Sei sulla pagina 1di 15

1

VIVNCIAS SUBJETIVAS DE PSICLOGOS EM SEU DIA-A-DIA DE TRABALHO: O CONTATO COM PACIENTES SUICIDAS Eneida Silveira Santiago Luciane Soarez Lopez Ribeiro1 INTRODUO A morte traz consigo muitos atributos e associaes: dor, ruptura, interrupo desconhecimento, tristeza. Alm de todos estes atributos e associaes, traz para o homem a nica certeza existencial, a certeza de sua prpria finitude. Existem diferentes tipos de morte, a morte clnica, a morte enceflica, morte por acidentes, e tantos outros tipos de morte, porm h uma morte em especial que nos chama a ateno, a morte por suicdio. A morte por suicdio uma morte diferente da morte eminente, daquela que entendemos como parte natural do desenvolvimento humano. O suicdio uma morte diferenciada, pois, uma morte que cresce por dentro, no uma morte que vem de fora, que chega sem ser convidada, como na mo do assassino ou pela doena terminal, um gesto do indivduo contra si prprio. (CASSORLA, 1998). O nmero de tentativas de suicdio vem crescendo gradativamente, o que aponta uma necessidade de profissionais preparados para atender esta demanda. Neste sentido, pesquisas e debates acerca deste tema se faz necessrio em tempos atuais, pois, os profissionais de psicologia esto cada vez mais em contato com esta realidade. Historicamente possvel visualizar como a sociedade tratou este fenmeno e como isso se alterou no decorrer dos tempos, o suicdio enquanto questo poltica foi tratado de diferentes maneiras pelo estado. Na antiguidade, entre gregos e romanos, o suicdio era fato punvel, pois tomava o carter de violao de um dever para com outrem ou para com o estado. Sobre o cadver do suicida recaam ou a pena de infmia ou a prtica de mutilao ou de outros tratamentos impiedosos. (NOGUEIRA, 1995, p.119).

Na idade mdia a vida era compreendida como sendo um dom de Deus e somente ele poderia tir-la, o suicida, portanto, era privado dos sacramentos e de uma sepultura eclesistica. (NOGUEIRA, 1995). Estes tipos de pensamentos favoreceram para a constituio preconceituosa que o suicida tem que enfrentar quando este no chega a falecer, pois estes pensamentos certamente foram transmitidos de gerao em gerao. H vrios tipos de posicionamentos em relao a este ato, existem sociedades que abominam e rejeitam (como a nossa sociedade ocidental), e sociedades que incentivam por fins ideolgicos ou religiosos, como o caso das sociedades orientais (quase sempre de forma camuflada) onde o suicdio uma alternativa de soluo para determinadas circunstncias da vida, como por exemplo, quando os guerreiros samurais optavam por se matar diante da derrota de uma guerra, ou hoje em dia, quando o jovem japons no consegue alcanar o sucesso escolar esperado. (CASSORLA, 1998). S podemos considerar o ato como suicdio se houver por parte do suicida a inteno consciente de por fim a prpria vida. H a necessidade da inteno deliberada de si matar, isto comportamento doloso. (NOGUEIRA, 1995). Segundo Kovcs, (1992) o tratamento de um caso como este exige profunda compreenso das motivaes bsicas que leva o indivduo a este ato. Para autora, este profissional deve estar devidamente preparado, pois o ato suicida pode despertar no terapeuta seus prprios desejos de morte, sua impotncia. O profissional de psicologia no est restrito a campos como: empresas, escolas, ou a carreira acadmica, mas estar sujeito a trabalhar tambm nos campos da sade, como nos hospitais, nas clnicas entre outros. Nestes campos, em determinado momento, este profissional poder entrar em contato com a morte, muitas vezes atender casos como os de tentativa de suicdio. Segundo Kovcs (1992), toda doena uma ameaa vida, conseqentemente um aceno morte. Sendo assim, se faz necessrio que este profissional esteja devidamente qualificado para este tipo de atendimento, tanto tcnica como afetivamente, uma vez que, caso isso no ocorra este profissional estar infringindo o cdigo de tica do psiclogo. Trabalhar com o sofrimento ou a perda de significado da existncia pelo paciente, pode despertar no profissional as mesmas vivncias, ferindo seu narcisismo e sua
1

Bacharel

em

Psicologia

FAI-

Faculdades

Adamantinenses

Integradas

E-mail:

onipotncia, colocando o diante do incompleto. (TORRES & GUEDES, 1987 apud KOVCS, 1992). Cassorla (1998) ressalta a importncia que o profissional tem como receptor e decodificador da mensagem implcita no ato suicida, o preconceito ou a indiferena serve apenas como faixa aos olhos para que este profissional menospreze a importncia do ato. Segundo o autor, at mesmo o profissional de sade mental despreparado, muitas vezes acaba caindo no julgamento moral e termina por dar conselhos ao indivduo. Isto muitas vezes acontece diante da ansiedade contratransferencial. O desprezo neste momento pode ser letal, indo de rumo contrrio ao da tarefa do psiclogo que o de se preocupar com o bem-estar do ser humano ao longo de seu desenvolvimento, estando ele no estado em que estiver, pois, este analisa os processos intrapessoais e as relaes interpessoais para que possa compreender e problematizar o comportamento humano em seus diversos estados, tendo como objetivo identificar e intervir nos fatores determinantes das aes dos indivduos considerando sua histria biolgica, pessoal, familiar e social. Freud percebeu que o contato com o paciente despertava no terapeuta alguns sentimentos que ele denominou contratransferncia, que poderia se manifestar tanto conscientemente quanto inconscientemente no terapeuta. Este aspecto se tornou importante quanto compreenso do contedo inconsciente que estava sendo analisado. (MATTIOLI, 2004). No podemos esquecer que o analista, um ser humano como todos os outros, com seus prprios problemas, qualidades e defeitos, conflitos e caractersticas de personalidade. O analista no deixa de ser uma pessoa, um ser humano vulnervel, sensvel, vaidoso, ambicioso, invejoso, que ama e odeia, que ainda que capacitado para sua prtica teraputica, tambm sente, segundo as circunstncias, carinho, afeto, rejeio, tdio, frente ao que seu "paciente" fala, relata, apresenta, projeta nele/nela (transferncia), e se irrita, fica entediado, sente empatia e segundo o material da temtica tratada, se angustia e sofre. (SANTOS, 2007, p 02)

luciane_lopez@yahoo.com.br

Segundo Morgado (2002, p.94) a estrutura libidinal do analista tambm ambivalente, fixada em etapas psicossexuais infantis, podendo reviver nas relaes atuais os mesmos conflitos que o analisando: atualizao de prottipos, compulso repetio e resistncia. Quando o terapeuta se depara frente a uma tentativa de suicdio, frente a um indivduo que lhe chega extremamente frgil e como aponta Cassorla (1998), um indivduo que encontrou a nica forma de pedir ajuda sob este ato, trazendo ainda sob si resqucios da morte, o terapeuta se identifica porque entre outras coisas, este no escapar da morte, talvez no desta forma como o paciente suicida, mas dentre uma das tantas faces dela. (LABAKI, 2006). Segundo Volich, (1999) tratar o outro poder entrar em contato com o prprio sofrimento, e com as experincias que ele evoca em nosso foro mais ntimo efetuar o trabalho permanente de reparao de nossas prprias feridas, reencontradas nas dores daqueles de quem cuidamos (VOLICH, 1999 apud LABAKI, 2006 p. 53). Labaki, (2006 p. 53) aponta que a ameaa de morte precipita no psicoterapeuta formas ntimas de amlgama com o paciente ou, opostamente modos abismais de escut-los. Cassorla (1998) fez um levantamento e concluiu que no atendimento a pacientes suicidas a equipe de sade e principalmente o mdico, se sente perdido no atendimento a estes casos, isto aconteceria segundo o autor pela captao inconsciente do sofrimento intenso do paciente, por identificao e necessidade de neg-lo; por ser aterrorizante; ou pela sensao de impotncia e desesperana por identificao de aspectos do paciente e/ou por mobilizao de conflitos prprios do profissional. Segundo o autor quando o paciente chega a efetivar o ato a equipe de sade sofre com o impacto violento deste. Aparecero com grande intensidade, sentimentos de culpa, remorsos, impotncia, desespero, complicados por defesas do tipo: negaes, projees, racionalizaes. (CASSORLA, 1998, p. 162). Portanto, no atendimento a pacientes suicidas a relao contratransferencial de suma importncia quando devidamente detectada e devidamente utilizada, pois, como j enfatizado o profissional de psicologia como todo e qualquer ser humano no escapa as projees de seus pacientes, este dever tomar cuidado para que seus conflitos prprios, no se misturem com as projees de seus pacientes de forma muito intensa, a ponto de tornar esta atividade to rica em pleno desprazer e fonte de sofrimento.

OBJETIVOS Compreender como o psiclogo vivencia afetivamente e utiliza as prticas teraputicas num caso de finitude to prxima como o caso de pacientes que tentaram suicdio. Objetivos especficos Verificar como o psiclogo compreende o fenmeno do suicdio, e como ele vivencia, ou vivenciou a experincia de atendimento deste caso. Problematizar as razes cognitivas e psquicas presentes na deciso do psiclogo de empreender uma relao teraputica com pacientes que tentaram o suicdio. Verificar as tcnicas teraputicas adotadas pelo psiclogo no atendimento de pacientes que cometeram tentativa de suicdio, uma vez que este paciente j vem com uma alta carga emocional e uma experincia de proximidade da morte. Verificar se existe por parte do psiclogo uma cobrana maior consigo mesmo por estar em contato com a possibilidade da morte do outro, podendo vir a se sentir responsvel pela sobrevivncia do paciente. Caso seja afirmativo, como este psiclogo vivencia o sentir-se responsvel pelo outro.Compreender como vivenciado pelo psiclogo, o trabalho com o sofrimento e a perda do significado de existncia do paciente suicida, uma vez que isto pode despertar no psiclogo as mesmas vivncias. Compreender as possveis dificuldades encontradas pelo profissional nesse encontro. METODOLOGIA Participaram desta pesquisa 4 (quatro) sujeitos. Todos profissionais formados em psicologia com atuao clnica mnima de 3 anos, que atendem ou j atenderam pacientes que tentaram suicdio. Os sujeitos possuam idades entre 36 a 48 anos, sendo 1 (um) homem e 3 ( trs) mulheres, todos moradores do interior do Estado de So Paulo. O tempo de atuao clnica destes sujeitos variaram de 08 h 19 anos.

Instrumentos Utilizamos como instrumento de pesquisa a entrevista semi-dirigida, com perguntas relacionadas prtica teraputica que foi utilizada, ou que atualmente estava sendo utilizada com pacientes que passaram por tentativa de suicdio, bem como, perguntas relacionadas ao como ou como foi para este profissional lidar diretamente com a possibilidade ou at mesmo a morte real do outro. Procedimentos O procedimento adotado foi realizao das entrevistas semi-dirigidas, utilizadas como fonte de coleta de dados, sendo estruturadas e analisadas de acordo com enfoque psicanaltico. A entrevista foi realizada de forma individual com psiclogos que atendem ou j atenderam pacientes que tentaram suicdio. Cada entrevista foi realizada de acordo com a disponibilidade deste profissional, no horrio estipulado por ele, assim como o local (desde que fatores quanto privacidade do encontro fossem atendidas). Foram explicados aos sujeitos alguns dados da pesquisa, tais como: objetivo e o sigilo total de sua identidade. Foram coletadas as assinaturas no termo de consentimento, e entregue aos sujeitos a carta de informao constando todos os dados da pesquisa a ser realizada. RESULTADOS: Ato de desespero, fracasso individual e social, punio aos seus, fuga da realidade vivente, desistncia dos sonhos, da vida, busca de alvio, essas entre outras, so as concepes que os profissionais de psicologia entrevistados fazem da pessoa que comete o suicdio. Segundo Cassorla (1998), a morte em nossa sociedade possui carter depreciativo, no encarada como um dado natural do desenvolvimento humano, pois esforamo-nos para bani-la de nossas experincias de vida. Se a morte natural j encarada desta forma, pior ainda a morte por suicdio. Carregada de preconceitos e fantasias a cerca da causa, a morte por suicdio pode ser encarada como fracasso individual ou social como disse uma das entrevistadas:Pra mim, o suicdio um sinal

de fracasso. Pesquisador: Por que fracasso? Entrevistada: Porque significa que a pessoa falhou, e a sociedade tambm. Segundo Durkheim (1983), o suicdio um ato individual, porm com contribuies significativas da sociedade que as produz. O autor acredita que a sociedade tem papel fundamental na deciso suicida do indivduo, pois este meio social de certa maneira, no foi favorvel e acolhedor de maneira a dar subsdios para que este indivduo pudesse sobreviver. Segundo Cassorla (1998), sob um olhar sociolgico, as motivaes que levariam o indivduo a buscar pelo suicdio como sua ltima forma de arte no mundo estaria associada a motivaes de aspectos sociais que transcenderiam a esfera da vida pessoal e dependeriam de foras exteriores ao indivduo presentes na dinmica dos valores e padres da cultura de determinada sociedade. Os profissionais entrevistados acreditam que este indivduo no encontrando outra sada tenta fugir de sua realidade, desiste da vida, dos sonhos, do sentido que a vida antes lhe trazia, acredita que somente encontrar alvio aps esta atitude, onde possivelmente ocorreria uma ciso do ego, um surto do psiquismo. A baixa estima, a disfuno mental como a depresso tambm seriam fatores importantes que permeiam o ato segundo estes profissionais de psicologia. As razes cognitivas presentes na deciso do psiclogo em empreender uma relao teraputica com pacientes que tentaram o suicdio, na maioria dos casos por falta de poder optar por atender ou no este tipo de caso. A maioria dos entrevistados atende ou atenderam seus pacientes em hospitais ou centros pblicos de sade, nestes locais no permitido segundo eles, no atender um caso como este ou outro qualquer, desde que seja identificada sua necessidade. Sobre as dificuldades encontradas no atendimento a estes casos, Priscila assim respondeu: Eu fui luta, fui estudar sobre o suicdio, e fui fazer terapia. Pesquisador: Por que voc foi buscar terapia? Entrevistada: Porque eu tinha dificuldade com estes assuntos de morte... Ento eu decidi buscar ajuda ... at pra me compreender melhor. Alguns profissionais descobrem a tentativa ou a possibilidade de uma possvel tentativa durante o tratamento, e com o vnculo j estabelecido e uma transfernciacontratransferncia j instaurada. Isso de certa forma contribui para que este profissional acabe por continuar o tratamento.

O suicida compreendido segundo estes profissionais como uma pessoa solitria, fragilizada e depressiva. Muitas vezes no percebe que inconscientemente busca por seu aniquilamento como, por exemplo, os alcoolistas, dependentes entre outros, que so compreendidos como suicida em potencial. Pde-se perceber durante as entrevistas que os sentimentos em relao a estas pessoas tentadoras de suicdio esto permeados por sentimentos ambivalentes, pois, segundo os entrevistados estas seriam pessoas solitrias, fragilizadas e depressivas, porm em outro momento so lembradas como pessoas fortes e corajosas uma vez que, para cometer o suicdio h a necessidade de muita coragem. Mrcia, em relao compreenso que faz do indivduo suicida diz que: Uma pessoa desta muito forte... Tem que ser forte pra fazer isso... E depois a gente fala que so pessoas fracas.... Atravs desta fala podemos perceber que no apenas o fato da morte que chama a ateno, mas a forma pela qual o indivduo procura por ela. A forma agressiva que se mostra aos outros, um ato revestido de desespero. Sabemos que a morte um dia ir chegar, e que segundo Murphy (1959), o medo dela universal e atinge a todos, est associada ao medo da solido, da separao de quem se ama e do desconhecido; o medo dos julgamentos por atos terrenos e o medo do que possa ocorrer aos dependentes; o medo da interrupo dos planos e fracasso em realizar os objetivos mais importantes da pessoa (apud Kovcs, 1992). Por isso este tipo de ato causa certo espanto em nossa sociedade, pois a maioria das pessoas busca viver numa sociedade que quase impossvel apenas sobreviver. Rebeca ao se referir sobre o valor da vida diz: Veja bem que espetculo maravilhoso a nossa vida! Como difcil gerar uma vida... Um espermatozide disputa com centenas de outros espermatozides o vulo... Que milagre que a vida... Pra acabar assim... muito triste!. Estamos inseridos numa sociedade que no apia este tipo de ato (no pelo menos diretamente) quando isso acontece como se estivessem infligindo lei, assim como antigamente, porm no a lei dos homens, mais a lei da vida. Muitas vezes, estes profissionais embasados neste tipo de representao preferem defender-se com a tcnica, ou sob a instituio que trabalha. Paulo relata a sua vivncia com este tipo de caso: Na verdade o paciente no era meu, no atendia na minha clnica... Era da instituio!

Podemos perceber certo tipo de distanciamento em relao ao paciente, Paulo provavelmente busca se manter distante. O atendimento foi num hospital de base (ou pblico) o paciente passava no s por mim, mas pelo psiquiatra, pelos mdicos ento eu me senti seguro. Em outra entrevista percebe-se o quo importante para Priscila o trabalho juntamente com o psiquiatra: Acho importantssimo o trabalho em conjunto com o psiquiatra, sendo assim eu encaminho o paciente ao psiquiatra Eu no brinco com essas coisas no. No s com a terapia no... Tem que ter trabalho em conjunto. Talvez exista ligado a esta fala e a de Paulo um sentimento de insegurana, pois ambos sentem-se mais seguros com a ajuda de certos aparatos como: os remdios do psiquiatra, e a segurana da instituio. A diviso da responsabilidade com outros colegas da rea, seria uma forma de alvio, pois, caso o tratamento no obtivesse resultados e o paciente tentasse novamente e dessa vez conseguisse, este profissional teria com quem dividir esta impotncia diante do caso. Este profissional muitas vezes chega a considerar o suicdio no to importante quanto uma doena. Podemos observar isto atravs da fala de Paulo: Na verdade me preocupo muito mais com os pacientes que tem doenas auto-imune do que com um caso de tentativa de suicdio, os pacientes com doenas auto-imune podem comparar com uma bomba relgio, a qualquer momento o pior pode acontecer. Como sabemos atravs de Cassorla (1998), alguns profissionais de sade chegam a tratar este sujeito com indiferena, no compreendem o que se passa com este indivduo e acabam por trat-lo muito mal, s vezes at com zombarias. Diante da fala de Paulo podemos verificar que mesmo sendo psiclogo e conhecendo em certo grau as vivncias humanas, Paulo no se distncia destes profissionais de sade, pois para ele muito mais preocupante um paciente com doenas auto-imune. O acolhimento a estes indivduos vai depender de como este profissional v e compreende este ato, bem como o contexto cultural em que esta inserido. De acordo com as entrevistas conviver e efetuar uma relao com este tipo de paciente angustiante para estes profissionais, pois, apesar de seus conhecimentos a cerca do homem e de suas possveis atitudes, esto inseridos em uma sociedade que no esta aberta a problematizar e abordar assuntos como o da morte, muito menos, morte por

10

suicdio. Porm, de acordo com os relatos, estes profissionais no deixam de trat-los com respeito e cordialidade, o fato de serem psiclogos colabora para a compreenso desse ser humano, mas no suaviza totalmente a impresso do ato agressivo, e do impacto que isto causa a sociedade atual, pois, o fator morte ainda considerado um tabu em nossa sociedade. Trabalhar com este tipo de caso est longe de se tornar um costume, considerado como um caso difcil. Segundo os entrevistados constatar a perda da vontade de viver do outro muito triste, no h como se acostumar. A vida considerada para estes o bem mais precioso, perde-la ou querer perd-la um fracasso. Para alguns profissionais como Mrcia vencer atravs de seus pacientes a vontade de morrer ou ver seus pacientes vencer suas dificuldades lhe traz grande orgulho. Em relao ao trabalho desenvolvido com os tentadores: Pesquisador: Voc se orgulha disso? Entrevistada: Com certeza, como eu te disse, eu j trabalhei em vrios lugares, e aonde eu vou eu procuro fazer o meu melhor... Eu tenho um profundo respeito pelo ser humano, eu amo o que eu fao, me orgulho da nossa profisso, eu jamais me arrependo da profisso que eu escolhi. Aqui eu no recebo muito, mais eu adoro trabalhar aqui. Obs: Neste momento Mrcia se emociona e pede desculpas ao entrevistador. Acostumar seria para estes o mesmo que aceitar, e isto no aceito nem pela sociedade em geral muito menos por estes profissionais cujo objetivo de sua profisso o de se preocupar com o bem-estar do ser humano ao longo de seu desenvolvimento, estando ele no estado em que estiver. Mrcia que j atendeu mais de 30 casos como este nos diz: O dia que eu achar normal atender um caso deste... o dia que eu me acostumar... eu vou parar de lutar. Esta fala nos mostra como disse Kovcs (1992), que a morte seria o inimigo que os vivos passam suas vidas tentando superar e derrotar para sempre. Isso ressalta o carater negativo que cai sobre a morte, juntamente com isso com quem a ousa cutuc-la a fim de encontra-la, neste sentido, podemos imaginar o quo doloroso deve ser para o indivduo que passou por um suicdio mal sucedido, o carter negativo que recai sobre este. O psiclogo deve estar atento a isto, pois o que ele menos nescessita neste momento de mais uma rejeio.

11

Quando perguntado a estes profissionais como eles se sentiam no atendimento a estes casos, respostas como: sentimento de impotncia, tristeza, fracasso e angstia foram as mais citadas. Impotente responde uma das entrevistadas: Porque muitas vezes no sei se o tratamento vai dar certo, e se o indivduo vai se curar ou melhorar. Pensamentos como: E se ele fizer de novo? E se dessa vez ele conseguir? Permeiam a psique destes profissionais. Segundo Cassorla, (1998) a maior dificuldade destes profissionais da sade decorrem da invaso destes sentimentos como a impotncia, frustrao e a fragilidade que se sentida por estes profissionais diante dos ataques violentos de ordem emocional que recebe destes pacientes. Portanto o profissional se v tomado por estes sentimentos, que os deixam paralisados, o autor ressalta que este profissional se no estiver bem preparado e no souber utilizar corretamente a favor do paciente os mecanismos contratransferncias pode ao invs de ajudar o paciente, apenas piorar a situao. Ao perguntar a estes profissionais se eles se sentiam responsveis pela vida de seus pacientes alguns responderam que sim e outros que no, os que responderam que sim se justificam como nesta frase: Com certeza ... Como eu disse antes, muita responsabilidade, uma vida! Tem a famlia que espera o resultado do tratamento, e ns mesmos esperamos que d tudo certo. Os entrevistados que responderam que no se sentem responsveis por estas vidas apoiam-se nas tcnicas, como esta entrevistada: Responsabilidade sempre h, como em qualquer outro caso... Porm quando o profissional de psicologia assume um caso como este, ele est ciente que est capacitado tecnicamente. Isso agir com tica, se eu sei que no estou apto a seguir com o caso, eu nem devo aceit-lo. Por isso caso venha o paciente a concretizar o ato, no me sentiria responsabilizada, pois estava respaldada pela tcnica. Pode-se perceber que h sim uma responsabilidade sentida por estes, porm uns sentem isso de forma mais intensa e outros apoiam-se nas tcnicas, maneira esta de se sentir segura caso algo venha a acontecer. O sentimento de tristeza aparece com destaque nas falas de alguns, questionamentos acerca da causa, bem como a sensao de fracasso de uma sociedade que no pde fazer algo pra impedir sempre citado.

12

Este sentimento de tristeza advm da constatao deste profissional de que este paciente perdeu a vontade de viver, perdeu o brilho pela vida. E como citado por Brim (1970 apud Kovcs, 1992), o atendimento a estes casos pode ativar no terapeuta o medo da sua prpria mortalidade, ou seja, lidar com a morte ou a possvel morte do outro uma vez que, no se sabe se o tratamento vai realmente dar certo, se perceber como um ser tambm transitrio. Em relao prtica teraputica, pode-se perceber atravs das entrevistas que o trabalho em conjunto com o psiquiatra utilizado em todos ou quase todos os casos, na maioria dos atendimentos o paciente j vem medicado e o encaminhamento feito pelo mdico psiquiatra. Geralmente este paciente atendido de uma a trs vezes por semana, isso depender de como ele se encontra psiquicamente, para uma de nossas entrevistadas existe a necessidade para a efetivao do tratamento de um trabalho feito sob o seguinte trip: O tratamento acontece com o seguinte trip: O paciente, a medicao e a famlia, os trs fatores so importantes e devem ser trabalhados em conjunto. Isso demonstra a importncia que o meio social tem na vida deste indivduo e que alm do tratamento deste, deve haver um trabalho em conjunto com o meio social que este est inserido, como a famlia. Na maioria das entrevistas realizadas, foi constatado que o profissional de psicologia no chega a dar alta a estes pacientes, pois estes acabam abandonando o tratamento, um dado muito significativo, pois o que ser que ocorre para que estes pacientes acabem desistindo do tratamento? So alguns questionamentos para possveis discusses. Em nenhuma das entrevistas foi constatado que aps o incio do tratamento o paciente tenha tentado novamente e desta vez chegado a bito. Estes profissionais de maneira geral no teriam mais nenhum tipo de contato aps o rompimento do tratamento, alguns chegam a ter notcias por vias diversas como famlia, ou quando acabam se encontrando ocasionalmente. Atravs dos dados levantados eis que nos surgem alguns questionamentos, o atendimento a pacientes suicidas requer um novo tipo de profissional ou abre portas para uma nova prtica? Para esta pergunta ainda no h respostas, porm podemos visualizar atravs desta pesquisa que este profissional no atendimento a este tipo de paciente se v diante de uma situao onde somente sua tcnica j no suficiente para lidar com este tipo de

13

caso, pois no contato com o indivduo suicida, este profissional de psicologia se depara com aspectos pessoais que se no forem devidamente interpretados e trabalhados a favor do caso, possivelmente favorecer para uma prtica no eficaz. CONCLUSO Os dados nos permitiram perceber que no atendimento a pacientes suicidas o profissional de psicologia passa por uma srie de alteraes emocionais, como sentimentos de impotncia e at mesmo angstia ao lidar com assuntos referentes morte. A pesquisa nos trouxe dados relevantes quanto ao impacto que escolha dos meios utilizados pelo tentador causa estes profissionais, uma vez que, ambos caminham rumo contrrio, enquanto um busca contribuir para vidas mais satisfatrias o outro busca por elimin-la, ou seja, sua prpria morte. Isso muitas vezes leva estes profissionais a buscar auxlio de outros profissionais da rea para melhor orienta-lo ou para seu prprio atendimento. Pensamentos acerca do xito do tratamento so freqentes, muitas vezes se questionam se daro conta do caso, alguns dos profissionais entrevistados visualizam este tipo de caso como um desafio sua prtica como psiclogo, pois, muitas vezes buscam aprimoramento para poder dar conta. Para tal, existe a necessidade de construo de polticas pblicas de ateno ao suicdio, uma vez que este nmero de tentadores e suicidas vem crescendo gradativamente, o que aponta a uma necessidade de medidas preventivas. Da mesma forma existe a necessidade de profissionais mais bem preparados tanto tcnica como afetivamente para lidar com essa realidade to corriqueira em tempos atuais. Podemos nos questionar se os cursos de formao destes profissionais tm estado atentos a estes tipos de atendimento, pois como j citado anteriormente estamos inseridos em uma sociedade onde cada vez mais assuntos referentes morte esto sendo abolidos e deixados de lado, o que vemos uma sociedade que prioriza o ocultamento das manifestaes de morte bem como suas ramificaes como o suicdio. Pesquisas e debates a cerca de temas como a morte, a morte por suicdio e o preconceito que este indivduo (tentador) enfrenta em relao sociedade em que vive (devido falta de conhecimento desta sociedade em relao aos fatores que levam este indivduo a este ato, bem como, o aspecto negativo da morte) entre outros se faz necessrios.

14

Deixar que sentimentos negativos em relao a este ato contribua para uma prtica no eficaz ou que aspectos pessoais deste profissional interfira no atendimento a estes casos s colabora para o impedimento do avano de uma cincia e de uma bela profisso como a psicologia.

BIBLIOGRAFIA ALVARENGA, D. P. de. Anencefalia e aborto. Disponvel 04 out. 2007. em:

<http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5167>. Acesso em:

ANGERAMI-CAMON, V.A. Implantao do servio de atendimento aos casos de urgncia e suicdio na cidade de So Paulo. In: Valdemar Augusto Angerami-Camon; Heloisa Benevides de Carvalho Chiattone; Edela Aparecida Nicoletti. O doente, a psicologia e o hospital. So Paulo: Pioneira, 2005. CASSORLA, R. M. S. Do suicdio: estudos brasileiros. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Cdigo de tica profissional do psiclogo. Disponvel 2007. __________. Atribuies Profissionais do Psiclogo no Brasil. Disponvel em: http://www.pol.org.br/legislacao/pdf/atr_prof_psicologo.pdf Acesso em: 06 Out. 2007. DURKHEIM, E. O suicdio. So Paulo: Abril Cultural, 1983. MEDEIROS 25.05.2007. GRESPAN, I. Brasil assume suicdio como questo de sade pblica. Disponvel em: <http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/08/22/materia.2006-0822.1747457010/vie> Acesso em 02/10/2007. KOVCS, M. J. Morte e desenvolvimento humano. 4. ed. So Paulo: Casa do psiclogo, 1992. LABAKI, E. P. Morte. 3. ed. So Paulo: Casa do Psiclogo, 2006. FILHO. C. F. S biografias. Disponvel em: <http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ index.html?submit=Home+Page >.Acesso em em: <http:// www.crpsp.org.br/a_orien/codigo/fr_codigo_etica_exposicao.htm> Acesso em 05 Out.

15

MANN J. OQUENDO M. UNDERWOOD MD. ARANGO V. Resumos do simpsio sobre o suicdio. Disponvel em: <http://gballone.sites.uol.com.br/acad/suicidio.htm>. Acesso em 11.09.2007. MARQUES, C. F. F. da C; ARRUDA, S. L. S. Autismo infantil e vnculo teraputico. Disponvel em: http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103166X2007000100013&lng=pt&nrm=is. Acesso em: 30 Set. 2007. MATTIOLI, O.C. Mtodo psicanaltico e pesquisa cientfica. mimeo, 2004. MORGADO, M. A. Da seduo na relao pedaggica. 2.ed. So Paulo: Summus, 2002. NOGUEIRA, P. L. Em defesa da vida: aborto, eutansia, pena de morte, suicdio, violncia, linchamento. So Paulo: Saraiva, 1995. PIETRO. D; TAVARES. M. Fatores de risco para suicdio e tentativa de suicdio: incidncia, eventos estressores e transtornos mentais. Disponvel em: < http:// www.psiquiatria.ufrj.br/documentos/JBP(2)2005_10.pdf ->. Acesso em 21.09.2007. SCARPATO, A. T. Transferncia Somtica: a dinmica formativa do vnculo teraputico. Disponvel em: http://www.psicoterapia.psc.br/scarpato/t_vinculo.html. Acesso em: 10 Out. 2007. SILVA, A.O. Suicdio, literatura e sociologia. Disponvel em: <http://www.espaoacademico. com.br/044/44eozai.htm>.Acesso em: 20 Mar. 2007. SANTOS, M. B. A transferncia e a contratransferncia no espao teraputico. Disponvel em: < http://www.psicopedagogia.com/articulos/?articulo=510 > Acesso em: 05 Out. 2007.

Potrebbero piacerti anche