Sei sulla pagina 1di 3

Um aspecto que deve ser chamado ateno o estabelecimento do limite entre populao com dificuldade e aquela com demncia.

. Foram encontradas semelhanas ao estudar a funo cognitiva em pessoas com demncia na doena de Alzheimer (DA) e em idosos com dificuldade cognitiva. Foram observados prejuzo nas funes de ateno, viso-espacial e de componentes de localizao da memria a curto-prazo e na memria semntica. Do ponto de vista patolgico, um dos aspectos que difere entre o portador da DA e o idoso normal a presena das placas senis situadas em topografias cerebrais diferentes. Nos idosos elas so vistas nas camadas mais superficiais do neocrtex e, na DA, nas camadas mais profundas. Alguns pesquisadores demonstraram diferentes formas de perda neuronal no hipocampo em portadores da DA e idosos normais. Havia consistente e significante perda das clulas piramidais, que compem a poro do campo CA1, a qual s foi encontrada em portadores da DA. Pelo exposto, a DA uma doena complexa provavelmente causada pela combinao de fatores infeco, diabetes melitus, reduo da circulao cerebral associados interferncia gentica. Cresce a cada dia a quantidade de casos de DA originados a partir de outros fatores de risco diferentes. Embora todos os fatores de risco possam nunca ser conhecidos, os cientistas j encontraram vrios, como:

Idade. Parece ser o fator de risco mais importante para iniciar a DA. A idade funciona como um
termmetro que desperta os outros fatores de risco. A DA geralmente afeta pessoas com 65 anos ou mais, mas, raramente pode afetar pessoas com menos de 40 anos, cujo risco muito menor do que 0,5%. A cada 5 anos as pessoas duplicam o risco em desenvolver DA. Cerca de 3 a 5% das pessoas entre 65 e 74 anos tm DA. Enquanto pessoas com 85 anos, tm cerca de 50% de chance para desenvolv-la. Ou seja, em cada 6 pessoas com 85 anos 1 tem DA. Curiosamente, a taxa de prevalncia da DA apresenta uma queda progressiva de 40% que vai da faixa etria de 85 para os 95 anos. Em decorrncia do declnio da incidncia dos portadores de DA entre os 85 aos 95 anos, o conceito da DA como uma doena relacionada idade foi aceito, ao contrrio, do de uma doena do envelhecimento. importante salientar que o aumento da idade fator determinante no aparecimento da DA, at os 85 anos.

Hereditariedade. Outro fator de risco que est envolvido no aparecimento da DA a carga


gentica trazida pelos ascendentes. Parece ser discretamente mais alta quando existe um parente do primeiro grau pais, irmos, etc. que tiveram um quadro clnico ou o diagnstico de certeza da DA. Embora o mecanismo gentico da DA entre famlias permanea sem explicao, pesquisadores tm identificado umas poucas mutaes genticas que aumentam o risco em algumas famlias. Trs mutaes genticas so conhecidas por causarem DA de incio precoce. Essas mutaes comeam antes dos 65 anos e esto presentes nos cromossomos 21, 19, 14 e 1. Outros cromossomos tambm esto envolvidos na etiopatogenia da DA, mas ainda so necessrios mais estudos para constatao.

Por outro lado, uma forma de gene encontrada na apolipoprotena E (APOE), aumenta a chance de desenvolver DA aps os 60 anos. A APO-E contm trs alelos representados pela letra psilon: 2, 3 e 4. A presena de APO - E heterozigtica, alelos 3: 4 ou alelos 2: 4, e homozigtica com alelos 4:4 esto presentes no sangue e so mais freqentes em pacientes com DA a partir dos 60 anos. visto em algumas famlias uma proporo direta entre o aumento do nmero de casos de DA na mesma famlia e a presena da protena APO - E com alelo do tipo 4. Enquanto que os alelos heterozigticos 2: 3 ou homozigticos 2:2 oferecem fator de proteo a DA. Os alelos do tipo 3, heterozigticos ou homozigticos, podem ser encontrados na maioria da populao normal, embora com apresentao no significante, pacientes com DA podem t-los.

Sexo. As mulheres desenvolvem mais DA do que os homens na proporo de 3:2. No existe


uma explicao cientfica que assegure a vantagem masculina. Os dados epidemiolgicos so consistentes quando afirmam que as mulheres vivem mais do que os homens. Essa observao est de acordo com o aumento da incidncia e da prevalncia da DA at os 85 anos.

Traumatismo craniano. Algumas pessoas que desenvolvem DA tm na sua histria mdica o


fato de ter sofrido traumatismo crnio-enceflico (TCE) meses antes ao diagnstico de DA. Acredita-se que essas pessoas, geralmente com mais de 60 anos, desenvolvem DA aps TCE. Existe grande possibilidade de possurem predisposio gentica para a DA, portando a presena da protena APO - E com o alelo do tipo 3:4 ou 2:4 ou 4:4 no sangue - o TCE funcionou como fator desencadeante. Por outro lado, existem pessoas com mais de 60 anos que sofrem TCE, mas no desenvolvem DA. possvel que o TCE funcione como um fator de risco secundrio em um crebro que, apesar de ter sofrido TCE, no apresentou alterao anatmica nos exames de imagens. A fora fsica sofrida pelo crebro, que foi suficiente para alterar o nvel de conscincia, tenha sido a mesma para ativar a biologia molecular latente dentro do hipocampo e desenvolver a DA.

Educao. Estudos encontraram uma associao entre baixa educao e o risco de DA. Alguns
pesquisadores teorizam que quanto mais se usa o crebro, mais sinapses so criadas, as quais fornecem uma grande reserva medida que envelhece. Essa teoria permanece incerta, se baixa educao e pouca atividade mental facilita o risco de DA ou se mais difcil se detectar DA em pessoas que exercitam sua mente com freqncia ou que tem educao superior. Uma coisa certa, pessoas analfabetas chegam aos 60 anos com menor capacidade mental do que aquelas que tiveram a oportunidade de estudar e desenvolver-se intelectualmente. Algumas pessoas analfabetas com 60 anos apresentam um background intelectual que correspondem ao das pessoas de 70 anos com 8 anos ou mais de escolaridade; da mesma forma, as de 70 analfabetas tem um perfil das de 80 anos escolarizadas. O nvel de escolaridade no o mesmo que o nvel de educao. A escolaridade uma espcie de termmetro que faz parte da educao. Pessoas com baixa escolaridade tm maior dificuldade de acompanhar a evoluo das geraes que precedem comparadas quelas que tiveram uma boa escolaridade. Essa diferena tambm inclui alem da escolaridade as condies sociais e culturais, acesso a qualidade de ensino e ambiente vivido, quer seja familiar ou no.

Outro fator de importncia no contexto da educao so as condies biolgicas de gestao e parto, alem da nutrio envolvida desde a genitora. Estudos de biologia molecular trazem informaes que ajudam a entender o grau de memria que um indivduo normal possa ter. Acredita-se que o cuidado da me com o recm-nascido pode aproximar ou distanciar o afeto. O hipocampo desenvolve-se de acordo com esse cuidado quanto ao grau de memria que o individuo desenvolver: quanto mais cuidado menor memria e quanto mais distncia mais memria.

Estilo de vida. Os mesmos fatores de risco para doenas cardacas, como hipertenso arterial
sistmica e colesterol elevado e diabete melito pode tambm aumentar a co-morbidade com a DA. Alm das pessoas manterem o corpo em forma, tambm precisa exercitar a mente. Alguns estudos sugeriram que a atividade mental durante a vida, especialmente acima dos 60 anos, reduz o risco de DA. Mas, a atividade deve ser qualificada e no quantificada. Essa qualidade deve ser interpretada como: fazer o que gosta e est satisfeito com o que faz.

Toxicidade. A presena de alumnio encontrada nas placas senis do crebro de alguns


pacientes no caracteriza que existe uma relao direta entre seu depsito e a DA.

Sndrome de Down. uma anormalidade cromossmica que se caracteriza por uma


translocao no cromossomo 21 em 95% dos casos. Os outros 5% esto envolvidos com a translocao robertsoniana e formas espordicas. Um dos subtipos de demncia encontrados na doena de Alzheimer (DA) o da sndrome de Down (SD) e, parentes de pessoas com SD, apresentam maior risco de desenvolver DA. Espera-se que um aumento da populao com SD acima de 40 anos seja de 75% entre os anos 1990 e 2010. Acredita-se que a taxa de pessoas com SD com idade de 50 anos aumentar em at 200%. Um dos aspectos que chama a ateno que na SD existe uma trissomia no cromossomo (Cr) 21, o mesmo que contm o gene que sofre 10 mutaes na protena precursora de amilide (PPA) na DA. Foi proposto que com essa triplicao no Cr 21, trs genes esto presentes na SD. A triplicao leva a um aumento da atividade no gene da PPA, resultando no aumento da produo dessa protena e no depsito de amilide e, conseqentemente, sndrome demencial, como na DA causada pelo depsito da protena -amilide sem a presena dos ENF. A correlao clnico-patolgica mencionada para todos os adultos com SD com mais de 40 anos, apresentando alteraes patolgicas da DA. Essa afirmao est em contraste com a populao adulta normal, em que tais alteraes nessa idade so raras. As pesquisas sugerem que a prevalncia clnica da DA em adultos com SD 9% para a idade entre 40 e 49 anos; 36%, entre 50 a 59 anos, e 55%, entre 60 a 69 anos. A demncia inevitvel em adultos com SD que exibem a neuropatologia da DA. A demncia foi diagnosticada em adultos com SD com 30 anos de idade, porm alguns tm sobrevivido aos 70 anos sem evidncia de demncia. O tratamento farmacolgico o mesmo daquele para a DA, os anticolinestersicos e os inibidores do receptor de NMDA, os quais foram submetidos a estudos em adultos com SD e DA em pases de primeiro Mundo, como a Austrlia.

Potrebbero piacerti anche