Sei sulla pagina 1di 12

1

MACHADO DE ASSIS TEATRLOGO: Do estado bruto a lapidao

Alan Henrique Ferreira da Silva alanhenrique_br@hotmail.com

RESUMO: O presente estudo tem como objetivo principal aclarar a intensa dedicao de Machado de Assis ao teatro, enquanto dramaturgo e crtico teatral, para que se acentue a necessidade de estudar esta fase teatral machadiana. Sendo assim, nos situaremos no contexto social e poltico de sua poca. Como tambm, traaremos o percurso do estado bruto lapidao intelectual deste consagrado escritor brasileiro. PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira, Machado de Assis, crtica teatral.

As citaes de Machado de Assis sero identificadas pelas siglas CT (Crtica teatral), C (Crnica), T (Teatro)

ALM DA LITERATURA

A vida de Machado de Assis como crtico e dramaturgo no despertou na crtica tanto interesse quanto a sua vida de romancista e contista. Essa fase, antes da publicao de seu primeiro romance foi indevidamente depreciada no estudo da sua vida literria, j que se percebe em vrios trechos dos seus romances e contos, inseres de que o teatro sempre esteve presente em sua vida literria, principalmente, no incio de sua carreira, como afirma Joo Roberto Faria:
O envolvimento de Machado de Assis com o teatro, principalmente no incio de sua carreira literria, foi bastante expressivo. Entre 1859, quando tinha vinte anos de idade, e 1867, ele foi crtico teatral, dramaturgo, censor do Conservatrio Dramtico e tradutor de vrias peas francesas. (FARIA, 2003)

Machado de Assis, o consagrado escritor da obra que iniciou o realismo no Brasil com a publicao de Memrias Pstumas de Brs Cubas, em 1881, desenvolveu uma profunda participao na histria do teatro brasileiro no sculo XIX, principalmente at a publicao do seu primeiro romance, Ressureio, em 1872. Seu interesse em desenvolver o teatro nacional e faze-lo evoluir categoria de Arte era latente nas suas crticas. Que sempre, atravs de um texto envolvente, tentava mobilizar a sociedade para que se instaurasse uma arte cnica nacionalista, tentando transform-la de um simples passatempo para um gnero literrio. Na sua possio de dramaturgo, havia o cuidado em criar e reproduzir peas que transmitissem a possibilidade de se fazer um teatro realista e nacional. O certo que a existncia de inmeras crticas peas e ao teatro, por tantas vezes contundentes, que causavam um grandioso debate cultural no seu tempo. A sua atuao como censor, dando o parecer sobre as peas encenadas no pas. E as peas escritas por um dos principais escritores do Realismo nacional, j obriga a nos ocuparmos com veemncia tanto no que h de melhor, como tambm, no que h de menos original e inexperiente, da fase teatral machadiana. Sendo assim, decidi por colocar, sob as luzes dos estudiosos de literatura, a sua atuao como crtico, tradutor, censor e dramaturgo, a fim de que o trabalho aqui desenvolvido sirva de conhecimento para que haja um maior embasamento na anlise da sua obra literria.

As citaes de Machado de Assis sero identificadas pelas siglas CT (Crtica teatral), C (Crnica), T (Teatro)

O LAPIDAR DO INTELECTO MACHADIANO

O panorama do teatro nacional, at 1855, apresentava nos palcos da cidade do Rio de Janeiro, duas estticas aparentemente contrrias: o teatro realista e o teatro romntico. Esta, representada pelo ator e encenador teatral, Joo Caetano dos Santos, e aquela, representada pelo empresrio do comrcio, do teatro e investidor, Joaquim Heleodoro Gomes dos Santos, fundador do Teatro Ginsio Dramtico. Os primeiros registros sobre o teatro no pas, datam do sculo XVI, no perodo do Brasil colnia com a encenao de peas organizadas pelos jesutas. Aps um hiato de quase trs sculos, em 1827, ocorreu a reestria do teatro no pas influenciado por um forte sentimento nacionalista que acabava de ser instaurado pela recente independncia do Brasil. Joo Caetano dos Santos, com a ajuda da corte brasileira, realiza um trabalho primoroso que caracteriza muito bem o perodo romntico da dramaturgia brasileira, atravs da encenao de dramas e tragdias neoclssicas vindos de pases da Europa, principalmente de Portugal ou traduzidos do francs, do italiano e do espanhol. Contrapondo-se a esta monopolizao de quase trs dcadas, sob forte influncia do teatro realista francs, se inicia uma nova fase do teatro brasileiro. Jovens escritores como Jos de Alencar, Joaquim Manuel de Macedo, Quintino Bocaiva, Machado de Assis, entre outros, provocam uma revoluo temtica no teatro nacional. Surge assim a esttica teatral realista de cunho nacional. E, talvez, o mais empolgado com este surgimento, tenha sido Machado de Assis, como podemos perceber nesta carta que lhe foi endereada por Jos de Alencar:
O senhor foi o nico de nossos modernos escritores, que se dedicou sinceramente cultura dessa difcil cincia que se chama crtica. Uma poro de talento que recebeu da natureza, em vez de aproveit-lo em criaes prprias, teve a abnegao de aplic-lo a formar o gosto e desenvolver a literatura ptria. Do senhor, pois, do primeiro crtico brasileiro, confio a brilhante vocao literria, que se revelou com tanto vigor. (JACKSON, 1951)

Publicada no Correio Mercantil de 22 de fevereiro de 1868, esta carta escrita pelo maior escritor brasileiro daquela poca, gerou em Machado de Assis, um verdadeiro entusiasmo para se declarar partidrio da escola realista, pois essa seria, de acordo com as suas palavras, mais sensata, mais natural, e de mais iniciativa moralizadora e civilizadora (CT, 1861). Sem dvida alguma, Machado de Assis percebeu o valor que havia nas suas crticas e no escondeu o seu contentamento em ver o seu trabalho intelectual reconhecido. Entretanto, seis meses depois, o escritor retifica essa declarao. Acrescentando que suas
1

As citaes de Machado de Assis sero identificadas pelas siglas CT (Crtica teatral), C (Crnica), T (Teatro)

idias sobre o teatro so eclticas em absoluto... no subscrevo, em sua totalidade, as mximas da escola realista, nem aceito, em toda a sua plenitude, a escola das abstraes romnticas; admito e aplaudo o drama como forma absoluta do teatro, mas nem por isso condeno as cenas admirveis de Corneille e Racine (CT, 1863). Machado de Assis obteve o reconhecimento da classe artstica da sua poca aps: colaborar em pequenos peridicos, como Marmota Fluminense, A Marmota ou O Espelho no incio da carreira; escrever folhetins para O Futuro, entre setembro de 1862 e julho de 1863, e para a Revista da Imprensa Acadmica de So Paulo, entre abril e outubro de 1864; emitir dezesseis pareceres para o Conservatrio Dramtico, entre 1862 e 1864; e manifestar as suas idias no Dirio do Rio de Janeiro, jornal que publicou a maior parte dos seus escritos entre os anos de 1860 e 1867, onde Machado de Assis ganha prestgio dos contemporneos da sua poca. A partir dessas publicaes relatando tudo o que efervescia da sua mente atravs da sua pena a fim de que as artes cnicas atingissem um lugar de destaque no contexto cultural da sua poca, se d o inicio da participao de Machado de Assis na historiografia teatral brasileira. Aos dezessete anos de idade, Machado de Assis publica no jornal A Marmota Fluminense seus primeiros artigos crticos sob o ttulo de Idias Vagas, onde esboava alguns palpites sobre poesia e teatro, comentado por Joo Roberto Faria:
Entendendo o teatro como lugar de distrao e ensino, o jovem crtico conclama os seus leitores: Ao teatro! Ao teatro!, porque l que a sociedade mostra todas as suas faces: frvola, filosfica, casquilha, avara, interesseira, exaltada, cheia de flores e espinhos, dores e prazeres, de sorrisos e lgrimas!. Com entusiasmo, continua: Ao teatro ver o vcio em contato com a virtude; o amor no corao da mulher perdida, como a prola no lodo do mar; o talento separado da ignorncia apenas por um copo de champagne! Ao teatro ver as cenas espirituosas da comdia moderna envolvendo uma lio de moral em cada dito gracioso. (FARIA, 1993)

Mesmo cometendo alguns equvocos, o relacionamento estreito que obtivera com o teatro e com os intelectuais da sua gerao, permitiu-lhe compreender qual era o panorama atual do teatro no cenrio nacional. Em poucos anos, seus textos j deixam de apresentar idias nem to vagas e passa ento a se tornar adepto da nova companhia dramtica, que surgiu com a inaugurao do Teatro Ginsio Dramtico que apresentava as ltimas novidades das peas francesas de Alexandre Dumas Filho e mile Augier, disputando a preferncia do pblico com a companhia de Joo Caetano dos Santos. Vimos que h vrios indcios nos quais podemos perceber que Machado de Assis teve participao ativa na vida teatral do Rio de Janeiro. Desde 1858, quando se tornou membro da Sociedade Petalgica e passou a conviver com Manuel Antnio de Almeida, Joaquim Manoel
1

As citaes de Machado de Assis sero identificadas pelas siglas CT (Crtica teatral), C (Crnica), T (Teatro)

de Macedo, entre outros poetas, dramaturgos, jornalistas, polticos, que conforme ele mesmo denominava, o local era onde se comentavam todos os assuntos da poca, e lembrou em uma crnica Quereis saber do ltimo acontecimento parlamentar? Era ir Petalgica. Da nova pera italiana? Do novo livro publicado? Da ltima pea de Macedo ou Alencar? Do estado da praa? Dos boatos de qualquer espcie? No se precisava ir mais longe, era ir Petalgica (C, 1859). Machado de Assis, envolvido no debate cultural que com frequncia ocorria na Sociedade Petalgica, amadureceu precocemente o senso crtico. Com o seu rigoroso diagnstico alegava que no tnhamos teatro dramtico, que o que tnhamos era uma um excesso de tradues do teatro francs no qual ocupava as encenaes das companhias dramaticas do teatro nacional. Na sua opinio, a culpa desse cenrio era dos empresrios dramticos, que preferiam encenar tradues a incentivar os autores nacionais. Para por fim a esta avalanche de tradues no teatro nacional, props uma soluo curiosa: impostos sobre as peas traduzidas a fim de obrigar os empresrios dramticos a buscar na dramaturgia nacional o repertrio das suas companhias, apoiando-as e incentivando-as. Porm, tal soluo nunca foi adotada. Podemos dizer que o forte sentimento nacionalista gerado pela recente independncia do pas, incentivou Machado de Assis, levado pelo nimo juvenil, a manifestar essa reivindicao. Embora no houvessem peas brasileiras em nmero suficiente para suprir as necessidades das companhias dramticas. Machado de Assis estava certo em querer estimular o surgimento de dramaturgos reforando os ideais de Jos de Alencar, aclamando ento a necessidade da criao do teatro nacional, sugerindo a escola moderna do realismo teatral francs como modelo, conforme declarou:
No divaguemos mais; a questo toda est neste ponto. Removidos os obstculos que impedem a criao do teatro nacional, as vocaes dramticas devem estudar a escola moderna. Se uma parte do povo ainda est aferrada s antigas idias, cumpre ao talento educ-la, cham-la esfera das idias novas, das reformas, dos princpios dominantes. assim que o teatro nascer e viver; assim que se h de construir um edifcio de propores to colossais e de um futuro to grandioso. (CT,1862)

Logo percebemos que Machado de Assis alia-se aos novos ideais que ocorriam no palco do Ginsio Dramtico. Desprezando os velhos recursos do teatro romntico ou da comicidade farsesca. Sempre em nome de uma dramaturgia que devia surgir das observaes da vida social contempornea, para Machado de Assis a sociedade era uma mina a explorar, um universo em que as vocaes dramticas podiam descobrir, copiar, analisar, uma aluvio de tipos e caracteres de todas as categorias.
1

As citaes de Machado de Assis sero identificadas pelas siglas CT (Crtica teatral), C (Crnica), T (Teatro)

Dentro desse contexto, Machado de Assis ganha notoriedade e respeito, assumindo o posto de crtico teatral que lhe foi oferecido pelo jornal O Espelho no segundo semestre de 1859. A primeira crtica negativa que Machado de Assis recebeu sobre a sua dramaturgia veio atravs da resposta carta que ele enviou para o jornalista, crtico e dramaturgo Quintino Bocaiva. Ao expor as suas intenes em publicar as comdias O caminho da porta e O Protocolo, ambas de 1862, s quais Bocaiva j havia tecido parecer favorvel, o crtico ento muda de opinio e declara que as peas eram para serem lidas e no representadas. Essa afirmativa soou para Machado de Assis como uma sentena de morte na sua experincia como dramaturgo. Consequentemente, o peso desta crtica determinou uma srie de leituras sobre o teatro e a composio de aproximadamente dez textos teatrais, quinze tradues, dezesseis pareceres, seis ensaios sobre o teatro e vinte e sete crticas teatrais. Uma das alegaes mais frequentes de Machado de Assis e que percorre toda a sua trajetria dramatrgica o deslocamento e os anacronismos que causavam o transplante de um teatro que refletia as sociedades estrangeiras. O teatro, para o autor, uma arte destinada a caminhar na vanguarda do povo como uma preceptora (CT, 1861), que teria como obrigao retratar a sociedade na qual est inserida. exatamente isso que no ocorria no teatro nacional no final do sculo XIX sendo o que mais o desagradava. Reafirmando o seu ponto de vista com o intuito de fundamentar sua crena na funo civilizadora e moralizadora do teatro, Machado de Assis retoma sua idia:
O teatro uma tribuna, o teatro um plpito. O drama, sem sair dos limites imparciais da arte, tem uma misso nacional, uma misso social e uma misso humana. Tambm o poeta tem cargos dalmas. Cumpre que o povo no saia do teatro sem levar consigo alguma moralidade austera e profunda. A arte s, a arte pura, a arte propriamente dita, no exige tudo isso do poeta; mas no teatro no basta preencher as condies da arte . (C, 1861)

Nos anos seguintes, Machado de Assis jamais abdicou dos argumentos afirmados em sua concepo de teatro, ressaltando o panorama desordenado e contraditrio dos rumos que os dramaturgos tomavam naquele perodo. Salientando para toda a classe artstica que vivia o teatro os riscos de se copiar, apenas, a esttica teatral, seja a clssica, a romntica ou a realista, de uma outra cultura, sem nenhuma preocupao em, pelo menos, adapt-la ao contexto scio-cultural brasileiro. Motivado em implantar o seu conceito em relao arte como uma forma pragmtica e til, de acordo com a concepo de Vitor Hugo, misso social, misso nacional e misso
1

As citaes de Machado de Assis sero identificadas pelas siglas CT (Crtica teatral), C (Crnica), T (Teatro)

humana (CT, 1861), Machado de Assis instruia o espectador em suas peas a pensar no teatro tambm como uma forma de educao e no somente como entretenimento. Nascia assim o teatro machadiano. Machado de Assis, como j mencionamos, desenvolveu uma srie de atividades como teatrlogo no perodo entre 1859 e 1867, e como dramaturgo, escreveu: Hoje avental, amanh luva (1860); Desencantos (1861); O caminho da porta (1863); O protocolo (1863); Quase ministro (1864); As forcas caudinas (1865); Os deuses de casaca (1866); O bote de rap (1878); Tu, s tu, puro amor (1880); No consultes mdico (1896); e Lio de botnica (1906). Embora tenha escrito dez peas teatrais, Machado de Assis assistiu no Ateneu Dramtico a encenao de O Caminho da porta e O protocolo, no sarau da Rua da Quitanda, Quase ministro, e na Arcdia Fluminense, Os deuses da casaca. Baseado na idia de que as peas teatrais devem ser construdas com o propsito de educar as platias. As peas machadianas surgem caracterizadas de um primoroso dircurso irnico, onde nota-se atravs dos dilogos dos personagens, o estilo didtico, pedaggico e proverbial. Em algumas peas tambm notamos a presena de um estilo irnico com o mesmo propsito educador. Os estilos aplicados por Machado de Assis tm o objetivo de colocar em discusso as relaes sociais, amorosas e financeiras. Assim como, moralizar as questes que envolvem a famlia, o casamento, o trabalho, a honestidade, a honra e a inteligncia. Mesmo com o princpio da criao de uma identidade para o teatro brasileiro e com a premissa bem definida de ser til, verificamos em sua dramaturgia, a contribuio efetiva de um teatro de cunho nacional, porm, sem isolar-se do intercmbio cultural. J que Machado de Assis manifesta na sua crtica, as dicotomias: cpia e original, nacional e universal, centro e periferia, que ocorrem na criao das peas de sua poca, inclusive nas suas prprias, como observada na sua ltima pea teatral, Lio de botnica, na qual, Machado de Assis simboliza o instinto de nacionalidade tantas vezes mencionado em suas crticas, antecipando a discusso atual sobre a dissoluo de fronteiras culturais. Discorreremos para finalizar as reflexes acerca das comdias machadianas: O caminho da porta, O protocolo, alm da j citada Lio de botnica. Em O caminho da porta, Carlota tem dois pretendentes, Valentim e Inocncio, que perseguem o caminho do corao da viva. Enquanto o Doutor Cornlio, desconfiado do interesse de ambos pela viva, aconselha-a em longas falas discursivas, acumulando provrbios e defesas a este ou quele comportamento, o jovem poeta vai e volta cena
1

As citaes de Machado de Assis sero identificadas pelas siglas CT (Crtica teatral), C (Crnica), T (Teatro)

buscando caminhos que o levem ao corao da viva, assim como faz o velho Inocncio. Ambos se convencem, no final, de que quando no se pode atinar com o caminho do corao, deve-se tomar sem demora o caminho da porta. Em O protocolo, Pinheiro, Elisa e Venncio um tringulo amoroso que leva o pblico a refletir sobre o tema do adultrio. Pinheiro e Elisa passam por uma crise no casamento e Venncio se aproxima do casal com a inteno de conquist-la. Lulu, jovem que mora com o casal, adverte Pinheiro das verdadeiras intenes de Venncio. O marido, enciumado, mas convencido da fidelidade da esposa, coloca Venncio para fora de casa e, na cena final, o casal celebra a paz restabelecida. A carreira como dramaturgo de Machado de Assis finalizada em 1906 com a publicao de Lio de Botnica, na qual o autor demonstra domnio sobre os estilos desenvolvidos em comdias anteriores, inclusive a construo de um dilogo que reflete a sua proposta de teatro nacional. A pea narra a histria de trs mulheres, D. Helena, D. Leonor e D. Ceclia, e o estudioso de botnica, Baro Segismundo de Kernoberg, que tem as relaes amorosas como o centro da intriga. A jovem Ceclia est apaixonada por Henrique, sobrinho do Baro. O botnico as surpreende, pois, ao invs de pedir que D. Leonor autorize o namoro, pede que ela feche a porta ao sobrinho, que deve se dedicar ao estudo da botnica, argumentando que a cincia precisa de mais um obreiro. D. Helena, viva, resolve ajudar a irmzinha e tem um plano: resolve conquistar o Baro Segismundo de Kernoberg, demonstrando interesse pela cincia, especificamente, pela botnica. Quando o Baro Segismundo de Kernoberg volta para buscar um livro que havia esquecido, D. Helena coloca seu plano em ao: demonstra interesse por gramneas, por periantos e se diz interessada em estudar botnica. O Baro Segismundo de Kernoberg se oferece como professor e D. Helena acaba por convenc-lo de que houve e h sbios casados e que a esposa fortifica a alma do sbio. Convencido, o botnico no s aprova o romance de Henrique e Ceclia como tambm pede a mo de D. Helena. Nesta encenao, notamos que a sociedade brasileira criticada por Machado de Assis, no tocante em trazer tona as relaes amorosas e as relaes sociais, atravs das construes dos dilogos dos personagens e das situaes relatadas nesta pea. Como tambm, confronta a teoria positivista que se mostra to vulnervel ao desequilbrio e s armadilhas que a linguagem pode oferecer. Pelo fato da personagem representar a origem sueca, percebemos que Machados de Assis determina que o trabalho do dramaturgo uma geografia espacial ampla, e no uma fronteira nacional. Esse conceito pode ser notado quando
1

As citaes de Machado de Assis sero identificadas pelas siglas CT (Crtica teatral), C (Crnica), T (Teatro)

o Baro Segismundo de Kernoberg, fala que Na geografia intelectual no h Sucia nem Brasil; os pases so outros: astronomia, geologia, matemticas... (T, 1906). Evidenciando que no importa se a personagem nacional ou estrangeira, j que as intrigas pressupe um problema universal.

As citaes de Machado de Assis sero identificadas pelas siglas CT (Crtica teatral), C (Crnica), T (Teatro)

10

ENTRE A LITERATURA E O TEATRO

Concluindo, pode-se afirmar que embora haja o desinteresse da maioria dos estudiosos de literatura sobre a fase teatral de Machado de Assis, atualmente existe uma quantidade significativa de consideraes realizadas sobre as suas peas e reflexes. Ao contrrio de Quintino Bocaiuva ou de crticas nem sempre favorveis de qualquer poca, considero que o teatro machadiano, alm de ser lido, merece, sem dvida alguma, ser representado. J que, toda a trama que compe a trade personagens, pblico e cenas, representam tipos que ainda permeiam a sociedade nacional. Sem se importar com a posio de dramaturgo ou crtico, notamos que a experincia teatral de Machado de Assis rende frutos para que se aprofunde o conhecimento da obras deste consagrado escritor. Percebemos em vrios trechos da sua extensa produo literria os dilogos apresentados sem a presena de um narrador. Como tambm, encontramos citaes e referncias peas teatrais, como ocorre no livro Dom Casmurro, no qual Machado de Assis dedica os captulos Uma ponta de Iago, Uma reforma dramtica e Otelo pea teatral, Otelo, de Shakespeare. Conforme percebido na crtica de Helen Cadwell ao estabeler a notria habilidade de Machado de Assis em intertextualizar com o tragdigrado:
(...) devemos invejar o Brasil por esse escritor que, com tanta constncia, utilizou nosso Shakespeare como modelo personagens, tramas e idias de Shakespeare to habilmente fundidos em seus enredos prprios (...) (CADWELL, 2002).

Sendo assim, a fase teatral machadiana, nos oferece uma indispensvel oportunidade para que se aprofunde sobre os estudos das influncias que resultaram consagradas obras literrias, como Dom Casmurro, Memrias pstumas de Brs Cubas, Esau e Jac, entre outras, que trazem do estilo teatral machadiano, a construo de textos dramticos intertextualizando com textos de outros autores, dilogos irnicos que abordam os valores inseridos na sociedade a fim de que se descortine idias preconcebidas, e outros vrios artifcios usados por Machado de Assis com o intuito de construir tramas que desvelasse os mais variados papis da sociedade provocando o seu pblico leitor. Sob as penas de Machado de Assis, notamos que no h nada de muito original sobre o seu interesse pela sociedade, histria e poltica brasileira, j identificada nos estudos que se referem sua produo literria. Porm, encontramos um estado bruto que foi intensamente lapidado para que atingisse a preciosidade encontrada em tal produo. Por isso, decidi colocar sob as luzes dos estudiosos de literatura brasileira, infelizmente, fragmentos de um
1

As citaes de Machado de Assis sero identificadas pelas siglas CT (Crtica teatral), C (Crnica), T (Teatro)

11

gnio, j que o presente estudo no comporta a totalidade de seus manuscritos de crticas teatrais nos jornais da sua poca, de pareceres do Conservatrio Dramtico e das suas contribuies para a dramaturgia brasileira. Mesmo assim, lano a semente ao traar um pouco da vida teatral de Machado de Assis, a fim de que se estimule o enriquecimento dos compndios da literatura nacional.

As citaes de Machado de Assis sero identificadas pelas siglas CT (Crtica teatral), C (Crnica), T (Teatro)

12

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ASSIS, Machado de. Crnicas. Rio de Janeiro: W.M. Jackson, 1951. vol. 21. (Obras Completas de Machado de Assis)

CADWELL, O Otelo Brasileiro de Machado de Assis. Trad. Fbio Fonseca de Melo. So Paulo: Ateli Editorial, 2002.

FARIA, Joo Roberto. Apresentao. In: ASSIS, Machado. Teatro de Machado de Assis. So Paulo: Martins Fontes, 2003.

__________________. O teatro realista no Brasil: 1855-1865. So Paulo: Perspectiva, Editora da Universidade de So Paulo, 1993.

FERREIRA, Eliane F. C. . Machado de Assis sob as Luzes da Ribalta. 1. ed. So Paulo: Cone Sul, 1998.

RIBEIRO, Maria Augusta H. W. A conscincia do espetculo no espetculo da conscincia. In: GUINSBURG, J.Dilogos sobre teatro. So Paulo: EDUSP, 1992.

Parceria entre o Portal Domnio Pblico, Biblioteca Digital do MEC e Ncleo de Pesquisa em Informtica, Literatura e Lingstica (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina. Coleo Digital Machado de Assis. http://machado.mec.gov.br/index.php?option=com_frontpage&Itemid=1, 07/06/2010.

As citaes de Machado de Assis sero identificadas pelas siglas CT (Crtica teatral), C (Crnica), T (Teatro)

Potrebbero piacerti anche