Sei sulla pagina 1di 2

ED-II Bioqumica Questes 5 a 7 Paulo Ferreira 5- a) A replicao do DNA tem origem em um ponto nico na molcula, caracterizado por uma

sequncia de bases especficas denominado origem de replicao, a partir de onde a dupla fita se abre. As terminaes destes so pontos dinmicos, denominados forquilhas de replicao, onde as fitas de DNA so separadas e replicadas bidirecionalmente. A sntese de uma nova fita de DNA ocorre na direo 5 -> 3, sendo a extremidade livre OH dos nucleotdeos o ponto onde o DNA alongado. Por este motivo e considerando a natureza antiparalela do DNA, a fita molde s pode ser lida na extremidade 3para a 5. Como a abertura da fita dupla gradual a partir da forquilha de replicao e o sentido da leitura na direo 5->3, a sntese das duas fitas ocorrem em sentidos opostos, fazendo com que uma delas no seja sintetizada continuamente. Por isso a fita lder sintetizada continuamente e a fita retardada se faz em pequenos fragmentos, chamados fragmentos de Okasaki. b) A DNA polimerase quando realiza a atividade exonucleasica 3->5 , retira os nucleotdeos de DNA que possam estar errados.Tal atividade muito importante para os mecanismos de reparo do DNA. 6 a) O DNA se encontra empacotado dentro das clulas em forma de estruturas chamadas cromossomos, tais cromossomos possuem pores denominadas como genes. Os genes classicamente so definidos como determinantes ou como resultadores de fentipos em organismos. Com todo o avano nos estudos dos genes, surgiu uma nova definio que diz que o gene um segmento de material gentico que determina ou codifica uma sequncia primria de algum produto gnico final, como um polipeptdeo ou um RNA com funo cataltica ou estrutural. b)

7- A transcrio ocorre a partir da informao contida na sequncia de nucleotdeos de uma molcula de DNA fita dupla, sendo sempre no sentido5 -> 3. Apenas uma das fitas, chamada de fita molde, utilizada durante a sntese, que segue as regras de complementaridade e de antiparalelismo, exceto pelo pareamento de Uracil, ao invs de Timina. O RNA recmsintetizado complementar a fita molde de DNA e idntico a outra fita. Para ocorrer a transcrio necessrio que ocorra a ao da enzima RNA-polimerase, que na presena de DNA fita dupla e de ribonucleotdeos trifosfatados (ATP, GTP,CTP,UTP) sintetizar o RNA. Ela realiza as funes de: Reconhecer e se ligar a sequncias especficas de DNA; Desnaturar o DNA e expor a sequncia de nucleotdeos a ser copiada; Manter as fitas de DNA separadas na regio de sntese; Manter a estabilidade do duplex DNA:RNA; Restaurar o DNA na regio posterior a sntese e com o auxlio de protenas especficas, terminar a sntese do RNA. Embora consigam sintetizar RNA a partir de nucleotdeos livres, as RNA polimerase sempre

precisam de protenas acessrias, chamadas de fatores de transcrio, que auxiliem o incio da transcrio.So estes fatores que identificam ao longo de um gene as sequncias especficas no DNA que indicam o local de incio da transcrio, ou seja, a partir de qual base o gene deve ser copiado em RNA (Fator Sigma). O primeiro par de bases do segmento de DNA que ser transcrito chamado de stio de incio e recebe o valor +1. Sequncias anteriores ao stio de incio so chamadas upstream sendo que as bases progridem negativamente a partir do +1 pra trs. Sequncias localizadas aps o stio de incio so chamadas dowstream, e progridem positivamente. As sequncias reguladoras da transcrio podem ser divididas em dois tipos: promotores e elementos reforadores. Essas sequncias reguladoras nada mais so do que um padro de bases encontrado em todos os genes, que tem uma funo designada de acordo com os fatores/protenas/enzimas que o reconhecem e se ligam a ele. Este conceito como um cdigo enigmtico e padro de bases que entendido pelo agente que vai interpret-lo. O agente especfico capaz de decodificar este cdigo se aproxima e sobre ele atua. Isto se d de duas formas: ligando-se a ele e assim sinalizando a outros agentes o local de ao (promotor), ou ainda liga-se ao cdigo, mas para modular a atividade de outros agentes (reforadores).

Os promotores para transcrio no DNA so inicialmente reconhecidos por fatores de transcrio que, ligados ao DNA, interagem com outros fatores, formando um complexo ao qual as RNA-polimerases se associam. Eles sempre esto prximos ao stio de incio da transcrio e possuem sequncias consenso, comuns a todos os promotores, que so reconhecidas pelos fatores de transcrio. Eles so responsveis por uma transcrio em nvel basal.

Os reforadores so sequncias pequenas de DNA que podem ocorrer na regio 5' do gene, antes do promotor ou aps o terminador, e ativam a expresso. Podem estar muito distantes do promotor e ainda assim serem ativados. Alguns desses elementos de regulao do a especificidade transcrio, tanto temporal quanto tecido-especfico.

O processo de transcrio pode ser dividido em 3 partes: iniciao, alongamento e terminao. Na iniciao a RNA-polimerase se liga ao promotor e adiciona os primeiros nove nucleotdeos da sequncia de RNA. No alongamento a RNA-polimerase passa a se deslocar pela molcula de DNA, desenrolando sua hlice e produzindo uma molcula de RNA, cada vez mais alongada. O DNA j transcrito volta a ser enrolado, quase que imediatamente, recompondo a sua duplahlice. A fita de RNA produzida simples e livre. Cerca de 40 nucleotdeos podem ser produzidos por segundo. E na terminao a RNA-polimerase encontra a sequncia de terminao, o RNA para de ser transcrito. A partir desse momento, nenhuma outra base nitrogenada incorporada ao RNA. Neste momento, a bolha de transcrio se desprende, liberando uma molcula de RNA e imediatamente a molcula de DNA se enrola completamente.

Potrebbero piacerti anche