Sei sulla pagina 1di 10

AULA 01 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROF.

RENATO BRASILEIRO 23 de janeiro de 2012

MATRIA

INQURITO POLICIAL Conceito Inqurito policial procedimento administrativo inquisitrio e preparatrio presidido pela autoridade policial, consistente em um conjunto de diligncias, objetivando a identificao das fontes de prova e colheita de elementos de informao, quando a autoria e materialidade do delito, a fim de possibilitar que o titular da ao penal possa ingressar em juzo. Todo crime investigado por inqurito policial? No, existem outras formas de investigar crimes. Devemos cuidar para no se esquecer, por exemplo, do termo circunstanciado. De acordo com a Lei 9.099/95 Lei dos Juizados , no art. 69, o termo circunstanciado deve ser utilizado em relao a infraes de menor potencial ofensivo. Vejamos:
Art. 69. A autoridade policial que tomar conhecimento da ocorrncia lavrar termo circunstanciado e o encaminhar imediatamente ao Juizado, com o autor do fato e a vtima, providenciando-se as requisies dos exames periciais necessrios. (...) (destaques nossos)

Apenas para complementar, por infrao de menor ofensivo entende-se as contravenes penais e crimes com pena mxima no superior a 2 anos, cumulada ou no com multa, submetidos ou no procedimento especial, RESSALVADAS as hipteses envolvendo violncia domstica e familiar contra mulher. exemplo de crime de menor potencial ofensivo o desacato, previsto no art. 331, do CP:
Desacato Art. 331 - Desacatar funcionrio pblico no exerccio da funo ou em razo dela: Pena - deteno, de seis meses a dois anos, ou multa.

Natureza jurdica do inqurito policial Como vimos no conceito o inqurito policial considerado pela doutrina como procedimento administrativo. No processo porque dele no resulta a imposio direta de nenhuma sano. Eventuais vcios do inqurito policial no causam a nulidade do processo a que der origem, SALVO na hiptese de provas ilcitas.

Finalidade do inqurito policial a colheita de elementos de informao quanto autoria e materialidade do delito. Em momento algum, pensemos que o inqurito visa colheita de provas, colhe apenas elementos de informao. Vejamos, nesse sentido, o que dispe o art. 155, do CPP.
Art. 155. O juiz formar sua convico pela livre apreciao da prova produzida em contraditrio judicial, no podendo fundamentar sua deciso exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigao, ressalvadas as provas cautelares, no repetveis e antecipadas (destaques nossos).

Como visto, em regra, a prova ser produzida na fase judicial, mas o art. 155, do CPP, traz as seguintes excees:
RICARDO S. TORQUES 1

AULA 01 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROF. RENATO BRASILEIRO 23 de janeiro de 2012

provas cautelares so aquelas em que h um risco de desaparecimento do objeto da prova, em razo do decurso do tempo, em relao s quais o contraditrio ser diferido1 (postergado). Em regra, dependem de autorizao judicial. Por exemplo, a interceptao telefnica, ou at mesmo uma busca domiciliar; provas no repetveis so aquelas que no tm como ser novamente coletadas ou produzidas, em virtude do desaparecimento do fonte probatria, em relao s quais o contraditrio ser diferido. Em regra, no dependem de autorizao judicial. A no dependncia da autorizao judicial o que distingue a prova cautelar da prova no repetvel. Por exemplo, percia em caso de leso corporal para atestar a integridade fsica da vtima. Daqui um ms, por exemplo, a prova poder ter desaparecido; e provas antecipadas so aquelas produzidas com a observncia do contraditrio real, perante a autoridade judiciria, em momento processual distinto daquele legalmente previsto, ou at mesmo antes do incio do processo, em virtude de situao de urgncia e relevncia. Ao contrrio das demais o contraditrio realizado no momento da produo da prova, sendo produzida na presena do juiz. Por exemplo, o caso do denominado de depoimento ad perpetuam rei memoriam, conforme prev o art. 225, do CPP:
Art. 225. Se qualquer testemunha houver de ausentar-se, ou, por enfermidade ou por velhice, inspirar receio de que ao tempo da instruo criminal j no exista, o juiz poder, de ofcio ou a requerimento de qualquer das partes, tomar-lhe antecipadamente o depoimento (destaques nossos).

Outro exemplo de prova antecipada est presente no art. 366, do CPP:


Art. 366. Se o acusado, citado por edital, no comparecer, nem constituir advogado, ficaro suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produo antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar priso preventiva, nos termos do disposto no art. 312 (destaques nossos).

Vamos distinguir elementos informativos de provas:


ELEMENTOS INVESTIGATIVOS so colhidos na fase investigatria; no h obrigatoriedade de observncia do contraditrio e da ampla defesa ( possvel que o delegado autorize a presena do advogado); o juiz somente intervir quando provocado, e desde que seja necessria sua interveno; a finalidade dos elementos informativos so duas: 1) servem como subsdio para a decretao de medidas cautelares; e 2) auxiliam na formao da convico do titular da ao penal (opinio delicti). PROVAS produzida, em regra, na fase judicial (lembre-se da ressalva das provas cautelares, no repetveis e antecipadas); de acordo com o art. 155, do CPP, dever ser produzida em contraditrio judicial e com a ampla defesa (requisito de existncia); o juiz dotado de iniciativa probatria durante o curso do processo, a qual deve ser exercida subsidiariamente (doutrina majoritria) (art. 212, do CPP); a finalidade da prova auxiliar na formao da convico do juiz (condenao/absolvio).

H doutrinadores que entendem que nem mesmo no processo o juiz poder determinar provas de ofcio, entretanto, est posio no a que predomina na doutrina e jurisprudncia ptrias. Vejamos, nesse sentido, o art. 212, do CPP:
Art. 212. As perguntas sero formuladas pelas partes diretamente testemunha, no admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, no tiverem relao com a causa ou importarem na repetio de outra j respondida. Pargrafo nico. Sobre os pontos no esclarecidos, o juiz poder complementar a inquirio (destaques nossos).

A outra parte ter cincia da prova depois da realizao da prova. Veja, no faz sentido pensar em dar contraditrio antes da realizao do ato para os casos de interceptao telefnica ou nos casos de busca familiar.

RICARDO S. TORQUES

AULA 01 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROF. RENATO BRASILEIRO 23 de janeiro de 2012

Antigamente quem perguntava primeiramente s testemunhas era o juiz, depois as partes. Agora, o juiz apenas complementa a inquirio se houverem pontos no esclarecidos. Isso denota preocupao do legislador com o afastamento equidistantes em relao conduo do processo Alm disso, no atual Processo Penal, vigora o princpio da identidade fsica do juiz. Esse princpio, at pouco tempo atrs, valia apenas no processo civil, agora foi estendido nossa matria. Vejamos o art. 399, 2, do CPP:
(...) o 2 O juiz que presidiu a instruo dever proferir a sentena.

Sabemos que o juiz que acompanhou a produo da prova, pelo menos, em regra, quem dever julgar o caso. Pergunta-se: ser que o juiz pode se valer de elementos colhidos no inqurito, e que foram colhidos sem o crivo do contraditrio e da ampla defesa? O art. 155, do CPP, responde que no poder o juiz fundamentar a deciso EXCLUSIVAMENTE, com base nos elementos informativos colhidos na fase do inqurito. Portanto, possvel que o juiz se valha dos elementos informativos. Os elementos informativos isoladamente considerados no podem fundamentar, porm, no devem ser desprezados, podendo se somar prova produzida em juzo para fundamentar uma condenao ou absolvio. Nesse sentido, vale a pena conferir os seguintes julgados RE n 425.734 e o RE n 287.658, ambos do STF:
AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINRIO. OFENSA AO ART. 5, INCISOS LIV E LV. INVIABILIDADE DO REEXAME DE FATOS E PROVAS. SMULA STF N 279. OFENSA INDIRETA CONSTITUIO FEDERAL. INQURITO. CONFIRMAO EM JUZO DOS TESTEMUNHOS PRESTADOS NA FASE INQUISITORIAL. 1. A suposta ofensa aos princpios do devido processo legal, do contraditrio e da ampla defesa passa, necessariamente, pelo prvio reexame de fatos e provas, tarefa que encontra bice na Smula STF n 279. 2. Invivel o processamento do extraordinrio para debater matria infraconstitucional, sob o argumento de violao ao disposto nos incisos LIV e LV do art. 5 da Constituio. 3. Ao contrrio do que alegado pelos ora agravantes, o conjunto probatrio que ensejou a condenao dos recorrentes no vem embasado apenas nas declaraes prestadas em sede policial, tendo suporte, tambm, em outras provas colhidas na fase judicial. Confirmao em juzo dos testemunhos prestados na fase inquisitorial. 4. Os elementos do inqurito podem influir na formao do livre convencimento do juiz para a deciso da causa quando complementam outros indcios e provas que passam pelo crivo do contraditrio em juzo. 5. Agravo regimental improvido. (destaques nossos) (RE n 425.734, Rel. Ellen Gracie, 04/10/2005) EMENTA: I. Habeas corpus: falta de justa causa: inteligncia. 1. A previso legal de cabimento de habeas corpus quando no houver "justa causa" para a coao alcana tanto a instaurao de processo penal, quanto, com maior razo, a condenao, sob pena de contrariar a Constituio. 2. Padece de falta de justa causa a condenao que se funde exclusivamente em elementos informativos do inqurito policial. II. Garantia do contraditrio: inteligncia. Ofende a garantia constitucional do contraditrio fundar-se a condenao exclusivamente em testemunhos prestados no inqurito policial, sob o pretexto de no se haver provado, em juzo, que tivessem sido obtidos mediante coao (destaques nossos) (RE n 287.658, Rel. Seplveda Pertence, 16/09/2003)

Atribuio para a presidncia do inqurito policial Para a definio da atribuio para presidir o inqurito depende da natureza do crime. Faamos um quadro comparativo.

RICARDO S. TORQUES

AULA 01 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROF. RENATO BRASILEIRO 23 de janeiro de 2012

NATUREZA DO CRIME E A COMPETNCIA PARA O SEU JULGAMENTO


crime militar da competncia da Justia Militar da Unio crime militar da competnica da Justia Militar dos Estados

ATRIBUIO PARA AS INVESTIGAES


Foras Armadas (ser designado um oficial, encarregado para as atribuies investigatrias) Polcia Militar ou Corpo de Bombeiros (ser designado um oficial encarregado para as atribuies investigatrias)

crime eleitoral

Polcia Federal (em cidades menores, onde no houver delegacia da PF, poder ser investigado pela polcia civil)
Polcia Federal (em cidades menores, onde no houver delegacia da PF, poder ser investigado pela polcia civil) Polcia Civil (regra) e da Polcia Federal (desde que possua repercusso interestadual ou internacional)

crime federal

crime "estadual" comum

Melhor explicando a competncia para o julgamento de crimes estaduais comuns que ser atribuio da polcia civil e federal, vejamos o art. 144, 1, da CF:
1 A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente, organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a: I - apurar infraes penais contra a ordem poltica e social ou em detrimento de bens, servios e interesses da Unio ou de suas entidades autrquicas e empresas pblicas, assim como outras infraes cuja prtica tenha repercusso interestadual ou internacional e exija represso uniforme, segundo se dispuser em lei; (...) (destaques nossos)

O que foi destacado em vermelho coincide com a competncia da Justia Federal. J o que est em verde refere-se aos crimes interestaduais ou internacionais a competncia tambm ser da Justia Federal. De acordo com Lei n 10.446/02 trata de crimes que possui repercusso interestadual ou internacional. Vejamos o art. 1, desta lei:
Art. 1 Na forma do inciso I do 1o do art. 144 da Constituio, quando houver repercusso interestadual ou internacional que exija represso uniforme, poder o Departamento de Polcia Federal do Ministrio da Justia, sem prejuzo da responsabilidade dos rgos de segurana pblica arrolados no art. 144 da Constituio Federal, em especial das Polcias Militares e Civis dos Estados, proceder investigao, dentre outras, das seguintes infraes penais: I seqestro, crcere privado e extorso mediante seqestro (arts. 148 e 159 do Cdigo Penal), se o agente foi impelido por motivao poltica ou quando praticado em razo da funo pblica exercida pela vtima; II formao de cartel (incisos I, a, II, III e VII do art. 4o da Lei no 8.137, de 27 de dezembro de 1990); e III relativas violao a direitos humanos, que a Repblica Federativa do Brasil se comprometeu a reprimir em decorrncia de tratados internacionais de que seja parte; e

RICARDO S. TORQUES

AULA 01 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROF. RENATO BRASILEIRO 23 de janeiro de 2012


IV furto, roubo ou receptao de cargas, inclusive bens e valores, transportadas em operao interestadual ou internacional, quando houver indcios da atuao de quadrilha ou bando em mais de um Estado da Federao. Pargrafo nico. Atendidos os pressupostos do caput, o Departamento de Polcia Federal proceder apurao de outros casos, desde que tal providncia seja autorizada ou determinada pelo Ministro de Estado da Justia (destaques nossos).

Caractersticas do inqurito policial 1. pea escrita, conforme prev o art. 9, do CPP.


Art. 9 Todas as peas do inqurito policial sero, num s processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade (destaques nossos).

O art. 405, 1, do CPP, trata do procedimento ordinrio, possibilitando a gravao de atos judiciais.
(...) o 1 Sempre que possvel, o registro dos depoimentos do investigado, indiciado, ofendido e testemunhas ser feito pelos meios ou recursos de gravao magntica, estenotipia, digital ou tcnica similar, inclusive audiovisual, destinada a obter maior fidelidade das informaes.

De acordo com a doutrina, esse dispositivo poder ser aplicado analogicamente no inqurito. 2. pea dispensvel, pois se o titular da ao penal contar com elementos informativos obtidos em procedimento investigatrio diverso do inqurito policial, poder dispensar o inqurito. Vejamos o art. 39 5, do CPP:
5 O rgo do Ministrio Pblico dispensar o inqurito, se com a representao forem oferecidos elementos que o habilitem a promover a ao penal, e, neste caso, oferecer a denncia no prazo de quinze dias. (destaques nossos)

3. pea sigilosa, pois a surpresa e o sigilo so indispensveis a prpria eficcia das investigaes, pelo menos em regra. H quem afirme que o inqurito deveria ter ampla publicidade. Isso invivel, pois a surpresa e o sigilo que possibilitaro a coleta de informaes. Como afirmamos: o sigilo e a surpresa so essenciais ao inqurito, em regra, quais seriam as excees? o exemplo do retrato falado, quando a publicidade interessa s investigaes. Embora seja sigiloso o inqurito policial, a quem no se ope o sigilo do inqurito policial? Sem dvida alguma, o juiz e o Ministrio Pblico tero acesso amplo e irrestrito, desde que seja relacionado s suas atribuies. Em relao ao advogado, importante mencionar que o art. 5, LXIII da CF:
(...) LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado; (...)

A CF expressamente assegura ao preso o direito ao advogado. Alm disso, a Lei n 8.904/94 Estatuto da OAB no art. 7, XIV, tambm prev que o advogado ter direito a ter acesso ao inqurito. Vejamos:
Art. 7 So direitos do advogado: (...) XIV - examinar em qualquer repartio policial, mesmo sem procurao, autos de flagrante e de inqurito, findos ou em andamento, ainda que conclusos autoridade, podendo copiar peas e tomar apontamentos.

RICARDO S. TORQUES

AULA 01 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROF. RENATO BRASILEIRO 23 de janeiro de 2012


(...)

Precisa de procurao? A regra que no seja necessrio de procurao, SALVO se houver informaes sigilosas nos autos, como informaes bancrias, a partir de quebra do sigilo bancrio, ou os dados fruto de interceptaes telefnicas. Alm disso, o acesso aos documentos do inqurito no ser amplo, pois as diligncias que esto em andamento podero ser a eficcia frustrada, como pode ocorrer caso o advogado tenha acesso diligncia de busca domiciliar em andamento. Assim, o acesso ao advogado diz respeito s diligncias j documentadas, no curso das investigaes, mas no quelas que esto em andamento. Alm disso, de acordo com a Smula Vinculante de n 14, do STF:
direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, j documentados em procedimento investigatrio realizado por rgo com competncia de polcia judiciria, digam respeito ao exerccio do direito de defesa (destaques nossos).

Em caso de negativa de acesso aos autos do inqurito, como h presena de Smula Vinculante em relao ao assunto, possvel o ajuizamento de uma Reclamao perante o STF, nos termos da CF. Todavia, baseado no Estatuto da OAB, o mais interessante a impetrao do mandado de segurana, para a assegurar um direito lquido e certo do advogado. Finalmente, possvel a impetrao do habeas corpus. Vejamos o art. 5, LXVII:
(...) LXVIII - conceder-se- "habeas-corpus" sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder; (...)

O habeas corpus seria possvel em prol da proteo da liberdade de locomoo do investigado, para que se tenha acesso s investigaes, pois a negativa poder implicar em violao do direito de locomoo do investigado. 4. pea inquisitorial. Em relao a esse assunto h duas posies. Para posio majoritria, no necessria a observncia do contraditrio e da ampla defesa no inqurito policial (para utilizar em concurso da magistratura, MP). Para a posio minoritria, que sustentam a possibilidade de ampla defesa no inqurito policial. Seria um direito de defesa. A ampla defesa divide-se em (por Marta Saad): a) exerccio exgeno aquele exercitvel fora dos autos do inqurito policial, por meio de algum remdio constitucional ou mediante requerimentos endereados ao juiz ou ao MP; e b) exerccio endgeno aquele exercitvel nos autos do inqurito policial, por meio da oitiva do investigado ou de diligncias solicitadas pela defesa autoridade policial. Devemos lembrar, ainda, da Lei n 6.815/86 - Estatuto do Estrangeiro , prev o inqurito para a expulso do estrangeiro obrigatria a observncia do contraditrio e da ampla defesa.

RICARDO S. TORQUES

AULA 01 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROF. RENATO BRASILEIRO 23 de janeiro de 2012

QUESTES

QUESTO 01 - Tendo em vista o enunciado da smula vinculante n. 14 do Supremo Tribunal Federal, quanto ao sigilo do inqurito policial, correto afirmar que a autoridade policial poder negar ao advogado: a) a vista dos autos, sempre que entender pertinente. b) a vista dos autos, somente quando o suspeito tiver sido indiciado formalmente. c) do indiciado que esteja atuando com procurao o acesso aos depoimentos prestados pelas vtimas, se entender pertinente. d) o acesso aos elementos de prova que ainda no tenham sido documentados no procedimento investigatrio.

QUESTO 02 - Sobre o inqurito policial INCORRETO afirmar: a) Tem valor probante relativo. b) Todas as provas produzidas devem ser repetidas sob contraditrio. c) Vcios do inqurito no nulificam subsequente ao penal. d) O investigado pode requerer diligncias.

Gabaritos QUESTO 01 D QUESTO 02 - B

RICARDO S. TORQUES

AULA 01 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROF. RENATO BRASILEIRO 23 de janeiro de 2012

QUADROS

inqurito policial
procedimento administrativo inquisitrio e preparatrio presidido pela autoridade policial, consistente em um conjunto de diligncias, objetivando a identificao das fontes de prova e colheita de elementos de informao, quando a autoria e materialidade do delito, a fim de possibilitar que o titular da ao penal possa ingressar em juzo.

natureza jurdica
procedimento administrativo

finalidade
colheita dos elementos de informao

PROVA CAUTELAR: PROVAS NO REPETVEIS: PROVAS ANTECIPADAS

risco de desaparecimento do objeto pelo decurso do tempo; contraditrio diferido; e dependem de autorizao judicial.

risco de desaparecimento da fonte probatria; contraditrio diferido; no dependem de autorizao judicial.

realizao da prova em momento distinto daquele legalmente previsto, mas, que por situaes de emergncia ou relevncia, dvem ser antecipadas; contraditrio real; e feito na presena do juiz.

RICARDO S. TORQUES

AULA 01 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROF. RENATO BRASILEIRO 23 de janeiro de 2012

pea escrita colhidos na fase investigatria;

subsdio para a decretao de medidas cautelares

no h contraditrio;

Elementos de Informao

pea inquisitorial

Caractersticas do Inquirto Policial

pea dispensvel

auxiliam na opinio delici

juiz atua somente se provocado e necessrio

pea sigilosa

NATUREZA DO CRIME E A COMPETNCIA PARA O SEU JULGAMENTO


crime militar da competncia da Justia Militar da Unio crime militar da competnica da Justia Militar dos Estados

ATRIBUIO PARA AS INVESTIGAES


Foras Armadas (ser designado um oficial, encarregado para as atribuies investigatrias) Polcia Militar ou Corpo de Bombeiros (ser designado um oficial encarregado para as atribuies investigatrias) Polcia Federal (em cidades menores, onde no houver delegacia da PF, poder ser investigado pela polcia civil) Polcia Federal (em cidades menores, onde no houver delegacia da PF, poder ser investigado pela polcia civil) Polcia Civil (regra) e da Polcia Federal (desde que possua repercusso interestadual ou internacional)

crime eleitoral

crime federal

crime "estadual" comum

RICARDO S. TORQUES

AULA 01 DIREITO PROCESSUAL PENAL PROF. RENATO BRASILEIRO 23 de janeiro de 2012

RICARDO S. TORQUES

10

Potrebbero piacerti anche