Sei sulla pagina 1di 6

ESTATSTICA 1) Conceitos Fundamentais

Estatstica: cincia que trata do delineamento, colheita, organizao, sumarizao, apresentao e anlise de dados, bem como, na obteno de concluses vlidas e tomada de decises em diversos campos, a saber, engenharias, campo da sade, biologia, farmcia, biofsica etc. ESTATSTICA: ANTIGUIDADE: IDADE MDIA: SEC. XVI: SEC. XVIII: ramo da matemtica aplicada. os povos j registravam o nmero de habitantes, nascimentos, bitos. Faziam "estatsticas". as informaes eram tabuladas com finalidades tributrias e blicas. surgem as primeiras anlises sistemticas, as primeiras tabelas e os nmeros relativos. a estatstica com feio cientfica batizada por GODOFREDO ACHENWALL. As tabelas ficam mais completas, surgem as primeiras representaes grficas e os clculos de probabilidades. A estatstica deixa de ser uma simples tabulao de dados numricos para se tornar "O estudo de como se chegar a concluso sobre uma populao, partindo da observao de partes dessa populao (amostra)".

FASES DO MTODO ESTATSTICO 1 - DEFINIO DO PROBLEMA : Saber exatamente aquilo que se pretende pesquisar o mesmo que definir corretamente o problema.

2 - PLANEJAMENTO :

Como levantar informaes ? Que dados devero ser obtidos ? Qual levantamento a ser utilizado? Censitrio? Por amostragem? E o cronograma de atividades ? Os custos envolvidos ? etc. Fase operacional. o registro sistemtico de dados, com um objetivo determinado. Resumo dos dados atravs de sua contagem e agrupamento. a condensao e tabulao de dados.

3 - COLETA DE DADOS: 4 - APURAO DOS DADOS:

5 - APRESENTAO DOS DADOS: H duas formas de apresentao, que no se excluem mutuamente. A apresentao tabular, ou seja, uma apresentao numrica dos dados em linhas e colunas distribudas de modo ordenado, segundo regras prticas fixadas pelo Conselho Nacional de Estatstica. A apresentao grfica dos dados numricos constitui uma apresentao geomtrica permitindo uma viso rpida e clara do fenmeno. 6 - ANLISE E INTERPRETAO DOS DADOS: A ltima fase do trabalho estatstico a mais importante e delicada. Est ligada essencialmente ao clculo de medidas e coeficientes, cuja finalidade principal descrever o fenmeno (estatstica descritiva). A ESTATSTICA dividida em duas reas: A coleta, a organizao ,a descrio dos dados, o clculo e a interpretao de coeficientes pertencem ESTATSTICA DESCRITIVA, enquanto a anlise e a interpretao dos dados, associado a uma margem de incerteza, ficam a cargo da ESTATSTICA INDUTIVA ou INFERENCIAL, tambm chamada como a medida da incerteza ou mtodos que se fundamentam na teoria da probabilidade. A estatstica trabalha com dados, os quais podem ser obtidos por meio de uma populao ou de uma amostra, definida como: POPULAO: AMOSTRA: o conjunto total de elementos portadores de, pelo menos, uma caracterstica comum. uma parcela representativa da populao que EXAMINADA com o propsito de tirarmos concluses sobre a essa populao. um valor aproximado do parmetro e calculado com o uso da amostra. quando os dados estatsticos apresentam um carter qualitativo, o levantamento e os estudos necessrios ao tratamento desses dados so designados genericamente de estatstica de atributo. o conjunto de resultados possveis de um fenmeno. Quando seu valores so expressos por atributos: sexo, cor da pele,etc. Quando os dados so de carter nitidamente quantitativo, e o conjunto dos resultados possui uma estrutura numrica,

ESTIMATIVA: ATRIBUTO:

VARIVEL:

VARIVEL QUALITATIVA: VARIVEL QUANTITATIVA:

trata-se portanto da estatstica de varivel e se dividem em : VARIVEL DISCRETA OU DESCONTNUA: Seus valores so expressos geralmente atravs de nmeros inteiros no negativos. Resulta normalmente de contagens. Ex: N de alunos presentes s aulas de introduo estatstica econmica no 1 semestre de 1997: mar = 18 , abr = 30 , mai = 35 , jun = 36. VARIVEL CONTNUA: Resulta normalmente de uma mensurao, e a escala numrica de seus possveis valores corresponde ao conjunto R dos nmeros Reais, ou seja, podem assumir, teoricamente, qualquer valor entre dois limites. Ex.: Quando voc vai medir a temperatura de seu corpo com um termmetro de mercrio o que ocorre o seguinte: O filete de mercrio, ao dilatar-se, passar por todas as temperaturas intermedirias at chegar na temperatura atual do seu corpo.

2) Organizao e representao de dados


Aps a apurao, h necessidade dos dados serem dispostos de uma forma ordenada, quando possvel, e resumida, a fim de auxiliar o pesquisador na sua anlise e facilitar a compreenso das concluses apresentadas ao leitor. SRIES ESTATSTICAS TABELA: um quadro que resume um conjunto de dados dispostos segundo linhas e colunas de maneira sistemtica. qualquer tabela que apresenta a distribuio de um conjunto de dados estatsticos em funo da poca, do local ou da espcie.

SRIE ESTATSTICA:

Conforme o critrio de agrupamento, as sries definidas, de uma forma geral, classificam-se em 4 tipos: temporal, geogrfica, especfica e distribuio de freqncias. DISTRIBUIO DE FREQNCIA um tipo de tabela que condensa uma coleo de dados conforme as freqncias (repeties de seus valores). Tabela primitiva ou dados brutos: uma tabela ou relao de elementos que no foram numericamente organizados. difcil formarmos uma idia exata do comportamento do grupo como um todo, a partir de dados no ordenados. Ex : 45, 41, 42, 41, 42 43, 44, 41 ,50, 46, 50, 46, 60, 54, 52, 58, 57, 58, 60, 51

ROL: a tabela obtida aps a ordenao dos dados (crescente ou decrescente). Ex : 41, 41, 41, 42, 42 43, 44, 45 ,46, 46, 50, 50, 51, 52, 54, 57, 58, 58, 60, 60 Distribuio de freqncia COM INTERVALOS DE CLASSE: Quando o tamanho da amostra elevado, mais racional efetuar o agrupamento dos valores em vrios intervalos de classe.

Classes Freqncias 41 |------- 45 7 45 |------- 49 3 49 |------- 53 4 53 |------- 57 1 57 |------- 61 5 Total 20

Freqncias simples ou absoluta:

so os valores que realmente representam o nmero de dados de cada classe. A soma das freqncias simples igual ao nmero total dos dados da distribuio.

Freqncias relativas:

so os valores das razes entre as freqncia absolutas de cada classe e a freqncia total da distribuio. A soma das freqncias relativas igual a 1 (100 %).

Freqncias absolutas acumuladas: Estas freqncias so obtidas somando-se a freqncia absoluta do valor considerado, s freqncias absolutas anteriores a este mesmo valor. Freqncias relativas acumuladas: Estas freqncias so obtidas dividindo-se a freqncia absoluta acumulada da classe pela freqncia total da distribuio.

Elementos de uma distribuio de frequncia: Aula 1 GRFICOS Dados estatsticos podem ser representados tanto por tabelas e por quadros de distribuio por freqncia quanto por grficos. O uso grfico para representar uma situao estatstica pode muitas vezes expor melhor visualmente do que uma tabela estatstica, porm o seu uso deve ser feito com bastante cautela, utilizando o grfico adequado em cada situao. H grficos de vrios tipos como colunas, setores, linhas e outros. Contudo, para representar distribuies de freqncias utilizam-se grficos especficos como: histograma, polgono de freqncia e polgono de freqncia acumulada. Em todos os grficos, acima citados, utiliza-se o primeiro quadrante do sistema de eixos coordenados cartesianos ortogonais. Na linha horizontal (eixo das abscissas) colocamos os valores da varivel e na linha vertical (eixo das ordenadas), as freqncias. Histograma: formado por um conjunto de retngulos justapostos, cujas bases se localizam sobre o eixo horizontal, de tal modo que seus pontos mdios coincidam com os pontos mdios dos intervalos de classe ou com os prprios intervalos. A rea de um histograma proporcional soma das freqncias simples ou absolutas. um grfico em linha, sendo as freqncias marcadas sobre perpendiculares ao eixo horizontal, levantadas pelos pontos mdios dos intervalos de classe. Para realmente obtermos um polgono (linha fechada), devemos completar a figura, ligando os extremos da linha obtida aos pontos mdios da classe anterior primeira e da posterior ltima, da distribuio.

Polgono de freqncia:

Polgono de freqncia acumulada ou ogiva:

traado marcando-se as freqncias acumuladas sobre perpendiculares ao eixo horizontal, levantadas nos pontos correspondentes aos limites superiores dos intervalos de classe.

Potrebbero piacerti anche