Sei sulla pagina 1di 6

Dados da Aula

O que o aluno poder aprender com esta aula

construir o conceito de intertextualidade e de parfrase; reconhecer a parfrase como uma forma de se estabelecer relaes entre textos; construir o conceito de intertextualidade e de parfrase; reconhecer a parfrase como uma forma de se estabelecer relaes entre textos; produzir uma parfrase de um texto; construir o conceito intertextualidade e de pardia; reconhecer a pardia como uma forma de se estabelecer relaes entre textos; produzir uma pardia de um texto.

Durao das atividades

06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno

Mobilizao de estratgias de leitura, tais como: identificao da estrutura textual, ativao de conhecimentos prvios, antecipao/constatao e refutao de hipteses.

Estratgias e recursos da aula

Aula 01 (50 minutos) O tema desta aula trata-se do dilogo entre textos, ou seja, a intertextualidade. Esse processo, em seu sentido amplo, envolve todos os objetos e processos culturais tomados como texto: um filme, um romance, um anncio, uma msica. Em sentido restrito, a intertextualidade tem como objeto as produes verbais, orais e escritas. Professor, o movimento de produo e recepo de textos faz parte do processo cultural, o qual nunca se interrompe. Num processo contnuo, um dizer aponta para outros dizeres j-ditos- que o sustentam, assim como para dizeres futuros. Portanto, cada texto constitui uma proposta de significao que no est totalmente construda, uma vez que o sentido se estabelece a partir da ao dos interlocutores autor e leitor em determinadas condies scio-histricas. Pode-se afirmar que todo texto se constitui por meio da retomada de outros textos. Isso ocorre por meio de referncia explcita ou implcita de um texto em outro. Portanto, sempre que uma obra fizer aluso a outra ocorre intertextualidade. A intertextualidade pode ocorrer afirmando as mesmas ideias da obra citada ou contestando-as, isto , por meio da parfrase e da pardia. Esses dois fatores de textualidade sero abordados nessa aula. Professor, para saber mais, use como referncia: SANTANNA, Affonso Romano de. Pardia, parfrase & Cia, 7.ed. So Paulo: tica, 1985.

Atividade 1 1. Para motivar os alunos, a respeito do tema a ser estudado, o professor dever lev-los sala de vdeo e apresentar a eles o anncio publicitrio e as imagens seguintes. O professor dever conduzir oralmente a reflexo sobre os textos. A)

Disponvel em: http://casaideia.blogspot.com/2008/11/gioconda-monalisa-da-vinci.html B)

Disponvel em: http://intertextualizando.blogspot.com/2010/04/exemplo-de-parodia.html C)

Disponvel em: http://hiper-share.blogspot.com/2008/10/beatles.html D)

Disponvel em: http://www.baixatudo.com.br/papel-de-parede-simpsons-abbey-road 2. Na sequncia, entregar aos alunos cpia das questes para que sejam resolvidas em grupo. Questes sobre os textos a. Observe os textos A e B: Qual a relao que h entre o quadro Mona Lisa de Leonardo da Vinci e o anncio publicitrio da Bombril? b. O slogan do anncio da Bombril o seguinte: "Mon Bijou deixa sua roupa uma perfeita obra-prima". O que esse enunciado sugere? c. Intertextualidade um dilogo entre textos, isto , uma relao entre dois textos caracterizada por um citar o outro. Pode-se dizer que h uma relao intertextual entre o obra de Leonardo da Vinci e o anncio publicitrio da Bombril? Explique. d. Observe os textos C e D: Qual a relao entre eles? Pode-se afimar que h intertextualidade entre eles? Explique. e. A imagem em C retrata a famosa capa do disco Abbey Road, em que os Beatles uma das maiores bandas de rock de todos os tempos - aparecem atravessando a rua em uma faixa de pedestres. Dezenas de fs se aglomeram todos os dias em uma das faixas de pedestres mais famosas do mundo, em frente aos estdios da Abbey Road em Londres,

para tirar a lendria foto dos Beatles atravessando a rua de mesmo nome, h mais de 40 anos. Na sequncia, o professor dever exibir para os alunos o vdeo The Beatles Abbey Road, para que eles tenham mais informaes a respeito dos Beatles. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=TYWVir1EzEQ f. Aps a exibio do vdeo, o professor dever pedir aos alunos que comparem o quadro dos Beatles com o quadro dos Simpsons: O que a imagem dos Simpsons srie de desenho animado - atravessando a rua sugere? Explique. Aula 02 (50 minutos) Atividade O professor dever levar os alunos ao laboratrio de informtica para, em dupla, pesquisar sobre intertextualidade. Os alunos devero fazer anotaes durante a pesquisa, seguindo o seguinte roteiro: a. Conceito de intertextualidade. b. Tipos de intertextualidade. c. Exemplifique: parfrase; pardia. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Intertextualidade http://www.infoescola.com/portugues/intertextualidade-parafrase-e-parodia/ http://www.brasiles Produo de texto 1.Primeiramente, o professor dever exibir o vdeo com poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=C6tNuId7RNA Quadrilha Carlos Drummond de Andrade

Joo amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que no amava ningum. Joo foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que no tinha entrado na histria. Disponvel em: http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/460652/ 2. Aps a exibio do vdeo, o professor dever reproduzir para os alunos o poema Quadrilha de Carlos Drummond de Andrade e apresentar a eles a seguinte proposta de produo de texto: Crie uma pardia bem original do poema Quadrilha, modificando o seu contedo. Assim como Drummond, voc pode criar seus versos livremente. Observao: O texto do aluno ser lido em sala de aula, para a apreciao dos colegas e outros professores que devero escolher as trs melhores parfrases para serem publicadas no Jornal da escola.
Recursos Complementares

1.O professor poder exibir para os alunos o vdeo - Novo Telecurso Ensino Mdio Portugus Aula 79 (1 de 2) - sobre intertextualidade. Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=1ePDz7kcKvc
Avaliao

Os alunos sero avaliados coletivamente durante a realizao das atividades de interpretao e anlise dos textos "Monte Castelo", "O amor fogo que arde sem se ver", "I carta de So Paulo aos Corntios"e, individualmente, por meio da produo de uma parfrase da cano "Ave Maria"; e de uma pardia do poema "Quadrilha" de Carlos Drummond de Andrade, quando eles podero demonstrar o conhecimento a respeito desses dois processos de intertextualidade.

Potrebbero piacerti anche