Sei sulla pagina 1di 9

Manual bsico DIALux - Programa clculo luminotcnico

Este tutorial foi criado com foco nos arquitetos, engenheiros, decoradores e estudantes, que tenham interesse em aprender a trabalhar com o Dialux para clculo luminotcnico. Em breve, postarei mais detalhes e outros recursos, abaixo estarei explorando o Projeto Rpido utilizando o Assistente, porm contem dicas que servem para usurios que j trabalham com o software. Bom proveito! Atravs do site do desenvolvedor v. poder fazer o download gratuito do software atualmente na verso 4.7.5.2, a qual este manual baseia-se.

Aps instalado, inicie o software. 1. Usando o Assistentes DIALux Ao iniciar o programa apresentada a seguinte tela de Bem-vindo, clique Assistentes DIALux.

Ser apresentada a tela contendo as seguintes opes: DIALux Light, Planejamento rpido, Planejamento rpido profissional e Planejamento rpido de ruas. 1.1. Planejamento rpido - Selecione o cone Planejamento rpido

Clique em Continuar.

D um nome ao ambiente, na tela seguinte.

Para este tutorial, vamos utilizar o formato retangular.

Coloque a dimenso da sala na prxima tela.

Nesta tela ser definido o ndice de reflexo do teto, parede e piso. Como padro o programa apresenta 70, 50, 20, se no tiver familiaridade com estes valores, poder utilizar o campo Material, onde h uma pr-definio de materiais e tons de cores relacionados com o grau de reflexo de cada um. Caso defina pelo Grau de reflexo, poder alterar o campo Cor para simulao posterior do ambiente.

Na prxima tela definida a Altura do plano de trabalho, onde realizado o clculo, como padro a altura de 0,75m., porm alguns escritrios adotam 0,80m., ou poder ser definido conforme sua necessidade. A Zona marginal trata-se da distncia da parede a ser desconsiderada no clculo, funciona tal como o Offset dos softwares CAD. Como padro a distncia de 0,50m. Nota: Essa distncia ideal para diminuir a influncia de reflexo secundria (das paredes) sobre o resultado da iluminncia no ambiente, tendo assim uma mdia baseada mais na iluminao direta das luminrias.

A tela a seguir determinado o fator de manuteno o padro 0,80, porm para compreender este valor de acordo com o seu projeto utilize o campo Valores de referncia que de acordo com Sala limpa, Sala muito limpa, Instalao externa ou Local interno ou externo ser apresentado um valor referente.

Agora dever ser escolhida a luminria a ser utilizada no ambiente, para isso clique no boto Catlogos, em seguida Banco de dados prprio...

A seguinte tela ser apresentada, clique agora em Importar, e ento localize o arquivo no seu computador.

Obs: O tipo de arquivo dever ser alterado de Ficheiro ULD (*.uld) para Todos os ficheiros (*.*). Dessa forma reconhecer o formato .IES ou outro tal como LDT.

Alguns arquivos podem solicitar a seguinte tela de dimenses da luminria, caso no possua no arquivo. ATENO: Caso a luminria seja de embutir no teto manter a altura 0.00 m. A superfcie de emisso a rea de onde sai a luz da luminria, para efeito de clculo pode ser adotada a mesma medida da luminria.

Ao concluir, voltar para a tela do banco de dados prprio. Na tela do banco de dados, o arquivo importado estar disponvel para pesquisa nos campos Fabricante ou Nome da luminria. Aps selecionar o aparecer a tela com o desenho da curva. Clique em Aplicar. Caso tenha outros modelos de luminria que pretenda utilizar o no projeto selecione repita o procedimento de Importar e selecionar at o Aplicar na tela abaixo, feito isso clique em Fechar.

Nota: Ocorre dependendo do fabricante de no aparecer como nome o arquivo inserido na listagem da tela do DIALux, devido a diferena de verses do formato IES ou por estar incompleta a informao destes arquivos disponibilizados pelos fabricantes. Neste caso, dever ser selecionado os campos em branco, dentro dos menus fabricante, nome da luminria, tipo da luminria, e ver (pressumir) que seja a curva correspondente. Caso tenha sido inserida somente uma curva fica fcil, pois ser a nica com campo em branco. A dificuldade ao inserir mais de uma curva do mesmo fabricante, neste caso sugiro analisar atravs do formato da curva da imagem do fabricante com a imagem gerada pelo DIALux. Exemplo de seleo em branco (vide Nota). Seleciona-se no campo Fabricante o (*) ento no menu ao lado aparecer Encontrado: (...) nesta lista desa at o final e selecione o campo em branco, aparecer ento o desenho da curva do arquivo inserido.

Ao fechar, voltar para a tela de seleo de luminrias, clique na lista da luminria e selecione o modelo inserido.

A tela seguinte dever ser definida a altura de montagem da luminria, no caso se ela esta pendente ou distante do padro de altura dela na fixao. Exemplo: Luminria instalada com distanciador ou com cabos hasteados. Nota: Em caso de luminrias sobrepostas o valor da altura dela j esta configurado no arquivo IES, sendo utilizada esta tela apenas para instalao com afastamento do teto.

Agora a tela de determinar a intensidade luminosa mdia desejada ou a malha de distribuio das luminrias projetada. O valor de intensidade luminosa poder ser conceitual ou seguir a norma NBR-5413 Iluminncia de Interiores, que determina esta intensidade mdia nos mais diversos ambientes.

A prxima tela para determinao de amarrao do alinhamento pela transversal ou de comprido.

Caso seja um projeto onde a luminria em linha contnua, ou espaadas com o mesmo tamanho de seu comprimento, utilize as selees desta tela.

Finalmente, informaes includas hora de calcular. Mantenha a seleo de Calcular a sala criada imediatamente. Clicar em Finish.

Com as selees marcadas, selecionar a opo de clculo entre Padro e Muito exacto e clicar em OK.

Ambiente calculado e renderizado tridimensional.

Para ver o resultado do clculo clique em Ficheiro (File) no menu e em Ver pgina(Print Preview). So resultados visualizados: - Folha de dados da luminria: Contem a curva fotomtrica juntamente com outros dados tais como curva de ofuscamento. - Resumo: Contem a planta com as Curvas Isolux, Intensidades mdias no plano de trabalho, piso, teto e paredes, Lista de luminria, etc. - Resultados luminotcnicos: Iluminncias, Uniformidade, Potncia luminosa, etc.

Resultados luminotcnicos em detalhe. Onde interpreta-se:

Iluminncia mdia do ambiente (plano de trabalho): 558 lux, sendo 487lux proveniente direto da luminria sem reflexo e 71 lux indireto (por reflexo) . Uniformidade: 0,744 entre a iluminncia mnima encontrada no ambiente e a mdia, e, 0,643 entre a mnima e a mxima. Consumo: 11,81 W/m equivalente a 2,12 W/m para cada 100 lux Esta a configurao bsica de resultado, podendo ter muitos outros formatos de resultados do clculo, atravs do menu Edies (Output) .

Potrebbero piacerti anche