Sei sulla pagina 1di 3

Arquitetura e Organizao de Computadores I

Aula 03 Memrias de Semicondutor


Hoje em dia, a memria principal fabricada a base de pastilhas de semicondutores. Contudo, existem vrios outros tipos de memrias que utilizam os semicondutores. A tabela apresentada a seguir contm uma lista dos principais tipos de memrias de semicondutores.

Tipo de Memria Memria de Acesso Aleatrio (RAM) Memria apenas de leitura (ROM)

Categoria

Mecanismo de Apagamento Eletricamente, em nvel de bytes

Mecanismo de Escrita

Volatilidade

Memria de leitura e escrita

Eletricamente

Voltil

Mscaras Memria apenas No possvel

ROM programvel (PROM) PROM apagvel (EPROM) Memria flash PROM eletricamente apagvel (EEPROM)

de leitura

Luz UV, em nvel de pastilha Memria principalmente de leitura Eletricamente, em nvel de bytes Eletricamente, em nvel de blocos Eletricamente No-voltil

Tabela 2. Tipos de memria de semicondutor. Todos os tipos de memria existentes na Tabela 1 so de acesso aleatrio, isto , palavras individuais de memria podem ser acessadas individualmente, utilizando lgica de endereamento implementada por hardware. Dentre todos os tipos de memrias ilustrados anteriormente, a RAM (Random-Access Memory) a mais conhecida. No entanto, o uso deste termo um erro, pois conforme foi dito, todas as memrias da Tabela 1 so de acesso aleatrio. O objetivo da RAM permitir que os dados sejam lidos e escritos rapidamente e de modo fcil. Conforme mostra a tabela,

Prof. Dr. Jean M. Laine

Arquitetura e Organizao de Computadores I tanto a leitura quanto a escrita so feitas por meio de sinais eltricos. Para manter seus dados ela requer o fornecimento de energia constante (voltil). Alm disso, existem RAMs dinmicas (usam capacitores para armazenar informaes, portanto requerem sinais de refresh) e estticas (construdas atravs de flip-flops), mas ambas so volteis. Em geral, as RAMs estticas so mais rpidas que as dinmicas. O segundo tipo ilustrado foi a memria ROM (Read-Only Memory), memria apenas de leitura. Uma aplicao importante para este tipo de memria a microprogramao. Sua principal vantagem que os dados ficam permanentemente armazenados, no precisando ser carregados a partir de um dispositivo secundrio (isso possvel para sistemas que requerem pouca capacidade de armazenamento). Os dados so gravados na pastilha durante a fabricao, atravs de mscaras que contm as informaes. Portanto, no permitido erros durante o processo de fabricao. Consequentemente, para que o processo se torne mais barato necessrio a fabricao de muitas unidades com a mesma informao. Por outro lado, quando poucas unidades sero fabricadas, a melhor alternativa a memria ROM programvel (Programmable ROM). A PROM permite que os dados sejam gravados apenas uma vez tambm, s que isso feito eletricamente pelo fornecedor ou pelo cliente, aps sua fabricao. Para isso necessrio um aparelho de gravao de PROM. Uma outra classe de memrias so aquelas destinadas principalmente para operaes de leitura, tais como: EPROM, EEPROM e FLASH. Antes de qualquer operao de escrita na EPROM, todos os dados devem ser apagados atravs da exposio radiao ultravioleta. Isso pode ser feito vrias vezes e seus dados so mantidos indefinidamente. Ela mais cara que a PROM s que oferece a vontagem de possibilitar vrias atualizaes. J a EEPROM mais interessante pois permite que seus dados sejam gravados sem que seja necessrio apagar todo o seu contedo anterior, apenas o byte ou os bytes endereados so atualizados. Esta memria mais cara que a EPROM e menos densa tambm, isto , oferece menos bit por pastilha. Finalmente, as memrias FLASH (o nome devido a velocidade com que ela pode ser programada) introduzida em meados dos anos 80, apresenta caractersticas intermedirias entre a EPROM e a EEPROM, tanto em custo quanto em funcionalidade. Todo o seu contedo ou apenas alguns blocos de memria pode ser apagado em poucos segundos. Entretanto, esta memria no permite apagar apenas um byte de memria.

Prof. Dr. Jean M. Laine

Arquitetura e Organizao de Computadores I

Organizao
O elemento bsico de uma memria de semicondutor a celula de memria. Independente da tecnologia utilizada na fabricao, todas as clulas compartilham as seguintes propriedades: 1. os dgitos binrios 0 e 1 so mantidos atravs de dois estados estveis (ou semiestveis); 2. um valor pode ser escrito em uma clula e o dado gravado define o estado da clula de memria; 3. o estado da clula pode ser lido.

6 HO R Hom

&pO D XO

' DGRVG H ( QU W DGD

a) Escrita

6 HO R Hom

&pO D XO

( VW DGR

b) Leitura Figura 1. Operao de uma clula de memria.

Bibliografia
[1] STALLINGS, W. Arquitetura e Organizao de Computadores, 5 Edio, Prentice Hall, So Paulo, 2002. (Cap. 4)

Prof. Dr. Jean M. Laine

Potrebbero piacerti anche