Sei sulla pagina 1di 5

Cncer

Cncer o nome de um grupo de mais de 100 diferentes doenas, tambm conhecido como neoplasia e a cincia que estuda o cncer se denomina Oncologia.

O que cncer?
Nosso corpo composto por vrios rgos e tecidos, onde cada um tem uma funo determinada e especializada, isso acontece durante a vida intrauterina, quando as clulas comeam se dividir e dar origem ao corao, pulmo, fgado, rins, musculo, etc. As clulas so pequenas unidades que compem o tecido, algumas tem um ciclo de vida determinado e so substitudas por outras durante a vida, como por exemplo, a pele. Outras clulas no tem essa capacidade de renovao, como a maioria das clulas que compem o sistema nervoso. Dentro das clulas h uma codificao que faz com que elas saibam quem so e o que devem fazer. Algumas vezes as clulas ficam doentes, assim, ou morrem, ou so destrudas pelo sistema imune. Mas algumas clulas podem adoecer e comear a se multiplicar de forma rpida e desordenada, prejudicando as estruturas que esto em torno dela. Quando as clulas crescem de maneira anormal, mas no perdem a identidade e funo, temos o genericamente chamado tumor benigno. Dependendo onde o tumor cresce, as consequncias podem ser drsticas. Quando tumores comprometem reas nobres do crebro e esmos podem ser potencialmente graves. Quando as clulas alm de aumento anormal em nmero, perdem sua identidade e funo, temos o chamado tumor maligno, que capaz de produzir metstases, ou seja, espalhar-se por outras partes do corpo. Ento, o cncer maligno, uma doena onde as clulas do prprio individuo, perdem sua identidade e funo e passam a crescer rapidamente, comprometendo as estruturas vizinhas e distantes, e roubando energia do restante do organismo. Assim, ele no uma doena transmissvel e no h como pegar cncer de outra pessoa.

Diferenas entre Cncer na infncia e no adulto


O Cncer infantil pouco frequente. Estima-se que anualmente cerca de 300 casos novos de cncer em crianas e adolescentes entre 0 a 19 anos ocorra no Rio Grande do Sul. Os tipos de cncer que atacam as crianas tambm so muito diferentes daqueles que ocorrem nos adultos. O ndice de cura do cncer infantil situa-se em torno de 70% dos casos. Algumas doenas tm ndices superiores a 90% e em outros tipos mais graves, a minoria, o ndice fica em torno de 20%.

As causas do cncer, na maioria das vezes, no podem ser identificadas. Diferente do cncer no adulto, o cncer infantil tm poucos fatores de risco conhecidos. Sabe-se, por exemplo, que no adulto, o tabagismo aumenta a incidncia de cncer de pulmo. Na criana existem poucos fatores de risco conhecidos associados a tumores. Em alguns tipos h uma associao com infeces por vrus e outros podem estar ligados a uma predisposio familiar. A maioria dos casos de cncer na infncia no tem causa conhecida. Provavelmente vrios componentes esto associados ao aparecimento do tumor, como predisposio gentica, infeces, exposio a fatores externos como alimentao e outros. Algumas crianas podem nascer com a doena. Por causa disto, no se fala em preveno do cncer infantil e sim em diagnstico precoce para que o tratamento seja iniciado o mais breve possvel.

Segundo dados da Organizao Mundial da Sade (OMS), os canceres mais comuns so: cncer de pulmo, de mama, de colo retal, de estomago e de fgado, que juntos correspondem por quase metade dos novos casos de cncer que surgem no mundo a cada ano.

Cncer de pulmo- O mais letal


o que ?
O cncer de pulmo o mais comum dos tumores malignos, apresentando um aumento por ano de 2% na sua incidncia mundial. A mortalidade por esse tumor muito elevada e o prognostico (previso) dessa doena est relacionado fase em que diagnosticada.

Como se desenvolve?
O tabagismo o principal fator de risco para o desenvolvimento do cncer de pulmo, sendo responsvel por 90% dos casos desse tumor, 1,4% das vitimas nunca fumaram, mas a maioria convive frequentemente com fumantes, mas as pessoas que nunca fumaram tm melhores respostas ao tratamento e maior taxa de sobrevivncia. Mulheres fumantes que fazem terapia hormonal tem um risco de 60% maior de desenvolver cncer de pulmo do que as que no fazem. Alm disso, tambm tem um risco aumentado para cncer de mama. Mais homens do que mulheres desenvolvem cncer de pulmo, mas o numero de casos de mulheres esta aumentando, enquanto o numero de caso de homens esta caindo. O risco de morte por cncer de pulmo 22 vezes maior entre os fumantes do que entre os no fumantes.

Pode ser causado tambm por qumicos arsnio, asbesto, berlio, radnio, nquel, cromo, cdmio e cloreto de vinilo, encontrados principalmente no ambiente ocupacional. Pode ser causado tambm por fatores dietticos (baixo consumo de frutas e verduras), genticos, a doena pulmonar obstrutiva crmica (enfisema pulmonar e bronquite crnica) e a historia familiar de cncer de pulmo. s vezes a doena se desenvolve em pessoas que nunca fumaram e a causa desconhecida.

Tipos de cncer de pulmo Existem dois tipos de cncer de pulmo dependendo de como as clulas aparecem ao microscpio:

No pequenas clulas o mais frequente e geralmente cresce e dissemina-se mais lentamente. Existem trs tipos principais de cncer de pulmo de no pequenas clulas: epidermoide) o tipo mais comum de cncer de pulmo e est muitas vezes relacionado com o tabaco. Desenvolve-se a partir das clulas do revestimento dos alvolos pulmonares e encontrado no centro do pulmo.

o Carcinoma de clulas escamosas (ou carcinoma

o Adenocarcinoma tambm se desenvolve nas clulas do

revestimento dos alvolos, apesar de se formar a partir de uma clula produtora de muco.
o Carcinoma de clula grande esta designao se deve ao fato

de a clula afetada apresentar uma grande dimenso quando observada ao microscpio. Ele tente a se propagar rapidamente

Pequenas clulas menos frequente, um tipo de cncer de crescimento rpido e de disseminao por todo o corpo.

Sinais e sintomas o Tosse que no desaparece e piora com o passar do tempo; o Dor constante no peito; o Tosse com escarro e com sangue; o Chiado ou ronquido; o Falta de ar e fadiga; o Pneumonias de repetio; o Perda de peso e falta de apetite.

Algumas vezes os sintomas podero se tornar bvios apenas quando a doena estiver bem avanada. Diagnostico Um Raio-X de trax pode ser necessrio para identificar o tumor. Se houver alterao na radiografia, a pessoa deve realizar outros exames para saber qual o tipo de tumor que a est acometendo. O exame atravs do escarro pode identificar o tipo de clula anormal que causou o cncer. Outras vezes necessrio retirar um pedacinho do pulmo para se analisar no microscpio (bipsia). Tratamento Os tumores malignos do pulmo podem ser tratados com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Ou, ento, essas modalidades teraputicas podem ser combinadas. A radioterapia frequentemente utilizada em conjunto com a cirurgia. H vrios casos em que, ao invs de se fazer a cirurgia, a radioterapia combinada com a quimioterapia. A quimioterapia tratamento com medicaes que combatem os tumores tambm utilizada para ajudar a destruir as clulas cancerosas no local do tumor. Uma outra alternativa a terapia fotodinmica, em que medicaes so injetadas no corpo e so ativados com o uso do laser. O medico decidira o tratamento de acordo com o tipo celular do tumor, seu estagio e com as condies do paciente. Preveno
Como, segundo o INCA cerca de 90% dos casos de cncer de pulmo so por causa do consumo de derivados do tabaco (geralmente cigarro), a principal forma de preveno nunca fumar e no ficar prximo a fumantes. Parar de fumar permite que o pulmo se regenere parcialmente, melhora a imunidade e melhora a sade no s do fumante como de todos aqueles que vivem com ele. Diversos remdios psiquitricos e psicoterapia podem ajudar nesse processo. No caso de ambientes contendo cancergenos no ar, como fumaa e restos de minerais silicatos, mscaras apropriadas devem ser usadas.

Potrebbero piacerti anche