Sei sulla pagina 1di 4

PROJETO DE LEI No

, DE 2010

(Do Sr. Vicentinho )

Altera a Consolidao das Leis do Trabalho e a Lei n. 7.102, de 20 de junho de 1983, que dispe sobre segurana para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituio e funcionamento das empresas particulares que exploram servios de vigilncia e de transporte de valores, e d outras providncias., para dispor sobre as condies de trabalho dos empregados em empresas de servio postal, correspondentes bancrios, casas lotricas e similares

O Congresso Nacional decreta:

Art. 1 O art. 224 da Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-lei n. 5.452, de 1 de maio de 1943, passa a vigorar acrescido do seguinte 3: Art. 224............................................................................... 3 Aplicam-se as disposies desse artigo aos empregados que exeram as funes semelhantes s de bancrios em casas lotricas, agncias de servio postal, correspondentes bancrios e similares. Art. 2 O art. 1 da Lei n. 7.102, de 20 de junho de 1983, passa a vigorar com a seguinte redao:

Art. 1................................................................................. 1 Os estabelecimentos financeiros referidos neste artigo compreendem bancos oficiais ou privados, caixas econmicas, sociedades de crdito, associaes de poupanas, empresas de servio postal, suas agncias, subagncias, casas lotricas, correspondentes bancrios e similares. 2 O Poder Executivo estabelecer, considerando a reduzida circulao financeira, requisitos prprios de segurana para as agncias de servio postal, as casas lotricas, os correspondentes bancrios e similares, as cooperativas singulares de crdito e suas dependncias que contemplem, entre outros, os seguintes procedimentos: ..................................................................................(NR)..

Art. 3 Esta lei entra em vigor no prazo de cento e oitenta dias a contar da data de sua publicao

JUSTIFICAO

Nobres colegas, apresento apreciao de todos este Projeto de Lei que o resultado do dilogo que venho mantendo com o Diretor Jurdico do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de So Jos do Rio Preto, Antnio Paulo Teixeira, o companheiro Bolinha, com o Secretrio Geral da FENTECT, o companheiro Jos Rivaldo da Silva e com representantes da Unio Estadual Ecetista, composta pelos sindicatos de So Paulo, Baur, Santos, Ribeiro Preto e Campinas. Vendo a realidade sofrida pelos trabalhadores dos correios , com quem tenho compromissos histricos , bem como daqueles que atuam em casas lotricas e correspondentes bancrios similares, que arriscam

suas prprias vidas, face aos constantes assaltos sofridos, elaborei esta proposta, para que justia se faa a todos esses trabalhadores. Diz o termo jurdico que onde h a mesma razo deve haver o mesmo direito. Assim, tendo a CLT fixado uma jornada especial de trabalho para os bancrios, em face de sua peculiar condio laboral, nada mais justo que aplicar-se tal condio a todos aqueles empregados que exercitem atividades tpicas dos bancrios nas agncias que explorem o servio postal (Correios), nas casas lotricas e nos correspondentes bancrios. A mudana que propomos na Consolidao , pois, medida que visa isonomia entre os trabalhadores.

Por seu turno, o art. 1 da Lei n. 7.102, de 1983, veda o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentao de numerrio, que no possua sistema de segurana com parecer favorvel sua aprovao, elaborado pelo Ministrio da Justia, na forma desta lei. O pargrafo primeiro desse dispositivo, para aclarar qualquer dvida, estabelece que os estabelecimentos financeiros a quem se refere a vedao so os bancos oficiais ou privados, as caixas econmicas, sociedades de crdito, associaes de poupana, suas agncias, postos de atendimento, subagncias e sees e tambm as cooperativas singulares de crdito e suas respectivas dependncias. A alterao que introduzimos pretende estender o alcance dessa lista de estabelecimentos financeiros para incluir os agentes lotricos, as agncias de correios, os correspondentes bancrios e similares. H muito que esses estabelecimentos vem ganhando significativa importncia na prestao de servios financeiros, antes prestados exclusivamente nos bancos, tais como, pagamentos de contas, saques e depsitos. Na mesma proporo, observa-se o aumento de aes violentas contra tais estabelecimentos e o aumento do risco de permanncia nesses locais para os trabalhadores, para os clientes, tambm para os trabalhadores e estabelecimentos e moradores vizinhos.

Os casos de assaltos violentos e mortes se avolumam e no h razo para que a lei no d a esses estabelecimentos um tratamento diferenciado no que se refere a requisitos de segurana. No se trata apenas de preservar patrimnios, mas tambm e principalmente de salvar vidas humanas e proteger trabalhadores. A Lei n. 7.102, n. 89.056, de 24 de novembro estabelecimentos discriminados na segurana e projetos de construo, de 1983, foi regulamentada pelo Decreto de 1983. O decreto prev que os lei devero apresentar um plano de instalao e manuteno de sistema de

alarme e demais dispositivos de segurana como condio para o seu funcionamento, inclusive vigilncia fsica.

Note-se que tivemos o cuidado de incluir na lei a possibilidade de as medidas de segurana serem adequadas por decreto ao volume de dinheiro em circulao no estabelecimento, de forma a no inviabilizar o empreendimento. Pelos motivos expostos acima, pedimos o apoio dos Ilustres Pares para a aprovao do presente projeto de lei.

Sala das Sesses, em

de

de 2010.

Deputado VICENTINHO

2010_1635

Potrebbero piacerti anche