Sei sulla pagina 1di 7

3 Caracterizao de uma unidade escolar instrues

a) identificao: nome, endereo, telefone e instituio mantenedora do estabelecimento escolar; b) anlise crtica do ambiente fsico: a localizao da escola compatvel para acesso clientela? o espao fsico da escola est adequado sua proposta pedaggica? a relao entre nmero de alunos e espao (rea) adequada nas salas de aula, no ptio, na biblioteca, no laboratrio e em outras dependncias? h salas ambiente? Elas atingem suas finalidades? quanto utilizao da biblioteca, do laboratrio ou de outras dependncias afins: - que atividades so desenvolvidas? - quem utiliza e com que frequncia? - tais recursos so bem utilizados, atingindo seus objetivos? - que aspectos mereceriam suas crticas ou elogios? - comentrios sobre outros aspectos que julgar relevantes; c) caractersticas da gesto escolar: como foi a participao dos vrios profissionais da educao na elaborao da proposta pedaggica e do regimento escolar? existe um Conselho de Escola, ou rgo semelhante? Como funciona? Que decises relevantes tm tomado? Os alunos participam? E os pais? estes documentos: proposta pedaggica, regimento escolar, entre outros, propiciaram, na sua elaborao, uma reflexo conjunta da comunidade escolar (interna)? comentrios sobre outros aspectos que julgar relevantes; d) organizao administrativa e pedaggica: como a estrutura organizacional da escola (apresentar o organograma)? quais os cursos oferecidos, nmero de classes, horrios? Como so tomadas as decises em relao a esses aspectos e ao calendrio escolar? como tem funcionado o horrio destinado permanncia dos professores na escola (horasatividade, reunies)? Quem coordena essa parte do trabalho? como so elaborados os planos de ensino? como funciona o sistema de avaliao e recuperao dos alunos? como se d a comunicao da escola com as famlias dos alunos? H reunio de pais? A comunidade costuma vir escola? E as informaes sobre a aprendizagem dos alunos, como so elaboradas?

comentrios sobre outros aspectos que julgar relevantes; e) outras atividades desenvolvidas pela escola: a escola possui Associao de Pais e Mestres ou equivalente? a escola possui um grmio estudantil ou equivalente? a escola desenvolve programas ou projetos especiais (Escola da Famlia, Clube de Mes etc.)? comentrios sobre o seu funcionamento; f) levantamento das expectativas dos alunos em relao escola: aplicao de questionrios, entrevistas ou registro de conversas informais. Trata-se de parte essencial da pesquisa, pois permite destacar, com base nas expectativas, necessidades reais dos alunos, que fundamentaro as propostas de integrao escola x comunidade, no momento final do trabalho.

4 Caracterizao da comunidade instrues

localizao geogrfica: descrever com dados bsicos que permitam localizar a comunidade, como Estado, Municpio, Bairro, Acessibilidade a partir da capital do Estado (quando for o caso), vias de acesso, e localizar em mapa ou croqui; equipamentos sociais: trata-se de equipamentos de prestao de servios pblicos. Deve-se relacionar os equipamentos de educao (escolas), sade (hospitais, postos de sade, unidades bsicas de sade etc.), segurana pblica (delegacias), lazer (parques, teatros, cinemas etc.) e outros que se julguem convenientes, com o propsito de subsidiar a avaliao da qualidade de vida da populao que reside na comunidade, ao menos no que se refere infraestrutura social disponvel; densidade demogrfica: por definio, refere-se ao nmero de habitantes por km2. Porm, para os fins a que esta atividade se destina, basta classificar nas categorias: - muito populosa; - populosa; - pouco populosa;

perfil econmico da populao: para esta atividade, basta classificar a comunidade, de modo geral, nas categorias: - baixa renda; - classe mdia; - classe alta; uso predominante: refere-se ao uso do solo que predomina na comunidade. Voc deve classific-la nas seguintes categorias: - residencial; - industrial; - comercial; - misto; - rural; uso predominante: refere-se ao uso do solo que predomina na comunidade. Voc deve classific-la nas seguintes categorias: - residencial; - industrial; - comercial; - misto; - rural; levantamento das expectativas da comunidade em relao ao trabalho da escola: este levantamento essencial para a caracterizao da comunidade, pois permite destacar, com base nas expectativas, suas necessidades reais que, no momento final do trabalho, fundamentaro as propostas de integrao escola x comunidade. O levantamento desses dados pode ser realizado por meio de questionrios, entrevistas, ou mesmo de conversas informais com pessoas da regio.

6 Elaborao de projeto

capa: tem a finalidade de evidenciar dados importantes. Deve conter: nome e RA do aluno, tema do projeto, instituio (UNIP), local (municpio) e data (ms e ano) em que ele est sendo

realizado; sumrio: apresentao dos captulos constitutivos do projeto, indicando a pgina em que se iniciam; ndice de figuras, mapas, quadros ou fotos (se houver); 1 Introduo: deve motivar a apreciao do projeto e antecipar ao leitor uma viso geral. Envolve a identificao do tema, sua importncia, seu contexto problemtico, os objetivos e justificativas do projeto; 1.1 Objetivos: - sua definio responde pergunta: o qu? o que se pretende com esse trabalho, qual a finalidade de sua realizao; 1.2 Justificativas: - o que justifica a elaborao do projeto? Qual a situao problemtica? Por que elabor-lo? 2 Etapas de trabalho descrio do caminho adotado para atingir os objetivos e a ordem cronolgica em que as atividades acontecero; 3 Resultados esperados, em funo dos objetivos propostos; 4 Bibliografia inclui todas as obras consultadas.

PARTE ESCRITA
3 Caracterizao de uma unidade escolar instrues
a) Identificao: Nome: Escola Municipal Parque dos Ips Endereo: Rua Dr. Jorge Latour s/n, Centro, Holambra-SP; CEP: 13825-000 Telefone: (19) 3802-1999 b) Anlise Crtica do Ambiente Fsico I. A localizao da escola compatvel para acesso clientela? Razovel; pois aproximadamente metade dos alunos, por turno, depende do nibus escolar para frequentarem a Escola. II. O espao fsico da escola est adequado sua proposta pedaggica? Sim. Com exceo das quadras de esporte e do campo de futebol, que se encontram desgastadas. III. A relao entre nmero de alunos e espao (rea) adequada nas salas de aulas, no ptio, na biblioteca, no laboratrio e em outras dependncias? Sim, a lotao devidamente adequada. IV. H salas ambiente? Elas atingem suas finalidades? Sim. Alm da biblioteca, h a salas de informtica e artes que atingem as suas devidas finalidades. V. Quanto utilizao da biblioteca, do laboratrio ou de outras dependncias afins: i. Que atividades so desenvolvidas? Biblioteca: grupos de leitura e incentivo a leitura individual por meio de literatura juvenil. Laboratrio: aulas prticas para o ensino dos principais aplicativos de informtica. Sala de Artes: diversas atividades relacionadas ao aprendizado das diferentes expresses artsticas. ii. Quem utiliza e com que frequncia? Alunos utilizam, as diferentes salas ambiente, para a realizao dos diversos trabalhos estudantis, em sua maioria, semanalmente. iii. Tais recursos so bem utilizados, atingindo seus objetivos? Todos atingem seus objetivos. iv. Que aspectos mereceriam suas crticas ou elogios? Elogio: apesar da carncia financeira, a escola consegue oferecer aos alunos um ambiente adequado para as atividades educativas. Crticas: poderia haver um incentivo maior a leitura e emprstimos de livros aos alunos. c) Caractersticas da Gesto Escolar I. Como foi a participao dos vrios profissionais da educao na elaborao da proposta pedaggica e do regimento escolar? Em conjunto entre a Direo, Coordenao, Corpo Docente e os Funcionrios de acordo com a necessidade, a Comisso Escolar Interna elabora, discute e aprova ou desaprova determinadas decises e propostas.

Existe um Conselho de Escola, ou rgo semelhante? Como funciona? Que decises relevantes tm tomado? Os alunos participam? E os pais? Sim. So eleitos entre os pares e as reunies so bimestrais. As decises abrangem a parte pedaggica, administrativa e disciplinar. Alunos maiores de 16 podem participar. H uma eleio entre os pais para a escolha de cinco representantes. III. Estes documentos: proposta pedaggica, regimento escolar, entre outros, propiciaram, na sua elaborao, uma reflexo conjunta da comunidade escolar (interna)? Sim. IV. Comentrio sobre outros aspectos que julgar relevantes. d) Organizao administrativa e pedaggica I. Como a estrutura organizacional da escola (apresentar o organograma)? II. Quais os cursos oferecidos, nmeros de classe, horrio? Como so tomadas as decises em relao a esses aspectos e ao calendrio escolar? Ensino Fundamental I Ensino de Jovens e Adultos. Ensino Fundamental II Ensino regular e Ensino de Jovens e Adultos III. Como tem funcionado o horrio destinado permanncia dos professores na escola (horas-atividade, reunies)? Quem coordena essa parte do trabalho? Tera-feira, das 18:30 s 20:30, ocorre o HTPC (Horas de Trabalho Pedaggico Coletivo). Diretoria em conjunto com a coordenao. IV. Como so elaborados os planos de ensino? Atravs de planejamento com contedos, metodologias e objetivos. V. Como funciona o sistema de avaliao e recuperao dos alunos? Avaliao: provas mensais e trabalhos escolares Recuperao: reviso de matria e aplicao de prova VI. Como se d a comunicao da escola com as famlias dos alunos? H reunio de pais? A comunidade costuma vir escola? E as informaes sobre a aprendizagem dos alunos, como so elaboradas? Atravs de comunicados formais, telefone, bilhete ou carta. Sim. No. Quando o aluno atinge o nmero de trs exerccios no feitos, os responsveis so comunicados, e assim convocados, para comparecer a escola e receber o diagnstico do aprendizado do aluno. VII. Comentrios sobre outros aspectos que julgar relevantes. A estrutura organizacional pedaggica funciona eficientemente. Todavia a estrutura administrativa aparenta ser fragmentada e a comunicao entre pessoas que tem como funo tomadas de decises ineficiente. e) Outras atividades desenvolvidas pela escola I. A escola possui Associao de Pais e Mestres ou equivalente? No. II. A escola possui um grmio estudantil ou equivalente? No. III. A escola desenvolve programas ou projetos especiais (Escola da Famlia, Clube de Mes, etc.)?

II.

f)

No. IV. Comentrios sobre o seu funcionamento. A escola ausente em projetos especiais e no h planejamento, proposta, fora a dessa respectiva atividade acadmica. Levantamento das expectativas dos alunos em relao escola. i. Aplicao de questionrios, entrevistas ou registro de conversas informais. Trata-se de parte essencial da pesquisa, pois permite destacar, com base nas expectativas, necessidades reais dos alunos, que fundamentaro as propostas de integrao escola x comunidade, no momento final do trabalho.

4 Caracterizao da comunidade instrues a) Localizao Geogrfica. Estado de So Paulo, Municpio de Holambra, localizada no centro da cidade, na mesma rua das polcias Civil e Militar, prxima ao Ginsio Municipal. b) Equipamentos Sociais. Nas proximidades da escola, num raio de 500 metros, aproximadamente, encontramse Delegacia da Policia Civil, posto da Polcia Militar, Estdio Municipal, Ginsio Municipal e um lago onde, nos seus arredores, a comunidade costuma realizar piqueniques e caminhadas. c) Densidade Demogrfica Pouco populosa d) Perfil Econmico da Populao Classe Mdia e) Uso Predominante do Solo na Comunidade Misto. f) Levantamento das Expectativas da Comunidade em Relao ao Trabalho na Escola.

levantamento das expectativas da comunidade em relao ao trabalho da escola: este levantamento essencial para a caracterizao da comunidade, pois permite destacar, com base nas expectativas, suas necessidades reais que, no momento final do trabalho, fundamentaro as propostas de integrao escola x comunidade. O levantamento desses dados pode ser realizado por meio de questionrios, entrevistas, ou mesmo de conversas informais com pessoas da regio.

Potrebbero piacerti anche