Sei sulla pagina 1di 11

UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

ENGENHARIA ELETRNICA

APS de Eletrnica Bsica Eletrocardigrafo

Curitiba 2010

Bruno Thimoteo de Souza Caio de Freitas Almeida Chari Midori Sasaki Guilherme Schnirmann Jonas Kenzo Hamasaki Jos Carlos de Oliveira Junior Larissa Keiko Oshiro Ricardo Odorczyk

Relatrio apresentado ao Curso Superior de Engenharia Eletrnica da Universidade Tecnolgica Federal do Paran, como requisito parcial para a aprovao na disciplina de Eletrnica Bsica. Orientador: Professor Pedro Miguel Gewehr

Curitiba 2010

SUMRIO
1. Introduo......................................................................................................3 2. Biopotenciais................................................................................................. 4 3. Cardiograma e o funcionamento do corao................................................ 5

4. Derivaes do Cardiograma..........................................................................7 4.1. Derivaes Perifricas.........................................................................7 4.2. Derivaes Precorcias.........................................................................8 5. Eletrocardigrafo...........................................................................................9 6. Circuito utilizado e anlise dos dados.........................................................10 7. Concluso....................................................................................................11 8. Referncias Bibliogrficas...........................................................................12

1. INTRODUO Esse trabalho prope o projeto de um circuito que simula o funcionamento de um eletrocardigrafo, equipamento que gera um eletrocardiograma. Inicialmente, ser apresentado o conceito de Biopotenciais, a partir do qual possvel registrar os fenmenos eltricos que se originam durante a atividade cardaca. Em seguida, so mostrados como funciona o corao e etapas que constituem o ciclo cardaco. Tambm mostrado no que consiste um eletrocardiograma e o seu funcionamento. Na ltima parte, so apresentados sobre o eletrocardigrafo e, por fim, e esquema do circuito e a montagem do projeto

2. BIOPOTENCIAIS A partir de atividades qumicas que ocorrem nos tecidos do corpo humano so gerados potenciais eltricos chamados de Biopotenciais. Isto ocorre porque alguns dos tecidos do corpo, como o nervoso, muscular e glandular, possuem um tipo especial de clulas que apresentam um potencial eltrico de repouso e, quando excitadas, liberam seu potencial de ao. O potencial de repouso pode ser interpretado como a diferena de concentrao entre os ons dentro da clula e os ons no exterior de sua membrana. O potencial de ao ocorre quando a membrana da clula estimulada adequadamente, sendo despolarizada e permitindo que o potencial limite seja excedido.

3.

ELETROCARDIOGRAMA E O FUNCIONAMENTO DO CORAO

O corao um rgo que tem funcionamento similar a uma bomba formada por 4 cmaras. Os ventrculos tm por funo bombear o sangue, e os trios servem como uma antecmara que armazena o sangue que ser bombeado. Os movimentos dele so chamados de sstole (movimento de contrao que bombeia o sangue para fora das cmaras cardacas. Este movimento pode ser atrial ou ventricular) e distole (movimento de relaxamento no qual h o enchimento das cmaras cardacas com o volume de sangue). Uma distole sempre precede uma sstole. O Eletrocardiograma (ECG) nada mais nada menos que um registro da aquisio de biopotenciais amplificados que representam a atividade cardaca. Para captar estes sinais usado um Eletrocardigrafo, que um galvanmetro capaz de captar os baixos sinais de potencial entre dois pontos, que correspondem a os eletrodos conectados na pele. A diferena de potencial entre esses pontos gerada atravs dos movimentos de contrao e relaxamento da musculatura coronria. O relaxamento do corao faz com que as clulas deste msculo sejam despolarizadas, e isto aciona o mecanismo de contrao. A onda de despolarizao que gerada no ndulo sinoatrial a cada batimento cardaco segue progressivamente para o trio e, em seguida, para os ventrculos. Isto pode ser visualizada com pequenas subidas e descidas na diferena de potencial entre os dois pontos conectados com o eletrodo. O ciclo cardaco e o seu registro pelo eletrocardigrafo podem ser definidos da seguinte maneira:

1 2 3 4 5

Incio da distole (abertura das vlvulas tricspide e mitral e enchimento ventricular). Final da distole (fechamento das vlvulas de entrada). Incio da sstole (contrao) ventricular (abertura das vlvulas pulmonar e artica). Final da sstole ventricular (fechamento das vlvulas). Reincio da distole atrial e ventricular.
Figura 1: Ciclo cardaco

A principal funo da anlise do ECG a identificao de arritmias ou anormalidades no batimento cardaco.

4. DERIVAES DO ELETROCARDIOGRAMA Com o intuito de observar a atividade cardaca por diferentes ngulos, o par de eletrodos posicionado de diferentes maneiras, e estas maneiras so chamadas de derivaes. Existem dois tipos de derivao mais usados, as Derivaes Perifricas (Plano Vertical) e as Derivaes Precordiais (Plano Horizontal).

4.1.

Derivaes Perifricas

So conectados eletrodos entre os membros partes do corpo e o corao para que seja possvel medir a diferena de potencial. A configurao mais usada um eletrodo no brao direito, um eletrodo no brao esquerdo, e um eletrodo na perna direita, que conhecida como tringulo de Einthoven. Na perna direita colocado o terra para estabilizar o traado, e os braos direito e esquerdo funcionam como positivo e negativo. As linhas de referencia se cruzam formando as derivaes bipolares, D1, D2 e D3, e depois so acrescentadas trs linhas perpendiculares a estas que formam as derivaes unipolares, aVR, aVF e aVL.

Figura 2: Ligao dos Eletrodos

Figura 3: Tringulo de Einsthoven e Derivaes

4.2.

Derivaes Precordiais

Mede a diferena de potencial entre o trax e o centro eltrico do corao. So apresentadas 6 derivaes sobre o trax (V1, V2, V3, V4, V5 e V6) com o eletrodo de polaridade positiva, e o eletrodo negativo vai no dorso do paciente.

Figura 4: Derivaes no Plano Horizontal

5.

ELETROCARDIGRAFO

O Eletrocardigrafo um galvanmetro capaz de captar os baixos sinais de potencial entre dois pontos, que so os eletrodos conectados na pele. Como o Eletrocardigrafo um aparelho que ser responsvel por realizar diagnsticos, foi necessria a padronizao de seu projeto. O modelo bsico deste aparelho pode ser ilustrado atravs do seguinte diagrama de blocos:

Figura 5: Diagrama de Blocos do Eletrocardigrafo

6. CIRCUITO UTILIZADO E ANLISE DOS DADOS Para tornar possvel a captao dos sinais foi utilizado um circuito desenvolvido com amplificadores operacionais.

Figura 6: Circuito do ECG

Potrebbero piacerti anche