Sei sulla pagina 1di 5

Propriedade Imvel Modos de aquisio originrio derivado a titulo singular e universal.

Registro no sistema romano que o nosso. Registro te duas caractersticas - meio constitutivo e da publicidade. No nosso direito vigora o principio da responsabilidade patrimonial ,

Abre-se trs tipos diferentes Art. 167 sero feitos na matricula do imvel. iiiO registro A averbao

O que muda do registro pra averbao , a causa! Lei 6015 O imvel tem que ser registrado no local do imvel principio da territorialidade Na matricula obrigatoriamente tem a descrio do imvel, o proprietrio e o s registros anteriores que tem as matriculas que foram unificadas , dai criado a matricula mo. Nem sempre o imvel teve uma matricula nica, este sistema foi inaugurado em 73, com alei 6015. Antes de 73 vigorava o sistema da inscrio e transcrio, a primeira vez que chegava no cartrio ele era inscrito, e cada coisa que acontecia no imvel separava-se um documento chamado transcrio, vc no tinha certeza se a pessoa que estava vendendo pra vc era o ultimo dono. Depois de 73 na primeira transio que houve no imvel abriu a matricula e a todos os negcios praticados sero feitos dentro da matricula. Ainda h muitos imveis sem matricula somente com a transcrio. Dentro da matricula vc faz o registro, onde diz que foi protocolado a Escritura Publica no tabelionato X, de tal pessoal para tal... A Matricula eh um registro nico dentro da matricula se fazem registro e averbaes. A matricula pode ser unificada ou desmembrada. Depois de desmembrar constara na matricula a rea construda de uso exclusivo e a rea construda de uso comum. Todo o cartrio organizado em livros e a organizao exatamente a mesma para todos os cartrios.

Quando se fala de registro do imvel ou qlqr outro registro um servio publico delegado, no deixe de ser servio publico. *********Princpios praticas. so extrados deles todos os fundamento para resolver questes

CASOS CONCRETOS NA PRATICA Principio da Puvlicidade - Significa que o registro publico, qualquer pessoa pode pedir a anotao, informao do registro e o cartrio no pode se negar a conceder. Art 17 Da lei de Registros Publicos e Art. 167 e 169 dizem que o registro tem carter obrigatrio, se no fizer no sou dono. Para imveis at 30 salarios mnimos a escritura no obrigatria mas o REGISTRO obrigatrio smepre independente do valor do imvel. Principio da fora probante, f publica ou presuno O que que prova a propriedade imvel ? O registro, documento que comprova propriedade imobiliria s com lel que fao a prova que sou dono do imvel. Aquele que consta como proprietrio no registro presume-se proprietrio. A presuno do registro relativa, vc pode provar que quem esta no registro no proprietrio, ex. usucapio. Art 1247 CC. Principio da Legalidade Todo documento que chega no cartrio de registro de imveis o oficial tem uma obrigao, de fazer a a analise de validade do documento, tem que analisar se o contrato no nulo (causas de nulidade so de ordem publica). Se registrar pq fez o exame de validade e este exame foi positivo, a partir dai posso pressupor que tudo o que esta no registro legal e valido. Mas a presuno relativa, pq admite prova em contrario. Art 198 e ss da lei de registro publico, constam alguns procedimentos Ex. O primeiro momento o protocolo, e o oficial te da um prazo de x dias, normalmente 30, para ele ou registrar ou prenota ( um fato que ele entende como obrigatrio, ex. certido que prove o estado civil) se fizer a prenotao so dados mais 30 dias para cumprir o prazo, se vc cumpri a prenotao ele registra, se vc no cumpre, s evc descorda dela vc faz a suscitao de dvida. Registro torrens destinado a propriedade rural, vc faz o registro normal, mas pega esse registro faz a documentao da rea, e faz um processinho d eregistro d etorrens e o juiz vai dizer que vc pode fazer o registro torrens, este registro tem presuno absoluta. O registro goza de presuno relativa, no caso de registro torrens a presuno se torna absoluta.

Principio da Territorialidade - Art 169 da lei de registro e o cdigo de organizao judiciaria de cada estado, dizem que o local, o cartrio onde o imvel deve ser registrado o local da situao do imvel, onde o imvel esta, independente do domicilio do proprietrio. A escritura no segue a territorialidade, esta pode ser feita em qlqr lugar do brasil. Principio da continuidade. um encadeamento cronolgico do registro. Art 195 da Lei de Registros Publicos. R1 Priscila R2 Daniel Jos hlio no regitrar no pode vender. R3 Jos hlio R4 Lucia Se todos registraram vigora completamente o principio da continuidade, Se o Hlio, no tiver um registro s um contrato de gaveta, ele pode pegar uma procurao por instrumento publico( pq o acessrio segue o principal) e cumprir o Art. 685, com poder em causa prpria, e esta no se extingue pela morte de qualquer das partes e ela irrevogvel, do proprietrio para alienar, vender, mas ainda assim o jos hlio no ser o proprietrio. Isso ocorre pq quem no aparece no registro no proprietrio, por isso q sempre se deve pedir uma matricula atualizada do imvel. Principio da Prioridade - Art 191 da lei de registros Lincoln tem um imvel e vende para duas pessoas, como a escritura no segue o principio da territorialidade ele faz duas escrituras, vende em janeiro para o rodrigo e em fevereiro para o jailson, O jailson faz o protocolo do registro no dia seguinte da escritura e no protocolo do registro ele pega a escritura e leva ao registro de imveis, o oficial far o exame de validade e registrar o instrumento, o Rodrigo faz o protocolo do registro em 1 maro que negado, pq pelo principio da continuidade o novo proprietrio o Jailson, no interesse data da venda, data do pagamento, interessa quem chegou antes quem registrou antes, no caso o Jailson. Tem prioridade quem chega antes no registro. E isso ocorre com qualquer instrumento. ***** IMPORTANTE *** Pode ser no momento em que o Jailson fez o protocolo faltou algum documento, por ex. 15 dias depois o oficial de registro de imveis diz assim Jailson falta a tua certido de nascimento atualizada, e deve fazer isso em 30 dias, se o Jailson cumpre a exigncia dentro dos 30 dias ele no perde a prioridade, ainda que o Rodrigo chegue para registrar nesse meio tempo, porm se o Jailson perde o prazo de 30 dais, perde tbm a prioridade. Principio da Especialidade Art 225 da lei de registros pblicos

Trata da descrio do imvel, que tem que ser a mais minuciosa possvel, pois se vc tem uma descrio precisa vc evita coincidncia de matricula,. Se tiver um erro na matricula do seu imovel vc pode pedir retificao sim, se tiver interesse de terceiros tem que ser judicial, vc pode mudar a rea do imvel pela retificao no registro de imveis ou pela ao demarcatria., Principio da Instncia Art 13 da Lei de Registros Pblicos O oficial de registro do imveis no pode, proibido de praticar qualquer ato de oficio. Ele s pode agir mediante provocao, ou da parte, ou do juiz, ou do MP. ARt. 1247, CC $ 1 quem vende o alienante quem compra o adquirente. At que se faa o registro o vendedor proprietrio, at que vc desconstitua o registro que fica o adquirente. A prioridade se d pelo protocolo, l que garante a eficcia e a sua prioridade. AQUISIO POR ACESSO Acesso a aquisio de propriedade imovels, e de modo diferente do registro. So trs formas distintas da aquisio de imvel 1 registro 2 acesso 3 usucapio Acesso sempre vai ter caracterstica de uma coisa incorporando outra coisa. A Acessso vira imvel mas no imvel pq o imvel o terreno, o caso da construo sob o terreno o terreno vc adquiri pelo terreno e a casa sua quando vc constru. A acesso um modo de aquisio de imvel separada do registro, As 4 primeiras so naturais e as duas ultimas so artificiais.

- FORMAO DE ILHAS - DA ALUVIO - DA AVULSO - DA LVEO ABANDONADO - DAS CONSTRUES E PLANTAES.( acesses artificiais dependem da interveno humana- as 3 primeiras depende de uma fato da natureza.

Quando vc constri em cima do seu terreno a construo sua e o terreno seu se vc constru com seu dinheiro hiptese do art, 1253 Portanto tudo o que coloco no terreno propriedade minha, uma presuno relativa pq tem hipteses que admite prova contrario quando vc constri em terreno alheio ou com dinheiro dos outros Art. 1255 Vai casa comear a vida no tem nada, a tua sogra diz assim vc no se preocupe constri aqui no fundo, ou naquele terreno que ningum esta usando. Se vc constroi no terreno mesmo se seja consentido do dono do terreno. Quem constroi em terreno alheio perde a construo a casa vai junto. Se vc provar que construiu como possuidor de boa f vc recebe a uma indenizao pela construo. Se tiver da m-f perdeu tudo, aiq eu difere da benfeitoria pq se for benfeitoria necessria o de m-f indeniza, na acesso m-f perde tudo. Agora se vc ao invs de uma casinha construir um prdio no terreno de ouro, mais fcil quem construiu no indenizar o terreno do que quem tem o terreno indenizar pela construo, pq o valor da construo excede consideravelmente o valor do terreno invertesse a indenizao. PARAGRAFO NICO ACESSO INVERTIDA.

Potrebbero piacerti anche