Sei sulla pagina 1di 2

Evoluo histrica e Cientfica dos modelos atmicos

1. Em 19 02 , Ru the rf or d e So dd y de sco br ira m a oc or r nc ia da transmutao radioativa investigando o processo espontneo: Ra Rn + x A partcula X corresponde a um (A) ncleo de hlio. (B) tomo de hidrognio. (C) prton. (D) nutron. (E) eltron. 2. A pr im ei ra tr ansmu ta o arti fi ci al de um el em ento em outr o, conseguida por Rutherford em 1919, baseou-se na reao N + He * + H Use Verdadeiro ou Falso para classificar as frases abaixo ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) O ncleo * tem dezessete nutrons O tomo neutro do elemento * tem oito eltrons O ncleo H formado de um prton e um nutron O nmero atmico do elemento * 8 O nmero de massa do elemento * 17

5. Ao resumir as caractersticas de cada um dos sucessivos modelos do tomo de hidrognio, um estudante elaborou o seguinte resumo: MODELO ATMICO: Dalton CARACTERSTICAS: tomos macios e indivisveis.

MODELO ATMICO: Thomson CARACTERSTICAS: eltron, de carga negativa, incrustado em uma es fer a de car ga po sitiva. A carg a po sitiva es t di stri bu da , homogeneamente, por toda a esfera.

MODELO ATMICO: Rutherford CARACTERSTICAS: eltron, de carga negativa, em rbita em torno de um ncleo central, de carga positiva. No h restrio quanto aos valores dos raios das rbitas e das energias do eltron. MODELO ATMICO: Bohr CARACTERSTICAS: eltron, de carga negativa, em rbita em torno de um ncleo central, de carga positiva. Apenas certos valores dos raios das rbitas e das energias do eltron so possveis. O nmero de ERROS cometidos pelo estudante (A) 0 (B) 1 (C) 2 (D) 3 (E) 4 6. Associe as contribuies relacionadas na coluna I com o nome dos pesquisadores listados na coluna II. Coluna I - Contribuies 1 - Energia da luz proporcional sua freqncia. 2 - Modelo pudim de ameixa. 3 - Princpio da incerteza. 4 - Eltron apresenta comportamento ondulatrio. 5 - Carga positiva e massa concentrada em ncleo pequeno. 6 - rbita eletrnica quantizada. 7 - Em uma reao qumica, tomos de um elemento no desaparecem nem podem ser transformados em tomos de outro elemento. Coluna II - Pesquisadores ( ( ( ( ) Dalton ) Thomson ) Rutherford ) Bohr

A seqncia correta de cima para baixo (A) V - V - F - V - F (B) V - F - V - F - F (C) F - V - V - F - V (D) F - V - F - V - V (E) F - V - V - V - V

3. Considere as seguintes afirmaes sobre tomos e molculas.

I. No modelo proposto por Rutherford, o tomo tem praticamente toda sua massa concentrada num ncleo pequeno e os eltrons esto a uma grande distncia do ncleo. II. No modelo proposto por Bohr para o tomo de hidrognio, os eltrons se movem em rbitas circulares , cujas energias podem assumir quaisquer valores. III. Molcula a menor poro de uma substncia covalente que mantm sua composio. Est(o) correta(s) (A) apenas I. (B) apenas II. (C) apenas III. (D) apenas I e II. (E) apenas I e III.

4. Na experincia de espalhamento de partculas alfa, conhecida como "experincia de Rutherford", um feixe de partculas alfa foi dirigido contra uma lmina finssima de ouro, e os experimentadores (Geiger e Marsden) observaram que um grande nmero dessas partculas atravessava a lmina sem sofrer desvios, mas que um pequeno nmero sofria desvios muito acentuados. Esse resultado levou Rutherford a modificar o modelo atmico de Thomson, propondo a existncia de um ncleo de carga positiva, de tamanho reduzido e com, praticamente, toda a massa do tomo. Assinale a alternativa que apresenta o resultado que era previsto para o experimento de acordo com o modelo de Thomson.

A relao numrica, de cima para baixo, da coluna II, que estabelece a seqncia de associaes corretas (A) 7 - 3 - 5 - 4 (D) 1 - 7 - 2 - 4 (B) 7 - 2 - 5 - 6 (E) 2 - 7 - 1 - 4 (C) 1 - 2 - 4 - 6 7. Cada elemento qumico apresenta um espectro caracterstico, e no h dois espectros iguais. O espectro o retrato interno do tomo e assim usado para identific-lo, conforme ilustrao dos espectros dos tomos dos elementos hidrognio, hlio e mercrio. Bohr utilizou o espectro de linhas para representar seu modelo atmico, assentado em postulados, cujo verdadeiro

(A) A maioria das partculas atravessaria a lmina de ouro sem sofrer desvios e um pequeno nmero sofreria desvios muito pequenos. (B) A maioria das partculas sofreria grandes desvios ao atravessar a lmina. (C) A totalidade das partculas atravessaria a lmina de ouro sem sofrer nenhum desvio. (D) A totalidade das partculas ricochetearia ao se chocar contra a lmina de ouro, sem conseguir atravess-la. (E) Nenhuma partcula sofreria desvio ao atravessar a lmina de ouro.

(A) ao mudar de rbita ou nvel, o eltron emite ou absorve energia superior a diferena de energia entre as rbitas ou nveis onde ocorreu esta mudana. (B) todo tomo possui um certo nmero de rbitas, com energia constante, chamadas estados estacionrios, nos quais o eltron pode movimentar-se sem perder nem ganhar energia. (C) os eltrons descrevem, ao redor do ncleo, rbitas elpticas com energia variada. (D) o tomo uma esfera positiva que, para tornar-se neutra, apresenta eltrons (partculas negativas) incrustados em sua superfcie. (E) os eltrons podem ser encontrados em determinadas regies denominadas orbitais.

Evoluo histrica e Cientfica dos modelos atmicos


8. No fim do sculo XIX, Thomson realizou experimentos em tubos de vidro que continham gases a baixas presses, em que aplicava uma grande diferena de potencial. Isso provocava a emisso de raios catdicos. Esses raios, produzidos num ctodo metlico, deslocavam-se em direo extremidade do tubo (E). (Na figura, essa trajetria representada pela linha tracejada X.) (B) O terceiro nvel de energia composto por quatro subnveis, denominados s, p, d e f. (C) O que caracteriza os elementos de nmeros atmicos 11 a 14 o preenchimento sucessivo de eltrons no mesmo nvel e no mesmo subnvel. (D) Os elementos de nmeros atmicos 10, 18, 36 e 54 tm o eltron mais energtico no mesmo nvel, mas em diferentes subnveis. (E) O que caracteriza os elementos de nmeros atmicos 25 a 28 o preenchimento sucessivo de eltrons no mesmo nvel e no mesmo subnvel. 12. A diminuio na quantidade de oznio estratosfrico , em princpio, indesejvel, pois permite um aumento da incidncia da radiao ultravioleta na superfcie da Terra. Um mtodo para determinar a concentrao de O em uma amostra de ar baseia-se na reao qumica, representada pela equao a seguir. Com base na equao qumica, considere as afirmativas a seguir. I. As espcies O I e O so substncias simples. , II. Os pares (O O ) e ( I- e I ) so exemplos de altropos. e III. O nmero de prtons do on H igual ao nmero de prtons do tomo de H na molcula de gua. IV. O nmero de oxidao do oxignio na molcula de O maior que o nmero de oxidao do oxignio na molcula de O. Esto corretas apenas as afirmativas (A) I e II. (B) I e III. (C) II e IV. (D) I, III e IV. (E) II, III e IV. 13. Os elementos qumicos prestam-se a inmeras aplicaes relacionadas ao nosso cotidiano. Para se montar, por exemplo, uma clula fotoeltrica - dispositivo capaz de gerar uma corrente ou tenso eltrica, quando excitado por luz - so utilizados para constituir o anodo, metais como o Rubdio (Rb) e o Csio (Cs), sobre os quais a luz incidir. A utilizao desses elementos est no fato de apresentarem (A) pequenos raios atmicos. (B) elevados potenciais de ionizao. (C) elevada eletroafinidade. (D) elevada eletronegatividade. (E) baixos potenciais de ionizao. O 2 I- + 2 H O + I + HO +

Nesses experimentos, Thoms on observou que

I) a razo entre a carga e a massa dos raios catdicos era independente da natureza do metal constituinte do ctodo ou do gs existente no tubo; e II) os raios catdicos, ao passarem entre duas placas carregadas, com cargas de sinal contrrio, se desviavam na direo da placa positiva. (Na figura, esse desvio representado pela linha tracejada Y.)

Considerando-se essas observaes, CORRETO afirmar que os raios catdicos so constitudos de (A) eltrons. (B) nions. (C) prtons. (D) ctions. (E) nutrons. 9. Assinale a afirmativa a seguir que NO uma idia que provm do modelo atmico de Dalton.

(A) tomos de um elemento podem ser transformados em tomos de outros elementos por reaes qumicas. (B) Todos os tomos de um dado elemento tm propriedades idnticas, as quais diferem das propriedades dos tomos de outros elementos. (C) Um elemento composto de partculas indivisveis e diminutas chamadas tomos. (D) Compostos so formados quando tomos de diferentes elementos se combinam em razes bem determinadas. (E) Os tomos so sistemas homogneos.

10. A tabela apresenta trs propriedades relacionadas a trs elementos.

14. Dissolva NaC em gua. Em seguida, mergulhe um pedao de madeira na soluo, retire-o e deixe secar. Ao queim-lo, aparece uma chama amarela. Este fenmeno ocorre porque

As propriedades X, Y e Z correspondem, respectivamente, a (A) raio atmico, primeira energia de ionizao e raio inico. (B) raio atmico, eltronegatividade e afinidade eletrnica. (C) raio inico, afinidade eletrnica e raio atmico. (D) raio inico, primeira energia de ionizao e raio atmico. (E) eletronegatividade, raio atmico e afinidade eletrnica.

(A) o calor transfere energia aos eltrons desta substncia, fazendo com que eles se desloquem para nveis energticos mais altos, emitindo luz (B) o calor transfere energia aos eltrons desta substncia , fazendo com que eles se desloquem para nveis energticos mais baixos, emitindo luz (C) o calor transfere energia aos eltrons desta substncia fazendo com que eles se desloquem para nveis energticos mais altos. Quando estes eltrons "excitados" voltam a nveis energticos inferiores, eles devolvem a energia absorvida sob forma de luz (D) os eltrons para no se deslocarem do seu nvel energtico, ao receberem calor, emitem luz (E) Durante a dissoluo do cloreto de sdio exotrmica.

11. O modelo atmico de Bohr, apesar de ter sido considerado obsoleto em poucos anos, trouxe como principal contribuio o reconhecimento de que os eltrons ocupam diferentes nveis de energia nos tomos. O reconhecimento da existncia de diferentes nvei s na eletrosfera permit iu explicar, entre outros fenmenos, a periodicidade qumica. Modernamente, reconhece-se que cada nvel, por sua vez, pode ser subdiv idido em dif erentes subnveis. Levando em considerao o exposto, assinale a alternativa correta. (A) Os trs nveis de mais baixa energia podem acomodar no mximo, respectivamente, 2, 8 e 8 eltrons.

15. H exatos 110 anos, J.J. Thomson determinou, pela primeiro vez, a relao entre a massa e a carga do eltron, o que pode ser considerado como a descoberta do eltron. reconhecida como uma contribuio de Thomson ao modelo atmico, (A) o tomo ser indivisvel. (B) a existncia de partculas sub-atmicas (C) os eltrons ocuparem nveis discretos de energia. (D) os eltrons girarem em rbitas circulares ao redor do ncleo. (E) o tomo possuir um ncleo com carga positiva e uma eletrosfera.
GABARITO 1A - 2D - 3E - 4A - 5A - 6B - 7B - 8A - 9A -10A 11E - 12B - 13E - 14C - 15B

Potrebbero piacerti anche