Sei sulla pagina 1di 11

CAPA Levi, esta a sua parte, ok?

Sem. Andr Neto e Sem. Simia Souza

Barreiras, 2012

APRESENTAO

Ol! Tudo bem? Este material que voc tem nas mos uma simples contribuio discusso muito relevante e atual: como estruturar o ministrio de msica considerando aspectos tericos e prticos? Esta apostila contm algumas informaes sobre os fundamentos bblicos do louvor, bem como questionrios que serviro de base para a construo de perfis indispensveis estruturao deste ministrio to importante das nossas igrejas. Nossa orao que atravs deste material ns possamos ser usados para contribuir para o crescimento do Reino e a edificao dos membros de sua igreja. Deus te abenoe. Um forte abrao! Andr e Simia

ASPECTOS GERAIS DA MSICA NA IGREJA 1. O que msica? Msica a arte ou cincia de combinar os sons de modo que agradem ao ouvido. Mais do que um artifcio para acalmar as pessoas, a msica um dos componentes indispensveis para expresso do ser humano, por isso no d pra imaginar um mundo sem som. Ela um importante instrumento para o desenvolvimento das emoes. Cada vez mais especialistas de diversas reas descobrem as potencialidades que a msica possui e os benefcios que ela pode proporcionar s pessoas de todas as idades. Seu poder to grande que pode ser ouvida epidermicamente, ao ponto de conseguir influenciar pessoas surdas e mudar o seu comportamento. Visto que a msica um instrumento to poderoso, preciso pens-la no mbito da igreja. preocupante o descuido que os lderes de louvor e os pastores tm tido quanto a influncia da msica e a importncia do ministrio de louvor na igreja.

2. Msica na Bblia A msica freqentemente mencionada na Bblia, pois cantar era parte integrante da cultura hebraica. O livro de Salmos um hinrio que nos exorta a cantar ao Senhor (Sl. 149:1). Os israelitas no apenas cantavam em adorao a Deus, mas tambm cantavam enquanto trabalhavam (Nm. 21:16-18). Davi cantou uma de suas composies na morte de Saul e Jnatas (2Sm 1:19-27) e, conforme est escrito no livro de Apocalipse, cantaremos - e muito! - no cu. H tambm na Bblia muita msica instrumental. A palavra SELAH, que aparece em todo livro de Salmos (71 vezes) refere-se a um interldio instrumental entre as estrofes da msica vocal. A nao de Israel era convocada para diversos eventos atravs de toques de trombetas. A Bblia tambm faz referncia a muitos instrumentos como a flauta, a lira, a harpa e instrumentos de percusso.

3. A) A msica no Antigo Testamento A composio musical reconhecida entre as profisses mais antigas. Na Bblia a msica mencionada logo no incio e em diversos trechos. A primeira referncia a Jubal, pai de todos que tocam harpa e flauta (Gn. 4:21). Acredita-se que o nome Jubal venha da palavra hebraica que significa carneiro. O chifre do carneiro (shofar) era um instrumento antigo do povo judeu e sinalizava eventos importantes. Mais adiante na narrativa bblica, depois que a msica se tornou uma parte principal na adorao no

templo, ela ganhou um significado especial. H relatos de msica em tempos de despedidas, em tempos de regozijo e banquetes, em vitrias militares e no trabalho. B) A msica no Novo Testamento J no tempo de Cristo, a sinagoga havia se tornado o lugar principal de adorao para o povo judeu. Comeou como um lugar para o estudo da lei e gradualmente se tornou o centro de adorao dos judeus que no podiam frequentar o templo. O culto litrgico do templo no podia ser duplicado na sinagoga, j que no tinha o rito de sacrifcio. A msica tambm no podia ser exatamente reproduzida por que no havia um cantor levita treinado. O coral foi substitudo por um s cantor. A cantoria dos Salmos foi gradualmente transferida de templo para a sinagoga, o que acabou influenciando as primeiras igrejas crists.

4. A Msica e o Grupo de Louvor da Igreja Segundo Tessmann (2002), a msica tem duas funes primordiais no culto: a de criar uma atmosfera que tenha poder para influenciar as pessoas, que o chama de o papel da impresso. E a segunda funo a de reforar a palavra pregada, que se refere ao papel da expresso. Dito isto, torna-se extremamente relevante pensarmos sobre a importncia e a necessidade da msica no culto. Segundo Mathias (1997), O ministrio de louvor tem o papel de executar atividades musicais na igreja com o objetivo de edificar atravs do louvor e da adorao ao Senhor Jesus Cristo. Como tambm a preparao da mensagem da palavra. Embora haja diferentes reas no ministrio de louvor preciso haver um trabalho em conjunto, sendo um s grupo de levitas, uma nica misso, um s corpo. Os levitas devero ter o cuidado de ministrar e no apenas dirigir os cnticos e isto reflexo de uma vida santificada ao Senhor. importante saber se a igreja foi impactada pelos cnticos e no somente se o grupo executou bem os cnticos. O objetivo no s uma boa apresentao, mas sim fazer com que a comunidade aprenda os cnticos de modo que a vida das pessoas seja edificada. Se faz necessrio ressaltar que a msica, como qualquer arte, tem a capacidade de transmitir conceitos e sentimentos. Ela um grande instrumento de comunicao e, como tal, se for bem executada trar resultados positivos. Mas como estamos falando em Msica na Igreja, no podemos esquecer o aspecto espiritual. A msica deve ser bem executada e agradar a Deus edificando, ao mesmo tempo, o corpo de Cristo.

Organizao e funcionamento do Grupo de Louvor Comumente h uma confuso quanto ao entendimento do que Ministrio de Louvor, ou Ministrio de Msica, e Grupo de Louvor. O ministrio de msica, representado atravs da figura do ministro de msica da igreja, envolve todos os departamentos encarregados da msica litrgica e os conjuntos musicais formados por estes departamentos. Envolve todas as atividades musicais desenvolvidas na igreja, como os diferentes grupos vocais, os coros graduados (de crianas, jovens e de adultos), as atividades de iniciao musical e o prprio grupo de louvor, entre outros. Este, por sua vez, o grupo formado por vocais e instrumentistas responsveis pela conduo dos cnticos congregacionais durante o culto. Desse modo, o grupo de louvor apenas um dos departamentos do ministrio de msica da igreja. A organizao e o funcionamento do grupo de louvor envolvem vrios aspectos, que sero abordados a seguir.

1. Preparao dos ministros No aspecto espiritual: - necessria orao e leitura bblica diria; - Orao e compartilhamento em grupo; No aspecto musical: - preciso realizar ensaios para que haja entrosamento (iniciar sempre com um texto bblico e orao); - Ter uma lista definida de cnticos. Quando forem novos, providenciar cifras e udio que devem ser antecipadamente divulgados e distribudos; - Manter a ordem no ensaio evitando distraes, brincadeiras e conversas paralelas; - necessrio total concentrao durante o ensaio, estar atento s orientaes, aos arranjos, etc.

2. Repertrio - Elaborar um repertrio adequado ao tipo de reunio, ex: reunio de jovens, evangelismo, Ceia, etc; - Elaborar um repertrio adequado ao tempo de durao do louvor. Dependendo do tempo disponvel, no ser necessrio uma lista extensa de msicas. preciso estar sensvel e atento a isso; - importante que o tema dos cnticos seja um s; - importante que o perodo de louvor seja iniciado com cnticos de chamada adorao, seguidos de cnticos de exaltao e celebrao e, posteriormente, de cnticos de adorao (e introspeco). necessrio ter uma ordem na sequncia dos cnticos, pois garante organizao ao momento do louvor.

3. O Dirigente O dirigente tem uma funo importante no processo de culto coletivo. responsvel por conduzir a congregao durante o momento de louvor. Para isso precisa estar consciente da sua misso e devidamente preparado. a) Dependncia do Esprito antes de tudo, buscar essa dependncia geral, total e irrestrita, entendendo que o culto a Deus e Ele sabe o que melhor para cada pessoa na congregao, e d ao dirigente as diretrizes da reunio. (Rm. 8 26-27). b) Abertura do culto o dirigente deve procurar tratar o povo com amabilidade, encorajando-o, tomar cuidado com a maneira de falar, no ser grosseiro, indelicado, etc. Esse primeiro contato a chave para o desenvolvimento de uma ministrao abenoada e abenoadora. c) Devemos evitar pregaes durante o louvor, interromper a ministrao para ler a bblia, deixar o povo em p por muito tempo, vestimenta inadequada. Lembre-se que o louvor no para o homem, mas para Deus! As pessoas devem olhar para Ele! d) Fluidez - Evitar deixar brancos entre um cntico e outro. Para isso indispensvel desenvolver um bom entrosamento com os msicos, combinar sinais, etc.

4. Os msicos - Sl. 33.3 a) Expresso - Os msicos tambm tem um papel fundamental no louvor, principalmente o de ministrar com seus instrumentos (II Rs. 3:15). Precisam se exercitar nisto em casa, nos ensaios, nos cultos, dando total importncia a esse desafio, aprofundando-o cada vez mais (I Cr. 25:1). O sorriso, a concentrao, cantar enquanto toca, sentir o que canta e demonstrar atravs de gestos indispensvel ministrao eficaz. b) Disciplina - fruto de maturidade musical. Os msicos maduros tem conhecimento de suas responsabilidades e procuram cumpri-las. Eles chegam nos horrios marcados, tem cuidado com os equipamentos da Igreja. Nos ensaios devem obedecer os arranjos apresentados, controlar o volume do seu instrumento. Quando o arranjo pede um solo, tocam somente o necessrio sem se exceder, procuram estar em sintonia com tudo o que acontece durante o louvor. c) Inspirao a exemplo do dirigente, o msico sempre deve estar inspirado (I Sm. 18:10). O msico inspirado est sempre pronto participar.

5. Sugestes Bibliogrficas

Adorao Bblica, de Russell Shedd, editora Vida Nova. Adorao Extravagante, de Darlene Zschech, editora Atos. Adorao um estilo de vida, de Adhemar de campos, editora Flego. A Msica e seu uso nas Igrejas, de Bill H. Ichter, editora JUERP. Decolando nas Asas do Louvor, de Atilano Muradas, editora Vida. Em Esprito e Em verdade, de Andy Park, editora Vida. Louvor e Adorao: Um desafio para a Igreja de Cristo, de Ramon Tessmann, editora JUERP. Ministrio de Louvor: Revoluo na Vida da Igreja, de Joo A. Filho, editora Betnia. O Corao do Artista, de Nory Roland, editora W4.

Estrutura do Ministrio de Louvor e Adorao Questionrios 1. Aspectos Gerais: a) Quantos anos tem a igreja?

b) Quantos membros a igreja computa em seu rol?

c) Quantas pessoas freqentam os cultos da igreja por semana?

d) Como a igreja est organizada? Se em ministrios, quais so e como

funcionam?

2. Aspectos Especficos: a) H quanto tempo o ministrio de louvor foi ou est institudo?

b) Quantas pessoas participam no ministrio?

c) Como so selecionados os cnticos dos cultos?

d) A liderana da igreja mostra disposio em investir no ministrio? Como?

e) Os membros da igreja demonstram satisfao com o ministrio de louvor da

igreja?

f) Os componentes do ministrio demonstram comprometimento com o

ministrio?

3. Atividades Congregacionais: a) A congregao canta com entusiasmo?

b) Os textos so analisados de forma que estejam de acordo com a Teologia e Filosofia

Crist?

c) Qual(is) tipo(s) de Msica que a igreja canta e se identifica?

4. Atividades Instrumentais: a) A igreja tem instrumentistas? Quais?

b) Quantos e quais so os instrumentos que a igreja possui?

c) H bandas, grupos instrumentais, coros e grupos vocais? Se sim, quais?

d) A igreja tem uma escala de participao do ministrio de louvor?

e) H um histricos de congressos, oficinas ou treinamentos na rea da msica

na igreja?

5. Atividades de Administrao a) O atual programa musical o melhor para a igreja?

b) Como esto sendo planejados os cultos?

c) H atividades de promoo como festivais de msica/artes, intercmbios, ms

da msica...?

d) Quais so as dificuldades enfrentadas na rea musical da igreja?

Traando Perfis:

1- Da Igreja: Nossa igreja conhecida, musicalmente, por ser...

Hoje fazemos bem...

Gostamos de cantar e tocar...

Sentimos falta de...

2- Do Ministrio: Nosso ministrio pode ser definido como...

Fazemos bem...

Gostamos de cantar e tocar...

Sentimos falta de...

Potrebbero piacerti anche