Sei sulla pagina 1di 133

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE FARMCIA MESTRADO EM CINCIAS FARMACUTICAS

PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PELOS USURIOS DO SUS NOS BAIRROS DE PAQUET E SANTA TERESA: UMA ABORDAGEM ETNOBOTNICA

Juliana Costa Posse


Rio de Janeiro 2007

UFRJ

PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PELOS USURIOS DO SUS NOS BAIRROS DE PAQUET E SANTA TERESA: UMA ABORDAGEM ETNOBOTNICA

Juliana Costa Posse

Dissertao de Mestrado apresentada ao Programa de Ps graduao em Cincias Farmacuticas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Mestre em Cincias Farmacuticas.

Orientadoras: Suzana Guimares Leito Mara Zlia de Almeida

Rio de Janeiro Abril de 2007

ii

FICHA CATALOGRFICA:

P856p

Posse, Juliana Costa. Plantas medicinais utilizadas pelos usurios do SUS nos bairros de Paquet e Santa Teresa: uma abordagem etnobotnica/ Juliana Costa Posse.- Rio de Janeiro: UFRJ/Faculdade de Farmcia, 2007. 115f.: il. Orientador: Suzana Guimares Leito e Mara Zlia de Almeida. Dissertao (mestrado)- UFRJ/Faculdade de Farmcia/Programa de Ps-graduao em Cincias Farmacuticas, 2007. Referncias bibliogrficas: f. 104-111. 1. Plantas medicinais. 2. Etnobotnica. 3. Medicina popular. 4.Doena de Alzheimer. I. Leito, Suzana Guimares. II. Almeida, Mara Zlia. III. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Farmcia, Programa de Ps-graduao em Cincias Farmacuticas. IV. Plantas Medicinais utilizadas pelos usurios do SUS nos bairros de Santa Teresa e Paquet : Uma abordagem etnobotnica. CDD 581.634

iii PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS PELOS USURIOS DO SUS NOS BAIRROS DE PAQUET E SANTA TERESA: UMA ABORDAGEM ETNOBOTNICA

Juliana Costa Posse Orientadoras: Suzana G. Leito & Mara Zlia de Almeida Dissertao de Mestrado submetida ao Programa de Ps-graduao em Cincias Farmacuticas, Faculdade de Farmcia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, como parte dos requisitos necessrios obteno do ttulo de Mestre em Cincias Farmacuticas.

Aprovada por: ___________________________________ Presidente da Banca Avaliadora _____________________________________ Profa. Dra. Luci de Senna Valle _____________________________________ Profa. Dra. Mnica Freiman de Souza Ramos ______________________________________ Profa. Dra. Nancy Barbi

Rio de Janeiro Abril de 2007

iv

DEDICATRIA:

Dedico esta dissertao minha me que, l em Saquarema, ao regar as plantas pela manh, ao reparar as rvores crescendo mais do que eu, e ao vibrar com os maracujs que nasciam, me ensinou a admirar e respeitar as plantas.

Dedico tambm esta dissertao ao Grupo de Santa Teresa e ao Grupo de Paquet. Essas pessoas maravilhosas, alm de terem sido a inspirao para este trabalho, me ensinaram muitas coisas que vo alm de uma Pesquisa Cientfica.

AGRADECIMENTOS:

As minhas queridas orientadoras Mara Zlia de Almeida e Suzana G. Leito que, cada uma no seu tempo e do seu jeito, me guiaram com muita sabedoria e dedicao, por me aceitarem como aluna, e principalmente, pela amizade cultivada neste perodo. Ao programa de Psgraduao em Cincias Farmacuticas, pela oportunidade de realizao desta pesquisa. Ao Ilimani, pela pacincia e compreenso desse momento particular da minha vida, pelos espetaculares almoos enquanto eu escrevia e principalmente por estar ao meu lado em todos os momentos. Ao meu pai, pelo apoio e por sempre acreditar nas minhas escolhas. A minha me, por tambm me apoiar sempre. Ao meu primeiro orientador Leandro M. Rocha por me introduzir na vida acadmica e pela amizade. Aos professores da UFF: Andra Gomes, Carlos Peregrino, Gabriela Monsegui, Janie Garcia, Mnica Cox e Tnia Stolze que fizeram parte da minha formao. Aos amigos gegrafos Bira, Caco e Aline. s amigas farmacuticas Rita e Airam pelos livros emprestados, pelas sugestes, pelo incentivo e pela amizade de sempre. Aos novos amigos do grupo de estudos de etnobotnica e plantas medicinais, pelas contribuies, trocas e bate-papos. A toda a equipe do Programa de Fitoterapia do municpio do Rio de Janeiro. A Dra. Maria Carmen, coordenadora do Programa de Fitoterapia, que torceu por mim desde o incio, que me incentivou a fazer o mestrado e que no mediu esforos para me ajudar a realizar esta pesquisa.

vi Ao Paulo Leda, pela amizade e companheirismo, que me ajudou desde o incio com dicas, artigos e sugestes e agora no final com o conhecimento em informtica. equipe de cultivo do Programa de Fitoterapia, em especial a tcnica agrcola Selma, que me ajudou no trabalho de campo em Paquet. farmacutica do Programa Emlia pelo incentivo e apoio. mdica Mrcia Augusta pela contribuio no histrico do grupo de Paquet. psicloga Arlete Batista (in memorian) que se foi, mas deixou lies de vida ao grupo de Santa Teresa. Aos diretores das unidades CMS Ernani Agrcola e UIS Manuel Arthur Villaboim pelo apoio. s botnicas Mariana Reis e Ins Machiline pela ajuda, sugestes pela identificao botnica das espcies herborizadas. Aos colegas de laboratrio: Danilo, Michele, Lisiuex, Alex, Aline pela ajuda e companheirismo. professora Nancy Barbi pela reviso e pelas sugestes. bibliotecria Maria Rosa Alves Bento, pela reviso da bibliografia e elaborao da ficha catalogrfica. tradutora e nova amiga Marlia van Boekel Cheola, pela reviso do texto e elaborao do abstract. minha famlia que, mesmo de longe esto sempre torcendo e rezando por mim. todos os meus amigos. CAPES pela bolsa.

vii

RESUMO

POSSE, Juliana Costa. Plantas medicinais utilizadas pelos usurios do SUS nos bairros de Paquet e Santa Teresa: Uma abordagem etnobotnica. Rio de Janeiro, 2007. Dissertao (Mestrado). Programa de Ps-graduao em Cincias Farmacuticas, Faculdade de Farmcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

Os grupos de usurios de plantas medicinais do Programa de Fitoterapia da SMS RJ caracterizam-se por encontros que acontecem regularmente com pessoas da comunidade e profissionais de sade. Os grupos tm como finalidade trocar conhecimentos, envolver a comunidade nos cuidados com a horta local (cultivo, preparo e uso) e passar conhecimentos cientficos na forma de palestras e cursos. O objetivo deste trabalho foi analisar, do ponto de vista Etnobotnico, o uso de plantas medicinais pelos componentes dos grupos de usurios das unidades de sade nos bairros de Santa Teresa e Paquet, no Rio de Janeiro e selecionar plantas com o potencial para futuros estudos contra distrbios de memria. Foram realizadas vinte entrevistas informais e semi-estruturadas com os componentes dos grupos em suas residncias e nas unidades de sade, alm da observao participante durante as reunies e nas atividades externas dos grupos. Nas entrevistas foram citadas 72 plantas que, em sua maioria, foram coletadas e herborizadas. As plantas foram adquiridas em lojas da cidade, com vizinhos, nas hortas das unidades e em seus prprios quintais. As famlias botnicas mais citadas foram Asteraceae, Lamiaceae, Myrtaceae e Rutaceae. Foram selecionadas 10 plantas que no decorrer das entrevistas foram indicadas para boa memria. So elas: Alecrim Rosmarinus oficinailis L.; Alevante ou levante Mentha gentilis L.; Alfazema Aloysia gratissima Gill.; Anis estrelado Ilicium verum Hook; Camomila Chamomila spp ; Canela Cinnnamomum zeylanicum Breyn; Cravo Syzygium aromaticum L.; funcho Foeniculum vulgare Mill.; Ginkgo Ginkgo biloba L.; Mangueira Mangifera indica L. As categorias de doenas de maior representatividade nesta pesquisa, segundo a classificao internacional de doenas da OMS, foram: doenas infecciosas e parasitrias, doenas do sistema nervoso, e doenas do aparelho digestivo. Estes dados diferem drasticamente daqueles obtidos no ltimo estudo epidemiolgico realizado pela Secretaria Municipal de Sade para a rea Programtica 1 (AP1) que inclui os bairros desse estudo, o que permite sugerir que, nesse caso, o uso de plantas medicinais restrito s doenas mais simples tratadas em atividades caseiras, no sendo registradas nas estatsticas epidemiolgicas do municpio. Apenas 6% das plantas citadas no levantamento etnobotnico se apresentaram sob a forma dos Fitoterpicos produzidos pelo Programa de Fitoterapia. A falta de identificao cultural com as formas farmacuticas apresentadas pode ser um dos motivos para a pouca

viii adeso dos entrevistados, pois, embora as plantas indicadas pelo Programa sejam utilizadas pelos membros dos grupos, as indicaes e formas farmacuticas citadas so distintas. A partir das entrevistas e da vivncia nos grupos, conclui-se que o trabalho com grupos de fitoterapia tambm funciona como foco de solidariedade, acolhimento, ateno e cuidado. Novas relaes e trocas de experincias criam um tecido social no cotidiano dessas pessoas. Neste espao tambm ocorre a revalorizao de saberes e prticas em plantas medicinais permitindo que o conhecimento popular se mantenha vivo e em constante transformao.

ix

ABSTRACT POSSE, Juliana Costa. Plantas medicinais utilizadas pelos usurios do SUS nos bairros de Paquet e Santa Teresa: Uma abordagem etnobotnica. Rio de Janeiro, 2007. Dissertao (Mestrado). Programa de Ps-graduao em Cincias Farmacuticas, Faculdade de Farmcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

The groups of users of Medicinal Plants of the Phytotherapy Program of the City Department of Health of Rio de Janeiro (SMS- RJ) are characterized by regular meetings between people of the community and health care professionals. The main goal of these groups are: to involve the community into activities such as taking care of the local gardens of medicinal plants (cultivation, preparation and use), knowledge exchange, and to pass on scientific knowledge through lectures and courses. The aim of this work was to analyze, from the ethnobotanic point of view, the use of medicinal plants by the members of the groups of the Health Units of Santa Teresa and Paquet neighborhoods, in Rio de Janeiro, as well as to select plants with potential for future studies against memory disturbs. Twenty informal and half-structured interviews were made with the components of the groups at their homes and at the health units, besides participant observation during the meetings, as well as in the outdoors activities of the groups. In the interviews, 72 plants were quoted, most of which were collected and herborized. The plants were acquired at city shops, with neighbors, in the gardens of the Health Units and at their own backyards. The most mentioned botanical families were Asteraceae, Lamiaceae, Myrtaceae and Rutaceae. Ten plants, recommended as memory improvers, were selected along the interviews, as follows: rosemary Rosmarinus oficinailis L.; alevante or levante Mentha gentilis L.; alfazema Aloysia gratissima Gill; anise star Ilicium verum Hook; chamomile Chamomila spp ; cinnamon Cinnnamomum zeylanicum Breyn; clove Syzygium aromaticum L.; fennel Foeniculum vulgare Mill.; Ginkgo Ginkgo biloba L; mango tree Mangifera indica L. We may say that those plants have the potential to be further investigated in studies for the treatment of Alzheimer Disease. According to the WHO international classification of diseases, the most representative disease categories in this research were: infectious and parasitic diseases, diseases of the nervous system, and those of the digestive tract. These data differ from those of the last epidemiological study issued by the Department of Health of the City of Rio de Janeiro for the AP1 area (Program Area 1, which includes these two neighborhoods). In this way, it is possible to suggest that the use of medicinal plants by the studied groups is restricted to the treatment of simple diseases, treated by home activities, being left out of the epidemiological statistics of the City. Only 6% of the plants cited in ethnobotanical mentions represented herbal medicines produced by the Phytotherapy Program. The lack of cultural identification with

x the presented pharmaceutical uses may be one of the reasons for the non adhesion to the Program by the interviewed, once the plants suggested by the Program may be even used by the members of the groups, but with distinct indications and pharmaceutical uses. Taking into account the interviews and the groups experience, we can reach the conclusion that the work with groups of phytotherapy also works as a focus of solidarity, shelter, attention and care. New exchanges of experiences and relationships create a social network within the daily life of those people. In this context the rescue of the knowledge and practices on medicinal plants also occurs, in a contribution to keep the popular knowledge alive and in permanent transformation.

xi

LISTA DE TABELAS E QUADROS:

PG

Quadro 1: Dcima reviso da Classificao Internacional de doenas e problemas relacionados a sade ( CID-10)__________________________ 41 Tabela 1: Famlias das espcies vegetais citadas nas entrevistas em Santa Teresa e Paquet_______________________________________________55 Tabela 2: Levantamento Etnobotnico entre os participantes dos grupos de fitoterapia de Santa Teresa e Paquet___________________________ 59 Tabela 3: Relao das espcies identificadas e herborizadas____________ 65 Tabela 4: Populao total brasileira e proporo por sexo, idade e situao de domiclio_________________________________________________ 81 Tabela 5: Plantas para memria, seus usos e propriedades_____________ 99

xii

LISTA DE FIGURAS

PG

FIGURA 1: Localizao de Paquet_____________________________27 FIGURA 2: Bairro de Paquet_________________________________28 FIGURA 3: Grupo de fitoterapia de Paquet______________________29 FIGURA 4: Localizao de Santa Teresa na cidade do Rio de Janeiro e ilustrao dos pontos tursticos do bairro._______________________32 FIGURA 5: Bairro de Santa Teresa_____________________________33 FIGURA 6: Grupo de Fitoterapia de Santa Teresa_________________34 FIGURA 7: Etapas da oficina de travesseiros e camisetas do grupo de Fitoterapia de Santa Teresa______________________________________________________________________76 FIGURA 8: Plantas para memria______________________________98

xiii

LISTA DE GRFICOS:

PG

Grfico 1: Representatividade das famlias botnicas.........................................67 Grfico 2: Representatividade das formas de preparo e uso................................69 Grfico 3: Representatividade das doenas mais citadas.....................................79 Gfico 4: Projeo preliminar da populao no Brasil.......................................82

xiv ABREVIATURAS E SIGLAS: a.C. AP-1 BHT CAPS CEP CID-10 CMS FDA IBGE IR OMS PAM PROPLAM PS PSF RENAME SES SMS SNC SUS UFRJ UFRRJ UIS Antes de Cristo rea Programtica 1 Butilhidroxituloeno Centro de Apoio Psico-social Comit de tica em Pesquisa Classificao internacional de Doenas 10 Reviso Centro Municipal de Sade Food and drugs Administration Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica Importncia Relativa Organizao Mundial de Sade Posto de atendimento Municipal Programa Estadual de Plantas Medicinais Posto de Sade Programa de Sade da Famlia Relao Nacional de Medicamentos Secretaria Estadual de Sade Secretaria Municipal de Sade Sistema Nervoso Central Sistema nico de Sade Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Unidade integrada de Sade

xv

SUMRIO:

1.INTRODUO...........................................................................................02 1.1. Plantas medicinais na Histria ..............................................................02 1.2. Polticas Pblicas no Brasil.....................................................................06 1.2.1.O SUS..........................................................................................06 1.2.2. A fitoterapia no SUS.................................................................07 1.3. A Medicina Popular................................................................................13 1.4. A Etnobotnica........................................................................................14 1.5. Os Programas de Fitoterapia no Brasil e no Rio de Janeiro...............15 1.6. Breve Histrico sobre os bairros pesquisados......................................17 1.6.1. A ilha de Paquet......................................................................17 1.6.2. O bairro de Santa Teresa.........................................................19

2. JUSTIFICATIVA.......................................................................................22 2.1. A escolha do Local...................................................................................22

3. OBJETIVOS...............................................................................................24

4. METODOLOGIA......................................................................................25 4.1. Caracterizao do local..........................................................................25 4.1.1. Paquet.....................................................................................25 4.1.2. O grupo de fitoterapia de Paquet.........................................26 4.2.1. Santa Teresa.............................................................................30 4.2.2. O grupo de Fitoterapia de Santa Teresa................................30

xvi 4.2. Aprovao do Projeto de dissertao pelo comit de tica em pesquisa...........................................................................................................35 4.3. Mtodos e tcnicas de coleta de dados..................................................36 4.3.1. Mtodos etnogrficos..............................................................36 4.3.2. Entrevistas...............................................................................37 4.3.2.1. Histria de Vida........................................................37 4.3.2.2. Entrevistas semi-estruturadas e formulrios.........38 4.3.3. Coleta e identificao do material botnico..........................39 4.4. Anlise dos dados...................................................................................40 4.4.1. Analise quantitativa.................................................................42 4.4.2. Levantamento bibliogrfico....................................................43

5. RESULTADOS E DISCUSSO...............................................................44 5.1. Aspectos sociais.......................................................................................44 5.1.1. Histrico e caracterizao dos grupos...................................45 5.1.1.1. Paquet......................................................................45 5.1.1.2. Santa Teresa..............................................................47 5.1.2. Origem dos componentes dos grupos....................................50 5.1.3. Grupo como prtica de sociabilidade....................................51 5.1.4. Apreenso e transmisso do conhecimento............................52 5.2. Levantamento etnobotnico.................................................................. 54 5.2.1. Aspectos botnicos ..................................................................54 5.2.2. Formas de uso e preparo.........................................................68 5.2.2.1. Definio e agrupamento dos termos......................69 a) emplastro..........................................................................69 b) macerado..........................................................................70 c) ch.....................................................................................70 d) xarope...............................................................................71 e) banho................................................................................72 f) travesseiros......................................................................74

xvii 5.2.3. Classificao das doenas segundo a OMS..........................77 5.2.4. Anlise quantitativa................................................................79 5.2.5. Pergunta direcionada: plantas para memria.....................80 5.2.5.1. O envelhecimento populacional e a doenas de Alzheimer...............................................................................80 5.2.5.2. Plantas para memria..............................................87 a) alecrim..............................................................................87 b) alevante............................................................................88 c) alfazema............................................................................89 d) anis-estrelado...................................................................90 e) camomila...........................................................................91 f) canela.................................................................................92 g) cravo..................................................................................93 h) erva-doce...........................................................................94 i) ginkgo biloba....................................................................96 j) mangueira.........................................................................97

6. CONCLUSO.........................................................................................101

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.................................................104

8. ANEXOS..................................................................................................112

"Resgatar e amar um pedao da Me Terra muito mais profundo do que simplesmente criar sistemas para manter vivo o nosso corpo fsico: o resgate profundo da relao do homem com a Natureza, de substituir o tempo de relgio - nossa escravido - por ritmos. Tempo de caju, tempo de manga. O levantar e pr do sol. A lua minguando e crescendo... E percebemos que, de fato, precisamos de MUITO POUCO para sentir a felicidade; que a integrao com a beleza natural uma fonte de satisfao mais profunda e serena do que grandes conquistas no mundo urbano."

Marsha Hanzi

1. INTRODUO
1.1. PLANTAS MEDICINAIS NA HISTRIA

Os vegetais fazem parte da cultura humana desde seus antepassados como fonte de alimentos, vesturios, habitao, combustvel, como utenslios para manifestaes artsticas e religiosas e como meio restaurador da sade. Os vegetais e seus usos foram, desde sempre, fundamentais para a existncia e desenvolvimento da sociedade contempornea atual em todas essas esferas. O uso de Plantas Medicinais pelos homens foi descrito ao longo da histria da humanidade. Acredita-se que o registro mais antigo seja na Medicina Chinesa realizado pelo imperador Shen Nong (2000 a.C.), que investigou o potencial medicinal de diversas plantas e outros produtos naturais, registrados no Livro da Medicina Interna do Imperador Amarelo, onde constavam registros de 365 drogas vegetais. Vrios textos dessa poca se tratam de documentos religiosos, denotando a tradicional associao entre aspectos filosficos e espirituais, aplicados para a Medicina Chinesa, Islmica e Ayurvdica. (BOTSARIS, 1995). O respeito milenar tradio da Fitoterapia Chinesa fez com que as frmulas utilizadas naquela poca fossem as mesmas de hoje. Estas frmulas magistrais hoje so encontradas nos livros em diversos idiomas e so utilizadas e estudadas em quase todos os pases. No Japo, desde 1950 o Ministrio da Sade Japons reconhece 148 destas frmulas como de utilidade pblica (LOBOSCO, 2005). Nas antigas civilizaes ocidentais, os primeiros registros datam de 1500 a.C. quando foi escrito o manuscrito egpcio Papiro de Ebers, considerado um dos mais importantes livros da cultura mdica. A partir desse manuscrito o velho mundo tomou

3 cincia de uma Farmacopia egpcia contendo diversas espcies vegetais (ALMEIDA, 2000). Durante as chamadas civilizaes clssicas, as drogas vegetais comearam a ser registradas de forma sistemtica. Na Grcia, Dioscrides escreveu a obra que posteriormente foi traduzida para o latim no sculo XV, a chamada De Matria Mdica. Neste documento foram descritas mais de quinhentas espcies vegetais e seus usos na teraputica. O comrcio de drogas vegetais naquela poca era comum. As Especiarias eram extremamente valiosas e cobiadas. A busca por estes produtos foi o motivo da criao de diversas rotas comerciais terrestres e martimas com a inteno de fazer a conexo entre o Ocidente e o Oriente, como por exemplo, a rota da Seda e a Rota das ndias. Foi dessa forma que, plantas j usuais no Oriente como a canela, gengibre e algumas pimentas chegaram ao Egito e ao Mediterrneo (NEPOMUCENO, 2005). Quando os turcos conquistaram Constantinopla, em 1473, os mercadores europeus assistiram ao bloqueio de suas principais rotas comerciais. Na tentativa de uma soluo para contornar o problema, Portugal, seguido pela Espanha, organizou expedies para a explorao de rotas alternativas martimas para o Oriente. O projeto portugus previa um ciclo oriental, contornando a frica enquanto que o projeto espanhol apostou no ciclo ocidental, que culminou no descobrimento das Amricas (AQUINO, 1988). Com o estabelecimento de colnias no continente americano, as naes europias introduziram nelas o plantio das especiarias asiticas, barateando os custos e tornando-as mais acessveis para o mercado. Essa expanso teve como conseqncia levar as prprias colnias a adotar essas especiarias, em detrimento de espcies nativas.

4 Por outro lado, a colonizao levou novas espcies de plantas para o Velho Mundo que posteriormente tornaram-se hbito no cotidiano europeu como exemplo a batata, o caf e o ch preto (ALMEIDA, 2000). No Brasil, os Jesutas trouxeram as boticas portteis para tratar os colonos e nativos acometidos por doenas como tuberculose, varola e sarampo. Entretanto, foram obrigados a assimilar as plantas nativas, utilizadas pelos ndios para suprir as deficincias de Portugal. Foi assim que a ipeca, a quina, a jurubeba e a copaba passaram a fazer parte das boticas dos Jesutas (DUNIAU, 2003). Em 1808, a Famlia Real Portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sede do governo no Rio de Janeiro. Nesta poca, D. Joo criou o Jardim Botnico, na poca chamado Jardim de Aclimao, com a finalidade de adaptar as espcies vindas das ndias Orientais (JARDIM BOTNICO, 2006). A publicao da primeira edio da Farmacopia Brasileira representou um esforo significativo de regulamentar a manipulao de produtos derivados das plantas medicinais. Elaborada por Rodolfo Albino, essa obra contemplou mais de 280 espcies botnicas nacionais e estrangeiras, o que refletia as caractersticas teraputicas da poca (MARQUES & PETROVICK, 2004). Aps a segunda guerra mundial, na dcada de 50, houve um crescimento industrial nos pases do terceiro mundo, principalmente incentivado pelo capital estrangeiro (HOBSBAWM, 1995). A indstria farmacutica acompanhou esse movimento mundial e se desenvolveu no Brasil a partir desse momento histrico. Com o interesse no lucro, os medicamentos sintticos conquistaram, a partir da, lugar na teraputica modificando

5 completamente a forma de tratar doenas o que fez surgir o atual complexo mdicoindustrial-hospitalar (OLIVEIRA, 1985). Em conseqncia desse processo de industrializao, o conhecimento tradicional do uso de plantas medicinais passou a ser posto em segundo plano naquela poca. Por falta de estudos cientficos, o uso de plantas medicinais tornou-se sinnimo de atraso tecnolgico e muitas vezes charlatanismo, o que fez os usurios, os mdicos e os pesquisadores se afastarem desse campo. Foi um momento no qual o uso de plantas medicinais esteve mais prximo do misticismo do que da cincia (LORENZI & MATOS, 2002). Na dcada de 70, o movimento social urbano da Contracultura incluiu, dentre outros campos, a importao de sistemas teraputicos distintos daqueles j existentes, e mesmo opostos a eles numa atitude de rejeio cultural e insatisfao ao modelo mdico j estabelecido (LUZ, 2005). Alm da importao de antigos sistemas mdicos, como a Medicina Tradicional Chinesa, Ayurvdica e Homeopatia, a incorporao de terapias ligadas s religies de matrizes africanas e indgenas foi um fato histrico que atingiu o Brasil durante as dcadas de 70 e 80, basicamente nos grandes centros urbanos. Tal fato se caracteriza pelos seguintes eventos: surgimento de diversas lojas de produtos naturais e esotricos, revalorizao dos agentes de cura (raizeiros, curandeiros, pais de santo), aparecimento freqente no noticirio da grande imprensa escrita e televisiva de reportagens sobre terapias e prticas alternativas e, especificamente, o grande crescimento do consumo de produtos fitoterpicos (LUZ, 2005; CARRARA, 1994; CARLINI, 2002). Acompanhando esse processo histrico mundial, em 1978, na Conferncia Internacional sobre Ateno Primria Sade de Alma-Ata, a Organizao Mundial de Sade (OMS) recomendou aos governos, mdicos e autoridades sanitrias dos pases em

6 desenvolvimento, que levassem em considerao os muitos recursos da Medicina Popular, incorporando essas formas culturalmente comprovadas pelo povo. A OMS preocupada com as doenas endmicas e com o crescimento da incidncia de doenas crnicas e degenerativas mostrava a importncia das medicinas regionais como excelentes auxiliares dos sistemas organizados de sade (OLIVEIRA, 1985).

1.2. POLTICAS PBLICAS NO BRASIL: 1.2.1. O SUS

A Constituio Brasileira (BRASIL, 1988), dispe sobre a criao do Servio nico de Sade (SUS) e estabelece o conjunto de aes que devem ser seguidas por instituies privadas e pblicas, nas esferas federais, estaduais e municipais. A Lei Orgnica da Sade (BRASIL, 1990), estabeleceu pela primeira vez, de forma relevante, um conceito sobre a sade passando de um modelo assistencial centrado na doena e baseado no atendimento a quem procura para um modelo de ateno integral sade, onde prope a incorporao progressiva das atividades de promoo, preveno e recuperao da sade. Trata de trs aspectos principais: a) Em primeiro lugar incorpora o conceito mais abrangente de que a sade tem como fatores determinantes e condicionantes o meio fsico (condies geogrficas, gua, alimentao, habitao, etc.); o meio scio-econmico e cultural (ocupao, renda, educao etc.); os fatores biolgicos (idade, sexo, herana gentica etc.); e a oportunidade de acesso aos servios que visem promoo, proteo e recuperao da sade. Isso implica que, para se ter sade, so necessrias aes em vrios setores, o que s uma poltica governamental integrada pode assegurar.

7 b) Em segundo lugar, a Lei Orgnica da sade tambm legitima o direito de todos, sem qualquer discriminao, s aes de sade em todos os nveis, assim como explica que o dever de prover o pleno gozo desse direito responsabilidade do Governo, isto , do poder pblico. O dever do Estado, no entanto no exclui o dever do prprio cidado, da famlia, da empresa e de outros setores sociais. Isso significa que, a partir da nova constituio, a nica condio para se ter direito de acesso s aes de sade precisar deles. c) Por ltimo, estabelecido o Sistema nico de Sade - SUS, de carter pblico, formado por uma rede de servios regionalizada, hierarquizada e

descentralizada, com direo nica em cada esfera de governo, e sob controle dos seus usurios. Dentro das diretrizes bsicas traadas, umas das que mais se aproxima do uso de plantas medicinais a regionalizao e o controle social que prope a participao social, trabalhando a promoo da sade, tornando o usurio um co-responsvel pela prpria sade, pela sade dos seus familiares e pela sade da sua comunidade.

1.2.2. A FITOTERAPIA NO SUS O interesse popular e institucional vem crescendo no sentido de fortalecer a fitoterapia no SUS, uma vez que depois da dcada de 80 diversas Resolues, Portarias e Relatrios foram elaborados com nfase na questo das plantas medicinais. As Conferncias Nacionais de Sade vm contemplando deliberaes para desenvolvimento de uma Poltica Nacional de Plantas Medicinais, Medicamentos Fitoterpicos e Assistncia Farmacutica e insero destas plantas medicinais e medicamentos fitoterpicos na ateno a sade no SUS.

8 Em 1986, o Relatrio final da 8 Conferncia Nacional de Sade (CONFERNCIA NACIONAL DE SADE, 1986), realizado em Braslia-DF, refere introduo de prticas alternativas no SUS e ao acesso democrtico de escolher a teraputica preferida. Dez anos depois, a 10 Conferncia Nacional de Sade (CONFERNCIA NACIONAL DE SADE, 1996) contemplou as seguintes deliberaes: a) "Os gestores do SUS devem estimular e ampliar pesquisas realizadas em parceria com Universidades Pblicas que analisem a efetividade das prticas populares alternativas em sade com o apoio das agncias oficiais de fomento pesquisa"; b) "Incorporar ao SUS, em todo o pas, as prticas de sade como a fitoterapia, acupuntura e homeopatia, contemplando as terapias alternativas e prticas populares"; c) "O Ministrio da Sade deve incentivar a fitoterapia na Assistncia Farmacutica Pblica e elaborar normas para sua utilizao, amplamente discutidas com os trabalhadores em sade e especialistas, nas cidades onde existir maior participao popular, com gestores mais empenhados com a questo da cidadania e dos movimentos populares".

A 1 Conferncia Nacional de Medicamentos e Assistncia Farmacutica (CONFERNCIA NACIONAL DE MEDICAMENTOS E ASSISTNCIA

FARMACUTICA, 2005) aprovou 48 propostas dentro da rea Fitoterpicos / Biodiversidade / Homeopticos. Entre elas pode-se citar: a) Apoiar e incentivar o financiamento de pesquisas e desenvolvimento da prtica do cultivo orgnico de plantas medicinais e a implantao de servios que utilizem fitoterpicos na rede pblica com o apoio do governo federal;

9 b) Criar plos regionais dentro dos estados para a produo de medicamentos fitoterpicos, priorizando as espcies vegetais locais; c) Definir e normatizar os servios de fitoterapia, organizados por nvel de complexidade da ateno sade, com recursos humanos qualificados, incorporando os conhecimentos tradicionais; d) Incluir os medicamentos fitoterpicos na RENAME inserindo-os na Poltica Nacional de Assistncia Farmacutica;

No mbito estadual, foi elaborada no Estado do Rio de Janeiro a Resoluo SES N 1590 (SES, 2001). Este documento legal permitiu a normatizao e a implantao do Servio de Fitoterapia no municpio do Rio de Janeiro. Posteriormente, atravs do Programa Estadual de Plantas Medicinais (PROPLAM), foi publicado o Guia de Orientaes para implantao do Servio de Fitoterapia que se baseou na Resoluo SES N1590. Este guia teve os objetivos de estabelecer parmetros prtica da Fitoterapia e estruturao dos Servios de Fitoterapia no SUS (MICHILES, 2004). Ainda neste guia recomendado que se faa nos municpios uma pesquisa etnofarmacolgica com a finalidade de se levantar as espcies tradicionalmente utilizadas pela comunidade local. Um modelo de questionrio para esta pesquisa tambm proposto neste guia.

O mais recente instrumento de normatizao produzido para orientar e potencializar as iniciativas de sade a Poltica Nacional de Prticas Integrativas e Complementares no SUS (BRASIL, 2006). Foi instituda por meio da Portaria n 971 publicada no Dirio Oficial da Unio em 4 de maio de 2006.

10 Nesta poltica so contempladas as seguintes reas: Plantas Medicinais e a Fitoterapia, Medicina Tradicional Chinesa e Acunpultura, Homeopatia e Termalismo Social. Esta poltica foi construda com o objetivo de ampliar as opes teraputicas aos usurios do SUS, e garantir o acesso a essas prticas com segurana, eficcia e qualidade, na perspectiva da integralidade da ateno sade. Tem o objetivo ainda de estimular as aes de participao social, com o intuito de envolver os usurios nas diferentes instncias das polticas de sade (BRASIL, 2006). No domnio das Plantas Medicinais e Fitoterapia, a Poltica Nacional de Prticas Integrativas e Complementares prope as seguintes diretrizes: 1. Elaborao da Relao Nacional de Plantas Medicinais e da Relao Nacional de Fitoterpicos; 2. Provimento do acesso a plantas medicinais e fitoterpicos aos usurios do SUS; 3. Formao e educao permanente dos profissionais de sade em plantas medicinais e fitoterapia; 4. Acompanhamento e avaliao da insero e implementao das plantas medicinais e fitoterapia no SUS; 5. Fortalecimento e ampliao da participao popular e do controle social; 6. Estabelecimento de poltica de financiamento para o desenvolvimento de aes voltadas implantao das plantas medicinais e da fitoterapia no SUS. 7. Incentivo pesquisa e desenvolvimento de plantas medicinais e fitoterpicos, priorizando a biodiversidade do Pas. 8. Promoo do uso racional de plantas medicinais e dos fitoterpicos no SUS.

11 9. Garantia do monitoramento da qualidade dos fitoterpicos pelo Sistema Nacional de Vigilncia Sanitria. Ainda nas propostas da poltica, importante ressaltar um item, dentro da diretriz n 5, que indicado e justamente o que vem acontecendo dentro do Programa de Fitoterapia do Municpio do Rio de Janeiro, no que se refere aos grupos de Fitoterapia, tema desta pesquisa : Resgatar e valorizar o conhecimento tradicional e promover a troca de informaes entre grupos de usurios, detentores de conhecimento tradicional, pesquisadores, tcnicos,

trabalhadores em sade e representantes da cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterpicos; (BRASIL, 2006).

Em 22 de junho de 2006 foi assinado o decreto n 5813 que aprova a POLTICA NACIONAL DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERPICOS (BRASIL, 2006). Esta poltica tem carter interministerial e tem como objetivo garantir populao brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterpicos, promovendo o uso sustentvel da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indstria nacional. As diretrizes que constam neste documento legal so:

1. Regulamentar o cultivo, o manejo sustentvel, a produo, a distribuio e o uso de plantas medicinais e fitoterpicos, considerando as experincias da sociedade civil nas suas diferentes formas de organizao.

12 2. Promover a formao tcnico-cientfica e capacitao no setor de plantas medicinais e fitoterpicos. 3. Incentivar a formao e a capacitao de recursos humanos para o desenvolvimento de pesquisas, tecnologias e inovao em plantas medicinais e fitoterpicos. 4. Estabelecer estratgias de comunicao para divulgao do setor plantas medicinais e fitoterpicos. 5. Fomentar pesquisa, desenvolvimento tecnolgico e inovao com base na biodiversidade brasileira, abrangendo espcies vegetais nativas e exticas adaptadas, priorizando as necessidades epidemiolgicas da populao. 6. Promover a interao entre o setor pblico e a iniciativa privada, universidades, centros de pesquisa e organizaes no-governamentais na rea de plantas medicinais e desenvolvimento de fitoterpicos. 7. Apoiar a implantao de plataformas tecnolgicas piloto para o desenvolvimento integrado de cultivo de plantas medicinais e produo de fitoterpicos. 8. Incentivar a incorporao racional de novas tecnologias no processo de produo de plantas medicinais e fitoterpicos. 9. Garantir e promover a segurana, a eficcia e a qualidade no acesso a plantas medicinais e fitoterpicos. 10. Promover e reconhecer as prticas populares de uso de plantas medicinais e remdios caseiros. 11. Promover a adoo de boas prticas de cultivo e manipulao de plantas medicinais e de manipulao e produo de fitoterpicos, segundo legislao especfica. 12. Promover o uso sustentvel da biodiversidade e a repartio dos benefcios derivados do uso dos conhecimentos tradicionais associados e do patrimnio gentico.

13 13. Promover a incluso da agricultura familiar nas cadeias e nos arranjos produtivos das plantas medicinais, insumos e fitoterpicos. 14. Estimular a produo de fitoterpicos em escala industrial. 15. Estabelecer uma poltica intersetorial para o desenvolvimento socioeconmico na rea de plantas medicinais e fitoterpicos. 16. Incrementar as exportaes de fitoterpicos e insumos relacionados, priorizando aqueles de maior valor agregado. 17. Estabelecer mecanismos de incentivo para a insero da cadeia produtiva de fitoterpicos no processo de fortalecimento da indstria farmacutica nacional.

Pode-se perceber, no item n10, a valorizao do conhecimento das prticas populares de sade, que mostra que o tema desta pesquisa est de acordo com o que preconiza os dois mais recentes instrumentos legais de normatizao de Plantas Medicinais.

1.3. A MEDICINA POPULAR

Segundo Oliveira (1985), pode-se conceituar a medicina popular como: Conjunto de saberes, tcnicas e prticas de cura inseridos nos aspectos cultural, histrico e psicossocial de determinada populao. A Medicina Popular uma prtica que resiste poltica e culturalmente medicina acadmica e se diferencia desta em diversos aspectos: uma medicina descentralizada e independente da tecnologia estrangeira e do imperialismo econmico.

14 A Medicina Popular foi recriada no espao urbano atravs do fenmeno das migraes para os grandes centros. Pessoas oriundas do meio rural trouxeram seus saberes e tcnicas de manipulao e cultivo de plantas medicinais e se adaptaram s novas condies de espao e ambiente. Atualmente, nos grandes centros, a Medicina Popular compete com medicina acadmica podendo encontrar sua prtica em clnicas, em lojas de produtos naturais, feiras livres, em centros espritas e outros ncleos religiosos. Pode-se dizer que estas aplicaes mantm vivo o uso da Medicina Popular, mas no o garante s futuras geraes, uma vez que os detentores deste conhecimento, via de regra, no o transmitem aos seus descendentes. A educao formal retira os jovens do convvio com os mais velhos durante uma parte significativa do tempo fomentando o seu desinteresse por este conhecimento (AMOROZO, 1996). A modernizao traz uma certa desvalorizao da cultura local, a qual os jovens esto no grupo mais atingido, reforando a tendncia perda ou abandono das prticas locais de sade (AMOROZO, 2002). Dentro desta problemtica, visvel a necessidade de estudos nesta rea, pois pode ocorrer a quebra de um ciclo de transmisso oral desta cultura que no est nos livros e nem se aprende nas universidades. Na discusso sobre o papel do setor industrial farmacutico, alguns pontos podem ser abordados: existe um conhecimento generalizado de que a indstria em geral muitas vezes cria desejos de consumo sobre necessidades infundadas so os chamados modismos. A indstria de medicamentos fitoterpicos no exceo a esse fenmeno.

15 1.4. A ETNOBOTNICA

A etnobotnica uma rea de pesquisa interdisciplinar inserida na Etnobiologia e atualmente pode ser definida como a inter-relao entre populaes humanas e o ambiente botnico (ALBUQUERQUE, 2002) sendo uma interface entre as Cincias Naturais e as Cincias Humanas. O estudo da Medicina Popular nos grandes centros pode usar a etnobotnica como ferramenta de pesquisa, pois esse envolve plantas medicinais e pessoas com culturas e vises de mundo distintos. A etnobotnica tem o papel de conservar o uso sustentvel da biodiversidade do ponto de vista do saber local (ALBUQUERQUE, 2004). Esta funo da etnobotnica se torna ainda mais urgente quando se tratam de pesquisas na regio da Mata Atlntica que representa atualmente uns dos ecossistemas mais devastados e ameaados pela ocupao humana e pela explorao imobiliria. Estudos etnobotnicos de registro de plantas, seus usos e formas teraputicas (plantas medicinais) por grupos humanos tm oferecido a base para diversos estudos, especialmente no campo da fitoqumica e farmacologia, inclusive como ferramenta para o descobrimento de novas drogas (ELISABESTKY, 1999). Uma parte significativa do que hoje utilizado terapeuticamente partiu de informaes obtidas de comunidades tradicionais que utilizam produtos naturais em suas prticas de sobrevivncia e manejo do meio ambiente. Farnsworth e colaboradores indicam que atualmente no mundo existem 119 substncias obtidas de 90 espcies de plantas diferentes que so usadas como frmacos. Coincidentemente, 77% dessas drogas foram obtidas como resultado de estudo etnomdico e, ainda, so usados de forma bastante semelhante ao uso original relatado (CORDELL, 2000).

16

1.5. OS PROGRAMAS DE FITOTERAPIA NO BRASIL E NO MUNICPIO DO RIO DE JANEIRO

Pela prpria concepo do sistema pblico de sade no Brasil, com nfase na municipalizao dos servios, a maioria das experincias ocorre a partir das secretarias municipais de sade com variao dos modelos que vo desde facilitar o acesso da populao s plantas medicinais at gerar informaes quanto ao manejo e uso correto das plantas medicinais (MINISTRIO DA SADE, 2006). Em iniciativa pioneira, o Professor Francisco de Abreu Matos, farmacutico, fitoqumico e pesquisador da Universidade Federal do Cear, idealizou e implantou o Projeto Farmcia Viva voltado para atender pequenas comunidades, validando plantas de amplo uso popular na regio para produzir e disponibilizar a esta mesma populao preparaes extemporneas (MATOS, 2002) . Este sistema de trabalho inspirou diversas iniciativas em todo Brasil. O Programa de Fitoterapia do municpio do Rio de Janeiro foi institucionalizado em 1992 com os seguintes objetivos: a) Produo de medicamentos fitoterpicos; b) Atividades em grupos de usurios; c) Capacitao de recursos humanos e implementao de pesquisas com plantas medicinais. Aps uma pesquisa a respeito das patologias mais freqentes nas unidades de sade (SANTOS, 1998), a equipe do Programa de Fitoterapia selecionou algumas plantas medicinais que apresentavam segurana e eficcia comprovadas na literatura. Atualmente, o programa conta com um elenco de 25 plantas, organizadas no Memento Teraputico

17 (REIS, 2002) e manipula tinturas, cremes, gis, pomadas, vulos, xampus, colutrios e xaropes nas seis Oficinas Farmacuticas. A maioria das plantas utilizadas para a manipulao dos fitoterpicos cultivada em 18 hortas em diversas unidades de sade com a superviso de uma equipe de agrnomos. Dentro do Programa, ainda existem sete Grupos de Fitoterapia situados nas seguintes unidades de sade: PS Ceclia Donnangelo em Vargem Grande, UIS Manuel Arthur Villaboim em Paquet, CMS Ernani Agrcola em Santa Teresa, Instituto de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro em Vila Isabel, PAM Guilherme da Silveira em Bangu, Hospital Municipal Raphael e Souza em Curicica e CAPS Rubens Correa em Iraj. Na zona oeste da cidade existe diversos grupos em fase de formao que tambm contam com a parceria do Programa de Sade da Famlia do municpio do Rio de Janeiro.

1.6. BREVE HISTRICO SOBRE OS BAIRROS PESQUISADOS 1.6.1. A ILHA DE PAQUET O primeiro registro que se tem da Ilha de Paquet de 1555, quando Andr Thevet, cosmgrafo da expedio de Villegaignon em sua misso para fundar a Frana Antrtica, descobre Paquet. Esse registro anterior prpria fundao da cidade do Rio de Janeiro. Em 18 de dezembro de 1556, o Rei da Frana, Henri II, reconhece as descobertas de Andr Thevet e nessa data hoje celebrado o aniversrio de Paquet (PAQUET, 2006). Estcio de S veio ao Brasil com a misso de derrotar os franceses e colonizar as novas terras. Com a aliana dos ndios Temimins vence os franceses, aliados aos Tamoios e em 1565 funda a cidade de So Sebastio do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano e

18 cumprindo sua misso colonizadora, a Ilha de Paquet doada por Estcio de S, sob a forma de duas sesmarias, a dois de seus companheiros de viagem. A parte norte foi doada a Incio de Bulhes (hoje chamada bairro do campo pelos moradores) e a parte sul (bairro da ponte) a Ferno Valdez (PAQUET, 2006). O lado sul da Ilha teve colonizao mais rpida e o lado norte se caracterizou pela formao da Fazenda So Roque, com sua extensa rea agrcola e criao de gado. Foi nas terras da Fazenda So Roque que foi erguida a primeira capela da Ilha, a Capela de So Roque 1697, o padroeiro da Ilha. At ento a comunidade tinha que atravessar a Baa de Guanabara at Mag, para participar de seus cultos religiosos. Finalmente, j com a Famlia Real no Brasil e o Prncipe Regente freqentando Paquet, um alvar especial de D. Joo cria a Freguesia do Senhor Bom Jesus do Monte e em 1833, por decreto Imperial, a Ilha de Paquet fica totalmente independente de Mag e passa a pertencer ao municpio da Corte. Em 1903, os Distritos de Paquet e Governador so unidos no Distrito das Ilhas, incorporando ilhas e ilhotas ao redor (PAQUET,2006). Em 1961, o Governador do Estado da Guanabara cria o Distrito Administrativo de Paquet e em 1975, com a fuso dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro, a Ilha de Paquet passa a pertencer Cidade do Rio de Janeiro, constituindo sua XXI Regio Administrativa. A ilha tambm ficou muito famosa por ser cenrio do romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo publicado em 1843. Nesse perodo a publicao foi um marco literrio do gnero Romantismo no Brasil, sendo leitura quase que obrigatria nas escolas at hoje.

19

1. 6.2. BAIRRO DE SANTA TERESA

O primeiro nome dado ao bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, foi Morro do Desterro, por haver ali uma ermida erguida em homenagem a Nossa Senhora do Desterro. O incio das ocupaes est relacionado a fatos religiosos. Aquela que mais tarde seria conhecida como Madre Jacintha de So Jos, vivia com outras freiras da ordem religiosa das Carmelitas Descalas que tem como padroeira Santa Teresa. Os planos iniciais eram de construir um convento na Chcara da Bica, mas optou-se por ocupar o espao sobre o morro, onde j existia a ermida. Foi construdo, assim, o primeiro convento feminino do Rio, Convento das Freiras da Ordem Carmelitas Descalas de Santa Teresa, marcando fundao do bairro de Santa Teresa (MACHADO, 2002). Ainda hoje, por trs das grossas paredes decoradas por azulejos portugueses e janelas protegidas por grades e pontas de ferro, vive uma comunidade de freiras reclusas. As freiras Carmelitas serviram de inspirao para a criao do mais famoso bloco de Carnaval do bairro, o Bloco das Carmelitas. Os folies se fantasiam de freira e saem pelas ruas na sexta a noite e na tera a tarde seguindo o mesmo trajeto que, segundo a lenda, uma freira fazia nas noites de carnaval quando fugia do convento. H at hoje muitas representaes de f, com orientaes religiosas distintas: a igreja Ortodoxa, Rua Monte alegre; o templo budista, na Estrada Joaquim Mamede e a Igreja Anglicana, na Rua Paschoal Carlos Magno.

20 A histria de Santa Teresa tambm tem relao com fluxos migratrios transnacionais. Os ingleses foram uns dos primeiros estrangeiros a serem atrados pelos atributos do bairro, o clima ameno e a paisagem. Italianos fixaram-se na rea em torno da Rua Paula Matos. Suos ocuparam a Vila Santa Ceclia na Rua Almirante Alexandrino. Alm dos portugueses, que associavam o bairro semelhante com algumas regies de Portugal, principalmente o bairro da Alfama, em Lisboa (MACHADO,2002). No final do sculo XVIII, o governo fez diversos investimentos para aumentar a captao da gua na cidade. Os recursos hdricos do bairro foram importantes para o processo de ocupao, pois havia gua em abundncia para o abastecimento da cidade. Foram realizas obras para conduzir a gua da floresta ao Aqueduto - hoje em dia conhecido como Arcos da Lapa. Em 1818, surge um decreto que define o traado da Rua do Aqueduto, atuais Joaquim Murtinho e Almirante Alexandrino. No fim do sculo XIX, a funo do aqueduto ampliada com a eletrificao dos trens. Os trilhos foram colocados, sobre o Aqueduto da Carioca, para a passagem dos bondes. O bonde eltrico revolucionou o Rio de Janeiro e a vida carioca que se transformou radicalmente. Acabava o sculo XIX e com ele a mentalidade oitocentista. Santa Teresa viveu o impacto da Belle poque, que se anunciou com o barulho do primeiro bonde a cruzar o Aqueduto, em 1896 (MACHADO, 2002). No incio do sculo XX, acompanhando o movimento artstico do Modernismo, a mecenas Laurinda Santos Lobo recebia em sua residncia intelectuais, artistas e poderosos da repblica para a realizao de saraus e bailes que retrataram a mudana da mentalidade na sociedade carioca. A casa hoje um centro cultural que combina runas antigas e arquitetura contempornea chamada Parque das Runas. Nos anos 70, acompanhando o movimento da contracultura, o bairro tambm foi palco de outros movimentos artsticos. Os Hippies, artistas e msicos escolheram Santa

21 Teresa para morar por ser um bairro mais tranqilo e sem o agito do resto da cidade. Muitos descendentes das primeiras famlias que habitaram Santa Teresa continuam morando no bairro, mantendo viva sua memria histrica. Nos anos 90, o bairro de Santa Teresa comeou a viver um novo processo, a revitalizao, com a mobilizao e a participao comunitria para a gerao de novas realidades. A cultura tornou-se um vis de desenvolvimento. Grande parte do movimento que passa pelo bairro tem haver com seu capital social e suas manifestaes culturais. Os Festivais de Inverno (97 e 98), o projeto de recuperao e pintura de fachadas Cores de Santa, o evento de visitao de atelis Arte de Portas Abertas e o carnaval so exemplos dessa revitalizao cultural que o bairro sofreu nos ltimos 10 anos.

22

2. JUSTIFICATIVA

A descoberta de produtos naturais com potencial teraputico tem como ponto de partida informaes oriundas de comunidades tradicionais. A etnobotnica tem como objetivo trazer para linguagem cientfica estas informaes e funciona como um verdadeiro atalho para pesquisa e desenvolvimento de novos frmacos (ELISABETSKY, 1999). A pesquisa etnobotnica tambm tem um valor histrico de grande apreo. Normalmente, o conhecimento tradicional sobre plantas medicinais das comunidades estudadas construdo atravs de relatos verbais que so transmitidos oralmente. Ou seja, se estes conhecimentos no forem estudados e decodificados para a linguagem cientfica podero se perder com o tempo. O Programa de Fitoterapia do municpio do Rio de Janeiro apresenta vasto campo para pesquisa Etnobotnica, fundamental para que se conheam novas plantas, outras formas de emprego e novas aes teraputicas em uso pela comunidade.

2.1. A ESCOLHA DO LOCAL

Este trabalho teve como ponto de partida uma pesquisa desenvolvida no ano de 2002 durante o programa de Acadmico bolsista da prefeitura no CMS Ernani Agrcola em Santa Teresa entitulada Uma experincia no resgate de saberes e prticas de fitoterapia em um bairro do Rio de Janeiro (POSSE, 2004). Nesta pesquisa, foi possvel perceber que os componentes deste grupo praticam a fitoterapia e este hbito est relacionado s suas origens e vivncias no meio rural. Tambm foi observado que as pessoas que detm o conhecimento popular em plantas medicinais no o transmitem, acarretando a quebra de um ciclo de transmisso oral deste conhecimento. Este ltimo fato ilustra a necessidade da

23 realizao de um estudo etnobotnico com o objetivo de perpetuar este conhecimento na forma escrita e incentivar a manuteno e transmisso do mesmo. Foi escolhido mais um grupo de fitoterapia para a realizao do trabalho, na UIS Manuel Arthur Villaboim em Paquet. Este grupo representativo no Programa de fitoterapia, pois foi um dos primeiros grupos a serem formados e o primeiro a montar uma horta de plantas medicinais numa escola do bairro seguindo o modelo Farmcias Vivas (MATOS, 2002). Estes dois bairros tm caractersticas de isolamento do resto da cidade, o que possvel acreditar que, por si s, seja um incentivo s prticas fitoterpicas. Outro fato importante que, nesses bairros, a maioria das residncias so casas com quintais e jardins, o que possibilita o cultivo de plantas medicinais para uso caseiro. Diante destas caractersticas, optou-se pelos bairros de Santa Teresa e Paquet para realizar um levantamento etnobotnico das plantas medicinais usadas pela populao local.

24

3. OBJETIVOS

Geral:

Analisar do ponto de vista Etnobotnico, o uso de plantas medicinais pelos componentes dos grupos de fitoterapia das unidades de sade nos bairros de Santa Teresa e Paquet;

Especficos:

Descrever o perfil dos componentes do grupo de fitoterapia das comunidades escolhidas; Inventariar as espcies para fins medicinais utilizadas pelos componentes dos grupos, especialmente aquelas para distrbios do sistema nervoso; Identificar e comparar os diferentes processos de transmisso de saberes e prticas a respeito de plantas medicinais dos componentes do grupo; Promover a revalorizao dos saberes e prticas a respeito de plantas medicinais dessas comunidades.

25

4. METODOLOGIA
4.1. CARACTERIZAO DO LOCAL

4.1.1. O BAIRRO DE PAQUET Paquet uma ilha, situada na Baa da Guanabara (figura 1, pg. 27). considerada oficialmente um bairro do municpio do Rio de Janeiro vinculado SubPrefeitura do Centro da cidade AP1 (rea Programtica 1). O significado de Paquet, em tupi- guarani, significa muitas pacas. A ilha costuma ser local de abrigo para pequenos mamferos como gambs e morcegos. Em conjunto com outras Ilhas prximas e com a rea do Manguezal de Guapimirim, esta regio apresenta-se como um rico viveiro de aves silvestres, marinhas e migratrias (PAQUET, 2006). Observa-se que, por suas particularidades, a ilha de Paquet um bairro atpico da cidade do Rio de Janeiro. Possui um isolamento geogrfico e cultural que pode ser explicado pelo fato de ser uma ilha com difcil acesso. O transporte at l realizado por barcas com intervalos em mdia de trs horas e aerobarcas que nem sempre esto funcionando. Na ilha no permitida a circulao de carros particulares. Seus moradores transitam de bicicleta, charretes, eco-taxis e o trenzinho turstico. Suas ruas ainda so de terra, o que caracteriza o aspecto rstico do bairro (figura 2, pg. 28). So cerca de 4500 moradores fixos, em sua maioria de famlias antigas na Ilha, com forte vnculo comunitrio. Parte dessa populao trabalha no Rio de Janeiro, usando o servio das barcas para chegar ao continente. essa populao fixa acrescenta-se os

26 veranistas que freqentam a ilha com a famlia nos finais de semana ou frias. Aos moradores e veranistas somam-se os turistas e visitantes que vm passar o dia ou pernoitam nos hotis e pousadas da Ilha. Este movimento sazonal e tem seu auge nas frias escolares (PAQUET, 2006). A vegetao de Mata Atlntica convive com as rvores exticas ornamentais como, por exemplo, os inmeros flamboyants e um baob situado no meio de uma das principais vias da ilha, apelidado carinhosamente de Maria Gorda. 4.1.2. O GRUPO DE FITOTERAPIA DE PAQUET O grupo de fitoterapia de Paquet pertence s atividades organizadas pelo Programa de Fitoterapia que, na ilha, est vinculado unidade de sade Manuel Arthur Villaboim. Atualmente o grupo se rene na horta localizada na Escola Municipal Pedro Bruno perto da Praa So Roque s quintas-feiras pela tarde. No perodo desta pesquisa, o grupo consistia de oito senhoras, todas moradoras da ilha, aposentadas ou donas de casa (figura 3, pg. 29).

27

a
Figura 1: Localizao de Paquet. a) Baa de Guanabara e a ilha de Paquet b) ilha de Paquet e suas praias. Fonte: <www.paquet.tur.br.> Acesso em: Set. 2006.

28

c e f

Figura 02: O bairro de Paquet: a) Flamboyant na praia dos tamoios; b) centro comercial de paquet; c) pedalinhos na praia da guarda; d) turista de bicicleta; e) solar Del Rey; f) horta do grupo de fitoterapia na E. M. Pedro Bruno; g) canteiro na horta do grupo de fitoterapia. Fotos: Juliana Posse

29

Figura 3: integrantes do grupo de fitoterapia de Paquet. Fotos: Juliana Posse

30

4.2.1. SANTA TERESA

O bairro de Santa Teresa est localizado na regio central do Rio de Janeiro, corresponde XXIII Regio Administrativa e ocupa uma rea de 5,70 Km, da qual metade (49,93%) urbana. Faz fronteira com os bairros do Alto da Boa Vista, Rio Comprido, Catumbi, Cidade Nova, Centro, Glria, Catete, Laranjeiras, Botafogo, Cosme Velho e Humait (figura 4, pg 32). Este bairro tambm est vinculado Sub-Prefeitura do Centro da cidade AP1 (rea Programtica1). Santa Teresa um lugar peculiar do Rio de Janeiro. Devido localizao geogrfica montanhosa, manteve-se preservada das transformaes que atingiram outras partes da cidade, sendo o nico bairro por onde o bonde ainda se estabelece como meio de transporte regular para moradores e visitantes (figura 5, pg. 33). Com forte identidade, o local se caracteriza aes culturais singulares. O posicionamento estratgico, entre a cidade e a floresta o que faz sua arquitetura sobreviver aos sculos e constitui um patrimnio ecltico, misturando diferentes estilos e perfis scio-espaciais. Em Santa Teresa, diversas classes sociais convivem em um mesmo espao.

31 4.2.2. O GRUPO DE FITOTERAPIA DE SANTA TERESA O grupo de fitoterapia de Santa Teresa uma das atividades do Programa de Fitoterapia do Municpio do Rio de Janeiro. Este se rene semanalmente pela manh s quartas-feiras no Centro Municipal de Sade Ernani Agrcola. O grupo se compe de um pblico fixo doze pessoas que vo a todas as reunies - e outro pblico flutuante, composto de moradores do bairro, mas que no so assduos por motivos diversos. O grupo reflete as caractersticas dos moradores do bairro de Santa Teresa que tem um perfil cultural e artstico mpar (figura 6, pg. 34).

32

Ilustrao: Ana Maria Moura

a
Figura 4: a) Localizao de Santa Teresa na cidade do Rio de Janeiro b) Ilustrao dos pontos tursticos do bairro. Fonte: <www.santateresa.tur.br>. Acesso em: set. 2006.

33

d e

f
Figura 5: Bairro de Santa Teresa: a) Largo dos Guimares; b) rua Almirante Alexandrino; c) Castelinho; d) folies no carnaval de rua do bairro; e) arcos da Lapa com o bonde; f) bonde na rua Monte Alegre. Fotos: Juliana Posse.

34

Figura 6: Grupo de Fitoterapia de Santa Teresa. Fotos: Juliana Posse

35

4.2 APROVAO DO PROJETO DE DISSERTAO PELO COMIT DE TICA EM PESQUISA

Foi aberto o processo de aprovao da realizao desta pesquisa no Comit de tica em Pesquisa da Secretaria Municipal de Sade do Rio de Janeiro j que esta foi realizada com os usurios do Programa de Fitoterapia. Em Maio de 2005 foi dada a entrada na secretaria de sade para a abertura do protocolo com os seguintes documentos exigidos pelo comit: Folha de Rosto; Projeto de Pesquisa; Carta de Apresentao do(a) Orientador(a); Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; Cronograma (Coleta de dados iniciando no ms seguinte a entrega do Projeto no CEP-SMS); Currculos Pesquisador (es) e Orientador (a). Em setembro do mesmo ano o comit de tica em Pesquisa da Secretaria Municipal de Sade deu o parecer aprovado ao projeto sob o n61A/2005 (em anexo). A partir desse momento foi iniciada a pesquisa nas unidades de sade e a cada entrevista, era realizada a leitura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido ao informante que o assinava em duas vias.

36

4.3. MTODOS E TCNICAS DE COLETA DE DADOS REALIZADOS NO


TRABALHO DE CAMPO

O Trabalho de campo foi realizado no perodo de agosto de 2005 at setembro de 2006. Nesta pesquisa foram realizadas diversas tcnicas de natureza distintas utilizadas nas Cincias Naturais e das Cincias Humanas. A agregao de tcnicas teve como propsito acompanhar o carter multidisciplinar das pesquisas em Etnobotnica.

4.3.1 MTODOS ETNOGRFICOS:

O mtodo etnogrfico um conjunto de concepes e procedimentos utilizados tradicionalmente pela Antropologia para fins de conhecimento cientfico da realidade de um determinado grupo social. A abordagem etnogrfica se constri tomando como base a idia de que os comportamentos humanos s podem ser devidamente compreendidos e explicados se a referncia for o contexto social onde eles atuam. Para tanto, torna-se fundamental que se entenda o ponto de vista do outro, procurando o significado das prticas para os praticantes destas (VICTORA, 2000). A utilizao do mtodo etnogrfico possibilitou a insero da pesquisadora nos grupos estudados a fim de se fazer comum entre eles, participando das atividades extras, compartilhando dos mesmos hbitos e utilizando a mesma linguagem grias locais para evitar algum estranhamento e possibilitar maior compreenso no momento da entrevista e coleta de dados (ALBUQUERQUE, 2002). No perodo de agosto a dezembro de 2005 foi realizada a Observao Participante (BERNARD, 1988), na qual foi estabelecida uma relao de familiaridade e confiana entre a pesquisadora e os componentes dos grupos o que permitiu a vivncia dos

37 fenmenos scio-culturais para futura seleo e definio dos problemas.

(ALBUQUERQUE, 2004). Em paralelo, a pesquisadora fez um dirio de campo, no qual aps cada visita, se registrava todas as observaes, sensaes e at pequenos dilogos que permitissem uma futura anlise crtica daquela vivncia.

4.3.2. ENTREVISTAS

Foram realizadas vinte entrevistas - oito em Paquet e doze em Santa Teresa - no perodo de janeiro a setembro de 2006. Este nmero refere-se a totalidade de participantes dos grupos. As pessoas que no tinham freqncia regular nas reunies e aquelas que entraram no grupo aps o incio da pesquisa no foram entrevistadas.

4.3.2.1. HISTRIA DE VIDA

Esta tcnica de coleta consiste em compreender o desenvolvimento da vida do sujeito investigado e traar com ele uma biografia que descreva sua trajetria at o momento atual. Pode-se dar uma nfase especial s relaes sociais do tema em questo (VICTORA, 2000). Lanou-se mo dessa tcnica para a percepo de trs aspectos de relevncia para melhor compreenso do uso de plantas medicinais:

38 a) A origem dos componentes do grupo; b) O grupo como prtica de sociabilidade e espao de relacionamento e promoo sade de seus participantes; c) Apreenso e transmisso do conhecimento de plantas medicinais.

Por meio desta tcnica pode-se captar o processo de memria e de reflexo crtica sobre as vivncias em condies sociais especficas, constatar valores, expectativas, ideais de vida, ponderaes, frustraes, e sofrimentos face aos vrios processos sociais vivenciados pelo entrevistado (VIERTLER, 2002; VICTORA, 2000).

4.3.2.2.. ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E FORMULRIOS

Foi realizado um roteiro de entrevista de natureza semi-estruturada (em anexo), ou seja, um roteiro com perguntas elaboradas previamente pela pesquisadora antes de ir a campo, o que permitiu flexibilidade e o aprofundamento de assuntos que poderiam vir a surgir (ALBUQUERQUE, 2004). No roteiro foi realizada uma pergunta especfica voc conhece alguma planta pra memria? - com objetivo de selecionar plantas, por processo de triagem guiada pela etnobotnica, com potencial de futura investigao de utilizao contra o Mal de Alzheimer (ORHAN, 2004). As entrevistas, previamente agendadas, foram realizadas nas unidades de sade ou nas residncias, com o auxilio de gravador e mquina fotogrfica. Na etapa final de cada entrevista foram aplicados formulrios (em anexo) com perguntas diretas para cada planta que foi citada no decorrer da entrevista.

39 4.3.3. COLETA E IDENTIFICAO DO MATERIAL BOTNICO

Ao decorrer das entrevistas foram feitas as coletas das plantas citadas nas hortas das unidades e nos quintais das residncias de alguns entrevistados. Muitas plantas no foram coletadas, pois ao serem citadas, os informantes muitas vezes se remetiam a um tempo passado e outro lugar diferente do que residiam atualmente. Tambm no foram coletadas as plantas compradas em feiras e supermercados como hortalias e frutas. Trinta e oito plantas foram coletadas e herborizadas. Essas foram analisadas e identificadas pelas bilogas botnicas Mariana Reis de Brito do Museu Nacional UFRJ e Ins Machline Silva do Jardim Botnico do Rio de Janeiro. Vinte e oito plantas foram depositadas no herbrio da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As demais encontramse em fase de identificao. Algumas espcies citadas nas entrevistas, que se encontravam cultivadas nas hortas das unidades pesquisadas foram identificadas e suas exsicatas encontram-se depositadas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Com relao s demais plantas citadas nas entrevistas que no puderam ser coletadas e identificadas, seus supostos nomes cientficos foram obtidos de literatura especfica de plantas medicinais.

40 4.4. ANLISE DOS DADOS

A partir dos dados obtidos nas entrevistas foram construdos algumas tabelas e grficos com o auxlio do programa Microsoft Excel dando nfase a diversos aspectos como: famlia botnica, formas de preparo e indicaes teraputicas. Lanou-se mo de um processo de traduo e decodificao dos dados obtidos ao longo do trabalho de campo (dados micos) para a linguagem cientfica (dados ticos) com a finalidade de tornar a informao mais compreensvel ao universo acadmico e facilitar o agrupamento e padronizao dos dados para comparaes futuras. O ponto de vista mico corresponde ao modelo particular ao sistema em estudo, j o tico corresponde a um nvel de anlise e discusso no necessariamente relacionado ao sistema estudado, e sim a um nvel "neutro" de descrio e anlise pertencente ao pesquisador (VIERTLER, 2002; GEERTZ, 2002). Os dados obtidos sobre a forma de uso e preparo das plantas citadas foram traduzidos e agrupados respeitando a classificao de preparo de formas farmacuticas conhecidas (PRISTA, 1981). Os dados obtidos sobre as indicaes teraputicas foram traduzidos e agrupados de acordo com o sistema mdico convencional, seguindo a dcima reviso da Classificao Internacional de Doenas e Problemas Relacionados Sade (CID-10) adotada pela Organizao Mundial de Sade (OMS), que agrupa doenas e sintomas em 21 categorias (DATASUS, 2006), como pode ser observado na tabela a seguir:

41 QUADRO1: Dcima reviso da Classificao Internacional de doenas e problemas relacionados a sade ( CID-10) (DATASUS, 2006). I - Algumas doenas infecciosas e parasitrias II - Neoplasias [tumores] III - Doenas do sangue e dos rgos hematopoticos e alguns transtornos imunitrios IV - Doenas endcrinas, nutricionais e metablicas V - Transtornos mentais e comportamentais VI - Doenas do sistema nervoso VII - Doenas do olho e anexos VIII - Doenas do ouvido e da apfise mastide IX - Doenas do aparelho circulatrio X - Doenas do aparelho respiratrio XI - Doenas do aparelho digestivo XII - Doenas da pele e do tecido subcutneo XIII - Doenas do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo XIV - Doenas do aparelho geniturinrio XV - Gravidez, parto e puerprio XVI - Algumas afeces originadas no perodo perinatal XVII - Malformaes congnitas, deformidades e anomalias cromossmicas XVIII - Sintomas, sinais e achados anormais de exames clnicos e de laboratrio, no classificados em outra parte XIX - Leses, envenenamento e algumas outras conseqncias de causas externas XX - Causas externas de morbidade e de mortalidade XXI - Fatores que influenciam o estado de sade e o contato com os servios de sade

42

4.4.1. ANLISE QUANTITATIVA

A anlise quantitativa dos dados obtidos nas entrevistas foi realizada atravs do seguinte ndice:

a) Importncia Relativa (IR) (BENNET & PRANCE, 2000; ALBUQUERQUE, 2004). Neste ndice estabelecido que uma planta mais importante, quanto mais verstil ela for (maior nmero de indicaes a planta apresentar). O valor mximo que uma espcie pode obter 2. O clculo feito de acordo com a frmula abaixo:

IR = NSC + NP, onde: NSC = nmero de sistemas corporais. NP = nmero de propriedades.

NCS dado pelo nmero de sistemas corporais tratados por uma determinada espcie (NSCE) sobre o nmero total de sistemas corporais tratados pela espcie mais verstil (NSCEV). NSC = NSCE / NSCEV

NP o nmero de propriedades atribudas para uma determinada espcie (NPE) sobre o nmero total de propriedades atribudas espcies mais verstil (NPEV).

NP = NPE / NPEV

43 Este ndice foi escolhido por ser um ndice prprio para plantas medicinais, pois possvel se basear Classificao Internacional de Doenas adotada pela OMS j descrita nesse captulo quando se classifica as indicaes nos sistemas corporais. Outra razo para essa escolha foi utilizao desse ndice em trabalhos com grupos em outros bairros do Rio de Janeiro (BRITO, 2006; PATZLAFF, 2006) para posterior comparao dos resultados.

4.4.2. LEVANTAMENTO BIBLIOGRFICO

Para a elaborao do estado da arte das plantas citadas nesta pesquisa com indicao para memria, foi realizado o levantamento bibliogrfico nas bases de dados informatizadas Science Direct e Portal Capes alm de livros e revistas da literatura pertinente.

44

5. RESULTADOS E DISCUSSO
5.1. ASPECTOS SOCIAIS

Esta pesquisa foi realizada com integrantes dos grupos de Fitoterapia de Santa Teresa e Paquet que esto ligados as atividades do Programa de Fitoterapia nas unidades CMS Ernani Agrcola e UIS Manuel Arthur Villaboim, respectivamente. Os Grupos de Fitoterapia so encontros que acontecem semanalmente com pessoas da comunidade e profissionais de sade e discutem questes sobre plantas medicinais, auto-cuidado e promoo sade. Os grupos de Fitoterapia so espaos de dilogo e aproximao entre a realidade da comunidade envolvida, onde se exerce as prticas populares de sade e o ambiente institucionalizado e acadmico do SUS. No primeiro ano de pesquisa (2005), durante a observao participante, foi possvel perceber questes sociais de relevncia, para a compreenso do significado dos saberes e prticas em plantas medicinais do ponto de vista dos participantes dos grupos. Estas questes puderam ser mais bem compreendidas no segundo ano da pesquisa (2006), no momento das entrevistas, quando foram realizadas perguntas referentes a elas. Foram realizadas 20 entrevistas, sendo 12 em Santa Teresa e 8 em Paquet, o que representou a totalidades dos participantes dos grupos no perodo da pesquisa. Do total dos entrevistados 80% eram mulheres e 20% eram homens. A faixa etria variou entre 44 e 84 anos sendo que 70 % eram idosos (mais de 60 anos).

45

5.1.1. HISTRICO E CARACTERIZAO DOS GRUPOS

5.1.1.1. PAQUET

O grupo de Fitoterapia de Paquet foi o primeiro a ser formado. Teve incio em 1996 no Solar Del Rei, situado na Rua Prncipe regente, e comeou fazendo parte das atividades do Programa de Sade da Famlia (PSF) que englobava diversas atividades como reunies, palestras e a formao de grupos como o Grupo da Hipertenso, Grupo da Biodana e Grupo da Fitoterapia. Sob a coordenao da mdica do Programa de Sade da Famlia Dra. Mrcia Augusta Pereira dos Santos, o grupo era composto de muitas senhoras que participavam de todas essas atividades. Nesta poca, foi formada uma horta neste espao que logo se tornou pequeno para o cultivo das Plantas medicinais. Por conta da necessidade de um espao maior para este cultivo, atravs de uma parceria com a Escola Municipal Pedro Bruno, o grupo de fitoterapia foi transferido para um local dentro desta escola que anteriormente funcionava como rea de cultivo de hortalias para consumo nas refeies escolares. Esta parceria possibilitou o envolvimento dos alunos adolescentes da escola e os professores de Histria, Biologia e Artes que participavam de atividades prticas que complementavam o contedo curricular de suas aulas. Em 1998, no processo de implantao da horta de plantas medicinais, os alunos e os agentes de sade, sob a coordenao da Dra. Mrcia Augusta, realizaram uma pesquisa etnobotnica com a comunidade com a finalidade de se verificar as plantas mais

46 utilizadas. Baseado nessas informaes, foram selecionadas as plantas para o cultivo na horta (SANTOS & REIS; 1998). Um exemplo deste intercmbio entre o grupo de fitoterapia e a escola foi a realizao de um passeio de barco pelo Rio Suru e pelos manguezais do fundo da Baa da Guanabara. Nesta ocasio, o professor de biologia mostrava aos adolescentes e aos idosos a importncia ecolgica daquele ecossistema e a necessidade de sua preservao. Atualmente, elas se renem toda semana as quintas-feiras tarde e tem a liderana da farmacutica do Programa de fitoterapia Dra. Emlia Gombarovits e da tcnica agrcola Selma Moraes. Tambm participam das reunies os funcionrios da empresa de jardinagem terceirizada contratada pelo Programa. Eles tm a funo de fazer os trabalhos mais pesados da horta j que as senhoras componentes do grupo j esto bem idosas. Nas reunies, elas sempre discutem sobre os cuidados da horta e alguns problemas como: falta dgua para a rega, lixo, etc. A horta o foco principal da reunio do grupo de Paquet. No perodo da pesquisa existia um rodzio entre as senhoras de rega das plantas: cada dia da semana uma senhora era responsvel por ir at l e fazer a rega de todos os canteiros da horta. Em diversos momentos pode-se notar que as senhoras ficavam muito indignadas, at ameaavam a abandonar o grupo, quando a horta estava, segundo elas, mal cuidada por diversos motivos. Um dos momentos de grande importncia para o grupo de Paquet so as comemoraes de aniversrio e de fim de ano. As senhoras se dedicam a fazerem tortas, bolos, salgadinhos e passam tarde ali na horta comentando suas receitas e recebendo elogios uma das outras. Nessas ocasies elas sempre se unem e compram um bom presente

47 para o aniversariante. Eventualmente os maridos dessas senhoras participam das reunies e das outras atividades do grupo com exceo de Seu Luis, marido de Dona Ceclia, que acompanha a esposa em todas as reunies, mas no se considera do grupo. O grupo de fitoterapia uma das muitas atividades em grupo dessas senhoras. Elas participam da biodana, grupo de teatro da terceira idade, curso de bordado e hidroginstica. As aulas de biodana so bem tradicionais em Paquet. realizada h 10 anos s teras-feiras no Solar Del Rei (local onde se situava a horta antes de ser no colgio) e composto de mais de 20 senhoras e muitas delas j foram integrantes do grupo de fitoterapia.

5.1.1.2. SANTA TERESA

O grupo de Fitoterapia de Santa Teresa merece destaque entre os outros grupos do Programa de Fitoterapia, pois tambm foi um dos primeiros a serem criados e atualmente, um dos grupos mais ativos e diversos culturalmente dentro do Programa. Pode-se dizer que o grupo teve incio em 1998, quando foi realizado em Santa Teresa um curso de Formao Tcnica em Fitoterapia e Terapias Corporais com o Projeto de Capacitao de Jovens para a Prtica de Preveno Sanitria em parceria com a Fiocruz e financiamento do fundo de amparo ao trabalhador que possibilitou a implantao da Oficina Farmacutica da unidade. Nesse curso, jovens da comunidade aprenderam tcnicas de manipulao de fitoterpicos na Oficina Farmacutica do CMS Ernani Agrcola e participaram do plantio de espcies medicinais numa comunidade carente do bairro. Desses alunos, muitos entraram para o mercado de trabalho, nas reas de manipulao, pesquisa e at na prpria prefeitura, como por exemplo, o Oficial de

48 Farmcia Jadson Ramos que atualmente funcionrio da prefeitura e coordenador do grupo de usurios de Santa Teresa. Segundo ele, esta iniciativa mudou completamente a minha vida profissional. Em 1999, a coordenadora do Programa de Fitoterapia, Dra. Maria Carmen P. Reis, ao realizar uma palestra para divulgao do programa, convidou a psicloga do CMS Ernani Agrcola Arlete Batista para coordenar o grupo de usurios dessa unidade. No ano seguinte ocorreu o Curso de Plantas Medicinais na unidade voltado para os usurios e ministrado pela equipe de mdicos e farmacuticos do Programa de Fitoterapia. A partir da moradores do bairro comearam a se reunir periodicamente s quartas feiras pela manh. As primeiras atividades do grupo foram o cultivo de diversas mudas de espcies medicinais em vasos, j que naquela poca ainda no havia o terreno destinado para a horta. Em 2003, em funo de uma obra no posto de sade, foi possvel ter acesso a uma rea que anteriormente servia como depsito de entulho e lixo, o que em conseqncia trazia insetos e roedores para aquele local. Esta rea insalubre e intil se transformou num espao de convivncia do grupo e de cultivo de plantas medicinais que so utilizadas pela comunidade e tambm servem de matria-prima para a produo de medicamentos fitoterpicos na Oficina Farmacutica da unidade. Dentre as diversas atividades do grupo, houve diversas visitas a outras unidades de sade que desenvolvem atividades com o Programa de Fitoterapia e outras instituies ligadas ao tema como, por exemplo: Jardim Botnico, UFRRJ, Orquidrio Aranda, Criao de cabras Capril e Fazenda Modelo. O grupo tambm teve participao em eventos ligados a plantas medicinais como congressos, feiras e encontros.

49 Em Maio de 2006 o grupo passou por um momento difcil de perda de sua lder, Arlete Batista, que faleceu subitamente por um aneurisma cerebral. Este momento de tristeza fez com que o grupo se unisse mais ainda e desse continuidade as atividades que Arlete desenvolvia com tanta obstinao. Arlete sempre lembrada nos eventos do grupo com muita emoo pelos seus componentes. Atualmente a liderana do grupo realizada pelo oficial de farmcia da unidade Jadson Ramos. Em junho do mesmo ano, o grupo foi tema de um bloco do programa Globo Reprter na Rede Globo no qual relatava sobre Medicinas Alternativas. Este fato causou um impacto social positivo para o grupo e para o Programa de Fitoterapia por conta da grande audincia desta emissora. Os componentes do grupo ficaram muito felizes e

orgulhosos ao se verem na televiso fazendo um trabalho to importante para a comunidade. Vrias pessoas compareceram nas reunies seguintes interessadas em participar. A coordenadora do Programa, Dra. Maria Carmen, recebeu inmeros telefonemas e e-mails de elogios e pedidos de maiores informaes. Esta reportagem tambm serviu de incentivo de novos grupos que esto se formando em bairros da zona oeste da cidade. Em seguida, em julho de 2006, o grupo teve participao no evento artstico anual Arte de Portas Abertas. Seus componentes se dividiram em dois atelis de artistas para a venda de mudas de plantas medicinais e esclarecimentos sobre as atividades do grupo no bairro, j que o grupo se tornou popular por conta da reportagem da televiso.

50

5.1.2.

ORIGEM DOS COMPONENTES DOS GRUPOS

Muitos dos entrevistados vieram para o Rio de Janeiro por conta do fenmeno da migrao ocorrido nas dcadas de 50 e 60 e trouxeram consigo seus hbitos e costumes, dentre outros, o uso de plantas medicinais. Este fato ilustra a diversidade cultural existente nos grupos estudados e reflete uma caracterstica da cidade do Rio de Janeiro. Nas conversas informais e nas entrevistas, pde-se notar que eles se remetem a fatos ocorridos na infncia em um ambiente rural, onde o convvio com os pais e avs era constante nas atividades do dia a dia. Muitos dos entrevistados relataram que o motivo que levou a procura do grupo de fitoterapia, foi a identificao cultural com o uso das plantas medicinais e a possibilidade de relembrar os hbitos do passado. Em um trecho da entrevista, Sr. ureo, integrante do grupo de Santa Teresa, ilustra essas observaes:

Ele (o av) tratava, ensinava remdio pra todo mundo e eu fui aprendendo tambm. Ele plantava e colhia as plantas, fazia remdio pros outros. Ele era raizeiro naquela poca. Curava mordida de cobra atravs das plantas. Ele morava no interior de Minas, perto de Belo Horizonte, em Martins Campos. Fui pra l com trs anos pra ficar na companhia dele e sa de l com 18 anos. Depois ns viemos pra capital.

51

5.1.3. GRUPO COMO PRTICA DE SOCIABILIDADE

Na sociedade atual, h um conjunto de representaes relativas aos valores dominantes na sociedade como o individualismo, a competio e o consumismo (LUZ, 2005). As relaes em famlia e no trabalho se tornaram superficiais formando indivduos isolados, egostas e socialmente doentes. Pessoas da terceira idade sentem este isolamento social em algumas situaes: na famlia, os netos e filhos no tm tempo para se relacionarem com os idosos; no h mais relaes de trabalho, pois certamente j se aposentaram e no h continuidade nessas relaes e, ainda, dentro de uma grande cidade como o Rio de Janeiro os idosos sempre so alvo de assaltos e desrespeito nas ruas; por estes e outros motivos, o isolamento social uma realidade na vida de uma pessoa da terceira idade. Os grupos de fitoterapia funcionam como focos de solidariedade para preencher de sentidos a lacuna social das relaes vazias da sociedade ps-moderna. Nos grupos, seus participantes organizam eventos, como: visita a outras hortas de plantas medicinais e at excurses para outras cidades. Os participantes criam uma rede de amizades recuperando a vida social e a auto-estima, como observou Luz (2005), nas aulas de dana de salo tambm no Rio de Janeiro. A participao dos componentes do grupo em atividades da horta (plantio, rega, colheita) e nas tarefas da Oficina Farmacutica faz com eles se sintam teis nesse espao recuperando a auto-estima perdida. Este trecho da entrevista de Sra. Marli, integrante do grupo de Paquet, ilustra essa situao:

52

Hoje eu me senti como gente, me senti vaidosa quando a Emlia pegou as plantas que a gente plantou pra fazer o xarope. Eu ajudei a fazer, colocar no vidro e colocar o rtulo. A gente parece que vive mais, aqui a gente aprende e a gente ensina.

5.1.4. APREENSO E TRANSMISSO DO CONHECIMENTO

Os grupos de fitoterapia, por estarem inseridos em um contexto urbano, absorvem uma diversidade de informaes vindas dos meios de comunicao de massa e at, mais recentemente, informaes extradas da Internet. A nova forma de aquisio do conhecimento dos integrantes dos grupos, pode ser interpretada como uma transformao do conhecimento tradicional em uma forma mais prxima da realidade ps-moderna. Nas entrevistas, procurou-se saber sobre a origem do conhecimento em plantas medicinais e a transmisso do mesmo. Observou-se uma diversidade nas formas de apreenso e transmisso do conhecimento devido s diferenas culturais e socioeconmicas dentro do mesmo grupo. Estas foram: transmisso oral dentro do ncleo familiar, pelo rdio, televiso, livros e at pela internet. O grupo de Fitoterapia foi citado tambm como fonte de aprendizado atravs das trocas entre os participantes e das palestras e cursos que eventualmente ocorriam. Esta multiplicidade de fontes, formas e origem do aprendizado, ligada a saberes tradicionais ou atuais, se encontram justapostos uns aos outros, se complementando, para a formao de um modelo nico, novo e diferente das influncias

53 anteriores. Este fenmeno cultural caracterstico da ps-modernidade globalizada e esto seguramente presentes na Medicina Popular nos grandes centros urbanos atualmente (LUZ, 2005). Este trecho da entrevista de Sra. Celeste, participante do grupo de Paquet, ilustra a variedade de fontes de aprendizado que ela teve:

Eu me interesso. Se eu ler num jornal ou numa revista uma recita de ch, a eu recorto. Na televiso eu sempre assisto. (...) O ch, se voc no fizer ele como deve, ele faz mal, no se deve tomar em grande quantidade. Eu aprendi com a minha me, a minha famlia toda usa isso. (...) S podemos tomar o ch durante uma semana, depois tem que parar. Isso eu aprendi aqui com a Dra. Mrcia, ela dava aula pra gente.

Quando foi perguntado se seus filhos e netos usavam plantas medicinais, muitos relataram a seguinte situao: at usavam, mas no participavam do processo de preparo, sempre recorriam aos mais velhos. Pode-se notar, em raros casos, que ainda h processos de transmisso oral dentro do ncleo familiar, como relatou Sra. Martha, integrante do grupo de Santa Teresa:

54 A minha filha mais velha usa plantas medicinais. Os outros dois so muitos desligados. Em parte eu acho que eu ensinei para eles, pois eu sempre usei com eles, ela tem uma horta em casa e usa muito com filha dela. Sempre quando vou visit-la, a minha neta fica me perguntando pra que serve aquelas plantas e ento eu explico que so pra fazer ch.

5.2. LEVANTAMENTO ETNOBOTNICO

5.2.1. ASPECTOS BOTNICOS

Foram citadas nas entrevistas 73 espcies vegetais diferentes agrupadas em 33 famlias que esto relacionadas na tabela 01( pg. 55). Na tabela 02 (pg. 59), as 73 espcies citadas esto relacionadas em ordem alfabtica pelo nome popular com as suas formas de uso, parte usada, indicaes etnofarmacolgicas, o CID a qual as indicaes foram classificadas e o ndice de Importncia Relativa, que sero discutidos posteriormente. Na tabela 03 (pg. 65), esto relacionadas as plantas que foram coletadas, identificadas e herborizadas no Herbrio do Instituto de Biologia da UFRJ e no Herbrio do Instituto de Biologia da UFRRJ.

55 Tabela 01: Famlias das espcies vegetais citadas nas entrevistas em Santa Teresa e Paquet: FAMLIA ALISMATACEAE ANACARDIACEAE APIACEAE ASTERACEAE NOME CIENTFICO Echinodorus macrophylus Mitch. Mangifera indica L. Foeniculum vulgare Mill. Artemisia sp. Baccharis trimera (Less.) DC. NOME POPULAR chapu de couro mangueira funcho ou erva doce artemsia carqueja

Chamomilla recutita (L.) Rauschert. camomila Mikania glomerata Spreng. Eupatorium maximiliani Schrader. Solidago chilensis Meyen Arnica Montana L. Vernonia condensata Baker Calendula officinalis L. BORAGINACEAE Cordia verbenacea DC. guaco arnica do mato arnica arnica alum calndula baleeira preta, erva baleeira agrio mostarda sabugueiro mamo macho erva-de-santa-maria cana-do-brejo

BRASSICACEAE

Nasturtium officinale R. Br. Brassica rapa L.

CAPRIFOLIACEAE CARICACEAE CHENOPODIACEAE COSTACEAE

Sambucus australis Cham&Schldl Carica spp. Chenopodium ambrosioides L. Costus sp.

56

FAMLIA CRASSULACEAE

NOME CIENTFICO Kalanchoe pinnata (Lam.)Pers. Kalanchoe brasiliensis Camb

NOME POPULAR fortuna Saio

CURCURBITACEAE EQUISETACEAE EUPHORBIACEAE

Curcubita spp. Equisentum sp. Jatropha gossypiifolia L. Jatropha multifida L. Phyllanthus tenellus L. Euphorbia pilulifera L

abbora cavalinha pinho roxo metiolate quebra-pedra erva-de-santa-luzia ginkgo-biloba boldo alevante, levante alecrim melissa erva-maca poejo Alfavaca canela Louro

GINKGOACEAE LAMIACEAE

Ginkgo biloba L. Plectrantus barbatus Andrews Mentha gentilis L. Rosmarinus officinalis L. Melissa officinalis L. Leonurus sibiricus L. Mentha pulegium L. Ocimum selloi Benth.

LAURACEAE

Cinnamomum zeylanicum Breyn Laurus mobilis L

57

FAMLIA LILIACEAE

NOME CIENTFICO Allium spp. Aloe Vera (L.) Burm. f. Allium sativum L

NOME POPULAR cebola babosa alho anis-estrelado algodo dormideira amora cravo pitanga goiabeira eucalipto maracuj, maracujina capeba transagem cabelo-de-milho capim-limo capim-p-de-galinha

MAGNOLIACEAE MALVACEAE MIMOSOIDEAE MORACEAE MYRTACEAE

Illicium verum Hook. Gossypium hirsutum L. Mimosa pudica L. Morus rubra L. Syzygium aromaticum (L.) Merr. et Perry Eugenia uniflora L. Psidium guajava L. Eucalyptus globulus Labill

PASSIFLORACEAE PIPERACEAE PLANTAGINACEAE POACEAE

Passiflora alata Curtis Piper umbellatum L. Plantago major L. Zea mays L. Cymbopogon citratus (DC) Stapf Euleusine indica L.

PUNICACEAE

Punica granatum L.

rom

58

FAMLIA

NOME CIENTFICO

NOME POPULAR

RUTACEAE

Citrus limon (L) Burm. F.

Limo

Citrus aurantium L. SOLANACEAE Solanum americanum Mill.

laranja-da-terra alva-moura

THEACEAE VERBENACEAE

Camellia sinensis(L.) Kuntze Aloysia gratissima Gill. et Hook. Lippia alba (Mill.) N.E.Br.

ch-verde alfazema erva-cidreira gengibre curcuma colnia

ZINGIBERACEAE

Zingiber officinale Roscoe Curcuma longa L. Alpinia zerumbet (Pers.)Burtt&R.M.Sm.

SEM IDENTIFICAO

Batata da samambaia* cervejinha* hortel do mato* palma* marcelinha* piracaia**

* Estas plantas no foram coletadas e nem encontrada nenhuma referncia na literatura pesquisada.

** Esta planta foi coletada e herborizada mas no foi identificada pelos botnicos.

59

Tabela 02: Levantamento etnobotnico entre os participantes dos grupos de Fitoterapia de Santa Teresa e Paquet NOME NOME CIENTFICO FORMAS DE PARTE INDICAES CID POPULAR USO USADA ETNOFARMACOLGICAS abbora Curcubita spp. gotas do sumo no flor dor de ouvido VIII ouvido agrio Nasturtium officinale xarope folha e gripe e febre I, XVIII R. Br. caule alecrim Rosmarinus officinalis ch e tintura no folha e hemorridas , infeces no intestino, XI,VI L. vinho branco caule memria alevante alfavaca alfazema algodo alho alum Mentha gentilis L. Ocimum selloi Benth. Aloysia gratissima Gill et Hook banho de cabea e ch xarope junto ao travesseiro folha e caule folha folha e caule flor bulbo folha frutos folha frutos folha e caule falta de memria, quando se est desvitalizada, desmotivada, "pra baixo" gripe e tosse mente cansada, falta de memria dor de ouvido gripe e febre distrbios alimentares, ajuda a eliminar as toxinas, bom para o colesterol para curar machucados internos, tombos aliviar o climatrio, reposio hormonal, problemas de hormnio excesso de umidade , falta de memria contuses, machucados VI, X I, X VI VIII I, XVIII XI, IV XIX IV VI, XVIII XIX IR 0,37 0,75 0,87 1 0,75 0,5 0,37 0,75 0,87 0,5 0,62 0,75 0,5

Gossypium hirsutum L. gotas do sumo no ouvido Allium sativum L. ch Vernonia condensata ch Baker ch ch ch para banho emplastro

alva Moura Solanum americanum Mill. amora Morus rubra L. anis estrelado arnica Illicium verum Hook Solidago chilensis Meyen

60

NOME NOME CIENTFICO POPULAR arnica Arnica Montana L. arnica do mato artemsia babosa batata da samambaia boldo Eupatorium maximiliani Schrader. Artemisia spp. Aloe vera (L.) Burm.f. No identificado Plectrantus barbatus Andrews

FORMAS DE USO creme 10% ch, banho e emplastro ch suco tintura para massagem macerado, ch e banho

PARTE USADA flor folha folha folha folha folha

INDICAES ETNOFARMACOLGICAS inflamao na perna para baixar o colesterol, tumor no osso, toro do p aliviar o climatrio coqueluche, bronquite, queimadura dores no corpo

CID IX IV, XIII IV X, XIX XVIII

IR 0,37 0,87 0,37 0,87 0,37 2

cabelo de Zea mays L. ch milho calndula Calendula officinalis L. ch para banho, sabonete e xampu camomila Chamomilla ch e banho recutita(L.) Rauschert cana do Costus sp. ch brejo

problemas estomacais, boca amarga, XI, XIX, problemas no fgado, intoxicao do VI, XVII fgado por produtos qumicos txicos, quando come uma comida gordurosa ou um cervejinha, bom para dormir bem, quando se est vulnervel ou deprimido. estigma diurtico, reteno de urina, cistite XIV flor flor folha e caule para curar as feridas e coceiras da catapora falta de memria, pra refrescar a mente, insnia problemas nos rins e bexiga, cistite XII VI, XVIII XIV

0,62 0,5 0,87 0,62

61

NOME NOME CIENTFICO POPULAR canela Cinnamomum zeylanicum Breyn. capeba Piper umbellatum L.

FORMAS DE USO junto ao travesseiro ch ch ch para bochecho ch ch ch ch ch ch ch junto ao travesseiro

PARTE USADA casca folha folha raiz folha planta inteira casca raiz folha folha folha frutos

INDICAES ETNOFARMACOLGICAS mente cansada, falta de memria, tosse estimulante das funes estomacais, hepticas e pancreticas Resfriado, calmante inflamao no dente problemas no estomago e fgado. Para quem quer emagrecer artrose, amenizar os efeitos indesejveis da radioterapia para cncer e do uso de cortisona indigesto, diarria ( momentos de crise) problemas nos rins antioxidante, para o sistema imune Reumatismo, artrite, calmante. presso alta mente cansada, falta de memria

CID VI, X XI I, VI XI XI, IV XIII, XIX XI XIV III, IV XIII, VI IX VI

IR 0,87 0,62 0,75 0,37 0,87 0,87 0,5 0,37 0,75 0,87 0,37 0,5

capim limo Cymbopogon citratus (DC.) Stapf. capim p de No identificado galinha carqueja cavalinha cebola cervejinha ch verde chapu de couro colnia cravo Baccharis trimera (Less.) DC. Equisentum sp. Allium spp. No identificado Camelia sinensis ( L.) Kuntze Echinodorus macrophyllus Mitch. Alpinia zerumbet (Pers.)Burtt&R.M.Sm. Syzygium aromaticum (L.)Merr. et Perry

62

NOME NOME CIENTFICO POPULAR curcuma Curcuma longa L. dormideira erva baleeira No identificado

FORMAS DE USO tintura ch para uso externo

PARTE USADA raiz planta inteira folha folha folha folha fruto folhas folha folha

INDICAES ETNOFARMACOLGICAS para baixar o colesterol dor, inflamao bom pra tudo, gripe e tosse depresso, para estomago e para acalmar, insnia verme na vista Lombrigueiro mente cansada, falta de memria, pra refrescar a mente mal estar de fgado e de estomago gripe e febre Inchao nos ps

CID IV XVIII I, X VI, XI I I VI, XVIII XI I IX

IR 0,37 0,5 0,87 1 0,37 0,37 0,87 0,5 0,5 0,37 0,37 1,12 1,12

Cordia curassavica banho e xarope (Jacq.) Roen. & Schult., erva cidreira Lippia alba (Mill.) N. ch E.Br. erva de Euphorbia pilulifera L. ch santa luzia erva de Chenopodium ch santa maria ambrosioides L. erva doce Pimpinella anisum L. ch e juntar ao travesseiro erva Maca Leonurus sibiricus L. ch ou macerado eucalipto fortuna funcho ou erva doce gengibre ginkgo Eucalyptus spp. Kalanchoe pinnata (Lam.) Pers. Foeniculum vulgare Mill. Zingiber spp. Ginkgo biloba L. xarope emplastro com pano ch ch para gargarejo, xarope cpsula

frutos e acalma a pessoa VI folhas raiz dor de garganta ( gargarejo com uma I, X, pitada de sal ), gripe e febre XVIII folha falta de memria, labirintite, VI, IX, circulao XVIII

63

NOME NOME CIENTFICO POPULAR guin Petiveria alliacea L. goiabeira guaco hortel do mato insulina laranja da terra limo louro mamo macho manga maracuj marcelinha melissa Metiolate Psidium spp. Mikania glomerata Spreng. No identificado Alternanthera brasiliana L. Citrus aurantium L. Citrus spp. Laurus nobilis L. Carica spp. Mangifera indica L.

FORMAS DE USO ch ch ch e xarope licor ou xarope ch ch e xarope ch ch xarope

PARTE USADA folha broto da folha folha folha folha folha fruto folha flor folha folha folha folha folha

INDICAES ETNOFARMACOLGICAS dor de cabea diarria, dor de barriga gripe e febre, tosse,catarro verme em crianas diabetes gripe e febre, tosse, calmante, expectorante, estimulante gripe e febre, tosse indigesto, diarria ( momentos de crise) gripe e tosse falta de memria, mal estar nervosismo, depresso, insnia, calmante febre de criana pequena insnia cortes, ferimentos

CID XVIII XI I, XVIII I IV I, XVIII, X, VI I, XVIII XI I, X VI, XVIII VI XVIII VI XIX

IR 0,37 0,5 1 0,37 0,37 1,75 1,12 0,5 0,75 0,75 0,75 0,37 0,37 0,5

ch para banho e juntar ao travesseiro Passiflora alata Curtis. ch No identificado Melissa officinalis L. Jatropha multifida L. ch ch emplastro

64

NOME NOME CIENTFICO POPULAR mostarda Brassica rapa L. palma No identificado

FORMAS DE USO cataplasma com mingau de fub quente macerado

PARTE USADA semente folha caule folha folha

INDICAES ETNOFARMACOLGICAS bronquite coqueluche cicatrizante de cortes externos dores articulares, para massagem gripe, febre, tosse

CID X I XIX XVIII I, X, XVIII I

IR 0,37 0,37 0,37 0,37 1,12 0,37 0,37 0,37 0,75 1,75

pinho roxo Jatropha gossypiifolia pingar a seiva no L. local piracaia No identificado gel 10% pitanga poejo Eugenia uniflora L. Mentha pulegium L. ch e xarope Xarope

folha e gripe caule quebra Phyllanthus tenellus L. ch folha e cistite XIV pedra caule rom Punica granatum L. ch para casca do dor de garganta ( gargarejo com uma X gargarejo fruto pitada de sal ) sabugueiro Sambucus australis ch para banho folhas e catapora , sair as toxinas XII, IV Cham&Schldl flores saio Kalanchoe brasiliensis emplastro com folha cortes , ferimentos, resfriado, toro XIX, do p, fortificante do pulmo, para XIII, X, I Camb. azeite, macerado pancada com gua ou com leite e xarope transagem Plantago major L. ch, bochecho e folha infeces na boca, imunoX, III in natura modulador, alimentao

0,87

65

Tabela 03: Relao das espcies identificadas e herborizadas REGISTRO NO HERBRIO 32688 RFA UFRJ 32689 RFA UFRJ 32690 RFA UFRJ 32691 RFA UFRJ 32692 RFA UFRJ 32693 RFA UFRJ 32694 RFA UFRJ 32695 RFA UFRJ 32696 RFA UFRJ 32697 RFA UFRJ 32698 RFA UFRJ 32699 RFA UFRJ 32700 RFA UFRJ 32701 RFA UFRJ 32702 RFA UFRJ 32703 RFA UFRJ 32704 RFA UFRJ 32705 RFA UFRJ FAMLIA Lamiaceae Asteraceae Euphorbiaceae Piperaceae Phytolacaceae Costaceae Asteraceae Boraginaceae Euphorbiaceae Lamiaceae Moraceae Commelinaceae Asteraceae Crassulaceae Punicaceae Asteraceae Verbenaceae Anacardiaceae ESPCIE Ocimum sp. Solidago chilensis Meyen Euphorbia pilulifera L Piper umbellatum L. Petiveria alliacea L. Costus sp. Vernonia condensata Baker Phyllantus tenellus L. Leonurus sibiricus L Morus rubra L. Commeliana sp. Eupatorium maximiliani Schrad & DC. Kalanchoe brasiliensis Camb. Punica granatum L. Vernonia polyanthes Less. Aloysia gratissima Gill et Hook Mangifera indica L. . LOCAL DE COLETA paquet santa teresa paquet casa do Z Andrade santa teresa santa teresa casa do Z Andrade santa teresa paquet casa do Z andrade Casa da Sebastiana paquet paquet santa teresa santa teresa casa do Z Andrade casa do Z Andrade

Cordia curassavica (Jacq.) Roen & Schult paquet

66

REGISTRO NO HERBRIO 32706 RFA UFRJ 32707 RFA UFRJ 32708 RFA UFRJ 32709 RFA UFRJ 32710 RFA UFRJ 32711 RFA UFRJ 32712 RFA UFRJ 32713 RFA UFRJ 32714 RFA UFRJ 32715 RFA UFRJ 203 IB UFRRJ 204 IB UFRRJ 26903 IB UFRRJ

FAMLIA Passifloraceae Myrtaceae Amaranthaceae Lamiaceae Equisetaceae Laminaceae Lythraceae Asteraceae Asteraceae Crassulaceae Alismataceae Plantaginaceae Lamiaceae

ESPCIE Passiflora alata Curtis. Eugenia uniflora L. Alternanthera brasiliana L. Rosmarinus officinalis L. Equisetum sp. Ocimum basilicum L. Cuphea cartaginensis (Jacq.)J.F.Macbr. Vernonia condensata Baker Baccharis trimera (Less.) D.C. Kalanchoe pinnata (Lam.)Pers. Echinodorus macrophyllus Mitch Plantago major L. Plectranthus barbatus Andrews

LOCAL DE COLETA santa teresa casa do Z Andrade casa do Seu Jorge casa do Z Andrade paquet paquet casa do Z Andrade santa teresa UFRRJ casa do Z Andrade UFRRJ UFRRJ UFRRJ

67

Dentre as trinta e quatro famlias citadas no levantamento etnobotnico, as famlias de maior representatividade foram Asteraceae e Lamiaceae o que acompanha o perfil de diversos estudos etnobotnicos no mundo, no Brasil (BENNET & PRANCE, 2000) e tambm no Rio de Janeiro, como observou Azevedo & Silva (2006) em uma pesquisa em mercados e feiras livres desta cidade. As famlias botnicas mais citadas esto representadas no grfico a seguir (grfico 1). Considerou-se outras, as plantas citadas at cinco vezes. A fatia que representa sem identificao faz referncia as plantas no coletadas e no encontradas na bibliografia.

outras 35%

Asteraceae 12%

Crassulaceae 5%

Euphorbiaceae 4% Lamiaceae 10% sem identificao 5% Zingiberaceae 4% Rutaceae 8% Myrtaceae 8% Lauraceae 4% Liliaceae 5%

Grfico1: representatividade das famlias botnicas nas citaes do levantamento etnobotnico nos grupos de Paquet e Santa Teresa.

68

5.2.2.

FORMAS DE USO E PREPARO

Nas entrevistas, para cada planta que o entrevistado falou, era perguntada a forma de uso e de preparo. Para facilitar o agrupamento dos dados foi feita uma traduo dos diversos termos citados (do mico para o tico) de acordo com as definies encontradas na literatura pertinente (PRISTA, 1981; FARMACOPIA BRASILEIRA, 1988; LORENZI & MATOS, 2002; SCHULZ, 2001). As formas de uso das plantas medicinais mais amplamente difundidas na medicina popular j eram descritas em cdigos, mementos e matrias mdicas desde a antiguidade, o que vem a demonstrar que esse conhecimento foi apropriado pela tecnologia farmacutica com conseqente desenvolvimento e otimizao dos processos extrativos e de produo de formas farmacuticas definidas. Nesta pesquisa foram citados usos de plantas medicinais em formas tecnicamente elaboradas como xampus, cremes, tinturas, gis e cpsulas. Isso pode ser explicado pelo perfil urbano do local de pesquisa e pelo acesso dos entrevistados a drogarias e farmcias de manipulao.

69

emplastro 8% cha 48% macerado 8%

banho 6%

outros 3%

travesseiro 3%

tintura 4%

cpsula 3%

xarope 17%

Grfico 2: representatividade nas formas e preparo de uso das plantas medicinais citadas no levantamento etnobotnico dos grupos de fitoterapia de Santa Teresa e Paquet

5.2.2.1. DEFINIO E AGRUPAMENTO DOS TERMOS

a) EMPLASTRO: Segundo Prista (1981) So formas farmacuticas destinadas ao uso externo, com consistncia firme, que no se liquefazem a 37C, mas que se tornam moles formando massas plsticas, flexveis adesivas. Classificouse nesta categoria as preparaes com plantas que so colocadas diretamente na pele para tratamento de feridas e queimaduras (babosa e o metiolate) e para dores articulares como a arnica-do-mato , o saio e a fortuna. Segundo os entrevistados, essas plantas devem ser amarradas com um pano no local desejado. Adicionou-se categoria o cataplasma com mingau de fub e semente de mostarda, citado por uma informante.

70 Segundo Prista (1981), o que difere o emplastro do cataplasma a adio de algum farinceo junto com a planta.

b) MACERADO: Segundo Prista (1981) definido como: So solues extrativas obtidas fazendo atuar a gua, temperatura ambiente, sobre uma sustncia previamente submetida a um processo de diviso grosseira. Nesta categoria esto os preparados de boldo e saio para uso interno que tambm eram chamados pelos entrevistados de suco ou sumo da planta.

c) CH: O ch foi a forma de uso mais citada nesta pesquisa, alcanando 48% das citaes de uso de plantas medicinais. Diversas pesquisas tambm apresentaram esse resultado (SILVA, 2006; PARENTE, 2001) o que afirma o amplo uso desta forma de uso na medicina popular. O preparo de remdios com gua, atravs de decoco ou infuso, e sua administrao em forma de ch fazem destes uma forma de tratamento barata, rpida e de fcil acesso. Essa combinao de fatores pode justificar seu amplo uso na Medicina Popular. Mediante a tal popularidade, a o Ministrio da Sade elaborou uma norma que define e regula produtos denominados ch. A definio oficial de ch segundo a Portaria N 519, de 26 de junho de 1998 a seguinte: so produtos constitudos de partes de vegetais, inteiras, fragmentadas ou modas, obtidos por processos tecnolgicos adequados a cada espcie, utilizados exclusivamente na preparao de bebidas alimentcias

71 por infuso ou decoco em gua potvel, no podendo ter finalidades

farmacoteraputicas (BRASIL,1998). Posteriormente, essa legislao foi revogada pela RDC N 277 de 22 de Setembro de 2005 que aprova o "REGULAMENTO TCNICO PARA CAF, CEVADA, CH, ERVA-MATE E PRODUTOS SOLVEIS". Nesta resoluo, o uso de ch restrito finalidade alimentcia excluindo-se os produtos obtidos de espcies vegetais com finalidade teraputica ou medicamentosa ( BRASIL, 2005). possvel perceber que estas legislaes esto em desacordo com a realidade encontrada nesta pesquisa que mostrou que grande parte das pessoas lana mo desta preparao com finalidades teraputicas diversas. O caso que, na legislao em vigor, o ch considerado como alimento diferentemente no que foi observado nesta pesquisa na qual o ch foi considerado um remdio pelos entrevistados. Entretanto, sabe-se que os chs, independente da classificao, possuem atividade teraputica consagradas pelo uso popular. Tambm possvel notar a importncia teraputica dos chs quando so analisados os resultados positivos em testes farmacolgicos com extratos aquosos de diversas plantas medicinais (ADSERSEN, 2005; FERREIRA, 2006; MATA, 2006).

d) XAROPE:

Segundo a Sonaglio et al (2004) xaropes so solues aquosas que apresentam alta concentrao de sacarose, normalmente superior a 40% (m/v). Podem ser obtidos por dissoluo de extratos lquidos ou atravs da extrao de drogas vegetais, por percolao ou macerao, a frio ou a quente, em que o meio extrator constitudo normalmente por xarope simples.

72 O modo de preparo mais comum dos xaropes citados nesta pesquisa (17%) se tratou da adio da planta (ou das plantas) diretamente no acar j liquefeito pelo aquecimento no fogo e o conseqente cozimento desta mistura. Quando foi relatada a adio de mel na preparao, era sempre sabido pelos informantes que no se poderia levar fervura para que o mel no perdesse suas propriedades. As preparaes agrupadas nessa categoria podem se destacar pelo fato de se tratarem, na maior parte, de associaes de plantas. As preparaes caseiras de xaropes citadas nas entrevistas eram indicadas para gripes, resfriados e viroses e para seus sintomas secundrios como bronquite, febre, tosse e fraqueza. Em alguns relatos cada planta inserida na preparao tinha uma funo para tratar os diferentes sintomas do quadro gripal. Dentre as plantas que compunham as receitas de xaropes, a mais citada foi o guaco. Segundo o memento teraputico distribudos pelo Programa de Fitoterapia aos prescritores da rede municipal (REIS et al, 2002) esta planta possui ao broncodilatadora, devido atividade relaxante sobra a musculatura lisa respiratria e atividade antiinflamatria. Pode-se justificar a grande representatividade dessas preparaes nas entrevistas pelo perfil de suas indicaes gripes e resfriados - que se enquadram num conjunto de doenas mais comuns tratadas na medicina popular com plantas medicinais.

e) BANHOS: Apesar desta forma de uso de plantas medicinais no ter tido representatividade expressiva nesta pesquisa 6% - ela tem bastante importncia cultural dentro dos grupos estudados. As pessoas que relataram o uso de banho de ervas foram aquelas que pertenciam s religies de matrizes africanas como a Umbanda e o Candombl. Os banhos eram indicados para problemas emocionais, ligados ao sistema

73 nervoso central, como depresso, estresse e insnia e tambm para questes espirituais. O uso do banho para essas funes pode ser exemplificado em um trecho da entrevista de Sra. Sebastiana, praticante do Candombl e integrante do grupo de Santa Teresa:

Banho de elevante (...) s tomar um banho da cabea e pode beber o ch tambm, muito bom, sente uma paz e deixa a cabea da pessoa tranqila pra pensar (...) e j corta o olho grande, inveja tambm...

Segundo Almeida (2000), assim como as preces, os cnticos e as danas, os banhos de ervas so considerados teraputicos no mesmo nvel de importncia dos medicamentos para os praticantes destas religies com objetivos de cura fsica, mental e espiritual. Fato caracterstico destas religies, a no dissociao das questes fisiolgicas das questes espirituais no mbito da sade o que tambm se mostrou tpico nestas entrevistas. Loyola (1984) percebeu em sua pesquisa em Nova Iguau, no Rio de Janeiro, esta relao estreita entre cuidado com a sade e a religio. Esta forma de uso das plantas medicinais bastante comum em diversas pesquisas em regies do Brasil onde se tem influncia da herana cultural africana dos descendentes de escravos, como observou Silva (2006) em uma comunidade quilombola no interior da Bahia e Amorozo e Gly (1988) em uma comunidade cabocla no Baixo Amazonas.

74

f) TRAVESSEIROS: Esta forma de uso das plantas medicinais bem tradicional na medicina popular e hoje ganhou espao para a classe mdia, pois comercializada em farmcias manipulao, casas de produtos naturais e perfumarias nos shoppings da cidade. Interessante destacar que as duas receitas de travesseiros descritas nas entrevistas foram indicadas para falta de memria. Pode-se perceber que, para os informantes, os tratamentos para boa memria esto relacionados com o momento do sono. A receita de travesseiro para memria citada por Dona Sebastiana contm as seguintes plantas: alfazema, erva-doce, cravo e canela. Segundo a ela, deve-se colocar essas plantas juntas numa trouxinha branca e colocar entre a fronha e o travesseiro e manter por sete noites ali. As propriedades dessas plantas sero discutidas a seguir. Outra receita de travesseiro para memria foi citada por Seu ureo e tem o procedimento semelhante ao citado acima: sete folhas de manga so colocadas no travesseiro durante sete noites. As folhas de manga so usadas em rituais no candombl para a pessoa que est acometida por dores na coluna e so dispostas em todo o colcho onde a pessoa dorme. Os travesseiros com plantas medicinais tambm apareceram como uma das atividades das oficinas do Grupo de Santa Teresa. Em Maio de 2006, o grupo de

fitoterapia produziu em torno de 200 travesseiros aromticos para distribuio gratuita no posto de sade em comemorao ao dia das mes. Todas as tarefas da confeco do travesseiro foram divididas pelos componentes do grupo. Os travesseiros foram preenchidos de espuma e folhas de eucalipto coletados na UFRRJ pela equipe de cultivo. A ilustrao do tecido foi criada pela artista plstica

75 Cristina Felcio dos Santos e pintada em barrogravura (tcnica semelhante xilogravura desenvolvida pela prpria artista). Posteriormente essa ilustrao foi usada na confeco de camisetas para os componentes do grupo de santa Teresa funcionando como identificao em atividades externas. (figura 7, pg. 76).

76

Figura 7:Etapas da oficina de travesseiros e camisetas do grupo de Fitoterapia de Santa Teresa. Fotos: Juliana Posse

77 5.2.3. CLASSIFICAO DAS DOENAS SEGUNDO A OMS

Os dados obtidos sobre as indicaes teraputicas foram traduzidos e agrupados de acordo com o sistema mdico convencional, seguindo a dcima reviso da Classificao Internacional de Doenas e Problemas Relacionados Sade (CID-10) adotada pela Organizao Mundial de Sade (OMS), que agrupa doenas e sintomas em 21 categorias (CID-10, 2007) . O agrupamento das doenas citadas na pesquisa (grfico 3, pg. 79), de acordo com a CID-10, foi realizado com a finalidade de traar o perfil epidemiolgico da regio estudada e servir como ferramenta de avaliao de programas voltados para a ateno primria, como o Programa de Fitoterapia do Rio de Janeiro, dentre outros. Gottlieb & Stefanello (1991) propuseram a adoo do Sistema Internacional de Doenas da OMS como forma de padronizao das informaes etnobotnicas e identificao do perfil epidemiolgico da comunidade estudada. Recentemente, muitas pesquisas etnobotnicas vm adotando este critrio. (OLIVEIRA, 2004; SILVA, 2006; REIS, 2006.) A categoria que apresentou maior representatividade foi a que agrupa as doenas infecciosas e parasitrias. Esto inseridas nessas categorias as verminoses e as viroses do tipo resfriado e gripe. Pode-se compreender esta representatividade pela presena das viroses sazonais j que muitas das entrevistas foram realizadas no outono e pelo aspecto cultural do tratamento dessas viroses que, na maioria das vezes, sempre so com plantas medicinais. A segunda categoria mais citada foi a que agrupa as doenas do sistema nervoso. Esta prevalncia se justifica pela presena da pergunta realizada na entrevista especfica para plantas para distrbios da memria, que ser discutido posteriormente.

78 Para muitos informantes, h uma relao da boa memria com uma boa qualidade do sono. Por isso, foram citadas muitas plantas para distrbios do sono como tratamento para uma boa memria. Segundo Cardoso (1997), para ter uma boa memria, fundamental que se permita sono suficiente e descanso do crebro. Durante o sono profundo, o crebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memria. A insnia leva a um estado de fadiga crnica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informaes (CARDOSO, 1997). As doenas dos aparelhos digestivo tambm foram muito citadas pelos informantes. Pode-se perceber que problemas de sade relacionados ingesto em excesso de comidas e bebidas alcolicas esto presentes no cotidiano das pessoas e o tratamento muitas vezes se d atravs de receitas caseiras com plantas medicinais. Em relao s doenas do aparelho respiratrio, pode-se notar que a prevalncia de plantas medicinais para estas enfermidades se concentrou em receitas de xaropes para asma e bronquite. Nessas receitas - sempre compostas de trs ou mais plantas pde-se perceber que os entrevistados lanavam mo de plantas presentes no cotidiano da culinria e facilmente encontradas em feiras e mercados, como por exemplo: limo, agrio, gengibre e canela. Estas plantas que tem tanto uso medicinal como uso culinrio, por serem mais facilmente encontradas na cidade, foram mais citadas do que plantas exclusivamente de uso medicinal.

79

XI 12%

XII 1%

IX 3%

XIII 3%

XIV 4%

XIX 8%

XVIII 6%

X 12%

VIII 1% VI 19% III 1%

I 24%

IV 6%

Grfico 3: representatividade das doenas mais citadas no levantamento etnobotnico dos grupos de fitoterapia de Santa Teresa e Paquet.

5.2.4. ANLISE QUANTITATIVA

O ndice da Importncia Relativa (BENNET & PRANCE, 2000) foi aplicado em todas as espcies e esto relacionado na tabela 02, pg. 59. Com este ndice foi possvel verificar a espcie mais verstil para as comunidades estudada, ou seja, a espcie que foi indicada para tratar maior variedade de doenas. A planta que apresentou maior versatilidade foi o Plectranthus barbatus Andrews, popularmente conhecido como boldo. Seu uso interno foi indicado para problemas digestivos e para desintoxicao e, na forma de banho, para problemas relacionados ao sono e depresso. Segundo Matos (2002), esta planta indicada para o tratamento de gastrite, dispepsia, azia e ressaca.

80 No Memento Teraputico do Programa de Fitoterapia do Rio de Janeiro esta planta tem indicaes diferentes das citadas na pesquisa e por Matos (2000). Ela utilizada na forma de Loo Antiparasitria em associao com mais duas espcies: Mormodica cacharanthia L. e Ruta graveolens L. Outras plantas que mostraram alto ndice de Importncia Relativa foram a laranja da terra e o saio, o que mostra que estas plantas tem uso difundido pelas comunidades estudadas.

5.2.5 . PERGUNDA DIRECIONADA: PLANTAS PARA MEMRIA 5.2.5.1. O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E A DOENA DE ALZHEIMER O mundo vem enfrentando um envelhecimento progressivo de sua populao. Em 1950, havia 214 milhes de pessoas com 60 anos ou mais e as estimativas indicam que sero 1 bilho em 2025.( IBGE, 2000) . O Brasil, segundo dados do IBGE (2000), a exemplo de outros pases, enfrenta o mesmo fenmeno. O nmero de idosos aumenta a cada ano. Estes dados, embora sejam desatualizados, representam o ltimo levantamento estatstico da populao brasileira realizado pelo IBGE.

81

POPULAO / ANOS
Populao total (1)

1980 119.002.706

1990 146.825.475

1996 157.070.163

2000 169.799.170

Por sexo (%)

Homens Mulheres Por grandes grupos de idade (%) 0-14 anos 15-64 anos 65 e mais

49,68 50,31

49,36 50,63

49,30 50,69

49,22 50,78

38,20 57,68 4,01

34,72 60,45 4,83

31,54 62,85 5,35

29,60 64,55 5,85

Por situao do domiclio (%)

Urbana Rural

67,59 32,41

75,59 24,41

78,36 21,64

81,25 18,75

NOTA (1): Inclusive a populao com idade ignorada em 1980 e 1996

Tabela 4: Populao total brasileira e proporo por sexo, idade e situao de domiclio. (Fonte: IBGE, 2000).

A pirmide populacional no Brasil vai progressivamente adotando a forma de barril, caracterstica dos pases desenvolvidos, o que caracteriza o envelhecimento da populao brasileira:

82

Grfico 4: Projeo preliminar da populao do Brasil- Fonte: IBGE, 2000.

Projees indicam que em 2025 o Brasil ter cerca de 34 milhes de pessoas acima de 60 anos, 10% da populao, sendo o pas com a sexta maior populao de idosos em todo o mundo (IBGE, 2000). Os nmeros apresentados tornam-se ainda mais expressivos quando tomamos conscincia da relao diretamente proporcional que a Doena de Alzheimer mantm com o aumento da idade. Esses dados so teis para demonstrar a relevncia desta doena no nosso meio, alertando os planejadores de sade. A Doena de Alzheimer uma enfermidade que atinge a populao idosa e est entre os maiores problemas de sade nos pases desenvolvidos ao lado dos acidentes cardiovasculares e do cncer. Atualmente ainda so escassas as opes teraputicas para

83 esta doena visto que os atuais tratamentos tm se mostrado ineficazes e em muitos casos com graves efeitos de interao medicamentosa em conseqncia do grande numero de outros medicamentos administrados aos idosos ( KNAPP, 2004 apud FERREIRA, 2006). A hiptese colinrgica , atualmente, a mais adequada para explicar a degenerao psquica global que ocorre nesta doena. A Doena de Alzheimer, caracterizada patologicamente por depsitos de protena beta-amilide no espao extracelular, pregas de neurofibrina intra-neuronais, perda de neurnios corticais. Tambm pode estar presente uma alta toxicidade por radicais livre e processo inflamatrio. A perda neuronal mais precoce na Doena de Alzheimer ocorre, predominantemente, nos ncleos basais ricos em neurnios colinrgicos (GOODMAN, 2003). Com a progresso da doena, mais de 90% dos neurnios colinrgicos dos ncleos basais so perdidos. Em experimentos animais relaciona-se esse grupo de neurnios colinrgicos com a capacidade de aprendizagem e de memria (GOODMAN, 2003). A medicao ideal para o tratamento da Doena de Alzheimer deveria ser aquela que conseguisse aumentar sobremaneira os nveis de acetilcolina no crebro para compensar a perda da funo colinrgica. Algumas dessas drogas incluem precursores da acetilcolina, agonistas muscarnicos, agonistas nicotnicos e inibidores da

acetilcolinesterase, a enzima que degrada a acetilcolina. Os medicamentos mais bem estudados para esse propsito so os inibidores da acetilcolinesterase (GOODMAN, 2003). A fisiostigmina, um inibidor reversvel da acetilcolinesterase de ao rpida, melhora as respostas em modelos animais de aprendizado. Estudos demonstraram uma melhora transitria leve da memria aps tratamentos com pacientes com a doena de

84 Alzheimer. Entretanto, o uso da fisiostigmina, tem sido limitado devido a sua meia-vida curta e a tendncia a produzir sintomas de excesso colinrgico sistmico mesmos em doses teraputicas (GOODMAN, 2003). Importante salientar que a fisostigmina um produto natural, isolado das sementes da fava-de-calabar, Physostigmina venenosum. Esta planta tinha uso difundido em rituais em grupos na frica Ocidental. Sua monografia est presente na primeira Farmacopia Brasileira, entretanto no mais utilizada com as indicaes farmacopeicas (SIMES, 2004). Atualmente mais quatro inibidores da acetilcolinesterase esto aprovados pelo FDA para teraputica na doena de Alzheimer. So eles: Tacrina, donepezil, rivastigmina e a galantamina. A tacrina um potente inibidor da acetilcolinesterase de ao central.Entretanto, seus efeitos colaterais so freqentemente significativos. Tambm foi constatada uma elevao dos nveis sricos de transaminases em at 50% dos pacientes tratados. Devido ao seu perfil de efeitos colaterais considerveis, a tacrina no amplamente utilizada na prtica clinica (GOODMAN, 2003). O donepezil um inibidor seletivo da acetilcolinesterase no sistema nervoso central com pouco efeito sobre a acetilcolina nos tecidos perifricos. Produz uma melhora modesta no sistema cognitivo em pacientes com a doena de Alzheimer. A rivastigmina e a galantamina produzem um grau semelhante na resposta cognitiva. Os efeitos adversos destes trs frmacos assemelham-se quanto ao seu carter. Incluem nuseas, diarrias e insnia (GOODMAN, 2003).

85 As drogas utilizadas para inibio da enzima acetilcolinesterase atualmente mostram hepatotoxidade, o que explica a intensa procura por novos modelos de molculas ou conjunto delas. Dessa forma, a comunidade cientfica vem se debruado para o desenvolvimento de novos frmacos para esta doena. O modelo da inibio da enzima acetilcolinesterase vem sendo testado em diversas espcies de plantas como demonstra alguns estudos realizados nos ltimos anos. (ANDERSEN, 2006; FERREIRA, 2006; MATA, 2007). Em estudos realizados entre etnias indgenas colombianas, Schultes (1993) registrou 25 plantas que eram administradas aos idosos deste grupo indgena com indicaes para doenas senis e doena de Alzheimer. possvel imaginar que um dos mecanismos de ao dessas plantas pode ser a inibio da enzima acetilcolinesterase (RODRIGUES, 2005). Nestas pesquisas foram desenvolvidos testes com plantas tradicionalmente utilizadas como medicinais ou alimentcias a respeito dos efeitos in vitro da inibio da enzima acetilcolinesterase. Estes resultados podem representar in vivo a melhora da memria do paciente acometido pela doena de Alzheimer sem os efeitos indesejados de drogas sintticas. A Gingko biloba L. a droga hoje em dia mais utilizada numa tentativa de diminuir a perda da memria ou mesmo regredir um quadro j instalado. conhecida h centenas de anos, tendo ampla gama de efeitos, atuando em problemas cardiovasculares, neurolgicos e metablicos. O extrato seco padronizado de Ginkgo biloba L. atua na circulao cerebral, sendo muito utilizado na velhice, com a finalidade de melhorar problemas de memria, dificuldades de concentrao e confuso mental. Tem sido utilizado tambm nas fases iniciais da Doena de Alzheimer, no combate aos problemas cognitivos prprios da doena, melhorando o comportamento. No se sabe seus

86 mecanismos, mas parece ativar a circulao cerebral melhorando o aproveitamento do oxignio pelas clulas nervosas (FUCHS, 2004). No momento de cada entrevista foi realizada uma pergunta em relao s plantas para memria. Esta pergunta teve a inteno de selecionar plantas com potencial para o Tratamento de Alzheimer. As entrevistadas pertencentes ao grupo de fitoterapia de Paquet no fizeram referncia a nenhuma planta para memria, inclusive, muitas das senhoras se mostraram interessadas em usar caso algum soubesse. Ao decorrer da observao participante e das entrevistas, pde-se perceber que o grupo de Paquet se limita a usar apenas as plantas que existem na horta ou que plantaram em seus quintais. Outra realidade encontrada no grupo de Santa Teresa que tem o hbito de comprar no mercado, nas feiras, nas farmcias seus fitoterpicos (cpsulas, cremes, xampus,) ou ento a matria prima para o preparo caseiro de seus remdios. Exemplo claro desta particularidade foi em Santa Teresa, onde muitos dos entrevistados citaram, dentre outras, o Ginkgo biloba L. como indicao para boa memria. Frente a esta informao, pode-se notar que o grupo de Santa Teresa est mais aberto novas informaes vindas dos meios de comunicao que trazem os modismos como o caso do Ginkgo biloba L., ch verde, etc. Foi realizado o levantamento bibliogrfico das dez plantas citadas para memria nesta pesquisa a fim de comparar as citaes dos informantes com dados das publicaes cientficas existentes. Estes dados esto sistematizados em forma de tabela (tabela 5, pg.99).

87 5.2.5.2. PLANTAS PARA MEMRIA:

a) ALECRIM Rosmarinus officinalis L. (Figura 8 a) Informaes etnofarmacolgicas: a) b) Ch tipo infuso para memria Tintura no vinho branco para hemorridas e infeces intestinais

Esta planta foi coletada no quintal da casa de Z Andrade integrante do grupo de fitoterapia de Santa Teresa e depositada no herbrio do Instituto de Biologia da UFRJ sob o nmero: RFA 32709. considerado por antigas civilizaes como uma panacia, pois alm de muitas indicaes para o sistema nervoso tambm tem indicaes para o sistema circulatrio, respiratrio, digestivo e ginecolgico. O levantamento bibliogrfico da anlise fitoqumica mostrou em suas folhas a presena de leo essencial constitudo de uma mistura de componentes volteis dentre os quais se destacam: cineol, alfa-pineno e cnfora (SIMES, 2004; GRUENWALD, 2000). HEINRICH et al (2006) que props mtodos histrico-botnicos para a coleta de dados cita que o Rosmarinus officinalis L. ( atravs de fontes histricas) indicado para a melhora da memria, recuperao da fala, ataques histricos e epilepsia. Extratos de Rosmarinus officinalis L foram submetidos a ensaios de bioautografia em cromatografia de camada fina para inibio da enzima acetilcolinesterase e foi obtido um resuldado moderado - 17% de inibio da enzima para o extrato metanlico e 12% de inibio da enzima para o extrato aquoso, ambos em concentrao de 0,1mg/ml, segundo as pesquisas de ADSERSEN et al (2005).

88 Em outra pesquisa utilizando plantas utilizadas tradicionalmente na culinria portuguesa mostrou que o leo essencial do alecrim possui uma atividade de inibio da acetilcolinesterase mensurada em IC50 de 70 g/ml. (MATA et al, 2007).

b) ALEVANTE - Mentha gentilis L ( figura 8b) Informaes etnofarmacolgicas:


a) quando se est desvitalizada, desmotivada, pra baixo" b) para falta de memria

A forma de uso citada pelos informantes do alevante foi o banho. No decorrer da entrevista deixaram claro as suas relaes e serem praticantes com as religies de matrizes africanas. Segundo ALMEIDA (2000) esta planta largamente utilizada em banhos de AX com a inteno de trazer boa sorte e prosperidade. Em associao com outras ervas seu banho tambm indicado como atrativo do amor. Dessa forma pode-se propor que o banho uma das preferncias teraputicas de matrizes africanas e pode ser considerado uma forma de uso j consagrada pela medicina popular (SILVA, 2006). A planta chamada popularmente como alevante pertence ao gnero Mentha. Desse gnero existem diversas plantas com uso medicinal e tambm na culinria tais como Mentha arvensis L., Mentha piperita L., Mentha pulegium L., etc. Por terem seus usos mais difundidos no mundo, essas espcies possuem mais estudos farmacolgicos e fitoqumicos. Em estudos com plantas utilizadas tradicionalmente em Portugal como medicinais e condimentares, foi apontado que o leo essencial da espcie Mentha suaveolens L. inibe em 50% a enzima acetilcolinesterase , 69% de inibio pelo extrato aquoso (na concentrao de 5mg/ ml) e 27% de inibio pelo extrato etanlico (na

concentrao de 1 mg/ml) ( FERREIRA, 2006).

89 Os extratos aquosos de M. spicata e M. pulegium mostraram uma alta atividade antioxidante quando comparada com o antioxidante padro BHT (MATA, 2006). Em um estudo mais especfico OINONEN et al (2006) testaram diversas espcies do gnero Mentha e observou que extratos metanlicos de flores, folhas, caules e razes de Mentha gentilis L. apresentaram efeito inibitrio da acetilcolinesterase.

c)

ALFAZEMA - Aloysia gratissima Gill. et Hook.( Figura 8c)

Esta planta, em associao com cravo, canela e erva doce, foi citada na forma de uso travesseiro indicada para memria. Foi coletada, identificada e depositada no herbrio do Instituto de biologia da UFRJ sob o registro RFA 32704. A alfazema rica em leo essencial. Sabineno, -pineno, copaenol e copaenona foram isolados e identificados em folhas A. gratissima cultivadas no Uruguai (SOLER, 1986). Outras plantas do gnero Aloysia foram estudadas para avaliaos da atividade sobre o sistema nervoso central. MORA et al. (2005) propem que substncias

encontradas nos extratos hidro-alcolicos de Aloysia polystachya , como a tujona e a carvona sejam responsveis pelos efeitos sedativos , antidepressivos e ansiolticos em testes realizados com ratos. Pode-se supor que a espcie Aloysia gratissima da Famlia Verbenaceae, conhecida por alfazema seja um sucedneo daquela originalmente nativa da Europa, a espcie Lavandula angustifolia Mill. da famlia Lamiaceae, com o mesmo nome vulgar no Brasil (CAMARGO, 1998). Algumas pesquisas recentes realizadas com plantas da medicina tradicional da Dinamarca e Portugal apontaram efeitos moderados para a inibio da

90 acetilcolinesterase em diversas espcies, dentre elas Lavandula angustifolia e Lavandula pendunculata (FERREIRA, 2006; ADSERSEN, 2005). Pode-se perceber que as receitas de travesseiros para memria, englobam plantas com propriedades ansiolticas, o que pode estar relacionado com a qualidade do sono e boa memria.

d)

ANIS ESTRELADO - Illicium verum Hook. ( Figura 8 d)

Citado por uma informante para falta de memria e excesso de umidade. Este ltimo termo se refere a Medicina Tradicional Chinesa. No sculo XIX Lord Cavendish foi o primeiro a conhec-la na China e introduzi-la na Europa. A parte do vegetal que se utiliza so os frutos com suas sementes. Muito rico em leos essenciais, so utilizados principalmente como aromatizantes na industria alimentcia (LORENZI & MATOS, 2002). Algumas plantas do gnero Illicium possuem estudos das propriedades de seus leos essenciais. Fenilpropanides extrados de algumas espcies desse gnero mostraram atividade anti-tumoral (ITOIGAWA, 2004). dessa planta que se extrai o leo de anis, descrito na farmacopia Alem. O componente principal do leo de anis o anetol (80-90%). Possui propriedades expectorantes devido capacidade de estimular a atividade ciliar do epitlio bronquial. Alm disso, aes antiespasmdicas e antibacterianas foram demonstradas in vitro (SCHULZ, 2002).

91 e) CAMOMILA - Chamomilla spp ( Figura 8 e)

Indicaes etnofarmacolgicas: a) para refrescar a mente b) para memria c) para insnia. Percebe-se que essas indicaes esto associadas s atividades ansioticas e sedativas dessa planta. encontrada com facilidade em mercados, casas de produtos naturais e farmcias em forma de sache para ch. Esta planta tambm est presente no elenco de plantas dispensadas pelo Programa de Fitoterapia e apresentada em tintura com indicaes de ansiedade, estresse, dor de cabea, dispepsias, clicas abdominais e diarrias. Na forma de gel indicada para processos inflamatrios odontolgicos e auxilia na ruptura dentaria em lactentes (REIS et al, 2002). uma das plantas de uso mais antigo pela medicina tradicional europia, hoje includa como oficial nas Farmacopias de diversos pases (LORENZI, 2002). Possui terpenides, flavonides (apigenina) e leo essencial contendo camazuleno e alfa-bisabolol, cumarinas e taninos (ALONSO, 1998). Os leos essenciais e os flavonides so responsveis por praticamente todos os efeitos conhecidos. O efeito ansioltico est relacionado principalmente com o flavonide apigenina que capaz de se ligar aos receptores GABA cerebrais (AVALLONE, 2000).

92 f) CANELA Cinnamomum zeylanicum Breyn. ( figura 8 f)

Esta planta foi citada na forma de travesseiro para memria junto com outras plantas. Os entrevistados normalmente a adquirem no supermercado ou feiras livres. A canela mencionada por antigos historiadores gregos e latinos e tambm mencionada em registros chineses de 2700 a.C. Essa planta figura como especiaria nos livros de Moiss e seu cultivo no Ceilo dataria do ano de 1200 a. C. (CAMARGO, 1998). Nota-se a importncia histrica da canela na citao abaixo:

A canela foi levada do Ceilo para a Europa pelos Fencios. Com o descobrimento do caminho martimo para a ndia, por Vasco da Gama, e conseqncia conquista do Ceilo pelos

Portugueses, o emprio do comrcio do Oriente deslocou-se de Veneza e Gnova para Lisboa e a canela representou, ento importantssimo papel nessas novas relaes poltico-econmicas

(CORRA, 1926).

A casca de ramos jovens, enroladas sobre si mesma ou em p, pode ser encontrada no comrcio com facilidade com usos na culinria, perfumaria e medicinal. Atribui-se ao ch por infuso propriedades estomquicas e sudorferas e anti-gripal ( LORENZI & MATOS, 2002). O estudo fitoqumico registra a produo de 4% de leo essencial rico nos seguintes componentes: cinamaldedo, cido cinmico, eugenol e linalol. Tambm foram

93 identificadas nesta planta mucilagens, taninos, diterpenos com atividade inseticida, proantocianinas e acares (SOUSA, 1991).

g) CRAVO - Syzygium aromaticum (L.) Merr et Perry ( Figura 8 g) Esta planta foi citada na forma de travesseiro para memria associada com outras plantas. Os entrevistados a adquiriram nos supermercados ou feiras livres. Na China era conhecida por "ting hiang" e na dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.) j tinha indicao do uso como condimento, remdio e elemento bsico para elaborao de perfumes especiais e incensos aromticos (BOTSARIS, 1995). Atualmente na Europa, esta planta muito usada para condimentar carnes e salames. J no Brasil, o cravo-da-ndia usado mesmo para pratos doces, hbito adquirido da colonizao portuguesa ( NEPOMUCENO, 2005). No nvel industrial utilizada para a produo do leo de cravo que tem usos na odontologia e na cosmtica. Estudos fitoqumicos do cravo registram como principal componente do leo essencial, o eugenol (SOUSA, 1991). Pesquisas realizadas mostraram que o eugenol apresenta atividade antiviral contra o Herpes simples e atividade antimicrobiana contra o Clostridium botulinum e Trichonomonas vaginalis, demonstradas in vitro (LORENZI & MATOS, 2002). Estudos mais recentes mostraram alta atividade antioxidante dos componentes do cravo comparadas ao alfa tocoferol ( LEE, 2001). MORSHEDI et al (2006), a partir de informaes da Medicina Unani e Iraniana, que utilizam o cravo como estimulante nervoso, testaram a capacidade de aprendizado e a melhora da memria recente em ratos utilizando a combinao de extratos de Syzygium arimaticum L. com vitamina C e comprovaram esta informao.

94

h) ERVA-DOCE Pimpinella anisum L. ou Foeniculum vulgare Mill. (Figura 8 h) Normalmente, as duas espcies so encontradas no comrcio com a mesma sinonmia popular. Os informantes compram em forma sach ou a granel em casas de ch ou em supermercados. Dos trs informantes que citaram esta planta, dois relatam para falta de memria e um para acalmar. Todos relatos ligados aos distrbios do SNC. Segundo Schulz (2002) as duas espcies tem ao carminativa e expectorante. As indicaes na medicina popular, a utilizao farmacutica, os dados fitoqumicos e as atividades farmacolgicas das duas espcies so semelhantes e sero abordadas em conjunto. O uso de seus frutos maduros e secos, na forma de infuso, tm emprego, desde a antiguidade, como estimulante das funes digestivas, para eliminar gases, combater clicas e dor de cabea, geralmente, assumido pela medicina popular no Brasil com base na tradio europia. (GRUENWALD, 2000; LORENZI & MATOS, 2002). Tambm conhecida como funcho, o Foeniculum vulgare apresenta cultivo mais comum no Brasil do que a Pimpinella anisum. A base da sua haste utilizada na culinria e mais recentemente tambm indicada para emagrecer. O Foeniculum vulgare se diferencia da Pimpinella anisum por apresentar flores amarelas e frutos oblongos enquanto a Pimpinella anisum apresenta flores brancas e fruto ovide-oblongo (SIMES, 1998). Os leos dessas espcies so utilizados a nvel industrial na alimentao e na cosmtica. Na indstria farmacutica este leo empregado como flavorizante e em diversos medicamentos para distrbios digestivos. Estudos fitoqumicos dessas duas espcies apontaram que o leo essencial principalmente constitudo de anetol ( 70-95%), alm de outros componentes em menores quantidades (SOUSA, 1991; SINGH, 2006).

95 O leo essencial de Foeniculum vulgare possui um teor varivel de fenchona que lhe confere sabor canforado. Para a fenchona so relatadas aes anti-espasmdicas, antibacteriana e carminativa (SIMES , 1998). O leo essencial e o extrato hexnico de Foeniculum vulgare foram estudados por SINGH et al (2006) que observaram que estes tm ao antifngica contra Aspergillus niger, Aspergilus flavus, Fusarium graminearum e Fusarium moniliforme. Tambm observaram forte atividade antioxidante para as duas fraes comparadas com o BHT. Estudos recentes demonstraram que a frao de leo essencial de Foeniculum vulgare apresenta, simultaneamente, atividade de inibio da acetilcolinesterase e atividade antioxidante in vitro o que faz dessa planta, dentre outras espcies desse estudo, ser candidata para futuros estudos in vivo (MATA, 2006). Sob a tica da aromaterapia, foi realizado um estudo com uma mistura sinrgica de leos essenciais de Pimpinella anisum, Foeniculum vulgare, Anthemis nobilis e Mentha piperita em um asilo em Chicago onde os pacientes sofriam de nusea. Todos os pacientes relataram alvio com esse tratamento (GILLIGAN, 2005). No Programa de Fitoterapia do municpio do Rio de Janeiro a Foeniculum vulgare faz parte do elenco de plantas disponveis para a dispensao. No memento teraputico indicado para dispepsia, disteno abdominal, flatulncia, tnico digestivo e heptico , clicas abdominais e menstruais. Est apresentado na forma de tintura em frascos de 100ml (REIS et al, 2002).

96 i) GINKGO BILOBA - Gingko biloba L. ( Figura 8i) Esta foi uma das plantas mais citadas na pesquisa administrada na forma de cpsula. Os entrevistados a adquiriram em lojas de produtos naturais e farmcias de manipulao. Alm de esteris, lcoois e cetonas alifticas, cidos orgnicos, sesquiterpenos e acares, as folhas de Ginkgo contm dois grupos com aes farmacolgicas interessantes: os flavonides e diterpenos. Os flavonides so representados por cerca de vinte compostos derivados heterosdeos de flavonis e bioflavonides (SIMES, 2004). A ao dos terpenos, est relacionada capacidade destes em inibir o fator de ativao plaquetria e aos flavonides atribuda uma atividade captadora de radicas livres. O uso preconizado o de extratos padronizados com 24% de flavonides ( SIMES, 2004). Na monografia publicada pela comisso E alem em agosto de 1994, documentado, dentre outras, a seguinte atividade para seu extrato padronizado:

Melhora a memria e a capacidade de aprendizagem e ajuda na compensao de distrbios do equilbrio, agindo particularmente no mbito da microcirculao.

Estudos clnicos realizados com o extrato padronizado de Ginkgo em comparao a tacrina mostraram melhores resultados e apresentaram baixa incidncia de efeitos colaterais (SCHULZ, 2002).

97

j) MANGUEIRA - Mangifera indica L. ( Figura 8j ) Indicaes etnofarmacolgicas: a) sete folhas de manga durante sete dias, bom para memria b)mal estar Esta planta foi identificada e depositada no Herbrio do Instituto de Biologia sob o nmero RFA 32705. Seus frutos so usuais na alimentao. Entretanto, nesta pesquisa, as folhas de mangueira foram citadas com indicaes que permeiam os aspectos msticos e teraputicos. As citaes foram na forma de banho e na forma de travesseiro. Estes usos podem estar relacionados s religies de matrizes africanas. Na Medicina ayuvrdica, indicado como cardiotnico e diurtico (PRABHU, 2006). Baseado em informaes da medicina tradicional caribenha, estudos recentes mostraram que extratos aquosos das flores podem melhorar quadros de lcera gstrica (LIMA et al, 2005).

98

99

TABELA 5: plantas para memria, seus usos e propriedades:


NOME POPULAR ALECRIM NOME CIENTFICO Rosmarinus officinalis L. USOS EM PAQUET OUTROS USOS / SANTA TERESA POPULARES para uma boa tempero, m memria digesto, gases, dor de cabea1 Tintura no Para hemorridas e vinho branco infeces no intestino banho Mentha gentilis L quando se est desvitalizada, desmotivada, pra baixo" FORMAS DE USO ch QUMICA leos essenciais: cineol, alfa-pineno e cnfora2,3 ESTUDOS FARMACOLGICOS Antifngico, antimicrobiano, hepatoprotetor, esmasmoltico e antioxidante1. O leo essencial possui atividade de inibio da acetilcolinesterase4

ALEVANTE

banhos de AX, Espcies do gnero atrativo do amor5. Mentha contm: leos Inibidor da acetilcolinesterase6 essenciais contitudos de menteno, limoneno e Outras espcies do gnero: Antioxidante4, mentol5 antifngica para Candida albicans1. leo essencial: Outras espcies do gnero: sedativo, Sabineno, -pineno, antidepressivos e ansiolticos8 copaenol e copaenona7

ALFAZEMA

Aloysia gratissima Gill. Illicium verum Hook.

para falta de memria travesseiro mente cansada e falta de memria ch excesso de umidade , falta de memria para refrescar a mente e para memria

sem referncia culinria1

ANIS ESTRELADO

CAMOMILA Chamomilla spp.

ch para insnia.

leo essencial: anetol9 Expectorante, antiespasmtica e antibacteriana9. Outras espcies do genero: anti-tumoral10 Imunoestimulante,, espasmoltica, ansiedade, estresse, terpenides, dor de cabea, falvonides bacterioesttica Cicatrizante da pele, antiviral para Herpes e tricomonicida1 . dispepsias, clicas (apigenina), leo abdominais e essencial (camazuleno e diarrias11 alfa bisabolol), ansioltico e sedativo13. 12 cumarinas e taninos

100

NOME POPULAR CANELA

NOME CIENTFICO Cinnamomum zeylanicum Breyn Syzygium aromaticum L.

FORMAS USOS EM PAQUET OUTROS USOS DE USO / SANTA TERESA POPULARES travesseiro mente cansada e falta Na culinria, de memria antigripal e susorfera14.

QUMICA leo essencial : cinamaldedo, cido cinmico, eugenol e linalol. mucilagens, taninos e diterpenos15 leo essencial: eugenol15 leo essencial: anetol15, 18

ESTUDOS FARMACOLGICOS Antioxidante, antiflamatrio, Antibacteriano e antifngico1.

travesseiro mente cansada e falta Na aromaterapia e de memria na culinria. Estimulante das funes digestivas1 Pimpinella travesseiro mente cansada e falta Culinria, ERVA DOCE anisum L. de memria estimulante das ou funes digestivas, Foeniculum para eliminar ch para acalmar vulgare Mill. gases, combater clicas e dor de cabea1,3 cpsula falta de memria Asma, tosse e batimentos GINKGO Gingko biloba L. labirintite cardacos BILOBA irregulares, bom para circulao zumbido no ouvido9 banho mal estar Cardiotnico e MANGUEIRA Mangifera indica L. diurtico na medicina travesseiro falta de memria ayuvrdica19

CRAVO

Antioxidante16, antiviral contra Herpes simplexe antiagregante plaquetria1 Melhora da memria recente e da capacidade de aprendizado in vivo17 F. vulgare: Antifngico, antioxidante18. O leo essencial tem atividade e inibio da acetilcolinesterase in vitro4 P. anisum: anticonvulsivante, antioxidante e antimicrobial1 Atividade nootrpica, antiinflamatrio, inibe a agregao plaquetria, antioxidante2.

flavonides e diterpenos2

Glucosil xantona: Mangiferina19

Desordens cardivasculares, antioxidante19 e antilcera20,

LEGENDA DA TABELA: Correspondncia entre as citaes e a referncia bibliogrfica listada no final deste volume: 1- MATOS & LORENZI, 2002; 2 SIMES, 2004; 3- GRUENWALD, 2000; 4- MATA, 2004; 5- ALMEIDA, 2000; 6- OINONEN, 2006; 7- SOLER, 1986; 8MORA, 2005; 9- SCHULZ, 2002; 10- ITOIGAWA, 2004; 11- REIS, 2002; 12- ALONSO, 1998; 13- AVALLONE,2000; 14- CAMARGO, 1998; 15- SOUSA, 1991; 16- LEE, 2001; 17- MORSHEDI, 2006; 18- SINGH,2006; 19- PRABHU,2006; 20- LIMA, 2005.

101

6. CONCLUSO

Segundo dados epidemiolgicos da Cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente, a primeira rea programtica (AP1), as doenas mais prevalentes registradas pelo SUS so nessa ordem: doenas cardiovasculares, neoplasias, causas externas, doenas respiratrias, doenas mal definidas e doenas infecciosas e parasitrias (RIO DE JANEIRO, 2004). Este quadro se difere do resultado encontrado nos bairros aqui pesquisados pertencentes a AP1. Pode-se concluir, nesta pesquisa, que o uso de plantas medicinais restrito as doenas mais simples tratadas com atividades caseiras, no sendo registradas nas estatsticas epidemiolgicas do municpio. A coleta, identificao e herborizao botnica constituem etapas

fundamentais para a pesquisa com plantas medicinais, pois neste tema a variao do nome popular bastante ampla. Exemplo clssico presente nesta pesquisa foi a planta insulina, que em diversas fontes bibliogrficas de medicina popular conhecida como Cissus verticilata L. e aqui foi identificada como Alternanthera brasiliana L. Algumas espcies do gnero Alternanathera tambm so conhecidas popularmente pelo nome de especialidades farmacuticas como penicilina e terramicina( MARTINS, 2005). Outro fato que pode ser esclarecido com a identificao botnica foi a variao de espcies com o mesmo nome popular. Exemplo interessante presente nesta pesquisa foi a Arnica que apresentou trs espcies botnicas diferentes. A primeira a Arnica Montana L., planta utilizada como matria prima na manipulao de cremes e gis

102 pelo Programa de Fitoterapia. As outras duas espcies coletadas foram identificadas como Solidago chilensis Meyen e Eupatorium maximiliani Schrad & DC. As plantas indicadas pelos entrevistados para distrbios da memria, citadas nesta pesquisa atravs da pergunta direcionada, apresentam potencial para futuros estudos contra a doena de Alzheimer. Apenas 6% das citaes etnobotnicas se apresentavam na forma de fitoterpicos produzidos pelo Programa de Fitoterapia. Como o acesso aos medicamentos do Programa alcanado atravs de consulta mdica seguida de prescrio, os usurios consideram difcil o acesso a estes medicamentos optando pelas formas caseiras de uso das plantas medicinais. A falta de identificao cultural com as formas farmacuticas apresentadas pelo Programa pode ser um dos motivos para a pouca adeso dos entrevistados, j que, as plantas indicadas pelo Programa at so utilizadas por eles, porm com indicaes e formas de uso distintas. A forma de uso mais citada na pesquisa foi o ch, com 48% das citaes. Entretanto essa forma de uso no est contida no Memento Teraputico. O que se pode propor a incorporao do ch dentro do Programa de Fitoterapia, assim, pode-se supor que os usurios teriam maior adeso j que o ch faz parte do arcabouo cultural na teraputica popular dos grupos estudados. Os Grupos de Fitoterapia so espaos de interseo entre o conhecimento popular de plantas medicinais e o conhecimento acadmico utilizado pelo SUS. Este fenmeno cultural pode ser ilustrado quando foi afirmado, pelos entrevistados desta pesquisa, que o grupo considerado como uma das fontes de aprendizado do uso de plantas medicinais.

103 Os grupos tambm funcionam como focos de solidariedade, acolhimento, ateno e cuidado. Novas relaes e trocas de informaes vo criando um tecido social no cotidiano dessas pessoas. A noo de pertencimento de um grupo faz aumentar a autoestima e a qualidade de vida de um modo geral. Segundo as diretrizes da portaria N 971 (BRASIL, 2006), no que se refere a plantas medicinais, foram propostas medidas a serem adotadas que possibilitem a troca de informaes entre grupos de usurios. Pode-se concluir que o Programa de Fitoterapia do Rio de Janeiro e seus grupos de usurios, pelo seu pioneirismo e adequao s diretrizes do Ministrio da Sade, servem de modelo de implantao desta experincia bem sucedida para outros municpios do Brasil.

104

7. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
ADSERSEN, A.; GAUGUIN, B.; GUDIKSEN, L; . JGER A K . Screening of plants used in Danish folk medicine to treat memory dysfunction for acetylcholinesterase inhibitory activity; Journal of Ethnopharmacology, v. 104, 418-422; 2006. ALBUQUERQUE, U.P. Introduo Etnobotnica. Recife: Edies Bagao, 2002. _______________; ALMEIDA, C.F.C.B.R; MARINS, J.F.A. (org.). Tpicos em Conservao, Etnobotnica e Etnofarmacologia de Plantas Medicinais e Mgicas.Recife: Ed. Livrorpido, 2005. _______________; Lucena,R.F.P. Mtodos e Tcnicas na pesquisa Etnobotnica. Recife: Ed. Livrorpido, 2004. ALMEIDA, M.Z. Plantas Medicinais. Salvador, BA: Editora a Universidade Federal da Bahia, 2000. ALONSO, J.R. Tratado de Fitomedicina: Bases clnicas e farmacolgicas. Buenos Aires: Ed ISIS; 1998. AMOROZO, M.C.M. A abordagem etnobotnica pesquisa de plantas medicinais. In: Di Stasi, L.C.(ed). Plantas medicinais: arte e cincia. Um guia de estudo interdisciplinar. So Paulo: Editora UNESP, 1996. ____________.Uso e diversidade de plantas medicinais em Santo Antonio do Leverger, MT, Brasil. Acta bot.bras., v. 16, n.2, p.189-203, 2002. _____________; GLY, A.L. Uso de plantas medicinais por caboclos do Baixo Amazonas. Barcarena, PA, Brasil. Bol. Mus. Paraense Emlio Goeldi, ser. Bot., v.4, n.1, p.47-131, 1988. ARAJO, M.A.M. Lombrigas x Ascaris lumbricoides: encontros e desencontros entre as lgicas biomdica e popular. Cadernos de Campo. n. 8 , p. 45-59, 1999 . AQUINO, R. S. L. ; ALVARENGA, F. J. M. ; FRANCO, D.A.; Histria das Sociedades. 3.ed. Rio de Janeiro: Ao livro Tcnico, 1988.

105 AVALLONE, R.; ZANOLI,P.; PUIA, G.; BARALDI, M. Pharmacological profile of Apigenin,a flavonoid isoleted from Maticaria chamomilla. Biochemical pharmacology, v.59; p.1387-1394; 2000. AZEVEDO, S. K. S.; SILVA, I. M. Plantas Medicinais e de uso religioso comercializadas em mercados e feiras livres no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Acta Bot. Bras. v. 20, n.1, p. 185-194, 2006. BAILEY, K. Methods of social research. 4. ed. New York: The Free Press, 1994. BENNET, B.C.; PRANCE, G.T. Introduced plants in the indigenous pharmacopeia of South America. Economic Botanic, v. 54, n.1, p. 90-102; 2000. BERNARD, H.R. Research methods in Cultural Anthopology. Newbury Park, CA: Sage Publ., 1988. BOMTEMPO, M. Medicina Natural. So Paulo: Ed. Nova Cultural,1994. BOTSARIS, A. S. Fitoterapia chinesa e plantas brasileiras. So Paulo: cone, 1995. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado, 1988. BRASIL. Lei 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispe sobre as condies para a promoo, proteo e recuperao da sade, a organizao e o funcionamento dos servios correspondentes, e d outras providncias. Publicado no Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 1990. Disponvel em: <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/LEI8080.pdf.> Acesso em: dez. 2006. BRASIL. Portaria SVS N 519, de 26 de junho de 1998. Aprova o Regulamento Tcnico para Fixao de Identidade e Qualidade de "Chs - Plantas Destinadas Preparao de Infuses ou Decoces", constante do Anexo desta Portaria. Publicado no Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, de 29 de junho de 1998. BRASIL. Ministrio da Sade. Portaria 971 de 03 de Maio de 2006. Aprova a Poltica Nacional de Prticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema a nico de Sade. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil , Braslia; DF, 04 de Maio de 2006. BRASIL. Decreto n 5813, de 22 de Junho de 2006. Aprova a Poltica Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterpicos e d outras providncias. Publicado no Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia; DF, 23 de Junho de 2006. BRASIL. Resoluo RDC ANVISA/MS n 277, de 22 de Setembro de 2005. Aprova o regulamento tcnico para caf, cevada, ch, erva-mate e produtos solveis. Publicado no Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia; DF, 23 de Setembro de 2005.

106 BRITO, M.R. Plantas Medicinais utilizadas pelos usurios do Sistema nico de Sade no Instituto de Geriatria e Gerotologia Miguel Pedro (IGG). 2006. Trabalho de Concluso de Curso (graduao em Biologia Vegetal) - Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. CAMARGO, M.T.L.A; Plantas Medicinais e de rituais afro-brasileiros II: Estudo etnofarmacobotnico. So Paulo: cone, 1998. CARDOSO, S. H. Memria: O que e como melhor-la. Revista crebro & Mente, n. 1 mar.-maio; 1997. Disponvel em: www.cerebromente.org.br/n01/memo/memoria.htm . Acesso em dez. 2006. CARLINI, E. Entrevista: A fora dos fitoterpicos. Revista Racine.v.12,n.71,p.15,2002. CARRARA, Douglas. Possangaba: O pensamento mdico popular. Maric, RJ: Ed. Ribro, 1994. CLASSIFICAO Internacional de Doenas e Problemas relacionados sade(CID10).10. reviso v.1. Disponvel em: <http://www.datasus.gov.br/cid10/webhelp/cid10.htm> Acesso em: jan. 2007. CONFERNCIA NACIONAL DE MEDICAMENTOS E ASSISTNCIA FARAMCUTICA: relatrio final: efetivando o acesso, a qualidade e a humanizao na assistncia farmacutica, com controle social, 2004. Relatrio... Braslia: Ministrio da Sade/ Conselho Nacional de Sade, 2005. CONFERNCIA NACIONAL DE SADE, 8., 1986, Braslia. Relatrio...Braslia: Ministrio da Sade, 1986. CONFERNCIA NACIONAL DE SADE, 10., 1996, Braslia. Relatrio...Braslia: Ministrio da Sade, 1996. CORDELL, G. A. "Biodiversity and Drug Discovery: a Symbiotic Relationship" Phytochemistry, n. 55, p.463-480, 2000. CORRA, M. P. Dicionrio das Planta teis do Brasil e das Exticas Cultivadas. Rio de Janeiro: Ministrio da Agricultura,1926. DE LA CRUZ, M. F. Plantas Medicinais utilizadas por raizeiros: uma abordagem etnobotnica no contexto sade e doena. Dissertao (Mestrado em Sade e Ambiente) Instituto de Sade Coletiva Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiab, 1997. DUNIAU, M. C. M. Plantas Medicinais: da magia cincia. Rio de Janeiro: Ed. Brasport; 2003.

107 ELISABETSKY, E. Etnofarmacologia como ferramenta na busca de substncias ativas. In: Simes, C.M.O.(org). Farmacognosia: da planta ao medicamento. Porto Alegre: Ed. UFRGS; Florianpolis: Ed. UFSC, 1999. p.87-99 FARMACOPIA Brasileira. 4.ed. So Paulo: Atheneu, 1988. 2v. FERREIRA,A.; PROENA,C.; SERRALHEIRO, M.L.M; ARAJO, M.E.M. The in vitro screening for acetylcholinesterase inhibition and antioxidant activity of medicinal plants from Portugal; Journal of Etnopharmacology v. 108, p. 31-37, 2006. FRIEMAN, J.; YANV, Z.; DAFNI, A. & PALEWITH, D. A preliminary classification of the healing potential of medicinal plants, based on a rational analysis of an ethnopharmacological field survey among Bedouins in the Negev Desert, Israel. Journal of Ethonopharmacology,v.16, p.275-287, 1986. FUCHS, F. D.; WANNMACHER, L.; FERREIRA, M. B. C. Farmacologia Clnica: Fundamentos da teraputica racional. 3. Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004. GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. 5. ed. Petroplis: Vozes, 2002.. GILLIGAN, N.P. ; The palliation of nausea in hospice and palliative care patients with essencial oils of Pimpinella anisum (anissed), Foeniculum vulgare var. dulce (sweet fennel), Anthemis nobilis (Roman chamomile) and Mentha x piperita (peppermint). The International Journal of Aromatherapy, v.15, p.163-167, 2005. GRUENWALD, J. et al. Physicians Desk References for herbal medicines. New Jersey: Med. Econ. Co,2000. GOTTLIEB, O. R.; STEFANELLO, E. A. Comparative Ethnopharmacology: A rational Method for the search of Bioactive Compounds in Plants. Anais da Academia Brasileira de Cincias, v. 63, n. 1., p. 23-31,1991. GOODMAN; GILMAN. As bases farmacolgicas da teraputica. 10. ed. Rio de Janeiro: Ed. McGraw Hill, 2003. HEINRICH, M.; KUFER J.; LEONTI, M.; PARDO-DE-SANTANA, M. ; Ethnobotany and Etnhopharmacology Interdisciplinary links with the historical sciences. Journal of Ethnopharmacology v.107; p.157-160, 2006. HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve sculo XX. 2. ed. So Paulo: Ed. Companhia das Letras, 1995,

108

IBGE. Brasil: Pesquisa nacional por amostra de domiclios; 2001. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/censo/ >. Acesso em Janeiro de 2007. IBGE. Brasil: Censo Demogrfico; 2000. <http://www.ibge.gov.br/censo/> . Acesso em Janeiro de 2007. Disponvel em:

ITOIGAWA, M.; ITO,C.; TOKUDA,H.; ENJO F.; FURUKAWA, H.; Cancer chemopreventive activity of phenylpropanoids and phytoquinoids from Illicium plants. Cancer Letters v. 214, p. 165 169, 2004. JARDIM BOTNICO on line . Disponvel em: <http://www.jbrj.gov.br/>. Acesso em: jan. 2007. LEE, K.G.; SHIBAMOTO, T.; Antioxidant property of aroma extract isolated from clove buds Syzygium aromaticum (L.) Merr. Et Perry; Food Chemistry v. 74; p. 433-448, 2001. LIMA, Z.P; SEVERI, J.A.; PELLIZZON, C.H.; BRITO, A.R.M.S.; SOLIS, P.N.; CCERES, A.; GRON, L.M.; HIRUMA-LIMA, C.A. Can the aqueous decoction of mango flowers be used as an antiulcer agent? Journal of Ethnopharmacology v.106, p.29-37, 2006. LOBOSCO, M. Fitoterapia Chinesa :Introduo tradio e ao uso de plantas orientais. Rio de Janeiro: Ed. Booklink, 2005. LORENZI, H.; MATOS, F.J.A. Plantas Medicinais no Brasil: Nativas e exticas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2002. LOYOLA, M.A. Mdicos e curandeiros: Conflito social e sade. So Paulo: Ed. DIFEL, 1984. LUZ, M.T. Novos saberes e prticas em sade coletiva: Estudo sobre racionalidades mdicas e atividades corporais. 2. ed. So Paulo: Ed. HUCITEC, 2005. MACHADO, H. Laurinda Santos Lobo: Mecenas, artistas e outros marginais em Santa Teresa. Rio de Janeiro: Ed. Casa da Palavra, , 2002. MARQUES, L. C. ; PETROVICK, P. R. Normatizao da produo e comercializao de Fitoterpicos no Brasil. In: Simes, C.M.O.(org). Farmacognosia: da planta ao medicamento. Porto Alegre: Ed. UFRGS; Florianpolis: Ed. UFSC,2004. MARSTON, A.; KISSLING, J.; HOSTETTMANN, K.: A rapid TLC Bioautographic Method for the Detection of Acetylcholinesterase and Butyrylcholinesterase Inhibitors in Plants. Phytochemical Analysis. v.13, p. 51-54, 2002.

109

MARTINS, L.G.S.; SENNA-VALLE, L.; PEREIRA, N.A. Princpios ativos e atividades farmacolgicas de 8 plantas popularmente conhecidas por nome de medicamentos comerciais. Rev. Bras. Pl. Med., v.7, n.2, p.73-76, 2005. MATA, A.T.; PROENA, C.; FERREIRA,A.R.; SERRALHEIRO, M.L.M.; NOGUEIRA, J.M.F.; ARAJO M.E.M. Antioxidant and antiacetycholinestterase activities of five plants used as Portuguese food spicies. Food chemistry v.103; p. 778 786; 2007. MATOS, F.J.A. Farmcias Vivas. 4. ed. Fortaleza: Ed. UFC, 2002. MICHILES, E. (et al.). Guia de Orientao para Implantao do Servio de Fitoterapia; Programa Estadual de Plantas Medicinais; Secretaria de Estado de Sade; Governo do Estado do Rio de Janeiro; Rio de Janeiro; 2004. MORSHEDI, A.; DASSHTI, R.M.H.; VAHIDI, A.R.; The effect of Syzygium aromaticum (clove) and vitamin C on learning and memory in rats. Clinical Neurophysiology v. 117; p. S121-S336; 2006.(posters). MINISTRIO DA SADE, A Fitoterapia no SUS e o Programa de Pesquisas de Plantas Medicinais da Central de Medicamentos. Departamento de Assistncia Farmacutica e Insumos Estratgicos; Srie Textos Bsicos de Sade; Braslia , DF; 2006. NEPOMUCENO, R.. Viagem ao fabuloso mundo das especiarias. 4.ed. Rio de Janeiro: Ed. Jos Olympio, 2005. OINONEN, P.P.; JOKELA, J.K.; HATAKKA; VOURELA, P.M. Linarina, a selective acetylcholinesterase inhibitor from Mentha arvensis. Fitoterapia, v. 77; p. 429-434, 2006. OLIVEIRA, E. R. O que Medicina Popular. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1985 (Coleo Primeiros Passos). OLIVEIRA, D.R. Levantamento Etnobotnico das Plantas Medicinais utilizadas pela comunidade de Oriximin (Par) com enfoque Etnofarmacolgico para o gnero Lippia. Dissertao. (Mestrado em qumica de produtos naturais) - NPPN, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. ORHAN, I., SENER, B., CHOUDHARY, M.I. E KHALID, A.. Acetylcholinesterase and butyrylcholinesterase inhibitory activity of some Turkish medicinal plants. Journal of Ethnopharmacology v.91, p. 57-60, 2004. PARENTE, C.E.T.; ROSA, M.M.T. Plantas comercializadas como medicinais no municpio de Barra do Pira. Rodrigusia v.52, n.80, p. 47-59, 2001. PAQUET on line. Disponvel em <www.paqueta.com.br>. Acesso em 01 nov. 2006.

110

PATLAFF, R.G.; LUNA PEIXOTO, A. Espcies de uso medicinal e os quintais de moradores do entorno da APA da serra da capoeira grande, Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA, 6., 2006.Porto Alegre. Resumos, Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2006. POSEY, D. Introduo a Etnobiologia: teoria e prtica. In: Ribeiro, B. (Ed.). Suma etnolgica Brasileira. Petrpolis: Ed. Vozes, 1987.v.1. POSSE, J.C; PEREIRA, M.T.C.L; LEDA, P.H.O.; SANTOS, A.B.; VIEIRA, C.S.; REIS M.C.P.Uma experincia de resgate dos saberes e prticas de fitoterapia de um bairro do Rio de Janeiro. In: SIMPSIO BRASILEIRO DE ETNOBIOLOGIA E ETNOECOLOGIA 5., 2004. Chapada dos Guimares, MT. Resumos, Chapada dos Guimares , MT: Ed. UFMT, 2004. PRABHU, S.; MALLIKA, J.; SABITHA, K.E.; SHYAMALA, D. Effect of mangiferin on mitochondrial energy production in experimentally induced myocardial infarcted rats. Vascular Pharmacology v.44, p.519-525, 2006. PRISTA, L.N.; ALVES, A.C.; MORGADO, Tcnica farmacutica e farmcia galnica.3.ed. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1981. REIS, M. C. P. et al. . Memento Teraputico. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Sade; Programa de Fitoterapia, 2002. RIO DE JANEIRO (RJ). Secretaria Estadual de Sade. Resoluo n 1590 de 12 de Fevereiro de 2001. Aprova regulamento tcnico para a prtica da fitoterapia e funcionamento dos servios de fitoterapia no mbito do estado do Rio de Janeiro e d outras providncias. Dirio oficial do Estado do Rio de Janeiro; 12 fev. 2001. RIO DE JANEIRO (RJ). Secretaria Municipal de Sade. Sub-secretaria de aes e servios de Sade. Indicadores de Sade por rea programtica da cidade do Rio de Janeiro em 2004. Disponvel em: <http://www.saude.rio.rj.gov.br/media/indic_AP2004.pdf> . Acesso em : Janeiro/2007. RODRIGUES, E. Etnofarmacologia e a investigaode plantas com ao no Sistema Nervoso Central. In: ALBUQUERQUE, U.P.; ALMEIDA, C.F.C.B.R; MARINS, J.F.A. (org.). Tpicos em Conservao, Etnobotnica e Etnofarmacologia de Plantas Medicinais e Mgicas.Recife: Ed. Livrorpido, 2005. SANTOS, M.A.P.; REIS, M. C. P.; Relato de uma experincia de incentivo ao uso popular da planta medicinal dentro de uma prtica mdica generalista numa comunidade adstrita ( ilha de Paquet - Rio de Janeiro ). In: XV SIMPSIO DE

111 PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL, 15, 1998, guas de Lindia. Programa e Resumos. guas de Lindia, SP: Brasil, 1998. SCHULZ, V. et al. Fitoterapia Racional. Um guia de fitoterapia para as Cincias da Sade. So Paulo: Manole, 2002. SILVA, N.C.B. Bioprospeco de plantas medicinais: estudo etnofarmacolgico em uma comunidade quilombola da Chapada da Diamantina BA. Tese. (Doutorado em biotecnologia vegetal) - Programa de Ps-graduao em Biotecnologia Vegetal, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. SIMES, C.M.O. et al . Plantas da Medicina Popular no Rio Grande do Sul; 5. Ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 1998. SIMES, C.M.O.(org.). Farmacognosia: da planta ao medicamento. 5.Ed. Porto Alegre: Ed. UFRGS; Florianpolis: Ed. UFSC, 2004. SINGH, G.; MAURYA, S; LAMPASONA, M. P. ; CATALAN, C.; Chemical constituents antifungal and antioxidative potential of Foeniculum vulgare volatile oil and its acetone extracts; Food Control v.17, p.745-752; 2006. SONAGLIO, D; ORTEGA, G.G.; PETROVICK, P.R.; BASSANI, V.L.Desenvolvimento tecnolgico e produo de fitoterpicos. In: Simes, C.M.O.(org). Farmacognosia: da planta ao medicamento. Porto Alegre: Ed. UFRGS; Florianpolis: Ed. UFSC, 2004. SOUSA, M. P. ; MATOS, M. E. O. ; MATOS, F.J.A.; Constituintes qumicos de plantas medicinais brasileiras. Fortaleza: Ed. UFC, 1991.

112

8. ANEXOS:

113 9

COMIT DE TICA EM PESQUISA

Parecer n 61A/2005 Sr(a) Pesquisador(a),

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2005.

Informamos a V.Sa. que o Comit de tica em Pesquisa da Secretaria Municipal de Sade - CEP SMS-RJ -, constitudo nos Termos da Resoluo CNS n 196/96 e, devidamente registrado na Comisso Nacional de tica em Pesquisa, recebeu, analisou e emitiu parecer sobre a documentao referente ao Protocolo de Pesquisa, conforme abaixo discriminado: PROTOCOLO DE PESQUISA N 62/05 TTULO: Plantas medicinais utilizadas pelos usurios do Sistema nico de Sade (SMS) nos bairros de Vargem Grande, Paquet e Santa Teresa. PESQUISADOR RESPONSVEL: Suzana Guimares Leito UNIDADE ONDE SE REALIZAR A PESQUISA: CMS Ernani Agrcola, UIS Manoel Arthur Villaboin e UACPS Ceclia Donnangelo DATA DA APRECIAO: 20/9/2005. PARECER: APROVADO Obs: No TCLE falta telefone de contato

Dr. Carlos Scherr Coordenador Comit de tica em Pesquisa

114

INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS: ROTEIRO DE ENTREVISTA PBLICO ALVO: GRUPO DE FITOTERAPIA Data/ local:___________________________ nome:___________________________ apelido:_______ idade:_____________ sexo: fem masc profisso:___________________________ principal ocupao:________________________________ PERGUNTAS 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) ONDE NASCEU ? ONDE FOI CRIADO? VIVE AQUI H QUANTO TEMPO? PORQUE PARTICIPA DO GRUPO? H QUANTO TEMPO PARTICIPA DO GRUPO? VOCE ACHA QUE O GRUPO TRAZ BENEFCIOS PARA OS PARTICIPANTES? PORQUE SE INTERESSA POR PLANTAS MEDICINAIS?

8) ONDE APRENDEU A USAR PLANTAS MEDICINAIS? 9) COM QUEM APRENDEU A USAR AS PLANTAS? 10) SEUS FILHOS/ NETOS USAM PLANTAS MEDICINAIS? 11) VOCE QUE ENSINA PARA ELES? 12) QUAIS PLANTAS MEDICINAIS VOCE USA? PARA QUE? 13) TEM ALGUMA RECEITA ESPECIAL? COMO VOCE FAZ? (usar modelo de formulrio p cada planta) 14) QUANDO USOU PELA ULTIMA VEZ? 15) SABE ALGUMA PLANTA PRA MEMRIA? 16) USA OS FITOTERPICOS DO POSTO? PARA QUE? 17) ACHA QUE TEVE RESULTADO?

115

FORMULRIO APLICADO NA ENTREVISTA PARA CADA PLANTA:

PLANTA:_______________________ PARA QUAL DOENA:_______________________ RECEITA:______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________ QUNDO SE TOMA:________________________________________________________ LOCAL DE OBTENAO: PEGOU NO MATO COLHEU NA HORTA COMPROU ONDE:_______________________________________________

QUE PARTE USA DA PLANTA SEMENTE FOLHA FLOR CAULE CASCA FRUTA RAIZ LEITE RESINA BATATA CEBOLA CIP OUTROS:______________ SECA FRESCA

COMO SE USA

SE TOMA MEDIDA:_______ BANHO LAVAGEM GOTAS MASSAGEM EMPLASTRO DEFUMAO AMARRAR A RAMA OUTROS:____________________

Potrebbero piacerti anche