Sei sulla pagina 1di 12

Caderno de Provas ELETROELETRNICA

Edital N. 04/2009-DIGPE 10 de maio de 2009

INSTRUES GERAIS PARA A REALIZAO DA PROVA


; Use apenas caneta esferogrfica azul ou preta. ; Escreva o seu nome completo e o nmero do seu documento de identificao no espao indicado nesta capa. ; A prova ter durao mxima de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para responder a todas as questes do Caderno de Provas e preencher as Folhas de Respostas. ; Ao retirar-se definitivamente da sala, entregue as Folhas de Respostas ao fiscal. ; O Caderno de Provas somente poder ser levado depois de transcorridas 3 (trs) horas do incio da aplicao da prova. ; Confira, com mxima ateno, o Caderno de Provas, observando o nmero de questes contidas e se h defeito(s) de encadernao e/ou de impresso que dificultem a leitura. ; A quantidade de questes e respectivas pontuaes desta prova esto apresentadas a seguir: Tipo de questo Discursiva Mltipla escolha Total de questes 02 questes 20 questes Pontuao por questo 15 pontos 3,5 pontos Total de pontuao 30 pontos 70 pontos

INSTRUES REFERENTES S QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA


; Confira, com mxima ateno, se os dados (nome do candidato, inscrio, nmero do documento de identidade, matria/disciplina e opo de campus) esto corretos. ; Em havendo falhas na Folha de Respostas, comunique imediatamente ao fiscal de sala. ; Assine, no espao apropriado, a Folha de Respostas. ; A Folha de Respostas no poder ser rasurada, dobrada, amassada ou danificada. Em hiptese alguma, ser substituda. ; Para cada questo, h apenas uma resposta certa. ; Transfira as respostas para a Folha de Respostas somente quando no mais pretender fazer
modificaes. No ultrapasse o limite dos crculos.

OBSERVAO:
As instrues referentes s questes discursivas encontram-se na capa das Folhas de Respostas Discursivas.
NOME COMPLETO: DOCUMENTO DE IDENTIFICAO: _____________________________

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

QUESTES DISCURSIVAS
ESTAS QUESTES DEVERO SER RESPONDIDAS NAS FOLHAS DE RESPOSTAS DAS QUESTES DISCURSIVAS.

1.

(15 pontos) Existem vrios tipos de ensaios de laboratrio que podem ser aplicados em transformadores de potncia, dentre eles o ensaio de circuito aberto (a vazio) e o ensaio de curtocircuito. a) Quais os objetivos dos ensaios de circuito aberto e de curto-circuito? b) Descreva as condies tpicas para a realizao desses dois ensaios (ligaes, equipamentos, alimentao...).

2.

(15 pontos) Explique como se identificam os terminais base, coletor e emissor de um transistor bipolar de juno do tipo NPN usando um multmetro digital.

PROFESSOR_ELETROELETRNICA.DOC

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA


AS RESPOSTAS DESTAS QUESTES DEVERO SER ASSINALADAS NA FOLHA DE RESPOSTAS DAS QUESTES DE MLTIPLA ESCOLHA.

1.

(3,5 pontos) Considere a figura abaixo para responder esta questo. O diodo zener 1N5240B possui as seguintes caractersticas: VZ = 10V, PZmax = 500mW e IZmax = 20mA.

Com base nesses dados correto afirmar que a) o diodo no funcionar corretamente, pois sua corrente de conduo igual a 45,45mA, sendo maior que a corrente de conduo mxima. b) a corrente total fornecida pela fonte de 16V igual a 70mA e a corrente no resistor de 220 igual a 55mA. c) o diodo zener no funcionar corretamente, pois a potncia dissipada por ele nesse circuito maior que a potncia mxima que ele pode dissipar. d) a corrente no resistor de 220 igual a 45,45mA e a potncia total dissipada no diodo zener igual a 145,5mW.

2.

(3,5 pontos) Para responder esta questo, considere o circuito combinacional abaixo.

A expresso lgica de sada, y, do circuito acima a) b) c) d)

y
y

A D
A D

C D
C D

A B .
A B .

A D

C D

A B .

A D

C D

A B .

PROFESSOR_ELETROELETRNICA.DOC

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

3.

(3,5 pontos) Com relao a conversores A/D e D/A, correto afirmar que a) o conversor de inclinao dupla o tipo mais rpido de conversor A/D, pois compara o sinal de entrada com cada um dos 2N-1 possveis nveis de quantizao. b) uma das grandes vantagens do conversor por aproximao sucessiva a extrema rapidez na converso, que ocorre praticamente em tempo real. c) num conversor D/A por rede proporcional as correntes so muito reduzidas nos bits menos significativos, o que pode produzir uma alta taxa de rudo. d) apesar de ter mais facilidade para preciso dos componentes, o conversor D/A com rede R-2R no elimina o problema da ampla variao de valores do conversor D/A proporcional.

4.

(3,5 pontos) Observe o circuito aritmtico a seguir.

correto afirmar, com certeza, que ele um circuito a) b) c) d) somador. subtrator. multiplicador. divisor.

5.

(2,5 pontos) Um circuito lgico possui uma varivel de sada (X) e quatro variveis de entrada (A, B, C, D). Sendo A o MSB e D o LSB. A sada vai para nvel lgico alto sempre que a maioria das entradas est em nvel lgico baixo. Nunca ocorre a situao em que a maioria das entradas est em nvel lgico alto. A expresso lgica mais simples possvel que representa esse circuito a) b) c) d)
X X X B B B C C C A D A D A D B C B C B C A A A D . D . D .

A D

B C

D .

PROFESSOR_ELETROELETRNICA.DOC

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

6.

(3,5 pontos) Para responder esta questo, considere o circuito a seguir.

A partir do circuito acima, considerando que a tenso VBE 0,7 V e o ganho CC ( afirmar que as correntes IE, IC e IB so, respectivamente, a) b) c) d) 3,91mA; 3,89mA e 19,5 A 3,19mA; 3,18mA e 17,5 A 3,9mA; 3,8mA e 15 A 3,91mA; 3,89mA e 21,5 A

200, correto

7.

(3,5 pontos) Para responder esta questo, considere o circuito abaixo.

O ganho de tenso (Av = Vo/Vi) do circuito a acima a) b) c) d) 2. 3. 4. 6.

PROFESSOR_ELETROELETRNICA.DOC

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

8.

(3,5 pontos) No circuito a seguir, considerando que I DSS = 8mA, VP = 8 V e VDS no ponto de operao igual a 8 V,

correto afirmar que a corrente ID e a tenso VGS no ponto quiescente so, respectivamente, a) b) c) d) 6 mA e 2 V. 8 mA e 2 V. 4 mA e + 2 V. 6 mA e + 2 V.

9.

(3,5 pontos) Quanto aos conversores DC/DC (Choppers), correto afirmar que a) conversores que utilizam SCRs necessitam de circuitos de comutao forada para provocar

o seu bloqueio e isso limita a frequncia de operao. b) conversores que utilizam GTOs podem executar a comutao no prprio gate e no necessitam de circuito armazenador de energia para este fim. c) conversores que utilizam MOSFETs podem efetuar o seu bloqueio pela simples reduo da tenso no gate, eliminando, assim, circuitos de comutao forada, mas operam em frequncias bem menores que os outros. d) um chopper classe D opera apenas no IV quadrante.

PROFESSOR_ELETROELETRNICA.DOC

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

10. (3,5 pontos) O circuito a seguir um contador assncrono mdulo 8 que funciona com um clock de 1 Hz. A sada Q1 o bit menos significativo, enquanto a sada Q3 o bit mais significativo.

Para se gerar sequencialmente a forma de onda mostrada a seguir a partir das sadas Q 1, Q2 e Q3, deve-se implementar um circuito lgico combinacional que gere a funo lgica

a) b) c) d)

X X

Q 3 Q 2 Q1 Q 3 Q 2 Q1

Q 2 Q1 . Q 2 Q1 .

X
X

Q 3 Q 2 Q1
Q 3 Q 2 Q1

Q 2 Q1 .
Q 2 Q1 .

11. (3,5 pontos) A figura abaixo mostra um circuito eltrico alimentado por uma fonte de tenso senoidal com valor eficaz de 100 V.

A corrente fornecida pela fonte representada pela expresso matemtica a) b) c) d)


i (t ) 2 100 sen 120 t 40

A. A.

i (t )
i (t )

10 sen 120

5
t

A.
45

2 10 sen 120

i (t )

10 sen 120

45

A.

PROFESSOR_ELETROELETRNICA.DOC

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

12. (3,5 pontos) A figura abaixo mostra o esquema unifilar da instalao eltrica de uma sala. No entanto, o esquema encontra-se incompleto nos trechos 1 e 2.

Assinale a opo que apresenta os condutores a serem instalados, respectivamente, nos dois trechos.

a) b) c) d)

e e e e

. . . .

13. (3,5 pontos) No circuito abaixo, a chave S encontra-se inicialmente aberta e o capacitor est completamente descarregado.

Aps o fechamento da chave S, o comportamento transitrio da tenso no capacitor representado pela expresso matemtica a) b) c) d)
v C (t ) v C (t )
v C (t )

30 (1 3

e e
e
40 t

0 ,04 t 4 40 t
4 40 t

) V. ) V.

2 (1 20
5 (1 50

) V.

v C (t )

30 e

V.

PROFESSOR_ELETROELETRNICA.DOC

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

14. (3,5 pontos) A norma brasileira NBR 5410 contm prescries especficas para a previso de carga, aplicveis a locais utilizados como habitao. Obedecidas as prescries da NBR 5410, uma cozinha residencial com 5 m de comprimento e 3 m de largura ter potncia mnima de iluminao e potncia mnima de tomadas, respectivamente, iguais a a) b) c) d) 160 VA e 500 VA. 220 VA e 500 VA. 220 VA e 2.000 VA. 280 VA e 3.000 VA.

15. (3,5 pontos) Na figura abaixo, est representada a curva de carga diria de uma indstria cujo consumo de energia eltrica, em novembro, foi de 43,2 MWh.

O fator de carga dirio, no ms de novembro, foi igual a a) b) c) d) 0,60. 0,80. 1,33. 0,75.

16. (3,5 pontos) A utilizao do sistema com excitatriz esttica (com escovas) e do sistema brushless (sem escovas) so duas solues bastante utilizadas na excitao do enrolamento de campo dos geradores sncronos CA, de armadura estacionria e campo rotativo. A principal vantagem do sistema com excitatriz esttica a) b) c) d) o menor custo de manuteno. a indicao para ambientes com atmosfera explosiva. a indicao para alimentao de cargas sensveis. o menor tempo de resposta na regulao de tenso.

17. (3,5 pontos) Um galpo industrial com 15 m de comprimento e 9 m de largura tem o seu sistema de iluminao constitudo por 15 luminrias contendo 1 lmpada com fluxo luminoso de 12.700 lm cada. Considerando um fator de utilizao de 0,54 e um fator de depreciao de 0,80, o iluminamento mdio no galpo apresentar um valor aproximadamente igual a a) b) c) d) 609,6 lx. 1.411,1 lx. 1.890,9 lx. 3.266,5 lx.

PROFESSOR_ELETROELETRNICA.DOC

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

18. (3,5 pontos) Considere as seguintes afirmativas a respeito dos esquemas de aterramento. No esquema TN-C, os dispositivos DR podem ser usados no seccionamento automtico, visando proteo contra choques eltricos. II. No esquema TT, os disjuntores termomagnticos podem ser usados no seccionamento automtico, visando proteo contra choques eltricos. III. O esquema de aterramento influencia na seleo e instalao dos dispositivos de proteo contra surtos (DPS). Assinale a opo correta. a) b) c) d) Somente a afirmativa II verdadeira. Somente a afirmativa III verdadeira. As afirmativas I e II so verdadeiras. As afirmativas II e III so verdadeiras. I.

19. (3,5 pontos) O galvanmetro G da figura abaixo possui uma resistncia interna de 10 mxima do seu ponteiro ocorre quando a corrente na sua bobina igual a 5 mA.

e a deflexo

Para que o galvanmetro possa ser utilizado como ampermetro com fundo de escala igual a 25 mA ou como voltmetro com fundo de escala de 300 V, dependendo da posio da chave S, os resistores R1 e R2 devem ter valores, respectivamente, iguais a a) b) c) d) 2,5 m e 30 k . 2,5 m e 59,99 k . 2,5 e 59,99 k . 25 e 60 k .

20. (3,5 pontos) Atualmente, muito comum nas instalaes eltricas a presena de cargas no-lineares como, por exemplo, lmpadas de descarga, fontes chaveadas, no-breaks e inversores de freqncia. Nessas instalaes, o fator de potncia deve ser calculado pela expresso a) b) c) d)
FP 1
FP
1

cos T THD
2
2

.
2

cos 1 THD T

. .

FP

T THD cos

FP

cos c

T THD

PROFESSOR_ELETROELETRNICA.DOC

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

FOLHA PARA RASCUNHO

PROFESSOR_ELETROELETRNICA.DOC

10

www.pciconcursos.com.br

CONCURSO PBLICO GRUPO MAGISTRIO EDITAL N. 04/2009-DIGPE/IFRN

FOLHA PARA RASCUNHO

PROFESSOR_ELETROELETRNICA.DOC

11

www.pciconcursos.com.br

Potrebbero piacerti anche