Sei sulla pagina 1di 34

CENTRO UNIVERSITRIO NILTONLINS

Processador de Texto

Prof. Hamilcar

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice

Objetivos:
Identificar os principais componentes da rea de trabalho do OpenOffice.org.Writer Formatar uma pgina Formatar Caractere Formatar pargrafo Utilizar os comandos criar, guardar, guardar como e abrir. Conhecer os diversos formatos de arquivos do OpenOffice.org.Writer Conhecer algumas teclas de atalho Editar um texto Navegar em um documento Selecionar texto

Tempos previstos oito aulas.

Prof Hamilcar Silva

Pgina 1

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice

Sumrio

1. 2.

Descrio da rea de trabalho....................................................................................................... 3 Formatar Pgina ........................................................................................................................... 3 2.1. Guia Pgina .......................................................................................................................... 4 3. Formatar caracteres ...................................................................................................................... 5 3.1. Guia Fonte ............................................................................................................................ 6 3.2. Guia Efeito da Fonte ............................................................................................................ 7 3.3. Guia Posio ......................................................................................................................... 9 4. Formatar pargrafos ................................................................................................................... 10 4.1. Guia Recuo e Afastamento ................................................................................................. 11 4.2. Guia Alinhamento .............................................................................................................. 12 5. A barra padro ............................................................................................................................ 14 6. A barra de formatao ................................................................................................................ 14 7. Navegando no documento .......................................................................................................... 15 8. Selecionando Texto .................................................................................................................... 16 9. Teclas de atalhos adicionais: ...................................................................................................... 16 10. Salvado um documento. ......................................................................................................... 17 11. Exerccios Prticos ................................................................................................................. 20 12. Exerccios Tericos ................................................................................................................ 22

Prof Hamilcar Silva

Pgina 2

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice

1. Descrio da rea de trabalho


A rea de trabalho do OpenOffice possui as seguintes barras de comandos: 1 -Barra de Ttulos: mostra o nome do aplicativo e os botes para minimizar, maximizar/restaurar e fechar o aplicativo ( opcional quando da utilizao do OpenOffice como aplicativo). 2 - Barra de Menus: apresenta os nomes dos menus para acesso s listas de comandos e funes do OpenOffice. 3 - Barra Padro: apresenta os botes para acessar os comandos bsicos do OpenOffice, tais como: Abrir, guardar, cortar, copiar, colar, etc. 4 - Barra de Formatao: apresenta os botes para acessar os comandos de edio do texto, tais como: tipo e tamanho de letras, estilos de pargrafos, etc. 5 - Rgua: utilizada para marcar tabulaes, margens e recuos. 6 - Barra de Rolagem: Vertical e horizontal elas so usadas para mover e visualizar trechos do seu texto. 7 - Barra de Status: apresenta o nmero da pgina, zoom, tipo de texto, etc.

2. Formatar Pgina
Esta opo permite configurar manualmente o formato do texto de acordo com o tamanho da folha utilizada na impresso e as configuraes que o usurio preferir, ou escolher uma configurao pr-definida pelo OpenOffice. Acesse o menu Formatar> Pgina e logo aparecer uma tela como 8 guias, veja algumas opes bsicas do guia Pgina:

Prof Hamilcar Silva

Pgina 3

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


2.1. Guia Pgina

Formato do papel
Selecione em uma lista de tamanhos de papel predefinidos ou defina um formato de papel personalizado.

Formatar

Selecione um tamanho de papel predefinido ou crie um formato personalizado, inserindo as dimenses do papel nas caixas Altura e Largura.

Largura

Exibe a largura do formato de papel selecionado. Para definir um formato personalizado, insira uma largura aqui.

Altura

Exibe a altura do formato de papel selecionado. Para definir um formato personalizado, insira uma altura aqui.

Retrato Paisagem Bandeja de papel

Exibe e imprime o documento atual com o papel orientado verticalmente. Exibe e imprime o documento atual com o papel orientado horizontalmente. Selecione a origem do papel da impressora. Caso deseje, atribua diferentes bandejas de papel a diferentes estilos de pginas. Por exemplo, atribua uma bandeja diferente ao estilo Primeira pgina e carregue a bandeja com o papel timbrado da sua empresa.

Margens
Especifique quanto espao deixar entre as bordas da pgina e o texto do documento.

Esquerda/Interna

Insira a quantidade de espao que voc deseja deixar entre a borda esquerda da pgina e o texto do documento. Se voc estiver usando o layout de pgina Espelhado, insira a quantidade de espao que deseja deixar entre a margem interna do texto e a borda interna da pgina.

Direita/Externa Prof Hamilcar Silva Pgina 4

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


Insira a quantidade de espao que voc deseja deixar entre a borda direita da pgina e o texto do documento. Se voc estiver usando o layout de pgina Espelhado, insira a quantidade de espao que deseja deixar entre a margem externa do texto e a borda externa da pgina.

Superior

Insira a quantidade de espao que voc deixar entre a borda superior da pgina e o texto do documento.

Inferior

Insira a quantidade de espao que voc deseja deixar entre a borda inferior da pgina e o texto do documento.

Layout da pgina
Selecione o estilo de layout de pgina que usar no documento atual.


atual.

Layout da pgina

Especifique se aplicar a formatao s pginas mpares, s pginas pares ou s pginas mpares e pares que usem o estilo de pgina atual.

Direita e esquerda

Aplica as configuraes de formatao a pginas mpares e pares do documento que usem o estilo de pgina atual.

Espelhado Pginas da direita

Use este layout se quiser encadernar as pginas impressas como um livro. Aplica as configuraes da formatao atual somente a pginas mpares que usem o estilo de pgina atual. A primeira pgina de um documento tratada automaticamente como uma pgina mpar.

Pginas da esquerda

Aplica as configuraes da formatao atual somente a pginas pares que usem o estilo de pgina

Registro de conformidade Registro de conformidade


Alinhe o texto no estilo de pgina selecionado com uma grade de pgina vertical. O espaamento da grade definido pelo Estilo da referncia.

Estilo da referncia

Selecione o estilo de pargrafo que deseja usar como referncia para alinhamento do texto no estilo de pgina selecionado. A altura da fonte especificada no estilo de referncia define o espaamento da grade de pgina vertical.

formato

Selecione o formato de numerao de pgina que voc deseja usar no estilo de pgina atual.

3. Formatar caracteres
Para se formatar caracteres do texto acesso o menu Formatar > Caracteres... Aparecer uma tela contendo 5 guias distintas. Cada uma desses guias possibilita a formatao do seu texto, vejamos algumas:

Prof Hamilcar Silva

Pgina 5

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


3.1. Guia Fonte

Esta guia possibilita a formatao com as seguintes opes:

Fonte
Insira o nome de uma fonte instalada que voc deseja utilizar ou selecione uma fonte da lista. Para ver o nome das fontes formatadas em suas respectivas fontes, marque o campo Visualizao de listas de fontes em Ferramentas - Opes - OpenOffice.org - Exibir. cone na barra de ferramentas:
Nome da fonte

Tipo de Fonte
Selecione a formatao que deseja aplicar. cone na barra de ferramentas:
Negrito

Itlico

Tamanho
Insira ou selecione o tamanho de fonte que voc deseja aplicar. Para fontes dimensionveis, voc tambm pode inserir valores decimais. Se estiver criando um estilo que baseado em outro estilo, voc pode inserir um valor percentual ou em pontos (por exemplo, -2pt ou +5pt). cone na barra de ferramentas:
Tamanho da fonte

Prof Hamilcar Silva

Pgina 6

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


Idioma
Define o idioma que o verificador ortogrfico usar para o texto selecionado ou digitado. Os mdulos de idiomas disponveis contm uma marca de seleo ao lado deles. OBS:A verificao ortogrfica do idioma selecionado s funciona quando o mdulo do idioma correspondente est instalado. Se a verificao ortogrfica estiver ativada para determinado idioma, haver uma marca de seleo ao lado da entrada desse idioma.

3.2. Guia Efeito da Fonte

Sublinhando
Selecione o estilo de sublinhado que deseja aplicar. Para aplicar o sublinhado somente s palavras, marque a caixa Palavras individuais. OBS: Se voc aplicar o sublinhado a um texto em sobrescrito, o sublinhado ser elevado ao nvel do sobrescrito. Se o sobrescrito estiver dentro de uma palavra que contm texto normal, o sublinhado no ser alterado.

Cor
Selecione a cor para o sublinhado.

Efeitos
Selecione os efeitos de fonte que deseja aplicar.

Efeitos
Estes so os efeitos de capitalizao que esto disponveis: Nenhum - nenhum efeito aplicado Capitulares - altera os caracteres selecionados em minsculas para caracteres em maisculas Minsculas - muda os caracteres maisculos selecionados para caracteres minsculos Fonte do ttulo - altera o primeiro caractere de cada palavra selecionada para um caractere maisculo

Prof Hamilcar Silva

Pgina 7

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice

Versaletes - altera os caracteres digitados em minsculas para caracteres em maisculas e, em seguida, reduz seus tamanhos.

Tachado
Selecione um estilo de tracejado para o texto selecionado. OBS: Se voc salvar o documento no formato do MS Word, todos os estilos de tracejado sero convertidos em um estilo de linha simples.

Palavras individuais
Aplica o efeito selecionado somente a palavras e ignora os espaos.

Contornos
Exibe o contorno dos caracteres selecionados. Esse efeito no funcionar com todas as fontes.

Sombras
Adiciona uma sombra que aparece embaixo e direita dos caracteres selecionados.

Intermitente
Faz com que os caracteres selecionados fiquem intermitentes. No possvel alterar a freqncia de intermitncia.

Oculto
Oculta os caracteres selecionados. Para exibir o texto oculto, certifique-se de que a caixa Ativar/Desativar caracteres no imprimveis esteja selecionada no menu Exibir. Voc tambm pode escolher Ferramentas - Opes - OpenOffice.org Writer - Recursos de formatao e selecionar Texto oculto na rea Exibir.

Posio
Especifique o local em que deseja exibir as marcas de nfase.

Relevo
Selecione um efeito de relevo para aplicar ao texto selecionado. O efeito de alto relevo faz com que os caracteres paream estar acima da pgina. O efeito de baixo relevo faz com que os caracteres paream estar pressionados para dentro da pgina.

Cor da fonte
Define a cor do texto selecionado. Se voc selecionar Automtico, a cor do texto ser definida como preta para planos de fundo claros e como branca para planos de fundo escuros. Para alterar a cor de uma seleo de texto, escolha o texto a ser alterado e clique no cone Cor da fonte. Para aplicar outra cor, clique na seta ao lado do cone Cor da fonte e selecione a cor que deseja usar. Se voc clicar no cone Cor da fonte antes de selecionar o texto, o cursor com formato de lata de tinta aparecer. Para alterar a cor do texto, selecione-o usando o cursor com esse formato. Para mudar a cor de uma nica palavra, clique duas vezes nela. Para aplicar outra cor, clique na seta ao lado do cone Cor da fonte e selecione a cor que deseja usar. Para desfazer a ltima alterao, clique com o boto direito do mouse. Para sair do modo de lata de tinta, d um clique ou pressione a tecla Esc. OBS: A cor do texto ser ignorada se a caixa de seleo Imprimir em preto estiver selecionada em Ferramentas - Opes - OpenOffice.org.Writer - Imprimir.

Prof Hamilcar Silva

Pgina 8

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


3.3. Guia Posio

As alteraes so aplicadas seleo atual, palavra inteira que contm o cursor ou ao novo texto digitado.

Posio
Define as opes de subscrito e sobrescrito de um caractere.

Sobrescrito Normal Subscrito Ativar Sobrescrito/Subscrito

Reduz o tamanho da fonte do texto selecionado e o posiciona acima da linha de base. Remove a formatao de sobrescrito ou subscrito. Reduz o tamanho da fonte do texto selecionado e o posiciona abaixo da linha de base. Insira em quanto deseja elevar ou rebaixar o texto selecionado em relao linha de base. Cem por cento igual altura da fonte.

Tamanho da Fonte Rel.

Insira o valor correspondente a quanto voc deseja reduzir o tamanho da fonte do texto selecionado.

Automtico

Define automaticamente em quanto o texto selecionado ser rebaixado ou elevado em relao linha base.

Rotao/Dimensionamento
Defina a rotao e as opes de escala do texto selecionado.

0 grau 90 graus 270 graus Prof Hamilcar Silva Pgina 9

No gira o texto selecionado. Gira o texto selecionado 90 graus para a esquerda.

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


Gira o texto selecionado 90 graus para a direita.

Ajustar linha

Alonga ou compacta o texto selecionado de modo que ele se encaixe entre a linhas acima e abaixo dele.

Largura da escala

Insira a porcentagem de largura da fonte para alongar ou compactar horizontalmente o texto selecionado.

espaamento
Especifica o espaamento entre caracteres individuais.

Espaamento

Especifica o espaamento entre os caracteres do texto selecionado. Para espaamento expandido ou condensado, insira a quantidade que deseja expandir ou condensar o texto na caixa em. Padro - utiliza o espaamento entre caracteres especificado no tipo de fonte Expandido - aumenta o espaamento entre caracteres Condensado - diminui o espaamento entre caracteres

Espaamento de

Insira o valor correspondente a quanto voc deseja expandir ou condensar o espaamento entre caracteres para o texto selecionado.

Kerning de pares

Ajusta automaticamente o espaamento entre caracteres para combinaes de letras especficas. A opo Kerning somente estar disponvel para certos tipos de fontes e requer que a impressora oferea suporte para essa opo.

Dicas:
Sempre que fizer alguma modificao, clique em OK para que as modificaes tenham efeito, Cancelar para no fazer as modificaes e sair da Janela. Os caracteres podem ser alterados antes da digitao ou depois (atravs da seleo). Para aplicar formatao de caracteres a uma nica palavra, selecione a palavra. Para aplicar formatao de caracteres a vrias palavras ou a alguns caracteres de uma palavra, selecione o texto que deseja alterar. Estes recursos tambm esto disponveis atravs dos botes da barra de funes, veja a seguir.

4. Formatar pargrafos
Num editor de texto, um pargrafo uma unidade distinta de informaes que possui suas prprias caractersticas de formatao, como alinhamento, espaamento e estilos. A maneira como voc formata pargrafos em um documento depende de como pretende usar o documento e da aparncia que deseja que ele possua. Voc, freqentemente, formatar pargrafos diferentemente no mesmo documento. Por exemplo, se estiver redigindo uma monografia, voc deve criar uma pgina de ttulo com um ttulo centralizado em seu prprio pargrafo, com seu nome e a data alinhados direita na parte inferior da pgina em seus prprios pargrafos. Os pargrafos do corpo da monografia devem estar alinhados esquerda com duplo espaamento entre linhas. Sua monografia tambm pode conter cabealhos, rodaps, notas de rodap ou notas de fim que so formatados como pargrafos individuais. Para se formatar os pargrafos de um texto acesse o menu Formatar > Pargrafos....

Prof Hamilcar Silva

Pgina 10

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


Aparecer uma tela contendo 8 guias distintas. Cada uma desses guias possibilita definir diversos itens do comportamento do pargrafo vejamos algumas:

4.1. Guia Recuo e Afastamento

Tem a funo de determinar os recuos de pargrafos (espao horizontal entre os limites laterais das margens e o inicio ou trmino das laterais do texto), espaamento entre os pargrafos e espao entre as linhas do pargrafo (espao vertical cada uma das linhas do mesmo pargrafo e entre linhas de pargrafos distintos), com o recurso de pr-visualizao.

Recuo
Especifique o espao a deixar entre as margens esquerda e direita da pgina e o pargrafo.

Antes do texto

Insira quanto voc deseja recuar o pargrafo em relao margem da pgina. Caso deseje que o pargrafo se estenda at a margem da pgina, insira um nmero negativo. Em idiomas escritos da esquerda para a direita, a borda esquerda do pargrafo recuada em relao margem esquerda da pgina. Em idiomas escritos da direita para a esquerda, a borda direita do pargrafo recuada em relao margem direita da pgina.

Depois do texto

Insira quanto recuar o pargrafo em relao margem da pgina. Caso deseje que o pargrafo se estenda margem da pgina, insira um nmero negativo. Em idiomas escritos da esquerda para a direita, a borda direita do pargrafo recuada em relao margem direita da pgina. Em idiomas escritos da direita para a esquerda, a borda esquerda do pargrafo recuada em relao margem esquerda da pgina.

Primeira linha

Recua a primeira linha de um pargrafo conforme o valor inserido. Para recuar a primeira linha de um pargrafo que use numerao ou marcadores, escolha Formatar Numerao/Marcadores, clique na guia Posio e, em seguida, insira um valor na caixa Espao mnimo entre numerao <=> texto.

Automtico

Recua automaticamente um pargrafo de acordo com o tamanho da fonte e o espaamento de linhas. A configurao na caixa Primeira linha ignorada.

Prof Hamilcar Silva

Pgina 11

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


Espaamento
Especifique quanto espao deixar entre os pargrafos selecionados.

Antes do pargrafo Depois do pargrafo

Insira a quantidade de espao que voc deseja deixar antes do(s) pargrafo(s) selecionado(s). Insira a quantidade de espao que voc deseja deixar antes do(s) pargrafo(s) selecionado(s).

Espaamento de linhas
Especifique a quantidade de espao a ser deixada entre linhas de texto em um pargrafo.

Simples 1linha e meia

Aplica espaamento de linhas simples ao pargrafo atual. Esta a configurao padro. Define o espaamento de linhas como uma linha e meia. Isso corresponde a um espao vertical que a metade da altura da fonte.

Duplo

Define o espaamento de linhas como duas linhas. Isso corresponde a um espao vertical igual altura da fonte.

Proporcional

Selecione esta opo e, em seguida, insira um valor de porcentagem na caixa, onde 100% corresponde

a espaamento de linhas simples.

Pelo menos

Define como espaamento de linhas mnimo o valor inserido na caixa. OBS: Se voc usar tamanhos de fonte diferentes em um pargrafo, o espaamento de linhas ser ajustado automaticamente ao maior tamanho de fonte. Se preferir espaamento idntico para todas as linhas, especifique na caixa Pelo menos um valor que corresponda ao maior tamanho de fonte.

Entrelinhamento Fixo

Define a altura do espao vertical inserido entre duas linhas. Define o espaamento de linhas de forma que corresponda exatamente ao valor inserido na caixa. Isso pode resultar em caracteres recortados.

de

Insira o valor a ser usado no espaamento de linhas. Exibe uma visualizao da seleo atual.

Registro deConformidade Ativar


Alinha a linha base de cada linha de texto a uma grade de documento vertical, de modo que todas as linhas fiquem com a mesma altura. Para usar este recurso, ative primeiro a opo Registro de conformidade para o estilo de pgina atual. Para fazer isso, escolha Formatar Pgina, clique na guia Pgina e, em seguida, selecione a caixa Registro de conformidade na rea Configuraes de layout.

4.2. Guia Alinhamento


Defina as opes de alinhamento para o pargrafo atual.

Prof Hamilcar Silva

Pgina 12

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice

Opes Esquerda
Alinha o pargrafo margem esquerda da pgina. Se o suporte para idiomas asiticos estiver ativado, essa opo ser chamada Esquerda/Superior.

Direita

Alinha o pargrafo com a margem direita da pgina. Se o suporte para idioma asitico estiver ativado, esta opo ser chamada Direita/Inferior.

Centralizado

Centraliza o contedo do pargrafo na pgina.

Justificar

Alinha o pargrafo s margens esquerda e direita da pgina.

ltima linha

Especifique o alinhamento para a ltima linha do pargrafo.

Expandir palavra nica

Se a ltima linha de um pargrafo justificado consistir em uma palavra, a palavra ser alongada at a largura do pargrafo. Suporte a idiomas asiticos Esses comandos s podem ser acessados depois que voc ativa o suporte para idiomas asiticos em Ferramentas - Opes - Configuraes de idioma - Idiomas.

Prof Hamilcar Silva

Pgina 13

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


Texto a texto - Alinhamento
Selecione uma opo de alinhamento para caracteres superdimensionados ou subdimensionados no pargrafo em relao ao restante do texto no pargrafo.

5. A barra padro
A barra de objeto disponibiliza as ferramentas mais comuns para se trabalhar com qualquer arquivo. Esta barra poder ser personalizada e ainda admite ser ou visualizada ou removida para outras posies do desktop atravs do clique e arrasto..

Identificao 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26

Caixa ou boto Novo Abrir Salvar Documento como e-mail Editar arquivo Exportar como PDF Visualizar Pgina Correo ortogrfica Auto verificao ortogrfica Recortar Copiar Colar Pincel de estilo Aumentar avano Desfazer Refazer Hiperlink Tabelas Mostrar funes de desenho Localizar e substituir Navegador Gallery Fonte de dados Caracteres no imprimveis Zoom Ajuda do OpenOffice

Tecla de atalho Ctrll+N Ctrl+O Ctrl+S

F7 CTRL + X CTRL + C CTRL + V

CTRL + Z CTRL + Y CTRL + F12 CTRL + F F5

CTRL + F10 F1

6. A barra de formatao
A barra de formatao (de texto) apresenta as ferramentas mais comuns na edio de um texto. Contudo existem outros botes que podem ser adicionados a esta barra de acordo o gosto do usurio atravs da opo personalizar. Assim como a barra padro ela poder ter sua visualizao ativada ou desativada ou mesmo ser movida para outra posio do desktop atravs do clique e arrasto.

Prof Hamilcar Silva

Pgina 14

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice

Identificao 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Caixa ou Boto Estilos e Formatao Aplicar estilo Nome da fonte Tamanho da fonte Negrito Itlico Sublinhado Alinhar a esquerda Centralizado Alinhar a direita Justificado Ativar e desativar numerao Ativar e desativar marcadores Diminuir recuo Aumentar o recuo Cor da fonte Realar Cor do fundo

Tecla de atalho F11

CTRL + B CTRL + I CTRL + U CTRL + L CTRL + E CTRL + R CTRL + J F12 SHIFT + F12

7. Navegando no documento
Para se navegar em um documento nos podemos utilizar o mouse para levar o cursor de texto parte do documento desejado, basta que voc possa visualizar esta parte. Quando o documento maior que a tela aparece do lado esquerdo uma barra de rolagem vertical (ou horizontal) com partes distintas que permite as seguintes aes: Identificao Ao 1 Permite visualizar uma linha abaixo 2 Desloca a visualizao na proporo do deslize do boto 3 Permite visualizar uma tela abaixo ou acima dependendo se o clique for abaixo ou acima do boto de rolagem 4 Permite visualizar uma linha acima 5 Permite visualizar a pgina anterior 6 Permite acionar o navegador 7 Permite visualizar a pgina seguinte. Assim aps voc visualizar a parte do documento desejada voc poder clicar com o mouse e posicionar o cursor de texto exatamente onde voc clicar. A posio do cursor de texto comumente chamado de ponto de insero quando se vai inserir qualquer objeto (Texto, figura,grfico etc) Outra forma de se deslocar no documento atravs do teclado que apresenta algumas vantagens tais como:

Prof Hamilcar Silva

Pgina 15

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


O deslocamento mais rpido, pois no necessrio tirar a mo do teclado (se voc souber as teclas) O curso de texto acompanha o deslocamento da visualizao terminando com o cursor de texto na posio desejada. Para navegar atravs do teclado utilize as seguintes teclas. Ao Desloca o cursor de texto uma linha para cima ou para baixo Desloca o cursor de texto um caractere para esquerda ou para direita Desloca o cursor de texto uma tela acima Desloca o cursor de texto uma tela abaixo Desloca o cursor de texto ao incio da palavra seguinte ou anterior Desloca o cursor de texto para o final da linha Desloca o cursor de texto par o incio da linha Desloca o cursor de texto para o incio do documento Desloca o cursor de texto para o final do documento

Teclas Setas de navegao para ou Seta de navegao para ou Pg Up Pg Down CTRL +ou END HOME CTRL + HOME CTRL + END

8. Selecionando Texto
Para selecionar um texto ou parte dele existem diversas formas veremos apenas duas: Uma com o mouse (modo padro Desv;adicional - Adic e estendido - Ext)e outra com o teclado. Com o mouse podem ser feitas as seguintes selees: Ao BE pressionado e arrasto Dois clique sobre uma palavra Trs clique sobre uma palavra Shift + um clique Efeito Seleciona o que estiver sob o cursor do mouse Seleciona a palavra Seleciona uma linha Seleciona do cursor de texto at o cursor do mouse Para selecionar com o teclado basta saber as teclas de navegao e apertar a tecla SHIFT antes. Ex.Para selecionar do cursor de texto at o final do documento(CTRL + END) basta apertar SHIFT + CTRL + END Exceto CRTL + A => seleciona todo o documento.

9. Teclas de atalhos adicionais:


Teclas Espaamento entre linhas 1,5 Sobrescrito Subscrito Funo CTRL + 5 CTRL + SHIFT + P CTRL + SHIFT + B

Prof Hamilcar Silva

Pgina 16

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice 10. Salvado um documento.

Salvar um documento significa resguardar as alteraes feita em um documento. Dependendo do documento que foi aberto (Um modelo ou um docuemento pre-existente) do local onde ser guardado ou do formato do documento que dever ser feito poderemos utilizar os comando Salvar ou Salvar Como O comando Salvar deve ser utilizado quando se deseja apenas registrar as alteraes feitas em um documento que j foi salvo anteriormente . J o comando Savar como permite se criar um novo documento a partir de um j pr-existente com um outro nome , num outro local ou mesmo em um outro formato. Esta verastilidade do comando Salvar Como leva a vrias pessoas utilizar um documento como se fosse um modelo para gerar outros similares, esta prtica pode levar ao usurio perder suas informaes do documento original caso ele venha a utilizar o comando Salvar no lugar do Salvar Como. Para que isso no ocorra o usurio dever utilizar o comando Modelo e salvar o documento como um modelo dessa forma ele nunca perder as informaes do documento modelo . Um exemplo de um docuemtno modelo o arquivo qe aberto quando se executa o comando Novo , este comando ra abri um modelo de docuemtno em branco e mesmo que o usurio clique na opo Salvar o comando disponibilizado ser o Salvar Como.

Prof Hamilcar Silva

Pgina 17

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


Observe na caixa de dilogo abaixo as opes que o comando Savar Como disponibiliza.

A primeira caixa de texto Salvar em: permite ao usurio alterar o local onde o arquivo ser salvo , caso o arquivo seja salvo no seu computador recomenda-se que seja na pasta Meus Documentos e evitando-se savar no Desktop , por ser um local fora do ambiente da raiz. A segunda caixa de texto Nome do Arquivo permite que o usurio coloque um nome com no mximo de 255 caracteres podendo ser em mausculas ou minsculas com ou sem espaos. Porm alguns caracteres no podero ser utilizados tais como: ? , * , : ,/ ,\ e outros devero ser evitados tais como @ ; # , !,%. A terceira caixa de texto Salvar como tipo apresenta diversos formatos de arquivos a fim de compatibilizar com diversos outros aplicativos tais como as extenses .DOC (do Word) , .RTF (qualquer processador de texto) , .TXT (bloco de notas) , .HTML (Navegadores de Internet) e muitos outros modelos de documentos. Existem ainda duas caixas de opes a de Extenso automtica de nome de arquivo que dispensa o usurio de digitar as extenses de cada aplicativo (recomenda-se deixar ativada) e

Prof Hamilcar Silva

Pgina 18

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


a caixa de opo Salvar com senha que permite ao usurio atribuir uma seha aos seus arquivos dixando apenas a visualizao do arquivo para aqueles que souberem da senha. Caso esta caixa no sejam alteradas da definio padro a extenso do documento ser .odt e no poder ser aberto noutro aplicativo diferente do openOffice verso 2.0.

Prof Hamilcar Silva

Pgina 19

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice

11.

Exerccios Prticos

1) De acordo A Metodologia do Trabalho Cientfico do Centro Universitrio Nilton Lins um


trabalho acadmico configure o seu processador de texto para estes valores. Tamanho do Papel Margem inferior Margem Superior Margem esquerda Margem Direita Fonte Efeito Tamanho da fonte e o ttulo. A4 (21,0 x 29,7) 2,0 cm 3,0 cm 3,0 cm 2,0 cm Arial Versalete 14 para IES,Curso

12 (sem efeito) local e data Alinhamento dos pargrafos centralizado

2) Crie uma folha de rosto de trabalho de acordo o modelo ao lado Fonte Arial Tamanho da fonte 14 para nome e ttulo com o efeito versalete 12 para dedicatria e local e data sem efeito Alinhamento do pargrafo Centralizado para nome, ttulo, local e data. Justificado com o recuo da primeira linha em 1,5 cm

3) Crie uma folha de captulo

Prof Hamilcar Silva

Pgina 20

1a aula Prtica - Processador de Texto - OpenOffice


Ttulo: Tamanho da fonte: 14 Alinhamento: Centralizado Espaamento da margem superior : 5 cm Espaamento para o texto: 3 cm Texto: Tamanho da fonte: 12 Alinhamento: Justificado Recuo da primeira linha 1,5 cm Espaamento entre linhas: 1,5 Espaamento entre pargrafos: duplo ( cerca de 2 cm para o tamanho 12 pt)

4)Crie uma outra capa alterando apenas o nome do trabalho para Sinergia do Conhecimento. 5) Guarde o documento anterior como um modelo de Capa.

Prof Hamilcar Silva

Pgina 21

Questionrio da 1 aula de Processador de Texto

12.

Exerccios Tericos

Mltiplas escolhas 1)Analise as assertivas abaixo e marque a opo que traz somente as corretas I -Comando Salvar como permite gerar um outro documento a partir de um existente. II _ O comando Abrir permite abrir um documento novo. III - Ao se fechar um documento aparecer uma janela de dilogo perguntando se voc deseje salvar o documento caso ainda no o tenha feito. a. ( ) Somente a I b. ( ) Somente a II c. ( ) Somente a III d. ( ) a I e a II e. ( ) a I e a III f. ( ) a II e a III 2)Analise as assertivas abaixo e marque a opo que traz somente as corretas I - Ao fechar um documento sem salv-lo voc perder todas as alteraes feitas no documento aps t-lo aberto. II - O comando Abrir permite abrir um documento novo. III - Ao se fechar um documento aparecer uma janela de dilogo perguntando se voc deseje salvar o documento caso ainda no o tenha feito. a. ( ) Somente a I b. ( ) Somente a II c. ( ) Somente a III d. ( ) a I e a II e. ( ) a I e a III f. ( ) a II e a III 3)Analise as assertivas abaixo e marque a opo que traz somente as corretas I - OpenOffice.org.Writer s consegue salvar um documento com a extenso .odt. II - O comando Salvar pode ser acessado no menu arquivo ou na barra padro. III - O comando Abrir permite abrir um documento novo. a. ( ) Somente a I b. ( ) Somente a II c. ( ) Somente a III d. ( ) a I e a II e. ( ) a I e a III f. ( ) a II e a III 4)Analise as assertivas abaixo e marque a opo que traz somente as corretas I - A barra de ferramenta padro apresenta as principais ferramentas para edio de texto. II - Atravs da barra de status podemos saber se o documento est on-line ou off-line. III - Atravs da rgua possvel se alterar os avanos de pargrafos. a. ( ) Somente a I b. ( ) Somente a II c. ( ) Somente a III d. ( ) a I e a II e. ( ) a I e a III f. ( ) a II e a III 5)Analise as assertivas abaixo e marque a opo que traz somente as corretas I - A barra de formatao traz as ferramentas mais comuns de edio de texto. II - Atravs da barra de status podemos saber se o documento est on-line ou off-line. III - Atravs da rgua possvel se alterar os avanos de pargrafos.

22 de 34

Questionrio da 1 aula de Processador de Texto


a. ( b. ( c. ( d. ( e. ( f. ( ) ) ) ) ) ) Somente a I Somente a II Somente a III a I e a II a I e a III a II e a III

6)Analise as assertivas abaixo e marque a opo que traz somente as corretas I - OpenOffice.org.Writer apresenta um total de 24 barras de ferramentas. II - O OpenOffice.org.Writer apresenta uma barra de ferramenta que se chama barra de ferramenta padro III - Atravs da barra de status podemos saber se o documento est on-line ou off-line. a. ( ) Somente a I b. ( ) Somente a II c. ( ) Somente a III d. ( ) a I e a II e. ( ) a I e a III f. ( ) a II e a III 7)Analise as assertivas abaixo e marque a opo que traz somente as corretas I - Para se formatar uma palavra basta estar com o cursor de texto no seu interior antes de format-la II - A barra de formatao apresenta algumas ferramentas de formatao de caractere e de pargrafo. III - O alinhamento justificado de um pargrafo permite ainda trs alinhamentos de diferente para a ltima linha do pargrafo a. ( ) Todas b. ( ) Nenhuma c. ( ) a I e a II d. ( ) a I e a III e. ( ) a II e a III 8)Analise as assertivas abaixo e marque a opo que traz somente as corretas. I - Para selecionar uma palavra basta dar um duplo clique sobre ela. II - A barra de formatao apresenta algumas ferramentas de formatao de caractere e de pargrafo. III - O alinhamento justificado de um pargrafo permite ainda trs alinhamentos de diferente para a ltima linha do pargrafo a. ( ) Todas b. ( ) Nenhuma c. ( ) a I e a II d. ( ) a I e a III e. ( ) a II e a III 9)Analise as assertivas abaixo e marque a opo que traz somente as corretas I - Para se formatar um pargrafo basta estar com o cursor de texto no seu interior antes de format-lo. II - Todas as ferramentas de formatao de caractere esto disponibilizadas na barra de objeto. III - A barra de formatao apresenta algumas ferramentas de formatao de caractere e de pargrafo. a) ( ) Somente a I b) ( ) Somente a II c) ( ) Somente a III d) ( ) a I e a II e) ( ) a I e a III

23 de 34

Questionrio da 1 aula de Processador de Texto


f) ( ) a II e a III 10)Uma das opes de formatar pgina a margem. Caso voc deseje alterar as margens laterais qual a outra opo diferente da caixa de dilogo estilo da pgina que voc dispe? a) ( )CTRL+P b) ( )SHIFT+ P c) ( )Rgua horizontal d) ( )Barra de rolagem vertical 11)Existe mais de uma forma de se alinhar um texto alm dos botes disponibilizados na barra de objetos e a caixa de dilogo Pargrafo pode-se tambm utilizar as telas de atalho que para o texto justificado so: a) ( )CTRL+L b) ( )CTRL+R c) ( )CTRL+J d) ( )CTRL+E 12)Para melhorar a visualizao da folha de trabalho o OpenOffice.org.Writer disponibiliza uma opo que vem na sua configurao padro. Qual das opes abaixo representa esta opo? a) ( )100%. b) ( )Largura da pgina c) ( )Ideal d) ( )Pgina inteira 13)Ao efetuar selees com o mouse em textos existentes no OpenOffice.org.Writer, que opo abaixo selecionaria todo um pargrafo? a) ( )Clique duplo em cima de qualquer palavra b) ( )Clique triplo em cima de qualquer palavra c) ( )Um clique em cima de qualquer palavra d) ( )Dois clique em cima de qualquer palavra com a tecla SHIFT pressionada e) ( )Dois clique em cima de qualquer palavra com a tecla CTRL pressionada 14)No OpenOffice.org.Writer, estando o cursor no meio de um pargrafo e pressionando-se CTRL+5, que formatao o pargrafo receber? a) ( )Espaamento duplo entre as linhas b) ( )Espaamento de 5 polegadas entre as linhas c) ( )Espaamento simples entre as linhas d) ( )Espaamento de 1,5 linhas e) ( )Espaamento de 0,5 polegadas 15)No OpenOffice.org.Writer possvel utilizar comandos de teclado para formatar o documento. Associe as duas colunas abaixo: (1) CTRL-I ( ) Alinhamento justificado a) ( )1,2,3,4,5 (2) CTRL-B ( ) Alinhamento centralizado b) ( )4,3,5,1,2 (3) CTRL-E ( ) Sublinhado c) ( )4,3,2,5,1 (4) CTRL-J ( ) Itlico d) ( )1,2,3,5,4 (5) CTRL-U ( ) Negrito e) ( )3,4,5,1,2 16)O Editor de Texto OpenOffice.org.Writer tem vrios recursos para se trabalhar com texto e uma delas a formatao dos pargrafos. Marque a assertiva que identifica algumas das opes que pertence a esse recurso: a) ( )Recuos, Espaamento e alinhamento. b) ( )Tipo de fonte, Estilo e cores. c) ( )Largura/Altura, Margem: direita/esquerda. d) ( )Largura/Altura e alinhamento.

24 de 34

Questionrio da 1 aula de Processador de Texto


17)A Barra de Formatao serve para modificar a formatao da fonte e pargrafo. Escolha a opo abaixo que informa a formatao que os botes 2, 5 e 8 realizam ao serem pressionados respectivamente:

a) ( )Tamanho do caractere; Estilo da fonte em negrito e Alinhamento do pargrafo no centro das margens. b) ( )Tamanho do pargrafo; Estilo da fonte em sublinhado e Alinhamento o pargrafo esquerda. c) ( )Estilo de pargrafo; Estilo da fonte em negrito e Alinhamento o pargrafo esquerda. d) ( )Tipo de pargrafo; Estilo da fonte em negrito e Tamanho da fonte. 18)Dispomos de vrias formas e comandos para deixar o texto do jeito que precisamos, diga qual das opes abaixo especifica cada formatao de um texto com ARIAL,VERSALETE,TITULO1 e negrito? a) ( )Nome da fonte, estilo do pargrafo, efeito da fonte e tipo da fonte. b) ( )Nome da fonte, efeito da fonte, estilo do pargrafo, e tipo da fonte. c) ( )Estilo do pargrafo, nome da fonte, tipo da fonte e efeito da fonte. d) ( )Estilo do pargrafo, nome da fonte, efeito da fonte e tipo da fonte. 19)Na Formatao de um texto dentro do OpenOffice.org.Writer bom observarmos a formatao desse texto. Pois, essa formatao pode ser feita antes de comear a digitar o texto e depois do texto j digitado. Marque abaixo a opo correta na formatao de caracteres dentro do OpenOffice.org.Writer. (1) (2) (3) (4) (5) Tipos de Letras Nome da Letra Tamanho da Letra Cor da Letra Efeitos na Letra ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) Azul, Vermelha, Verde, Amarela. Normal, Negrito, Itlico. Arial, Time New Roman, Arial Narrow Sublinhado, Contorno, Sombra, Rasuras. Doze, Quatorze, dezesseis, dez. a) b) c) d) e) ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) 4,3,5,1,2 4,3,1,5,2 4,1,5,3,2 4,1,2,5,3 4,1,2,3,5

20)Nas janelas do OpenOffice.org.Writer, assim como em outros aplicativo, existem vrias barras de ferramentas. Marque qual opo abaixo trs os nomes das barras do OpenOffice.org.Writer que aparecem na sua configurao padro. a) ( )Barra de desenho, Barra de Menu, Barra de Ttulo, Barra de Status. b) ( )Barra de Ttulo, Barra de Menu, Barra Padro, Barra de Formatao. c) ( )Barra de tabelas e bordas, Barra de Wordart, Barra de ttulo, Rgua, etc. d) ( )Todas as alternativas. 21)Observando a figura abaixo podemos afirmar que:

25 de 34

Questionrio da 1 aula de Processador de Texto


I - A palavra "Bom" foi sublinhada ondulada II - O alinhamento do pargrafo justificado. III - O recuo da primeira linha est afastado dois centmetros da lateral esquerda do pargrafo. So verdadeiras as afirmativas. a) ( )Todas b) ( )Nenhuma c) ( )Somente a I d) ( )Somente a II e) ( )Somente a III 22)Observando a figura abaixo podemos afirmar que:

I - O recuo da primeira linha est afastado dois centmetros da lateral esquerda do pargrafo. II - O nome da fonte aplicado ao texto foi Times New Roman III- O texto se encontra com o efeito de Versalete. So verdadeiras as afirmativas. a) ( )Todas b) ( )Nenhuma c) ( )Somente a I d) ( )Somente a II e) ( )Somente a III 23)Observando a figura abaixo podemos afirmar que:

I -O digitador digitou um ponto ao final de cada palavra. II -O smbolo no final da frase um caractere no imprimvel e representa um pargrafo. III -A margem esquerda da pgina de dois centmetros So verdadeiras as afirmativas. a) ( )Todas b) ( )Nenhuma c) ( )a I e a II

26 de 34

Questionrio da 1 aula de Processador de Texto


d) ( e) ( )a I e a III )a II e a III

24)Observando a figura abaixo podemos afirmar que :

I - O boto a esquerda circundado um boto mltiplo. II -As seguintes barras esto visveis: Barra padro e Barra de Formatao. III Este arquivo foi salvo com o nome Sem Ttulo1 So verdadeiras a) ( )Nenhuma b) ( )Todas c) ( )A I e a II d) ( )A II e a III e) ( )A I e a III 25)Observando a figura abaixo podemos afirmar que:

I - De acordo podemos observar este arquivo poder ser aberto no WORD. II - Para se acessar o Menu "Formatar" basta pressionarmos ALT+ F III - Possivelmente o tipo da fonte que est sendo utilizado no documento Times New Roman So verdadeiras a) ( )Nenhuma b) ( )Todas c) ( )Somente a I d) ( )Somente a II e) ( )Somente a III 26)A Formatao de um texto dentro do OpenOffice.org.Writer extremamente importante. A formatao das pginas de um documento deve ser feito antes pois. a) ( )Facilita a digitao b) ( )Pois identifica o real posicionamento das partes textuais do documento. c) ( )Para que a formatao dos pargrafos possam ser feitos. d) ( )Pois o processador de texto no permite que esta formatao seja feita posteriormente.

27 de 34

Questionrio da 1 aula de Processador de Texto


e) ( )Todas as alternativas.

27)Podemos salvar um arquivo novo do Microsoft Word utilizando a seguinte opo: Arquivo, Salvar, digitamos um nome para o arquivo e clicamos no boto salvar. No OpenOffice.org.Writer, que tambm um processador de texto, quais so os procedimentos a serem seguidos para salvar um arquivo novo: a) ( )Editar, salvar, digita-se o nome do arquivo e clique em salvar. b) ( )Arquivo, salvar, nome do arquivo e boto salvar. c) ( )Exibir, salvar, digita-se o nome do arquivo e clica-se em Salvar d) ( )Formatar, guardar, nome do arquivo e boto Salvar. e) ( )Todas as alternativas. 28)Em se tratando de comandos de teclado no OpenOffice.org.Writer, associe os itens das colunas abaixo: (A) CTRL-A ( ) Sair (B) CTRL-O ( ) Subscrito (C) CTRL-Q ( ) Selecionar tudo (D) CTRL+SHIFT+P ( ) Sobrescrito (E) CTRL-+ SHIFT +B ( ) Abrir a) ( )C-D-A-E-B b) ( )C-E-A-D-B c) ( )A-B-C-D-E d) ( )A-B-C-E-D e) ( )E-A-B-C-DResponda. 1)O OpenOffice.org.Writer um processador de texto compatvel com o pacote do Office, da Ltus e outros. Quais so as extenses de arquivos de texto que o OpenOffice.org.Writer pode gerar. 2)O OpenOffice.org.Writer apresenta na sua visualizao padro duas barras so elas: Barra padro e barra de formatao. A barra de formatao permite formatar basicamente quais pares de um documento? 3)Conforme podemos observa na caixa abaixo possvel se optar por uma das duas opes de orientao da pgina. Quando devemos utilizar a opo Paisagem e se normalmente esta opo somente para a pgina selecionada ou para todas as pginas do documento?

4)A opo de sublinhado disponibilizado na barra de objeto de caractere do OpenOffice.org.Writer simples, contudo existem diversos outros tipos de sublinhados disponibilizados na caixa de dilogo de formatar caractere.Cite dois outros tipos de sublinhados. 5)Atravs da guia Posio na caixa de dilogo de Formatar Caractere possvel se escolher

28 de 34

Questionrio da 1 aula de Processador de Texto


trs tipos de afastamento entre os caracteres, conforme podemos observar na figura abaixo. Exemplifique uma aplicao para espaamento e expandido e outro para condensado.

6)Algumas vezes so utilizados alguns caracteres que no se encontram na maioria dos teclados como o caso do (smbolo de pargrafo). Como se deve fazer para se colocar este smbolo no texto? 7)Um captulo de acordo a ABNT deve estar centralizado e a oito centmetros da borda superior do papel. Como deve ser feito para se colocar o captulo a oito centmetros da borda superior do papel. 8)Acordo a ABNT para se fazer uma citao se utiliza caractere tamanho 12, espao entrelinha simples pargrafo justificado e tendo o seu limite lateral do texto deslocado para a direita (cerca de oito centmetros) com a primeira linha do pargrafo deslocado para a direita 1,5 cm. Coloque na caixa abaixo os valores corretos nas caixas para elaborao de uma citao.

9)A seleo com o mouse no OpenOffice.org Writer pode ser feita de trs modos distintos. A forma de clicar e arrastar, a forma de um clique e o cursor de texto na parte a ser selecionada e a forma que permite selecionar partes separadas no texto. Como so chamados estes modos e como podemos saber em qual modo se encontra? 10)Selecionar partes do texto muito importante para se fazer uma edio (alterao) nesta parte do texto. Caso voc tenha selecionado uma parte do texto e imediatamente aps ter digitado a barra de espao o que ir acontecer? 11)Existem diversas formas de se sublinhar uma parte do texto sendo a mais simples a linha simples. No caso de precisarmos sublinhar com uma linha dupla em qual guia eu devo alterar esta opo? 12)Em se tratando da esttica do documento, o OpenOffice.org.Writer apresenta quatro opes recurso de alinhamento de pargrafos. O que significa alinhar um pargrafo, quais so os alinhamentos aceitos pelo OpenOffice.org.Writer, e cite um comando de teclado referente a um

29 de 34

Questionrio da 1 aula de Processador de Texto


tipo de alinhamento. 13)Se voc estivesse digitando um texto no OpenOffice.org.Writer e precisasse digitar de forma bem alinhada os ttulos CDIGO, DESCRIO, PREO e QUANTIDADE, com seus respectivos contedos nas linhas abaixo, que recurso do OpenOffice.org.Writer voc usaria, alm de TABELAS, para organizar estes dados? Especifique as caractersticas de cada opo existente neste processo. 14)Caso voc tenha dois arquivos (A e B) criados no OpenOffice.org.Writer, e precise transferir uma foto que est no arquivo A para o arquivo B, como voc faria para realizar esta tarefa? 15)Ao usar os recursos do processador de texto OpenOffice.org.Writer necessitamos em muitas das vezes selecionar regies do texto para aplicar determinado comando ou operao. Como voc faria para selecionar uma palavra e toda um pargrafo com o teclado? 16)Ao usar os recursos do programa OpenOffice.org Writer, podemos efetuar o alinhamento do texto. Cite quais so os tipos de alinhamentos e seus respectivos comandos de teclado. 17)A seleo de uma parte do texto pode ser feita via teclado ou mouse. No OpenOffice.org.Writer possvel selecionar com o mouse de trs formas distintas. As quais podem ser indicadas atravs da barra de status. Quais so elas? 18)Atravs da guia efeitos da fonte na caixa de dilogo de Formatar Caractere na guia Efeito da Fonte possvel se escolher trs tipos de efeitos, conforme podemos observar na figura abaixo. Sendo o OpenOffice.org. Writer um processador de texto qual a justificativa para se aplicar o efeito Intermitente uma vez que ele no pode ser visto em uma impresso.

19)Observando a figura abaixo diga para que servem os dois triangulo circundados na rgua horizontal.

30 de 34

Questionrio da 1 aula de Processador de Texto

20)Observando a figura abaixo diga qual o recurso que foi utilizado para colocar todas as letras em maisculas mantendo a primeira letra maior que as outras?

21)Observando-se a figura abaixo responda:

A distncia marcada de um centmetro no Recuo da Primeira linha marcado em referncia a que? 22)Observando-se a figura abaixo responda:

Quando devemos utilizar esta configurao em um trabalho cientfico? 23)Observando a guia Fonte da caixa de dilogo Formatar Caractere abaixo responda.

31 de 34

Questionrio da 1 aula de Processador de Texto

Qual das opes acima no seria possvel de ser acessada na barra de Formatao e para que serve? 24)Algumas teclas de atalho permitem o rpido deslocamento no texto documento trabalho. Quais so as teclas de atalho que levam para o final do texto? 25)Para se fazer uma quebra de pgina pode-se utilizar suas teclas de atalho ALT + ENTER ou utilizar qual dos menus abaixo?

26)Observando a figura abaixo diga qual o alinhamento que foi utilizado?

27)Observando a figura abaixo responda.

Quais os valores que devero ser colocados nos Recuos?

32 de 34

Questionrio da 1 aula de Processador de Texto


28)Ao voc fechar o aplicativo com um documento aberto que no tenha sido salvo o programa apresenta a seguinte caixa de dilogo.

Diga o que acontece se voc clicar no boto Cancelar?

33 de 34

Potrebbero piacerti anche