Sei sulla pagina 1di 6

Experimental Parte 1

-Introduo: Na primeira parte do nosso roteiro experimental, explicitamos, visualmente, a ocorrncia de reaes por meio de trs experimentos A, B e C, a fim de comprovar a ocorrncia de reaes qumica pela simples observao do sistema.

- Experimento A
Objetivo: Evidenciar a ocorrncia de reao qumica aps a mudana de cor da soluo. A um tubo de ensaio temperatura ambiente, contendo 5 gotas de soluo de cloreto frrico ( FeCl3, de cor amarelada) com concentrao molar de 0,1mol/L, foi adicionada uma gota de soluo de tiocianato de potssio (KSCN, incolor) com concentrao de 0,1 mol/L, segundo a reao:
H2O

FeCl3(s) 3Cl-(aq) + [Fe(H2O)6]3+ (aq)


H2O

KSCN(s) K+(aq) + SCN-(aq) [Fe(H2O)6]3+(aq) + SCN-(aq) [Fe(SCN)(H2O)5]2+(aq) + H2O(l) Antes ( FeCl3 de colorao amarela)

Depois ([Fe(SCN)(H2O)5]+2+(aq), de colorao vermelha)

- Justificativa da reao O fato de os sais FeCl3 e KSCN serem polares permite a dissociao inica dos mesmos em soluo aquosa, tambm polar. Dessa forma, a Entalpia de hidratao capaz de romper a rede cristalina desses sais e permite a dissoluo dos mesmos. Uma vez que os ons encontram-se dissociados, h a atrao eletrosttica do hexaaquaferro +3 para com o SCN-, caracterizando, assim, uma ligao inica. - Justificativa da mudana de cor Aps a mistura e a reao evidenciadas, a soluo tornou-se de colorao avermelhada. Tal mudana de cor deve-se a nova transferncia de eltrons. A soluo amarelada de FeCl3 tem sua colorao oriunda do comprimento de onda, na faixa do amarelo visvel, da energia emitida pela transferncia de eltrons dos ons de Cl- para os de Fe3+. Aps a reao se completar, no entanto, a transferncia de eltrons passa a ser dos ons de SCN- para os de [Fe(H2O)6)3+, a qual emite energia de comprimento de onda na faixa do vermelho visvel. - Concluso: Portanto, o rearranjo dos tomos de um conjunto de combinaes, como definida reao qumica por Dalton, pode ser evidenciada pela mudana de cor da soluo. Mudana essa, oriunda da recombinao dos ons e formao de novas ligaes qumicas.

- Experimento B
Objetivo: Evidenciar a ocorrncia de reao qumica aps a formao de gs. Adicionou-se uma pequena fita de Magnsio a um tubo de ensaio contendo 3mL de cido clordrico (HCl) 1M. Coletou-se o gs formado ao manter um outro tubo invertido sobre o primeiro, como o auxlio de uma pina de madeira. Aps alguns segundos, tendo recolhido parte do gs formado, acendeu-se um palito de fsforo e o encostou na boca do tubo, ainda invertido. Ouviu-se, ento, um som similar ao re um apito. Reaes envolvidas: Mg(s) + 2HCl(aq) MgCl2(aq) + H2(g) H2(g) + 1/2O2(g) H2O(g) - Justificativa das reaes de oxi-reduo: Mg(s) + 2HCl(aq) MgCl2(aq) + H2(g) Tal reao de deslocamento ocorre devido maior reatividade do metal Magnsio, se comparada do Hidrognio. Dessa forma, o on Mg2+, oriundo da placa desse metal, une-se por atrao eletrosttica aos nions Cl-, ionizados

na soluo aquosa de HCl, formando o composto inico MgCl2(aq) ( Cloreto de Magnsio). Ento, h a formao da molcula de H2, por ligaes covalentes, voltil temperatura ambiente e visivelmente desprendida da soluo em forma de bolhas. H2(g) + 1/2O2(g) H2O(g) A reao de formao de gua, apresentada acima, ocorre de forma no espontnea sendo, portanto, endotrmica. Tal fato se deve pelo GH2O >0 (variao de energia livre de Gibbs positiva) decorrente da baixa desordem do sistema e, portanto, da alta variao de entropia, S. Dessa forma, segundo a equao G = H-TS, quanto menor a desordem do sistema, maior ser o G. A 27C, podemos calcular o G da gua da seguinte forma: G= -6100 300 x (-22.0)= 500 J/mol Dessa forma, percebe-se a no espontaneidade da reao, uma vez que o G>0 - Concluso: Durante o experimento, ficou evidente a formao de gs, o que caracteriza a ocorrncia de uma reao qumica. Aps a captao desse gs, o mesmo foi posto em combusto e notou-se o embaamento do tubo de ensaio com a condensao do vapor dgua formado pela combusto. Dessa forma, comprovou-se a formao do gs H2, submetido combusto, e a veracidade da ocorrncia da reao Mg(s) + 2HCl(aq) MgCl2(aq) + H2(g) .

- Experimento C:
Objetivo: Evidenciar a ocorrncia de reao qumica aps a formao de precipitado. A uma soluo de 1mL de cloreto de sdio ( NaCl) de concentrao 0,1mol/L contida em um tudo de ensaio, adicionou-se duas gotas de nitrato de prata ( AgNO3) de concentrao 0,1mol/L at que houve a turvao da colorao branca da soluo inicial. Aps alguns minutos, observou-se a deposio de um sal de cor branca no fundo do tubo de ensaio. Reao envolvida no processo: AgNO3(aq) + NaCl(aq) AgCl(s) + NaNO3(aq)

- Justificativa da reao:
As reaes de dupla troca ocorrem somente sob condies especficas, so elas: - Produo de precipitado - Produo de gs - Produo de cido/base mais fracos que os reagentes.

No caso, houve produo do precipitado branco de AgCl. Ento, a reao pde ocorrer. - Justificativa da insolubilidade do AgCl e a comparao do mesmo com o NaCl. Substncia NaCl AgCl Solubilidade em quantidade de matria (mol/L) (20C) 6,15 0,0000976 Solubilidade (g) por 100g de gua (20C) 36 0,0014

- Energia do Retculo Cristalino (Uo) Quanto maior for o Uo, menos solvel ser o composto. dissoluo = hidratao Uo O Uo pode ser calculado segundo a equao a seguir:

A Constante de Madelung N Constante de Avogadro o Costante de permissividade eltrica do vcuo ro Distncia entre os ons (soma dos raios inicos) Z+ e Z- - Cargas do ction e nion, respectivamente e Carga do Eltron n Termo de repulso Ao calcularmos o Uo do NaCl, temos que: ro = 114pm(Na+) + 167pm(Cl-) = 281 pm A= 1,75 N = 6,02x1023 E= 1,6x10-19 Z+ = +1 ; Z- = -1 n = 8. o= 8,85.10 12 C/J.m Ento, Uo = -754 KJ/mol.

No caso do AgCl: ro = 123pm(Ag+) + 167pm(Cl-) = 290 pm A= 1,75 N = 6,02x1023 E= 1,6x10-19 Z+ = +1 ; Z- = -1 n = 9,5 o= 8,85.10 12 C/J.m Ento, Uo = -772 KJ/mol. Assim, percebemos os valores de Uo de ambas as substncias prximos. Ento, faremos uso da Regra de Fajans, como complemento da justificativa da insolubilidade da molcula de AgCl em oposio de NaCl apesar de suas semelhanas de raios e cargas inicos. - Regras de Fajans: Poder Polarizante e Polarizabilidade O poder polarizante representa o quanto um on pode polarizar a nuvem eletrnica de um outro on em sua direo. Ou seja, o quanto um ncleo de um tomo atrai os eltrons de outro tomo. Quando o nion se deixa polarizar, seus eltrons vo direo ao ction, dando um carter covalente a esta ligao. Ento, o poder polarizante e a polarizabilidade so importantes parmetros na anlise de da ligao inica. Sabe-se que existe um grau de covalncia nas ligaes inicas e isto governado por estes dois parmetros. Quanto maior o grau de covalncia, menor a solubilidade da molcula, visto que menor ser sua capacidade de dissociao ( no caso dos haletos em discusso). Fajans resumiu estas idias em quatro regras, que so conhecidas como Regrasde Fajans, no entanto, abordaremos somente umas delas: - O poder polarizante de ctions sem a configurao de gases nobres favorece a covalncia. Este um aspecto interessante. O Ag+ um exemplo de ction sem a configurao eletrnica de gases nobres. Neste caso, a pssima blindagem dos orbitais do tipo d causa um grande aumento na carga nuclear efetiva destes ctions. A consequncia que seu poder polarizante ainda maior que de um ction com configurao de gs nobre, por exemplo, Na+. Ag+ : 1s 2s 2p6 3s 3p6 4s 3d10 4p6 4d10 Zef = Z - S Zef = 47 [(20x1)+(8x0,85)+(17x0,35)] Zef = 14,25 Na+ : 1s 2s 2p6 Zef = Z - S

Zef = 11 [(0,85x2) + (7x0,35)] Zef = 6,85 Como podemos notar, a Zef do Ag+ aproximadamente 2 vezes maior que a do Na+. Dessa forma, est confirmado o maior poder polarizante do Ag+ em relao ao Na+. OBS: O Kps do composto AgCl bem baixo. Kps = 1,7x10-10 - Concluso: Aps a adio da segunda gota de AgNO3, percebeu-se a transformao do sistema seguida de deposio do sal de cloreto de prata (AgCl) insolvel. Dessa forma, pde-se comprovar a formao de AgCl como produto da reao qumica entre as solues de NaCl e AgNO3. Mais uma vez, foi possvel observar, a olho nu, a ocorrncia de reao qumica.

- Concluso da Parte 1:
Aps todos os 3 experimentos, foi possvel evidenciar a ocorrncia de reaes qumicas base da observao a olho nu em cada experimento realizado. Portanto, alteraes no sistema reacional como mudana de colorao da mistura (caso A), formao de gs (caso B) e formao de corpo de fundo (caso C) so importantes fatores para a determinao de ocorrncia de reaes qumicas.

Potrebbero piacerti anche