Sei sulla pagina 1di 8

Amadurecer

Amadurecer processo contnuo Sempre tempo para crescer. Mas chega um momento da vida que no d mais para ter atitudes infantis ou enxergar os fatos somente pela tica do nosso mundinho. Amadurecer di. Amadurecer significa ter de abandonar utopias e encarar a realidade como ela , muitas vezes mais fria e racional do que gostaramos. Mas amadurecer tem suas vantagens. Quando aprendemos a simplificar as coisas e ver seu verdadeiro valor, a vida se torna mais prazerosa, mais gostosa de ser vivida. Na reportagem especial de hoje, a reprter Renata Fernandes entrevistou a psicloga Olga Tessari, de So Paulo, autora do livro Dirija sua vida sem medo. Ela fala sobre os obstculos que enfrentamos para amadurecer e o quanto essa guinada na vida pode nos ajudar a ser mais felizes. E para quem acha que j amadureceu o suficiente, vai um recado: a vida feita de constantes transformaes, por isso invista no auto-conhecimento e aprenda algo novo todos os dias.

RAIO X Olga Ins Tessari, psicloga e psicoterapeuta desde 1984, escritora, palestrante, pesquisadora e consultora. autora do livro Dirija a sua vida sem medo (editora Letras Jurdicas) e mantm o site www.ajudaemocional.com, desde

[Street Address] [City], [State] [Postal Code] E-Mail: [Your E-Mail]

Phone: [Your Phone] Web: [Web Address]

Fax: [Your Fax]

2001, com mais de 10 milhes de visitas (dados de maio/2007). Ela atende casos desde a infncia at a terceira idade e atua nas reas de ansiedade, auto-estima, medos, timidez, pnico, estresse, depresso, orientao de pais, de casais, dificuldades e problemas nos relacionamentos em geral (afetivos, sociais), distrbios da alimentao (compulso, obesidade, anorexia, bulimia) e sexualidade. A idade cronolgica das pessoas nem sempre coincide com a emocional. mais comum, inclusive, a maturidade fsica chegar antes. Muitos adultos mantm atitudes infantis diante das circunstncias da vida. Assim como h jovens precocemente maduros. humanamente impossvel controlar absolutamente todas as emoes, mas bastante vivel ter domnio sob muitas delas. Para isso preciso crescer. Para crescer necessrio se conhecer, se amar, ter tolerncia e, principalmente, saber lidar com frustraes. O psicoterapeuta Flvio Gikovate afirma que o primeiro passo para a felicidade sentimental est em aprender a ficar razoavelmente bem sozinho. Isso s ocorre com maturidade emocional, que se caracteriza pela capacidade de suportarmos bem as dores da vida. Segundo ele, preciso se desenvolver emocionalmente at atingir uma maturidade que permita competncia para lidar com frustraes. A felicidade sentimental a recompensa acessvel a todos os que completarem o ciclo mnimo de evoluo emocional. A psicloga de So Paulo, Olga Ins Tessari, autora do livro Dirija a sua vida sem medo (editora Letras Jurdicas), explica melhor o que maturidade emocional na entrevista que segue abaixo:

Bem-Estar - O que maturidade emocional e a que est relacionada?

Olga Tessari - Maturidade emocional a habilidade que a pessoa tem de se relacionar com outras da melhor forma possvel para si mesma. evitar que problemas pessoais interfiram no desempenho profissional. a capacidade de ver a vida por um ngulo mais positivo. ser simptico com os outros mesmo diante de contrariedades. a aceitao de si mesmo. ter respeito para consigo e com os outros. ser paciente, objetivo e ter capacidade de lidar com adversidades sem se deixar abater totalmente. Sem se indignar ou sofrer sem motivos suficientes e reais. conhecer os prprios limites e respeitar os dos demais. saber fazer escolhas e arcar com as conseqncias delas. A pessoa emocionalmente madura tem bom domnio sobre as prprias emoes e capaz de rir de si mesma, por conta de seu bom senso de humor. A maturidade emocional tambm aceitar a responsabilidade pelas conseqncias de seus atos, tomar decises baseadas em critrios e valores pessoais, ter independncia financeira, ser menos egosta e ter mais considerao pelos outros.

Bem- Estar - Por que emocionalmente muitos adultos no acompanham sua idade Olga Tessari H pessoas que passam a vida toda cronolgica? numa eterna

infncia/adolescncia porque a base da maturidade a capacidade de tolerar a frustrao. Algo que a criana aprende com o passar do tempo: nasce egosta e com sensao de onipotncia, uma vez que, na barriga da me sempre tem todas suas necessidades satisfeitas; mas, na medida em que cresce, percebe que nem tudo como ela gostaria, nem sempre suas necessidades e desejos so satisfeitos. Infelizmente, muitos pais mimam demais os filhos, o que os leva a crescer com a falsa sensao de que podem tudo o que desejam e isso os impede de chegar maturidade emocional, mesmo adultos na idade cronolgica. Pesquisas revelam que nem mesmo o fato da pessoa concluir uma faculdade ou

casar e ter filhos garantia de maturidade emocional, pois esta definida no pela passagem por eventos tradicionais adultos, mas pela mudana na personalidade e no comportamento.

Bem-Estar - H como saber qual nossa idade emocional? Olga Tessari - Existem fases distintas na vida de uma pessoa: a infncia, a adolescncia e a vida adulta, poca em que se supe chegar maturidade emocional. Uma pessoa infantil aquela que age no sentido de ter todas suas necessidades satisfeitas e que no lida com a frustrao de forma alguma. o caso da criana que chora e faz escndalo quando no consegue o que quer. A adolescncia uma fase intermediria, em que o jovem aprende que nem tudo como gostaria, mas ainda tem alguns acessos infantis quando contrariado. O adulto, por sua vez, aquele que tem a capacidade de tolerar a frustrao, pois ela permite distinguir a fantasia da realidade, ou seja, discernir o que possvel ou no de se conseguir. Alm disso, na maturidade emocional a pessoa sabe perdoar e ser humilde para reconhecer seus erros, dificuldades e rir de si mesmo.

Bem-Estar - O que faz com que algumas pessoas sejam mais maduras que outras? Olga Tessari - Em geral, quanto mais experincias de vida a pessoa possui mais possibilidades de amadurecer tem, desde que saiba aprender com cada uma das experincias vividas. Portanto, no quantidade de experincias que necessariamente determina a maturidade de uma pessoa, mas a forma como encara e vive cada uma delas. Uma pessoa pode simplesmente encar-las com sofrimento, culpa e no extrair delas o aprendizado e o amadurecimento necessrio. Preferem se penitenciar por vivenci-las ou ter atitude de reclamar,

chorar e se lamuriar. A construo da maturidade emocional est relacionada educao familiar, ao fato de ensinar o filho a saber cuidar de si mesmo desde pequeno, respeitando suas limitaes, sob pena de transform-lo num adulto inseguro e imaturo. Elogiar cada acerto e no simplesmente criticar cada erro faz com que a criana amadurea mais rapidamente.

Bem-Estar - possvel ter atitudes maduras em determinadas reas da vida, como na financeira ou profissional, e ser imaturo em outras, como na familiar e afetiva? O que mais comum acontecer? Olga Tessari - Sim, porque so reas diferentes da vida que requerem aprendizado nico em cada uma delas. Em outras palavras, cada uma dessas reas precisa de uma vivncia e experincia especfica para que a pessoa chegue maturidade. comum a pessoa ser madura na rea financeira ou profissional porque so reas em que h objetividade, em que a pessoa deve executar sua tarefa e ponto. No h muitos sentimentos envolvidos e o sucesso depende exclusivamente do prprio empenho e esforo. Na rea familiar e afetiva, ao contrrio, existe uma dependncia do desejo do outro, em que o que se quer est condicionado ao outro e nem sempre o outro capaz de corresponder sua expectativa ou deseja ceder e satisfazer seu desejo e anseio. E nessas reas que observamos se a pessoa tem maturidade emocional ou no, justamente porque quem maduro capaz de lidar com o no sem fazer drama ou se sentir prejudicado, sabendo respeitar a deciso do outro. bvio que a pessoa vai ficar triste por no ver seu desejo satisfeito, mas no deixar sua vida de lado, muito menos paralisar diante disso.

Bem-Estar - Qual a importncia da maturidade emocional para o desenvolvimento

espiritual? Olga Tessari - Se voc fala de religio, devo dizer que a questo espiritual algo de competncia de cada pessoa de acordo com sua educao, valores e hbitos de vida, no necessariamente ligada maturidade emocional. Agora, se voc fala no sentido da pessoa buscar respostas para o vazio existencial (de onde vim, para onde vou), uma pessoa madura lida muito melhor com essas dvidas do que a imatura, que prefere seguir uma determinada religio sem question-la, acreditando nela piamente.

Bem-Estar - Como a pessoa pode se avaliar quanto a sua maturidade emocional? Quem imaturo consegue perceber isso? H como mudar? Olga Tessari - Uma pessoa imatura, em geral, no tem conscincia da sua imaturidade. Pelo contrrio, muitas vezes age no sentido de tentar provar para outras pessoas que madura. Mas, na medida em que se relaciona com as pessoas, em um determinado momento ela sente uma necessidade de modificar seu comportamento para evitar o sofrimento que advm de sua prpria imaturidade. Muitas pessoas tentam, em vo, atingir o estado de maturidade e s vo encontr-lo por meio de tratamento psicolgico. Vale dizer que o tratamento psicolgico o caminho para atingir a maturidade mais rapidamente porque a pessoa passa a conhecer seus prprios limites, aprende a respeitar a si mesma e aos demais sem criar muitas expectativas irreais com relao aos outros.

Bem-Estar - Quais as vantagens e desvantagens em ter maturidade emocional? Olga Tessari - No vejo desvantagens em ter maturidade emocional, pelo contrrio, uma pessoa madura encara de forma positiva seus erros e acertos, sabe lidar bem com as dificuldades da vida e tira proveito de todas as situaes

que vivencia, encarando-as como um aprendizado de vida. Uma pessoa madura equilibrada emocionalmente, no se deixa levar por suas emoes, sabe lidar bem com as crticas, com seus prprios erros e nunca foge das responsabilidades de seus atos.

Bem-Estar - Como lidar com quem no tem maturidade emocional? E quem costuma ter mais maturidade emocional: o homem ou a mulher? De que isso depende? Olga Tessari - Infelizmente os homens tm menos maturidade emocional pela prpria educao machista que a mulher ainda mantm ao criar seus filhos. A maioria cria os filhos para ser dependentes da mulher. Tanto que um homem dificilmente consegue viver sozinho e ser auto suficiente. Geralmente, dependente da esposa, me, ou na falta delas, de uma empregada para cuidar dele. Por outro lado, em geral, os homens so muito mais maduros do que as mulheres na rea do trabalho, at porque so lanados nele mais precocemente: a prpria necessidade de sustento que os leva ao amadurecimento emocional na rea profissional. Mas, vale dizer que a prpria educao familiar faz a mulher crescer com a conscincia de que frgil e dependente do homem. Mas, aos poucos, esta situao est mudando e os pais tm percebido a necessidade de educar seus filhos para o mundo, para se tornarem auto-suficientes, para aprenderem a lidar com as frustraes e assumir a conseqncia de seus atos.

Bem-Estar - Pode dar algumas dicas para as pessoas crescerem emocionalmente? Olga Tessari - Procurar manter contato com o maior nmero de pessoas, de culturas e hbitos diferentes, viajar, interagir e, se possvel, com o maior nmero de grupos diferentes. Para os pais, ensinar seus filhos desde pequenos a respeitar

o prximo, a valorizar cada acerto de seus filhos e no exigir deles aquilo que eles ainda no so capazes de fazer por conta do limite de idade e capacidade. Ensinar que errar faz parte da vida e que possvel aprender com eles e no se culpar. A culpa impede que a pessoa aprenda com o seu erro. E para os adultos a dica aprender que cada pessoa como e que nada do que fizermos ou deixarmos de fazer vai mud-la ou fazer com que ela corresponda s nossas expectativas, se ela no quiser. Por ltimo, se colocar no lugar do outro e seguir aquele ditado popular que diz mais ou menos assim: No faa para o outro aquilo que voc no gostaria que fizessem com voc.

Potrebbero piacerti anche