-ik* r Upademta* Jaiva dharma The Essence of All Advice* The True Conception of Guru-tattva
Disponveis em Ingls com: Sri Keshavaji Gaudiya Math Mathura (U.P.) 281001 INDIA *Livros traduzidos em portugus Convidamos os leitores interessados no assunto deste livro a se corresponderem com os editores:

Misericrdia A Misericrdia de rla Rpa Gosvm


3

PRABHUPDA
r Guru Gaurgau Jayata!

Magalcaraa
vande'ha r guro r-yuta-pada-kamala r-gurun vaiav ca r-yuta-padarr rpa sgrajata saha-gaa-raghunthnvita ta sa-jvam saha-gaasasdvaita svadhta parijana-sahita ka-caitanya-devam parijanaka-caitanyar-rdh-ka-pdn saha-gaa-lalit-r-vikhnvit ca r-rdh-kasaha-gaa-lalit-rOfereo pramas aos ps de ltus de r Gurudeva (que inclui r dk-guru e o bhajana ik-guru), guru-varga (toda a nossa sucesso discipular) e a todos os demais vaiavas, a rla Rpa Gosvm, ao seu irmo mais velho rla Santana Gosvm, rla Raghuntha dsa Gosvm, r Jva Gosvm e seus associados, a r Advaita Prabhu, r Nitynanda Prabhu, r Ka Caitanya Mahprabhu e Seus associados e aos ps de ltus de r Rdh e Ka acompanhados por r Lalit, Vikh e todas as outras sakhs.

o ajna timirndhasya jnjana alkaya caksur-unmlita yena tasmai r-guruve nama caksurr Gurudeva, voc to misericordioso! Ofereo meu humilde prama a voc e oro do fundo do meu corao que, com a tocha do conhecimento divino, voc abra os meus olhos que foram cegados pela escurido da ignorncia.

nama o viupdya rdhikyai-priytmane rdhikyair-rmad-bhaktivednta nryaa iti nmine r-rmadOfereo prama a o viupda r rmad rmad Bhaktivedanta Nryaa Mahrja que muito querido por rmat Rdhik.

r-ka-ll-kathane sudaka audrya-mdhurya guai ca yukta r-ka-llaudryavara varenya purua mahnta nryaa tva iras nammi

rla Nryaa Mahrja perito em descrever ka-ll. Ele est dotado com as qualidades de magnanimidade e de doura e ele a melhor das grandes almas. Como ele est sempre saboreando a doura de Ka, ele capaz de distribu-la livremente aos outros. Eu me prostro e coloco a minha cabea aos seus ps de ltus.

tridan bhakta-iromaim ca r-ka padbja dhtaika-hdi bhaktardhtaikacaitanya-llmta-sra sra nrya tvam satata prapadye caitanya-llmtalmta
4

rla Nryaa Mahrja, a jia mais preciosa entre os trida-sannyss, sempre mantm em seu corao os ps de ltus de Rdh e Ka, especialmente quando Ka serve rmat Rdhik. Ele medita profundamente em r Caitanya Mahprabhu e nas razes internas do Seu aparecimento. Eu me prostro aos ps de ltus de rla Nryaa Mahrja que possui inmeras qualidades transcendentais.

mlra icchya kh bahuna bila biy pacima dea saba cchdila


"Pela vontade do jardineiro supremo, os galhos de rla Rpa Gosvm e de multiplicaram ultiplicaramSantana Gosvm multiplicaram-se, expandindo por todos os pases ocidentais e cobrindo toda a regio." (Caitanya(Caitanya-caritmta, Adi 10.86)

Introduo
Este livro um pequeno trabalho onde, por misericrdia de rla Bhaktivednta Nryaa Mahrja, reunimos algumas de suas palavras de glorificao a rla Rpa Gosvm, o nosso mais importante crya. Nosso objetivo o de procurar destacar como o nosso guru-parampar est sempre visando expandir ilimitadamente o bhakti-rasmta-sindhu, o oceano nectreo das douras do servio devocional, seguindo fielmente as instrues que r Caitanya Mahprabhu deu a Seu amado rla Rpa Gosvm. Com essa inteno, destacamos aulas de rla Bhaktivednta Nryaa Mahrja e algumas instrues do guru-parampar, desde rla Bhaktivednta Swami Mahrja (rla Prabhupda), rla Bhaktivinoda hkura, rla Narottama hkura, at r Caitanya Mahprabhu, a Suprema Personalidade de Deus. Devido expanso ilimitada do oceano nectreo das douras do servio devocional, inclumos nesse livro temas filosficos relativos a tattva e siddhnta da nossa sampradya, que ampliam nossa devoo por nossos cryas. Os servos dos servos de r Gurudeva e Gaurga.

ndice
A Misericrdia de rla Rpa Gosvm07 r Gurudeva e a Svarpa da Jva 14 Vaiava Siddhnta Ml Uma Guirlanda de Verdades Vaiavas 22 Uma Doce Cano de rla Narottama hkura 47 Deliberaes Sobre a Origem da Alma 55 As Glrias de rla Rpa Gosvm 67 r Rpa k As Instrues de r Caitanya Mahprabhu a rla Rpa Gosvm 69 A Essncia de Todos os Conselhos 78

A Misericrdia de rla Rpa Gosvm

Uma aula dada por rla Bhaktivednta Nryaa Mahrja um dia depois do tirobhava de rla Rpa Gosvm, em 6 de agosto de 1998 em Vndvana "As abelhas (grandes almas), intoxicadas com o festival de beberem o mel dos ps de ltus do Senhor Supremo, vivem loucas cantando as glrias do Senhor e danando. Zumbindo assim, algumas gotas de mel caram de suas bocas e se espalharam em todas as direes. Nisso, algumas dessas gotas foram coletadas com muito cuidado, para a minha purificao. E desse lugar, adoro a poeira dos ps de ltus dessas grandes almas repetidamente." (r r Prapannajvanamtam, rla B.R. rdhara Mahrja) Rpa Gosvm Rpa-majar, uma criadinha especial de rmat Rdhik que est sempre a Seu servio. Se Ka ordena que Rpa-majar faa alguma coisa, ela no ter medo em desobedec-lO, mas ao desobedec-lO ela deixar Ka satisfeito. E especialmente ela est sempre do lado de rmat Rdhik e dentre todas as sakhs que so Rdh-dass, ela a mais proeminente de todas, at mesmo do que Rati-majar e Labanga-majar. Apenas Rpa-majar a amiga ntima de Rdhik e ela sabe de coisas que nem mesmo Lalit e Vikh sabem, porque ela est sempre com rmat Rdhik. Mas misericordiosamente ela se tornou rla Rpa Gosvm e apareceu como um associado de r Caitanya Mahprabhu. Nenhum dos associados de r Ka fala sobre as suas experincias noturnas. Eles podem sabore-las mas jamais iro dizer algo sobre essas experincias. Rdh nunca ir dizer como se encontrou com Ka. s vezes de manh yamal pode ir se encontrar com Rdhik e perguntar: Quero saber de alguma coisa. Quero me banhar em ka-kath e quero saber como foi que Voc se encontrou com Ka na noite passada. Mas rmat Rdhik responder: Eu no Me lembro... Fui at l e quando vi desmaiei e nem sei o que aconteceu! Lalit, Vikh ou qualquer outra gop jamais ir dizer o que aconteceu. Se Candraval perguntar o que aconteceu, elas iro dizer exatamente o contrrio do que realmente aconteceu. Portanto Rdhik nunca ir dizer nada e Vikh tambm no. Nem mesmo Ka ir dizer o que aconteceu. Todo mundo ficar mudo e eles s iro saborear os eventos, mas nunca iro contar nada. r Caitanya Mahprabhu ir se lamentar:

na prema-gandho `sti darapi me harau premakrandami saubhagya-bharam prakasitum saubhagyavamsi-vilasy-anana-lokanam vina vamsi-vilasy-ananavibharmi yat prana-patangakan vrtha prana(Cc. Madhya 2.45)
"Meus caros amigos, no tenho sequer uma gota de amor pelo Senhor em Meu corao. Quando voc Me ver chorar em separao, apenas uma falsa

exibio, uma demonstrao da Minha grande fortuna. Na verdade, por no ver a maravilhosa face de Ka tocando a Sua flauta, continuo vivendo a Minha vida como um inseto, sem nenhum propsito." Na prema-gandho'sti darati me harau: "Nem sinto o cheiro de prema." As sakhs iro dizer isso. No Rmnanda-savada, Rmnanda (que a prpria Vikh) respondeu tudo fazendo perguntas, somente perguntas opostas. Rya Rmnanda no poderia dizer tudo diretamente. No Santana-k o que foi que Mahprabhu disse? Ele disse alguma coisa sobre a vilsa de Rdh-Ka? No! Ele no disse como servir Rdh-Ka. No Rpa-k o que foi que Ele disse? Ele mesmo no pde revelar nada e no final mandou que rla Rpa Gosvm contasse todas essas coisas. Nem mesmo Rpa-majar pode falar sobre isso, somente rla Rpa Gosvm pode revelar tudo isso. Ele muito inteligente, habilidoso e extrovertido. Ele to inteligente e to habilidoso que poderia relatar como ele serve rmat Rdhik na ll de Ka, na forma de Rpa-majar. Rpa Gosvm explicou tudo sobre a ll de Ka, como ele serve rmat Rdhik nos passatempos de Ka. E ele est vendo que rmat Rdhik determinou a rmat Rpa-majar: Minha sakh querida. Voc deve ficar na porta do kuja. No permita que ningum venha Me ver, especialmente esse preto. Ele no deve se aproximar de Mim. Ele pode tentar entrar fantasiado de mulher. E Subala to esperto que pode transformar Ka numa mohini gop muito satisfatria. E assim, rmat Rdhik deu-lhe essa ordem e agora ele est nos dizendo: Estou ali na entrada no kuja e mesmo que Ka venha disfarado de mulher eu irei castig-lO. Rpa Gosvm est escrevendo, orando: Que um dia eu possa fazer isso! Quando vir esse dia em que aquilo que vi ir se manifestar? Como Rpa-majar serviu a Ka e a rmat Rdhik, obedecendo s ordens de rmat Rdhik e detendo Ka, dizendo para Ka no vir. E como Ka ficou to satisfeito, implorando, colocando a Sua cabea aos ps de rmat Rdhik e de Rpa-majar. rla Rpa Gosvm escreveu todas essas coisas com muita clareza. Ele escreveu essas coisas como uma prece, prrthana. Na verdade essas preces so as atividades de Rpa-majar, mas para o nosso benefcio, ele est orando como um sdhaka. Ele no um sdhaka, ele est relatando o que sente na sua forma de Rpa-majar. E assim est revelando muitas coisas secretas. Ele est sempre tendo darana de Rdh e Ka Yugala, mas para os verdadeiros sdhakas, para aqueles que so niskapatas, sinceros, ele disse:

vndvane viharator iha keli-kuje kelimatta-dvpa-pravara-kautuka-vibhrmena matta-dvpa-pravara-kautukasandarsyasva yuvayor vadanravindavadanravindadvandvam vidhehi may dev! kpam prasida (r Gandharva-samprarthanakam 1) Gandharva-samprarthanakam
" Dev Rdhike! Voc e r Ka esto desfrutando constantemente dos Seus passatempos amorosos ambrosacos nas aprazveis veredas de Vndvana,

como o intoxicado rei dos elefantes brincando com a rainha dos elefantes. Portanto, Gandharvike! Fique satisfeita comigo e me garanta o darana de Suas faces de ltus." Ele est nos mostrando como orar como um vaiava rpnug. Eles no revelam a toda hora o que vem a ser ekadaa-bhva ou majar-bhva. Nunca. Aqueles que possuem essa bhva podem orar dessa maneira, se quiserem, mas na verdade eles esto loucos de prema, no tendo nenhum sentido externo. Sempre devemos orar como as gops, por cuja misericrdia e pela misericrdia de rmat Rdhik podemos realizar todas essas coisas. Com as nossas preces rmat Rdhik nos conceder compreenso. Uma vez que Ela fique satisfeita com as nossas preces, Ela nos dar todos os ensinamentos, que caso contrrio ser mero exerccio mental. Vdnave viharator iha: " minha querida rmat Rdhik-dev. Voc to misericordiosa, Voc deve ter misericrdia de mim e me borrifar com a Sua misericrdia." Devemos chorar assim, expressando o sentimento do corao. E no como um papagaio, imitando as palavras da orao de maneira automtica. Assim no haver resultado. Como proceder? Somente chorando, com o corao derretido. Devemos orar de maneira sincera, para que o corao de rmat Rdhik se derreta. Se nosso corao no se derreter, ento o corao de rmat Rdhik, de Mahprabhu, Ka ou o de Gurudeva nunca se derreter. Portanto, o nosso corao deve se derreter. Como que ele derrete? Se precisarmos dessa coisa e daquela outra, se tivermos inmeros desejos mundanos, ento Eles no sero misericordiosos. Devemos estar unidirecionados, s desejando que: "Quero rmat Rdhik: tavaivasmi tavaisvasmi na jvami tvay vi, iti vijya rdhe tvam naya Rdhe, no viverei sem Voc, Voc deve ser misericordiosa comigo. Se Voc no for misericordiosa comigo, ento no poderei me manter vivo, vou morrer logo." E na certa ela dever morrer, Rdhik vai examinar e se ele no estiver morrendo, Ela vai perceber logo. Ela ficar sabendo se ele est realmente morrendo por causa dEla ou se s est dizendo: "Vou morrer." Deve haver mamata, sentimento de possesso. Pela misericrdia de Gurudeva, podemos ter uma pequenina frao de todas essas coisas. Se o nosso desejo for obter inmeras coisas mundanas, guru e os vaiavas no iro ouvir as nossas preces. No implore com desejos mundanos. No fique dizendo: " Rdh, tenha misericrdia!" e por dentro ficar desejando inmeras coisas materiais. Ento: vndvane vihator iha keli-kuje. Ka e Rdhik esto brincando a vilsa. Onde? Num kuja. Onde esto os kujas? Em todos os lugares de Vndvana, Bhandirvana, Nandagaon, Varsana e especialmente no Rdhkua, as sakhs esto servindo Rdh e Ka. Qual o significado de keli-kuja? Aqui keli significa vilsa. O local onde Eles esto brincando denominado `kuja'. Eles esto brincando como matta-dvpa, como elefantes loucos e esto perambulando por toda Vndvana. Portanto rla Rpa Gosvm est orando: " minha querida rmat Rdhik, meu querido Ka, quando chegar o dia em que verei os Seus ps de ltus? Dev! Ha dev! Kaku-bhara-gadgadyadya vaca Quero que o

meu corao se derreta." Nossos coraes no se derretem porque temos muitos anarthas. Especialmente que anarthas? Hdaya daurbalya, asat ta, tattva vibhrana, apardha. Estamos presos a todas essas coisas, inclusive apardha. No podemos dar as devidas honras aos vaiavas, nem podemos seguir as ordens deles. Eles desejam nos conceder a sua misericrdia, mas no podemos aceit-la porque no somos qualificados. Portanto aqui, rla Rpa Gosvm est dizendo: "Ha dev! Kaku-bhara-gadgadyadya vaca Estou chorando amargamente. Estou rolando no cho e orando aos Seus ps de ltus, sou um tolo, estou cheio de anarthas, mas sou Seu. No sou qualificado, tenho inmeras coisas indesejveis, verdade, mas sei que Voc minha. Por isso estou implorando, que apesar de eu ser um tolo, Gandharvike, Voc deve tentar escrever o meu nome no Seu registro. E por favor, s vezes lembre-se de mim, que sou Seu, Sua criadinha querida." (r Gandharva-samprrthanakam 2) Se rmat Rdhik ouvir essas preces de algum que est orando com o mago do corao, Ela se derreter e ir conceder a Sua misericrdia. E assim, rla Rpa Gosvm Rpa-majar. Ele escreveu sobre os passatempos de ka nitya-siddha com muita habilidade. Mas claro que o sdhaka deve receber alguma misericrdia.

yame! rm-rmaa-sundarata-variharm-rmaa-sundarata-varihasaundarya-mohita-samaa-jagaj-janasya saundarya-mohita-samaa-jagajymasya vama-bhuja-baddha-tanum kadaha vama-bhuja-baddhatvam indira-virla-rpa-bharam bhajami? indira-virla-rpa(r Gandharv-samprrthanaka 3) Gandharv
" yame! O Seu amo muito mais atraente do que Bhagavn Nryaa e a beleza dEle encanta a criao inteira. Voc est sempre ao lado esquerdo dEle, abraando o brao dEle e a Sua beleza nunca pode ser igualada, nem sequer por Lakm-dev. Quando irei adorar essa beleza adequadamente?" rla Rpa Gosvm est orando: "Que chegue o dia, este virla-rpabharam. Voc to maravilhosa, mais do que Ka, mais do que Lakm e do que todas as Lakms, ou deusas. Voc mais bela do que Candraval, Lalit, Vikh e todas as outras. Por isso que chegue o dia que rm-rmaasundarata-variha . Rm-ramaa significa quem rm-rmaa. Nryaa significa rmaa" Portanto Ka mais belo do que Rm-rmaa e Ele pode servir a todos, at mesmo a Rma, at a Lakm-Nryaa e a todos. "Que eu possa ver essa cena de Ka abraando rmat Rdhik e Ela se esforando para deixar os Seus braos, discutindo com Ele; que eu possa ser afortunado em ver essa cena!" Essas preces devem ser oferecidas a rmat Rdhik com muita profundidade, elas no devem ser para o benefcio do nosso corpo e da nossa mente, ou para alcanar Vaikuha ou qualquer outra coisa. Essas so as preces de rla Rpa Gosvm e ele as fez com muita habilidade e est orando dessa maneira. assim que oram os vaiavas rpnugs e dessa maneira eles vo se desenvolvendo e conhecendo todas essas lls, e ento podero entrar nessas lls.

10

Por isso devemos tentar seguir rla Rpa Gosvm e todos os nossos cryas, desde rla Raghuntha dsa Gosvm, r Jva Gosvm, Kadsa Kavirja Gosvm, Narottama hkura, rla Visvantha Cakravart hkura e todos eles, at rla Prabhupda. Todos eles so rpnugs. Mas devemos saber o que vem a ser rpnug. Eles so aqueles que desejam servir rmat Rdhik, esto ansiosos por isso, sentem prazer nisso. S desejam servir rmat Rdhik. Esse o humor de um rpnug e se algum estiver nesse humor, ento pode compreender alguma coisa. Sem a misericrdia de rla Rpa Gosvm no podemos saber quem ele . Pode ser que pela misericrdia de rla Raghuntha dsa Gosvm, de r Jva Gosvm, de Narottama hkura, de Prabhupda e do nosso Gurudeva, possamos compreender alguma coisa. Por isso devemos tentar orar para poder obter a misericrdia de rla Rpa Gosvm. Devemos saber o quanto estamos endividados com rla Rpa Gosvm! Se no tivermos esse desejo, no sentiremos gosto, no teremos a avidez e no poderemos compreender essas coisas. Portanto bvio que devemos nos associar com vaiavas rasikas, que tm avidez em servir a rmat Rdhik e ento nos tornaremos rpnugs. Devemos tentar seguir o Upademta. Aqueles que no esto seguindo o Upademta no podem compreender rla Rpa Gosvm. Portanto a primeira coisa que devemos fazer tentar ler e compreender o Upademta e seguir as suas instrues. Depois devemos ler o Mana-ik, e ento poderemos compreender algo sobre essas coisas. Rmacandra: Podemos fazer preces assim? rla Gurudeva: Se voc tiver algum gosto ou avidez poder faz-las, caso contrrio nem toque nelas! Se qualquer pessoa tiver gosto e avidez, ento poder orar assim sempre, por servir um guru assim, um vaiava assim, mas caso contrrio nunca. Se no houver a verdadeira avidez, s aparecero desejos mundanos e ficaremos imaginando: "Oh, a associao entre homens e mulheres to boa!" Quem pensa assim no est qualificado para oferecer essas preces. Por ouvir rla Rpa Gosvm, o Caitanya-caritmta, o rmad Bhgavatam, se aparecer uma avidez verdadeira, ento a pessoa se qualifica e poder orar dessa maneira. E aqueles que no esto qualificados no sero capazes de fazer isso, mesmo que voc insista. Gaurapremnande. Rpa Gosvm... Devotos: Devotos Krtana jaya. (e cantam o krtana de Rdhe Jaya, Jaya Mdhava Daite) rla Gurudeva: Se um ghastha for a Nrada Muni e indagar: "Como devo fazer bhajana? Como posso ser feliz na vida?" O que Nrada Muni ir responder? E se um renunciado, algum que tenha abandonado tudo, todos os desejos mundanos, for perguntar: "O que devo fazer?" Que resposta ele dar? A mesma resposta ou uma diferente? No vai ser a mesma. Ele ir responder: "Voc deve manter a sua vida mundana, sua esposa, filhos e fazer bhajana, cante Hare Ka, Hare Ka." E se Raghuntha dsa for at Rpa Gosvm, o

11

que ele ir dizer? "Oh, ningum pode ser feliz nesse mundo, mesmo que voc tenha a soberania do mundo inteiro e que o dinheiro e tudo mais venham para voc, voc no ir ser feliz." Mas para os ghahas ele no vai dizer isso. Ou seja, ele ir dizer: "Voc deve manter a sua famlia, tentar ganhar um pouco de dinheiro e fazer bhajana." Mas o que Rpa Gosvm ir dizer para Raghuntha dsa? O que Lokantha dsa dir a Narottama hkura? O que Gopla Bhatta ir dizer para rnivsa? "No fique em my, no d gua para quem precisa, no faa nada disso. Somente sirva ao casal Rdh e Ka." Se voc estiver morrendo no faz mal. O filho de rvsa estava morrendo, e ele cantava Hare Ka, Hare Ka. Ser que ele iria parar de cantar e ir procurar um mdico? Deve ser assim. Portanto para as pessoas que so muito qualificadas h um determinado tipo de k, instruo. Para quem s deseja rmat Rdhik, iro dizer: "Abandone todas essas coisas." E para quem estiver ligado famlia e que no pode abandon-la, s iro dizer: "Oh, voc deve manter a sua famlia." Eles no iro dizer: "Abandone a famlia, seus filhos, as crianas e o seu dinheiro". Eles iro dizer: "Oh, todos so de Ka, portanto voc deve procurar sustent-los." Portanto o guru d instrues de acordo com a nossa qualificao. Caso contrrio o discpulo ficar contra Gurudeva. "Oh, Gurudeva no sensvel. Ele no compreende essas coisas!" E assim, de acordo com a qualificao de diferentes tipos de devotos o guru d inmeras instrues. rla Rpa Gosvm deu todas as instrues, do krodhajihvcomeo ao fim. Desde o comeo: manasa krodha-vega jihv-vegam at o isso... fim: mahbhva, rga, anurga, tudo isso... Por isso devemos ser realmente qualificados para essas coisas e para compreender o humor de rla Rpa Gosvm.

r Gurudeva e a Svarpa da Jva


nitya-llEsse artigo foi extrado da biografia do nitya-ll-pravita o viu-pda aottara-ata r rmad Bhakti Prajna viuaottaraKeava Gosvm Mahrja escrita por rla Bhaktivedanta Nryaa Mahrja. Nele encontraremos a resposta para a questo mais vital relativa forma eterna da jva. (Nesse artigo, r Gurudeva se refere a rla Bhakti Prajna Keava Mahrja Mahrja e rla Prabhupda se refere a rla Bhaktisiddhnta Sarasvat hkura) Em 1955, na ocasio de karttika-vrata, niyamasev, o parikrama de Vrajamaala foi realizado com enorme sucesso sob os auspcios da r Gauya Vednta Samiti. Ao terminar o parikrama, um grupo de discpulos sannyss altamente proficientes, que haviam se refugiado aos ps de ltus de rla Prabhupda, vieram de outras Gauya Mthas e chegaram r Keavaji

12

Gauya Mtha em Mathur para se encontrar com r Gurudeva. Alguns dos mais destacados sannyss e brhmcars ali estavam presentes, tais como: r rmad Bhakti Rkaka rdhara mahrja, r rmad Bhakti Bhudeva Srauti Mahrja, r rmad Bhakti Vicara Yayavara Mahrja, r rmad Bhakti Dayita Mdhava Mahrja, r Narottamnanda brhmcari (r rmad Bhakti Kmala Madhusudana Mahrja), r Mahnanda brhmcari (r rmad Bhakti Aloka Paramahasa Mahrja), r rmad Bhakti Vikasa Hsikea Mahrja, r rmad Bhakti Vijnana Arama Mahrja, r rmad Bhakti Prapana Dmodara Mahrja e r rmad Bhakti Jvana Janrdana Mahrja. Dentre eles, r rmad Bhakti Vikasa Hsikea Mahrja era o mais novo, mas ele era muito inquisitivo sobre tattva. Cheio de humildade, de mos postas, ele indagou polidamente: Por muito tempo tive uma dvida sobre a svarpa da jva. Pesquisei inmeros gosvm-granths, e tambm perguntei a inmeros irmos espirituais mais velhos, mas at agora a minha dvida ainda no foi dissipada. No Caitanya-caritmta, no contexto do Santana-k, est estabelecido que a jva nitya-dsa, um servo eterno de Ka que se manifestou da tataha-akti.

jvera svarpa haya kera nitya-dsa kera tataha akti bhedbheda vera nityapraka (C.C. M. 20.108)
Por esse verso parece que a qualidade de ser um servo de Ka est eternamente latente na prpria constituio da jva. Consequentemente, seu servio, seu nome, sua forma, etc. devem estar presentes de forma ou de outra na sua natureza constitucional que agora est encoberta por my. Por outro lado, ela uma transformao da tataha-akti e portanto a sua svarpa tambm deve ser marginal (tataha).

`guru-ka prasde paya bhaktilat bja' `guru(Cc-M- 19. 151) (CcIsso faz parecer que a svarpa da jva a de uma partcula de conscincia infinitesimal (anucit). Pela misericrdia de r-guru e de Ka, ela obtm a bhakti-lat-bja (a semente da trepadeira da devoo), e a natureza da sua condio perfeita estar de acordo com a natureza da bja que ela recebeu. rla Narottama hkura, no r Prema Bhakti Candrik, tambm expressou essa mesma idia.

sadhane bhavibe jaha siddhadehe paibe taha rgpathera ei se upaya


"De acordo com o humor que cultivado no estgio de prtica devocional, alcanado o siddha-deha apropriado. Esse o mtodo para se atravessar o caminho da devoo espontnea." Esse verso tambm nos informa que a perfeio estar de acordo com qualquer tipo de sdhana que seja praticado.

13

Aos olhos das pessoas comuns, essas declaraes podem parecer contraditrias. H alguma tendncia de servio especfica na nitya-svarpa da jva e a perfeio dever ser alcanada de acordo com essa tendncia? Ou essa condio perfeita especfica alcanada de acordo com o mtodo individual de prtica devocional? Por favor, eliminem essa minha confuso sobre esse assunto. Ao ouvir essa pergunta, Prapjya-caraa Yayavara Mahrjaji se encheu de alegria e humildemente solicitou a Pjyapda r rmad Bhakti Rakaka rdhara Mahrja que desse a resposta. Prapjya-caraa rdhara Mahrja era extremamente erudito nos stras vaiavas e tambm um acadmico em filosofia. Ele comeou a responder a essa questo profunda. "A natureza da jva comparada a uma partcula atmica de conscincia do sol espiritual, r Ka. Nos granthas dos gosvms a jva foi descrita como a vibhinnaa tattva, ou brahma. O significado de vibhinnaa tattva que Bhagavn possui aghatana-ghatana-patiyasi akti, a potncia que faz o impossvel se tornar possvel. Quando Bhagavn est equipado apenas com a Sua conscincia atmica jva-akti, ento nesse momento a Sua expanso (aa) denominada vibhinna-jva. No entanto, quando ao mesmo tempo Bhagavn est pleno com todas as Suas potncias, ento a Sua expanso denominada svaa . Desta maneira, as vibhinnaa-jvas so eternas. certo que os seus mtodos de bhagavata-sev, seus nomes, formas e tudo mais so inerentes. No entanto, como elas esto encobertas por my, a forma transcendental das jvas e as suas caractersticas permanecem ocultas. Pela misericrdia de Bhagavn, durante a atividade de realizar bhajana na companhia dos sdhus ela se libera de my, ento qualquer que seja o tipo de svarpa que ela tenha, esta svarpa se torna manifesta. Mas tambm certo que sem sdhu-saga a sua liberao de my e a manifestao da svarpa so impossveis. Portanto sdhu-saga tambm obrigatria e inevitvel. Se considerarmos correto que a svarpa da jva se torna manifesta de acordo com a sdhu-saga, ento surgiro inmeras discrepncias. Por exemplo, mesmo com a associao com r Caitanya Mahprabhu e Seus associados, os coraes de Anupama Gosvm e de Murari Gupta no mudaram. Murari Gupta considerado um parikara de r Rmacandraji, Hanumn. Por meio de hari-kath, rman Mahprabhu demonstrou que, em comparao com r Rmacandraj, Ka est adornado com muito mais doura e alm do mais, Ka o avatri, a origem de todos os avatras. Depois de ouvir Mahprabhu, Murari fez o voto de abandonar r Rmacandraji e de fazer ka-bhajana. Mas no dia seguinte, quando ele se aproximou de Mahprabhu comeou a chorar e disse: "Eu fiz um voto diante de Voc. Eu ia fazer ka-bhajana mas no pude dormir a noite inteira. Ofereci a minha cabea aos ps de r Rmacandraji e no posso abandon-lO. Por outro lado, no posso transgredir a Sua ordem. Nas duas situaes a minha vida ir me deixar!" Enquanto falava ele caiu aos ps de r Mahprabhu. Mahprabhu o ergueu, o abraou e disse: "Sua vida muito afortunada. Voc um associado eterno de

14

r Rmacandra. A maneira como voc O est servindo auspiciosa para voc. Fiquei muito satisfeito ao ver os seus sentimentos de xtase." Por outro lado, r Caitanya Mahprabhu se encontrou com r Vyenkata Bhatta, r Trimalla Bhata, r Prabhodnanda Sarasvat e o filho de Vyenkata Bhatta, Gopla Bhatta em r Ragam durante a Sua viagem ao Sul da ndia. No contexto da discusso entre eles, rman Mahprabhu provou a proeminncia da amabilidade de Vrajendranandana r Ka deixando-os ao par da doura da forma e de outros atributos de r Ka, conforme das declaraes do rmad Bhgavatam e de outras escrituras e como resultado disso, os coraes deles se modificaram. Depois de aceitarem dk do ka-mantra todos eles se dedicaram a ka-sev seguindo os sentimentos dos vrajabasis. Nesse exemplo, cabe salientar que segundo a opinio dos nossos gosvms, r Prabodhannda Sarasvat Tugavidy-sakh na ll de Vraja e que Gopla Bhatta Gosvm r Gua-majar. Para o propsito de passatempos, os dois apareceram no Sul da ndia e estavam fazendo o seu sdhana-bhajana depois de terem aceitado dk na r-sampradya. Eles constitucionalmente era gops de Vraja. Apesar deles terem sido iniciados na r-sampradya no comeo de suas vidas, pela influncia da associao com Mahprabhu eles foram atrados pelo r Ka sev. Da mesma maneira, r Rpa e Santana contaram ao seu irmo mais novo, r Vallabha (Anupama) sobre a beleza e doura da svarpa de r Ka e finalmente sobre a superioridade dos Seus relacionamentos amorosos (prema vilsa). Eles tambm o aconselharam a fazer ka-bhajana. Anupama ficou muito influenciado ao ouvir as palavras dos seus irmos. Ele tomou dk no ka-mantra e expressou o desejo de realizar ka-bhajana. No entanto, logo na manh seguinte ele caiu aos ps dos seus irmos mais velhos e disse chorando: "Vendi meu corao aos ps de r Raghunthaji. Por favor tenham misericrdia de mim para que eu possa ver os Seus ps de ltus nascimento aps nascimento. Meu corao se arrebenta simplesmente ao pensar em abandonar os Seus ps de ltus."

raghunthera padpadma chadana na jaya chadivar mana haile praa phati jaya (C.C. Antya 4.42)
r Rpa e Santana ficaram muito contentes ao ouvirem as palavras do seu irmo mais novo. Ele o elogiaram, o congratularam e o abraaram. Isso deixa evidente que sdhu-saga auxilia na manifestao da svarpa da jva, mas a sdhu-saga no pode mudar a svarpa." Depois de dizer isso, Prapjya-caraa rdhara Mahrjaji pediu ao nosso guripda-padma, r rmad Bhakti Prajna Keava Gosvm Mahrja que falasse alguma coisa sobre esse assunto. rla Gurudeva ento disse: "Tudo o que vimos e deliberamos sobre a literatura Gauya vaiava definitivamente suportam a sua concluso. A jva tem a sua prpria siddhasvarpa. O seu nome, forma e outros atributos so inerentes a ela e so todos

15

eternos. Dentre as vrias jvas individuais, cada uma delas tem a sua prpria svarpa separada. Estando encoberta por my, a jva se esquece da sua identidade intrnseca. Quando por boa fortuna ela obtm sdhu-saga e a misericrdia do Guru, my comea a se dissipar gradualmente e a svarpa comea a se manifestar. Para ilustrar esse processo pode ser dado um exemplo natural. Diferentes tipos de sementes tais como a da manga, da jaca, etc. so semeadas na mesma terra na margem do rio e regadas com a mesma gua do rio, recebem a mesma luz do sol e o mesmo vento, e no entanto, tipos de rvores diferentes vm de sementes de tipos diferentes. Analogamente, tipos diferentes de frutas viro delas. Apesar de terem crescido e nutridas exatamente pelo mesmo solo, gua, ar e luz solar, no possvel que todas elas dem os mesmos tipos de frutos. Tambm verdade que sem gua, ar, luz do sol e tudo mais, as sementes germinadas no podem manifestar completamente as suas formas potenciais inerentes. Por outro lado tambm verdade que, apesar de expostas mesma associao dos elementos naturais, diferentes tipos de sementes manifestam suas naturezas inerentes como diferentes tipos de rvores que possuem as suas flores e frutos caractersticos. Apesar desses aspectos no serem visveis na semente, a mudinha, a rvore, as folhas, ramos, flores, frutos, aroma e todas as outras caractersticas esto presentes numa forma imanifesta ou latente, dentro da semente. sempre assim que acontece. Da mesma maneira, o nome, forma, aspectos corpreos, natureza e tudo mais que so caractersticas naturais constitucionais da jva, esto includas numa forma latente ou imanifesta na constituio da jva. Pela associao com sad-guru e vaiavas, a essncia de hldin e savit surgem na svarpa da jva e ento qualquer que seja a forma constitucional que a jva possua, ela comea a ser revelada gradativamente. Pode ser dado outro exemplo material. Na poca astrolgica de uma determinada constelao denominada Svati-naksatra, quando as gotas de chuva caem do cu cobre cinco objetos diferentes, sobre a ostra, bananeira, serpente, elefante e casco de vaca, ento em cada um desses agentes provocada uma reao diferente. Na ostra produzida a prola, a bananeira produz a cnfora, a serpente produz uma pedra preciosa, o elefante produz a gajamukta (prola da cabea do elefante) e no casco da vaca produzido a gorcaa de vaca. Nesse exemplo, um nico tipo de gua faz com que substncias diferentes se manifestem devido a diferentes tipos de recipientes. Analogamente, pela influncia da associao de um guru ou de um vaiava, em diferentes discpulos se manifestam diferentes variedades de perfeio espiritual e de servio em diferentes rasas. No Jaiva Dharma, r Vrajantha e Vijaya Kumra ouviram tudo de um nico guru, Raghuntha dsa bbj. No entanto, os seus respectivos gostos se manifestaram de maneira diferente. Apesar dos dois terem alcanado a perfeio, Vrajantha alcanou a perfeio em sakhya-rasa e Vijaya Kumra alcanou a perfeio em madhura-rasa. De acordo com o r Bhad Bhagavatamta, r Nrada Gosvm e r Uddhava entraram em contato com Gopakumra e em primeiro lugar eles

16

avaliaram que constitucionalmente ele era um parikara (associado espiritual eterno) em sakhya-rasa. No entanto, a sua sakhya-bhva no mudou pela influncia da associao de ningum, nem mesmo com a de r Nrada Gosvm, Uddhavaj, Hanumnj e de outros devotos. Se o servio inerente individual pudesse mudar, ento por que a svarpa de Uddhava no mudou devido associao com as gops? O significado confidencial que, enquanto o sdhaka que est no estgio de prtica no realiza a sua svarpa, ento ele faz sdhana-bhajana de acordo com a sua associao. No entanto, quando os seus anarthas so eliminados, o seu humor inerente na forma de um gosto (ruci) particular comea a revelar a sua identidade. Ao notar esse gosto natural e os outros sintomas, r Gurudeva meramente indica o seu relacionamento e os onze tipos de bhva e desta maneira o capacita a fazer progresso em bhajana. s vezes um sdhaka que tem por natureza uma rasa mais elevada pode se dedicar a um servio ou adorao numa rasa inferior devido associao com devotos que estejam em dasya ou sakhya-rasa. No entanto, mais tarde, quando ele no estiver satisfeito, quando alcanar uma associao superior e ao abandonar o humor anterior, ele alcana a sua bhva inerente. A opinio de rla Bhaktivinoda hkura, o Stimo Gosvm, sobre esse assunto bem clara. Na sua explicao do verso 1 do r ikaka, ele escreveu: "A concepo correta de svarpa-tattva da jva foi dada no verso que comea com `ceto darpana marjanam'. A siddhnta de r Jva Gosvm sobre esse assunto que quando a Verdade Absoluta Suprema est equipada apenas com a soma total da jva-akti, ento a Sua expanso diminuta denominada jva. r Baladeva Vidybhuaa, o compilador do comentrio sobre o Vednta Stra denominado r Govinda Bhaya, tambm expressou a mesma opinio vara um ser supremamente consciente enquanto que a jva um ser com conscincia diminuta. vara eternamente radiante com todas as qualidades transcendentais auspiciosas ilimitadas. Ele tem um ahakara (ego) completamente puro. E tanto a corporificao do conhecimento quanto do conhecedor. Da mesma maneira a jva tambm tem a sua svarpa pura. A maior parte das qualidades de vara tambm esto presentes parcialmente na jva. A jva tambm tem um ahakara puro. Essa concepo no oposta ao raciocnio porque as qualidades do sol tambm so vistas nas partculas atmicas da luz do sol. Analogamente as qualidades do paratattva tambm so observadas parcialmente nas jvas. Quando a jva contrria a Paramevara, a sua svarpa pura encoberta por my. E de maneira inversa, quando ela se torna inclinada por Paramevara, a cortina da potncia de cobertura, my, aberta e dessa forma a svarpa pura da jva e suas qualidades ficam expostas. Depois disso, imediatamente ela tem a percepo direta da sua svarpa. A partir desse siddhnta fica evidente que a jva uma partcula atmica infinitesimal de conscincia. Ela tem uma identidade espiritual inerente, cinmaya svarpa. O seu ahakara puro, sua conscincia pura, a forma pura, o mtodo de servio e tudo mais, tambm esto definidos na svarpa. Conforme a sdhaka-jva vai ouvindo e cantando, o bhakti puro aparece em seu corao e

17

a funo da essncia de hldin e savit, que conhecida como Bhakti-dev, remove-lhe todos os outros desejos e aspiraes exceto a de servir Bhagavn. Depois de dissipar avidy (ignorncia), as coberturas sutis e grosseira das jvas so destrudas pela funo vidyvtti da potncia de conhecimento (savit) e se manifesta o corpo transcendental puro, constitucional da jva. Alm do mais, para aqueles que so elegveis para saborear madhura-rasa, seu corpo espiritual puro de gop tambm se manifesta. No Prema Bhakti Candrika est declarado:

`sadhane bhavibe jaha siddha dehe paibe taha'


"O siddha-deha apropriado alcanado de acordo com o humor que cultivado no estgio de prtica." E no Hari-bhakti-sudhodaya (8.51) encontramos a declarao:

`yasya yatsagati pumo manivat syat sa tad gua.'


"Assim como um cristal reflete a cor dos objetos que se encontram na sua proximidade, a natureza da pessoa estar de acordo com a associao que ela tem." necessrio reconciliar essas duas consideraes. O significado no que a svarpa da jva como um cristal imaculadamente lmpido e que a siddhasvarpa aparece de acordo com a associao. Devemos esclarecer que quando a alma condicionada se submete a atividades de uddha-bhakti, tais como ouvir e cantar na associao de um sad-guru puro e dos vaiavas, ento nesse momento, por influncia desta svarpa-siddha-bhakti, a impureza de avidy, dos anarthas e tudo mais comea a ser removida e uma semelhana (abhasa) das caractersticas naturais da alma comea a se manifestar. rla Rpa Gosvm deu essa instruo para esse tipo de sdhaka: `svajatiyasaye snigdhe' (Bhaktirasmta-sindhu 1.2.91) "devemos nos associar com vaiavas que so snigdha, que tm afeio por ns e que sejam svajatiya asaya, fixos no mesmo humor de servio amoroso que aspiramos alcanar. Nessa ocasio, o dkguru, o sravaa-guru ou o ik-guru, ao notarem as caractersticas do sdhaka, do o ekadaa-bhva (os onze itens da identidade do corpo espiritual) como enunciados pela r-rgnug-mrga para o avano no caminho de bhajana. Dessa maneira, os sdhaka faz bhva-bhajana com o seu siddha-deha concebido internamente o que provoca a manifestao da sua siddha-svarpa. O rmad Bhgavatam d o seguinte loka para ilustrar esse ponto:

kita pesakta ruddha kudyaya tamnusmaran samrambha bhaya yogena viate tat svarpata svarpata

18

"Um tipo de vespa (bhg) confina uma lagarta a fora em sua toca na parede e por pensar continuamente na vespa devido ao medo e ansiedade, a lagarta se torna uma vespa." (Bhag. 7.1.28) Este mesmo princpio tambm se aplica em relao aos sdhakas de rgnug-bhakti. Na hora do sdhana, como eles vivem pensando em como servir a r Ka e a Seus associados nos passatempos em seus corpos concebidos internamente, eles tambm se tornam totalmente absortos e finalmente, abandonam os corpos sutis e grosseiro e nascem em Vraja com o que corresponde aos seus siddha-dehas concebidos internamente e alcanam o mesmo tipo de servio que anteriormente contemplaram. Desta maneira, o nome, aparncia e humor constitucionais da jva esto presentes e permanecem numa forma latente e imanifesta at mesmo no estado condicionado. Esta svarpa meramente iluminada pela misericrdia de svarpa-akti, especificamente pela adio da essncia de hldin e savit. No Bhakti-rasmta-sindhu (1.2.2), rla Rpa Gosvm escreveu:

nitya siddhsya bhvsya / prakatyam hdi sdhyta


"No que o sdhana proporcione algo inteiramente novo. Na verdade o sdhana realizado exclusivamente para trazer a tona a manifestao desta bhva eternamente perfeita que est na svarpa da jva." Os vaiavas ali reunidos firam extremamente deleitados em ouvir uma apresentao to bem formulada. E especialmente, rpda Bhakti Vikasa Hikesa Mahrja, expressou a sua gratido dizendo: "Estou eternamente endividado com vocs, porque hoje foi dissipada uma dvida que abrigava h muito tempo."

Parama-gurudeva, nitya-ll-pravita o viu-pda aottara-ata r


rmad Bhakti Prajna Keava Gosvm Mahrja, teve revelada a sua identidade eterna na nitya-ll de r r Y ugala-kora Rdh e Ka como sendo Vinoda-majar, uma associada eterna de r Rpa-majar.

Vaiava Siddhnta Ml Uma Guirlanda de Verdades Vaiavas


rla Saccidnanda Bhaktivinoda hkura publicou o livro Vaiava-siddhntaVaiava-siddhnta-ml no ano de 1892 em Calcut, Bengala Ocidental, ndia. O hkura citou o famoso verso

r mdhva praja viu paratama akhila amnayaamnayavedya ca visva na capa do livro. Esse verso aparece no Prameya-ratnaval de rpda Baladeva Vidybha (1.8) Prameyae nele esto resumidas as dez verdades fundamentais do 19

rpda vaiavismo como pronunciadas por rpda Madhvcrya, Brahm-madhvao fundador da Brahm-madhva-sampradya. Nesse tratado de teologia, o hkura apresenta as verdades fundamentais do Gauya vaiavismo de uma maneira clara, na forma de perguntas e respostas. Esse livro foi publicado originalmente como uma introduo filosfica para as cinco sees de um livro que descreve o mtodo de se propagar o programa de Nma-haa, ou o mercado do santo nome de Ka. Convidamos aos leitores que leiam com cuidado a primorosa e elegante apresentao que rla Bhaktivinoda hkura faz e que apreciem sua devoo e esprito de pregao.

Nava-prameya-siddhnta Nava-prameya-

1. A Evidncia das Nove Verdades


Pergunta: Qual foi a instruo que o supremamente adorvel r Caitanya Mahprabhu nos deu? Resposta: Sua ordem essa: devemos observar rigorosamente as nove instrues que r Madhvcrya nos deu atravs do guru-parampar. P.: Quem compe o guru-parampar? R.: O di-guru (o guru original) de todos os mestres espirituais da sucesso discipular Bhagavn, o Senhor Supremo. Exibindo a Sua grande misericrdia, Ele deu instrues sobre a Verdade ao Senhor Brahm, o di-kavi (poeta original). Essas verdades foram por sua vez transmitidas pelo Senhor Brahm a r Nrada e Nrada as transmitiu para Vysa e sucessivamente, de Vysa at r Madhvcrya. Essas instrues recebidas atravs da sucesso discipular so denominadas guru-parampar-upadea . P.: Quais so essas nove instrues que foram dadas por r Madhvcrya? R.: Elas so as seguintes: 1) Somente Bhagavn a Verdade Absoluta, o nico sem um segundo. 2) Ele o objeto a ser conhecido em todos os Vedas. 3) O universo real (satya). 4) As diferenas entre vara, jvas e a matria so reais. 5) As jvas (almas individuais) so servas do Senhor Hari. 6) Todas as almas so diferentes de acordo com as suas diferentes posies. 7) A liberao (moka) o nome que se d para o ato de se alcanar os ps de Bhagavn. 8) A pura adorao de Bhagavn (mala-bhajana) a nica maneira de se obter a liberao. 9) Pratyaka (percepo direta), anumna (lgica) e sabda (som espiritual) so os trs tipos de evidncia.

20

2. Somente Bhagavn a Verdade Absoluta


P.: Quem Bhagavn, o Senhor Supremo? R.: Bhagavn quem se expande em todas as jvas e na matria atravs da Sua energia inconcebvel (acintya-akti) e ento Ele entra nessas criaes como o Senhor Supremo (vara-svarpa). Ele tambm transcende todas as almas e a matria como a refulgncia do Brahman impessoal (brahma-svarpa), que est muito alm da imaginao; e alm disso, Ele quem manifesta a Sua potncia divina (para-akti) que revela a Sua forma de eternidade, conhecimento e bemaventurana (sac-cid-nananda svarpa) e dessa maneira se torna o objeto de adorao de todas as almas. P.: Quais so os diferentes tipos de potncias do Senhor? R.: Somos incapazes de descrever completamente as potncias do Senhor. O motivo que Suas aktis no tm limites, enquanto que ns somos limitados; portanto, as Suas energias so denominadas para-akti. Essas aktis so completamente imperceptveis para ns, mas do outro lado da matria, na realidade divina da Sua para-akti, todas as coisas se acomodam automaticamente. Desta maneira a para-akti conduz simultaneamente os assuntos opostos de esprito e matria de uma maneira automtica. P.: Ento Bhagavn est subordinado akti? R.: No que Bhagavn uma coisa e que a akti outra. O poder que o fogo tem para queimar inseparvel do fogo. Analogamente, a akti de Bhagavn inseparvel de Bhagavn. P.: Se Bhagavn a nica e exclusiva Verdade Suprema, ento por que r Caitanya Mahprabhu deu aos Seus seguidores instrues sobre o servio devocional a r Ka (ka-bhakti)? R.: Bhagavn tem seis qualidades eternas Ele possui toda riqueza, poder, fama, beleza, conhecimento e renncia. As diferentes formas do Senhor (bhagavad-svarpa) se manifestam de acordo como essas qualidades esto sendo expressadas num grau maior ou menor. Por exemplo, quando o seu aspecto de opulncia mais destacado, ento Ele se manifesta como Nryaa, o Senhor de Vaikuha; quando a Sua beleza mais destacada, ento Ele se manifesta como Vndvana-candra r Ka. Portanto, apenas r Ka a mais destacada e suprema manifestao de Bhagavn. P.: Quantos tipos de formas Bhagavn possui?

21

R.: Todas as Suas formas so plenas de conscincia, beleza suprema, cheias de bem-aventurana divina, todo atrativas, dotadas de atividades vibrantes e perceptveis atravs do amor puro. De acordo com a natureza das diferentes almas, a forma eterna do Senhor manifesta-se de um nmero de maneiras infinito. Portanto, de acordo com essas diferenas na manifestao do Senhor, almas de diferentes naturezas se atraem eternamente por Ele em suas formas pessoais originais. Somente a forma de r Ka a svarpa de bemaventurana eterna. P.: O que a ll de r Ka? R.: Dentre as variedades ilimitadas de realidades no mundo espiritual inteiro, a poro mais supremamente encantado denominada r Vndvana. L, o sac-cid-nanda r Ka est presente na forma de r r Rdh-Ka com o propsito de realizar passatempos eternos. Quando as almas manifestam as suas formas pessoais de bem-aventurana, ento elas vivem em Vndvana no humor de amigas de r Rdhik (uma vez que Ela a personificao da bem-aventurana suprema) e desta maneira alcanam a qualificao para participarem nos passatempos eternos de r Ka. P.: Quais so os obstculos para se alcanar a ll de r Ka? R.: Existem dois tipos de obstculos: 1) conscincia material (jada-buddhi) e 2) a conscincia impessoal, que est alm da concepo da conscincia material (nirviea-buddhi). P.: O que conscincia material? R.: Conscincia material a percepo de se estar limitado ao tempo material, ao local, aos objetos, aspiraes, pensamentos e atividades. De acordo com a conscincia material, vemos a realidade de Vndvana-dhma como sendo um local material. O tempo est dividido em partes: passado, presente e futuro. Todas as coisas perecveis so consideradas como objetos. As aspiraes so as esperanas de felicidade no permanente, tais como viver bem nesse mundo, alcanar os planetas celestiais, etc. Nessa condio, a alma s pode ter pensamentos materiais. Uma alma assim imagina que as seguintes atividades so importantes: a cultura da civilizao tica moral conhecimento cientfico desenvolvimento industrial e o aumento da prosperidade domstica. P.: O que conscincia impessoal?

22

R.: Primeiro, o princpio que separa todas as coisas no mundo material denominado viea (distino baseada na qualidade material). Meramente por renunciar ao pensamento material, abandonamos a concepo da distino material e desta maneira a conscincia cai na plataforma de nirviea (nodistino). Nessa condio, somos incapazes de perceber as diferenas entre objetos materiais, uma vez que o eu fica situado em nirvana, ou imerso na realidade impessoal do Brahman. Esse estado no trs qualquer felicidade. O prema, ou amor extasiante pelo Senhor permanece oculto, pois a alma eternamente conscincia fica privada da sua bem-aventurana natural. Os passatempos eternos de r Ka sem dvida esto alm da matria; na verdade, eles esto dotados de cinmaya-viea, ou distino atravs da conscincia divina. P.: Se os passatempos de r Ka esto alm da matria, ento como Ele encena a Sua ll no mundo material no final da Dvapara-yuga? R.: A ll de r Ka certamente transcendental matria, mas pelo poder da Sua potncia inconcebvel (acintya-akti) Ele manifesta os Seus divertimentos dentro da esfera material. Mesmo sendo manifestos aqui, os passatempos de r Ka nunca se misturam com a matria ou se tornam sujeitos s leis materiais. Esses passatempos tm duas fases: 1) Prakata manifestos no mundo material e; 2) Aprakata manifestos somente no mundo espiritual alm da matria. Em ambas as condies eles so viuddha-cinmaya, ou abrangidos pela mais pura conscincia divina. Seus passatempos so realizados somente na mais pura e sagrada realidade de Vaikuha e esto centrados na floresta de r Vndvana. Sua manifestao no mundo material e nos coraes das jvas ocorre exclusivamente devido a Sua acintya-akti, bem como devida Sua misericrdia imotivada. Mesmo quando a ll de r Ka realizada no mundo de matria, as almas condicionadas que possuem conscincia material (jada-buddhi) infelizmente so enganadas; o seu contato com a matria faz com que elas vejam a ll de uma maneira defeituosa. Quem quer que se libere de jada-buddhi, como foi o caso dos dois patifes Jagai e Madai, durante os passatempos de r Caitanya Mahprabhu, ento eles tambm sero capazes de compreender essas verdades. Ao se liberarem dos defeitos da viso material, essas almas afortunadas ficam atradas pelos passatempos do Senhor. Enquanto as jvas no puderem compreender r Ka-tattva (a verdade sobre o Senhor), no podero saborear rasa, os as douras divinas desfrutveis. P.: Essas verdades sobre r Ka-tattva so princpios religiosos do vaiava-dharma. Ento o que pode ser dito para as pessoas envolvidas com outros tipos de religiosidade? R.: Religies diferentes tm instrues diferentes sobre a adorao tanto de vara (o Senhor Supremo), quanto do Paramtm (a superalma localizada no

23

corao) quanto do Brahman (o Seu aspecto impessoal todo-penetrante) mas todos esses trs tipos de religiosidade acabam levando na direo de Katattva. Depois que as jvas passam pelos diversos estgios de desenvolvimento espiritual, no fim elas acabam alcanado Ka-bhakti. Mesmo que elas no finalizem os vrios caminhos religiosos, ainda assim Ka-bhakti est acessvel para elas. A conscincia da natureza suprema de r Ka-tattva o conhecimento definitivo inerente a todas as entidades vivas.

Conhec3. O Propsito de todos os Vedas Fazer Conhec-lO


P.: Como algum pode saber a verdade sobre o Senhor (bhagavad-tattva)? R.: Ela pode ser conhecida atravs do conhecimento da alma, que um conhecimento auto-evidente (svata-siddha-jna) P.: O que verdade auto-evidente? R.: Existem dois tipos de conhecimento (jna): 1) auto-evidente (svata-siddha) e, 2) aquele que depende dos sentidos (indriya-paratantra). O conhecimento auto-evidente a verdade natural que inerente a um aspecto da forma original da alma espiritual pura. Ele eterno, assim como a totalidade da realidade da conscincia divina tambm eterna. Esse conhecimento auto-evidente denominado veda ou amnaya. Esse veda, na forma do conhecimento puro (siddha-jna-rpa ) encarnou no mundo material na forma do k, Sama, Yaju e Atharva juntamente com as almas condicionadas (baddha-jvas); somente ele o conhecimento auto-evidente (svata-siddha-jna ). Todo e qualquer conhecimento que as almas comuns possam obter atravs de seus sentidos materiais apenas conhecimento do segundo tipo, ou indriya-paratantra, aquele que depende dos sentidos. P.: possvel que algum conhea Bhagavad-tattva (a verdade sobre o Senhor) usando indriya-paratantra-jna (conhecimento sensorial)? R.: No. Bhagavn, o Senhor Supremo, est alm do escopo de todos os sentidos materiais. Por esse motivo, Ele conhecido como Adhokja. Os sentidos, bem como todas as concepes materiais que so amealhadas com a percepo sensorial, sempre permanecem muito distantes de Bhagavat-tattva, da verdade sobre o Senhor. P.: Se Bhagavn alcanvel atravs do conhecimento auto-evidente (svatasiddha-jna ), ento seramos capazes de alcan-lO com qualquer svatasiddha-jna que possussemos atualmente. Ento qual a necessidade de se estudar as escrituras vdicas?

24

R.: O Veda est presente na existncia de toda alma espiritual pura na forma de svata-siddha-jna . De acordo com os diferentes nveis de diferentes almas no estado materialmente condicionado, esse Veda se manifestar espontaneamente para uma pessoa ou permanecer oculto para outra. Portanto, para ajudar o despertar desse esquecimento das almas condicionadas sobre as verdades eternamente auto-evidentes, o Veda tambm se encarnou na forma de livros escritos que podem ser estudados, recitados ou ouvidos. P.: Ouvimos dizer que Bhagavn s perceptvel atravs de bhakti (servio devocional). Se isso for verdade, ento como podemos dizer que Ele perceptvel atravs de jna e at m de svata-siddha-jna ? R.: O que se denomina svata-siddha-jna nada mais do que o outro nome de bhakti. Quando se fala sobre temas relacionados com a Verdade Suprema (para-tattva), uns chamam isso de jna e outros chamam de bhakti. P.: Por que as escrituras de servio devocional (bhakti-stras) condenam jna? R.: As escrituras devocionais expressam uma grande reverncia por svatasiddha-jna ; na verdade, elas declaram que alm desse conhecimento espiritual puro auto-evidente, no h nada mais auspicioso. Os trs tipos de jna condenados nos bhakti-stras so: 1) indriya-paratantra-jna conhecimento baseado na percepo sensorial e; 2) nirviea-jna o conhecimento da no distino impessoal, que no fundo acaba se resumindo na ausncia do primeiro. P.: Todas as escrituras vdica falam de: 1) karma atividades fruitivas 2) jna conhecimento especulativo e; 3) bhakti servio devocional. Por qual desses mtodos possvel se conhecer Bhagavat-tattva, a verdade sobre o Senhor? R.: Examinando coletivamente as declaraes de todos os Vedas, verificamos que todas elas esto em perfeita harmonia: Alm de Bhagavn no existe mais nada a ser conhecido. Todo karma (atividades fruitivas) mencionado nos Vedas acabam conduzindo a Bhagavn. Quando jna (conhecimento especulativo) evolui para sua condio pura, ento abandonamos todas as dualidades que surgem tanto de viea-jna quanto de nirviea-jna e passamos a ansiar em conhecer Bhagavn. O processo de bhakti (servio devocional) cultivado naturalmente um relacionamento direto com Bhagavn; portanto o Senhor pode ser conhecido atravs de todos os Vedas.

25

4. O Universo Real
P.: Algumas pessoas dizem: "Esse universo falso ele feito s de my." Isso verdade? R.: Esse universo real, mas temporrio e perecvel. As duas caractersticas "real" e "eterno" tm significados separados. O universo material no eterno, porque ele acabar sendo destrudo pela vontade do Senhor. Mas ele uma realidade concreta, no falso. Sempre que as escrituras mencionam que esse universo falso, isso deve ser compreendido como uma declarao que meramente se refere sua temporalidade, sua natureza perecvel. P.: O que My? R.: A potncia divina de Bhagavn (para-akti) composta de uma variedade infinita de energias. Dentre elas, sabemos a respeito de trs em particular; dos princpios de: 1) cit conscincia 2) jva alma espiritual e; 3) my iluso material. A partir da Sua potncia cit, o Senhor manifesta as Suas prprias formas e passatempos (bhagavt-tattva-praka); da Sua potncia jva, Ele manifesta um nmero ilimitado de partculas atmicas de conscincia; da Sua potncia my, Ele manifesta esse universo material. Tudo o que produzido a partir da potncia my perecvel, mas durante a durao dessa manifestao, real.

5. A Diferena (bheda) Real


P.: Uma vez que tanto Bhagavn quanto as jvas so considerados seres conscientes (caitanya), a diferena ente eles real ou apenas imaginria? R.: A conscincia de Bhagavn toda-penetrante (vibhu-caytanya) e a conscincia da jva infinitesimal (anu-caitanya). Essa diferena entre ambos no imaginria, ela real. Bhagavn o Senhor da Sua my-akti, enquanto que as jva esto subordinadas a esta my-akti. P.: Quantos tipos de bheda (diferena) existem? R.: Existem dois tipos de bheda: vyavhaka (relacionada com o comportamento) e tattvika (relacionada com a verdade). P.: O que vem a ser vyavharika-bheda?

26

R.: Isso ilustrado na diferena entre um pote de barro e um pedao de pano. Eles parecem ser coisas diferentes, mas so ambos originados da mesma coisa do solo da Terra. Na condio original como solo, no h diferena entre essas duas coisas (entre o pote e o pano). Esse tipo de diferena denominada vyavharika-bheda. P.: O que tattvika-bheda? R.: quando uma coisa diferente da outra em suas funes, bem como devido sua causa original. Esse tipo de diferena chamado tattvika-bheda. P. A diferena entre a jva e Bhagavn vyavharika ou tattvika? R.: Tattvika. P.: Por que? R.: Porque em nenhuma condio a jva pode se tornar Bhagavn. P.: Ento como deveremos compreender declaraes profundas das escrituras (mah-vkya), como tat-tvam-asi (Voc o que )? R.: O grande sbio Svetaketu recebeu as seguintes instrues: "voc alma espiritual; voc no nasceu da matria, mas da conscincia (caitanya). A partir dessa lio voc no deve nunca considerar que voc a conscincia todopenetrante suprema (vibhu-caitanya)." P.: Ento as declaraes das escrituras sobre a unidade da jva com a refulgncia todo-penetrante do Brahman no so aplicveis? R.: Sob o ponto de vista da jva, a diferena (bedha) entre os dois eterna e sob o ponto de vista do Brahman, a no-diferena eterna. Portanto diferena e no-diferena (bheda e abheda) so ambas eternas e verdadeiras. P.: Como podemos compreender essa concluso contraditria? R.: Devido potncia inconcebvel do Senhor (acintya-akti), todas as verdades contraditrias existem e harmonia perfeita; mas as minsculas jvas, que possuem uma inteligncia muito limitada, pensam que essas coisas so impossveis. P.: Ento por que sempre ficar condenando a filosofia da unidade? R.: Porque aqueles que propem a filosofia da unidade dizem que a diferena tambm eterna, e para provar isso, eles determinaram corretamente a indubitvel verdade de acintya-bhedbheda (a unidade e diferena

27

simultnea). Aqueles que pregam a filosofia de bhedbheda no apresentam defeitos, enquanto que os proponentes quer de bheda, quer de abheda, esto condenados pela sua adeso a apenas um lado da verdade. P.: Quem possui a opinio exclusiva de abheda (no-diferena)? R.: Os nirviea-vds (proponentes da no-distino) s aceitam a filosofia de abheda, enquanto que os saviea-vds (proponentes da distino eterna) no aceitam a filosofia de abheda. P.: Quem aceita a filosofia saviea? R.: Todas as sapradyas vaiavas a aceitam. P.: Quantas sampradyas vaiavas existem? R.: Existem quatro doutrinas vaiavas principais: 1) Dvaita 2) Visia-advaita 3) Dvaita-advaita 4) uddha-dvaita P.: Existe algum desacordo antolgico entre os seus pareceres? R.: Na verdade no existe desacordo entre essas doutrinas, pois todas elas so saviea-abheda (pregam a distino eterna). Nenhuma delas aceita a filosofia de kevala-abheda (somente unidade). Todos esses quatro grupos vaiavas tm afeio pelo Senhor e portanto aceitam os princpios verdadeiros sobre a energia do Senhor (bhagavat-akti). A escola dvaita (os dvaita-vds) diz que quem pertence exclusivamente escola advaita cego. Isso porque os dvaita-vds podem ver a eternidade da dvaita-vda (a doutrina da dualiade). Essa a opinio de r Madhvcrya. Os vasia-advaita-vds dizem que todas as coisas so dotadas de atributos e que portanto no podem nunca ser advaita ou no-duais. Os dvaita-advaita-vds so muito francos em seus pontos de vista, que denunciam claramente a filosofia impessoal de advaita. A doutrina de uddha-advaita tambm condena a filosofia advaita e estabelece a sua prpria concluso enfatizando a forma pura de atributos eternos. Por visualizar e compreender completamente de uma maneira global essas quatro escolas de doutrina vaiava, fica patente que no h desacordo entre elas. P.: Por que r Caitanya Mahprabhu aceitou a doutrina de r Madhvcrya?

28

R.: A caracterstica especial da doutrina de Madhvcrya que ela derrota claramente os equvocos da filosofia advaita. Por manter uma posio vigorosa, o incmodo provocado pela filosofia impessoal eliminado completamente. Portanto, para poder beneficiar e tranquilizar as almas condicionadas desafortunadas que vivem debilitadas pelos atropelos da Kali-yuga, r Caitanya Mahprabhu aceitou a doutrina de r Madhvcrya. Mas ao fazer isso, Ele no minimizou a importncia das outras trs doutrinas vaiavas. Qualquer que seja o tipo de saviea-vda (filosofia da distino eterna) que aceitemos adequada, pois certamente ela trar auspiciosidade eterna.

6. A Jva uma Serva de r Hari


P.: Qual a posio natural eterna (nitya-dharma) da alma espiritual? R.: O nitya-dharma da jva o servio a r Ka (ka-dasya). P.: Qual a posio no natural, a posio cada (vaidharmya) da alma espiritual? R.: A queda da jva ocorre quando: 1) A alma iludida aceita a doutrina da no-diferena (abheda) e procura o nirvana impessoal ou; 2) A alma tola v sentido no prazer material. P.: Por que voc chama essas coisas de no-naturais? R.: Elas so no-naturais porque a alma espiritual feita de conscincia eterna (cinmaya) e a nica natureza eterna de algo que cinmaya a felicidade (nanda) e amor (pt). Na doutrina impersonalista ou nirviea-vda no existe felicidade; a meta definitiva simplesmente negar a alma. E na filosofia de viea-vda materialista, a distino singular da alma espiritual eterna obliterada. Portanto, tanto a aceitao da no-diferena (nirviea-vda) quanto a jada-vda (a busca do prazer material) provocam a queda da jva. P.: Quem busca a felicidade material? R.: As pessoas que esto confusas com o seu karma material realizam atividades fruitivas e se enredam no caminho da ao e reao, e assim vivem atrs da felicidade futura com a esperana de alcanar os planetas celestiais, etc. P.: Quem procura o poder e a influncia na esfera material? R.: Aqueles que alcanaram a perfeio no caminho de aga-yoga (o processo ctoplo de yoga) e aqueles que praticam o caminho de aga-yoga

29

(o processo sxtuplo de yoga), buscam o poder na esfera material que resulta dos frutos do seu misticismo (vibhuti). P.: O sobra para a alma espiritual se voc censura tanto a felicidade materialista quanto o nirvana impessoal? R.: O que sobra a sua prpria jovialidade natural. Esses dois tipos de suposta felicidade so meramente designaes materiais (upadhika); a realizao do xtase natural e eterno da alma no uma designao material (ele nirupadhika). P.: O que vem a ser a verdadeira felicidade natural da alma? R.: A alma espiritual que afastada do seu relacionamento com a matria percebe a felicidade do xtase ao cultivar o seu relacionamento com r Ka, uma felicidade ilimitada a caracterstica da conscincia pura esta a felcidade natural da jva.

7.Os Diferentes Nveis de Jvas


P.: Todas as almas so do mesmo tipo ou existem diferentes nveis relativos? R.: As jvas possuem nveis diferentes. P.: Quantos nveis existem? R.: Existem dois nveis: as que vivem na realidade das suas formas eternas naturais (svarpa) e aquelas que vivem no sonho da sua falsa designao material (upadhi). P.: Qual a designao material da alma? R.: A designao material da alma consiste em todas as formas de my que cativam a alma por ela ter se tornado contrria a Ka. P.: Por que as almas no permanecem na sua posio verdadeira, livres de designao material? R.: As almas que no aceitam nenhuma outra coisa alm do servio como a sua ocupao eterna, que natural na sua posio verdadeira (svarpa). Elas no abandonam a transcendncia para aceitarem designaes materiais. A sua atrao por Ka sempre existente. Mas aquelas que consentem com a noo de egosmo procuram desfrute na sua assim-chamada felicidade individual e se voltam contra Ka. Por essa razo elas so trancafiadas no reformatrio do mundo material feito por my.

30

P.: Seria bom se Ka protegesse as almas espirituais desses equvocos; por que Ele no faz isso? R.: Quanto a isso, gostaria de salientar que o Senhor Ka d s Suas almas espirituais expandidas a qualidade da independncia o livre arbtrio que permite com que elas escolham entre am-lO ou se depararem com as iluses egostas. Se a alma opta por utilizar mal a sua independncia, ento a sua svarpa, ou forma eterna essencial, cai para a posio da matria inerte. Nessa condio aturdida, a alma no pode notar a bem-aventurana da sua verdadeira independncia espiritual, uma felicidade ilimitada, que natural para uma alma feita de conscincia eterna (cit). P.: Qual a forma eterna da jva (svarpa)? R.: A jva feita de cit e desfrutar nanda o seu nico dharma. P.: Quantos nveis relativos existem entre as almas situadas nas suas posies naturais, eternas? R.: Existem cinco nveis, porque existem cinco douras eternas (nitya-rasas) no mundo espiritual. Por estarem naturalmente situadas nas suas respectivas douras, as jvas apresentam diferentes nveis de existncia eterna. P.: Quais so essas cinco douras diferentes? R.: Neutralidade (nta), servido (dsya), amizade (sakhya), paternidade (vtsalya) e afeio conjugal (gra). P.: Por favor, explique o significado dessas cinco palavras. R.: 1) O apego por Ka que no envolve um relacionamento prximo com Ele denominado de nta-rati. 2) O apego por Ka que possui relacionamento pessoal, mas que consiste no humor de servio prestado com temor e reverncia denominado dsya-rati. 3) O apego por Ka que possui relacionamento pessoal, que desprovido de reverncia at o ponto da amizade e confiana denominado sakhya-rati. 4) O apego por Ka que possui relacionamento pessoal e que cheio de sentimentos de cuidados amorosos por Ele (sneha) denominado vtsalya-rati. 5) O apego por Ka que atinge o nvel da familiaridade de amantes e que est dotado com o brilho transparente da beleza denominado gra-rati. P.: H algum aspecto diferente entre amor (rati) e doura (rasa)? R.: O amor nutrido pela combinao de quatro ingredientes: 1) vibhva as caractersticas que o suportam e os estmulos especficos.

31

2) anubhva os 13 sintomas de xtase resultantes. 3) sattvika os oito sintomas aparentes de xtase. 4) vyabhicr as 33 emoes transitrias que o acompanham. A interao divina desses quatro ingredientes estimula a rajada contnua das douras eternamente perfeitas. P.: Quantos nveis diferentes existem entre as condies designadas materialmente? R.: Existem trs condies bsicas: 1) As jvas com a conscincia oculta, como rvores, plantas, etc. 2) As jvas com a conscincia restringida, como animais, aves, etc. 3) As jvas com a conscincia brotando, como as pessoas carentes de devoo, etc. P.: Quantos tipos diferentes de jvas existem levando em conta se elas so materialmente condicionadas ou espiritualmente liberdas? R.: Existem trs tipos bsicos: 1) Nitya-mukta, ou almas eternamente liberadas, que so transcendentais matria. 2) Baddha-mukta, ou aquelas que esto vivendo no mundo material mas no esto presas a ele. 3) Nitya-baddha, ou almas perpetuamente condicionadas, que esto completamente enredadas nas perplexidades materiais. P.: Que tipo de almas perpetuamente condiciondas? so classificadas como

nitya-baddha, ou

R.: Os trs tipos de almas, as que esto com a conscincia oculta, restringida ou brotando, so consideradas nitya-baddha. P.: Quantos tipos de almas baddha-mukta existem? R.: Existem dois tipos: 1) Aquelas com a conscincia florescendo, como os devotos praticantes (sdhana-bhaktas) e; 2) Aquelas com a conscincia completamente florescida, como os devotos que esto desfrutando do manancial de servio devocional extasiante por estarem situadas nas suas douras naturais eternas (sthay-bhva-bhaktas). P.: Onde residem as almas nitya-baddha e baddha-mukta? R.: Elas vivem no mundo de my.

32

P.: Onde residem as almas nitya-mukta? R.: Elas vivem no mundo espiritual de Vaikuha (o local onde no existe ansiedade). P.: Quantos tipos de nveis comparativos de almas possuem a conscincia brotando? R.: existem vrios, mas possvel classific-las grosseiramente em seis tipos genricos: 1) Tribos incivilizadas de pessoas ignorantes, como pulias (aborgenes) e abaras (montanheses), etc. 2) Povos civilizados que possuem um conhecimento e cincia materialistas desenvolvidos, bem como uma nfase na produo de bens materiais em escala industrial; eles no sabem qual a conduta moral apropriada, nem tm uma verdadeira f em Deus; essas so as caractersticas dos mlecchas (povos comedores de carne), etc. 3) Povos que no tm um Deus pessoal, mas esto muito apegados beleza natural do mundo material, como os budistas, etc. 4) Povos cuja tica dotada com uma filosofia e f num Deus imaginrio, como os karma-vds (que adoram diversos semideuses, que fazem o bem com a esperana de serem elevados a plantes mais elevados. Isso se chama f imaginria, porque eles crem que vrios semideuses podem ser equiparados ao Senhor Supremo). 5) Povos que aceitam o verdadeiro Senhor da Criao, mas no Lhe prestam servio devocional. 6) Povos que esto apegados ao nirviea-vda (doutrina da unidade impessoal final), como os jna-kas (aqueles que praticam o caminho do conhecimento espiritual vinculado intelectualidade). P.: Quais so os diferentes nveis dessas classificaes de almas? R.: Das entidades com a conscincia oculta at as entidades com a conscincia brotando, elas so todas classificadas de acordo com o grau da sua dedicao aos princpios do servio devocional ao Senhor (bhakti-tattva). Dentre as entidades com a conscincia florescente (devotos) e as com a conscincia completamente florescida (devotos extticos), os nveis de comparao so bvios.

8. Liberao Alcanar os Ps de Ltus de Ka


P.: Quantos tipos de liberao (moka) existem? R.: Considera-se a existncia de cinco tipos de moka: 1) Slokya ou viver no mesmo planeta que o Senhor. 2) Sari ou alcanar opulncia divina similar do Senhor.

33

3) Samipya ou se tornar um associado ntimo do Senhor. 4) Sarpya ou obter os aspectos corporais similares ao do Senhor. 5) Sayujya imergir na refulgncia impessoal do Senhor. Dentre elas, o sayujya-nirvana, ou a concepo de liberao de imergir na unidade suprema especificamente corao conceito equivocado de nirvieavda (a filosofia da no-diferena). Esse equvoco no deve ser levado em considerao pelas almas tolas. Pelo ponto de vista do Brahman impessoal, essa forma de imerso uma forma de perfeio. Mas quando a alma se torna perfeita por conhecer a verdade da diferena e unidade simultneas (bhedbheda), ento o aspecto da unidade (que inicialmente tinha o poder de obliterar todas as diferenas) incapaz de permanecer proeminente. P.: Ento qual a verdadeira liberao? R.: A verdadeira liberao apenas alcanar os ps de ltus de r Ka, na sua forma mais pura. P.: Por que somente o alcanar dos ps de ltus de r Ka denominado liberao? R.: Porque o abrigo aos ps de ltus de r Ka nos situa automaticamente fora da influncia da matria. As outras formas de liberao so somente situaes temporrias, pois a alma deve cair novamente quando os efeitos esto concludos. A bem-aventurana extasiante de beber o nctar dos ps de ltus do Senhor uma situao permanente; portanto o que mais pode ser chamado de liberao? P.: O senhor pode me dar um exemplo disso? R.: Quando uma lmpada acesa, ela simultaneamente difunde a sua iluminao e destri a escurido. Nesse exemplo, a escurido representa o princpio da liberao impessoal e a luz da lmpada representa o princpio da situao nos ps de ltus nectreos de r Ka. A liz da lmpada perptua, a escurido no . Ela s pode existir por um tempo curto, enquanto que a iluminao da luz eterna.

9. A Adorao Pura de Ka a Causa da Liberao


P.: O que devemos fazer para alcanar a liberao na forma de beber os nctar dos ps de ltus de r Ka? R.: Alcanamos esse nctar por nos dedicarmos adorao devocional pura a Ka (amala-ka-bhajana). P.: O que o senhor chama de amala-ka-bhajana?

34

R.: Quando uma alma ligada ao mundo material, realiza adorao, livre de impurezas, com o nico propsito de alcanar atrao por Ka, isso se denomina amala-ka-bhajana. P.: Quais so as impurezas que dificultam o ka-bhajana? R.: As trs impurezas so o desejo de gratificao sensorial material, o desejo da meta de imergir na refulgncia impessoal e o desejo de possuir poderes msticos. P.: Quais so os desejos de gratificao sensorial? R.: Eles so de trs tipos: o desejo de desfrutar dos prazeres sensoriais mundanos, o desejo de desfrutar alcanando os planetas celestiais materiais na prxima vida e o desejo de desfrutar da paz aparente que deriva da renncia seca. P.: O senhor diz que devemos abandonar a gratificao sensorial, abandonar os princpios religiosos que trazem a felicidade na prxima vida e tambm abandonar a renncia mas como fazer para manter o corpo? Como iremos beneficiar o mundo? Como iremos aliviar os aborrecimentos que surgem do entusiasmo pelos assuntos sensuais? R.: No possvel abandonar completamente tudo o que se refere aos sentidos materiais, aos princpios religiosos que se destinam ao bem-estar do mundo, ou renncia que causa a paz. No entanto, o desejo de desfrutar dessas coisas, bem como os esforos entusiastas para alcan-los, o que certamente devemos abandonar. P.: Como isso pode ser possvel? R.: Realizando apenas todas os deveres corporais, mentais e sociais que so necessrios de acordo com o sistema varnrama-dharma (as divises espirituais da estrutura social). Voc deve realizar todas as essas atividades de maneira tal que elas ajudem satisfatoriamente o seu cultivo do servio devocional a r Ka. Por fazer isso adequadamente, voc ver que no existem impedimentos para o seu cultivo direto da conscincia de Ka pura. Apenas utilize tudo aquilo que venha com facilidade no seu mtodo de vida, para que o cultivo direto da devoo seja nutrido. Isso o ajudar em seu avano divino, pois um estilo de vida assim automtica e simultaneamente satisfaz todas as obrigaes, a religiosidade e a renncia. P.: Deveres materiais e atividades so certamente muito diferentes das verdades espirituais; como realizar dessas atividades pode nutrir a nossa natureza espiritual?

35

R.: O segredo integrar as atividades dos sentidos, o conhecimento materialista e todos os relacionamentos materiais, encaixando-os com as emoes de xtase que fazem surgir o puro ka-bhakti. Apenas dedique todos os sentidos em servir a forma sagrada da Deidade do Senhor. Ilumine a sua alma com puro apego por Ka comendo as sobras da Sua prasda, cante as maravilhosa qualidades de r Ka, cheire a pasta de sndalo e as folhas de tulas que foram tocadas pelos ps de Ka, oua e cante temas sobre Ka, toque as pessoas e as coisas relacionadas com Ka, v ver Ka no templo, etc. Desta maneira todas as suas atividades iro sendo gradulamente oferecidas as Ka e quando essas coisas derem origem ao despertar dos sintomas de xtase, ento os seus impedimentos desaparecero e voc ser conhecido como um devoto (sdhaka). P.: Se eu aceitar um estilo de vida simples com apenas as parcas necessidades para manter o corpo e se eliminar os desejos materiais pela prtica da regulao, ento no devo primeiro alcanar o samdhi atravs do conhecimento e depois ir gradativamente alcanando devoo por Ka? R.: No. Porque o apego aos sentidos e seus objetos esto to firmemente enraizados na conscincia, que mesmo que voc se esforce nas prticas de yoga como yama (controle dos sentidos), niyama (prticas reguladoras) e pratyhara (desviar a mente das atraes mundanas), ainda assim ser muito difcil eliminar o seu relacionamento com as coisas sensuais. A natureza do apego que a menos que voc possa experimentar algo mais elevado, voc no ser capaz de abandonar os seus objetos de estima anteriores. Mas se voc manter esta coisa mais elevada diante de voc, para que o seu fluxo de apegos se dirija para ela, ento poder facilmente abandonar o seu apego pelos antigos objetos de percepo. Portanto, se voc realizar as atividades devocionais que mencionamos, ento apenas isso que consiste em amala-ka-bhajana (devoo imaculada por Ka). P.: Ento o que o senhor denomina smala-ka-bhajana? R.: A adorao de Ka que realizada por algum que mantm a mentalidade de ganho fruitivo, esforos na prtica de yoga, ou esperanas de liberao impessoal, denominado smala (maculado com impurezas). Essas condies impedem que se alcance a verdadeira liberao, o abrigo aos ps de ltus de Ka. P.: Por favor, resuma a condio de algum cuja adorao imaculada. R.: Tornar-se direito simplesmente manter o corpo impecvel, vivendo no mundo material aceitar um estilo de vida como "devoo secundria" a ka-bhakti. Tudo o que fora adquirido na vida sem dificuldade, deve ser aceito como favorvel para o cultivo direto de servio devocional.

36

P.: Quantos tipos de cultivo direto existem? R.: Existem nove tipos: 1) ravaa (ouvir) 2) krtana (cantar) 3) smaraa (lembrar) 4) pada-sevna (servir Seus ps) 5) arcana (adorao da Deidade) 6) vandana (oferecer oraes) 7) dsya (tornar-se um servo) 8) sakhya (tornar-se amigo) e; 9) tm-nivedana (oferecer a totalidade do ser) P.: O que acontecer caso se cultive essas prticas? R.: Com o aparecimento gradual das emoes de xtase, voc experimentar o despertar do puro amor divino (prema). P.: O que prema? R.: Isso no pode ser explicado com palavras; uma doura divina (rasa) voc deve senti-lo e ento voc saber o que . P.: Durante o estgio de prtica de devoo, devemos ter o cuidado com o que? R.: Devemos evitar vikarma (atividades indecentes), akarma (inatividade), estar confuso com o karma, renncia proibicionista, conhecimento estril e ofensas. P.: No que consiste vikarma (atividades indecentes)? R.: Existem inmeras variedades de vikarma vou citar alguns dos pecados mais proeminentes: 1) inveja. 2) crueldade. 3) corao insensvel. 4) violncia contra as entidades vivas. 5) luxria pela esposa dos outros. 6) ira. 7) cobia pela posse dos outros. 8) absorver-se em beneficiar a si mesmo. 9) trapaa. 10) desrespeito. 11) orgulho.

37

12) iluso mental. 13) falta de limpeza. 14) vandalismo. 15) prejudicar os outros. P.: O que akarma? R.: Atesmo, ingratido e no prestar servio para as grandes almas. P.: O que karma? R.: Karma se refere s atividades piedosas, ao cumprimento do dever. Existem inmeras atividades piedosas e vamos citar as mais proeminentes: 1) ajudar os outros. 2) servir aos superiores. 3) caridade. 4) desenvolvimento construtivo. 5) veracidade. 6) limpeza. 7) simplicidade. 8) compaixo. 9) misericrdia. 10) dedicar-se de acordo com as qualificaes. 11) renncia apropriada. 12) considerao imparcial. P.: O que estar confundido pelo karma? R.: quando as aquisies materiais obtidas atravs das atividades piedosas fazem a mente ficar complacente e se desviar do avano espiritual. P.: O que renncia proibicionista? R.: A renncia que praticada com grande esforo denominada proibicionista, ou renncia subversiva. Quando o servio devocional se incrementa, ento automaticamente ocorre a renncia verdadeira; ela ento chamada desapego puro ou renncia apropriada. P.: O que conhecimento estril? R.: O conhecimento que no est voltado especificamente para a verdade eterna da conscincia divina denominado conhecimento estril. P.: Quantos tipos de apardhas (ofensas) existem?

38

R.: Existem dois tipos de ofensas: sev-apardha (ofensas cometidas durante a execuo do servio devocional) e nma-apardha (ofensas cometidas enquanto se canta o santo nome). P.: O senhor pode fazer um resumo sucinto de amala-bhajana (adorao imaculada)? R.: Aceitar o curso da vida num humor de desapego, alcanar o conhecimento puro a respeito do Senhor e cantar as Suas glrias na companhia de pessoas santas isso devoo imaculada.

Evidncias 10. Trs Evidncias


Som Espiritual, Percepo Direta e Lgica P.: O que evidncia (pramaa)? R.: Pramaa a maneira de se determinar a verdade; P.: Quantos tipos de evidncia existem? R.: Existem trs tipos. P.: Quais so eles? R.: O som espiritual (sabda), a percepo direta (pratyaka) e a lgica (anumana). P.: O que o som espiritual? R.: Todas as escrituras vdicas so evidncias na forma de som espiritual, pois elas so a encarnao do conhecimento auto-evidente (svata-siddha-jna ). Apenas eles so a melhor forma de evidncia, no possvel conhecer a verdade que reside eternamente at a matria temporria. P.: Por que o Senhor ou o mundo espiritual no podem ser observados pela percepo direta e pela lgica? R.: A evidncia pela percepo direta (pratyaka) meramente conhecimento acumulado pela impresses sensoriais materiais e a lgica (anumana) pode esboar concluses apenas at o quanto permitam essas mesmas fontes de observao material. Essas duas formas de evidncia s podem dar conhecimento do mundo material e nada mais. P.: Ento por que aceitamos o processo da percepo direta e da lgica para estabelecer a verdadeira meta suprema da vida? 39

R.: Porque eles so a ferramentas eficazes para podermos confirmar a veracidade perfieta da informao recebida atravs de sabda-pramaa (evidncia como som espiritual; os Vedas). Concluso de rla Bhaktivinoda hkura: Chegou o momento de pregarmos todas as verdades importantes como esto descritas no at-sandarbha de r Jva Gosvm: Ka, Ka-akti, Kallmaka-bhagavat-tattva, os dois tipos e almas espirituais expandidas do Senhor (nitya-baddha e nitya-mukta jva-tattva), my-tattva que envolve as jvas cadas, sdhana-tattva (tcnica de devoo), sadhya-tattva (a meta da devoo) todas essas tattvas podem ser separadas em nove categorias de verdade. Essas nove verdades so os princpios mais importantes que podem ser provados (prameya) e o dcimo item a prova (pramaa), que consiste na autoevidncia dos stras vdicos, bem como dos smti (escrituras suplementares) liderados pelo rmad Bhgavatam. Os devotos vaiavas do Senhor no podem assimilar completamente a verdadeira filosofia Vednta sem compreenderem esses dez pontos separadamente.

namo bhativinodaya sac-cid nanda namine bhativinodaya sacgaura akti-svarpaya rpanug varaya te akti-

Como rla Bhaktivinoda hkura anseia os ps de ltus de rla Rpa Gosvm? Esta uma verso coloquial do r Navadpa Bhajana Taraga, versos em bengali onde rla Bhaktivinoda hkura revela a sua verdadeira identidade como uma majar. "...Durante este inconsciente estado de samdhi, numa viso divina da minha prpria revelao pessoal, uma figura maravilhosa aparecer realizando o seu servio constitucional. Ento eu a reconhecerei como sendo eu mesmo, uma criadinha chamada Kamala-majar, uma assistente eterna de Anaga Majar. r Anaga-majar a deusa do meu corao. Esperanosa, ela ir me mostrar grande misericrdia e me apresentar lder do nosso grupo, r Lalit-sakh. Ento ela me dar o servio de preparar cnfora celestial e me revelar os passatempos confidenciais do Casal Divino. Iremos at prximo a r Pulina (plancie arenosa) e veremos a Rsa Maala, a arena circular imaculadamente pura onde Gopendranandana r Ka, rodeado por centenas de milhes de gops, desfruta do passatempo de danar com r Rdhik, a Deusa predominante desta grande dana. assim que Ele est roubando os coraes de todos os seres criados. O esplendor absoluto desta dana artisticamente amorosa no existe em nenhum outro lugar destes trs mundos! Quem quer que por boa fortuna seja capaz de v-la fica

40

profundamente atrado por ela no mesmo instante. Pelo poder desta boa fortuna, se algum realmente alcana o transe de contemplar esta dana divina em seu samdhi individual, nunca ser capaz de abandonar a felicidade pura desta viso estonteante! No serei capaz de descrever a magnificncia deste cenrio contemplado! Vou trancafi-lo em meu corao para vislumbr-lo eternamente. Vivendo no meu bosque, enquanto cultivo esta viso em meu corao, vou prestar servio devocional eternamente sob a direo das sakhs. Anaga-majar sakh, a irm mais nova de r Rdhik, ir me conceder grande misericrdia e me conduzir pessoalmente pelo dhma. A oeste de Rsa Maala deveremos visitar r Dhra Samra (onde sopram brisas gentis) e um pouco mais adiante avistada a enorme figueira-de-bengala chamada Vas Vaa e a grande margem do divino rio Yamun. Ao ser indagada por r Rpa-majar, minha ama Anaga Majar responder: "Esta nova ds ser engajada no servio a Lalit-sakh. O seu nome Kamala-majar e ela muito devotada ao Senhor Gaurga. Por favor, agora seja misericordiosa e permita que ela ingresse no fluxo de servio devocional espontneo para os nossos Senhores." Ao ouvir esta declarao da minha ama, r Rpa-majar tocar o meu corpo suavemente com a sua mo de misericrdia. O seu toque ir me conceder sbita e intensamente a sublime emoo espiritual da devoo amorosa espontnea e o desejo intenso de realizar rpnug bhajana, conforme a adorao que ela mesma faz. Minha compleio como a de um relmpago, minhas vestes cintilam como se fossem estrelas a meia-noite, estou adornada com vrios ornamentos e deverei cair aos ps de r Rpa-majar com uma bandeja de cnfora e pedir a ela o abrigo exclusivo aos ps de ltus de r Rdh. r Rpa-majar e r Anaga-majar ento me levaro para o bosque privativo da encantadora Lalit-sakh, a senhora de Svnanda-sukhada-kuja, onde ela medita eternamente sobre o seu servio aos divinos ps de ltus de Rdh. Deverei cair e oferecer reverncias aos ps de Lalit e ela pedir a Anagamajar que explique a minha identidade. Anaga-majar responder: "Esta uma habitante de Navadvpa que implora para se tornar sua criada e assim servir ao Casal Divino." Com isso, Lalit ficar muito satisfeita e dir a Anaga-majar (a potncia do frescor da juventude feminina personificada): "Oua, querido broto! D a ela uma residncia ao lado do meu bosque. Mantenha-a l e trate de arranjar-lhe o servio que ela deseja. Na hora de realizarmos o nosso servio, leve-a junto e ela aos poucos ir receber a misericrdia de r Rdh. Ser que j vimos algum alcanar o servio ao Casal Divino sem a misericrdia de Rdh?" Ao ouvir estas palavras de Lalit, Anaga Majar me dar uma morada perto do seu bosque, fazendo-me sua serva pessoal. Na hora de ir para o servio ao Casal Divino, ela permitir que eu a acompanhe como uma amiga, com muita afeio e bondade. Realizando os meus deveres, de longe, deverei receber um olhar do Casal Divino. E ento, quem sabe, a prpria rmat Rdhr me dar uma ordem direta, exibindo-me Sua misericrdia pessoal e concedendome a sombra dos Seus ps de ltus. Permanecerei eternamente absorta na

41

realizao deste servio e aos poucos ficarei perita na sua execuo. Com minha percia deverei satisfazer Rdh e Govinda. Como recompensa pelos meus servios, receberei periodicamente ornamentos, prasda, que Eles j usaram... E assim, adorarei Rdh e Govinda permanecendo fixa em meus votos e deverei contemplar eternamente o Rdh Kua e Vndvana. Lembrando os ps de Anaga-majar sakh e permanecendo imersa na bem-aventurana alcanada pelo meu servio particular para os nossos Senhores, me afogarei em exttico prema puro. Este Bhaktivinoda, o servo dos servos do Senhor r Ka Caitanya, est implorando pela residncia em Navadvpa Dhma. Tenho intenso desejo pelos ps de Rpa Gosvm e de Raghuntha Gosvm (Rpa Majar e Rati Majar) e ansioso, a eles imploro para alcanar o meu desejado corpo espiritual perfeito e o servio devocional.

Uma Doce Cano de rla Narottama hkura


Mahrja Uma aula dada por rla Bhaktivednta Nryaa Mahrja durante suas peregrinaes, em 1998, comentando o humor devocional de Narottama hkura, dentro da linha de rla Rpa Gosvm. Enquanto Narottama hkura cantava essa cano, ele se logo se lembrava dos passatempos de r Caitanya Mahprabhu no Gambhira. Como ele viveu talvez cem anos depois de Mahprabhu, nunca teve o darana direto de dEle, mas Mahprabhu deixou-lhe prema numa gruta em Prematal e quando Narottama hkura foi at l, o prema logo entrou no seu corao. E que tipo de prema era aquele? Gaura-prema, que o amor de Rdh por Ka. Sempre que Narottama hkura cantava, sua mente ia direto para Gambhira, onde Mahprabhu vivia chorando enquanto cantava: "Ka! Ka! Haribol! Haribol!" no humor de separao. s vezes os Seus membros se retraam como os de uma tartaruga e at Svarpa Dmodara e Ray Rmnanda no podiam compreender este estgio de separao to elevado. Esse humor de separao at mais intenso do que aquele que foi descrito pelas gops no Bhramara-gt, onde elas sabiam que Ka apenas havia se escondido em algum kuja de Vraja. Mas no Bhramara-gt, quando Ka foi embora para sempre, indo para Mathur e Dvrak, elas perderam toda a esperana de que Ele algum dia retornasse. Por todo tempo em que Ele permaneceu em Mathur e Dvrak, as gops choravam e se lamentavam o tempo todo. Quando Uddhava foi para l, ele se escondeu na entrada de um kuja em Uddhava-kyari. Por no ver Ka, Rdhik estava sem sentidos e parecia que logo iria morrer. As gops passavam o tempo todo colocando um algodo perto do nariz dEla para ver se Ela ainda estava respirando. Elas estavam muito tristes, pensando: "O que vamos fazer? Como vamos fazer para 42

manter rmat Rdhik viva? Se Ela morrer, vamos ressucit-lA e se morrer de novo, vamos ressucit-lA novamente. Nem podemos imaginar uma coisa dessas. Se alguma de ns pudesse imaginar ficaramos chorando o tempo inteiro, nunca iramos sorrir e ficaramos desesperadas. Rdhik estava ali deitada, num cama de ptalas e o calor inconcebvel que emanava do corpo dEla fazia as ptalas secarem.

madhupa kitava-bandho ma spghrim sapatnya kitavakuca-vilulita-ml-kunkuma-smasrubhir na kuca-vilulita-ml-kunkumavahtu madhu-patis tan-manininam prasdam madhutanyadu-sadsi vidmbyam yasya dutas tvam idk yadu(Srimad-Bhag. 10.47.12) (Srimad" abelho, amigo de um trapaceiro, no toque Meu p com os seus bigodes, que esto polvilhados com a cncuma que foi esfregado na guirlanda de Ka quando ela foi esmagada pelos seios de uma amante rival! Que Ka satisfaa as mulheres de Mathur. Quem manda um mensageiro como voc certamente ser ridicularizado na assemblia dos Yadus." Como os ps de Rdhik so os mais doces, fragrantes, macios e mais maravilhosos do que uma flor de ltus, uma abelha estava voando em volta deles e foi ento que rmat Rdhik falou esse verso para ela. Como vivia absorto no humor de separao, Mahprabhu chorava amargamente. Ns ouvimos essas narrativas, mas no as realizamos completamente, pois caso contrrio tambm teramos que chorar. Em Sua loucura divina, Rdhik diz: No toque os Meus ps! Primeiro voc tem que Me dizer de onde voc vem. Acho que voc um mensageiro daquele trapaceiro e por meio de voc Ele vem Me enganar de novo, mas saiba que sou muito esperta. Jamais irei fazer amizade novamente com qualquer pessoa preta, portanto no fique Me rodeando. Ele agora virou o Madhupati em Mathur (que pode tanto significar "o Senhor da dinastia de Madhu" quanto "o Senhor do vinho, um beberro) e agora Ele tem uma grande adega. Voc deve ter bebido na adega dEle e ento Ele mandou voc vir para Me fazer esquecer de todos os defeitos dEle e reatar amizade com Ele. Ele quer que Eu Me comprometa e seja novamente enganada, mas estou determinada a nunca mais Me comprometer com Ele. Voc bebeu tanto que ficou insensvel e louco. Voc no sabe como acalmar uma amante. Uma vez fui amante de Ka e Ele foi o Meu amado, mas agora esta relao acabou. Se Ele pode nos deixar. ento por que no podemos deix-lO? Ele foi embora e partiu para Mathur e depois para Dvrak onde est desfrutando do amor de inmeras rainhas. Por isso Ele j no tem mais nada a ver conosco e ns tambm O deixamos. Ao ouvir o zumbido da abelha Rdhik imaginou isso e disse: amada rainha de Ka... E ento Ela disse:

43

Voc no deve Me considerar como uma amante de Ka, veja l o que fala! No sou amante de Ka e Ele tambm no nosso amante, nem sequer mencione o nome dEle. Por que voc veio para c? rainha, vim arrumar um compromisso. Voc no se aproximou da maneira apropriada. Sei que voc veio de Mathur porque Ele yama, preto e voc tambm preto. Portanto voc veio como mensageiro daquela pessoa preta e os seus bigodes ficaram vermelhos de cncuma. E ento de onde veio isso? Diga-me caso contrrio v embora daqui imediatamente! Minha rainha, estou dizendo a verdade, essa a cor natural dos meus bigodes. Nem sei o que cncuma! Oh no! Voc sabe muito bem. Voc veio de Mathur e quando Ka abraou a esposa de um prncipe em Mathur a cor vermelha dos seios dela ficou manchando a guirlanda de Ka. Quando voc saiu daquela guirlanda e a cncuma continuou nos seus bigodes. Por isso sei que voc veio de Mathur e sempre que Ka resolve acalmar alguma amante voc O acompanha. por isso que o seu bigode est sempre cheio de cncuma. Voc deve voltar para l. No precisa vir para c porque existem milhares de mulheres em Mathur que vo exibir ira de cimes e Ka dever ficar o dia inteiro para acalm-las. Se elas deixaram de ficar com a ira de cimes e se acalmaram, ento volte para cantar a sua cano para elas. Ento elas vo deixar voc satisfeito, vo dar o que voc desejar. Eu sou apenas uma mendicante. Ka tirou tudo o que Eu tinha, no tenho nada a oferecer para voc. Voc realmente deve ir para Mathur, e a vou poder notar que voc s um tolo, igual ao seu amo. A cor do seu corpo e a dos seus bigodes dizem tudo a seu respeito. Sabemos que animais ignorantes tm quatro patas enquanto que os seres humanos que possuem inteligncia superior possuem duas pernas, mas como voc tem seis patas, voc deve ser o maior tolo. Voc deve voltar para Mathur. Ka como voc, pois assim como voc pula de flor em flor, adulando-as, tirando-lhes o nctar e nunca mostrando gratido pelas flores que abandona, Ele se comporta da mesma maneira com as mulheres, que so como flores. Como as flores somos belas, macias, puras e fragrantes, mas esse trapaceiro muito tolo e ingrato como voc. No queremos nenhum compromisso com Ele. Como j conhecemos bem a natureza dEle agora estamos mais cuidadosas. Svmin, no sou uma pessoa desse tipo e nem Ka assim. Voc deve confiar em Mim e tambm em Ka. Ele ama Voc mais do que possvel descrever. Se Ka tem um carter to ruim, ento por que Lakm sempre deseja residir em Seu peito? As corujas tolas no podem ver o sol, mas no somos to tolas. Sabemos que Lakm pode ser iludida pelos galanteios de Ka, mas ns no. Quando Ka aparece sorridente, e faz um lisonjeio, ela logo se esquece da Sua natureza e deseja servi-lO. Mas agora no somos mais to fceis de ser enganadas. Agora estamos sempre atentas. O nome Gaurga aparece nessa cano porque Ele o mesmo yama, mas est sempre se lembrando das qualidades de rmat Rdhik e no humor dEla, Ele

44

se tornou Gaurga. Da mesma maneira que Rdhik chorava ao chamar o nome de Ka, Mahprabhu ficava sem sentidos e sempre chorava ao cantar: "Haribol! Haribol!" E quando Ele cantava krtana, todos os Seus associados como Nitynanda Prabhu, Advaita crya, Svarpa Dmodara e Ray Rmnanda estavam ali presentes. Narottama hkura est lembrando os passatempos de Mahprabhu no Gambhira e est expressando esses passatempos em stras, versos condensados:

`gaurga' bolite habe pulaka arra `hari hari' bolite nayane ba'be nra (1)
Ele diz que lgrimas viro aos seus olhos assim que ele cantar: "Hari! Hari!" Em separao, assim como Mahprabhu e Rdhik fizeram. `Hari' significa quem roubou o corao de Rdhik num kuja, como em Sanketa, e ele est chorando ao se lembrar desses passatempos.

ra kabe niti-cdera koru hoibe nitisasra-vsan mora kabe tuccha habe (2) sasrahabe
Esse humor ocorrer em quem est completamente destitudo de desejos materiais, em quem se esqueceu de tudo nesse mundo e que est sempre pensando: "Sou uma palydas de Rdhik. A svarpa eterna de Narottama hkura como Vilsa-majar e quando ele realiza krtana ele se torna absorto nesse humor de servio. Ele est orando que Nitynanda Prabhu lhe conceda misericrdia para que ele possa se tornar niskicana, sem posses. No devemos nos preocupar com as necessidades materiais, como as gops que abandonaram tudo para trs para se encontrarem com Ka. Devemos pensar: "Somente rmat Rdhik minha, Ela a minha ia-deva e se Ela no for misericordiosa, no tenho nenhuma necessidade de Ka."

viaya chiy kabe uddha habe mana kabe hma herabo r vdvana (3)
A mente deve estar pura, mas simplesmente a pureza no suficiente. Como Ananga-majar, a irm mais nova de rmat Rdhik, Nitynanda Prabhu tambm pode nos conceder o servio a Rdhik. Ele concedeu a Sua misericrdia a Kadsa Kavirja, e ns tambm poderemos ter o darana de Vndvana atravs de Sua misericrdia. No nosso estado condicionado podemos visitar Vndvana, mas no podemos ver Rdh-Ka e as gops. Quando o nosso amor estiver suficientemente maduro, ento poderemos receber o verdadeiro darana de Vndvana como Kavirja o fez e poderemos orar como Narottama hkura est orando aqui. Mas como ele no estava satisfeito com a viso svarpa-siddhi de Vndvana, onde j havia alcanado a perfeio, mas ainda permanecia nesse mundo, ele canta o verso seguinte orando por vastu-siddhi:

45

rpa-raghuntha-pade hoibe kuti rpa-raghunthakabe hma bujhabo se yugala-priti (4) yugalaIsso vir do servio a Rpa e a Raghuntha, Rpa-majar e Tulas-majar. Sem a misericrdia deles no podemos realizar rmat Rdhik como a nossa svmin e entrarmos no Seu servio ntimo. Raghuntha dsa escreveu:

tavaivasmi tavaivasmi / na jvami tvaya vina iti vijna dev tvam / naya mam caranntika (r Vilpa-kusumnjali 96) Vilpa"Sou Sua! Sou Sua! No posso viver sem Voc! Dev (Rdhe) por favor compreenda isso e me traga para os Seus ps. Sem a Sua misericrdia no adianta que eu viva em Vndvana e nem adianta a misericrdia de Ka." Ele tambm escreveu:

pdabjayos tava vina vara-dsyam eva varananyat kadapi samaye kila dev yace sakhyaya te mama namo `stu namo `stu nityam dsyaya te mama raso `stu raso `stu satyam (r Vilpa-kusumnjali 16) Vilpa"Ei Dev (Rdhe)! No estou orando por nada alm do elevado servio direto aos Seus ps de ltus. Ofereo o tempo todo reverncias Sua sakhitva, uma posio como Sua sakh (amiga), mas juro que minha devoo inabalvel ser sempre apenas pela Sua dasitva, uma posio como Sua serva." Ele s orava para se tornar uma palyadas de rmat Rdhik e rla Rpa Gosvm orava:

ha dev! kakubhara-gadgadadya vaca kakubharayace nipatya bhuvi davadudbhatart asya prasdambudhasya janasya ktva gaharvike! tava gae gaana vidhehi
" Dev Gandharvike! Desesperado eu me arremesso ao cho como uma vara e com a voz embargada humildemente imploro que Voc tenha a bondade de ser misericordiosa com esse tolo e que me considere como sendo Seu." Essa posio de palyads to favorvel para servir rmat Rdhik que Ela pensa: "Esta palyads, Rpa-majar realiza um servio doce e maravilhoso para Mim, onde ela est? Quando ela vir e ir Me dar a jia yamantaka, que amiga da jia Kaustubha? Por Me decorar de inmeras maneiras, ela ir Me preparar para o encontro com Ka."

46

Essas so as qualidades especiais de Rpa e Raghuntha e por isso que Narottama hkura usa os nomes deles nesse verso. Jva Gosvm e todos os outros Gosvms tambm possuem esse humor, mas no como Rpa e Raghuntha. por isso que em seus escritos, Kadsa Kavirja Gosvm, rla Visvantha Cakravart hkura e Narottama hkura s oram pela misericrdia de Rpa e Raghuntha. Eles desejam a misericrdia de todos os vaiavas, mas especialmente a misericrdia de Rpa e Raghuntha, pela qual iro realizar os passatempos amorosos de r r Rdh-Ka. As majars no temem v-lOs se encontrando num local isolado, enquanto Lalit, Vikh e as outras sakhs, tm medo que isso acontea. As majars podem ir a estes locais diretamente, sem sentir vergonha e ningum mais pode entrar ali sem servir a estas duas personalidades Rpa e Raghuntha. Se algum deseja se dedicar a rgnug-bhajana, dever seguir os passos deles e alcanar sua misericrdia.

rpa-raghuntha-pade rahu mora a rpa-raghunthaprthan koroye sad narottama dsa (5)


Aqui Narottama hkura est dizendo que sua orao aos seus ps aquela que o tornar capaz de compreender Gaurga, porque Ele est sempre chorando e tudo o que Ele est sentindo no Gambhira, s do conhecimento de rla Rpa Gosvm. Quando Mahprabhu estava cantando um verso durante o Ratha em Pur, somente Rpa Gosvm compreendeu a bhva dEle e comps um verso paralelo numa folha de palmeira. O l-lo, Svarpa Dmodara concluiu que Mahprabhu deveria ter investido diretamente Sua akti ao corao de Rpa Gosvm, para que ele pudesse dar a bhva de Mahprabhu para o mundo inteiro. Em Prayga, Mahprabhu investiu todas as Sua bhvas ocultas no corao de Rpa Gosvm, para que ele pudesse compor os rasastras como o Bhakti-rasmta-sindhu e o Ujjvala-nilama. Dessa maneira, se Rpa Gosvm e Raghuntha dsa Gosvm forem misericordiosos conosco, poderemos compreender algo sobre o que Vndvana, o que mdhurya-rasa e quem Caitanya Mahprabhu, qual o propsito da vinda dEle e porque Ele sempre estava chorando no humor de grande separao. Oramos para Narottama hkura, para que ele seja misericordioso conosco para que possamos realizar completamente todas essas coisas.

`gaurga' bolite habe pulaka arra `hari hari' bolite nayane ba'be nra (1) nayane ra kabe niti-cdera koru hoibe nitisasra-vsan mora kabe tuccha habe (2) sasraviaya chiy kabe uddha habe mana kabe hma herabo r vdvana (3) rpa-raghuntha-pade hoibe kuti rpa-raghuntha-

47

kabe hma bujhabo se yugala-priti (4) yugalarpa-raghuntha-pade rahu mora a rpa-raghunthantha prthan koroye sad narottama dsa (5)
"Quando chegar este momento em que meu corpo ficar arrepiado ao cantar o nome `Gaurga'? Quando meus olhos se enchero de lgrimas assim que eu cantar os santos nomes de `Hari! Hari!'? E quando a lua de Nitynanda Prabhu me conceder a Sua misericrdia? Quando os meus desejos materiais se tornaro pequenos e insignificantes? Quando minha menter se purificar das ansiedades e desejos materiais? Quando verei r Vndvana? Quando seguirei avidamente o caminho de r Rpa Gosvm e de r Raghuntha Gosvm? Atravs das suas instrues serei capaz de compreender o divino amor de r Rdh e Ka. Minha nica aspirao alcanar os ps de ltus de r Rpa Gosvm e r Raghuntha dsa Gosvm. Essa prece constante de Narottama dsa."

Llsa Anseios
Prrthan, de rla Narottama dsa hkura Mahaya, canes 16 a 19. Essa uma verso na forma coloquial de algumas canes do Prrthan, onde rla Narottama hkura revela sua identidade como majar, um criadinha eternamente a servio de r Rpa-majar em Goloka Vndvana. Os ps de ltus de r Rpa-majar so a minha verdadeira riqueza. Eles so o objetivo do meu bhajana e do meu pja. Eles so o tesouro do meu corao, meus ornamentos e a vida da minha vida. Para mim eles so os reservatrios de toda rasa e a satisfao de todos os desejos. Eles so a concluso da religio dos Vedas e a meta de todos os meus votos, austeridades e o cantar dos meus mantras. Eles so o propsito de todas as minhas atividades religiosas. Pelos poder desses ps de ltus minhas atividades se tornaro favorveis devoo, ser alcanada a perfeio espiritual e com esses olhos serei capaz de ver realmente. A beleza extica dos ps de ltus de r Rpa-majar brilharo como a lua sobre o ltus do meu corao tanto de dia quanto de noite, e assim, daro alvio para o sofrimento da minha alma. A serpente na forma da sua separao envenenou o meu corpo inteiro. meu senhor, por favor, conceda-me a sua misericrdia. Me d a sombra dos seus ps de ltus. Narottama dsa busca refgio em seus ps de ltus. Ouvi da boca dos devotos puros que pela misericrdia de rla Rpa Gosvm podemos alcanar os ps de ltus de r Rdh e Ka.

48

meu senhor, Santana Gosvm e associados de Gaurga, por favor, tenham a bondade de satisfazer os meus desejos. Permitam que a misericrdia de rla Rpa Gosvm me alcance e quem quer que tenha se abrigado nele seja o meu mestre. Quando ser que o meu senhor, Lokantha Gosvm, me levar com ele e me colocar aos ps de ltus de r Rpa? Ser que algum dia as sakhs mais ntimas iro castigar o seu servo Narottama dsa? Quando chegar o momento auspicioso, quando r Rpa-majar ir me aceitar como a sua nova criadinha? Ela ir me ordenar: Arrume isso logo; para o servio de r r Rdh e Ka! Com um sentimento de alegria e com inocncia pura, irei executar a sua ordem rapidamente. Pegarei os ingredientes para o servio dEles numa travessa de ouro, juntamente com gua perfumada, num pote furado! E levarei tudo imediatamente diante dEles. Quando acontecer uma situao assim? Ao me verem amedontrada atrs de r Rpa, Rdh e Ka sorriro com bondade e diro para r Rpa: Onde voc arrumou essa nova criadinha? Ao ouvi-lOs dizer isso, r Rpa ir responder: Majull foi quem a trouxe e deu-a para mim. Pude notar que ela era muito meiga e humilde, e por isso coloquei-a no servio. Vou mant-la por aqui! r Rpa quem dir isso diretamente para Rdh e Ka e ir colocar Narottama dsa no servio a Eles!

Deliberaes Sobre a Origem da Alma


Por rla Bhaktivinoda hkura. Extrado do Jaiva Dharma, Captulo 15 e traduzido do original em bengali por devotos traduzido bengalis eruditos sob a direo de rla Bhaktisiddhnta Sarasvat hkura. (publicado pela r Gauya Maha, Madras) Nesse dia Vrajantha chegou a rvasagana um pouco mais cedo, quando os devotos de r Godruma chegaram em rvasagana logo antes do anoitecer para poderem assisitir ao aratrika da tarde. r Premadsa Paramahasa bbj, Vaiavadsa, Advaitadsa e outros, sentaram-se na prgula diante do aratrika. Ou ver a efuso de sentimentos daqueles vaiavas de Godruma, Vrajantha pensou: "Na associao deles deverei realizar o meu objetivo." Notando a sua face amvel e atitude devocional, todos o abenoaram. Dali a pouco, quando eles partiram de r Godruma para o sul, o velho Raghuntha bbj Mahasaya notou lgrimas incessantes caindo dos olhos de Vrajantha. Ele acalentava um grau estranho de afeio e o bbj perguntou-lhe: Oh! Por que voc est chorando? Vrajantha respondeu humildemente: 49

mestre, minha mente saiu do srio devido s suas instrues e associao; tudo em nossa vida mundana parece inspido e insubstancial. Estou ficando impaciente em alcanar a proteo dos ps de r Gaura. Hoje surgiu uma pergunta em minha mente: Quem sou eu realmente e por que vim para este mundo? Bbj Mahasaya respondeu: Voc me glorificou com essa sua pergunta. Quando o dia verdadeiramente auspicioso surge para uma jva, essa a pergunta que ela faz em primeiro lugar. No restar mais nenhuma dvida em sua mente quando voc ouvir o quinto loka do Daamula e o seu significado. Assim como uma centelha sai do fogo abrasante, da mesma maneira de r Hari, o sol-cit, saem inmeras jvas, cits a atmicas. Apesar delas no serem diferentes de r Hari (no que diz respeito sua constituio cit), elas no entanto esto sempre separadas dEle. A diferena eterna entre Deus e as jvas essa, Deus a entidade por cuja virtude especial a potncia my sempre a Sua servial controlada, Ele por natureza o Senhor dela; enquanto que aquele que por sua natureza capaz de ficar sob a influncia de my-prakti, mesmo quando liberado, uma jva. Vrajantha: Essa concluso excelente, sem dvida. Desejo conhecer o que suporta a sua autoridade segundo os Vedas; apesar das palavras do Senhor serem to boas quanto os Vedas, no entanto quando elas esto fundamentadas no que est escrito nos Upaniads, as pessoas sero levadas a admiti-las como conclusivas. Bbj: Diversas declaraes vdicas corroboram essa verdade; s estou citando algumas delas; oua. No Bhadranyaka: "Assim como pequenas centelhas saem do fogo, da mesma maneira todas as jvas saem de Deus" e "Essa entidade (jva) tem dois lugares: essa regio material e outra regio (cit); existe uma terceira regio fronteiria (tataha) formando a juno das duas; permanecendo neste local de juno, ela v ambas as regies, essa e a outra." Assim se declara a caracterstica fronteiria da potncia jva. Esse Upaniad continua declarando: "Assim como um grande peixe num rio s vezes visita a margem este e outras vezes a margem oeste, as jvas tambm se movem para ambos os lados: o do sonho (ignorncia) e o do despertar (consciente)." Vrajantha: Qual o significado de `tataha' aprovado pela filosofia vednta?

50

Bbj: A linha entre a gua de um rio e a terra da margem denominada a `tata'. A terra contgua gua, ento onde est o `tata'? O `tata' apenas uma linha discriminando a terra da gua. O `tata' uma linha muito fina de distino que no discernvel ao olho nu. Se o mundo cit for comparado gua e o mundo myka ou material terra, ento o `tata' a fina linha dividindo uma da outra, o local da potncia jva esta linha de juno entre os dois mundos. Assim como existem os tomos brilhantes de raios dom sol, tambm existem as jvas; elas por um lado podem ter a viso do mundo cit e por outro esse mundo construdo por my. A potncia cit de Deus ilimitada e a Sua potncia my tambm enorme, entre elas esto as inmeras jvas diminutas. As jvas emanam da tataha-akti (potncia limtrofe) de r Ka; portanto a natureza delas ser tataha (potncia limtrofe) de r Ka. Vrajantha: De que tipo essa natureza `tataha'? Bbj: Nela pode-se ter uma viso de ambos os lados, uma posio mediana entre dois mundos. A natureza tataha a de poder ficar sob o controle das duas potncias (cit e my). O `tata' (linha de demarcao) pode entrar no rio devido fora erosiva da gua e depois pode novamente voltar a ser terra, quando o rio seca. Se uma jva volta a sua viso para r Ka, ela se firma na Ka-akti (ou seja, cit), mas se ela se volta para my e se desvia de Ka (torna-se aptica por Ele), cai na armadilha de my e fica atada nela. Essa natureza `tataha.' Vrajantha: My tem alguma coisa a ver com a constituio da jva? Bbj: No, a jva constituda de material cit; por ser excessivamente diminuta ela dominada por my por falta de fora cit. Em sua constituio no h nenhum trao de my. Vrajantha: Ouvi meu professor dizer que este Cit Brahaman ao ser envolvido por my se tornou jva; assim como o cu ilimitado se torna ghakasa; ou seja, o cu de um pote fica encoberto por ele, e da mesma maneira a jva que Brahman por natureza se torna um ser quando encoberta por my. O que isso significa? Bbj:

51

Isso apenas my. Como my pode tocar o Brahman? Se voc disser que o Brahman no tem potncia, ento como haver a Sua proximidade com my? Quando a potncia de my no-existente? O Brahman no pode se submeter a tal condio miservel, de ser encoberto por my. Se potncia paraakti (a potncia essencial) do Brahman estiver animada, ento como my, que uma potncia insignificante, pode derrotar a potncia cit e criar a jva a partir do Brahman? O Brahman infinito: Como Ele pode ser dividido em duas partes como se fosse o grande cu e o cu do pote? A ao de my sobre o Brahman no pode ser admitida. My no tem autoridade sobre a criao das jvas; apesar da jva ser atmica, ela superior a my. Vrajantha: H algum tempo atrs, um professor disse que a jva um reflexo do Brahman. Assim como o sol refletido na gua, o Brahman tambm refletido em my para se tornar a jva. O que tambm isso significa? Bbj: Isso tambm myvda. O Brahman no tem limites; uma coisa ilimitada no pode ser refletida. Os Vedas no aprovam o confinamento do Brahman em alguma fronteira. A teoria do reflexo muito abominvel. Vrajantha: Noutra ocasio um sannys campeo mundial de filosofia, disse que a jva no uma entidade real; o conceito de jva surgiu da iluso; quando a iluso se acaba, permanece somente o Brahman indiviso. O que significa isso? Bbj: Isso tambm myvda e no tem fundamento. De acordo com a declarao do ruti: "ekamev advitiya" o que mais pode haver alm do Brahman? Quando no h nada alm do Brahman, de onde vem a essa iluso? Se disser que ela vem do Brahman voc torna o Brahman insignificante e O mantm como no sendo o Brahman. Se formos admitir uma existncia separada sob o nome de `iluso', ento a verdade de `advaya-jna' eliminada. Vrajantha: Um brhmaa erudito aqui de Navadvpa estabeleceu que no existe jva mas apenas o Brahman nico que em Seu sonho cria por bem ou por mal; quando o sonho acaba, a jva Brahman. Que tipo de declarao essa? Bbj:

52

Isso tambm myvda. A transformao do estado de Brahman para o de jva e o sonho no que isso est fundamentado? Citando os exemplos da concepo de prata e prola ou daquela da corda parecendo ser uma cobra, os myvds no podem manter advaya-jna, essas jogos de palavras foram feitos para encantar e fascinar o povo. Vrajantha: Deve se admitir que na criao da jva my no tem nada a fazer; tambm compreendo que my pode exercer o seu poder sobre a jva. Agora a minha pergunta se a potncia cit disps a jva na fronteira natural do tataha. Bbj: No, a potncia cit a potncia plenria de Ka, tudo o que ela produz realizado eternamente; a jva no realizada eternamente; quando ela se torna realizada atravs de prticas (sdhana-siddha), ela desfruta de bemaventurana como as entidades eternamente realizadas. Os quatro tipos de confidentes de Rdh (que iremos descrever em outro ponto) so eternamente realizadas; seus corpos quase iguais, com discretas variaes, ao de rmat Rdhik que essencialmente a cit-akti. As jvas se originam da jva-akti de r Ka. Cit-akti a akti plenria de r Ka, enquanto que a jva-akti uma akti incompleta. Da potncia plenria so produzidas entidades completas, mas da potncia incompleta surgem as jvas atmicas (parcelas de cit). Ka manifesta entidades de diferentes tipos de acordo com o tipo de akti que Ele aplica. Quando estabelecido na Sua cit-akti essencial, Ele revela a Sua natureza essencial como o prprio r Ka ou como r Nryaa, o Senhor de Vaikuha. Quando Ele deseja ter Seus associados, Seus serviais `nitya parada' no Seu plano transcendental de Goloka-Vndvana, Vaikuha, etc., Ele cria esses paradas eternos a partir de Baladeva, como jvas nitya-muktas desses mundos divinos. Ele revela as trs formas de Viu: Karanodakaay, Kirodakaay e Garbhodakaay. Em Vraja Ele revela a Sua prpria natureza como Ka com cit em plenitude; como Baladeva, Ele revela as jvas associadas, que so eternamente liberadas, para a realizao dos oito tipos de servio para Ele como r Ka. E novamente no Paravyoma (Vaikuha), Ele, como ankaraa, revela as jvas associadas eternamente liberadas para a realizao dos oito tipos de servio para Ele como r Nryaa. O Mah Viu, a encarnao de ankaraa, estabelece-se no corao da jva-akti como o Paramtm e cria as jvas da tataha-akti. Essas jvas so susceptveis influncia de my. At que devido graa divina elas se abriguem na hldinakti (a potncia que concede a bem-aventurana), elas esto sujeitas a serem encobertas por my. Inmeras jvas, que se tornam cativadas por my, ficam

53

sujeitas s trs guas de my (sattva, rajas e tamas). Desta maneira, a concluso que a jva-akti que gera as jvas e no a cit-akti. Vrajantha: J ouvi dizer que o mundo cit eterno e as jvas tambm o so. Ento como o aparecimento, a criao e revelao de entidades eternas pode ser possvel? Se elas se revelam num determinado momento e depois deixam de se revelar, como possvel que elas sejam eternas? Bbj: O tempo e o espao como voc os percebe no mundo material so diferentes do tempo e espao do mundo cit. O tempo no mundo material est dividido em perodos: presente, passado e futuro; enquanto o tempo no mundo cit sempre presente e no h estas divises. Todos os eventos relacionados com cit so concebidos como presente. Tudo o que descrevemos est sob a jurisdio do tempo e espao materiais; portanto enquanto dizemos "as jvas so criadas", "as jvas so cativadas por my", "o mundo cit foi revelado", "no existe a funo de my na constituio das jvas, e sim a funo de cit" est havendo a influncia do tempo material na nossa declarao. Esse tipo de descrio inevitvel nessa nossa condio cativa. Por esta razo, em todas as nossas descries sobre as jvas e cit, no podemos nos livrar da influncia do tempo mundano passado, presente e futuro que se manifesta nessas descries. Por terem uma concepo interior de tais descries, as pessoas que tm o juzo verdadeiro, concebem a aplicao do tempo sempre presente. Meu caro, voc deve ser muito cauteloso ao deliberar sobre essas coisas e sentir a presena de cit, desprezando o inevitvel dissabor das palavras. Todos os vaiavas dizem que as jvas ficaram cativadas por my por terem se esquecido de sua verdadeira natureza, mas todos eles sabem que as jvas so entidades eternas, que elas so de dois tipos: as eternamente cativas e as eternamente liberadas. Tais declaraes se devem inteligncia humana, que est sujeita a erros e omisses. Mas uma pessoa impassvel forma uma concepo da verdade transcendental atravs de cit-samdhi. Nossas declaraes so materiais, e o que quer que comentemos est sujeito poeira das palavras, mas voc ir sentir qual a verdade. Aqui a argumentao no tem terreno, pois v a tentativa de aplic-los a verdades inescrutveis. Sei que voc no ser capaz de realizar essa verdade em um instante. O quanto mais voc cultivar os assuntos cit, mais ficar evidente a diferena de cit da matria. O seu corpo material, todas as funes do corpo so materiais, mas na realidade, voc no matria, voc uma entidade atmica cit (consciente). Quanto mais voc souber de si mesmo, mais sentir sua natureza essencial como sendo superior ao mundo material. Se voc apenas voc ouvir isso de mim, o que lhe disser no lhe trar benefcio algum. Quanto mais voc desenvolver o seu carter cit atravs do culto de harinma, melhor ser a sua concepo do mundo cit. A mente e a fala tm a sua origem relacionada com a

54

matria, elas no podem tocar os assuntos cit, mesmo atravs de um grande empenho. O ruti diz que: "D'Ele, (do Brahman) as palavras voltam com a mente sem alcan-lO." Eu aconselho que voc no pea a ningum a deciso sobre isso; sinta voc mesmo. S lhe dei um indcio. Vrajantha: Se a jva um raio atmico do sol cit (consciente), como centelhas de um fogo abrasante, ento qual a funo da jva-akti? Bbj: Ka auto-refulgente com um fogo abrasante ou como o sol, dentro da rbita do sol-cit, tudo pleno do aspecto cit; fora dele, os raios irradiam para bem longe. O espectro uma molcula da svarpa-akti, os raios dentro dele so seus tomos e as jvas so como esses tomos. A svarpa-akti exibe a regio dentro da rbita do sol; a funo da regio fora da rbita a da jva-akti, que a parte atmica da cit-akti. Portanto somente as funes relativas jvaakti so inerentes s jvas. De acordo com o ruti, que diz Sua (de Deus) para (suprema) akti (energia) de diferentes tipos, a para-akti que cit-akti, vem das suas prprias regies como jva-akti e sempre exibe a jva eterna como raios do sol na regio fronteiria entre a regio cit e a regio de my. Vrajantha: O fogo abrasante material, o sol tambm material e as centelhas tambm so materiais. Por que esses objetos materiais so usados como exemplos no caso de cit-tattva (verdade relativa a cit)? Bbj: Eu disse a voc que tudo o que falei sobre o tema cit com palavras que so materiais, est encoberto pela poeira, por isso fui compelido a dar esses exemplos. Como no h outra maneira, tive que explicar temas cit usando as palavras "fogo", "sol", etc. Na realidade, Ka bem diferente e muito superior ao sol e a regio cit extremamente superior ao brilho da rbita solar; o espectro solar e seus raios diminutos so extremamente inferiores ao espectro de Ka e seus raios. Mesmo assim, os exemplos que usamos considerando apenas os pontos de semelhana, so exemplos que evidenciam apenas parcialmente e que no se aplicam em todos os casos. As funes do sol e dos raios do sol so as de revelar a beleza deles prprios e das outras coisas e a analogia foi usada apenas para indicar o aspecto auto-revelador e a capacidade de revelar as outras coisas, como ocorre com cit-tattva; mas o poder de ignio e a materialidade do sol no se aplicam como exemplos de temas cit. Quando dizemos que o leite como gua, s pretendemos salientar o aspecto lquido do leite, de outra maneira como caraterizar o leite? Portanto os exemplos s explicam o carter de um determinado aspecto das coisas e no todos os aspectos.

55

Vrajantha: Como possvel que o espectro do sol-cit e seus raios atmicos, apesar de no estarem separados do sol, serem diferentes? Bbj: No mundo material quando uma coisa provm de outra, ou ela se torna completamente separada ou permanece aderida, pois isso uma propriedade da matria. Quando o ovo sai da galinha, ele permanece separado dela e j no mantido nela. As unhas e o pelos do corpo humano apesar de crescerem para fora do corpo, so mantidos junto dele at que sejam cortados. Nos assuntos do mundo cit existem algumas peculiaridades. A despeito do que quer que tenha sado do sol cit, tudo simultaneamente distinto dele e no-distinto dele. Assim como o espectro solar e os raios que saem do sol permanecem o mesmo, de maneira anloga o espectro de Ka, a jva-akti e os raios atmicos, as jvas, que saem do sol-Ka, sempre permanecem no separadas dEle; e mesmo sendo no separadas, diferentes jvas, possuidoras de diferentes partculas de volio independente, mantm-se sempre separadas de Ka. Portanto a verdade sobre as jvas serem tanto distintas quanto no-distintas de Ka um fato realizado eternamente. Este o aspecto especial dos temas cit. Os cientistas s citam um exemplo parcial da matria: h uma poro de ouro e com um pouco dele feita uma jia. A jia no-distinta da poro de ouro quanto ao aspecto de ser ouro, mas distinta da poro de ouro quanto ao aspecto de ser uma jia e no uma poro de ouro. Esse exemplo no se aplica em todos os aspectos, mas funciona de uma maneira particular; no aspecto de serem cit, o sol-cit e a jva-cit so no-distintos, mas quanto ao aspecto de serem respectivamente o cit plenrio e o cit atmico, h distino entre eles de acordo com as circunstncias. O exemplo da ghatakasa (a poro do cu dentro do pote) e mahkasa (o cu como firmamento) no aplicvel em cit-tattva. Vrajantha: Se um objeto cit (consciente) e a matria mundana so genericamente diferentes um do outro, ento como um pode ser exemplo para o outro? Bbj: No h tais distines de classes entre a matria cit e jada (mundana), como existem diferentes classes de matria mundana, que os seguidores do sistema de filosofia nyaya denominam nitya (permanente). J disse que a somente cit algo verdadeiro e que jada uikara (estado degradado). Existem inmeras semelhanas entre uma coisa pura e seu estado degradado. A coisa degradada se torna diferente da coisa pura, mas h alguma similaridade em muitos aspectos. O gelo pode ser considerado um estado degradado da gua e

56

se torna diferente da gua, mas ainda existe semelhana no que diz respeito s propriedades da gua como a frieza, etc., apesar desta semelhana no existir entre a gua fria e a gua quente, elas se assemelham no aspecto comum da liquidez. Desta maneira uma coisa degradada mantm algumas propriedades em comum com a coisa pura. Assim, apesar do mundo material ser um aspecto deteriorado do mundo cit, um tema cit pode ser deliberado com a ajuda de um exemplo da matria mundana, utilizando a semelhana da propriedade cit disponvel no caso. E novamente, adotando o princpio da viso da estrela Arundhati (uma pequena estrela no grupo da Pliades na constelao de Touro, visvel com por paralaxe, ao se comparar sua posio com outra estrela do grupo) as propriedades sutis da matria cit so concebidas com a deliberao da matria crua e pervertida desse mundo material. A ll de r Ka totalmente transcendental ou supra-mundana, no h qualquer mcula de matria mundana nela. Os passatempos de Vraja, como descritos no rmad Bhgavatam so transcendentais e quando os temas descritos neles so lidos por um grupo de pessoas, eles produzem efeito sobre elas de acordo com as suas respectivas competncias. Os membros da audincia, que esto completamente apegados aos assuntos mundanos, ouviro sobre as atividades de um heri e herona comuns, desfrutando dos embelezamentos retricos de temas materiais; aqueles que tm competncia intermediria adotaro os princpios da viso da estrela Arundhati para verem os passatempos de uma maneira aproximada com as descries materiais; enquanto que aqueles que tm uma competncia superior mergulharo nos sentimentos puros desfrutveis nos passatempos e que esto alm do escopo da matria mundana. Que outras maneiras apropriadas existem para treinar as jvas alm da aplicao desses princpios? Como pode haver um recurso apropriado para as jvas aprisionadas, quanto a um tema onde o poder da fala no funciona e o poder mental admite defeitos? No temos nenhum outro meio alm de alguns exemplos com boas semelhanas e usando o mesmo princpio da visualizao da estrela Arundhati. Nos assuntos mundanos s verificamos distino e nodistino, mas esse no o caso ao analisarmos a Entidade Suprema. Entre Ka e Sua potncia jva deve se admitida a inconcebvel distino e nodistino. Vrajantha: Em que reside a distino entre o Senhor Supremo e as jvas? Bbj: Primeiramente devo explicar a no-distino eterna e depois mostrar a distino eterna. Deus em Sua natureza consciente, desfrutador, pensante, auto-manifesto, manifesta os outros e uma alma que age como quer. A jva possui todas essas caractersticas. Por ser o possuidor da potncia plenria, Deus possui essas propriedades em sua extenso mais ampla, enquanto que a jva, por possuir apenas uma potncia atmica, possui essas propriedades numa

57

extenso diminuta. Apesar de haver uma distino entre a natureza essencial e o carter, no que se refere posse dessas propriedades necessrio fazer distino entre Deus e jva. Por ser o possuidor da Sua prpria potncia em sua amplitude total, Deus o amo da svarpa-akti (potncia natural), da jva-akti e de my-akti. A potncia est sob o controle dEle e O serve, Ele o dono da potncia e Sua potncia age sob a Sua vontade essa a natureza essencial de Deus. Apesar da jva ter todas as propriedades de Deus em escala diminuta, ela est sujeita a my. A palavra `my' usada no Daamula (ver o quinto captulo do "Vaiava-ml-siddhnta," pg... ) no denota apenas jada-my (a my mundana), ali ela significa svarpa-akti. Isso significa, ao derivarmos, que my o nome da akti que faz Ka conhecer o mundo cit, o jva e o material, e como tal, my ali denota svarpa-akti e no jada-akti. Ka o Senhor de my, enquanto que a jva est sob o controle dela. Por isso, o Svetasvara Upaniad diz o seguinte: "De toda essa diversidade (que os Vedas descrevem) o Senhor de my cria o universo e a outra (a jva) confinada nele por my. Saiba que my Sua prakti (natureza) e que o Amo de my o Deus Supremo. Todos esses universos esto impregnados por essa Sua akti." Na sentena do Veda, a palavra may (Amo de my) denota Ka, o controlador de my, prakti significa potncia plenria. Esses atributos so adorados por todos e a Natureza so as propriedades especiais de Deus. Elas no esto presentes nas jvas, mesmo quando estas so liberadas, no podem ter esses atributos. O Brahma Stra diz: "As jvas liberadas so capazes de realizar todas as coisas exceto as atividades do universo sua criao, manuteno, destruio, etc." Nessa sentena fica admitida a distino eterna entre Deus e a jva. Essa distino eterna no imaginria, mas sim uma verdade eterna, essa distino nunca chegar ao fim em nenhum estgio. Portanto saiba que esta uma declarao fundamental: "A jva uma serva eterna de Ka." Vrajantha: Se a bheda (distino) eterna um fato consumado, ento como podemos admitir abheda (no-distino)? Devemos admitir que h um estgio denominado nirvana (aniquilao)? Bbj: No, esse no o caso. Em nenhum estgio a jva no-diferente (idntica) de Deus. Vrajantha: Ento por que voc proclama a doutrina acintya-bheda-abheda, da inconcebvel diferena e no-diferena? Bbj:

58

No que se refere a cit-dharma (carter consciente) existe abheda eterna entre Ka e a jva, mas no que se refere svarpa (natureza essencial) existe bheda. Apesar da abheda eterna, a concepo de bheda eterna. Apesar da abheda-svarpa ser um fato consumado, no h qualquer indicao relativa a qualquer estgio. Sempre onde h alguma indicao de acordo um determinado estgio, a manifestao da bheda eterna mais forte. Por exemplo, se dissermos que uma casa est simultaneamente "com Devadatta e sem Devadatta", ento a indicao eterna de estar com Devadatta ser sempre contnua, mesmo que de acordo com alguma considerao ela possa estar sem Devadatta. Vou citar outro exemplo do mundo material: O cu matria mundana, mesmo que haja um recipiente para o cu, apesar do recipiente, s h a indicao do cu; portanto a indicao de nitya (eterna) bheda que h na entidade abheda, s uma indicao do objeto. Vrajantha: Ento, por favor, fale com mais clareza sobre a natureza eterna da jva. Bbj: A jva anu-caitanya (conscincia atmica), dotada do atributo de jna (conscincia), predicada pelo termo `aham' (ego), desfrutadora, pensante e compreendedora. A jva tem sua natureza eterna, esta natureza astral. Assim como no corpo grosseiro, as mos, pernas, olhos, nariz, orelhas, etc estando arranjados apropriadamente, manifestam a natureza grosseira, a mesma maneira, o corpo consciente atmico, perfeito em todos os aspectos, manifesta a sua natureza consciente atmica e esta a natureza eterna da jva. Quando ela capturada por my, seu corpo natural fica encoberto com dois corpos fenomenais: um chamado liga-sarira (corpo sutil) e o outro corpo grosseiro. O corpo sutil um disfarce sobre o corpo de natureza atmica consciente; este corpo sutil inevitvel desde a ocasio em que a jva capturada at a ocasio em que emancipada. Na poca de nascer novamente, apenas o corpo fsico grosseiro se submete a mudanas. O corpo sutil (de uma alma cativa) apenas um; na poca em que h a mudana do corpo grosseiro, ele vai embora levando todos os desejos relativos ao karma acumulado por ele antes de aceitar o corpo subsequente. A natureza da jva que obteve um corpo novo formada de acordo com o instinto transmitido do nascimento anterior e se desenvolve de acordo com os novos desejos. E ela obtm a sua casta de acordo com a sua natureza. O karma ou ao, resulta do varnrama (casta ou estgio de vida) e depois da morte, ela obtm um curso similar. A primeira cobertura para a natureza eterna o corpo sutil (ou mente) e a segunda cobertura grosseira (corpo fsico). Vrajantha:

59

Qual a diferena entre o nitya-sarira (corpo eterno) e o liga-sarira (corpo sutil)? Bbj: O corpo eterno cit atmica (conscincia), imaculado e realmente baseado no aham (ego). O corpo sutil constitudo por trs degeneraes: mana (mente), buddhi (intelecto) e ahamkara (egotismo). Vrajantha: A mente, intelecto e egotismo tm natureza mundana? Se eles tm esse atributo, como podem ser realizadas as suas funes conscientes? Bbj: Preste ateno no ditame do Gt: "Deus com Sua cit-akti (potncia consciente) tem duas praktis (aktis) para (superior) e apara (inferior) no primeiro caso a para-akti conhecida como jva-akti e a apara-akti como jada (matria mundana) ou my akti. A jva-akti cit-kana (conscincia atmica), por esse motivo denominada superior. My-akti jada e como tal denominada apara. A jva diferente da potncia inferior, que se constitui de oito elementos grosseiros: os cinco mah-bhutas (elementos primrios), mana (mente), buddhi (intelecto) e ahankara (egotismo). Os trs ltimos esto na jadaprakti, e portanto so matria mundana. Existe neles alguma semelhana de jna (conscincia), mas esta no de natureza cit, e sim de matria mundana. A mente vive atrs de conhecer os objetos sensuais formando imagens que ela arrecada da matria mundana, esse procedimento tem como base a matria mundana e no a matria cit. A faculdade que discrimina o que bom e o que ruim relacionada com esse tipo de conhecimento denominada buddhi (intelecto), que tambm est fundamentado na matria mundana. E tambm o egotismo, que surge da aceitao deste conhecimento, est baseado na matria mundana e no na cit. Esses trs itens juntos manifestam a segunda natureza da jva , relacionada com a matria mundana. O egotismo do corpo sutil desta natureza da jva sobrecarregado com o mundanismo torna-se forte o suficiente para encobrir a sua natureza eterna. O egotismo da natureza eterna conectado com o sol-cit eterno. No estgio de liberao esse egotismo aparece novamente. Enquanto o corpo eterno est praticamente oculto no corpo sutil, o conceito de coneco com a matria mundana permanece forte e consequentemente, o conceito de coneco com cit permanece praticamente extinto. O corpo sutil bastante refinado e o corpo grosseiro que o encobre, faz com que ele aja. Quando o corpo grosseiro encobre o corpo sutil, ento o egotismo do conceito de cor e classe do corpo grosseiro se torna um fator prevalecente. Atravs da mente, intelecto e egotismo serem de natureza mundana, eles possuem o conceito de conhecimento, por ser a natureza degradada do tm (alma).

60

Vrajantha: Agora compreendi que a natureza eterna da jva ser cit atmica e que nesta natureza h elegncia das partes feitas de cit atmica. Quando ela cativada por my, esta elegncia encoberta pelo corpo sutil e com a cobertura do corpo grosseiro, a natureza da jva fica sujeita degradao mundana. Agora gostaria de perguntar se a jva no estado liberado completamente livre de defeitos. Bbj: Apesar de livre de defeitos, a cit atmica imperfeita, devido ao fato de ser extremamente diminuta, ela muito dbil. Nessas circunstncias, ela apresenta esse nico defeito, o de sua natureza ser capaz de ser quase extinta. O rmad Bhgavatam diz: " Senhor de olhos de ltus, a sabedoria no pode ficar livre de contaminao sem a devoo pura por Voc. Aqueles que seguem o caminho de jna ou que seguem o caminho do processo indutivo, destitudos de um pouco de devoo, podem pensar que so liberados. Mas por no adorarem os Seus ps de ltus, suas mentes permanecem impuras e apesar de eles se esforarem tanto, no podem alcanar o estgio mais elevado. Eles podem se aproximar da liberao, mas so forados a cair novamente para o plano mundano, porque negligenciam o recurso de se abrigarem aos Seus ps de ltus." Portanto, apesar de toda melhoria que uma jva liberada possa apresentar, a imperfeio na sua constituio ir sempre acompanh-la e esta a verdade sobre as jvas. por esta razo que os Vedas dizem que: "Deus o controlador de my, enquanto que a jva est sujeita ao controle de my por ser a tatahaakti."

AS GLRIAS DE RLA RPA GOSVM


Aula ministrada por r rmad Bhaktivednta Nryaa Mahrja no dia 16 de maio de 1997, em Nova Brajabhumi (Badger), Califrnia, USA. O prazer que rmat Rdhik experimenta em servir e em ver Ka no pode ser dado a ningum, mas o humor das gops serviais pode ser dado. Portanto r Caitanya Mahprabhu veio apenas para dar isso: o humor do servio a rmat Rdhik, o humor mais compatvel com o servio a Ela do que com o servio a Ka, mas que acaba servindo a ambos. Antes do aparecimento de r Caitanya Mahprabhu apareceram r Rmnujcrya, r Madhvcrya e inmeros outros cryas vaiavas. Tambm j haviam aparecido outras encarnaes como o Senhor Rma e o Senhor Nsiha. Todos

61

Eles deram Suas contribuies muito especiais para este mundo, mas nenhum dEles veio dar este prema, chamado bhakti-rasa, que r Caitanya Mahprabhu veio dar atravs de rla Rpa Gosvm.

r-caitanya-mano-'bha / sthpita yena bh-tale r-caitanya-manobhsvaya rpa kad mahya / dadti sva-padntikam sva"Quando rla Rpa Gosvm Prabhupda, que veio estabelecer neste mundo material a misso de satisfazer o desejo do Senhor Caitanya, me conceder abrigo sob os seus ps de ltus?" Existiram inmeros grandes devotos que foram associados ntimos de r Caitanya Mahprabhu, como os seis Gosvms, r Svarpa Dmodara e r Rya Rmnanda, mas este verso que foi composto por rla Narottama dsa hkura, foi escrito para glorificar especialmente rla Rpa Gosvm. Porque ele Rpa-majar, ele pode compreender os desejos mais ntimos do Senhor e conceder s jvas o seu prprio servio ntimo a Ka. rla Svarpa Dmodara e rla Rya Rmnanda eram Lalit e Vikh, e nem os seus humores e nem os seus tipos especficos de servio podem ser concedidos. Elas servem Ka como rmat Rdhik O serve, no sentido que Ele desfruta rasa com elas e elas desfrutam de Ka diretamente. rla Svarpa Dmodara e rla Rya Rmnanda foram os sik-gurus de rla Rpa Gosvm e dos outros Gosvms. r Caitanya Mahprabhu pediu a eles, bem como a Nitynanda Prabhu e a todos os Seus associados, que dessem a sua misericrdia especial a rla Rpa Gosvm, para que ele conseguisse realizar o Seu desejo mais ntimo e distribu-lo pelo mundo inteiro. Todos eles concederam sua misericrdia a rla Rpa Gosvm e desta maneira ele recebeu poder para compor a literatura que expressa os sentimentos ntimos de r Caitanya Mahprabhu. Desta maneira rla Rpa Gosvm satisfez o Senhor. Ningum antes dele havia composto livros como ele fez. rman Mahprabhu deu uma ordem especial a rla Rpa Gosvm: escrever livros sobre aquilo que antes Ele havia lhe ensinado em Prayga, e que estabelecesse neste mundo rgnug-bhakti, ou servio devocional espontneo. rla Rpa Gosvm ento cumpriu a ordem do Senhor escrevendo vrios livros, como o Bhakti-rasmta-sindhu e o Ujjvala-nlamai. Ele apresentou tattvas, ou verdades, que ainda no haviam sido explicadas de maneira clara no rmad Bhgavatam, nos Puras, ou em quaisquer outras escrituras. No Vidagdha-mdhva, Lalit-mdhava e em outros livros, ele escreveu inmeros versos descrevendo o humor de rmat Rdhik e das gops, chamado vrajabhva.

r Rpa k
As Instrues de r Caitanya Mahprabhu a rla Rpa Gosvm

62

CaitanyaEste texto est fundamentado no Caitanya-caritmta, MadhyaMadhya-ll, 19 e o reproduzimos na forma coloquial, para a satisfao de r Gurudeva, o confidente mais ntimo de rla Rpa Gosvm Prabhupda. Somos desqualificados e insignificantes, no temos realizao alguma desses temas to complexos, mas invocando as bnos de r Gurudeva, esperamos um dia poder alcanar o desejo ardente de seguir os passos de rla Rpa Gosvm. rla Rpa Gosvm, na introduo auspiciosa (magalacaraa) do seu livro Bhakt-rasmta-sindhu (1.1.2), fala pessoalmente da misericrdia de r Caitanya Mahprabhu: "Embora eu seja o mais baixo dos homens e no tenha conhecimento algum, foi-me misericordiosamente concedida a inspirao para escrever textos transcendentais sobre bhakti, a cincia do servio devocional. Portanto, presto as minhas reverncias aos ps de ltus de r Caitanya Mahprabhu, que o prprio Senhor Hari, que me deu a oportunidade de escrever esses livros." r Caitanya Mahprabhu permaneceu dez dias em Prayga e instruiu Rpa Gosvm, concedendo-lhe a potncia necessria para esta atividade. r Caitanya Mahprabhu disse a ele: Meu querido Rpa, escute-Me por favor. No possvel descrever completamente todas as douras do servio devocional (bhakti-rasa ). Por isso, tudo o que fao tentar dar a voc uma sinopse do processo de bhakti . O oceano de doura do servio devocional (bhakti-rasa-sindhu) to imenso que ningum pode calcular seu comprimento e largura. No entanto, s para ajudar voc a sabore-lo, vou descrever apenas uma gota dele. Nesse universo existem ilimitadas entidades vivas em 8.400.000 espcies diferentes e elas esto todas vagando dentro dele. Descreve-se o comprimento e a largura da entidade viva como sendo a dcima milsima parte da ponta de um fio de cabelo. Essa a natureza original (svarpa) da entidade viva. Se dividirmos a ponta de um fio de cabelo em cem partes, e, ento, tomarmos uma parte e a dividirmos em outras cem partes, essa dcima milsima parte a dimenso da entidade viva. Essa a concluso dos rutis: "Entre as partculas diminutas, Eu sou a entidade viva..." (rmad Bhgavatam 11.16.11) " Senhor, embora as entidades vivas que aceitam corpos materiais sejam espirituais e de nmero ilimitado, se elas fossem onipenetrantes estaria fora de cogitao elas se submeterem ao Seu controle. No entanto, caso elas sejam aceitas como partculas da Verdade Absoluta como partes de Voc devemos concluir que elas esto sempre sob o Seu controle. Se as entidades vivas simplesmente ficarem satisfeitas em serem idnticas a Voc como partculas espirituais, ento, elas sero felizes por controlarem as coisas. A concluso de que as entidades vivas e a Verdade Absoluta so a mesma coisa uma concluso imperfeita, uma no-concluso baseada em clculos deficientes." (rmad Bhgavatam, 10.87.30)

63

Pode-se dividir as ilimitadas entidades vivas em duas subdivises: aquelas que podem se mover e aquelas que no podem se mover. Entre as entidades vivas esto as aves, os seres aquticos e os animais. Embora a quantidade de entidades vivas conhecidas como seres humanos seja muito pequena, eles podem enquadrar-se em outras subdivises, pois h seres humanos incultos como os mlecchas, os pulindas, os bauddhas e os abaras. Entre os seres humanos, aqueles que seguem os princpios vdicos so considerados civilizados. Destes, quase a metade s seguem os princpios religiosos (dharma) na aparncia, pois na verdade cometem todo tipo de atividades pecaminosas proibidas pelos Vedas. Essa gente no est interessada no dharma vdico. Entre os seguidores do dharma vdico, a maioria segue o processo de karma, distinguindo entre atividades piedosas e atividades pecaminosas. Entre muitos desses karms sinceros, talvez encontre-se um que seja um jn (sbio). Entre milhes e milhes de jns, talvez um realmente se libere (mukta), e dentre milhes e milhes de muktas, muito difcil encontrar um ka-bhakta (devoto de Ka). O devoto de Ka livre de desejos (nikma) e por isso pacfico (nta). Os karms desejam o desfrute material, os jns desejam a liberao e os yogs desejam a opulncia material resultante das perfeies msticas. Todos eles so luxuriosos e por isso vivem inquietos (anta). O rmad Bhgavatam (6.14.5) diz: " grande sbio, entre milhes de pessoas materialmente liberadas, livres da ignorncia, e entre milhes e milhes de siddhas que quase atingiram a perfeio, s com muita dificuldade que poderemos encontrar um devoto puro de Nryaa. E somente este devoto quem possui de verdade a satisfao e paz completas." De acordo com o seu karma, as entidades vivas perambulam pelo universo inteiro. Algumas elevam-se aos planetas celestiais e outras caem em direo aos planetas inferiores. Entre milhes de entidades vivas errantes, aquela que muito afortunada recebe a oportunidade de, pela misericrdia de Ka, associar-se com um mestre espiritual competente. E pela misericrdia tanto de Ka quanto do mestre espiritual, tal pessoa consegue a semente da trepadeira de bhakti (bhakti-lat-bja). Ao receber a semente do servio devocional, a pessoa deve cultiv-la tornando-se um bom jardineiro, semeando-a em seu corao. Se ela regar continuamente esta semente com o processo de ravaa e krtana (ouvir e cantar), a semente comear a brotar. medida que regamos a bhakti-lat-bja, ela germina e a trepadeira vai crescendo aos poucos, at chegar ao ponto onde penetra as paredes desse universo e atravessa o rio Viraj, localizado entre o mundo espiritual e o mundo material. A trepadeira atinge o brahma-loka, a refulgncia do Brahman e, enveredando nessa camada, alcana o cu espiritual (Paravyoma). Situando-se em nosso corao e sendo regada por ravaa e krtana, a trepadeira de bhakti vai crescendo cada vez mais, at que receba o abrigo da rvore dos desejos dos ps de ltus de Ka, que vive eternamente em Goloka Vndvana, a regio mais elevada do cu espiritual.

64

Em Goloka Vndvana a trepadeira expande-se imensamente e produz o fruto de ka-prema. Embora permanecendo no mundo material, o jardineiro regularmente borrifa a gua de ravaa-krtana. No entanto, se enquanto cultiva a trepadeira do servio devocional no mundo material, o devoto comete uma ofensa aos ps de ltus de um vaiava, essa ofensa pode ser comparada a um elefante louco, que arranca a trepadeira de bhakti pela raiz e a esmaga. Dessa maneira as folhas da trepadeira secam. O jardineiro deve proteger a trepadeira, cercando-a por toda a volta, de modo que o poderoso elefante das ofensas no entre. s vezes, trepadeiras nocivas, como as trepadeiras do desfrute material e da liberao do mundo material, crescem lado a lado com a trepadeira do servio devocional. As variedades dessas trepadeiras nocivas so incontveis. Para citar algumas delas, diria: comportamento no recomendvel para quem procura a perfeio, comportamento diplomtico, violncia contra as entidades vivas, lucro segundo clculos materiais, adorao alcanada por satisfazer pessoas mundanas, tornar-se famoso e importante segundo clculos mundanos (niiddcra, kun, jva-hisana, lbhva, pj, pratih) estas so as principais trepadeiras nocivas que se desenvolvem junto com a bhakti-lat. Se o devoto no distingue a trepadeira de bhakti das trepadeiras nocivas, a rega torna-se intil, pois as outras trepadeiras sero nutridas enquanto que a trepadeira de bhakti definhar. Ao perceber que uma trepadeira indesejvel est crescendo ao lado da trepadeira de bhakti, o devoto inteligente deve cortla imediatamente. Ento a verdadeira bhakti-lat crescer sem dificuldade e alcanar os ps de ltus de Ka em Vndvana. Quando o fruto de prema amadurece e cai, o jardineiro saboreia esse fruto, tirando proveito da trepadeira, ele chega at a rvore dos desejos em Goloka Vndvana. Ali, o devoto serve arvore dos desejos (os ps de ltus de Ka). Cheio de bem-aventurana, ele saboreia o suco da fruta de prema (premaphala-rasa) e vive feliz eternamente. Saborear o fruto do servio devocional em Goloka Vndvana a perfeio mxima da vida. Quando comparadas a esta perfeio, as quatro metas da perfeio material religiosidade, desenvolvimento econmico, desfrute dos sentidos e liberao tornam-se conquistas muito insignificantes. Enquanto no houver a mais leve fragrncia de amor puro por Ka, que a erva medicinal perfeita para controlar r Ka dentro do corao, as opulncias da perfeio material as siddhis: satya, ama, titik, etc, o samdhi dos yogs e a bem-aventurana da fuso no Brahman continuaro a exercer fascnio sobre a mente dos homens. Quando nos situamos em uddhabhakti (servio devocional puro), desenvolvemos prema; portanto agora vou explicar alguns sintomas de uddha-bhakti :

anybhilita-nya jna-karmdy anvtam anybhilitajnanuklyena knulan bhaktir uttam


"Ao desenvolvermos o servio devocional de primeira classe, devemos estar livres de todos os desejos materiais, de conhecimento obtido pela filosofia

65

monista e de ao fruitiva. O devoto deve sempre servir a Ka, mantendo uma atitude favorvel, conforme o desejo de Ka." O devoto no deve cultivar nenhum outro desejo alm do de servir a Ka. Ele no deve adorar semideuses e nem personalidades mundanas. No deve cultivar conhecimento artificial destitudo de bhakti (jna) e deve dedicar-se nica e exclusivamente s atividades que do prazer a Ka. Ele deve usar todos os seus sentidos nessa atividade. assim que se executam as atividades favorveis ao prazer de r Ka (ka-anuilana). Essas atividades chamamse uddha-bhakti, servio devocional puro. Se algum presta esse servio devocional puro, desenvolve prema no devido curso de tempo. Os textos vdicos como os Pacartras e o rmad Bhgavatam descrevem esse processo. O Nrada-pacartra diz: "Bhakti , ou servio devocional, significa ocupar todos os nossos sentidos a servio do Senhor, a Suprema Personalidade de Deus, o Senhor de todos os sentidos. Quando a alma espiritual presta servio ao Senhor Supremo, h dois efeitos concomintantes. Ela se libera das designaes materiais, pelo simples fato de estarem ocupados no servio ao Senhor, os seus sentidos se purificam." E o rmad Bhgavatam diz: "'Assim como as guas celestiais do Ganges correm direto para o oceano, da mesma forma, pelo simples fato de Meus devotos ouvirem falar de Mim, suas mentes correm para Mim. Eu resido nos coraes de todos.' `Estas so as caractersticas do servio amoroso transcendental a Puruottama, a Suprema Personalidade de Deus: esse servio imotivado, no possvel impedi-lo de maneira alguma.' `Meus devotos no aceitam slokya, si, srpya, smpya ou unidade coMigo (ekatvam) mesmo que Eu lhes oferea essa liberaes em detrimento do servio a Mim' `Bhakti-yoga, como se descreveu, a meta final da vida. Ao prestar servio devocional Suprema Personalidade de Deus, o devoto transcende os modos da natureza material e alcana a posio espiritual na plataforma de servio devocional direto.' (S.B. 3.29.11-14)." Se algum se contamina com o desejo de desfrute ou liberao materiais, no pode levar-se plataforma de uddha-bhakti , mesmo que atravs do sdhana ele preste servio devocional superficial. O desejo de desfrutar do mundo material e o desejo de liberao do cativeiro material so considerados duas bruxas, e perseguem o devoto como fantasmas. Enquanto estas bruxas estiverem dentro do corao, ningum pode desfrutar da bem-aventurana transcendental. Como isso poderia ocorrer? Quem presta servio devocional regulado (sdhana-bhakti ) pouco a pouco vai se apegando Suprema Personalidade de Deus (vai ocorrendo rati). Rati ao se intensificar recebe o nome de prema. Os aspectos bsicos de prema, ao aumentarem gradativamente, assumem diferentes fases afeio (sneha), averso (mna), amor (praaya), apego (rga), mais apego (anurga), xtase (bhva) e muito xtase (mahbhva). O desenvolvimento gradual de prema pode ser comparado s diferentes fases do acar. Primeiro, h a semente da cana-de-acar, e ento, a cana-deacar. Depois a garapa. Quando a garapa fervida, ela se transforma em

66

melado, depois em rapadura; depois em acar mascavo, acar candi, blocos de acar candi, e por fim, losangos. Todas essas fases juntas chamam-se sthybhva, ou ka-bhakti com sentimento contnuo. Alm dessas etapas existem vibhva (xtase especial) e anubhva (subxtase). Quando ocorre a mistura de sttvika e vyabhicr-bhvas com a sthybhva (sentimento contnuo), as douras transcendentais do servio devocional a Ka (ka-bhakti-rasa ) se tornam nectreas (o devoto experimenta, numa grande variedade de sabores nectreos, a bem-aventurana de amar a Ka). Esses sabores so como a mistura de iogurte, acar candi, gh, pimenta do reino e cnfora, sendo to deliciosos quanto o nctar doce. De acordo com o devoto, rati (apego) enquadra-se nas cinco categorias de nta-rati, dsya-rati, sakhya-rati, vtsalya-rati e madhura-rati. Estas cinco categorias surgem dos diferentes apegos (ratis) que os devotos tm pela Suprema Personalidade de Deus. As douras transcendentais provenintes de ka-bhakti tambm so de cinco variedades: nta, dsya, sakhya, vtsalya e madhura. Alm dessas cinco rasas diretas, existem sete rasas indiretas como riso (hsya), espanto (adbhuta), herosmo (vra), compaixo (karua), ira (raudra), desgosto (bbhatsa) e medo (bhaya). As cinco rasas diretas (sthya) esto sempre presentes no corao do devoto, enquanto que as sete rasas indiretas (gaua) aparecem subitamente sob certas condies e parecem mais poderosas. Exemplos de nta-bhaktas so os nove Yogendras e os quatro Kumras. Exemplos de devotos em dsya-bhakti so incontveis, pois tais devotos existem em toda parte. Em Vndvana, exemplos de devotos na rasa de amizade so rdma e Sudm, em Dvrak, os amigos do Senhor so Bhagavnma e Arjuna; em Vndvana os devotos em vtsalya-bhakti so Yaodamt e Nanda Mahrja; e, em Dvrak, os pais do Senhor so Vasudeva e Devak. Tambm existem outras pessoas superiores que so devotos no humor paternal. As principais devotas em amor conjugal (madhura) so as gops de Vndvana, as rainhas de Dvrak e em Vaikuha as deusas da fortuna (Lakms). Essas devotas so em nmero incalculvel. O apego a Ka (rati) divide-se em duas categorias. Um o apego com temor e venerao (aivarya) e o outro o apego puro, destitudo de reverncia. O rati puro sem reverncia encontrado em Goloka Vndvana. O apego no qual se destacam o respeito e venerao encontrado nas cidades de Mathur e Dvrak em Vaikuha. Quando sobressai a opulncia, prti (amor a Deus) fica um pouco mutilado. Entretanto, segundo a devoo keval, mesmo que fique sabendo da opulncia ilimitada de Ka, o devotos considera-se igual a Ka. Na plataforma transcendental de nta e dsya, s vezes destaca-se a opulncia do Senhor. No entanto, nas rasas de vtsalya, sakhya e madhura, a opulncia relegada. Quando Ka ofereceu oraes aos ps de ltus de Sua me e de Seu pai. Devak e Vasudeva, ambos sentiram respeito, reverncia e temor porque eles conheciam a Sua majestade. O rmad Bhgavatam cita que: "Quando Devak e Vasudeva compreenderam que seus dois filhos Ka e Balarma, que lhes haviam prestado reverncias, era os dois Senhores do universo, ficaram com medo e no Os abraaram (S.B. 10.44.51)."

67

Quando Ka manifestou a Sua forma universal, Arjuna encheu-se de reverncia e temor e suplicou perdo pelo seu recente atrevimento de ter tratado Ka como amigo. O Bhagavad-gt diz que: "Dirigi-me a Voc no passado com as palavras ` Ka', ` Ydava', ` meu amigo' e no conhecias as Suas glrias, Agora, por favor, perdoe tudo o que fiz por loucura ou por amor. Eu O desacatei inmeras vezes enquanto vivamos intimamente, deitando na mesma cama ou comendo juntos, s vezes, sozinhos, outras vezes diante de tantos amigos. Por favor, perdoa-me todas as ofensas." Embora Ka estivesse Se divertindo com a rainha Rukmi, ela ficou na expectativa de que Ele deixasse a companhia dela, e por isso, entrou em pnico. O rmad Bhgavatam diz que: "Enquanto Ka Se diveria com Rukmi em Dvrak, ela encheu-se de aflio, medo e lamentao. Ela tambm perdeu a inteligncia. Deixou carem seus braceletes e o abano que usava para abanar o Senhor. Seu cabelo ficou em desalinho, e ela desmaiou, caindo de repente, parecendo uma bananeira assolada por ventos fortes (S.B. 10.60.24)." Na fase de keval (devoo imaculada), o devoto no leva em considerao a majestade ilimitada de Ka, muito embora a experimente. Ele s leva a srio a sua relao pessoal com Ka. O rmad Bhgavatam diz: "Ao ver todos os universos dentro da boca de Ka, me Yaoda ficou temporariamente atnita, O Senhor adorado como Indra e outros semideuses pelos seguidores dos trs Vedas, que oferecem-Lhe sacrifcios. Ele adorado como o Brahman impessoal por pessoas santas que, atravs do estudo dos Upaniads, compreendem a Sua imponncia; como o Purua por grandes filsofos, que estudam o universo analiticamente; como a Superalma onipenetrante pelos grandes yogs; e como a r Hari, pelos devotos. No entanto, me Yaoda O considerava como o seu prprio filho (S.B. 10.8.45)", "Embora Ka esteja alm da percepo sensorial e no Se manifeste para os seres humanos, Ele Se disfara de ser humano, como se tivesse um corpo material. Assim, me Yaoda pensou que Ele era seu filho, e, como se Ka fosse uma criana comum, prendeu-O com uma corda a um pilo de madeira (S.B. 10.9.14)", "Ao ser derrotado por rdm, Ka teve que carreg-lo nos ombros. De modo semelhante, Bhadrasena carregou Vabha e Pralamba carregou Balarma, o filho de Rohi (S.B. 10.18.24)", "Meu amadssimo Ka, para adorar-Me voc abandonou a companhia de todas as outras gops que desejavam desfrutar com Voc. Pensando dessa maneira, rmat Rdhik considerou-se a gop predileta de Ka. Orgulhosa, Ela deixou a rsa-ll e saiu com Ka. Na densa floresta, Ela disse: `Meu querido Ka, no consigo mais caminhar. Voc pode Me levar para onde quiser.` Ao receber essa resposta de rmat Rdhik, Ka disse: `Vem e sobe no Meu ombro.' Assim que rmat Rdhik comeou a fazer isso, Ka desapareceu. Ento, Rdhik ps-se a lamentar o Seu pedido, bem como o desaparecimento de Ka (S.B. 10.30.37-39)" ,"Querido Ka, negligenciando a ordem de nossos esposos e filhos, famlia, irmos e amigos, e deixando a companhia deles, ns, as gops, viemos nos encontrar com Voc. Voc sabe tudo o que desejamos. S viemos porque nos sentimos atradas pelo som supremamente melodioso da Sua flauta. No entanto, Voc um grande trapaceiro. Alm de Voc, quem mais

68

poderia abandonar a companhia de mocinhas como ns na calada da noite? (S.B. 10.31.16)." Quando algum se apega plenamente aos ps de ltus de r Ka, alcana a fase de amat. Esta palavra deriva se ama; portanto, nta-rasa, a posio de neutralidade, significa estar plenamente apegado aos ps de ltus de r Ka. Este o veredito da boca do prprio Senhor Supremo. Este estado chama-se auto-realizao. Estas so as palavras do prprio r Bhagavn: "Aquele cuja inteligncia est plenamente apegada aos Meus ps de ltus, mas mesmo assim, no presta servio prtico, alcana a fase denominada nta-rati, ou ama. Sem nta-rati muito difcil de se alcanar apego a r Ka." O rmad Bhgavatam diz que: "A palavra ama ou nta-rasa indica que o devoto est apegado aos ps de ltus de r Ka. Dama significa controlar os sentidos e no se desviar do servio ao Senhor. Tolerar a tristeza titik e dhti significa controlar a lngua e os rgos genitais (S.B. 11.19.36)." Em nta-rasa o devoto fica interessado em abandonar todos os desejos no relacionados com Ka. S um devoto de Ka pode situar-se nesta plataforma. Ele ento chamado nta-rasa-bhakta. Ao situar-se na plataforma de nta-rasa, o devoto no deseja nem a elevao aos planetas celestiais nem a liberao. Essas coisas so respectivamente os resultados de karma e jna; o devoto no as considera melhores do que o inferno. Quem est situado na plataforma de nta-rasa manifesta as duas qualidades transcendentais de desapego a todos os desejos materiais e apego completo por r Ka. O rmad Bhgavatam diz: "A pessoa devotada ao Senhor Nryaa nada tem a temer. Para o devoto, a elevao aos planetas celestiais, ou a condenao ao inferno e a liberao do cativeiro material parecem a mesma coisa." Essas duas qualidades de nta-rasa permeiam as vidas de todos os devotos. Elas so como a qualidade do som no cu. A vibrao sonora encontra-se em todos os elementos materiais. Por natureza, em nta-rasa no existe sequer a menor intimidade. Ao invs disso, sobressai o conhecimento do Brahman impessoal e do Paramtm localizado. Na plataforma de nta-rasa , s temos o conhecimento da nossa prpria posio constitucional (svarpa-jna). Entretanto, ao atingir-se a plataforma de dsya-rasa, compreendemos melhor a opulncia completa do Senhor Supremo. Em dsya-rasa , o conhecimento do Senhor Supremo revela-se com respeito e venerao. Prestando servio devocional a r Ka, o devoto em dsya-rasa proporciona felicidade constante ao Senhor. As qualidades de nta-rasa tambm esto presentes em dsya-rasa, porm, nessa rasa acrescenta-se o servio ativo. Assim, dsya-rasa contm tanto as suas prprias qualidades quanto as de nta-rasa. Tanto as qualidades de nta-rasa quanto o servio de dsya-rasa esto presentes em sakhya-rasa. Na rasa de amizade, as qualidades de dsya-rasa juntam-se intimidade fraterna, no sendo preciso o respeito e venerao. Em sakhya-rasa, ora os devotos prestam servio ao Senhor, ora fazem com que Ka os sirva. Em suas brincadeiras, os vaquerinhos s vezes sobem nos ombros de Ka e s vezes mandam Ka subir nos ombros deles. Como na

69

rasa de amizade predomina o servio ntimo, temor e reverncia esto ausentes. Portanto, sakhya-rasa caracteriza-se por trs qualidades. Na rasa de sakhya, o
Senhor Supremo fica endividado com os devotos, que so ntimos de Ka e trantam-nO de igual para igual. Na rasa de amor paternal, as qualidades de nta-rasa, dsya-rasa e sakhyarasa transformam-se numa forma de servio chamada manuteno (plana). A essncia do amor paternal a intimidade destituda de formalidade e venerao encontradas em dsya-rasa. Devido a uma maior conotao de intimidade, o devoto que se estabelece no amor paternal repreende e castiga o Senhor com naturalidade. Em vtsalya-rasa, o devoto se considera o mantenedor do Senhor. Dessa maneira, o Senhor o objeto dos seus cuidados, como um filho, motivo pelo qual esta doura possui todas as qualidades de nta, dsya e sakhyarasas, alm das suas prprias qualidades. Vtsalya-rasa como nctar. A troca de felicidade espiritual entre Ka e Seu devoto, na qual o devoto controla Ka, compara-se a um oceano de nctar dentro o qual Ka e o devoto mergulham. Este o veredito de todos os sbios que conhecem a aivarya (majestade) de Ka. O Padma Puraa, no Dmodarakam, diz: "Que eu mais uma vez oferea as minhas reverncias ao Senhor Supremo. meu Senhor, ofereo as minhas reverncias centenas de milhares de vezes com toda afeio, pois por intermdio dos Seus passatempos pessoais, Voc fez as gops mergulharem num oceano de nctar. Apreciando a Sua majestade, os devotos costumam declarar que Voc sempre subjugado pelos sentimentos deles." Na rasa de amor conjugal, o apego a Ka, a prestao de servio, os sentimentos espontneos de amizade e os sentimentos de manuteno, todos ganham mais intimidade. Na rasa de amor conjugal, o devoto oferece o seu corpo a servio de Ka. Assim, nessa rasa, todas as cinco espcies de rasas principais esto presentes. Todas as qualidades materiais evoluem, uma aps a outra, nos elementos materiais, a partir do ter. Pela evoluo gradual, primeiro se desenvolve uma qualidade, ento desenvolvem-se duas, depois trs, quatro, at que na terra, o ltimo elemento, encontram-se todas as qualidades. Analogamente, na rasa de amor conjugal, todos os sentimentos devocionais se encontram amalgamados. claro que este sabor intensificado maravilhoso. Ento, r Caitanya Mahprabhu concluiu: Fiz apenas um apanhado geral, onde descrevi as douras do servio devocional (bhakti-rasa). Agora voc pode analisar a adaptao e a expanso disso. Quando o devoto pensa semrpe em Ka, Ele Se manifesta internamente. E pela misericrdia de r Ka, mesmo que ele seja um ignorante, alcana a praia do oceano das douras transcendentais (rasa-sindhupre). Aps estas palavras, r Caitanya Mahprabhu abraou rla Rpa Gosvm. E ento, o Senhor decidiu ir para a cidade de Vras.

A Essncia de Todos os Conselhos


"O nosso objetivo sermos a poeira dos ps de ltus de Rpa_majar."rla Bhaktisiddhnta Sarasvat hkura

70

Durante sua Segunda viagem Amrica, em Maio de 1997,

o viupda pramahasa parivrjakcrya aottara-ata aottaraBhaktivednta r rmad Bhaktivednta Nryaa Mahrja proferiu uma srie de onze palestras sobre o r Upademta de rla Rpa Gosvm como foi apresentado por rla Bhaktivednta Swami Prabhupda em seu livro "O Nctar da Instruo." Nryaa No incio da srie, rla Bhaktivednta Nryaa Mahrja salientou: "rla Bhaktivedanta Swami Maharaja escreveu um tika, uma explicao sobre o r Upademta , `O Nctar da Instruo.' Essas instrues se destinam a todos os devotos, desde os nefitos at os mais elevados estgios. r Caitanya Caitanya Mahprabhu inspirou rla Rpa Gosvm DandoMaharja em Prayga. Dando-lhe muitas instrues rgnugespecialmente destinadas a prtica de rgnug-bhakti como sdhana. Ele deu as diretrizes para todos os tipos de bhakti, remaculminando em como adentrar e como cultivar premabhakti."

r Upademta, lokas 10 e 11
So Francisco, 3l de maio de l997. l: Devoto l loka 10, significado "...Aps adotar o servio devocional sob princpios regulativos, uma pessoa pode chegar a plataforma do amor espontneo a Deus, seguindo o caminho dos grandes devotos como Nrada , Sanaka e Santana." BVNM: BVNM Algum pode explicar por que Swamiji disse "aps adotar o servio devocional sob princpios regulativos, uma pessoa pode chegar a plataforma de amor espontneo a Deus"? Por que Swamiji disse `pode'? Devoto: Devoto Porque no h garantia que s pela prtica do processo de vaidhbhakti o amor espontneo venha automaticamente... BVNM: Creio que aqui todos compreendem esse fato. Swamiji disse `pode'. BVNM Ele no deu nenhuma garantia. Aqueles que cultivarem os princpios regulativos e se associarem com um rasika-bhakta realizado na linha de Rpa Gosvm obtero amor espontneo. Caso contrrio, s por seguir os princpios regulativos por lakhas e lakhas de nascimentos, no se alcana a plataforma do amor espontneo. Ns esperamos ser afortunados para adentrarmos na linha de r Caitanya Mahprabhu. Ns queremos ser chamados de vaiavas rpnugas. Por que? Por que desejamos ser vaiavas rpnugas e glorificamos Swamiji como um rpnuga? Devoto: Devoto Porque rla Rpa Gosvm apareceu neste mundo mais recentemente Ele Rpa-majar e est muito prximo de Ka e rmat

71

Rdhik. Seguir seus passos muito de perto como um vaiava rpnuga o nico caminho para obter esse tipo de proximidade, de intimidade, de bhakti. BVNM: BVNM E qual seria a diferena entre rgnug e rpnuga? Devoto: Devoto Rgnuga significa seguir os verdadeiros vrajavasis em alguma das rasas, como dsya, sakhya, vtsalya e madhurya. Os verdadeiros vrajavasis, que possuem rga, so chamados de ragtmika-bhaktas. E rpnuga especificamente significa seguir Rpa majar, que est servindo rmat Rdhik. BVNM: BVNM rpnuga significa especificamente seguir o estado mental de Rpa Gosvm. Em seus livros ele explicou todos os tipos de rasa e todos os tipos de rati, mas qual era o humor particular de Rpa Gosvm em relao a Ka ? Como ele servia e qual era o seu estado de esprito? Se algum seguir a disposio de Rpa Gosvm, ento essa pessoa avanar em majar-bhva, caso contrario no. Vallabhcrya no um rpnuga. Svarpa Dmodara no um rpnuga. Quem Svarpa Dmodara? Ele Lalit. Ele o guru de Rpa Gosvm e Rpa presta servio sob suas ordens, mas Rpa tem um servio especial que ele presta a rmat Rdhik e que Lalit no executa. Svarpa Dmodara serve rmat Rdhik e Ka igualmente, mas com alguma parcialidade para Rdhik. Porm, Rpa est totalmente absorto no servio a rmat Rdhik. Essa a ndole de Rpa Gosvm. Se algum possui o humor de Yaodmaiy, ou de amigo, como Subala e rdma ou de Lalit, Vik, Citr, as aa-sakhs, essas pessoas no so rpnugas, porm elas so rgnugs. Elas so superiores a Rpa Gosvm. Svarpa Dmodara e Raya Rmnanda so superiores a Rpa Gosvm porque so Lalit e Vik. Porm, ns no podemos seguir Svarpa Dmodara e Raya Rmnanda, ns no podemos seguir Lalit e Vik essa ndole diferente. Ela est alm de nosso alcance, e ns no aspiramos a esse estado de esprito. Ao que ansiamos? O sentimento de Rpa Gosvm, Rpa-majar, de sempre servir rmat Rdhik, felizes na felicidade de Rdhik e infelizes na tristeza dEla. s vezes Lalit pode castigar rmat Rdhik. Como isso ocorre?

dhrte vrajendra tanaye tanyu suhu vmya tanaye m daki bhava kalakini lghavya rdhe gira nu hitm iti ikayant devm guai su-lalit lalit nammi su(r Lalitakam 4)
[Eu ofereo prama a r Lalit devi, a encantadora tesouraria de todas as boas qualidades, que instrui rmat Rdhik da seguinte forma: " Kalakini (mocinha incasta), Rdhe! Oua meus bons conselhos que lhe sero teis! Vrajendranandan muito esperto (dhrta). No demonstre Seu espirito de doce

72

submisso a Ele, ao invs disso, em todas as circunstncias seja sempre do contra.] Ela pode falar, "dhrte vrajendra-tanaye, no d bola a esse dhrta Vrajendra-nandana" Lalit est falando para quem? Para Rdhik . Qual a instruo dela? "No abra a boca quando Ele chegar, voc deve ficar sentadinha aqui com a cara fechada. E se Ele fizer meno de colocar a cabea dEle em seus ps, Voc tem que afastar Seus ps, e nem olhar para Ele." Lalit pode falar com Rdhik desse modo. Quando Rdhik est totalmente absorta em viraha (saudade), Lalit vai apaziguar Rdhik, dizendo "Oh, voc no deve chorar. Ka est aqui" Desse modo Svarpa Dmodara dizia o mesmo a Caitanya Mahprabhu: "Por que voc est se lamentando por Vrajendranandana? Vrajendra no est longe daqui. Ele est aqui mesmo." Ento, de imediato, Caitanya Mahprabhu com suas unhas arranhava seu prprio peito e dizia: "Oh, eu O verei. Oh, Vrajendra Nanda est aqui?" Assim Mahprabhu ficava to feliz e segurava as mos de Svarpa Dmodara. Essa coisas Rpa Gosvm no faz. Se rmat Rdhik estiver chorando, ento a atitude de Rpa-majar que ela tambm comea a chorar. Ela faz a mesma coisa que Rdhik faz. Quando Rdhik vai se encontrar com Ka, Rpa-majar pensa que ela tambm estar se encontrando com Ka. Se rmat Rdhik est infeliz, ento Rpa-majar se sentir infeliz da mesma forma! Esse o prprio significado de rpnuga. Prestem ateno, eu disse rpnuga e no rgnug. Todos os rpnugas so rgnugs , mas nem todos os rgnugs so rpnugas. Vocs devem ter isso em mente. Quem rpnuga? Aqueles que esto realmente segundo o estado de esprito de Rpa Gosvm. Todos os nossos cryas so rpnugas, no apenas rgnugs. Essa compreenso muito relevante. Nosso gurudeva comps o Rdh_Vinodakam. O primeiro loka :

rdh cint niveena yasya kntir vilopit r ka caraam vande rdhligita vigraham
[Eu adoro os ps de ltus da forma de Ka que se manifesta quando, devido estar totalmente mergulhado na saudade de rmat Rdhik (que est exibindo mna, Sua ira de cimes), Ele perde sua cor negra e assume a tez dela, de um brilho dourado.] O significado que s vezes rmat Rdhik fica to absorta na saudade, com lgrimas to dolorosas que ela chega a desmaiar, mas Rpa Gosvm no quer que isso ocorra. Nosso gurudeva, que um rpnuga, como todos os nossos cryas, como Rpa Gosvm, no quer que isso acontea. Qual o anseio deles? Rdh-cint niveena yasya kntir vilopit. Quem deve chorar? Ka! Ele que deve chorar de saudade por Rdhik. Nossa rmat Rdhik to meiga, seus ps so to delicados, no Ela que deve ficar procurando por Ka, andando daqui para l, de l para c. Ka quem deve procurar por

73

Ela, porque Ele um menino vaqueiro. Os ps dEle so duros, firmes, fortes, assim Ele deve andar muito, bastante, muito mesmo. Assim, rdh cint niveena yasya kntir vilopit. rmat Rdhik desapareceu da dana da rsa e Ka ficou procurando, buscando, esforandoSe. Porm, Ele no conseguiu o darana de rmat Rdhik por isso Ele procurava e chorava. Finalmente Ka sentou-Se no Imli-tala em Vndvana, prximo ao Yamuna no Seva-Kunja. Ele chorava amargamente e estava muito pensativo: "Oh, onde vou encontrar rmat Rdhik? Onde Ela anda? Ela me deixou aqui. Para onde ter ido?" Vocs podem compreender o que estou falando? Ka no estava gritando "Rdhike, Rdhike" no estado de esprito de Ka. Pelo contrrio, o que aconteceu ali que a tez dEla e o humor dEla se incorporou em Ka, e Ele passou a clamar "Ka , Ka , onde est Voc?" Em todas as mahas do Gauya Vednta Samiti, nosso Guru estabeleceu nossas Deidades, Vinoda_bihr, nesse humor: Rdh cint niveena yasya kntir vilopit. Ka perdeu a cor e ficou dourado, recebendo a cor e a ndole de Rdhik isso Caitanya Mahprabhu! Rdhligita_vigraham. Eu estou executando vandan a essa forma de Ka, que foi abraada por Rdhik com todos os membros dEla. Todo o corpo de Rdhik est l e o corpo de Ka foi completamente envolvido pelo de rmat Rdhik. Assim Caitanya Mahprabhu rdhligita-vigraham. Isso rpnuga. Ka quem deve chorar, Ka quem deve buscar por Rdhik. Por que deveria nossa doce, inocente e muito simples rmat Rdhik sair por a procurando nas montanhas, nos rios, caminhos cheios de espinhos? Por que Ela deveria ir? Ka quem deve sair por a procurando por Ela. Isso rpnuga. Assim, todos os Gosvms rpnugas esto nesse humor e eles se aproximam para nos conceder essa misericrdia. Swamiji desbravou as florestas de doutrinas esprias mas essa no foi sua nica misso. Nesse livro "O Nctar da Instruo," um livro rpnuga, ensinamentos de Rpa Gosvm, Swamiji est nos dando todas essas tattvas. Vocs devem ler atenta e pacientemente. E ento podero entender qual o estado de esprito especial desse crya vaiava rpnuga A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que vem na linha de rla Rpa Gosvm. Prossiga a leitura. Devoto l: "...Aps adotar o servio devocional sob princpios regulativos, l uma pessoa pode chegar a plataforma do amor espontneo a Deus, seguindo no caminho dos grandes devotos como Nrada, Sanaka e Santana." BVNM: Por que Swamiji menciona aqui o nome de Nrada? Qual o motivo BVNM disso? E Sanaka e Santana? Porque eles seguem a bhakti com regras e regulaes. Porm, Nrada e Uddhava, pela associao com as gops, e Sanaka pela associao com Nrada e pela graa de Umadev (a esposa de akara), receberam amor espontneo e servio a Ka. Originalmente eles no estavam nesse humor. Por isso Swamiji d esses exemplos. Se algum est executando princpios regulativos de bhakti, ento, eventualmente devido algumas impresses do passado, ou por pura sorte, Ka pode misericordiosamente

74

mandar Seus devotos para dar associao. Ao ouvir deles e seguir suas instrues, a pessoa alcanar amor espontneo, como ocorreu com Nrada, Sanaka e Santana. l: Devoto l "...A Suprema Personalidade de Deus ento o considerar superior. Os devotos que desenvolveram amor a Deus decerto esto em uma posio elevada. Dentre todos os devotos, as gops so reconhecidas como superiores porque elas no querem saber de nada alm de satisfazer Ka..." BVNM: BVNM Swamiji escreveu "dentre todos os devotos" porm temos que entender que as gops no so devotos. O que elas so? Elas so expanses de rmat Rdhik, expanses especiais. Algumas so sdhana-siddha, como os Vedas, rut-mantras e outras. Que so dignas de respeito tanto quanto as gops, e se tornam como suas expanses. No existe diferena entre elas quanto ao grau da graa. Elas devem ser consideradas no mesmo nvel. Devoto l: "... as gops so reconhecidas como superiores porque elas no querem saber de nada alm de satisfazer Ka. Alm disso as gops no esperam nenhuma recompensa de Ka. De fato, s vezes Ka as coloca em extrema aflio ao Se separar delas. Ainda assim, elas no esquecem de Ka. Quando Ka partiu de Vndvana em direo a Mathur, as gops ficaram muito desanimadas e pelo resto de suas vidas s houve lamentao pela saudade de Ka. Isso significa que em um sentido elas jamais se separaram de Ka porque no existe diferena entre pensar em Ka e se associar com Ka. BVNM: BVNM Quem sabe me dizer o que Swamiji quer dizer aqui? Devoto: Que pensar em Ka a mesma coisa que se associar diretamente com Ele. Ka se manifesta ao devoto que est totalmente absorto nEle. BVNM: BVNM Sim, quero saber por que as gops esto chorando? Por que se lamentam? Se estar e pensar o mesmo, ento por que as gops choram tanto, chegando a desmaiar? A razo disso explicada pelo prprio Ka a Arjuna no Bhad-bhagavatmta. Primeiro quero saber se Swamiji fez alguma indicao da obra Bihad-bhagavatmta, o que Swamiji falou sobre esse livro? Devoto: Devoto Temos no Adi-ll capitulo 5.203, l Swamiji escreve que se algum quer compreender Ka em relao a Seus devotos, deve ler o Bhadbhagavatmta. BVNM: BVNM De fato, no to simples saber a diferena entre kaniha, madhyama e uttama, ou entre uttama-kaniha, uttama-madhyama e uttamauttama. E entre essas h outras lakhas e lakhas de sub-classificaes. Assim, se pudermos ouvir o Bhad-bhagavatmta de um vaiava fidedigno na linha de Rpa Gosvm e Sanatana Gosvm, poderemos compreender todas essas

75

coisas. Isso Swamiji nos ensinou, mas o pensamento que vemos hoje : "Se voc ler o Bhad-bhagavatmta voc se transformar facilmente em um sahajiy, se ler o dcimo canto voc ser um sahajiy". Mesmo que algum s pronuncie as palavras: "Gop, gop" ou "rgnug" ser acusado de ser um sahajiy e essas pessoas esto caindo por esse tipo de declarao. Para essas pessoas no h sada, todos os caminhos esto fechados, e se desejam avanar em bhakti, eles tero que voltar do incio. Essas pessoas esto ofendendo bhakti, rgnugbhakti, e por isso no conseguem obter qualificao para ouvir, ler e adentrar em rgnug-bhakti. Eles so barrados, a entrada ser proibida para sempre, por desqualificao. Com certeza , eles nunca lem nada sobre rgnug-bhakti, jamais, sob nenhuma condio. Se lessem no falariam o que esto falando. Prossiga. Devoto l: "...O certo que vipralambha-sev, pensar em Ka em separao, como r Caitanya Mahprabhu fez, muito melhor que servir Ka diretamente..." BVNM: BVNM Esse humor de separao muitssimo importante, muito mesmo. No necessariamente em todos os casos, mas s vezes o humor de separao das gops superior a unio, porque elas esto vendo Ka em seus coraes. No encontro com Ka, elas perdem a viso de Ka em seus coraes, mas na separao, perdem Ka externamente, mas internamente esto sempre juntas de Ka . Assim s vezes a separao superior. Porm, vocs devem saber que as gops no podem se satisfazer sem encontrar com Ka e servi-lo diretamente. Elas no querem ficar separadas de Ka . Mas Ka se separa. Por que? Por que Ka providencia tanta separao? Existem algumas razes , porm vocs iro se conscientizar delas ao executarem bhajana. Por isso vocs devem tentar desenvolver sua conscincia de Ka com profundidade e adentrar intensamente no seu bhajana. Ento sero capazes de compreender e vivenciar algo. Apenas minhas palavras no so o suficiente. No assim que funciona. Jamais. Vocs tero que praticar e cantar com mais amor e afeto, seguindo o exemplo de rla Rpa Gosvm e assim podero vivenciar algo. Ns dizemos "rpnuga guru varga ki jaya" todos os dias. Algum aqui se perguntou qual o significado de rpnuga? Swamiji era um rpnuga ou um rgnug? Ou ambos? O que alguns dizem : " rla Prabhupada executava princpios regulativos e pregava. Ele nunca pregou esse rpnuga." Porm, eu lhes asseguro que Swamiji era um rpnuga. Por que rpnuga? Temos que entender o que rpnuga, quem Rpa, qual seu humor e como ns podemos adotar esse humor em nossa vida prtica. Isso no ofensa. A grande ofensa no adentrarmos nesse humor, no humor da linha de Caitanya Mahprabhu . Prossiga. Devoto l: "...Assim, dentre todos os devotos que desenvolveram amor devocional imaculado a Ka, as gops so as mais elevadas e dentre todas elas, rmat Rdhrani excelsa. Ningum pode super-lA no servio

76

devocional. De fato, nem Ka consegue entender a atitude de rmat Rdhrani..." BVNM: BVNM rmat Rdhrani o mximo, a suprema! Se vocs no se qualificarem para ouvir sobre essas coisas e adotar esse humor, o que poderemos fazer? Alguns dizem "Oh, no somos qualificados e jamais seremos". Isso uma grave ofensa aos ps de ltus de bhakti, contra o prprio Ka e rmat Rdhrani. Por isso essas pessoas a cada dia que passa ficam mais contrrios a rgnug. l: Devoto l "...portanto Ele tomou a posio dEla e apareceu como r Caitanya Mahprabhu , s para poder compreender os sentimentos transcendentais dela. Desse modo rla Rpa Gosvm gradualmente conclui que rmat Rdhrani a devota mais elevada de Ka e o Seu kua (lago), r Rdh-kua, o local mais sublime. Isso atestamos no verso do Laghubhagavatmta (Uttara-khanda, 45), tambm citado no Caitanya Caritmita:

yath rdh priy vios / tasy kuam priya tath sarva gopu saivaik / vior atyanta-vallabh atyanta"Do mesmo modo que rmat Rdhrani querida ao Senhor Supremo Ka (Viu), o local onde Ela se banha (Rdh kua) igualmente querido para Ka. Dentre todas as gops, ela reina suprema como a mais amada do Senhor" Portanto, o interesse de todos em conscincia de Ka deve estar voltado em ltima anlise para se abrigar no Rdh-kua e executar servio devocional no Rdh-kua por toda vida. BVNM: BVNM O que Swamiji diz aqui? "...interesse de todos.." o que significa isso? Ser que lemos que Swamiji aqui nos diz que "apenas se formos liberados e irmos a Vndvana no corpo transcendental, s a entenderemos algo" ? No, Swamiji jamais disse isso, ele diz que " interesse de todos em conscincia de Ka." E assim podemos dizer que os que no tem interesse em conscincia de Ka so farsantes e jamais tero conscincia dessas coisas. E todos os que esto interessados em conscincia de Ka devem ao final das contas se abrigar em rmat Rdhik e no Rdh-kua. Swamiji diz "todos" e vemos tanta gente criando imensas muralhas, significados distorcidos das instrues que Swamiji deu, dizem que basta ler quatro livros. Amigos, no existe nenhuma barreira, impedimento ou obstculo tudo isso artificial, falso. Essa a diretriz que Swamiji nos deu, os interessados em conscincia de Ka seguiro e os que no esto interessados em se abrigar no Rdh-kua no esto em conscincia de Ka . Prossiga. Devoto l: "...os interessados em conscincia de Ka devem em ltima anlise se abrir no Rdh kua e executar servio devocional por toda vida...

77

BVNM: BVNM Por toda a vida. Essa linha muito til, muito proveitosa. Os que no seguem isso esto caindo. Tm que cair, eles no tem para aonde ir. Todos os caminhos esto bloqueados. Prossiga. Devoto l: "...Essa a concluso de Rpa Gosvm no dcimo verso do Upadeamta..." BVNM: BVNM Sim, muito bom. Verso 11

kasyoccai praaya vsati preyasbhyo'pi rdh kuam csy munibhir abhitas tdg eva vyadhyi yat prehair apy alam asulabham ki punar bhakti-bhj bhakti-bhj tat premeda sakd api sarah sntur vikaroti
BVNM: BVNM Esse o ltimo loka, qual a traduo? l: Devoto l "Dentre muitos objetos de desfrutveis e dentre todas as donzelas de Vrajabhumi, rmat Rdhrani decerto o mais precioso objeto do amor de Ka." BVNM: BVNM O que significa? Algum pode explicar o significado de "objeto do amor de Ka"? Devoto: Devoto Significa que ela o objeto mais amvel. Ka possui tantos objetos, tantos vaqueirinhos, vacas, vraja-gops, rvores, Yamun, e tudo mais... BVNM: BVNM O amor de Ka. O que isso significa aqui? O amor que os vrajavasis tm por Ka posse de rmat Rdhik Ela sabe como amar e satisfazer Ka. Por isso esse deve ser nosso objetivo, como Rpa Gosvm prescreveu. Primeiro devemos saber quem Ka. Ele o amado de rmat Rdhik. No tome Ka como seu amado. Ns devemos pensar que minha ardhya-dev rmat Rdhik e ns desejamos o estado de esprito dEla. Ns no podemos adotar o humor dEla totalmente, apenas parcialmente. Qual parte? A do humor de Rpa. S podemos adotar isso. Assim, a finalidade de toda nossa devoo servir rmat Rdhik e Ka como Rpa Gosvm. Rpa Gosvm no serviu Ka isoladamente como rmat Rdhik faz. Ao contrrio, Rpa Gosvm serviu rmat Rdhik. Se ele quisesse, poderia ter servido Ka diretamente, porque ele era nayik, ou seja, seu padro no era em nada menor que o das gops. Porm, ele nunca pensou em si mesmo como sendo nayik. Nayik, vocs sabem? Significa herona, como Lalit, Vik, Citr, Campakalat, ymal, Bhadra, Candra, todas essas so nayiks. Porm Rpa Gosvm e todos os nossos Gosvms jamais desejam servir Ka nesse humor, s aspiram servir como Rpa-majar faz, ou seja, estar sempre

78

servindo rmat Rdhik. Sob a guia de rmat Rdhik. Se Ela der uma ordem, elas seguiro. Isso rpnuga-bhva. Assim, podemos entender qual o objetivo entesourado do amor de Ka ? Tesouro significa tesouraria. Eles possuem tanta opulncia e riqueza. No podemos adotar tudo, s rpnuga-jana, os que seguem Rpa Gosvm, querem dar algo do tesouro de Rdhik. o que existe de mais valioso e tudo se inclui nisso. Podemos vivenciar isso se servirmos qualquer vaiava aqui que possui esses humores. Ento, ao sentir essas coisas, nossa vida ser exitosa. O objetivo de todo nosso bhakti esse. Qual ? rla Bhaktisiddhnta Sarasvat hkura disse: "Qual o nosso objetivo?" Ns queremos ser a poeira dos ps de ltus de Rpa-majar". Eu cantei essa cano na partida de rla Bhaktivednta Swami no local de seu samdhi em Vndvana. Por que cantei essa cano? Porque eu sabia que Swamiji apreciava muito essa cano sempre que eu a cantava em Mathur e outros locais. Essa cano era muitssimo querida por Swamiji, por isso na hora de sua partida eu cantei, e ele ouvia "r rpa majar pada sei mora sampada" Sampada significa o tesouro, ele tem esse sampatti, o tesouro da tesouraria de rmat Rdhik e ns tambm podemos obt-lo. Como? Servindo Rpamajar. rmat Rdhik enfrentar esse desafio. Como Swamiji foi capaz de incorporar todas essas coisas de Rpa Gosvm, de todas suas obras e produzir tantos livros? Eu me assombro com sua realizao e como ele fez fantstico. Essa a glria verdadeira de Swamiji. As glrias que comumente vemos as pessoas enumerarem no so suas glrias reais. Eles dizem: "Swamiji era grande vairgi, renunciado. Ele no tinha nenhuma ligao com este mundo material." Essas no so suas glrias. Aos olhos de alguns podem ser glrias, mas tudo isso secundrio. Dizer que ele pregou os santos nomes por todo o mundo? Isso glria, porm secundria, terciria, quaternria. No podemos nos aperceber o que se descreve aqui. Ns queremos dar a jia do tesouro do objeto de amor de Ka. Onde est esse tesouro? No corao de Rdhik. E Swamiji veio para nos dar esse algo especial. Quem mais glorifica Swamiji nesse humor? Essa a glria mais excelsa de Swamiji. Porm decerto que tais pessoas so muito raras neste mundo, rarssimas pessoas que podem tocar mesmo de leve as glrias de Swamiji. Essa jia foi outorgada por Svarpa Dmodara a Rpa Gosvm e Rpa Gosvm a entregou a Raghuntha dsa Gosvm e Jva Gosvm. Bondosamente, misericordiosamente Raghuntha dsa outorgou-a a Kadsa Kavirja Gosvm que a entregou a Visvantha Cakravart hkura e assim chegou as mos de rla Bhaktivinoda hkura e rla Prabhupda Bhaktisiddhnta Sarasvat e dessas mos foi entregue a Swamiji, para ser distribudo ao mundo. Essas jias so as que queremos pegar, porm so raros os que podem aceit-la. Nossos Gosvms desejavam nos dar isso, porm algumas pessoas no aceitaro eles recusam, rejeitam e negam. Se essas pessoas no aceitarem no faz mal um pouquinho elas aceitaro. Com certeza apenas quando essas pessoas se associarem com alguns desses bondosos bhaktas, ento podero receber algo desse tesouro e compreender a verdadeira glria de Swamiji.

79

Prossiga. Devoto l: "...E, sob todos os aspectos, o kua divino de Rdhrani, o r Rdh-kua, descrito por grandes sbios como to querido por Ka quanto a prpria Rdh. Indubitavelmente o Rdh-kua dificilmente alcanado mesmo por grandes devotos; portanto, para pessoas comuns ainda mais raro obt-lo. Se algum simplesmente se banha uma vez dentro dessas guas sagradas, o amor puro dessa pessoa por Ka desperta totalmente..." BVNM: BVNM Swamiji nos d esperana e devemos acreditar em suas palavras. Prossiga. Devoto l: "...Por que o Rdh-kua to elevado? Esse lago to sublime porque pertence a rmat Rdhrani, que o objeto do amor de r Ka ..." BVNM: BVNM Podemos dizer que esse kua a prpria rmat Rdhik, ele no apenas pertence a Ela. Swamiji escreveu desse modo s para os nefitos poderem entender com mais facilidade essas coisas. Rdh-kua a prpria Rdhik e o Ka-kua o prprio r Ka. Rpa Gosvm disse que esses Kuas so ainda mais misericordiosos que Ka e Rdhik, porque esses kuas esto manifestos. Podemos tocar e nos banhar neles. Ns no podemos vivenciar o Ka e a Rdhik transcendentais, assim esses kuas so mais misericordiosos para ns. Mesmo que no saibamos sobre as glrias do Rdh-kua e yma-kua, assim mesmo vocs devem ir l e respeitosamente pegar a gua e respingar em vocs, tomar banho ou glorificar rmat Rdhik, Rdhik ficar muito satisfeita, com certeza. E todos ns podemos obter a misericrdia de Rdhik indo ao Rdh-kua e mesmo morando longe, mentalmente, podemos tomar banho e executar alguma meditao simples "Rdh-kua, Rdh-kua". Esse o modo de obtermos algo substancial. Devoto: Em nosso estado condicionado podemos mesmo tocar o Rdhkua quando nos banhamos l? BVNM: Podendo ou no, o corao vai tocar, mesmo que seja de leve, no h BVNM problema. Rdh-kua e o yma-kua so muito poderosos. Nrada d a beno que se algum tocar, ver ou ouvir sobre qualquer local dos passatempos puros de Ka, Ka ter que dar prema. Ka promete "Sim, Eu sou obrigado a dar" Devoto l: "...A concluso que a vida s margens do Rdh-kua e banhar-se diariamente constituem a perfeio mais elevada do servio devocional. uma posio muito difcil de se alcanar, mesmo para grandes sbios e devotos como Nrada. Por isso no existe limite para as glrias do r Rdh-kua. Ao servir o Rdh-kua, pode-se obter a oportunidade de se tornar uma assistente de rmat Rdhrani sob a orientao eterna das gops..."

80

BVNM: Essa a concluso. Nosso tempo limitado para explicar tanta coisa. Cada simples palavra do "O Nctar da Instruo" deve ser explicada, cada gota um oceano, mas no temos tanto tempo. Sem compreender e seguir essas palavras no podemos vivenciar o significado de rpnuga e as glrias do Rdh-kua. Ao menos podemos ouvir e tomarmos cincia de que esse o objetivo de toda nossa vida devocional e essa a finalidade suprema. Com essa meta em nossos coraes podemos dar incio a caminhada, seguindo o que Raghuntha dsa Gosvm nos aconselha no Mana k:

gurau gohe golayiu sujane bhsura gae sva-mantre r nmni vraja nava yuva dvandva-arae svadvandvasad dambha hitv kuru ratim aprvm atitaratitarmaye svntgar bhrta caubhir abhuyce dhta-pada dhta[ minha tola mente! Segurando seus ps eu imploro humildemente com doces palavras. Por favor, deixe de lado todo orgulho e rapidamente desenvolva sublime e incessante rati a r Gurudeva, r Vraja-dhma, os residentes de Vraja, vaiavas, brmanes, aos dk- mantras, santos nomes do Senhor Supremo e se abrigue em Kiora-Kior, r r Rdh Ka , o eternamente jovem casal divino de Vraja.] Esse loka muito importante. Se no o seguirmos, no poderemos adentrar nesses humores. Raghuntha dsa Gosvm um vaiava rpnuga muito querido e se nos abrigamos nele, ele nos mostrar o caminho para adentrar nesse "ONctar da Instruo." Caso contrrio, no conseguiremos. Por isso devemos lembrar e conservarmos esse loka na garganta e tentarmos por em prtica tudo o que ele diz. Isso misericrdia. As pessoas falam "Maharja, seja misericordioso comigo. Tenha misericrdia de mim, Gurudeva." Essa a misericrdia. Voc tem que adotar o que estou dando, ento todos seus problemas acabaro. Para os que querem servir Ka, o nico problema como obter o servio de Ka no existe outro problema alm desse. E se resolvemos isso, tudo est solucionado! Assim no podemos ficar to pensativos nos problemas. Em nossa volta s existem problemas, questes, preocupaes! O nico problema obter o servio a Ka nada mais. As pessoas podem nos rejeitar no tem importncia. Todo o mundo pode nos rejeitar no tem importncia. Porm, saiba que Ka nunca esquecer de ns, jamais! Ele diz: "Algum pode ser rejeitado por sua prpria me, pai, marido, esposa, filhos, por todo o mundo, mesmo pelo Guru (os pretensos gurus que abandonam seus devotos qualificados), porm, aqueles que deixam tudo por Mim, jamais posso abandon-los." Vocs tero que ter f nas palavras de Ka :

sarva-dharmn parityajya / mm eka araa vraja sarva-

81

"Mm eka. Renda-se somente a Mim e voc jamais se defrontar com algum problema. Se voc for Arjuna e estiver matando Bhmapitmah, matando seu prprio gurudeva, Droncrya, matando Kpcrya, Avattm, Duryodhana, Duhsana e todos os 100 irmos dele, matando seus parentes que esto no grupo de Duryodhana e adversos a voc, mesmo que esteja matando a todos, no haver reao para voc, nenhuma! Eu Me encarregarei de todas as reaes, queimando-as. No se preocupe." Por que Ka prometeu isso? Temos que confiar. Seno, como poderemos prosseguir em bhakti? Ka disse muitas outras coisas espetaculares, assim temos que seguir as instrues. Isso misericrdia minha misericrdia, misericrdia de Rpa Gosvm, de gurudeva, de Mahprabhu , tudo est l.

gurau gohe golayiu sujane bhsura gae sva-mantre r nmni Vraja nava yuva dvandva-arae svadvandvasad dambha hitv ... Dambha significa falso ego. "Eu sou uma moa linda. Sou jovem e
simptica. Inteligente. Rica. Cheia de qualidades. Indiana. Vrajavasi" Abandone todas essas falsas identificaes. "Se voc no der o dakin eu vou amaldiolo. Voc se transformar em uma tartaruga com braos que se recolhem. Ser a sua sarvana (destruio)!" BVNM: BVNM Alguns vrajavasis dizem "primeiro pague dakin, lakm, lakm." Essas pessoas no so realmente vrajavasis. Gurau gohe golaysu sujane bhsura. Guru. Quem guru? Guru aquele que possui uma jia do tesouraria de rmat Rdhik. E que jia essa? Aqui Swamiji nos diz servir rmat Rdhik como Rpa-majar faz. Essa a jia! Apenas as pessoas que possuem essa jia pode d-la a voc. Se algum no possui nem para si a jia como poder oferec-la a algum? Voc s ouvir at onde essa pessoa entende, e voc ouvir o qu? Ouvir "Tragam dinheiro para construir um mandira." Ou, "Eu estou lhe dando o visto para sua entrada em Goloka Vndvana e voc ir diretamente para l." Qual o valor dessas falsas promessas? Dar essa jia preciosa foi a prpria razo da vinda de Prabhupda, mas creio que aqueles que fazem essas promessas nem entendem a verdadeira glria de seu guru. Assim, entendemos guru como aquele que possui a jia da tesouraria de rmat Rdhik. Gurau gohe: Guru est dando esse tipo de coisa. Quem est pegando tudo dos devotos, dinheiro, palavras de glorificao, servio em dedicao e no est em contrapartida limpando os coraes desses devotos, no est empenhado em fazer esses coraes puros para oferec-los aos ps de ltus de Rdhik, no guru. Voc ter que servir e respeitar o guru verdadeiro. Gurau gohe: Qual o significado de goha? Onde Ka mora: Nandagon, Varsn, Mypura, Gambhra, todos so goha, porm, especialmente em Vrajabhumi Nandagon, Varsn, Rdh-kua. Esse locais so goha e voc ter que respeit-los.

82

Gohe golayiu: Golayiu so as pessoas que vivem no goha. Como Nanda Bb, Yaod Maiy, rdma, Subala, Madhumagala e todos os gopas e gops. Devotos como Rpa Gosvm, Santana Gosvm , Raghuntha dsa Gosvm e todos que seguem nessa linha tambm so golayiu. Os vrajavasis
que vemos hoje em dia no esto nessa categoria. Voc deve servir os golayiu. Golayuu sujane: Sujane significa devotos de outras sampradyas como a de Madhvcrya, Rmnuja. Eles so sujane, servindo a Ka em outras formas. Eles podero estar em Vndvana, porm no so vrajavasis. O que eles so? So sujana, sajjana, mas no vrajavasis. Quem so os vrajavasis? Aqueles que esto no esprito dos gopas e gops _ esses so vrajavasis. Aqueles que nasceram em Vndvana, Vrajabhumi, no so necessariamente vrajavasis. Os vrajavasis verdadeiros podem estar em qualquer lugar no mundo, mas estaro no humor dos gopas e gops. Sujane bhsura-gane. Quem bhsura? Esses so os brmanes, servindo a Ka, porm tambm esto servindo aos semideuses. Ainda assim, devemos lhes algum honra. Ento, bhsura-gae sva mantre. Se vocs desejam desenvolver realmente a conscincia de Ka, tentem conhecer o esprito do mantra que lhes foi entregue por gurudeva. Pontualmente, diariamente vocs devem repetir esses mantras que lhes foram dados. O mahmantra, o mantra Hare Ka, svamantre. O guru lhes deu esse mantra. Qual mantra? Os prprios Rdh e Ka : Hare Ka , Hare Ka , Ka Ka , Hare Hare Hare Rma, Hare Rma, Rma Rma, Hare Hare Esse mantra e a relao conjugal Rdh-Ka . Largando todo seu falso ego, falsas muralhas e tudo que seja desfavorvel, voc deve pronunciar esse mantra com muito respeito, com pt-rati. Vocs devem servir a todas essas pessoas e locais que Raghuntha dsa Gosvm nos falou e que explicamos. Ento, vocs perceberam que em breve vocs desenvolvero a conscincia de Ka. Isso misericrdia. Se vocs quiserem obter minha misericrdia ou de qualquer vaiava rpnuga, essa a misericrdia que vocs devem tentar obter. Isso solucionar todos os nossos problemas.

Goura Premanande!

Em junho de 1996 no templo de Rdh-Ramana em Orange County, Califrnia, Siddhnta prabhu da Illuminations Television (ITV) entrevistou rla Nryaa Mahrja sobre o relacionamento dele com rla Prabhupda e rla Bhaktivednta Nryaa Fez a seguinte revelao:

83

...Swmj no veio para o Ocidente para fazer dinheiro, para obter reputao, ou para qualquer propsito mundano, como muitas outras pessoas da ndia. Ele veio apenas em obedincia ordem do seu Gurudeva e para cumprir as ordens de Rdh e Ka (o Casal Divino). Seu Gurudeva a pessoa mais querida de rmat Rdhik. O seu prama-mantra no diz que ele um servo de Ka:

nama o viu-pdya ka-prehya bh-tale viukabhr rmad bhaktisiddhnta-sarasvatti nmine bhaktisiddhntar-vrabhnav-dev-dayitya kpbdhaye r-vrabhnav-dev-dayitya
Penso que por isso rmat Rdhik disse para rla Bhaktisiddhnta Sarasvat hkura: "Mande a sua criada ir para o mundo material para inspirar no apenas os seres humanos, mas todas entidades vivas que venham para Mim. No existe bhakti nos pases ocidentais. No existe bhakti. As pessoas no sabem nada a respeito disso. Elas no sabem cantar o Nome de Ka ou o Nome de r Caitanya Mahprabhu e esto sempre imersas em gratificao dos sentidos e atividades mundanas. Por isso voc deve envi-la." Por causa disso Swmj veio. Muitos devotos no sabem que a misso de Swmj era a mesma que a de r Caitanya Mahprabhu, rla Rpa Gosvm, rla Santana Gosvm, rla Raghuntha dsa Gosvm, rla Kadsa Kavirja Gosvm e rla Bhaktivinoda hkura. Estes cryas eram todos muito prximos e queridos de Rdh-Ka e todos eles eram de Vraja. rla Bhaktivinoda hkura Kamalamajar, rla Bhaktisiddhnta Sarasvat hkura Prabhupda Nayanamajar, rla Rpa Gosvm Rpa-majar, rla Svarpa Dmodara Lalit e rla Rya Rmnanda Viakh. A misso deles era a de fazer devotos puros pelo mundo. r abhuja Bhajanan-kutir Guaruj, no auspicioso Rdham de 1999.

84

Potrebbero piacerti anche