Sei sulla pagina 1di 22

[Gonalves Dias] I - JUCA PIRAMA - tpico heri romantizado, perfeito, sem mcula que desperta bons sentimentos no homem

burgus leitor O VELHO TUPI simboliza a tradio secular dos ndios tupis. o pai de I - Juca Pirama OS TIMBIRAS ndios ferozes e canibais O VELHO TIMBIRA narrador e personagem ocular da estria Neste momento fao a citao de uma sntese muito bem - elaborada pelo prof. Deneval S. Azevedo Filho: Um 'eu narrador ' conta as lembranas de um velho ndio Timbira que, tambm com status de narrador, num clima trgico e lrico, narra a histria do ltimo guerreiro tupi l-Juca-Pirama_ remanescente de sua tribo em conjunto ao pai, um velho chefe guerreiro cego e doente. O heri tupi feito prisioneiro pelos Timbiras, guerreiros ferozes e canibais. Antes de ser morto, do guerreiro tupi exigido que entoe o seu canto de morte, cantando seus leitos, sua bravura e suas aventuras, pois a sua coragem de guerreiro e a sua honra - acreditavam os Timbiras - passariam para todos que, depois do rito de morte, comessem as partes do seu corpo. I-Juca-Pirama conta sua histria, fala de sua bravura, das tribos inimigas, das suas andanas, de lutas contra Aimors, mas, pensando no pai cego e doente, velho e faminto, sem guia, pede que o deixem viver. ['Deixai-me viver! - canto IV]. Seu ato interpretado como covardia e o chefe dos Timbiras ordene que o soltem [Soltai-o - canto V ] e depois de ouvir o guerreiro, ordena-lhe: 's livre; parte.'. O guerreiro tupi promete-lhe que voltar depois da morte do pai. No canto VI, de volta ao pai, o heri, que foi preparado para o ritual, conversa com o pai cego que sente o cheiro forte das tintas que haviam sido passadas no corpo do prisioneiro, tintas prprias dos rituais de sacrifcio. Destarte pergunta ao filho: _'Tu prisioneiro, tu?'. E ao ficar sabendo pelo prprio filho o que acontecera, desconhecendo o verdadeiro motivo de sua volta [zelar pelo pai doente], o velho leva-o de volta aos Timbiras e o maldiz, rogando-lhe pragas e desejando-lhe que nem a morte o receba.

O filho reage e resolve mostrar que no covarde. Grita 'Alarma! alarma' o seu grito de guerra. O velho escuta, tomado de sbito pela reao do filho que luta bravamente, golpeando inimigos e destruindo a tribo timbira at que o chefe lhe ordena 'Basta!'. A honra do heri ento recuperada. Chorou pelo pai o moo guerreiro. E ao ser mal interpretado lutou como um bravo 'valente e brioso'. Realmente uma bela estria, no mesmo? Certamente voc j deve ter visto filmes hollywoodianos com um enredo bem menos criativo. No Brasil acredita-se que a alta cultura no acessvel ao popular e desta forma surge uma discriminao s avessas_ de baixo para cima. O leitor no Brasil recebe alcunha de alienado e pasmem ignorante de sua prpria realidade! Observe como a estria descrita acima de um enredo extremamente popular, para no dizer at apelativo. Como claro compreender que o aluno um agente de mudanas, carecemos que voc leia a obra para que possa vivenciar o quo grandiosa a arte brasileira. Bem, continuemos a tratar do resumo: TEMA O ndio adequado a um forte sentimento de honra, simboliza a prpria fora natural do amerndio, sua alta cultura acerca de seu povo representado no modo como este acata o rgido cdigo de tica de seu povo. O ndio brasileiro um clone do cavaleiro medieval das novelas europeias romnticas como as de Walter Scott. ENREDO E CANTOS O poema nos apresentado em dez cantos, organizados em forma de composio pico - dramtica. Todos sempre pautam pela apresentao de um ndio cujo carter e herosmo so salientados a cada instante. H muita musicalidade haja visto o ttulo acima [ Cantos ] por isto o vestibulando deve sempre estar atento para as medidas poticas [ decasslabos e alexandrinos ] isto poder ser tema de questo no vestibular. Veja abaixo uma tabela auto - explicativa de cada canto: Enredo Apresentao e descrio da tribo dos Timbiras Apresentao do guerreiro tupi - I - Juca Pirama

I- Juca Pirama aprisionado pelos Timbiras declama o seu canto de morte e pede ao Timbiras que deixem-no ir para cuidar do pai alquebrado e cego. Ao escutarem o canto de morte do guerreiro tupi, os timbiras entendem ser aquilo um ato de covardia e desse modo desqualificam-no para o sacrifcio . O filho volta ao pai que ao pressentir o cheiro de tinta dos timbiras que especfica para o sacrifcio desconfia do filho e ambos partem novamente para a tribo dos timbiras para sanarem ato to vergonhoso para o povo tupi Foco narrativo em terceira pessoa. CRTICA Como a obra indianista e muito fcil caracterizar isto pelo lxico utilizado, o aluno no ter o que temer para identificar o estilo na hora da prova_ vale ressaltar a musicalidade dos versos que uma caracterstica tpica de Gonalves Dias. O poema I-Juca Pirama nos d uma viso mais prxima do ndio, ligado aos seus costumes, convenhamos dizer que ainda muito idealizado e moldado ao gosto romntico. O ndio integrado no ambiente natural, e principalmente adequado a um sentimento de honra, reflete o pensamento ocidental de honra to tpico das novelas de cavalaria medievais_ o caso do texto Rei Arthur e a Tvola Redonda. Para melhor explicitar o exposto acima, citamos na ntegra fragmento do comentrio feito em Literatura Comentada - Gonalves Dias, da Abril, p. 1011 Se os europeus podiam encontrar na Idade Mdia as origens da nacionalidade, o mesmo no aconteceu com os brasileiros. Provavelmente por essa razo, a volta ao passado, mesclada ao culto do bom selvagem, encontra na figura do indgena o smbolo exato e adequada para a realizao da pesquisa lrica e herica do passado. O ndio ento redescoberto. Embora sua recriao potica d ideia da redescoberta de uma raa que estava adormecida pela tradio e que foi revivida pelo poeta. O idealismo, a etnografia fantasiada , as situaes desenvolvidas como episdios da grande gesta herica e trgica da civilizao indgena brasileira, a qual sofre a degradao do branco conquistador e colonizador, tm na sua forma e na sua composio reflexos da epopeia. da tragdia clssica e dos romances de gesta da Idade Mdia. Assim o ndio que conhecemos nos versos bem elaborados de Gonalves Dias uma figura potica, um smbolo.

Gonalves Dias centra I - Juca Pirama num estado de coisas que ganham uma enorme importncia pela inevitvel transgresso cometida pelo heri, transgresso de cunho romanesco [o choro diante da morte] que quando transposta a literatura gera uma incrvel idealizao dos estados de alma. Como exemplo, podem-se citar as reaes causadas pelo 'suposto medo da morte'. Com isso, o autor transforma a alma indgena em correlativos dos seus prprios movimentos, sublinhando a afetividade e o choque entre os afetos: h uma interpenetrao de afetos [amor. dio, vingana etc.] que estabelece uma harmonia romntica entre o ser que esta sendo julgado e a sua natureza a natureza indgena, com a consequente preferncia pelas cenas e momentos que correspondem ao teor das emoes. PAPIS AVULSOS Da as avalanches de bravura e de louvor honra e ao carter.
Papis avulsos o terceiro livro do escritor Machado de Assis, em sua fase realista. Foi lanado em 1882. Os textos so decisivos na constituio do cnone de Machado de Assis. Com esse livro, a narrativa curta legitimada como gnero de primeira importncia no Brasil. A partir de Papis Avulsos, onde h uma reunio de excelentes histrias, percebemos o grande aperfeioamento da linguagem do autor. Este livro pode ser considerado um momento de ruptura na escrita do autor. A comear pelo ttulo, sugerindo casualidade no arranjo dos escritos, tem-se a postura sutilmente corrosiva e implacvel na representao dos desvios norma ou da incapacidade de se estabelecer uma norma para uma sociedade estruturada em bases contraditrias e violentas, sob uma camada muito tnue de civilidade.

Escritos no mesmo perodo da renovao de Memrias pstumas de Brs Cubas, os contos reunidos no volume sistematizam traos estilsticos da forma livre, com que Machado de Assis inscreve sua obra no grande dilogo internacional da stira menipia, fundada no humor pardico e no relativismo ctico.

Em Papis Avulsos as histrias se armam principalmente em cima do aparecer, do mostrar aquilo que se quer ser, exposto na trilogia da aparncia dominante formada pelos contos A Serenssima Repblica, O Segredo do Bonzo e Teoria do Medalho.

Em Papis avulsos, o autor comea a cunhar a frmula mais permanente de seus contos: a contradio entre parecer e ser, entre a mscara e o desejo, entre a vida pblica e os impulsos escuros da vida interior, desembocando sempre na fatal capitulao do sujeito aparncia dominante. Machado procura roer a substncia do eu e do fato moral considerados em si mesmos; mas deixa nua a relao de dependncia do mundo interior em face da convenincia do mais forte. a mvel combinao de desejo, interesse e valor social que fundamenta as estranhas teorias do comportamento expressa nos contos que compem os "Papis avulsos" machadianos.

Integram tambm essa coleo a novela O Alienista, stira a uma fase arrogante da medicina e uma fascinante anlise do poder e de seus mecanismos psicolgicos e sociais, o contoVerba Testamentria, um dos mais perturbadores, que tem no centro a ferida da desigualdade entre os dons e os dotes recebidos pelos homens. E ainda:

- A Chinela Turca - Em A chinela turca por intermdio da viso que a realidade se confunde com o sonho. As transies so calcadas na viso. Leia mais...

- Na Arca - Neste conto temos uma recriao da linguagem bblica. Leia mais...

- D. Benedita - Um Retrato - Conto narrado em 3 pessoa, versa sobre a psicologia feminina.

A personagem elaborada a partir do sentido do termo veleidade, que, no entanto, s ser revelado ao leitor nas ltimas linhas do

conto. A personalidade fugaz da protagonista contaminada pelo vrus da indeciso. Com breves pinceladas, maneira de um pintor, surgem a hesitao, a volubilidade, a inconstncia no eterno vai, no vai; casa, no casa; viaja, no viaja.

D. Benedita lapidada com tamanha perfeio que quase pode ser tocada, pressentida pelo leitor em suas pequenas aes.

Veleidade: esta personagem alegrica define a personalidade da protagonista: mulher de vontade fraca, hesitante, inconstante.

- O Anel de Polcrates - Este conto, alm de relatar um evento particular, constitui um caso exemplar do que seriam as limitaes da felicidade humana ou a lgica caprichosa do destino. Os relatos de Ccero so exemplos de situaes diversas: desapego em relao aos bens materiais e ironia diante das pequenas mentiras da vida cotidiana.

O autor tambm neste conto soube apropriar-se habilmente do mito para a elaborao de um texto que exprime elementos de sua prpria cultura, pela re-significao dos referenciais diegticos, em geral a servio da crtica sociedade de classes de ento.

Neste conto o literato verborrgico retorna sob a mscara daquele Xavier uma cachoeira de idias e imagens, que era um saco de espantos e provocava vertigens em quem conversava com ele. Inventor de uma frmula banal de embuste, a vida um cavalo xucro ou manhoso; quem no for bom cavaleiro que o parea, Xavier assiste reproduo e disseminao de sua pobre idia que faz sucesso nas confidncias de amigos, mesa de restaurantes e nos palcos da cidade.

- O Emprstimo - Conto onde o autor retrata dois personagens com vises diferentes sobre o dinheiro.

Em O emprstimo, o autor apresenta o tabelio Vaz Nunes, em um final de expediente, recebendo a visita de Custdio, que veio lhe pedir dinheiro. O primeiro tem a capacidade de desvendar o interesse que se esconde atrs da aparncia, o segundo tem a vocao da riqueza, sem a vocao do trabalho. Nessa hora em que se confrontam, revela-se a natureza de cada um deles. Machado mergulha com preciso detalhista no gesto de olhar por cima dos culos, no movimento dos braos, no modo de pegar a carteira, na maneira de caminhar de cabea erguida. So detalhes do cotidiano. Essa ao narrativa e o tempo que passa no trazem, contudo, transformao. A melancolia que perpassa essa anedota humorstica deixa um travo amargo, posto que de fel irnico, no riso do leitor. A passagem do tempo no implica transformaes; so personagens alegorizados e congelados, incapazes da mudana. como se o destino estivesse consumado em vida.

O leitor acompanha o confronto de disfarces entre os dois cavalheiros. A cada lance desse jogo, cada um dos contendores aparenta estar jogando a sua ltima cartada, ao mesmo tempo que cada uma das partes disfara os trunfos de que ainda dispe: a elasticidade da ambio, de um lado, e a capacidade de concesso, do outro. Encerrada a contenda, ambos parecem sair satisfeitos com o prprio desempenho cujo ganho mnimo para um e a perda, insignificante para o outro.

- O Espelho - Esse o melhor conto para que se possa entender de maneira mais direta a "filosofia" machadiana (...). Leia mais...

- Uma Visita de Alcibades - um conto em forma de carta. Um desembargador, que gosta de temas gregos e esprita, invoca o grego Alcibades. No apenas seu esprito aparece, mas o homem de carne e osso. Ao ficar sabendo sobre a vestimenta nos dias atuais, o homem morre novamente. Em uma nica carta ao chefe de polcia, o desembargador narra sua aventura. No aparecem personagens femininas. O foco narrativo est em duas figuras masculinas, tanto Alcibades quanto o desembargador esto conversando sobre a moda que no seria um tema tradicionalmente considerado feminino?

Alm de tudo, este conto machadiano nos revela o contraste existente entre a vestimenta tpica do homem na Grcia Antiga e a indumentria caracterstica do homem no sculo XIX.

Ao contrapor a toalete do heri grego Alcibades quela apresentada por um distinto desembargador, Machado de Assis acaba demonstrando como o prprio conceito de elegncia e beleza sofre importantes modificaes ao longo do tempo.

Estas reflexes aproximam-se de algumas das principais idias defendidas pelo poeta e crtico francs Charles Baudelaire, que esclarece: cada sculo e cada povo tem a sua prpria expresso de beleza e moral.

Uma visita de Alcibades desmonta a mscara mais ostensiva da representao social identificada com os requintes da arte de se vestir. Ridicularizando a instabilidade da moda vista a partir da perspectiva de um olho estranho, o repertrio metafrico mobilizado pela fala anacrnica do visitante antigo identifica, no vesturio de uma noite de gala, o estigma permanente do homem seduzido pela ostentao da elegncia efmera.

O conto, ainda que seja uma stira mordaz, a primeira obra em prosa de fico da literatura brasileira em que surge um personagem esprita. Nessa narrativa, o desembargador lvarez afirma que sua converso ao espiritismo decorrente da descrena em todas as religies, assim confessa: Convencido de que todos os sistemas so pura niilidade, adotei o mais jovial de todos. Contador de histrias, lvarez relata a estranha visita que recebera de Alcibades e assume, convictamente, a personalidade do personagem que interpreta: Posso dizer que vivo, como, durmo, passeio, converso, bebo caf e espero morrer na f de Allan Kardec. RECORDAES DO ESCRIVO ISAIAS CAMINHAS

[Lima Barreto] I- Autor: Lima Barreto estreou na literatura em 1909 com a publicao de Recordaes do Escrivo Isaas Caminha. A crtica especializada considera-o o nosso grande escritor pr-modernista. Sabe-se que o Pr-Modernismo no Brasil no chegou a efetivamente antecipar a densidade temtica e a revoluo da linguagem do Modernismo, mas refletiu, e em especial Lima Barreto, uma preocupao de retratar o social e o indivduo inserido no meio em que ele vive. Digno de nota o fato de o escritor jamais ter esquecido sua biografia, sendo sua obra uma espcie d extenso de seus dramas individuais, sobretudo o ressentimento que sua condio de mulato reafirmou e as dificuldades que teve de enfrentar numa sociedade preconceituosa como a do Rio de Janeiro do final do sculo XIX. Lima Barreto faz registro dos conflitos sociais e pessoais de maneira simples e sincera, tomando o leitor como cmplice de seus sentimentos em relao s injustias e aos seus anseios por conquistar um mundo melhor. Realista por convico e por afinidade e marxista ou maximalista por adoo e modismo. Lima Barreto viveu na poca em que o Rio de Janeiro conheceu suas primeiras greves e os primeiros distrbios sociais de massa que mobilizaram o operariado crescente, fatos que no escaparam da anlise do arguto escritor. Suas atividades de jornalista ajudaram-no a registrar, com certa preciso, os fatos que estavam ocorrendo. Graas prtica, conseguiu um estilo mais despojado, longe da tendncia parnasiana que invadia as Letras na poca. A adjetivao torna-se econmica, a linguagem flui com clareza e preciso, se bem que no possvel presenciar a renovao no interior da frase ou na utilizao de uma linguagem coloquial como fariam os modernistas. II- Introduo ao tema: A problemtica abordada em Recordaes do Escrivo Isaas Caminha o preconceito racial. Segundo Lima Barreto, um indivduo nas condies de Isaas Caminha poderia ser massacrado pelo preconceito, embora

tivesse todas as condies intelectuais para vencer. O escritor confessa ter sido muitas vezes brutal tanto com o personagem quanto com o meio que retratava, mas, acrescenta ele, sempre foi movido pela sinceridade, pois quer ver triunfar a verdade na sua literatura. Portanto, o escritor est dentro dos padres da literatura engajada que inundou a literatura do final do sculo XIX. Assim, toda a fico de Lima Barreto tem muito da realidade que ele registrava aps profundas observaes da vida durante os primeiros momentos da Repblica. III- Enredo: Isaas o narrador e o personagem principal da obra, transformando-se, no decorrer da narrativa, numa espcie de alter ego do escritor que lhe deu conformao, pois nele e atravs dele pode o leitor contemplar boa parte da vida, da iluses e das ideologias de Lima Barreto. O narrador inicia colocando seu crculo familiar desde a infncia, sempre retrocedendo, para ressaltar sua inteligncia, destacando a sabedoria do pai e a humildade da me. Como foi bom estudante, saiu do liceu com um currculo exemplar. Ao considerar as perspectivas de futuro, encontrou no Rio uma opo para o seu crescimento intelectual, encantado com a possibilidade de vir a ser um doutor. Seu tio Valentim recorreu ao coronel Belmiro que escreveu uma carta de recomendao endereada ao deputado Dr. Castro. Isaas parte para o Rio com a crena inabalvel de que obteria sucesso. Quase menino, contando apenas dezoito anos, Isaas desembarcou no Rio, aps longa e difcil viagem. Travou conversa com um comerciante de farinha, o padeiro Laje da Silva, que o acompanhou nas primeiras investigaes pela nova cidade. Tambm conheceu de passagem o jornalista Dr. Iv Gregorvitch Rostloff, ilustrado e simptico reprter, que impressionou Isaas Caminha devido a sua versatilidade lingustica. A situao do protagonista vai ficando dramtica, pois no conseguia encontrar-se com o deputado Castro e seu dinheiro foi-se reduzindo rapidamente. Isaas enfim encontrou uma oportunidade para apresentar a carta ao Dr. Castro, e teve uma outra grande decepo porque o deputado se recusou a ajud-lo. Deve-se observar que Lima Barreto um escritor com tendncias ao Naturalismo. A maior humilhao de Isaas veio quando foi intimado a ir delegacia. Por alto soube de um roubo no hotel onde morava. Crente de que iria depor, sofreu ao perceber que ele era o acusado. Como estava acostumado com a valorizao de sua condio, possvel atravs da fama de bom estudante, e de ser muito inteligente, ao ser chamado de 'mulatinho' pelo funcionrio da delegacia, ficou ferido em sua susceptibilidade. Ao ser agredido verbalmente, o delegado o encaminha para a priso. S se livra da cadeia por ser conhecido do jornalista Gregorvitch. Aps o incidente, deixou o hotel, procurando abrigo em um quartinho de fundos. L conheceu o poeta revolucionrio Abelardo Leiva, que se dizia socialista e era secretrio do Centro de Resistncia dos Varredores de Rua. O poeta vivia pobremente, mas curtia sua misria, gabava-se de ter participado de duas greves e de ter conscientizado o operariado. Atravs dele frequentou as reunies do apostolado positivista e ouviu as prdicas de Teixeira Mendes, em quem Isaas Caminha reconhece um impostor. tambm atravs dele que desvenda o mistrio da cidade que o acolheu to friamente. A situao do protagonista fica cada vez pior. No havia mais dinheiro para seu sustento. Confessa ter-se abandona misria, pois mal comia ou comia mal e sua sobrevivncia em parte era devida ao conterrneo Agostinho Marques.

Por fim, Isaas reencontra o jornalista Gregorvitch, a quem confessou suas agruras e os sofrimentos pelos quais estava passando. Gregorvitch lhe arranja um lugar como contnuo no jornal O Globo. A partir desse momento, a obra praticamente gira em torno das observaes que o personagem-narrador faz da rotina do jornal. As observaes de Isaas continuam, colocando no s a rotina ao jornal, como tambm suas prprias ideias e sua vivncia. De certa maneira, esse contnuo simples e humilde tornou-se uma espcie de observador passivo dos homens que trabalhavam naquele ambiente, uma vez que pouco participava da rotina do jornal. Gradativamente, Isaas vai percebendo que a rotina do jornal era uma sucesso de enganos e estavam todos, desde o redator-chefe at o mais ntimo dos operrios, merc de um diretor tirano e voluntarioso e conferiram a ele o tratamento dispensado a um deus, cultuando-o, venerando-o, obedecendo-o cegamente. Cabe tambm a Isaas Caminha depositar confiana e admirao pela atuao de Loberant. Pde constatar, ainda, qur todos se desprezavam entre si, dando aberturas criao de uma atmosfera falsa e carregada, embora procurassem manter as aparncias a qualquer custo. Os personagens de Recordaes do Escrivo Isaas Caminha so montados de tal forma que parecem firmar a ideia de que, na cidade, os homens so movidos por interesses escusos e dirigidos pelas aparncias. As observaes de Isaas continuam sendo oportunas e ele, inteligente e astuto, aproveita-se delas num intenso processo de aprendizagem. Um incidente viria a mudar a vida do contnuo: Floc, o crtico literrio do jornal, suicida-se em plena redao. Para no ser desmoralizado, o dono do jornal passa a proteg-lo e, pela primeira vez, o rapaz tem a oportunidade de mostrar seus reais dotes jornalsticos. A referncia s suas origens deixou Isaas fora de si, com vontade de agredir o colega. Conteve-se no momento, mas depois, na rua, no hesitou e deitou por terra aquele que o havia ofendido. Foram todos parar na delegacia; Isaas estava aliviado, mas satisfeito de ter-se vingado. Pela primeira vez na vida, tinha conscincia de que no havia se deixado humilhar. Loberant, desse dia em diante, deu mais apoio a seu tutelado. Todos da redao do jornal passaram a consider-lo e a respeit-lo. O diretor do jornal, como que movido pelo remorso de t-lo deixado tanto tempo como contnuo, passou a cobrir-lhe de dinheiro e atenes, levava-o a toda a parte elogiando-lhe o talento, a inteligncia e a cultura. Isaas manifestou vontade de abandonar o Rio, satisfazer seus desejos mais simples, casar-se, ter filhos. IV- Comentrio crtico Em tom retrospectivo, Isaas narrou suas memrias com a convico de ter vencido em parte os problemas e as humilhaes que o meio social preconceituoso lhe delegava, mas mais consciente de estar vivendo uma situao falsa ou de exceo. A prosa realista de Lima Barreto em Recordaes do Escrivo Isaas Caminha est ainda engatinhando na arte de compor a linguagem. Seu trabalho artstico chegaria a pginas perfeitas em obras escritas posteriormente, presenteando a Literatura Brasileira com verdadeiras obras-primas como Triste Fim de Policiaro Quaresma. Em Recordaes do Escrivo Isaas Caminha, Lima Barreto pr-modernista por apresentar tonalidades crticas ao se voltar para o retrato do mundo das aparncias e das falsidades. No possvel esquecer de que muitas das observaes a feitas, ainda hoje so vlidas, principalmente no retrato da nossa devassido poltica, do jogo de

interesses e das relaes falsas que deixam os homens merc dos mais poderosos. V- Personagens principais Ricardo Loberant - diretor do jornal, tipo alto magro que soube trabalhar para fazer valer sua vontade de ver crescer o jornal. O jornal onde trabalhava 'trazia novidade: alm de desabrimento de linguagem e um franco ataque aos dominantes, uma afetao de absoluta austeridade e independncia [...] O Globo levantou a crtica, ergueu-a aos grados, ao presidente, aos ministros, aos capitalistas, aos juzes, e nunca houve to cnicos e to ladres'. Dirigia o jornal mais polmico do Rio de Janeiro na poca e, sem dvida, um dos mais vendidos devido frieza e ao senso crtico que desenvolvia. Sua autoridade deixava marcas profundas em seus subalternos. Leporace - arrogante secretrio do jornal, 'sumidade em literatura e jornalismo, rbitro do mrito, distribuidor de gnios e talentos.' Frederico Loureno do Couto - assinava artigos com o pseudnimo de Floc. Era respeitado por entender de literatura e assuntos internacionais, por isso era considerado a alta intelectualidade do jornal. No se metia em polmicas ou em escndalos. Isaas comparava-o a uma guia. Gregorvitch - esse russo era a artilharia do jornal. Em estilo arrojado e violento, tecia crticas aos adversrios. Uma srie de outros personagens vo desfilando aos olhos dos leitores, que se mantm acesos com as descries dos mais diferentes tipos, sempre apresentados como se fossem instrumentos principais ou secundrios de uma batalha. AMAR VERBO INTRANSITIVO Publicado em 1927, Amar, Verbo Intransitivo, de
Mrio de Andrade, chama a ateno por inmeros aspectos. O primeiro a sua linguagem, provavelmente considerada errada na poca, pois se afasta do portugus castio ao imitar (s vezes de forma eficiente, s vezes no) o padro coloquial brasileiro. como se o texto escrito imitasse a maneira de falar do nosso povo. um livro para se fazer de conta que se est ouvindo e, no, lendo.

H numerosas caractersticas em Amar, Verbo Intransitivo que o enquadram como modernista. Um romance modernista da primeira frase (1922 1930), impregnado de um esprito de destruio at ao exagero. O esprito da Semana de Arte Moderna: destruir para construir tudo de novo. A mola real de toda a obra do autor a pesquisa, a busca.

O romance apresenta no prprio ttulo uma contradio gritante, afinal, o verbo "amar" transitivo direto e no intransitivo. Se isto j no bastasse, ainda recebe uma curiosa classificao: apresentado na capa como Idlio. A perplexidade inevitvel, uma vez que idlio implica numa forma singela de amor em que no pairam dvidas quanto reciprocidade entre dois sujeitos.

Outro aspecto interessante o constante emprego das digresses, boa parte delas metalingsticas, outra parte sociolgicas, que fazem lembrar o estilo machadiano. Mais uma vez, a obra apresenta elementos formais que a colocam frente de seu tempo, caracterizando-a, portanto, como moderna.

Dentro do aspecto sociolgico, h que se entender uma posio meio ambgua de Mrio de Andrade, como se ele mostrasse uma paixo crtica por seu povo, principalmente o paulistano. Note-se que critica valores brasileiros, ao mesmo tempo que diz que a nossa forma de comportamento, deixando subentendido um certo ar de no tem jeito, somos assim mesmo. Alm disso, ao mesmo tempo em que elogia o estrangeiro, principalmente a fora dos alemes, desmerece-os ao mostr-los como extremamente metdicos, ineptos para o calor latino. Sem mencionar que reconhece que o imigrante est sendo como que simpaticamente absorvido por nossa cultura.

Mas o que mais chama a ateno a utilizao da teoria freudiana (grande paixo do autor) como embasamento da trama.

O inusitado da profisso de Frulein pode parecer inverossmil numa viso separada da totalidade scio-econmica e histrica (como tambm seu sonho de retornar Alemanha, depois de feito a Amrica, e o casamento, o vago amado distante espera de proteo, espcie de redeno wagneriana pelo amor. Professora de amor, profisso que uma fraqueza lhe permitiu exercer, no entanto uma profisso, insistiria Frulein.

Na Europa, o perodo denominado entre-guerras caracterizou-se por uma profunda crise econmica, social e moral que atingiu os pases capitalistas na dcada de 20. Na Alemanha, particularmente, a situao era pior: havia um clima propcio, como nos demais pases que perderam a guerra, ao nascimento de um violento nacionalismo. No caso, sabemos, estava aberta a brecha para a ascenso do nazismo. No Brasil, apesar da guerra, o clima era bem outro: havia um relativo otimismo em relao ao futuro. Supervamos o atraso de um pas agrrio num estado mesmo de euforia pelo dinheiro proveniente da plantao e comrcio do caf e vislumbrava-se a possibilidade de unir esta riqueza nova riqueza industrial. Frulein, diante de realidades to opostas, se adapta. Alis, seu poder de adaptao insistentemente enfatizado pelo narrador:

tornaram a vida insuportvel na Alemanha. Mesmo antes de 14 a existncia arrastava difcil l, Frulein se adaptou. Veio pro Brasil, Rio de Janeiro. Depois Curitiba onde no teve o que fazer. Rio de Janeiro. So Paulo. Agora tinha que viver com os Souza Costas. Se adaptou.

A descoberta de Dona Laura sobre o acordo estabelecido entre Frulein e o Senhor Souza Costa, referente iniciao amorosa/sexual de Carlos, provocou explicaes desconcertantes, exibindo a hipocrisia social vigente na metrpole paulista:

Laura, Frulein tem o meu consentimento. Voc sabe: hoje esses mocinhos... to perigoso! Podem cair nas mos de alguma exploradora! A cidade... uma invaso de aventureiras agora! Como nunca teve!. Como nunca teve, Laura... Depois isso de principiar... to perigoso! Voc compreende: uma pessoa especial evita muitas coisas. E viciadas! No s bebida no! Hoje no tem mulher-da-vida que no seja eternoma, usam morfina... E os moos imitam! Depois as doenas! Voc vive em sua casa, no sabe um horror! Em pouco tempo Carlos estava sifiltico e outras coisas horrveis, um perdido!

H de se convir que havia um vasto mercado para a professora de amor, que se fez assim, inclusive, por captar as necessidades e capacidade desse mercado. Ora, antes de vir para a emergente So Paulo, ela esteve no Rio de Janeiro e em Curitiba, onde no teve o que fazer.

Foco narrativo

A narrativa feita na terceira pessoa, por um narrador que no faz parte do romance.

o narrador tradicional, um narrador onisciente e onipresente. Mas h ainda um outro ponto-de-vista: o autor se coloca dentro do livro para fazer suas numerosas observaes marginais. Para comentar, criticar, expor idias, concordar ou discordar... uma velha mania do romance tradicional. E os comentrios so feitos na primeira pessoa. Observe:

Isto no sei se bem se mal, mas a culpa toda de Elza. Isto sei e afirmo...

Volto a afirmar que o meu livro tem 50 leitores. Comigo 51.

Linguagem e Estrutura

A narrativa corre sem divises de captulos. Mrio de Andrade usa as formas conhecidas de discurso. mais freqente o discurso direto, nos dilogos, mas em algumas vezes, usa tambm o discurso indireto e o discurso indireto livre.

A narrativa segue, de modo geral, uma linha linear: princpio, meio e fim. Comea com a chegada de Frulein, se estende em episdios e incidentes, acaba com a sada de Frulein. Quando termina o idlio, o autor escreve Fim e, depois, ainda narra um pequeno episdio: um encontro de longe entre Carlos e Frulein, num corso de carnaval. Freqentemente a narrativa fica retardada pelos comentrios marginais do autor: algumas vezes exposio de tese.

Apesar de certos alongamentos em seus comentrios marginais, o autor escreve com rapidez, dinamicamente, em frases e palavras com jeito cinematogrfico. Mrio de Andrade usa uma linguagem sincopada, cheia de elipses que obrigam o leitor a ligar e completar os pensamentos. Em vez de dizer e de explicar tudo, apenas sugere em frases curtas, mnimas.

A pontuao da frase muito liberal. Conscientemente liberal. O ritmo de leitura depende muito da capacidade de cada leitor. Abandona a pontuao quando as frases se amontoam, acavalando-se umas sobre as outras, polifnicas, simultneas, fugindo das regrinhas escolares de pontos e vrgulas. preciso lembrar que Mrio de Andrade sempre um experimentador em busca de solues novas para a linguagem. Para alcanar ou tentar suas inovaes ele trabalhou suadamente: fazia e refazia suas redaes em verses diferentes. Assim em Amar, Verbo Intransitivo e mais ainda em Macunama. Sobre Frulein: Agora primeiro vou deixar o livro descansar uma semana ou mais sem pegar nele, depois principiarei a corrigir e a escrever o livro na forma definitiva. Definitiva? No posso garantir nada, no. Frulein teve quatro redaes diferentes! (Carta a Manuel Bandeira, pg. 184).

Personagens

As personagens do livro so, em geral, fabricadas, artificiais, sem muita vida ou substncia humana.

Os personagens de Amar, Verbo Intransitivo so bem parecidos, e socialmente domesticados. Para ver, praticamente, todos os personagens em ao, com certa espontaneidade, o melhor momento a volta de trem, depois daquela viagem ao Rio de Janeiro. Um dos momentos narrativos mais interessantes em todo o romance. Mas a ao principal est em Frulein: seu domnio sexual, com imperturbvel serenidade bem alem, contrasta com a espontaneidade sexual, com a impetuosidade bem brasileira do excelente aluno (em sexo), Carlos.

O narrador gosta de ver os seus personagens. um espectador pirandeliano que acompanha suas criaturas. Que mentira, meu Deus!! Dizerem Frulein, personagem inventado por mim e por mim construdo! No constri coisa nenhuma. Um dia Elza me apareceu, era uma quarta-feira, sem que eu a procurasse.... E continua a sua pequena teoria o personagem. So os personagens que escolhem os seus autores e no estes que constroem as suas heronas. Virgulam-nas apenas, pra que os homens possam ter delas conhecimento suficiente....

Felisberto Sousa Costa - pai de Carlos. , possivelmente um doutor em qualquer coisa, mania muito comum e que Ea de Queirz criticou numa saborosa carta a Eduardo Prado: todo mundo doutor, todo mundo tem a mania do diploma e do anel do dedo. o centro, no afetivo, mas administrativo da casa em que mantm, mais ou menos, o regime patriarcalista.

D. Laura - me de Carlos, esposa de Felisberto. Como devia, sempre obedece ao marido. uma senhora bem composta, acomodada, burguesa. Uma senhora da sociedade e que mantm todas as aparncias de seriedade religiosa e familiar. Concorda com os argumentos to convincentes... do marido, na educao do nico filho-homem.

Carlos Alberto - filho de Felisberto e D. Laura, com idade entre 15 e 16 anos. Uma espcie de enfant gat (um queridinho da famlia, porque nico) e que, certamente, dever ser o principal herdeiro do nome, da fortuna e das realizaes paternas. Como era costume, possivelmente, deveria ser a projeo do pai, a sua continuao. Centraliza a narrativa, personagem do pequeno drama amoroso do livro, ao lado da governanta alem, Elza.

Elza - Frulein (= senhorita), governanta alem. To importante que ela dava nome ao romance. Como Frulein? Ela a mais humana e real, mais de carne e osso. Talvez arrancada da vida. Ela, sem muito interesse, cuida tambm da educao ou instruo das meninas: principalmente para ensinar alemo e piano. So trs meninas que, apenas, completam a famlia burguesa. So trs meninas que brincam de casinha.

Maria Lusa - irm de Carlos, tem 12 anos. Ela vai ser o centro de uma narrativa dentro do romance: a sua doena e a viagem ao Rio de Janeiro, para um clima mais saudvel em oposio ao frio paulistano.

Laurita - irm de Carlos, tem 7 anos.

Aldina - irm caula de Carlos. Tem 5 anos.

Enredo

Souza Costa, homem burgus, bem posto na vida, contrata uma governanta alem, de 35 anos, para a educao do filho, principalmente para a sua educao sexual.

No me agradaria ser tomada por aventureira, sou sria, e tenho 35 anos, senhor. Certamente no irei se sua esposa no souber o que vou fazer l.

Elza o nome da moa. Mas vai ficar conhecida e ser chamada sempre pela palavra alem Frulein. Chegou manso de Souza Costa, numa tera-feira. (Ganharia algum dinheiro... Voltaria para a Alemanha... Se casaria com um moo comprido, magro, muito alvo, quase transparente...).

A famlia era formada pelo pai, por D. Laura, o rapazinho Carlos e as meninas: Maria Lusa, com 12 anos; Laurita com 7 e Aldinha com 5. Havia tambm na casa um criado japons: Tanaka. A crianada toda comeou logo aprendendo alemo e chamando a governanta de Frulein. Carlos no est muito para o estudo. Frulein logo se ajeitou na famlia, uma famlia imvel mas feliz. Mas o papel principal da governanta ensinar o amor.

Notas

1. O problema central do romance a educao sexual de um rapaz de famlia burguesa, em So Paulo. As meninas ficam relegadas a um segundo plano. Carlos mais importante. No pode ficar sujeito ganncia e s doenas das mulheres da vida. Como resolver o problema? Contrata-se Frulein, professora de sexo. mais uma estrangeira que entra para a casa brasileira, onde o copeiro italiano fascista, a arrumadeira belga ou s ua, o encerador polaco ou russo. Na casa de Souza Costa o empregado japons e a governanta alem. S as cozinheiras que ainda so mulatas ou cafusas.

2. H uma referncia ao racismo alemo: qued raa mais forte? Nenhuma... O nobre destino do homem se conservar sadio e procurar esposa prodigiosamente sadia. De raa superior, como ela, Frulein. Os negros so de raa inferior. Os ndios tambm. Os

portugueses tambm. So as idias de Frulein, principalmente depois que leu um trabalho de Reimer, onde se afirmava a inferioridade da raa latina.

3. A famlia burguesa patriarcalista: o centro de tudo o homem, o pai e o filho, Carlos. Todos tm que obedecer ao pater-familias. A comear de D. Laura que se submete, se adapta, aceita as idias do marido, se conforma com a presena da Frulein como professora de sexo do filho. E a famlia vai continuar patriarcalista porque j esto centralizando todas as atenes no filho varo.

4. Nessa famlia existe tambm uma religio, certamente velha tradio dos ancestrais. Uma religio de domingo e de tempos de doena. Para que a filha, Maria Lusa, sare, Sousa Costa aceita fazer todos os sacrifcios. Deixar at algumas aventuras fora de casa. Ora deixemos de imoralidades! Sousa Costa nunca teve aventuras, nunca mais ter aventuras, todos os sacrifcios, porm que minha filha sare!... Sousa Costa pensa em Deus.

5. Carlos bem o retrato ou exemplo da nossa sexualidade latina ou brasileira. Com todas as suas mincias e permisses. Frulein no compreende bem o amor latino. Para manter a sexualidade de Carlos e a pureza de sua sade que Frulein foi contratada. Carlos precisava de mulher dentro de casa.

6. Tudo passa e muda. A famlia burguesa, bem composta, bem construda, mantm sua estabilidade. Um famlia imvel, mas feliz.

Resumo

A histria, classificada como idlio pelo prprio autor, sobre a iniciao sexual do protagonista, Carlos Alberto. Seu pai, Sousa Costa, preocupado em prepar-lo para a vida, contrata uma profissional para isso, Frulein Elza (o grande medo de Sousa Costa que, se seu filho tivesse sua iniciao num prostbulo, poderia ser explorado pelas prostitutas ou at se tornar toxicmano por influncia delas). Oficialmente, ela entra no lar burgus de Higienpolis para ser governanta e ensinar alemo aos quatro filhos do casal Sousa Costa, D. Laura.

Muitos aspectos so dignos de nota aqui. Em primeiro lugar, o tema completamente indito em nossa literatura e deve ter sido motivo de certo escndalo em sua poca. Alm disso, a iniciao sexual tranqila e segura vista como garantia para uma vida madura e at para o estabelecimento de um lar sagrado. Em suma, sexo a base de tudo. Freud, portanto, mostra-se marcante.

Pode-se afirmar que a inteno do chefe da famlia fadada ao fracasso, pois Carlos no era virgem. Bem antes de iniciada a histria, ele havia tido sua experincia sexual no Ipiranga, em meio farra de seus amigos, com uma prostituta. Mas fora um ato mecnico, seco, pressionado pelos amigos. No tinha sido, pois, uma iniciao completa.

Interessante que Frulein (em alemo essa palavra significa senhorita, mas tambm tem o valor e todo o peso do termo professora) realiza seu servio com dignidade, no enxergando relao com prostituio. Assume estar realizando uma misso. um elemento que destoa do olhar de Sousa Costa e at do prprio narrador.

Alm disso, esse disfarce, meio que hipcrita, de Frulein ser na aparncia governanta e na verdade iniciadora do amor, revela toda a complexidade em que a sexualidade humana est mergulhada (as teorias freudianas). H aqui todo um jogo de querer e esconder, negar e afirmar, que vai perpassar a relao que Elza estabelecer naquela casa.

Deve-se notar o comportamento de Sousa Costa. Sua atitude de contratar uma profissional do amor para realizar os servios debaixo do seu prprio teto revela determinados valores da burguesia da poca. Comporta-se como o novo rico que acha que o dinheiro pode tomar posse de tudo, at da iniciao sexual. So ricos que ainda no tm, no entender de Mrio de Andrade,

estrutura para merecer seu presente status.

Nesse aspecto o autor mostra-se bastante cruel. Ficaram notrias as suas crticas burguesia paulistana e sua mania de tentar ser o que no ou esconder o que no fundo . Observa-se a genialidade do narrador ao descrever Sousa Costa usando brilhantina at no bigode. Assemelha-se esposa, que tambm usa produto para alisar o cabelo. Querem esconder que so to mestios quanto o resto do pas.

O fato que Carlos realmente precisava ser educado. Constantemente ao brincar com suas trs irms mais novas acabava, sem querer, machucando-as. H aqui toda uma conotao freudiana, mas o que mais importa entender que o protagonista fere porque no sabe controlar sua fora. um desajeitado. Nesse aspecto sua iniciao ser importante, pois servir para domar seus impulsos, sua energia, sua afetividade.

Frulein tem plena conscincia desse objetivo. Quer ensinar o amor em sua forma tranqila, sem descontroles, sem paixes. O problema que o garoto aluado. Por mais que Elza se apresente sedutora nos momentos em que os dois ficam sozinhos na biblioteca (outra crtica dirigida burguesia paulistana. Os livros da biblioteca so comprados por questo de status, muitos nem sequer sendo abertos, chegando alguns at a estarem com as pginas coladas), estudando alemo, o garoto no percebe as intenes dela, o que a deixa em alguns momentos irritada.

No entanto, o que chega a reforar a tese da professora, com a convivncia brota o interesse do menino pela mestra. algo que no se quer revelar claro de primeira. Comea com o interesse que o garoto tem repentinamente por tudo o que se refere Alemanha, acelerando at o conhecimento da lngua. Se antes tinha um desempenho sofrvel, agora apreende vocabulrio de forma acelerada.

Revelando muito bem as caractersticas da sexualidade humana (Freud), a atrao mostra-se mergulhada num jogo de avanos e recuos, de desejos e de medos. Os toques de Frulein tornam-se cada vez mais constantes. A tenso torna-se mxima quando o menino masturba-se inspirado na professora ( um episdio descrito de forma extremamente indireta, tangencial, dificultando em muito sua percepo. necessrio um malabarismo mental para entend-lo. Talvez a inteno do narrador , alm de evitar o escndalo de ser claro em aspecto to delicado (vrias vezes diz que no quer produzir obra naturalista), mostrar como a questo est problemtica na cabea de Carlos. Tanto que pouco aps esse episdio, h a meno a anjos lavando com esponja santa o pecado que acabara de ser cometido. Essa noo de prazer e pecado, de o instinto desejar algo, mas a educao e a formao religiosa marcarem isso como condenvel, outro elemento muito analisado por Freud). Toma conscincia, portanto, de que a deseja.

At que, pressionada pelas trapalhadas da famlia Sousa Costa (Sousa Costa havia descumprido o combinado quando contratara Frulein: deixar claro para D. Laura qual era a funo da professora. A me, alheia ao que estava acontecendo, estranhara o apego do filho mestra e vai conversar com a alem, ingenuamente preocupada com a possibilidade de o menino fazer besteira. Inconformada com a quebra do prometido, Elza fora uma reunio entre ela e os pais, na qual tem como inteno deixar todo o acerto claro. O resultado que tudo se complica. Frulein decepciona-se com a maneira como os latinos tratam aquele assunto e os pais de Carlos no sabem exatamente o que fazer, se querem ou se no querem a governanta), torna-se mais apelativa. O contato corporal mais intenso, o que assusta Carlos. Medo e desejo. Delicadamente Frulein vence. Inicia, ainda que sensualmente, Carlos. Mas em pouco tempo a iniciao sexual torna-se efetiva. O garoto passa a freqentar de noite a cama de Elza.

Os dois acabam assumindo uma cumplicidade gostosa, o que indica o amadurecimento de Carlos. uma situao preocupante, pois Frulein acaba se envolvendo. Na verdade, o que acontece que isso acirra o conflito entre os dois alemes que o narrador

afirma que a governanta carrega dentro dela. O primeiro dedicado ao sonho, fantasia. um coitado que anda sufocado em Elza. O segundo o prtico, que planeja, que metdico. Esse quem domina sua personalidade. Carlos, no entanto, vem fortalecer o primeiro, comprometendo o segundo.

Para complicar sua situao, uma das irms de Carlos fica doente. A governanta passa a cuidar dela. Tudo em sua mo funciona perfeitamente. A famlia Sousa Costa cria uma enorme dependncia em relao alem. E ela comea a se sentir a me de todos. Alis, um papel que ela assumir no final da narrativa.

Preocupada em no perder controle da situao, decide acelerar o trmino de sua tarefa. Quer que tudo termine de forma dramtica, pois acredita que a lio sentida no corpo mais efetiva. O trauma amadurece. Acerta com Sousa Costa um flagrante.

Os amantes so surpreendidos no quarto da governanta. Dentro da armao, o pai d uma bronca no filho, ensinando-o a tomar cuidado, pois sempre havia o risco de gravidez, casamento forado e outros problemas. Frulein, recebidos seus oito contos, parte, mergulhando Carlos num luto monstruoso. Faz parte de seu crescimento.

Aps isso, a narrativa flagra Frulein ensinando um outro garoto da burguesia de Higienpolis, Lus. No sente prazer nesse servio agora, talvez por ter em sua mente Carlos, mas o est seduzindo, abrindo-lhe o caminho para o amor. sua profisso. Precisa ser prtica para juntar dinheiro e voltar para a Alemanha.

Carnaval. Em meio folia de rua, Elza localiza Carlos. Atira-lhe uma serpentina para chamar a sua ateno. O rapaz a v e a cumprimenta formalmente. Parecia estar mais ocupado em curtir a garota que lhe faz companhia.

Frulein tem um misto de emoes. Ao mesmo tempo em que seu lado sonhador sente-se frustrado o rapaz, depois do tanto que ocorreu, mostrou-se frio , sente-se realizada ao lembrar de todos os que iniciou, os que ensinou o amar, intransitivamente, ou seja, a amar no importa qual seja o objeto, o alvo. como se quisesse ensinar que o mais importante aprender a amar intransitivamente para depois poder amar algum, transitivamente.

O livro tem uma estrutura incomum: no h captulos em si, apenas espaos em branco que separam passagens; a palavra FIM aparece aps o Idlio, apenas aps isso d-se a concluso da histria. O CONTO DE 25 BAIANOS

CYRO DE MATTOS Faltava na literatura nascida na terra do cacau, uma obra potica de flego que cantasse uma saga feita de sonhos e ocasos, urgncias e perigos, mistrio, cobia e morte em torno da conquista da terra. Neste "Cancioneiro do Cacau", o baiano Cyro de Mattos elabora uma obra potica digna de um verdadeiro poeta. sentimento telrico e uso de recursos expressionais do discurso potico, disso resultando um autntico macrotexto no qual se v sentimento de mundo, humanismo social e flego criativo unidos de maneira harmoniosa. O poeta baiano de Itabuna consolida em "Cancioneiro do Cacau" notvel trajetria potica dedicada poesia. Uma poesia marcada pela sua origem geogrfica, inundada pelas paisagens, bichos e figuras das "terras do sem fim". A labuta diria, as cidades, as imaginaes, os recantos, os transportes, a colheita constante, os tempos atuais de desencontro emergem de uma voz que alma, fora e vida. Histrias transformadas em linguagem potica, neste cancioneiro lrico e realista onde confluem e se reconciliam a vida e poesia para a festa. Intenso de referenciais que identificam os signos da vida e do homem. tambm uma busca dos caminhos da infncia, dos caminhos que passam pela anca dos rios, serra e baixadas onde burros que vencem a solido vo deixando marcas dos reinos conquistados, salpicados de flores e frutos....
Postado por o conto em 25 baianos de CYRO DE MATOS...s 03:401 comentrios Marcadores: outono

Entrevistado: Cyro de Mattos - Presidente da Fundao Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) No se pode exigir mais do que a Ficc vem fazendo, afirma Cyro Jornal Agora Qual a avaliao que a Ficc faz sobre a I Conferncia Municipal de Cultura e Cidadania?

Cyro de Mattos Esta foi a primeira vez no municpio de Itabuna que um espao dessa natureza, criado por uma instituio cultural como a Ficc, propiciou o encontro de representantes do governo e entidades artsticas, culturais, produtores, artistas, gestores, educadores, comunicadores, gente dos bairros, enfim, pessoas interessadas direta ou indiretamente em discutir os aspectos fundamentais da histria, memria, valores e polticas pblicas. Tudo foi feito com o propsito de ordenar e desenvolver a cultura de Itabuna, em sua dinmica que rica como resultante da necessidade que tem o ser humano de comunicao em convvio com os outros, em determinado lugar.
Postado por o conto em 25 baianos de CYRO DE MATOS...s 03:270 comentrios QUINTA-FEIRA, 19 DE NOVEMBRO DE 2009

Fonte: www.edukbr.com.br/ CYRO DE MATTOS Escritor, poeta, advogado e jornalista, nasceu em Itabuna, sul da Bahia, em 1939. membro da Academia de Letras da Bahia. Estreou como ficcionista com o livro de contos Os brabos (Prmio A fonso Arinos, Academia Brasileira de Letras). Como poeta publicou, entre outros, Vinte poemas do Rio e Cancioneiro do Cacau. Prmio Nacional Ribeiro Couto, Prmio Centenrio Emlio Mora, da Academia Mineira de Letras e Indicado para o Prmio Jabuti 2002. Publicado em Portugal, Estados Unidos, Rssia, Dinamarca, Alemanha, Suia e Mxico.

LUGAR Entendo ser real Estar na relva Como meu canto Sedento de amor. Neste rumor secreto Verde minha palavra De brotar em cada um. Se no sou semente Dos sonhos que beijei Cantando na chuva. L dentro trancado. Cmplice do eterno Riscado num instante Direi no sou de fato E no caos desencanto-me.

LUGAR (II) Ainda que seja Um gro no deserto A palavra meu lugar Onde tudo arrisco. Irriga minhas veias Como a chuva terra Em suas mil lnguas. Antiga, bem antiga, Me anuncia no vale, Me consuma real, Viajante cativo Da solido solidria. Sem esse jeito De ser flor e vento. Sonho e msica, Palavra s amor. No h espanto, A lgrima, o beijo, O riso, o epitfio. No h o sentido.

A PALAVRA AUSENTE No existisse Com seus limites Diante do mundo Sem interrogar o tempo De Deus ou por acidente Onde bem ou mal Sinto-me um bocado, Revejo-me no outro Como a mim mesmo Por certo o deserto No ia me afigurar Desencanto e solido, Metfora do nada. Ao rudo dos dentes, Que tudo muda, Urde fragmentos, sonhos, Que sentido haveria O silncio de tudo, Fundo, profundo? Jamais o convite ao amor, saudade, razo, f, Contradies que me fazem Inocente na travessia, Do inexorvel submisso..

A PALAVRA PRESENTE D vo razo Na leitura do mundo. Equilbrio nos vazios Por entre mistrios Que soam absurdos. Simulao do real Na emoo do ser elo ntimo das coisas. Ritmo agudo do ver. Ouvir e falar silncios Onde me usa o amor Resvalando na vida Que o tempo engole. Nas litanias do mal, No refrigrio da relva Fogo eterno de cantores Desde no quando.

BOVINO Ruminante a flor. Culpado mas sem pecado. Morre sem rancor.

Textos extrados de POESIA SEMPRE, Ano 13, n. 20, maro 2005. (Publicao da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro) p.101-105 Pgina publicada em maio de 2008 ============================================================= De

POEMAS ESCOLHIDOS Segundo Prmio Literrio Internacional Maestrale Marengo dOro Gnova, Itlia, 2006 So Paulo: Escrituras, 2007 (Edio bilnge Portugus-Italiano)

O MENINO E O MAR Era a primeira vez Que o tinha ido ver o mar. Todo alegre, de calo, Peito nu e p no cho. Quando viu tanta gua Fazendo barulho Sem parar, disse: Pai, me d a mo.

RIO MORTO Vejo tua face invisvel Na claridade das guas, Espumas lavadeiras nas pedras Diversicoloridias de roupas. O cu azul de nuvens mansas. A lua derramando prata No areal deixado pela cheia. Eu sou aquele menino Que engoliu tua piaba Para aprender a nadar. Eu sou aquele menino Que pegou tuas borboletas Nos barrancos voando em bando Eu sou aquele menino Que sentiu com tuas boninas A proposta livre da vida. Eu sou aquele menino Magro, esperto, traquino Em tua paisagem luminosa. No havia, amor, dvida, Ares sombrios pegajosos Cobrindo tua ilha com tesouro Guardada por almas de piratas. Nessa manh de banho ausente, Susto nos peraus e remansos, O sol sem vidrilhar a correnteza, Tristes meus olhos testemunham Tua descida pobre e montona. Tua morte lentamente com sede Inventada nas bocas de vmito... Cachoeira o teu nome Do rio que chora gua.

DUNAS Ilumino-me de imenso. Ungaretii No sempre Do vento.

No agora Do silncio. Iluminado Em solido.

O EVENTO TERNO Sentido no haveria Do aroma sem canto. A aderncia perfeita Toca o mistrio, A natureza se impe Na luz deste cu sonoro. Na nervura da ptala, Tremor translcido, O pssaro tece e acontece.
Postado por o conto em 25 baianos de CYRO DE MATOS...s 05:580 comentrios

Entrevistado: Cyro de Mattos - Presidente da Fundao Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) No se pode exigir mais do que a Ficc vem fazendo, afirma Cyro Jornal Agora Qual a avaliao que a Ficc faz sobre a I Conferncia Municipal de Cultura e Cidadania? Cyro de Mattos Esta foi a primeira vez no municpio de Itabuna que um espao dessa natureza, criado por uma instituio cultural como a Ficc, propiciou o encontro de representantes do governo e entidades artsticas, culturais, produtores, artistas, gestores, educadores, comunicadores, gente dos bairros, enfim, pessoas interessadas direta ou indiretamente em discutir os aspectos fundamentais da histria, memria, valores e polticas pblicas. Tudo foi feito com o propsito de ordenar e desenvolver a cultura de Itabuna, em sua dinmica que rica como resultante da necessidade que tem o ser humano de comunicao em convvio com os outros, em determinado lugar. Compareceram quase 300 pessoas I Conferncia para discutir o fazer cultural de nossa cidade e propor estratgias. Estabelecer mecanismos polticos que foram abordados em eixos temticos, como Produo simblica e diversidade cultural; Cultura, cidade e cidadania; Cultura e desenvolvimento sustentvel; Cultura e economia criativa. Ficou evidente no evento que a cidade tem um corpo cultural interessado em exercer a cultura como um direito fundamental do cidado, fator de desenvolvimento econmico e caminho de incluso do indivduo na sociedade, livrando-o da atividade de risco e do cio. Cultura, assim, traduzindo o exerccio de uma prtica poltica democrtica, transversal, abrangente, pragmtica e transformadora da realidade social, como no se cansa de recomendar com a sua sensibilidade o prefeito Jos Nilton Azevedo Leal

Primeiras Estrias, de Guimares Rosa


Verso para impresso

Anlise da obra O livro Primeiras estrias faz parte do terceiro tempo do Modernismo brasileiro e foi publicado em 1962. As 21 estrias, portanto, so narrativas preocupadas em tematizar, simbolicamente, os segredos da existncia humana. Trata-se do primeiro conjunto de histrias compactas a seguir a linha do conto tradicional, da o "Primeiras" do ttulo. O escritos acrescenta, logo aps, o termo estria, tomando-o emprestado do ingls, em oposio ao termo Histria, designando algo mais prximo da inveno, fico. Na obra h a inteno de apresentar fbulas para as crianas do futuro. primeira vista, a leitura de Primeiras Estrias pode, falsamente, parecer difcil e a linguagem soar erudita e ininteligvel, mas essa uma avaliao precipitada. Na verdade, o autor busca recuperar na escrita, a fala das personagens do serto mineiro; a poesia presente nas imagens, sons e estruturas de uma linguagem que est margem da norma estabelecida pelos padres urbanos. Quanto ao emprego dos tempos verbais, nota-se que, na maior parte das estrias, o relato se faz atravs de uma mistura do pretrito perfeito com o pretrito imperfeito do indicativo. A obra aborda as diferentes faces do gnero: a psicolgica, a fantstica, a autobiogrfica, a anedtica, a satrica, vazadas em diferentes tons: o cmico, o trgico, o pattico, o lrico, o sarcstico, o erudito, o popular. As personagens embora variem muito quanto faixa etria e experincia de vida, elas se ligam por um aspecto comum: suas reaes psicossociais extrapolam o limite da normalidade. So crianas e adolescentes superdotados, santos, bandidos, gurus sertanejos, vampiros e, principalmente, loucos: sete estrias apresentam personagens com este trao. A relao com a morte e com o desejo de imortalidade est presente em toda a obra de Guimares Rosa, mas talvez com mais intensidade em "Primeiras Estrias".

Em cada um dos contos deste livro o narrador configura sua experincia de forma diferente, atravessando estgios emocionais distintos, conforme o ponto do percurso em que se encontra. Tanto em As Margens da Alegria, quanto em Os Cimos, contos extremos do livro, ele se identifica profundamente com o protagonista, como se ele espelhasse sua prpria trajetria, sua infncia, como se assim universalizasse, de certa forma, essa travessia. Ou seja, ele tenta perceber o que h de comum na infncia de cada menino, nessas delicadas passagens, em seus estados de alma, nos dolorosos conflitos, nas fascinantes descobertas. Os personagens de Rosa parecem caminhar pelas veredas da memria, vagar pelos labirintos de sua psique, ser guiados pelos fios das experincias por eles vividas e no completamente elaboradas no plano da conscincia. Eles so movidos pela necessidade de transmitir suas vivncias, para melhor compreend-las e orden-las em sua mente consciente. Diante do tempo transcorrido, os protagonistas rosianos mantm uma constante atitude interrogativa. Resumos dos contos 1. As margens da alegria - Narrado em terceira pessoa, esse primeiro conto de Sagarana, de Guimares Rosa, considerado, com o ltimo, Os cimos, a moldura do livro, j que apresenta as mesmas personagens no mesmo ambiente. Leia mais... 2. Famigerado - Narrado em primeira pessoa, Famigerado, conto que faz parte da obraPrimeiras estrias, de Guimares Rosa, constitui-se num episdio cmico. Leia mais... 3. Sorco, sua me, sua filha - Conto narrado em terceira pessoa, mas com a participao ambgua do narrador como personagem. Leia mais... 4. A menina de l - A menina de l , conto de Guimares Rosa, da obra Primeiras estrias, narrado em terceira pessoa. Leia mais... 5. Os irmos Dagob - Conto de Primeiras estrias, obra de Guimares Rosa, tem narrao em primeira pessoa (algum do arraial, presente no velrio e no enterro, que registra suas impresses sobre os irmos Dagob e possveis acontecimentos futuros). Leia mais... 6. A terceira margem do rio - Este conto narrado em primeira pessoa e o mais famoso e o mais aberto conto do autor. Leia mais... 7. Pirlimpsiquice - Conto narrado em primeira pessoa, apresentando um narrador protagonista. Leia mais... 8. Nenhum, nenhuma - No conto Nenhum, Nenhuma, a indefinio do espao se articula com a questo do tempo, na medida em que todas as referncias a espaos indefinidos misturam-se memria perdida que o narrador tenta recuperar; o que ele talvez resuma da seguinte forma: As lembranas so outras distncias.... Leia mais... 9. Fatalidade - Conto narrado em primeira pessoa (testemunha), cujos personagens so: Meu Amigo, delegado filsofo, que j foi de tudo na vida, e Z Centeralfe, caboclo perseguido por um valento que lhe quer roubar a esposa. Leia mais... 10. Seqncia - Em Seqncia, dcimo conto de Primeiras Estrias, e narrado em terceira pessoa, nos deparamos com a histria de uma busca. Leia mais... 11. O espelho - O espelho o centro da obra Primeiras Estrias, de Guimares Rosa, onde o narrador, em primeira pessoa, conta de sua luta para provar a falta de lgica e de sentido do mundo. Leia mais... 12. Nada e a nossa condio - Conto com narrador em primeira pessoa (testemunha), cujo personagem central Tio Man'Antnio, mais um dos loucos iluminados de Guimares Rosa.Leia mais... 13. O cavalo que bebia cerveja - Narrado em primeira pessoa Reivalino, um homem do meio rural e tem como tema o mistrio, a no aceitao daquilo que diferente. Leia mais... 14. Um moo muito branco - Este conto introduzido por uma preciso espao-temporal atpica em Guimares Rosa e pode ser classificado como fantstico. Leia mais... 15. Luas-de-mel - O conto, narrado em primeira pessoa, introduz o motivo, fundamental na obra rosiana, do eterno feminino. Leia mais... 16. A partida do audaz navegante - Conto narrado em terceira pessoa, onde h duas histrias justapostas: a que nos conta o narrador, envolvendo as crianas; e a que Brejeirinha inventa sobre o Audaz Navegante. Leia mais... 17. A benfazeja - Mais uma vez a idia de que "quem no est preparado para a verdade no a pode enxergar". Leia mais... 18. Darandina - Conto narrado em primeira pessoa, por uma testemunha do episdio, um plantonista de um hospcio. Leia mais... 19. Substncia - Este conto tem como personagem principal Sionsio, homem simples, trabalhador e calado. Leia mais... 20. Taranto, meu patro - Outro conto com anticlmax. a estria de um "louco-iluminado" da galeria roseana, o I Jo-de-Barros-DinisRobertes, narrada em primeira pessoa por Vagalume, ajudante-de-ordens do protagonista e encarregado de cuidar dele, que, envelhecido, era dado a doideiras e desatinos. Leia mais... 21. Os cimos - Narrado em terceira pessoa, neste conto retomado o mesmo tema de As margens da Alegria: a descoberta do mundo, de sua magia, dos ritos da tristeza e da alegria, dos ritos da travessia e de superao do medo a e da dor. Leia mais...

A senhorita Simpson (Conto), de Srgio Sant'Anna

A narrativa A Senhorita Simpson, de Srgio Sant'Anna, foi publicada em 1989. A obra serviu de inspirao para o cineasta Bruno Barreto produzir "Bossa Nova", filme lanado em 2000. O assunto deste conto envolve o choque de valores que se d entre a puritana protagonista, que parece ter sado das pginas do romancista americano Henry James, e a burguesia carioca com quem convive nas aulas de ingls que ministra em Copacabana. Em A Senhorita Simpson o ponto de partida um cursinho de ingls, o Piccadilly, que serve como motivo principal para a narrativa. As interrelaes vitais para o enredo vo surgindo como decorrncia dos encontros noturnos para as aulas, tendo como narrador-protagonista Pedro Paulo Silva, um dos alunos da turma, 29 anos, funcionrio-pblico no Tribunal de Justia, separado da mulher, um casal de filhos, habitando sozinho um pequeno apartamento na Prado Jnior e profundamente envolvido com uma dependncia por Valium, como soporfero, e por mulheres, como carncia de afeto. De certa forma sugerindo em tom de pardia o tipo romntico: a crise existncial, uma espcie de obsesso pelo encontro intermeada por um ligeiro temor, a fuga das responsabilidades 'morais' e a fragilidade das relaes no duradoura. A narrativa sugere um pequeno espao brasileiro, essencialmente urbano: a zona sul da cidade do Rio de Janeiro, Copacabana, a classemdia, o ingls como lngua de mercado e da moda, a mulher no trabalho, a separao conjugal, o misticismo oriental e a utopia da trilha pela Bolvia e Peru rumo a Cuzco e Machu-Pichu (roteiro seguido por tantos jovens da poca). Tudo isto trabalhado com muita ironia e conscincia crtica sobre o ato de narrar, por parte de um autor que certamente esteve no contexto, olhando desconfiado para alguns modelos, apreciando o sabor e a possibilidade do encontro e parecendo ter nunca se submetido ao vcio. Assim, mantendo-se fora do interior da narrativa, Srgio Sant'Anna distancia-se do mundo de seu protagonista, no se identifica enquanto narrador e atravs da alteridade transfere para a personagem a vivncia da histria (em seu duplo sentido: fico e experincias do passado). A intertextualidade metaficcional enquanto reflexividade consciente do papel da fico na contemporaneidade, feita atravs do 'pastiche' em relao s histrias do gnero "meu tipo inesquecvel", que aparecem na "Selees do Reader's Digest", conforme apresentao feita na epgrafe da obra. E esse roteiro problematizador confunde-se com a prpria narrao enquanto tcnica e modo de compor a narrativa. Como caracterstica ps-modernista, no entanto, em tomo de uma superposio crtica e pardica, ficcional e historiogrfica, Srgio Sant'Anna procura reconstituir o estilo (gnero) ao invs da sensibilidade compositiva mais do que sob uma conceituao esttica que privilegie o contexto puramente ideolgico do discurso. O gnero "meu tipo inesquecvel" instala-se na figura de Miss Simpson, faixa etria dos 40, sobrevivente de Woodstock, professorinha de ingls no Picadilly e que por um instante se converte na me desejada no auxlio geral e no sexo. E aqui tambm, como em toda histria do gnero, aparece um final de "agradeo por t-lo(a) conhecido", em deferncia importncia da personagem narrada para a vida de quem com ele(a), de algum modo, um dia conviveu. Para o protagonista Pedro Paulo Silva, trata-se de Miss Simpson, que "lhe restar sempre na memria" enquanto forma de encontro necessrio e vital. Assim, como tcnica de narrao, o tema e o enredo parecem juntar-se enquanto arranjo de linguagem e artificio cnico da mera banalidade do ato de viver: a linguagem simples, objetivando uma aceitabilidade fcil e sugerindo o efeito comum de representao da vida enquanto dissoluo do cnone maior. Ao mesmo tempo, no entanto, realando o carter da importncia do fato para o narrador que tem na vivncia do texto elaborado um motivo a mais para viver. Como pretexto de ter o que contar e lembrar. No importa que quem narre seja deveras um escritor (no sentido de autor em alto grau), mas um narrador cnscio da sua prpria fragilidade, um que se identifica (ou pelo menos pode faz-lo) com tantos outros que pretendem tambm participar da ao de terem um dia narrado. Desta forma, vivncia e fico se confundem j que o gnero "meu tipo inesquecvel" reproduz a verossimilhana com o vivido. E diante da extino na contemporaneidade da experincia de narrar", quando o ser humano est diludo no meio da multido e se torna presa fcil da tecnologia, as vivncias histricas (no mais experincias propriamente)" tornam-se ocasionais, dissolvidas nos fragmentos colhidos pelos meios de comunicao de massa. Este o lugar da narrativas do gnero "meu tipo inesquecvel": um ltimo refgio que possibilite s geraes terem ainda o que e onde contar. O ponto de vista do narrador no onisciente. Ele no mergulha na vida das demais personagens, que s se formam enquanto incurso cotidiana de relacionamento. Personagens opacas, portanto, sem aprofundamento psicolgico. Apresentadas no em si mesmas, mas em relao s demais. Delas s se conhecem as superficialidades que esto presentes no contexto da ao. O prprio Pedro Paulo Silva construdo a partir de migalhas: pequenos detalhes aqui e ali. Assim, atravs de uma sugesto cnica fragmentada em episdios, o leitor vai se apropriando aos poucos de todo o enredo, o qual tambm desprovido de profundeza. E as inter-relaes pessoais no contexto da obra se esgotam rpido e fcil. O Piccadilly quase que o nico local de encontro. Nele os alunos da turma de Miss Simpson (sete no total) se conhecem e se entretm como se fossem jovens adolescentes, possivelmente como um pretexto para o rompimento com o estado diurno do trabalho. As aulas noturnas de ingls funcionam, assim, como um espao ldico: prprio para o relaxamento e a desrepresso. Brincadeiras acontecem, num constante passar de bilhetinhos em classe, alm das gozaes mtuas. Evidente que a trama maior se d em tomo do narrador e protagonista Pedro Paulo Silva: seu relacionamento remoto com a ex-esposa Antonieta; sua visita ocasional aos filhos quando lhes conta estrias inventadas; seu ligeiro contato com o pai e amigo advogado, alcolatra e depois suicida, que vive com a quarta mulher, Maria de Ftima (nome artstico: Mara Regina), num apartamento em Laranjeiras; seu distanciamento da me agora casada "com um joalheiro careca e chatsismo"; seu encontro com o misterioso e suspeito Wan-Kim-Lau chins, amigo de Antonieta, impregnado com a sabedoria oriental e professor de tai-chi-chuan numa academia; sua dependncia por Valium antes de dormir e seu infatigvel apetite sexual por mulheres movido por uma espcie de descontrole emocional baseado no desejo de livrarse do tdio.

Em forma de flashes momentneos, a ao e o cenrio vo se compondo, quando a narrativa se prope a realar a similitude com as histrias do gnero "meu tipo inesquecvel". Assim, o estilo claro, sem maior ostentao retrica e tcnica, a no ser pelo recurso utilizado na passagem em que Pedro Paulo Silva conta para o Gordo sua transa com Ana e o autor sobrepe simultaneamente e de modo engenhoso trs focos narrativos diversos. Tambm algumas frases de efeito aparecem: "A gente sempre morre antes da ltima dose" (deixada pelo pai suicida dentro de uma "garrafa quase vazia", antes de se matar); "meu reflexo de passageiro da vida no espelho" (em conotao com a contemporaneidade); "a fragrncia de um perfume na memria" (parecendo Marcel Proust); "o alvorecer das utopias" (em analogia ao sonho hippie); "A histria se repetia como comdia; esperava-se que no se repetisse como tragdia" (parodiando Karl Marx). No interior da narrativa uma proposta intertextual aparece enquanto uso constante de um ingls bsico, que aqui e ali postula do leitor um mnimo de domnio. E esse cruzamento interlingustico deriva do Picadilly, onde, atravs de Miss Simpson, Pedro Paulo Silva e o resto da turma preenchem o vazio de suas prprias histrias com as aventuras vividas pelos Dickinsons, Harrisons e Jones, personagens de uma outra histria; o livro didtico utilizado. Por outro lado, as questes sociais e polticas so abandonadas ou, no mais, deixadas imaginao do leitor enquanto apelo irnico; como exemplo, o episdio da greve no Piccadilly, ironizando maio de 68 e o movimento poltico brasileiro ps-64. O Matoso, um dos alunos da turma, pego fumando marijuana no banheiro da escola e um ruidoso Mr. Higgins, o diretor, pretende expuls-lo pois, embora fosse uma droga leve e que "se disseminara por todas as escolas", conforme argumentara Miss Simpson assumindo a defesa dos alunos, em "- Escolas s de ingls, no -", receoso de que "se aquilo se tomasse um hbito", "o nome do Piccadilly (...) iria por gua abaixo". Como se fosse um ' proibido proibir' a greve ento proposta. No entanto no acontece; Miss Simpson convence o diretor. Mas, tem-se a aluso a "um marco histrico no movimento estudantil", ao "dinheiro da CIA no negcio"; o eco das "palavras liberty and democracy" e a ovao para que o protagonista Pedro Paulo Silva seja elevado categoria de "lder revolucionrio". A ironia se faz presente, ento, de forma completa: em seu carter ideolgico contraditrio, j que estabelece um vnculo com a histria ao mesmo tempo em que sugere o tema como um passado perdido. Assim, o que ocorrera em termos reais at em desprendimento (enquanto abnegao = sacrifcio dos prprios interesses em beneficio de uma causa maior) torna-se agora fragmentos do passado, memria apenas de uma vivncia de se 'ter ouvido falar'. A partir dessa analogia intertextual entre o passado e o presente, entre a novela e as histrias do gnero "meu tipo inesquecvel", percebe-se na composio cnica de A Senhorita Simpsona vida aparecendo como o grande intertexto. J no mais em torno de um 'eu' utpico, indivisvel e potente enquanto projeto "liberal humanista", mas de um 'eu' fragmentado e, de repente, se v no vazio. Vale, ento, a lembrana de 'roteiros', no mais como um enredo coeso em tomo de um princpio, um meio e um fim. Mas, enquanto possibilidade de apego a um presente de imagens meio-ambientais (natureza - indivduo(s) - objetos) que se arranja ou se compe como ajuntamento de estilhaos visuais: como "um tremendo pr-do-sol sobre o mar de Copacabana", a "porta pantogrfica" do elevador, ou os "reflexos luminosos que estampavam tonalidades fantasmagricas na pele de Miss Simpson". O arranjo cnico ento sugere 'os olhos a se alimentarem de luz', fixos na possibilidade que o meio-ambiente oferece, uma vez que o passado virou migalhas e j no h mais experincias reais para se narrar: somente vivncias ou lembranas momentneas. Neste ponto, a intertextualidade entre fico e historiografia prope a reflexo de que todo o jogo poltico do passado foi apenas um modo de constructo ideolgico enquanto jogo de poder. E a identidade histrica torna-se qualidade apenas narrativa, na arte da composio. Para Pedro Paulo Silva, esse recurso significa procurar a lembrana de seu 'tipo inesquecvel' e, conforme sugere Walter Benjamin, "comear tudo de novo", "contentar-se com pouco", operando "a partir de uma tbula rase'. E ele assim faz: fura uma das orelhas para "colocar nela um brinco dourado" e ao completar 30 anos estar deixando para trs no a sua juventude, mas a sua velhice, rumo Bolvia, Peru, Cuzco e MachuPichu. A senhorita Simpson o exemplo da terceira fase do autor, onde continua fazendo exerccios metalingusticos, mas os subordina ironicamente histria que conta. A obra transgride as prprias "convenes" do autor: o dilogo gil, mais "realista", sem as massas verbais tpicas da sua representao do mundo; h uma nitidez, uma luminosidade que atravessa a narrativa inteira; e, o mais significativo, no final da novela encontramos um dos raros momentos em que o narrador, com simplicidade, endossa o ponto de vista de seu personagem, entregando-se ao texto sem atravess-lo de ironia: "Aos trinta anos, eu estaria deixando para trs no a minha juventude, mas a minha velhice".

Potrebbero piacerti anche