Sei sulla pagina 1di 5

RESPOSTAS

01 Do ponto de vista de forma, a cincia se expressa como um sistema de conceitos, proposies e teorias. Como um sistema e no um mero conjunto de idias, os conceitos proposies e teorias que fazem uma cincia so interdependentes e logicamente articulados. Ela persegue sempre o ideal de um corpo de idias logicamente harmonizadas entre si. Seu objetivo tem como principal explicar a realidades com base na observao sistemtica dos fatos. Na medida em que as explicaes so merecedoras, elas podem e tendem a se transformarem da realidade. 02 Ao contrrio das explicaes filosficas das relaes sociais, as explicaes da Sociologia no partem simplesmente da especulao de gabinete, baseada, quando muito, na observao casual de alguns fatos. A tica social, que uma diviso da filosofia social, estabelece o que bom e o que mau para a sociedade e para o homem, enquanto a Sociologia, por seu turno, no emite juzos de valor. 03 Sem a deduo no possvel a critica do conhecimento estabelecido nem a formulao de novas idias no estritamente derivadas da observao, necessrias ao progresso do conhecimento cientifico. 04 Na lgica formal contempornea, induo incompleta caracterizada essencialmente pelo carter provvel da concluso qual, no obstante, admite graus rigorosamente determinados de probabilidade mediante os procedimentos metdicos (estatsticos) utilizados. A induo o mtodo predominante, mas no exclusivo da sociologia. 05 Ao defronta-se com a realidade, o cientista no se encontrados desarmados de conceitos, percebendo os fatos em sua absoluta pureza. No parece existir uma percepo pura dos fatos em sua absoluta pureza. Consciente deste processo, o cientista deve, no entanto, procurar evitar, com os mtodos e as tcnicas sua disposio, que as suas idias superem a evidncia dos fatos. Do contrario, no estar fazendo cincia. A importncia da teoria para a cincia esta no fato de que a investigao cientifica da sociedade, como dos fenmenos em geral, no consiste apenas na pura observao dos fatos, mas na observao teoricamente orientada. 06 A Sociologia estuda os valores e as normas que existem de fato na sociedade e tenta identificar e classificar as relaes entre esses componentes da sociedade nem os homens e os seus atos. No cabe sociologia dizer como a sociedade deve ser, mas constatar e explicar como ela . O socilogo e s enquanto tal, esse profissional deve fazer todo esforo que lhe for possvel

para no permitir que os valores morais interfiram preconceituosamente na sua percepo e interpretao da realidade social. 07 A Histria, embora no seja cincia no sentido estrito, uma disciplina imprescindvel compreenso cientfica da organizao social, pois todo fenmeno social ocorre sempre e necessariamente em um contexto histrico e, alm disso, a Histria sempre histria de sociedades. As cincias sociais so herdeiras dos estudos histricos porque, antes do advento de uma atitude cientifico no estudo da sociedade, era a Histria a disciplina que se ocupava especificamente com os fenmenos sociais. 08 Hoje, mesmo os economistas, ao menos os no estreitamente ortodoxos, esto conscientes da necessidade de compreenso dos motivos sociais no econmicos dos indivduos, para entender os processos econmicos. Afinal das contas, no existem fronteiras entre o social e o econmico, como se costuma classificar. O social compreende muitas dimenses institucionais: a da famlia, a da poltica, a da religio, a da economia, entre outras. So todas diferentes, porm interdependentes, so todas diferentes, porm interdependentes. 09 Sociologia: Estudo objetivo das relaes que surgem e se reproduzem, especificamente, com base na coexistncia de diferentes pessoas ou grupos em uma sociedade mais ampla, bem como das instituies, normas, leis e valores conscientes ou inconscientes que essas relaes tendem a gerar no seio do grupo. Doutrinas Sociais: as doutrinas no se baseiam nas observaes dos fatos, mas em idias sobre como a realidade presumivelmente , ou, principalmente como a realidade deve ser. De uma doutrina no se exige a sua demonstrao pelos fatos. 10 Os problemas sociais so do interesse do socilogo porque so fenmenos sociais, isto , fatos passveis de observao e, portanto, de explicao cientifica. Problemas sociolgicos, que dizer os problemas de explicao terica do que acontece na vida social. Neste sentido, tanto o funcionamento fluente da famlia quanto a sua desorganizao entram no campo de interesse do socilogo. 11 A Sociologia, porm, como todo conhecimento, nasce da prpria sociedade. Assim, ela tambm pode refletir interesses de alguma categoria social, ter funo ideolgica, contrariando o ideal de objetividade da cincia. Ideologia toda forma de conhecimento decorrente da situao social especifica de alguma categoria social e representativa dos interesses dessa categoria. Esse fenmeno resulta do inevitvel paradoxo das cincias sociais; Ao contrario das cincias da natureza, as cincias da sociedade esto dentro do seu prprio objeto, pois todo conhecimento um produto social.

12 Uma teoria cientifica uma explicao de algum fenmeno, ou conjunto de fenmenos, ou conjunto de fenmenos, com base na observao, direta ou indireta, dos fatos que a confirmam. O conhecimento cientifico predominantemente indutivo, baseado na observao dos fatos, comportando, porm, o concurso da deduo quando se trata de reas pouco ou nada investigadas, nas quais no possvel avanar seno atravs de hipteses formuladas dedutivamente. De outro modo, a cincia no poderia avanar. 13 Sociologia radical: foi difundida, sobretudo nos Estados Unidos a partir dos anos sessenta, seria supostamente comprometida com os interesses das categorias subalternas da sociedade capitalista. Sociedade conservadora: mais que um mero instrumento de defesa dos interesses da burguesia, protegida sob o rotulo de cincia. 14 Sociologia: Estudo objetivo das relaes que se estabelecem, consciente ou inconscientemente, entre pessoas que vivem numa comunidade ou num grupo social, ou entre grupos sociais diferentes que vivem no seio de uma sociedade mais ampla. Ideologia: Conjunto articulado de idias, valores, opinies, crenas, etc., que expressam e reforam as relaes que conferem unidade a determinado grupo social (classe, partido poltico, seita religiosa, etc.) seja qual for o grau de conscincia que disso tenham seus portadores. 15 Se o socilogo motivado pelo conhecimento que possui a respeito da sociedade para engajar-se na poltica, este engajamento representa antes um direito que ele possui como cidado do que uma obrigao decorrente da sua condio de socilogo. Enfim, como bem ponderou David Berry: (...) aqueles que procuram uma Sociologia que renuncie busca da objetividade nos interesses de uma causa poltica ou outra qualquer deveriam reconhecer que a essa causa particular que procuram servir e que a Sociologia no e pra eles.

QUESTES PARA EXERCCIO

01 O que faz com que o conhecimento cientifico seja diferente de outras espcies de conhecimento? 02 Em que a Sociologia difere da filosofia social? 03 Qual o papel da deduo na investigao cientfica? 04 Por que a cincia no pode ser exclusivamente indutiva? 05 Por que podemos afirmar que no possvel a apreenso imediata dos fatos observveis? 06 Por que se admite que os socilogos devem procurar ter conscincia dos seus valores? 07 Quais as relaes entre Histria e Sociologia? 08 Se existe uma cincia especifica dos fenmenos econmicos, como se justifica que os socilogos tambm possam estudar esses mesmos fenmenos? 09 Qual a diferencia entre Sociologia e Doutrina Social? 10 Qual a diferencia entre problema social e problema sociolgico? 11 Por que a Sociologia alem de cincia, pode ser tambm uma forma de conscincia social? 12 Por que a Sociologia pode refletir idias no cientificas a respeito da sociedade? 13 Por que razo no parece apropriada a distino entre Sociologia radical e Sociologia conservadora? 14 Quais as relaes possveis entre Sociologia e Ideologia? 15 Qual a soluo proposta por Gunna Myrdal para o problema das relaes entre o trabalho dos socilogos e os seus valores morais?

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI UESPI CAMPUS DRA JOSEFINA DEMES CURSO ENFERMAGEM BLOCO I DISCIPLINA SOCIOLOGIA GERAL PROFESSORA GRACE MENDES

QUESTES PARA EXERCCIO

DIGO GONALVES DA ROCHA

FLORIANO PIAU MARO 2012

Potrebbero piacerti anche