Sei sulla pagina 1di 2

INTRODUO S FUNES QUMICAS

O cloreto de sdio, sulfato de potssio e o bicarbonato de sdio, diferentemente do vinagre e do limo, apresentam sabor salgado. Mas quando dissolvidos em gua tambm formam solues que so boas condutoras de eletricidade. J a cal hidratada (usada em pintura) e o leite de magnsia tm sabor adstringente ( "prende" a lngua) e so substncias inicas que possuem em sua composio qumica apenas o radical OH como on negativo (nion). E ambas conduzem bem a eletricidade quando em soluo. O principal critrio de classificao de uma substncia numa dessas funes o tipo de ons que se formo quando ela dissolvida em gua.

FUNES QUMICAS DO CIDO


Consiste as seguintes substncias: cido sulfrico, H2SO4; cido ntrico, HNO3; cido clordrico, HCL; cido sulfdrico, H2S. Todos esses cidos possuem, em sua estrutura qumica, o elemento hidrognio combinado com um ametal (CL, S) ou com um radical negativo (SO 4, NO3). Podemos, assim, definir essa funo da seguinte maneira: Funo cido o grupo de compostos que em soluo aquosa se ionizam, produzindo o ction hidrognio como on positivo. Os cidos tm sabor azedo. O limo, por exemplo, azedo porque contm cidos do ctrico. Conduzem bem a eletricidade. A gua pura no boa condutora de eletricidade. Alteram a cor dos indicadores. (Indicadores so substancias que tm a propriedade de mudar de cor; essa mudana de cor indica o carter cido ou bsico da soluo). Reagem com os hidrxido (bases), produzindo sal e gua. HCL + NaOH - NaCL + H2O cido + base - sal + gua Os cidos podem ser classificados em dois grupos: hidrcidos e oxicidos. Hidrcidos. Observe a formula dos seguintes cidos: cido ioddrico, HI; cido sulfdrico, H 2S; cido clordrico, HCL. Observe que esses cidos no possuem tomos de oxignio. Os hidrcidos so, portanto, os cidos que possuem tomos de oxignio. Oxicidos. Considere agora os seguintes cidos: cido carbnico, H2CO3; cido sulfuroso, H2SO3; cido sulfrico, H2SO; cido nitroso, HNO2; cido ntrico, HNO3. Como voc pode percebe, esses cidos apresentam tomos de oxignio. Os oxicidos so, portanto, cidos que possuem tomos de oxignio.

FUNES QUMICAS DAS BASES


Vamos considerar agora as seguintes substncias: hidrxido de sdio ou soda custica, NaOH; hidrxido de clcio ou de pintura, Ca(OH)2; hidrxido de potssio, KOH. Como voc pode notar, essas substncias tm em sua estrutura qumica o radical OH. Elas so denominadas bases ou hidrxidos. Assim, podemos definir a funo base da seguinte forma: Funo base o grupo de compostos que em soluo aquosa se dissociam em ons, sendo o on negativo o radical OH (hidroxila ou hidrxido). As bases apresentam as propriedades relacionadas a seguir: Tm sabores adstringentes, conduzem bem a eletricidade, quando em soluo, reagem com os cidos, produzindo sal e gua. Assim: H2S + 2NaOH - Na2S + 2H2O CIDO BASE SAL GUA

Funes Qumicas do Sal


Considere as substncias: cloreto de sdio, NaCL; iodeto de clcio, CaL 2; sulfato de potssio, K2SO4; nitrato de sdio, NaNO3. Todas as substncias constitudas por um ction diferente de H+ combinado ionicamente com um nion diferente de OH- so denominados sais. Podemos ento definir a funo sal da seguinte forma: Funo sal o grupo de substncias inicas que possuem um ction diferente de H+ e um nion diferente de OH-. Os sais apresentam as propriedades: Tm sabor salgado, conduzem bem a eletricidade, quando em soluo. So obtidas pelas reaes qumicas de cido com bases. Essa reao denominada de reao de neutralizao ou de salificao. 3HCL + AL(OH)3 - ALCL3 + 3H2O cido + base - sal + gua. Os sais so classificados em dois tipos: oxigenados e no-oxigenados. Sais oxigenados. So os sais que contm oxignio em sua frmula. Sais no oxigenados. So os sais que contm oxignio em sua frmula. Exemplos: cloreto de sdio, NaCL; iodeto de clcio, CaL2; sulfeto de ferro, FeS.

XIDOS
Os xidos so composto inicos ou moleculares sujas molculas so formadas por tomo de dois elementos qumicos, sendo um deles o oxignio. Exemplos: xido de zinco (ZnO) e xido de nitrognio (N2O5). Note que, no primeiro exemplo, o tomo que combina com oxignio de um metal (zinco); no segundo exemplo, de um no - metal (nitrognio). xidos: composto binrio em que um dos elementos o oxignio.

Potrebbero piacerti anche