Sei sulla pagina 1di 7

MINISTRIO DE MINAS E ENERGIA

Gesto na Minerao em Pequena Escala


Descrio: este documento apresenta dados sobre a relevncia da minerao em pequena escala no mundo, os principais aspectos e dificuldades para a sua gesto sob o ponto de vista do desenvolvimento sustentvel. So, tambm, abordados aspectos da gesto sobre a sade e segurana dos trabalhadores, participao das mulheres, entre outros. A formalizao dos empreendimentos e a forma participativa de gesto so apontadas como uma das possibilidades de sustentabilidade do setor. Palavras-chave: gesto, instrumentos governamentais de gesto, sade e segurana, formalizao, OIT, Plano de Recuperao de rea Degradada, Plano de Controle Ambiental

RELATRIO ASPECTOS DA GESTO NA MINERAO EM PEQUENA ESCALA - MPE

1. ASPECTOS GERAIS

No

Brasil,

existe

uma

srie

de

instrumentos

de

gesto

pblica

capazes

de

promover

desenvolvimento sustentvel da minerao em pequena escala, a saber: Zoneamento EconmicoEcolgico, Plano Diretor Municipal, Plano Diretor de Minerao, Licenciamento Ambiental, Estudo Prvio de Impacto Ambiental, Plano de Controle Ambiental, Plano de Recuperao de rea Degradada, Legislao, Monitoramento e Fiscalizao. Entretanto, alguns problemas foram identificados na utilizao desses instrumentos pelos rgos pblicos gestores da minerao (BARRETO, 2000).

Nesse

contexto,

os

principais

aspectos

negativos

relativos

gesto

pblica

relacionam-se

principalmente ausncia de integrao entre os diversos rgos gestores; ausncia de mecanismos para essa integrao; e a participao social muito limitada, principalmente, devido carncia e a pouca disseminao das informaes, durante o acompanhamento e o monitoramento das atividades.

Com a escassez do universo de estudos sobre a MPE, que analisam sua eficincia, produtividade, rentabilidade e adequao das tcnicas realidade dos depsitos minerados. O que empiricamente se reconhece, at os dias atuais, que esta atividade j comprovou seu imenso potencial. Gerando vrios acontecimentos extremamente positivos dentro do setor mineral, particularmente, no caso do ouro, a exemplo de Serra Pelada e Tapajs.

Em conseqncia desses aspectos, altos ndices de informalidade so observados no setor mineral, causados por: i) fiscalizao ineficiente em decorrncia de deficincias tcnicas e de pessoal dos rgos gestores; ii) dificuldade na aplicao das normas, em relao aos conflitos de competncia e administrao compartimentada; e iii) burocratizao e lentido no processo de legalizao, principalmente ambiental. No existe, portanto, uma poltica pblica continuada para a minerao e com metas de longo, mdio e curto prazos e que possa vir a atender as necessidades dos diversos sub-setores da minerao.

Nas dcadas de 80 e 90 na Amrica Latina e Caribe houve uma intensa tentativa de resoluo de problemas sobre o aspecto da gesto na MPE. Esse aspecto um dos mais delicados, devido diversidade dos programas desenvolvidos para soluo de tais problemas, baseados apenas na

MINISTRIO DE MINAS E ENERGIA

assistncia tcnica, por vezes, negligenciando a relevncia da dimenso do conceito de gesto, bem como, o direcionamento do processo de formalizao das pequenas empresas do setor mineral.

A idia central dos programas existentes nas dcadas de 80 e 90 assentou-se em bases conceptivas de que os mineradores artesanais ou pequenos mineradores incluem-se a os garimpeiros, no eram eficientes. Desconhecendo s tcnicas e os processos de pesquisa e extrao mineral. Desenvolvendo lavra ambiciosa que teria como conseqncia o prejuzo ou desperdcio do bem mineral, alm de prejuzos relacionados diretamente com o meio ambiente (BARRETO, 2003).

Conforme relatado no Informe Regional para a Amrica Latina do Projeto Minerao, Minerais e Desenvolvimento Sustentvel na Amrica do Sul MMSD (2002), o Brasil foi o nico pas que no realizou reunies com os lderes de organizaes de pequenos mineradores, como parte do processo participativo liderado pelo MMSD, nos dois anos anteriores ao referido documento. Especificamente, no caso Brasil, a ausncia destes lderes foi atribuda extenso territorial e disperso dos pequenos mineradores, principalmente na Amaznia. Sem dvida, estes so fatores que dificultam a organizao dos pequenos mineradores, mas talvez no sejam os nicos (CETEM, 2002). Segundo Barreto (2003), aspectos relacionados com a produo industrial e comercializao de tecnologia necessitam ser equacionados no processo de formalizao da MPE, pois assim, haveria gerao de mercado. Situao esta que no ocorre devido, dentre outros aspectos, a informalidade e inacessibilidade ao crdito, o que comprova a inibio do desenvolvimento espontneo desse mercado. Em alguns perodos do processo evolutivo das tentativas de formalizao, chegou-se a concluso de que a educao e a assistncia tcnica resolveriam grande parte dos problemas da MPE.

Estima-se que a Minerao em Pequena Escala extraia de 15 a 20% da produo mundial de minerais no combustveis e que em pases em desenvolvimento esse percentual fique entre 90% a 100% das pedras preciosas produzidas, de 80% a 100% de diamantes (no includos os grandes produtores) e, no caso do ouro de 50% a 100%. Calcula-se no mesmo estudo que mais de 13 milhes de pessoas trabalham na MPE e que 80 a 100 milhes de pessoas dependem da mesma para subsistncia (OIT, 1999).

Mesmo assim, faz-se necessrio que a Minerao em pequena escala incremente suas atividades, seja atravs do melhoramento de seus processos de pesquisa e extrao, seja atravs da assistncia tcnica, transferncia de tecnologia e desenvolvimento tecnolgico, em atendimento s suas necessidades tais como aumento de produo e demandas sociais.

Nos ltimos anos, o Brasil tem conseguido avanos significativos por parte do Estado e das instituies de ensino superior. No que diz respeito ao reconhecimento da MPE como atividade econmica importante para o desenvolvimento do pas. Conforme refletidos na prpria Constituio promulgada em 1988, e tambm de iniciativas de apoio tcnico MPE por parte do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) e do Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM).

MINISTRIO DE MINAS E ENERGIA

A MPE deve se integrar no meio social a que pertence, medida de seu desenvolvimento tcnicoempresarial de gesto, diferenciando-a das outras empresas de minerao no cunho social abrangente.

2. GESTO PARTICIPATIVA

Em relao ao aspecto da gesto participativa dentro do processo de formalizao na MPE, existe a peculiaridade da mesma no estar includa nas polticas de planejamento territorial, nem nos planos de desenvolvimento, dentre outros instrumentos de gesto. Como qualquer outra atividade econmica, a MPE dever estar contemplada nos diversos instrumentos de gesto dos recursos, sejam eles especficos para o setor mineral ou genrico para os diversos setores econmicos (BARRETO, 2003).

A falta de incluso da MPE nas polticas de gesto de recursos naturais ou bens minerais desenvolveu uma situao insustentvel na maior parte dos pases em desenvolvimento, afetando o setor econmico, criando problemas sociais e ambientais de diversas ordens e dimenses. Portanto, sua incluso uma necessidade premente em todos os planos de controle e gesto, tanto nas esferas municipal, estadual quanto federal.

A participao dos diferentes atores que compem os setores econmicos na elaborao dos planos, implementao e fiscalizao, deve ser efetiva e constante, devido dificuldade de entendimento, apreenso e conceituao desta atividade econmica.

Recentes pesquisas sobre a MPE, reportam-se ao tema de gerao e acesso a informao para e sobre o setor como uma prioridade. Um maior conhecimento sobre o universo da MPE com certeza um aspecto fundamental. Todavia no um desafio menor, dado o grande grau de informalidade no pas. O que resulta em altos custos, pois grande parte das informaes a serem obtidas conseguida atravs de levantamentos que envolvam trabalho de campo. Como por exemplo, a realizao de levantamento geolgico bsico dos depsitos, prestao de informaes sobre procedimentos de legalizao, entre outros servios.

Um outro fator importante a localizao geogrfica. Regies longnquas dos centros urbanos e outros centros consumidores podem levar a interrupo do processo de formalizao.

Nesse contexto, a educao do minerador adequada s suas necessidades, e relacionadas ao importante processo de aprendizagem sobre a melhor forma de gerenciar o empreendimento. Deve levar em conta desde os aspectos ambientais, tcnicos, sociais, trabalhistas, entre outros e torna-se tambm uma prioridade.

A acessibilidade irrestrita e democrtica da informao uma componente fundamental do processo de formalizao, pois promove a transparncia to necessria neste setor. As incurses para a investigao, nesta dimenso da formalizao, vo desde a elaborao de um diagnstico sobre os

MINISTRIO DE MINAS E ENERGIA

tipos e formas de servios oferecidos, passando pela prpria gerao de informao, at a concepo de sistemas e ferramentas que vo ao encontro da lgica da MPE.

Pode-se afirmar que no existem muitos programas e projetos que desenvolvem sistemas de informao para e sobre a MPE, mas alguns organismos iniciaram a comunicao e a troca de informaes com a criao de redes internacionais como o caso do Mining Policies Research Initiative e International Development Research Center do Canad (MPRI/IDRC) e outros.

Em 1998, a Agncia Sua de Cooperao e Desenvolvimento apresentou o Projeto GAMA, que centrou sua ateno na dimenso da assistncia tcnica e educao dos Pequenos Mineradores. Este projeto concluiu que os problemas ambientais resultantes das atividades da MPE no so exclusivamente tcnicos, e que para solucion-los necessitava-se de aes integrais que abordassem os aspectos tcnicos, sociais, organizativos, econmicos, legais e culturais.

O formato clssico da maioria dos programas de formalizao considera que a gesto ambiental deve ser enfocada como assistncia tcnica, transferncia e desenvolvimento tecnolgico. O que o projeto GAMA sugere diferentemente dos outros, considerar que, independentemente da fase em que se encontra o processo de formalizao da MPE, o tema dever ser enfocado de acordo com o conceito de gesto ambiental. Sendo assim, o papel da investigao nesta rea , tambm, muito importante, nunca perdendo de vista o enfoque integrado de gesto ambiental, em particular.

Nesse contexto o projeto GAMA enfoca: Identificao das necessidades de gerao ou adaptao tecnolgica, visando prevenir os impactos sade do pequeno mineiro e ao meio ambiente; Levantamento das diversas experincias, tanto de gerao como de transferncia tecnolgica, visando identificar os principais nichos e necessidades, bem como, as diversas formas e metodologias de interveno; Contribuio para a elaborao de planos de gesto ambiental e de interveno tecnolgica e suas propostas metodolgicas, integrados aos planos de formalizao, em projetos piloto.

Algumas experincias merecem ser investigadas e analisadas, como por exemplo, a poltica de fomento do Chile, bem como, o novo marco legal do Equador referente MPE. Em relao a projetos, recomenda-se a avaliao do projeto GAMA no Peru, APEMIN e REFORMIN na Bolvia, ECOHEALTH e PRODEMINCA no Equador, no referente a esta dimenso (BARRETO, 2003).

A avaliao desses programas uma tarefa importante na direo de apreender as reas/temas que so cobertas, pblico alvo, impacto sobre as atividades da MPE, reas no cobertas por estas redes, entre outros aspectos.

3. CONDIES DE TRABALHO

Neste item se inclui para alm das condies de salrio, s de segurana e sade do trabalhador.

MINISTRIO DE MINAS E ENERGIA

Segundo Barreto (2003); Organizao Internacional do Trabalho - OIT (1999) e MMSD (2002), a situao de ilegalidade que circunda o setor freqente, bem como, freqente as acusaes de explorao e at de escravido, contudo, existe uma ausncia de informao sobre este e outros aspectos negativos e positivos das relaes trabalhistas, dado o carter verbal das relaes contratuais. Sabe-se, por exemplo, atravs de levantamentos de campo, que no caso da minerao de ouro a remunerao pode ser superior ao salrio mnimo nacional em muitos dos pases da Amrica Latina e Caribe.

A problemtica nesse sistema est relacionada com as diferentes formas de remunerao salarial e sua integrao formalidade e no com a reduo a uma nica forma baseada na tradicional relao empresarial empregado/empregador. A aceitao das diferentes formas de remunerao passa por uma avaliao de direitos e deveres que no podem significar uma reduo dos mesmos, comparativamente forma tradicional empresarial. Ainda neste contexto um importante tema desponta com toda a sua complexidade social, econmica e poltica: a questo de gnero e do trabalho infantil.

De acordo com o Relatrio Mundial do MMSD sobre Minerao em pequena escala e Artesanal a participao das mulheres na MPE consideravelmente superior Minerao larga escala. Este fato j justificaria uma ateno especial sobre a questo de gnero na MPE, contudo, a situao de inferioridade e de desigualdade de oportunidades da mulher no referente ao trabalho nas minas ou plantas de processamento torna o assunto mais delicado.

A participao das mulheres da MPE na Amrica Latina e Caribe bastante significativa em alguns pases, alcanando 10 a 30 % do total da populao envolvida com a MPE. Para a Amrica Latina representa mais de 300.000 mulheres envolvidas com a MPE (OIT, 1999).

bastante reduzido o nmero de mulheres que possuem ttulos mineiros ou so detentoras dos meios de produo. Em alguns pases, como Bolvia e Brasil, encontram-se mulheres liderando cooperativas ou outras organizaes no formalizadas. Um grande problema a dificuldade de acesso a crdito ou financiamento por parte das mulheres (BARRETO, 2003).

O trabalho infantil na MPE considerado no relatrio da OIT (1999) como um dos trs tema mais relevante para o setor. Neste, encontra-se uma grande dificuldade de quantificao, porm, os pases que fornecem cifras calculam em torno de 10.000 a 250.000 crianas que trabalham em jornada completa ou a tempo parcial nas atividades da MPE. A situao do trabalho destas crianas quase sempre ilegal, inclusive quando a extrao legalizada.

Em seu programa internacional sobre Eliminao do Trabalho Infantil, a OIT enfoca o tema como um problema amplo e de difcil equao, sendo que para isso ter-se- de levar em conta seu contexto, sem o qual no haver soluo a longo prazo.

No que tange aos aspectos segurana e sade do trabalhador, comum apontar a MPE como responsvel pelas estatsticas de mortalidade e incapacidade permanente, atribudas ao setor mineral, contudo, esta tambm uma rea aonde no existe suficiente informao que a comprove.

MINISTRIO DE MINAS E ENERGIA

Entretanto, o desconhecimento das medidas de segurana e abuso de substncias qumicas, utilizao incorreta de explosivos, deslizamento do terreno, ausncia de ventilao e de equipamentos de proteo no local de trabalho, so grandes deflagradores de acidentes.

Um aspecto que dever ser levado em considerao a reviso da regulamentao sobre sade e segurana do trabalhador em seu local de trabalho, no sentido de adequao destas normas realidade do setor. Acredita-se que a inovao tecnolgica ter um papel importante a desempenhar no referente aos equipamentos preventivos de proteo, no sentido de torn-los mais adequados s caractersticas do trabalho.

O relatrio da OIT considera como sendo os maiores riscos sade do pequeno minerador a exposio poeira, a substncias qumicas, particularmente ao mercrio, rudo e vibraes, ventilao deficiente, excesso de esforo e espao insuficiente de trabalho. Alerta, tambm, para o tema da sade em geral da comunidade e aponta como problemas a insalubridade, a malria, o tifo, a disenteria, a tuberculose e as doenas sexualmente transmissveis.

Ressaltam-se ainda, as questes de sade ocupacional e de sade pblica, incluindo as doenas que afetam a comunidade por problemas crnicos de insalubridade e higiene, assim como, as relacionadas com sade ambiental da regio motivada por poluio e contaminao.

4. REFERNCIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

No Brasil existe um grau de complexidade em relao ao setor mineral devido distino entre a Pequena Empresa de Minerao - MPE e a Minerao Artesanal LAVRA GARIMPEIRA, sendo ainda, imputado a primeira a designao de sub-setor devido ao uso imediato na construo civil e aplicao como minerais industriais (BARRETO, 2003).

Para a minerao artesanal no Brasil, estudos mostram que esta atua em 16 reas tituladas, das quais nove so de ouro, duas de diamantes, duas de esmeraldas e as demais so de outras gemas indistintas, concentrando-se nos Estados do Par, Mato Grosso e Rondnia. O levantamento nacional dos garimpeiros, de 1993, o nico realizado no pas, calculou em torno de 300.000 a 400.000 o nmero de garimpeiros em todo o territrio nacional. Uma outra fonte, a Unio Sindical dos Garimpeiros da Amaznia Legal USAGAL, estimou em 800.000 o nmero de garimpeiros em atividade em 1992 (MMSD, 2001).

Direcionando a anlise para a regio da Amrica do Sul, na Bolvia 92% da gerao de empregos no setor de minerao provem da MPE. O setor, ainda, contribui com 35% da produo total de minerais e cerca de 50.000 pessoas dependem do mesmo para sobrevivncia.

O relatrio do Equador, por sua vez, aponta a participao de 83,5% da MPE na produo (estimada) por tipo de mineral. No mesmo pas, no referente mo-de-obra, foram gerados 100.000 novos postos de trabalho, 65% correspondem ao setor metlico e o restante ao no-metlico, tendo impacto direto na regio sul da Cordilheira dos Andes em sua poro ocidental.

MINISTRIO DE MINAS E ENERGIA

No Peru a MPE responsvel por 35% do emprego no setor mineral e concentra-se basicamente na produo de metais preciosos e nos minerais industriais, atingindo no primeiro caso 15% da produo destes metais e ainda participa com 75% na produo de argilas e areia.

No Chile a MPE concentra suas atividades na produo de cobre, ouro e prata, contribuindo com 1,4% da produo e 11,1% na gerao de empregos diretos. Com o declnio das atividades na dcada de 90 houve um grande impacto na economia principalmente na regio Norte do pas.
Referncias: BARRETO, M. L. (2003). Formalizao da Minerao a Pequena Escala (Mpe) na Amrica Latina e Caribe. Estudo Financiado pelo Programa Mineria Artesanal Y En Pequea Escala (Mpe) do IDRC/CRDI/MPRI/IIPM. Acesso em: www.idrc.ca/uploads/user-S/11177213001form_barreto.pdf BARRETO, M.L. (2000). Garimpo de ouro no Brasil: desafios da legalizao. Tese de Doutorado, Escola Politcnica da Universidade de So Paulo. CETEM (2002). Organizao e Institucionalidade na Minerao em Pequena Escala e Artesanal na Amrica Latina e Caribe O Caso do Brasil. Convocatria MPE (IIPM/IDRC). Acesso em: www.idrc.ca/uploads/user-S/11176493921prop_brasil.pdf MMSD (2001). Relatrio do Brasil: Minerao, Minerais e Desenvolvimento Sustentvel. Equipe MMSD do Brasil. Rio de Janeiro: IIED/CIPMA/IIPM/CETEM. Acesso em: www.riograndeminas.com.br/documentos/desenvolvimento.pdf OIT (1999). Organizao Internacional do Trabalho. Programa de Actividades Sectoriais. Los problemas Sociais y laborales en las explotaciones mineras pequeas. Ginebra.

Potrebbero piacerti anche