Sei sulla pagina 1di 4

O bem e o mal

630. Como se pode distinguir o bem do mal? O bem tudo o que conforme lei de Deus; o mal, tudo o que lhe contrrio. Assim, fazer o bem proceder de acordo com a lei de Deus. Fazer o mal infringi-la. Origem do mal Males que afligem a humanidade A dor o aguilho que impele o homem para a frente, na senda do progresso. Leis divinas Se o homem se submetesse rigorosamente s leis divinas, evitaria os mais acerbos males, e viveria feliz sobre a Terra. Pode-se dizer que o mal a ausncia do bem, como o frio a ausncia do calor. O mal no um atributo distinto, tanto quanto o frio no um fluido especial; um a negao do outro. Se houvesse, na criao, algum encarregado do mal, ningum poderia evit-lo; mas, tendo o homem a causa do mal em Si mesmo, e tendo ao mesmo tempo seu livre arbtrio e por guia as leis divinas, poder evit-lo quando quiser. 631. Pode o homem distinguir por si mesmo o bem e o mal? Sim, quando cr firmemente em Deus, e sobretudo quando o quer saber: Deus lhe deu a inteligncia precisamente para que se faa essa distino. 632. Sendo sujeito ao erro, no pode o homem enganar-se, e pensar que faz o bem quando em verdade faz o mal? Jesus disse: fazei ao prximo o que desejareis que ele vos fizesse: tudo se resume nisto, e assim no vos enganareis. 633. A regra do bem e do mal, a que se poderia chamar de reciprocidade ou de solidariedade, no pode ser aplicada ao procedimento pessoal do homem para com ele mesmo. Poder ele achar na lei natural uma regra e um guia seguro para sua conduta? Quando comeis em demasia ficais doentes. Ento! Deus quem vos d a medida daquilo que necessitais. Quando a ultrapassais, sois punidos. Assim em tudo o mais. A lei natural traa ao homem ao limite de suas necessidades. Se em tudo ele escutasse essa voz a dizer-lhe: basta! evitaria a maior parte dos males cuja responsabilidade atira Natureza. 634. Por que se acha o mal na natureza das coisas? Falamos do mal moral. No poderia Deus ter criado a Humanidade em melhores condies?

J vos dissemos: os Espritos foram criados simples e ignorantes.Deixa Deus ao homem a escolha da senda. Tanto pior pra quem toma o mau caminho: sua peregrinao ser mais longa. Se no houvesse montanhas no poderia o homem compreender que se pode subir e descer; e se no houvesse rochedos no compreenderia que houvesse corpos duros. necessrio que o Esprito adquira a experincia e, para tanto, precisa conhecer o bem e o mal. por isso que existe unio entre o Esprito e o corpo. 635. Das diferentes posies sociais nascem necessidades que no so idnticas para todos os homens. Disso no se pode inferir que a lei natural no constitui regra uniforme? Essas diferentes posies so da natureza das coisas e conformes lei do progresso. Isso no contraria a unidade da lei natural, que se aplica a tudo. As condies de existncia do homem mudam segundo as pocas e os lugares, e disso resultam para ele necessidades diferentes e posies sociais correspondentes a essas necessidades. Desde que essa diversidade est na ordem das coisas conforme lei de Deus, e essa lei, por isso, no menos una em seu princpio. Cabe razo distinguir as necessidades reais das necessidades fictcias ou convencionais. 636. O bem e o mal so absolutos para todos os homens? A lei de Deus a mesma para todos. Mas o mal depende principalmente da vontade que se tem de o praticar. O bem sempre o bem e o mal sempre o mal, qualquer que seja a posio do homem. S h diferena quanto ao grau da responsabilidade. 637. Pode considerar-se culpado o selvagem que cede ao instinto e se alimenta de carne humana? Dissemos que o mal depende da vontade: o homem tanto mais culpado quando melhor sabe o que faz. As circunstncias do ao bem e ao mal uma gravidade relativa. O homem comete, frequentemente, faltas que, sendo embora decorrentes da posio em que a sociedade o colocou, no so menos repreensveis; mas a responsabilidade est na razo dos meios que ele tiver para compreender o bem e o mal. assim que o homem esclarecido que comete uma simples injustia mais culpvel, aos olhos de Deus, que o selvagem que se entrega aos instintos. 638. No raro o mal parece ser uma conseqncia natural das coisas: por exemplo, a necessidade de destruio, inclusive de nosso semelhante. Nesses casos h infrao da lei de Deus? O mal no deixa de ser mal pelo fato de ser necessrio. Considerai, porm, que essa necessidade desaparece medida que o Esprito se depura, atravs das suas sucessivas existncias. Quando ento comete o mal, torna-se o homem mais culpvel, porque melhor o compreende. 639. O mal pode resultar da posio em que nos colocaram: nesse caso, quais os mais culpveis?

A culpa do mal lanada sobre aquele que o causou. O homem levado prtica do mal em virtude da posio em que o colocaram menos culpvel do que aqueles que o causaram, porque cada um sofrer a punio no somente pelo mal que tenha feito diretamente, como tambm pelo que tenha provocado. 640. Aquele que no faz o mal, mas tira vantagens do mal que o outro fez , culpvel no mesmo grau? como se o tivesse praticado. Aproveitar do mal participar dele. Talvez no fosse capaz de pratic-lo; mas, desde que, achando-o feito, dele tira partido, que o aprova; que o teria praticado, se pudesse ou se tivesse tido coragem. 641. Ser to repreensvel, quanto fazer o mal, o desej-lo? Conforme. H virtude em resistir-se voluntariamente ao mal que se deseja praticar, sobretudo quando h possibilidade de satisfazer-se a esse desejo. Se apenas no o pratica por falta de ocasio, culpado quem o deseja. 642. Para agradar a Deus e assegurar a sua posio futura, bastar que o homem no pratique o mal? No; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas foras, porquanto responder por todo mal que haja resultado de no haver praticado o bem. 643. Haver quem, pela sua posio, no tenha possibilidade de fazer o bem? No h quem no posso fazer o bem. Somente o egosta nunca encontra ensejo de o praticar. Basta que se esteja em relaes com outros homens para que se tenha ocasio de fazer o bem, e no h dia da existncia que no oferea, a quem no se ache cego pelo egosmo, oportunidade de pratic-lo. Porque, fazer o bem no consiste, para o homem, apenas em ser caridoso, mas em ser til, na medida do possvel, todas as vezes que o seu concurso venha a ser necessrio. 644. Para certos homens, o meio em que se encontram no constitui para eles o motivo principal de inmeros vcios e crimes? Sim; contudo, ainda a existe uma prova, escolhida pelo prprio Esprito, quando se encontrava em estado de liberdade: ele quis expor-se tentao precisamente para ter o mrito de venc-la. 645. Quando o homem est como quer mergulhado na atmosfera do vcio, o mal no se torna para ele um arrastamento irresistvel? Arrastamento, sim; irresistvel, no, mesmo por que no meio dessa atmosfera de vcio frequentemente ele encontra grandes virtudes. So Espritos que desenvolveram a fora da resistncia e compreenso, e tiveram, ao mesmo tempo, a tarefa de exercer boa influncia sobre os seus semelhantes. 646. Subordina-se a determinadas condies o mrito do bem que se faz? Em outras palavras: h diferentes graus no mrito do bem?

O mrito do bem reside na dificuldade em pratic-lo: no h mrito nenhum em faz-lo quando ele nada custa. Deus considera melhor aquele que reparte seu nico pedao de po, que o rico que d apenas do que lhe sobre. Jesus o exemplificou no episdio do bolo da viva. 748. Deus perdoa o assassnio quando praticado em legtima defesa? S a necessidade pode escusar o homem. O agredido deve fazer todo o possvel para preservar a prpria vida e tambm a do agressor. 749. culpvel o homem pelos assassnios que comete na guerra? No, quando constrangido pela fora; mas ser sumamente culpado das crueldades que ento venha a cometer, tanto quanto lhe ser levado em conta o sentimento de humanidade que venha a revelar.

O instinto e a inteligncia Que diferena h entre o instinto e a inteligncia? Onde termina um e comea a outra? o instinto uma inteligncia rudimentar, ou uma faculdade distinta, um atributo exclusivo da matria? O instinto a fora oculta que induz os seres orgnicos a atos espontneos e involuntrios, tendo em vista sua conservao. A inteligncia revela-se por atos voluntrios, refletidos, premeditados, combinados, segundo a oportunidade das circunstncias. Destruio dos seres vivos uns pelos outros A verdadeira vida, tanto do animal como do homem, no est no invlucro corpreo nem no vesturio; est no princpio inteligente que preexiste e sobrevive ao corpo.

Potrebbero piacerti anche