Sei sulla pagina 1di 11

De acordo com o comando a que cada um dos itens das provas objetivas se refira, marque, na folha de respostas, para

cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas.

CONHECIMENTOS BSICOS
1

10

13

16

No mundo moderno em que vivemos, certamente difcil reconstituir as sensaes, as impresses que tiveram os primeiros homens em contato com a natureza. A imensa variedade de corpos e acontecimentos que nos envolvem gerou as noes de matria, de espao e de tempo, fundamentalmente entrelaadas no conhecimento das coisas. No estado de repouso e de movimento dos objetos esta casa parada, aquela pedra atirada que cai, o movimento do sol, da lua, no cu esto intimamente associados os conceitos de lugar que ocupam sucessivamente os corpos, de espao e de tempo. Tempo, espao e matria so, pois, ideias que penetram o nosso conhecimento das coisas, desde o mais primitivo, e que evoluram por meio das especulaes filosficas at as modernas investigaes cientficas, que as integraram em um nvel mais profundo de sntese, uma unificao que levou milnios para ser atingida.
Jos Leite Lopes. Tempo = espao = matria. In: Adauto Novaes (Org.). Tempo e Histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 167 (com adaptaes).

Acerca da redao de documentos oficiais, julgue os itens que se seguem.


9

Respeitam-se as normas relativas redao de documentos oficiais ao se finalizar um atestado ou uma declarao da maneira apresentada a seguir. Atenciosamente, (assinatura) Fulano de Tal Braslia, 15 de maro de 2009 Desrespeitam-se as exigncias de clareza, objetividade e obedincia s regras gramaticais ao se apresentar o seguinte pargrafo no incio de um relatrio, em um rgo pblico. 1. APRESENTAO Ao apresentar este relatrio, os resultados parciais da Ouvidoria realizada durante os meses de Outubro e Novembro de 2008, ano em que visamos a melhorias no atendimento dos usurios e na eficincia nos procedimentos internos graas s restries oramentrias oriundas de financiamento para as reas-fins.

10

Julgue os itens a seguir a respeito da organizao do texto apresentado.


1

No desenvolvimento da textualidade, a substituio do trecho em que vivemos (R.1) por no qual vivemos ou por onde vivemos no acarreta prejuzo para a coerncia nem para a correo gramatical do texto. Devido funo que exerce na orao, a vrgula empregada depois de sensaes (R.2) poderia ser substituda tanto pela conjuno e como pela conjuno ou, sem prejudicar a correo gramatical ou a coerncia do texto. Preservam-se a coerncia da argumentao e a correo gramatical do texto ao se substituir A imensa variedade de (R.3-4) por Os inmeros. A expresso No estado de repouso e de movimento dos objetos (R.7) localiza onde se associam os conceitos referidos na linha 10. O uso dos travesses, nas linhas 7 e 9, marca a insero de uma informao que tambm poderia ser assinalada por duas vrgulas; mas, nesse caso, o texto no deixaria clara a hierarquia de informaes em relao aos termos da enumerao j separados por vrgulas. Na linha 12, caso se deslocasse a conjuno pois para o incio da orao, a coerncia da argumentao seria preservada, desde que fossem retiradas as duas vrgulas que isolam essa palavra e que se fizessem os necessrios ajustes nas letras maisculas e minsculas. Na organizao das ideias no texto, o pronome que (R.14) retoma nosso conhecimento das coisas (R.13). Por se referir a um nvel mais profundo de sntese (R.16), a expresso uma unificao que (R.16-17) pode ser substituda por o que, sem prejudicar a argumentao ou a correo gramatical do texto.

Nos Estados Unidos da Amrica (EUA), desemprego e fome se espalham. ndice de desocupados chega a 22,6% em alguns casos. Insegurana alimentar atinge uma em cada 9 casas. A primeira reao costuma ser de espanto, e seguida de uma pergunta: como que os cidados do pas mais rico do mundo podem chegar a um nvel financeiro to desesperador? Em seguida, surge entre eles prprios a segunda reao: lamentar-se, com uma dose de constrangimento misturada a outra de vergonha. Isso perceptvel at mesmo no jargo oficial do governo. Suas estatsticas mostram que, hoje, uma em cada nove residncias habitada por pessoas com insegurana alimentar. Esse passou a ser o termo usado para se admitir, de forma menos chocante, que se trata de famlias que chegam a passar fome.
O Globo, 15/2/2009, p. 34 (com adaptaes).

Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando a abrangncia do tema por ele focalizado, julgue os itens de 11 a 20.
11

A atual crise econmica global, iniciada nos EUA, no segundo semestre de 2008, apresenta uma caracterstica marcante, isto , diferentemente do que ocorre em geral, desta vez os mercados financeiros que contaminaram a economia real. A origem da mencionada crise est ligada a problemas verificados no setor de crdito imobilirio, que arrasta instituies financeiras e, no desdobramento, atinge reas diversas do sistema produtivo. O cenrio de crise, embora de extrema gravidade, parece no ter infludo no recente processo eleitoral norteamericano, pois o governo Bush conseguiu eleger o candidato de seu partido, o republicano Barack Obama.

12

7 8

13

UnB/CESPE ANTAQ

Caderno I

Cargo 7: Analista Administrativo Especialidade: Arquivologia

14

15

16

17

18

19

20

No texto, a afirmao de que os EUA so o pas mais rico do mundo equivocada, porque essa posio foi perdida h algum tempo para a China, que, na atualidade, detm a liderana econmica e militar exercida pelos norte-americanos por vrias dcadas. O que mais chama a ateno na presente crise econmicofinanceira o carter de ineditismo de que se reveste, j que, pelo menos no sculo XX, nada parecido ou de grande magnitude chegou a abalar o capitalismo mundial. A disseminao mundial da crise foi facilitada pela prpria natureza da economia contempornea, a globalizao, caracterizada pela vigorosa interdependncia entre os mais diversos setores da economia e as distintas regies do planeta. Aproveitando a experincia do passado, os pases recusam-se, com essa crise, a tomar medidas de cunho protecionista, para no agravar uma situao que atinge a todos. Tal como ocorre no presente, o desemprego costuma ser um dos mais elevados custos sociais que uma crise econmica de grandes propores acarreta. Pases considerados emergentes no cenrio econmico mundial, como o Brasil e a ndia, podem no ser muitos afetados pela atual crise por serem detentores de matrias primas estratgicas e por pouco dependerem do consumo externo, ao contrrio do que ocorre com os de economia mais desenvolvida. Blocos econmicos, como a Unio Europeia e o MERCOSUL, compem o panorama do que se convencionou chamar de globalizao e derivam, entre outras razes, da necessidade de se posicionar bem no competitivo mercado mundial. The U.N. and the sea grab of today

Text for items from 25 through 30

Sharks in the water


In the last year, Somalias pirates have attacked 120 vessels in the Gulf of Aden, choking commerce in a critical shipping lane (the transit route for 20 percent of the worlds oil), blocking aid supplies and driving up transport costs. The last few weeks have shown how hard it will be to defeat the pirates on the high seas, which seems like the international communitys approach. When British Marines tried to board a captured fishing dhow on Nov. 11, they had to go in with guns blazing and killed one possible hostage in the process. A week later, an Indian warship opened fire on what it thought was a pirate mother ship. But the target turned out to be a Thai fishing vessel. When pirates seized their most valuable prize ever on Nov. 15 the Sirius Star supertanker holding 2 million barrels of Saudi crude everyone kept their distance. As this suggests, Somalias seaborne bandits are making a mockery of all efforts to stop them. Pirates have only increased their efforts, ranging across an area bigger than the Mediterranean. The Sirius Star was taken 450 nautical miles southeast of Kenya, and with it, the Somalis now hold 300 hostages and 15 ships. The Somalias internationally recognized transitional government has invited foreign navies to do whats necessary to stop the pirates, even attacking them ashore if need be. The Security Council has affirmed that option. Moreover, nearly all of Somalias pirates come from one region (Puntland), live in a single town (Boosaaso) and stash captured vessels in one of three ports (Eyl, Hobyo or Haradhere) making interdiction that much easier. Andrew Linington of Nautilus UK, a seamans union that has had many of its members taken hostage, says the international community knows where the pirates are, they know the ports they use, they know the mother ships. Stopping them could be done, he says. But that would be expensive at a time when U.S. resources are tied up in Afghanistan and Iraq.
Rod Nordlant. Sharks in the water. Internet: <www.newsweek.com> (adapted).

It was the Maltese delegate to the United Nations (U.N.) who spoke up first, in November 1967, to urge the members of the U.N. to use their collective clout to come to an agreement on fair and responsible use of the worlds oceans. It took 15 years, but an agreement was eventually struck from a nine-year conference that produced the U.N. Convention on the Law of the Sea. The treaty was completed in 1982 and came into force in 1994. Essentially, it codified already established customs, like the Law of the Sea. International waters remained international, the common heritage of all mankind. Limitations were set on how much coastal water and seafloor a nation could claim as its own. Other legislation determined by the convention included creating the concept of exclusive economic zones (EEZ). Territorial waters are extensions of a states laws and right of defense; EEZs are extensions of a states rights to resources offshore. The boundaries of an EEZ go well beyond territorial waters, extending 200 miles (322 km) from shore. All of the organic and mineral resources found in these waters are the exclusive domain of the coastal nation it belongs to.
Josh C la r k . Who owns the Internet: <geography.howstuffworks.com> oceans? (adapted).

According to the text, it is correct to affirm that


25 26 27

British Marines tried to board a captured pirate ship on Nov 11. In this process, a possible hostage was killed. an Indian warship attacked a supposed pirate mother ship which was, nevertheless, a fishing vessel. a supertanker was the pirates most valuable capture.

According to the text, judge the following items.


21

It has taken nine years for an agreement on fair and responsible use of the worlds oceans to be struck since the Maltese delegate to the United Nations spoke about it. 22 The treaty on fair and responsible use of the worlds oceans was struck in 1982 and came into force right away. 23 Legislation determined by the U.N. Convention on the Law of the Sea included limitations on how much coastal water a nation could claim as its own. 24 According to the U.N. Convention on the Law of the Sea, the boundaries of an exclusive economic zone exceed territorial waters.

Judge the following items according to the text.


28 29

The efforts to stop the attacks have forced the pirates to shrink the area of their activities. Although the international community may know where the pirates are or the ports they use, interdicting them would be quite expensive for the U.S. at this moment. All of Somalias pirates come from one region, what makes their interdiction quite easy.

30

UnB/CESPE ANTAQ

Caderno I

Cargo 7: Analista Administrativo Especialidade: Arquivologia

CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES
Considere a situao de um empregado pblico de empresa pblica federal, prestadora de servios pblicos, que tenha sido demitido por justa causa e, por discordar do fundamento da demisso, tenha ingressado na justia do trabalho com reclamao trabalhista, pleiteando verbas rescisrias, j que estaria submetido ao regime da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT). Com relao a essa situao e acerca da organizao administrativa da Unio e da sua administrao indireta, julgue os itens seguintes.
31 32 38

O litgio travado entre a concessionria de servio pblico e o poder concedente, diante do contrato de concesso, decorrente, por exemplo, de situaes como a descrita, poder ser solucionado por meio da arbitragem. Resolvida a questo perante o rgo regulador, o poder concedente tem competncia para determinar que a concessionria deixe de cobrar a referida tarifa, sob pena de resciso do contrato de concesso.

39

Os salrios dos empregados das empresas pblicas federais so fixados por meio de lei ordinria federal. Julgada procedente a reclamao trabalhista descrita acima, os bens da referida empresa pblica, mesmo aqueles destinados sua atividade fim, podero ser penhorados. A referida reclamao trabalhista dever ser julgada pela justia federal, e no pela justia do trabalho.

33

Considere que a ANTAQ tenha editado resoluo que exija, como requisito para obteno de autorizao para o afretamento de embarcaes estrangeiras, a prvia consulta sobre a disponibilidade de embarcaes nacionais que possam fazer a navegao de cabotagem. Acerca dessa situao hipottica e dos atos administrativos a ela relacionados, julgue os itens que se seguem.
34

Uma agncia reguladora emitiu ato autorizativo precrio. Trs anos depois de editado o referido ato, verificou-se que o mesmo teria sido dado de forma ilegal. Imediatamente, o rgo competente determinou a instaurao de processo administrativo visando a cassar esse ato, assegurando-se ao seu destinatrio o direito de ampla defesa e o contraditrio. O processo s foi finalizado mais de 5 anos depois da edio do ato tendo-se concludo que o mesmo tinha sido editado de forma ilegal , quando foi ento concluso para julgamento por parte da autoridade competente. Com relao a essa situao hipottica e ao processo administrativo, na forma da Lei n. 9.784/1999, julgue os itens subsequentes.
40

As resolues editadas pelas agncias reguladoras com vistas a regular o servio pblico concedido, quando dotadas de caractersticas de abstrao e generalidade, como no caso apresentado, no podero ser impugnadas diretamente por meio de mandado de segurana, mesmo que haja direito lquido e certo. Por serem consideradas atos normativos primrios, resolues como a descrita podero ser objeto de controle concentrado de constitucionalidade. Resolues como a mencionada so classificadas como atos administrativos compostos, j que so formadas pela vontade de mais de um agente pblico.

Na situao apresentada, a autoridade competente poder delegar poderes para que outra autoridade a ela subordinada decida a respeito do referido processo. Como j foi ultrapassado o prazo de 5 anos, a contar da data da edio do ato autorizativo, operou-se a decadncia do direito de cassar o referido ato.

41

35

36

Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica seguida de uma assertiva a ser julgada, tendo como base o regime jurdico estatutrio dos servidores pblicos federais.
42

Considere a situao de uma usuria de servio pblico concedido que no se conforma em pagar quantia fixa mensal a ttulo de disponibilizao do servio ofertado pela concessionria mesmo quando no utiliza esse servio. Insatisfeita com a situao, a usuria faz uma reclamao agncia reguladora, a qual decide que, de fato, a referida tarifa no devida. Com relao a essa situao hipottica e aos contratos administrativos, julgue os itens de 37 a 39.
37

Pedro, servidor pblico federal, casado com Maria, servidora pblica do estado de Minas Gerais. Maria foi deslocada, no interesse da administrao, para trabalhar em outro municpio. Nesse caso hipottico, Pedro poder, independentemente do interesse da administrao federal, ser removido para o mesmo municpio do deslocamento de Maria, com o objetivo de acompanh-la. Um servidor pblico federal pediu exonerao do seu cargo antes da abertura de processo administrativo disciplinar contra si. Concluiu-se, ao final, que esse servidor praticou infrao administrativa para a qual a pena prevista a de demisso. Nessa situao, a referida penalidade no poder ser aplicada caso o acusado no seja mais servidor pblico na data da deciso do processo.

43

O valor cobrado na hiptese pela concessionria no ser devido, mesmo que a sua cobrana esteja autorizada no contrato de concesso firmado entre a concessionria e o poder concedente, j que os contratos administrativos no podem gerar efeitos em face dos usurios dos servios pblicos que no participaram do contrato.

UnB/CESPE ANTAQ

Caderno I

Cargo 7: Analista Administrativo Especialidade: Arquivologia

Considere que a Unio, por meio de dispensa de licitao, tenha firmado contrato de prestao de servios de forma continuada com determinada empresa. Firmado o contrato, o rgo da Unio responsvel pelo contrato passou a exigir da referida empresa a comprovao do recolhimento das contribuies previdencirias incidentes sobre o contrato. Diante dessa situao hipottica e acerca da licitao pblica, na forma da Lei n. 8.666/1993, julgue os itens seguintes.
44

Julgue os prximos itens relativos organizao do poderes.


52

Os diretores das agncias reguladoras sero escolhidos pelo presidente da Repblica, mas essa escolha deve ser aprovada, por meio de voto secreto, aps arguio pblica, pelo Senado Federal.

53

As agncias reguladoras federais possuem elevado grau de independncia em face do poder central, razo pela qual no esto submetidas ao controle por parte do Tribunal de Contas da Unio, no que se refere aos aspectos de eficincia do servio pblico concedido, fiscalizado pelas agncias.

A exigncia de regularidade fiscal, caso ocorra na fase de habilitao, ilegal, pois se trata de contrato firmado por dispensa de licitao. Se a administrao pblica no fizer a referida exigncia ao longo da execuo do contrato administrativo, a Unio poder ser responsabilizada, de forma solidria, pelas respectivas contribuies devidas.
54

45

O Poder Judicirio no pode anular ato de nomeao dos diretores das agncias reguladoras.

Considere que determinado navio petroleiro, ao fazer a aproximao no porto de Santos, no estado de So Paulo, tenha colidido com outra embarcao, causando significativo dano ambiental nas praias daquele estado. Com relao a esse caso hipottico, julgue os itens a seguir, acerca da organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico.
55

Julgue os itens que se seguem com relao ao regime constitucional da regulao de transportes.
46

Suponha que uma empresa estrangeira de transporte aquavirio pretenda desenvolver o transporte de cabotagem de passageiros no Brasil. Nesse caso, sendo essa empresa estrangeira, estar vedada a sua atuao em guas brasileiras. Considere que a Unio pretenda comprar petrleo bruto do Canad com vistas a regular o preo dos seus derivados no mercado interno. Nesse caso, o transporte desse petrleo da origem para o Brasil dever ser feito em regime de monoplio pela Unio.

47

Nesse caso, caber exclusivamente ao Ministrio Pblico do estado de So Paulo propor a devida ao penal.

56

A ao judicial de reparao de danos ambientais no ser de competncia privativa do Ministrio Pblico.

Considere que um estado da federao, que no possui fronteira com outros pases, pretenda explorar, diretamente, a atividade de transporte aquavirio de passageiros entre portos localizados em seu territrio, bem como prestar melhor atendimento s demandas por estrutura porturia. Com respeito a essa situao e organizao do Estado, na forma da Constituio Federal (CF), julgue os itens subsequentes.
48

57

Caber justia federal da seo judiciria de Santos julgar tanto a ao civil quanto a ao penal em face do acidente em tela.

Com relao ordem econmica, julgue os itens que se seguem.


58

A explorao de atividade econmica diretamente pelo Estado ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo.

Nesse caso, conforme a CF/1988, a atividade de transporte aquavirio privativa da Unio, no podendo os estados membros exercerem essa atividade. O servio pblico de infraestrutura aeroporturia de competncia comum entre a Unio, os estados membros, o Distrito Federal e os municpios, no sendo esse servio monoplio da Unio. Se a explorao de infraestrutura de transporte for associada prestao de servios de transporte, a outorga adequada ser a concesso, e no a permisso ou a autorizao. Depende de autorizao a construo e a explorao de instalao porturia pblica de pequeno porte.

59

As empresas estatais, no que se refere constituio e ao funcionamento dos respectivos conselhos de administrao e fiscal, devero contar com a efetiva participao de acionistas minoritrios.

49

60

Suponha que, por meio de lei, a Unio tenha institudo contribuio de interveno no domnio econmico relativa s atividades de importao ou comercializao de petrleo e seus derivados. Nesse caso, os recursos arrecadados sero destinados obrigatoriamente ao financiamento de programas de infraestrutura de transportes.

50

51

UnB/CESPE ANTAQ

Caderno I

Cargo 7: Analista Administrativo Especialidade: Arquivologia

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
Com relao a conceitos fundamentais de arquivologia e tendo como referncia a legislao arquivstica brasileira vigente, julgue os itens a seguir.
61

Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos fundamentais de arquivologia.


69

De acordo com a aplicao dos critrios elaborados por Michel Duchein e considerando as vinculaes existentes entre a ANTAQ e o Ministrio dos Transportes, o acervo documental que estiver presente na ANTAQ deve ser considerado um subfundo vinculado ao fundo do referido ministrio.
71 70

A instituio como sujeito produtor de documentos , o documento de arquivo como produto da atividade da instituio e o arquivo so elementos que possibilitam o enunciado terico do princpio da provenincia. Os arquivos de uma instituio so formados a partir da informao registrada orgnica, interna ou externa, dessa instituio. A informao no orgnica existe exclusivamente nos setores de trabalho e sob a forma de publicaes, de bancos de dados ou de dossis temticos. possvel distinguir dois nveis dos postulados fundamentais do princpio da provenincia: um primeiro nvel, que consiste em no se misturar a documentao de diferentes fundos, e um segundo nvel, que se baseia em no se misturar a documentao das diferentes unidades que compem o fundo, mantendo sua estrutura orgnica original. A imparcialidade, como uma das caractersticas dos registros documentais, caracteriza-se pelo fato de os documentos de arquivo no serem coletados artificialmente, mas resultarem do curso dos atos e das aes de uma administrao. A capacidade que os documentos de arquivo tm de registrar e preservar as aes e os atos dos seus criadores provm da importante relao entre os documentos e a atividade da qual eles resultam. Entre os aspectos diferenciadores de um documento de arquivo, incluem-se a heterogeneidade de seu contedo e a multiplicidade da informao, aspectos derivados no da proximidade com a gnese do documento, mas de sua prpria gnese. O documento tomado individualmente no testemunho completo dos atos e das aes que o geraram, visto que na relao que ele estabelece com outros documentos e com a atividade da qual resulta que lhe so atribudos significado e capacidade comprobatria, caracterstica conhecida como inter-relacionamento. O desenvolvimento do conceito de arquivo, que tributrio do princpio de respeito aos fundos, tem caracterstica marcante: ele resulta do acmulo de conhecimentos produzidos a partir de um clima epistemolgico prprio da poca em que alguns elementos foram sendo agregados. Documentos de direo, documentos normativos, documentos constitutivos e documentos contbeis e financeiros so gneros documentais reconhecidos pela literatura arquivstica. O fundo fechado no pode, em nenhuma hiptese, receber documentos aps a extino da pessoa jurdica ou o falecimento da pessoa fsica. O princpio da territorialidade considerado pelos arquivistas canadenses um segundo nvel de aplicao do princpio da provenincia.
Caderno I

62

As agncias reguladoras, como a ANTAQ, tm, por lei, autonomia para aprovar sua tabela de temporalidade e para divulgar listagens de eliminao resultantes do processo de avaliao de seus documentos arquivsticos.

72

63

De acordo com a legislao em vigor, os arquivos permanentes acumulados por agncias reguladoras, como a ANTAQ, devem ser mantidos em suas dependncias, desde que garantido o acesso e a preservao.
73

64

De acordo com os fundamentos da arquivologia, correto que o arquivo corrente que existir na ANTAQ seja formado pelo conjunto de documentos mantidos nos diversos setores da agncia para apoio s atividades cotidianas.

74

65

75

De acordo com a legislao vigente, o formato da numerao dos processos abertos na ANTAQ deve seguir o modelo adotado em outros rgos pblicos da administrao pblica federal, que normatizado pelo Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto.
76

66

A legislao atual estabelece que, devido s peculiaridades das atividades desenvolvidas pelas agncias reguladoras, a ANTAQ deve elaborar seu cdigo de classificao de documentos para a atividade-fim com base no mtodo de codificao mais adequado sua realidade, sendo incabvel aprovao por instituio arquivstica pblica.
77

67

resultado direto da funo arquivstica denominada, pelos canadenses, aquisio a elaborao, pela ANTAQ, de instruo de servio que normatize a transferncia de documentos de um setor de trabalho para o arquivo central com funes de arquivo intermedirio.
79 78

68

O plano de destinao instrumento de avaliao aplicado em massas documentais acumuladas de fundos abertos, como deve ser o caso de documentos das agncias reguladoras, como a ANTAQ.
80

UnB/CESPE ANTAQ

Cargo 7: Analista Administrativo Especialidade: Arquivologia

Acerca do gerenciamento da informao e da gesto de documentos aplicados aos arquivos governamentais, julgue os itens subsequentes.
81

O interesse pela tipologia documental perpassa o ponto de fixao terminolgica, de preciosismo profissional, porque o prprio tipo leva anexo, por razo de seu prprio fundo e formas, a manifestao da informao que convm.
Alonso apud Antonia Heredia Herrera. En torno al tipo documental. Arquivo e Administrao. Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, jul.-dez./2007, p. 25 (com adaptaes).

A legislao arquivstica fornece elementos normalizadores poltica arquivstica brasileira, mas no , em si mesma, uma poltica.

Considerando o fragmento de texto acima, julgue os itens subsequentes, acerca da tipologia documental.
91

82

As polticas pblicas arquivsticas constituem uma das dimenses das polticas pblicas informacionais. No Brasil, as polticas pblicas arquivsticas so concebidas e implementadas no mbito das polticas pblicas de informao existentes.

Tipo, termo comum que significa modelo, referncia, um termo de uso frequente e vinculado, em suas razes, diplomtica. Tipo documental est ligado diretamente forma e unidade documental; forma a configurao que apresenta um documento segundo os diferentes estados de transmisso. O termo tipo, aplicado aos documentos de arquivo, tem, ao longo do tempo, trs verses: tipo diplomtico, tipo jurdico e tipo documental. O tipo diplomtico se reconhece pela disposio das formalidades jurdico/administrativas exigidas na formalizao do negcio ou assunto. No se descreve o tipo documental, pois ele no a unidade documental. No momento da identificao e da descrio, ele, o tipo documental, uma caracterstica de uma unidade documental. O tipo documental modelo que permite serem reconhecidos os documentos de iguais caractersticas, que so testemunhos de ao ou ato determinado. A anlise documental descrio arquivstica e, tambm, identificao. A identificao reconhecimento, e a descrio representao.

92

83

Por meio de um programa em trs fases criao, difuso e acesso; proteo e conservao; classificao e recuperao da informao , baseado na misso do organismo e integrado na sua poltica de gesto da informao, possvel que a arquivstica contribua com a administrao pblica.

93

94

84

A legislao a principal fonte de conhecimento dos prazos de guarda da maioria dos documentos constantes de tabelas de temporalidade.
95

85

A avaliao funcional, ou macroavaliao o modelo terico da tabela de temporalidade de documentos, elaborada pelo Conselho Nacional de Arquivos.
96

86

Na concepo de Schellenberg, existem trs mtodos de classificao: funcional, organizacional e por assuntos.

Acerca da teoria e da prtica de arranjo nos arquivos permanentes, julgue os itens a seguir.
97 98

87

possvel encontrar, nas trs fases de um programa de gesto de documentos, as sete funes arquivsticas propostas pelos arquivistas canadenses.

A fixao do tipo documental permite o agrupamento e a hierarquizao dos documentos, isto , a classificao. A organizao dos fundos documentais evoluiu, durante sculos, sem critrios de aplicao geral. Somente a partir do sculo XX, com a influncia das correntes sistematizadoras, os fundos passaram a ser classificados de acordo com critrios ideolgicos ou temticos, fundamentados pelo princpio de respeito aos fundos. De acordo com Schellenberg, o instrumento de classificao no deve ser elaborado a priori, sobre uma base especulativa, mas a posteriori. com a norma internacional de descrio arquivstica, so os seguintes: seo, subseo, grupo, subgrupo e srie.

88

A motivao econmica a razo da existncia do arquivo intermedirio e a sua justificativa tcnica.

89

A adoo do sistema descentralizado de arquivos correntes mais adequada para pequenas organizaes, ao passo que o sistema centralizado compatvel com as organizaes mais complexas e fisicamente grandes.
99

90

A interveno da arquivstica na gesto dos documentos nos setores acumuladores j est codificada, pelo menos como forma de superviso, na legislao de grande nmero de pases, inclusive no Brasil, desde a promulgao, em 1978, da Lei n. 6.546.

100 Os nveis de classificao de um fundo de arquivo, de acordo

101 Um dos princpios que inspiram o instrumento de

classificao a estabilidade, que obtida ao se basear o instrumento de classificao nas funes da instituio.

UnB/CESPE ANTAQ

Caderno I

Cargo 7: Analista Administrativo Especialidade: Arquivologia

A descrio dos documentos de arquivo constitui a parte final do trabalho arquivstico e coincide, exatamente em sua finalidade, com a da prpria documentao: informar.
Jos Ramn Cruz Mundet. Manual de archivistica. Madrid: Fundacin German Sanchez Ruiperez, 2001, p. 255 (com adaptaes).

111 Uma das possibilidades previstas por dispositivos legais para

se evitar o grande volume documental acumulado pelas organizaes pblicas a contratao de empresas especializadas em guarda de documentos pblicos.
112 Os rgos pblicos federais devero publicar, no Dirio

Considerando o texto apresentado, julgue os prximos itens, acerca do programa descritivo.


102 O grupo um dos nveis de descrio propostos pela norma

Oficial da Unio, os editais da eliminao de documentos amparada em processo avaliativo, mesmo que o rgo no adote tabela de temporalidade.
113 A listagem de eliminao de documentos, cujo objetivo

internacional de descrio arquivstica.


103 A descrio disposta do geral para o particular uma das

registrar informaes pertinentes aos documentos a serem eliminados, constitui-se, entre outros, dos seguintes itens: cabealho, cdigo do assunto, assunto/srie, dataslimite, quantidade e especificao das unidades de arquivamento e observaes.
114 Ao ser implantado um sistema eletrnico de gesto

premissas de carter terico da norma internacional de descrio arquivstica.


104 A norma internacional de registro de autoridade para

entidades coletivas, pessoas e famlias ISAAR (CPF) estabelece diretivas para a preparao de registros de autoridade arquivstica que forneam descries de entidades entidades coletivas, pessoas e famlias relacionadas produo e manuteno de arquivos. Essa norma no mantm relao direta com a norma internacional de descrio arquivstica ISAD(G).
105 Entre as sries documentais que compem o fundo, incluem-

arquivstica de documentos no mbito de uma gesto arquivstica de documentos digitais, devem ser adotados requisitos funcionais, requisitos no funcionais e metadados, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Arquivos.
115 Os requisitos funcionais do sistema eletrnico de gesto

arquivstica de documentos so: utilizao de padres abertos; independncia de fornecedor; integrao com sistemas legados; conformidade com a legislao e os padres de interoperabilidade do governo; atendimento a usurios internos e externos; facilidade de utilizao; desempenho.
116 A legislao arquivstica brasileira, diferentemente do que

se a vida pessoal, a produo intelectual e a vida poltica.


106 De acordo com a Norma Brasileira de Descrio

Arquivstica (NOBRADE), opcional o preenchimento do campo dimenso e suporte, no qual se registra a dimenso fsica ou lgica da unidade de descrio, relacionando esse dado ao respectivo suporte.
107 O inventrio um dos instrumentos de descrio arquivstica

ocorre na maioria dos pases, no faz referncia avaliao e eliminao de documentos arquivsticos digitais.
117 Os documentos arquivsticos digitais transferidos ou

que utilizam prioritariamente a srie como nvel de descrio.


108 A difuso tem no guia um instrumento importante para as

recolhidos s instituies arquivsticas pblicas devem ser previamente identificados e classificados bem como ter asseguradas a integridade e a confiabilidade.
118 Para

aes culturais e educativas de uma instituio arquivstica. Acerca da legislao arquivstica brasileira, julgue os itens de 109 a 120.
109 Os documentos relativos s atividades-meio no constantes

se garantir a autenticidade dos documentos

arquivsticos digitais, estes devero estar sob a forma criptografada quando forem transferidos ou recolhidos a instituio arquivstica pblica.
119 Na microfilmagem, pode ser utilizado qualquer grau de

da tabela de temporalidade de documentos, elaborada pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), devem ser submetidos s comisses permanentes de avaliao de documentos dos rgos envolvidos, que estabelecero os prazos de guarda e destinao, a serem aprovados pelo Arquivo Nacional.
110 Organizadas sob a forma de sistema, as atividades de gesto

reduo, devendo o armazenamento do filme original ser feito em local diferente daquele em que se encontra o respectivo filme-cpia.
120 A manuteno e a atualizao do ambiente tecnolgico

relacionado a software, hardware, formatos de arquivo e mdias de armazenamento digital esto relacionadas diretamente com a questo da preservao digital.

de documentos no mbito da administrao pblica federal fazem parte do Sistema de Servios Gerais (SISG).

UnB/CESPE ANTAQ

Caderno I

Cargo 7: Analista Administrativo Especialidade: Arquivologia

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando o espao indicado para rascunho no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Respeite o limite mximo de linhas disponibilizado. Qualquer fragmento de texto alm desse limite ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

As pesquisas sobre a gesto de documentos eletrnicos de arquivo so realizadas h vinte anos e, entretanto, no se pode indicar uma nica instituio que tenha resolvido completamente os problemas relacionados a esse desafio. Mais do que nunca, acredita-se que as solues se encontram em uma anlise correta das questes envolvidas, uma vez que so incontveis as iniciativas que abordaram e resolveram alguns dos problemas considerados essenciais para a gesto de documentos eletrnicos de arquivo.
Bearman David. Questes fundamentais em gesto de documentos eletrnicos. In: Marta Elosa Melgao Neves, (org.). Documentos eletrnicos. Fundamentos arquivsticos para a pesquisa em gesto e preservao. Belo Horizonte: Arquivo Pblico Mineiro, 2008. p. 34.

Considerando o carter motivador do texto acima, redija um texto acerca da gesto de documentos eletrnicos, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos:

< <

a relao da obsolescncia de hardware e software com os problemas de preservao dos documentos eletrnicos; a autenticidade dos documentos eletrnicos.

UnB/CESPE ANTAQ

Caderno I

Cargo 7: Analista Administrativo Especialidade: Arquivologia

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

UnB/CESPE ANTAQ

Caderno I

Cargo 7: Analista Administrativo Especialidade: Arquivologia

MINISTRIO DOS TRANSPORTES AGNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIRIOS (ANTAQ) CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS DE ESPECIALISTA EM REGULAO DE SERVIOS DE TRANSPORTES AQUAVIRIOS, DE ANALISTA ADMINISTRATIVO, DE TCNICO EM REGULAO DE SERVIOS DE TRANSPORTES AQUAVIRIOS E DE TCNICO ADMINISTRATIVO EDITAL N. 1 ANTAQ, DE 5 DE DEZEMBRO DE 2008 Aplicao: 5/4/2009
CARGO 7: ANALISTA ADMINISTRATIVO ESPECIALIDADE: ARQUIVOLOGIA CADERNO I

GABARITOS OFICIAIS DEFINITIVOS DAS PROVAS OBJETIVAS 0


Obs.: ( X ) item anulado. Item Gabarito Item Gabarito Item Gabarito Item Gabarito Item Gabarito Item Gabarito 1 C 21 E 41 E 61 E 81 C 101 C 0 0 0 0 0 0 0 0 2 C 22 E 42 C 62 E 82 E 102 E 0 0 0 0 0 0 0 0 3 E 23 C 43 E 63 E 83 C 103 C 0 0 0 0 0 0 0 0 4 C 24 C 44 E 64 C 84 E 104 E 0 0 0 0 0 0 0 0 5 C 25 E 45 C 65 C 85 E 105 C 0 0 0 0 0 0 0 0 6 E 26 C 46 E 66 E 86 C 106 E 0 0 0 0 0 0 0 0 7 E 27 C 47 E 67 C 87 C 107 E 0 0 0 0 0 0 0 0 8 E 28 E 48 E 68 E 88 C 108 C 0 0 0 0 0 0 0 0 9 E 29 C 49 E 69 C 89 E 109 C 0 0 0 0 0 0 0 0 10 C 30 E 50 C 70 C 90 E 110 E 0 0 0 0 0 0 0 0 11 X 31 E 51 C 71 E 91 C 111 E 0 0 0 0 0 0 0 0 12 C 32 E 52 C 72 C 92 C 112 E 0 0 0 0 0 0 0 0 13 E 33 E 53 E 73 E 93 E 113 C 0 0 0 0 0 0 0 0 14 E 34 C 54 E 74 C 94 C 114 C 0 0 0 0 0 0 0 0 15 E 35 C 55 E 75 E 95 C 115 E 0 0 0 0 0 0 0 0 16 C 36 E 56 C 76 C 96 E 116 E 0 0 0 0 0 0 0 0 17 E 37 E 57 C 77 C 97 C 117 C 0 0 0 0 0 0 0 0 18 C 38 C 58 C 78 E 98 E 118 E 0 0 0 0 0 0 0 0 19 E 39 E 59 C 79 E 99 C 119 C 0 0 0 0 0 0 0 0 20 C 40 E 60 C 80 E 100 E 120 C 0 0 0 0 0 0 0 0

Potrebbero piacerti anche