Sei sulla pagina 1di 8

Fsica III - Experimental Pr - Relatrio V: Associao de Geradores

Aline Cristina Marques Marcelo Alexandre Finez

1.1.

O Gerador um bipolo ativo ou passivo ? Justifique sua resposta.

Um bipolo gerador aquele que transforma um tipo de energia qualquer em energia eltrica. Ele , portanto, o elemento ativo de um circuito. Exemplos: Pilha transforma energia qumica em energia eltrica. Dnamo transforma energia mecnica em energia eltrica. No bipolo gerador, a corrente tem o sentido do potencial menor para o maior, ou seja, coincide com o sentido da tenso sobre ele, como apresentado na figura 1: [1]

(figura 1: bipolo gerador)

1.2. Faa um esquema, mostrando um gerador ideal e um gerador real? Na figura 2 A temos o esquema de um gerador ideal, e na figura 2 B temos sua curva caracterstica:

(figura 2 A)

(figura 2 B)

Em um gerador ideal, qualquer que seja a corrente fornecida, a tenso de sada Vs ser sempre igual a fora eletromotriz E. Assim: Vs = E O gerador real, entretanto, apresenta uma resistncia interna que representa a soma de todas as resistncias do gerador. Na figura 3 A mostra o esquema de um gerador real, onde r a resistncia de perda ou resistncia interna.

Se o gerador for ligado a uma carga e passar a fornecer corrente, aparecer uma perda interna de tenso devido a resistncia interna, e dessa forma a tenso de sada Vs no ser mais igual a fora eletromotriz E, conforme mostra a figura 3 B:

(figura 3 A)

(figura 3 B)

Nas condies de trabalho de um gerador real, devemos considerar ento as perdas internas e dessa forma:

Vs= E -E Onde: E a fora eletromotriz e E a tenso de perda devido a resistncia interna. Dessa forma obtemos a equao do gerador:

Vs= E - rI

A equao acima mostra que a corrente ao percorrer o gerador, experimenta uma elevao de potencial E em seguida uma perda de tenso E na resistncia interna. A figura 3 mostra a representao grfica da equao do gerador. A resistncia interna do gerador dada por:

Tg x = r

Se conectarmos os terminais do gerador diretamente, isto , em curtocircuito, a tenso de sada ser nula e a corrente ser a mxima possvel, limitada apenas pela resistncia interna do gerador. [2] 1.3. A partir do esquema de um gerador real, deduzir, pela regra das malhas, a equao caracterstica do gerador. Para um gerador de tenso real, h desvios das caractersticas ideais, uma vez que os elementos que o formam apresentam diversos tipos de perdas, sendo a mais importante a perda por efeito Joule. O gerador de tenso real pode ser modelado associando-se a perda por efeito Joule a uma resistncia interna Ri em srie com o gerador ideal E. Se nenhuma carga ligada ao gerador, no h queda de tenso na resistncia interna, pois no h corrente eltrica, sendo a perda nula:

Se uma carga qualquer RL ligada sada do gerador, o mesmo fornecer uma corrente eltrica IS carga, fazendo com que haja uma queda de tenso na resistncia interna:

Dessa forma, a tenso de sada ser menor que a tenso E:

A equao caracterstica de um gerador de tenso real pode ser obtida aplicando-se a Segunda Lei de Kirchhoff na malha formada pelo gerador ideal E, pela resistncia interna RI e pela carga RL:

Nesse caso, quanto menor a resistncia interna do gerador, menor a perda e, portanto, melhor o rendimento do gerador. [3] 1.4. Com base na expresso do item 1.3, faa um esboo da tenso no gerador versus corrente do circuito.

[4]

1.5. O que a corrente de curto-circuito? Com base na equao deduzida no item 1.3, qual a expresso para a corrente de curto circuito? Corrente de Curto Circuito (Icc) uma corrente muito elevada e vrias vezes superior a corrente limite nominal dos condutores, que gerada por um curto circuito. Esta corrente pode ser originria da rede eltrica ou de algum equipamento eltrico com as fases cruzadas. Como consequncia deste fenmeno gerado um sobreaquecimento intenso no circuito, proporcionando o risco de incndios e queima prematura de aparelhos eltricos. [5]

[6]

Na figura acima, temos um esquema de um gerador em curto-circuito. Perceba que, na equao caracterstica, foi substitudo o zero no lugar da diferena de potencial. No fim, e em destaque, temos a equao que d o valor da corrente de curto-circuito, que a razo entre a fora eletromotriz e a resistncia interna. [6]

1.6. Como podemos determinar a corrente de curto-circuito e resistncia interna do gerador, pelo esboo do grfico do item 1.4?

[6]

A equao que d o valor da corrente de curto-circuito, a razo entre a fora eletromotriz e a resistncia interna. [6] E Assim, para o calculo da resistncia interna, fazemos: r = _E_ Icc 1.7. Os geradores podem ser associados em srie. Considerando que esses geradores possuem as resistncias internas e tenses produzidas por eles diferentes, demonstrem a tenso equivalente e a resistncia interna equivalente da associao. A associao de geradores em srie e muito comum em aparelhos eletrnicos atuais, especialmente nos controles remotos. Se voc notar, ver que as pilhas so colocadas em posies contrrias, deixando que o plo positivo de uma pilha se ligue ao polo negativo da outra pilha. Com isso, a DDP fornecida pelas pilhas ser maior. Nesse tipo de associao, a corrente eltrica que passa em todos os geradores a mesma. Assim, i = i1 = i2 = i3... .O gerador equivalente ter fora eletromotriz igual soma das foras eletromotriz dos geradores: E eq = E1 + E2 + E3... .A resistncia interna do gerador equivalente calculada como se fosse uma associao de resistores em srie: req = r1 + r2 + r3... . Logo, a tenso (ddp) equivalente dos geradores ser dada pela frmula: Veq = Eeq req. I
[7]

1.8. Utilizando os mesmos geradores do item 1.7, demonstrem a tenso produzida pelo gerador equivalente e sua resistncia interna, para uma associao em paralelo. Na associao em paralelo, fundamental que todos os geradores tenham fora eletromotriz IGUAIS, caso contrrio, os geradores de menor f.e.m. se comportariam receptores, o que no o que queremos. Assim, E eq = E1 + E2 + E3... . Como na associao de resistores em paralelo, a corrente equivalente ser igual soma das correntes que passam pelos geradores: i eq = i1 + i2 + i3... Quanto s resistncias internas, utilizamos a frmula 1/req = 1/r1 + 1/r2 + 1/r3 .Com base nas equaes dadas acima, possvel construir a equao da d.d.p do gerador equivalente: Veq = Eeq req . i [7]

REFERENCIAS: [1] http://pt.scribd.com/doc/14825393/2/COMPONENTES-PASSIVOS Acessado em 07 de abril de 2012, s 12h02min. [2] http://pt.scribd.com/doc/21947332/GERADORES-ELETRICOS Acessado em 07 de abril de 2012, s 12h31min. [3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerador_de_tens%C3%A3o Acessado em 07 de abril de 2012 s19h10min. [4]http://www.eletronica24h.com.br/Curso%20CC/aparte3/aulas3/Aula013.html Acessado em 08 de abril de 2012 s 16h45min. [5]http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/eletricidade_glossario_1.html Acessado em 08 de abril de 2012 s 18h10min. [6]http://educacao.uol.com.br/fisica/geradores-eletricos-curto-circuitorendimento-potencia-e-equacao.jhtm Acessado em 08 de abril de 2012 s 18h35min. [7] http://www.infoescola.com/fisica/associacao-de-geradores/ Acessado em 08 de abril de 2012 s 18h47min.

Potrebbero piacerti anche