Sei sulla pagina 1di 36

Autos n. 183 09 170168-4 Exmo(a). Sr(a). Dr(a). Juiz(Juza) de Direito da ____ Vara Cvel da Comarca de Conselheiro Lafaiete.

Seguem os autos dos Inquritos Civis MPMG-0183.09.000134-2 e 0183.09.000067-4.

O MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, por sua 2 Promotoria de Justia desta Comarca de Conselheiro Lafaiete, no exerccio de suas atribuies outorgadas pelas disposies do art. 129 da Constituio da Repblica, art. 120 da Constituio do Estado de Minas Gerais, art. 5 da Lei Federal n. 7.347/85, art. 61, inciso VI, da LCE n. 34/94, com as alteraes introduzidas pela LCE n. 61/2001, vem, perante a honrada presena de V. Exa., propor a presente AO CIVIL PBLICA com pedido de antecipao de tutela, em face do MUNICPIO DE CONSELHEIRO LAFAIETE, pessoa jurdica de direito pblico interno, que dever ser citado, nos termos do art. 12, II, do Cdigo de Processo Civil, na pessoa do Excelentssimo Senhor Prefeito Municipal, na sede situada na Av. Prefeito Mrio Rodrigues Pereira, n 10, Centro de Conselheiro Lafaiete/MG, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:

I DOS FATOS

O Municpio de Conselheiro Lafaiete firmou Termo de Ajustamento de Conduta junto 5 Promotoria de Justia, com atribuies de Curadoria do Patrimnio Pblico, com a finalidade de extino das relaes de contratos no servio pblico municipal e nomeao dos aprovados em concurso pblico, que se encontra em fase de verificao de cumprimento de suas clusulas para o fim de eventual e futura execuo por descumprimento (fls. 282 e seguintes). Em reunies, em que tambm esta Curadoria de Sade participou, o Municpio foi orientado no sentido de que tambm tal providncia deveria ser tomada quanto aos servios pblicos de sade e assistncia social, que contam com co-

financiamento federal e/ou estadual, como as equipes de PSF, CAPS, Sade Bucal, CRAS, CREAS, dentre outras, por se tratarem de servios pblicos permanentes, de responsabilidade municipal, havendo inconstitucionalidade na contratao de profissionais, pelo que lhe foi proposto novo Ajustamento de Conduta (fls. 274/279). Ocorre que o Municpio recusou-se a adequar sua conduta, aos fundamentos de que: tais servios se estruturam com recursos repassados por outros Entes Federados; os recursos so inseridos em modalidade oramentria varivel; no reconhecimento da exigncia de realizao de concurso pblico para o provimento de tais cargos; aumento excessivo do nmero de cargos e nus para a mquina administrativa (fls. 281). Assim sendo, grande nmero de mdicos, enfermeiros e tcnicos, assistentes sociais, psiclogos, cirurgies-dentistas e auxiliares, dentre outros, so contratados pelo Municpio, em termos precrios e por tempo determinado, porm renovados constantemente, em detrimento de pessoas que se submeteram ao ltimo Concurso Pblico Municipal 01/2007, cujo prazo de validade expira-se no prximo dia 10 de janeiro de 2010. Portanto, mais do que mera expectativa de direito dos aprovados no concurso pblico, tem-se visto frustrado o princpio da isonomia consagrado constitucionalmente. E, mais, tem-se violado a regra constitucional do provimento de cargos mediante concurso pblico. E, mais, a Secretaria Municipal de Sade informou que a conduta persistir, com a realizao de processo seletivo para a contratao de profissionais para as equipes de NASF (FLS. 185). Alternativa no resta seno o recurso ao Poder Judicirio para que a violao constitucional regra do provimento de cargos pblicos, mediante o prvio concurso pblico, seja estancada. II DO DIREITO

Da regra constitucional do prvio concurso pblico A Constituio Federal de 1988, em seu artigo 37, com as modificaes promovidas pela Emenda Constitucional n 19, inseriu no Direito Brasileiro a obrigatoriedade de obedecer a Administrao Pblica aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, eficincia e publicidade. Neste esprito, trouxe realidade a exigncia de concurso para o preenchimento dos cargos ou empregos pblicos, pelo que dispe a Magna Carta de 1988, in verbis:

Art. 37 A administrao pblica direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e, tambm, ao seguinte: (...) II a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao;

Salutar e altamente moralizadora a instituio constitucional da obrigao do certame prvio nomeao de servidores pblicos. Neste sentido, ensina Hely Lopes Meirelles:
O concurso pblico o meio tcnico posto disposio da Administrao Pblica para obter-se moralidade, eficincia e aperfeioamento do servio pblico, e, ao mesmo tempo, propiciar igual oportunidade a todos os interessados que atendam aos requisitos da lei, consoante determina o art. 37, II, da Constituio da Repblica. Pelo concurso se afastam, pois, os ineptos e os apaniguados, que costumam abarrotar as reparties, num espetculo degradante de protecionismo e falta de escrpulos de polticos que se alam e se mantm no poder, leiloando empregos pblicos.1

Tambm a Constituio do Estado de Minas Gerais reproduziu as normas da Constituio Federal:


Art. 21. Os cargos, empregos e funes so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei. 1 A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, Ed. RT, 1990, p. 370.

Deste modo, para o ingresso no servio pblico h obrigatoriedade da realizao de concurso pblico, ressalvados os cargos em comisso e empregos com essa natureza. A importncia da instituio do certame prvio como moralizador da atividade administrativa ressaltada por Celso Antnio Bandeira de Mello2:
[...] o que a Lei Magna visou com os princpios da acessibilidade e do concurso pblico foi, de um lado, ensejar a todos iguais oportunidades de disputar cargos ou empregos na Administrao direta, indireta ou fundacional. De outro lado, props a impedir tanto o ingresso sem concurso, ressalvadas as excees previstas na Constituio, quanto obstar que o servidor habilitado por concurso para cargo ou emprego de determinada natureza viesse depois a ser agraciado com cargo ou emprego permanente de uma outra natureza.

Ao infringir normas constitucionais que obrigam o concurso pblico, desrespeita-se o princpio da legalidade, implantado no caput do artigo 37, a significar, nas palavras do mestre Meirelles:
O administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei, e s exigncias do bem comum, e deles no se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato invlido e expor-se responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso3

Da natureza restrita das excees constitucionais H excees constitucionais regra do provimento mediante concurso, as quais so, porm, expressas na Carta e restrita s suas hipteses j descritas. A primeira delas o caso dos agentes comunitrios de sade (ACS) e dos agentes de combate s endemias, na forma do art. 198, pargrafo 4. A segunda das excees consiste na contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico, prevista no inciso IX do art. 37.
2

MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo Brasileiro. 17 ed, Malheiros, 2004. p. 132. 3 MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, Ed. RT, 1990, p. 78.

Esta tambm prevista na Constituio Mineira:


Artigo 22. A lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado, para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. Pargrafo nico. O disposto neste artigo no se aplica a funes de magistrio.

Em ambas as Cartas Federal e Estadual os requisitos da modalidade de contratao temporria so expressos e restritos. Assim que, para serem levadas a efeito, as contrataes temporrias devem atender a trs pressupostos4 intrnsecos: a determinabilidade temporal, a temporariedade e a excepcionalidade. A determinabilidade temporal condiciona a vigncia do contrato temporrio a prazo certo e determinado, diferentemente do que ocorre com as regras comuns, estatutria ou celetista, que prevem relao jurdica funcional por prazo indeterminado. Jos dos Santos Carvalho Filho assim conceitua a determinabilidade temporal:
O regime especial deve atender a trs pressupostos inafastveis. O primeiro deles a determinabilidade temporal da contratao, ou seja, os contratos firmados com esses servidores devem ter sempre prazo determinado, contrariamente, alis, do que ocorre nos regimes estatutrio e trabalhista, em que a regra consiste na indeterminao do prazo da relao de trabalho. Constitui, porm evidente simulao a celebrao de contratos de locao de servios como instrumento para recrutar servidores, ainda que seja do interesse de empresas pblicas e sociedade de economia mista5

O pressuposto da temporariedade substancialmente diferente. Guarda relao com a natureza temporria da necessidade que gerou a formao do vnculo. O que permite a contratao temporria, de acordo com o segundo pressuposto, a necessidade efmera do vnculo especial, independentemente da eventual natureza permanente da funo pblica. A fraude constitucional aparece, contudo, se a funo de exigibilidade permanente e a contratao no se d por excepcional necessidade temporria, concretamente motivada e devidamente amparada em lei, o que ocorre nos casos dos servios pblicos prestados com o auxlio financeiro dos demais entes da Federao Unio e Estados-membros como se provar no prximo item. o que conclui Crmen Lcia Antunes Rocha, em consonncia com o posicionamento do Desembargador Araken de Assis, verbis:
4

In MADEIRA, Jos Maria Pinheiro. Servidor pblico na atualidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Amrica Jurdica, 2006. p. 30.
5

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de direito administrativo. 15. ed. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2006. p. 500.

A necessidade que impe o comportamento h de ser temporria, segundo os termos constitucionalmente traados. Pode-se dar que a necessidade do desempenho no seja temporria, que ela at tenha de ser permanente. Mas a necessidade, por ser contnua e at mesmo ser objeto de uma resposta administrativa contida ou expressa num cargo que se encontre, eventualmente, desprovido, que torna aplicvel a hiptese constitucionalmente manifestada pela expresso necessidade temporria. Quer-se, ento, dizer que a necessidade das funes contnua, mas aquela que determina a forma especial de designao de algum para desempenh-las temporria. Esse o caso, por exemplo, de funo de magistrio ou de enfermeiro ou de mdico a prestar o servio em posto de sade [...] At o advento do concurso pblico [...]6

A contratao temporria de pessoal, prevista no art. 37, IX, da CR/88, portanto, h de se fundar em necessidade eventual. Ao discorrer sobre o segundo pressuposto constitucional da contratao temporria, Jos dos Santos Carvalho Filho afirma:
Depois, temos o pressuposto da temporariedade da funo: a necessidade desses servios deve ser sempre temporria. Se a necessidade permanente, o Estado deve processar o recrutamento atravs dos demais regimes. Est, por isso, descartada a admisso de servidores temporrios para o exerccio de funes permanentes; se tal ocorrer, porm, haver indisfarvel simulao, e a admisso ser inteiramente invlida. Lamentavelmente, algumas Administraes, insensveis (para dizer o mnimo) ao citado pressuposto, tentam fazer contrataes temporrias para funes permanentes, em flagrante tentativa de fraudar a regra constitucional. Tal conduta, alm de dissimular a ilegalidade do objetivo, no pode ter outro elemento mobilizador seno o de favorecer a alguns apaniguados para ingressarem no servio pblico sem concurso, o que caracteriza inegvel desvio de finalidade. 7

O pressuposto derradeiro o da excepcionalidade da contratao temporria. Caracteriza-a somente a situao atpica, nas hipteses previstas em lei, caso em que se admite o regime especial, consoante lio de Bandeira de Mello:
A Constituio prev que a lei (entende-se: federal, estadual, distrital ou municipal, conforme o caso) estabelecer os casos de contratao para o atendimento de necessidade temporria de
6

ROCHA, Crmen Lcia Antunes. Princpios constitucionais dos servidores pblicos. So Paulo: Saraiva, 1999, p. 242.
7

CARVALHO FILHO, Jos dos Santos. Manual de direito administrativo. 15. ed. Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2006. p. 500.

excepcional interesse pblico (art. 37, IX). Trata-se, a, de ensejar suprimento de pessoal perante contingncias que desgarrem da normalidade das situaes e presumam admisses apenas provisrias, demandadas em circunstncias incomuns, cujo atendimento reclama satisfao imediata e temporria (incompatvel, portanto, com o regime normal de concursos). A razo do dispositivo constitucional em apreo, obviamente, contemplar situaes nas quais ou a prpria atividade a ser desempenhada, requerida por razes muitssimo importantes, temporria, eventual (no se justificando a criao de cargo ou emprego, pelo que no haveria cogitar do concurso pblico), ou a atividade no temporria, mas o excepcional interesse pblico demanda que se faa imediato suprimento temporrio de uma necessidade (neste sentido, necessidade temporria), por no haver tempo hbil para realizar concurso, sem que suas delongas deixem insuprido o interesse comum que se tem de acobertar. 8

Consoante visto, esto os requisitos autorizadores da contratao de agentes pblicos expressos de forma definitiva nas Constituies Federal e Estadual. Portanto, no se poder admitir que os cargos que no apresentem as caractersticas de temporariedade e de excepcionalidade sejam providos sem o necessrio certame anterior. o que tem ocorrido neste Municpio de Conselheiro Lafaiete, que admite contratualmente mdicos, enfermeiros, tcnicos em enfermagem, dentistas, assistentes sociais, psiclogos, dentre outros. Ora, a prestao de servios pelo Municpio, por meio de tais profissionais no excepcional. Ao contrrio, tais profissionais prestam servio pblico de obrigao deste Municpio. Assim, como se provar nos prximos itens, trata-se de burla constitucional exigncia de concurso pblico. A burla constitucional caracterizada nos dizeres de Alexandre de Morais:
[...] haver flagrante desvio inconstitucional dessa exceo se a contratao temporria tiver como finalidade o atendimento de necessidade permanente da Administrao Publica. Assim, impossvel a contratao temporria por tempo determinado ou de suas sucessivas renovaes para atender a necessidade permanente, em face do evidente desrespeito ao preceito constitucional que consagra a obrigatoriedade do concurso pblico; admitindo-se, excepcionalmente essa contratao, em face da urgncia da hiptese e da imediata abertura de concurso pblico para preenchimento dos cargos efetivos.9

MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo Brasileiro. 17 ed, Malheiros, 2004. p. 132. 9 MORAIS, Alexandre de. Constituio do Brasil interpretada. 4 ed. So Paulo: Atlas, 2004, p. 261.

A exceo constitucional pode vir a aplicar-se mesmo em servios essenciais da rea da sade. Porm, quando se caracterizem pela excepcionalidade, de que so exemplos surtos endmicos e epidmicos; calamidade pblica e situaes emergenciais e excepcionais que comprometam ou possam comprometer a prestao dos servios pblicos, inclusive administrativos. Ainda assim, admite-se a contratao temporria at a realizao de concurso pblico para preenchimento dos cargos ou empregos correspondentes, que se verificarem de necessidade diuturna. O que pretende deixar cristalino que a utilizao do instituto da contratao temporria pela Administrao Pblica no discricionria. O permissivo constitucional que regulamenta essa espcie de contratao prev o excepcional interesse pblico como uma das condies de sua validade. Destarte, no sero critrios de convenincia e oportunidade que permitiro Administrao a dispensa de concurso pblico para contratao de servidores, mas sim a existncia de um interesse pblico especial. A celebrao de convnios entre os entes federados para o co-financiamento de programas especficos, para que adotasse o carter de temporalidade, pressuporia o seu cumprimento dentro de um certo lapso temporal e suficiente para que o servio no mais fosse necessrio ao Municpio. Tal caracterstica, contudo, no est presente nos servios de sade e assistncia social prestados mediante o PSF e o CRAS, dentre outros, pois se ver que so servios pblicos permanentes. Assim, no atende a contratao o requisito da transitoriedade previsto na Constituio para que se autorizasse o afastamento da regra do concurso pblico.

Sequer o requisito do excepcional interesse pblico para que a contratao por tempo determinado se torne legtima, se v presente. Interesse pblico h, porm nunca excepcional, pois que a prestao de servios de sade de ateno bsica responsabilidade do Municpio, assim como os servios de ateno bsica de assistncia social prestados pelo CRAS. A contratao de servidores para o exerccio de atividades regulares e cotidianas do Municpio com a dispensa de concurso pblico implica outras ofensas Lei Maior, bem como Constituio do Estado de Minas Gerais. Ademais, h ofensa ao princpio acessibilidade aos cargos pblicos. da consagrao da ampla

A contratao temporria por tempo determinado para execuo de servios permanentes e regulares do Municpio inconstitucional, pois isso contraria os princpios da acessibilidade e da obrigatoriedade de concurso pblico, assegurados constitucionalmente.

O modelo de contratao preconizado pela referida Lei no coaduna com a autorizao excepcional prevista constitucionalmente, sendo, portanto, indispensvel a realizao de concurso pblico para a validade da admisso dos servidores. Por via de conseqncia, a contratao temporria para o atendimento de necessidades permanentes ofende o princpio da isonomia, pois restringe o acesso aos cargos pblicos, que deveriam ser preenchidos atravs de concurso, procedimento esse que confere igual oportunidade a todos os interessados que atendam aos requisitos legais. O alcance do princpio da isonomia no significa apenas o nivelamento dos cidados diante da norma legal, mas prev que a prpria lei no pode destoar dos ideais igualitrios. A jurisprudncia ptria no admite a burla ao concurso pblico para exerccio de funes permanentes:
Servidor pblico: contratao temporria excepcional (CF, art. 37, IX): inconstitucionalidade de sua aplicao para a admisso de servidores para funes burocrticas ordinrias e permanentes. (BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Ao Direta de Inconstitucionalidade n. 2.987. Pleno. DJ 02.04.2004.)

essa tambm a posio do e. Tribunal de Justia de Minas Gerais, conforme se depreende de recente julgado:
Se a necessidade de contratar da Administrao no temporria, nem resulta de circunstncias especiais, mas permanente e resulta da necessidade rotineira do servio, o que evidenciado pelas sucessivas prorrogaes de contrataes que deveriam ser temporrias, inafastvel a exigncia constitucional de concurso pblico. Desrespeitada a exigncia, deve ser cominada a nulidade prevista no art. 37, 2, da Constituio. (BRASIL. Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais. Ao Cvel n. 1.000.263.1804/00. 5 C. Cvel. Rel. Des. Maria Elza, j. 16.05.2002).

Em virtude da incidncia de burla obrigatoriedade do concurso pblico para a investidura de cargo ou emprego pblico, manifestam sua indignao os autores Pazzaglini Filho, Elias Rosa e Fazzio Jnior:
O arraigado mau hbito administrativo de trazer para os cargos e empregos pblicos amigos, parentes e colaboradores, sob os mais diversos pretextos, fazia do concurso pblico, sobretudo na Administrao Pblica Indireta, mero ornamento legislativo. O verdadeiro leilo de cargos presenteados, quase sempre sem o correlato exerccio eficiente das respectivas funes, transformou as estruturas governamentais, em todos os nveis, em casulos inexpurgveis de pessoas investidas sem prvio e impessoal

certame seletivo pblico10

As conseqncias da conduta de infringncia constitucional obrigatoriedade de concurso pblico para a investidura em cargo ou emprego pblico esto previstas nos pargrafos 2 e 4 do artigo 37 da Magna Carta, que fulminam de nulidade absoluta os atos ilegais, bem como determinam a possibilidade de sancionamento da autoridade responsvel por ato de improbidade administrativa, nos termos da lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, consoante ensinamento de Fbio Medina Osrio:
(...) A contratao ilegal de funcionrios, assim, traduz ofensa ao interesse pblico inerente finalidade do ato, qual seja, proporcionar garantias legais de igualitrio acesso ao servio pblico a todos os cidados. Desrespeitar a exigncia do concurso pblico, quando couber, implica improbidade administrativa, na exata medida em que se pratica um ato desprovido da finalidade pblica intrnseca forma prevista no sistema jurdico. (...) Note-se que a exigncia constitucional do concurso pblico no pode ser afastada, eis que o prprio constituinte previu sanes de nulidade do ato e punio da autoridade responsvel (art. 37, 2, da CF/88), incidindo o art. 11, V, da Lei 8.429/92, mais, eventualmente, o art. 10, caput, do mesmo diploma, se ocorrente leso material, gastos indevidos aos cofres pblicos, sem prejuzo do art. 10, XII, da lei, na medida em que se proporcionaria enriquecimento aos agentes que ingressaram no setor pblico pela porta dos fundos (...)11

Assim sendo, no se pode tolerar que os servios essenciais e permanentes de sade e assistncia social sejam assumidos por profissionais que mantm vnculo contratual precrio com o Municpio, em burla ao mandamento constitucional. Da Sade - a ateno bsica e a sade da famlia

Da responsabilidade do Municpio pela ateno bsica A Constituio da Repblica optou por impor ao Poder Pblico o modelo de prestao de sade pblica mediante um SISTEMA NICO, na forma de seu art. 198, que restou regulamentado pela Lei Federal n. 8.080/1990 e que reforou sua unicidade em todo o territrio nacional, sob a responsabilidade dos trs entes da Federao Municpios, Estados-membros e Unio.
10

Marino Pazzaglini Filho, Mrcio Fernando Elias Rosa e Waldo Fazzio Jnior, in Improbidade Administrativa Aspectos Jurdicos da Defesa do Patrimnio Pblico, Ed. Atlas, 1997, p. 119/120.
11

OSRIO, Fbio Medina. Improbidade Administrativa, Ed. RT, 2 edio, p. 213.

A ateno bsica em sade tem normatizao por meio da NOAS 01/2002, normatizao mantida na recente Portaria n. 399/GM, de 22 de fevereiro de 2006 o Pacto pela Sade. Nos termos da referida normatizao, a ateno bsica relaciona-se ao conjunto de aes do nvel primrio de assistncia sade, quais sejam, controle da tuberculose, eliminao da hansenase, controle da hipertenso, controle da diabetes melittus, aes de sade bucal, aes de sade da criana e de sade da mulher. Ainda nos termos da referida normatizao, a responsabilidade pela gesto e execuo da ateno bsica do Municpios, em seu prprio territrio, com qualidade e suficincia para a sua populao, havendo compartilhamento com os demais entes da Federao - Estados-membros e Unio - da responsabilidade de financiamento, atravs do Piso da Ateno Bsica. Tais esclarecimentos preliminares fazem-se necessrios para confirmar: o Municpio o ente responsvel pela prestao dos servios de ateno bsica em sade. Porm, em constituindo o SUS um sistema nico em que atuaro Municpios, Estados-membros e Unio, foi definida, e aprovada por todos estes entes, uma estratgia para a gesto da ateno bsica: a sade da famlia. Referida estratgia foi aprovada pelos Municpios executores na Comisso Intergestores Tripartite, especificamente em reunio do dia 23 de maro de 2006. Assim sendo, a estratgia da sade da famlia executada pelos Municpios (executores) com o auxlio dos Estados e Unio (no papel de co-financiadores), que o fazem com base na normatizao prpria trazida pela Portaria n. 648, de 28 de maro de 2006, que aprova a Poltica Nacional de Ateno Bsica.

Referida Portaria n. 648/2006 clara neste sentido ao definir as responsabilidades de cada esfera de governo:
Portaria n. 648, de 28 de maro de 2006 (...) 2 DAS RESPONSABILIDADES DE CADA ESFERA DE GOVERNO Os municpios e o Distrito Federal, como gestores dos sistemas locais de sade, so responsveis pelo cumprimento dos princpios da Ateno Bsica, pela organizao e execuo das aes em seu territrio.

2.1 Compete s Secretarias Municipais de Sade e ao Distrito Federal: I organizar, executar e gerenciar os servios e aes de Ateno Bsica, de forma universal, dentro do seu territrio, incluindo as unidades prprias e as cedidas pelo Estado e pela Unio;

Vale dizer que, a despeito das diretrizes haverem sido planejadas pelo Ministrio da Sade, a elas os Municpios aderiram e permanecem com a responsabilidade pela prestao da ateno bsica em sade. Portanto, ainda que a estratgia da sade da famlia conste de um programa federal/estadual, e ainda que tal programa seja eventual e posteriormente modificados por estes entes, a responsabilidade pela execuo da ateno bsica persistir cabendo ao Municpio. Tambm persistir a responsabilidade da Unio e Estados-membros como co-financiadores, ainda que haja mudana no programa. Tal anlise jurdica suficiente para demonstrar a falcia do argumento de desnecessidade de realizao de concurso pblico para preenchimento de cargos da sade da famlia, por se tratar de repasse de verbas federais/estaduais. Primeiramente porque, apesar de haver repasses, h tambm e principalmente o investimento de recursos prprios do Municpio para a sade da famlia. Afinal, estse a falar em co-financiamento, e no em financiamento exclusivo por apenas um dos entes federados. Os profissionais que prestam servios de ateno bsica em sade, sejam mdicos, enfermeiros, dentistas ou quaisquer outros, prestam portanto servios pblicos tpicos, rotineiros e ininterruptos. Portanto, so ocupantes de cargos pblicos, os quais so somente preenchveis por concurso pblico. Assim que o egrgio Tribunal de Justia de Minas Gerais reconheceu a ilegalidade de contratao de profissionais para desempenho de funes junto ao PSF, em deciso cuja transcrio se faz necessria, pela clareza de seus fundamentos:
Nmero do processo: 1.0317.07.077474-8/002(1) Relator: ARMANDO FREIRE Relator do Acrdo: ARMANDO FREIRE Data do Julgamento: 09/12/2008 Data da Publicao: 30/01/2009 Inteiro Teor: EMENTA: AO CIVIL PBLICA. PRELIMINAR. EMENDA INDEVIDA INICIAL. NULIDADE DA SENTENA. REJEITADA. MRITO. CONTRATAES TEMPORRIAS. PROFISSIONAIS CONTRATADOS PARA O PROGRAMA SADE DA FAMLIA.

ATIVIDADES ROTINEIRAS DO INTERESSE DA MUNICIPALIDADE. NECESSIDADE PERMANENTE DA ADMINISTRAO. DESCARACTERIZAO DA NECESSIDADE TEMPORRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PBLICO. LEI ESPECFICA. VIOLAO DO ARTIGO 37, INCISOS II E IX, DA CONSTITUIO FEDERAL. INCONSTITUCIONALIDADE. A sentena deve refletir a realidade ftica existente no momento em que proferida. Portanto, se houve aprovao de lei no curso da lide que influa em seu julgamento, deve ser aplicada a regra do artigo 462 do CPC. A possibilidade de contratao temporria no regra, mas sim, exceo, devendo ser desta forma interpretada pelos Legisladores Municipais sob pena de incorrer em ofensa ao disposto no artigo 37, inciso II, da Constituio Federal Demonstrado que lei municipal, que regulamenta a contratao temporria, prevista no artigo 37, IX da Constituio Federal, a tem como regra e no atende ao excepcional interesse pblico ou ao requisito da temporariedade, impe-se a declarao incidental de sua inconstitucionalidade, uma vez que as leis municipais devem observar os princpios estabelecidos na prpria Constituio, e tambm na Constituio do Estado a que pertencer. APELAO CVEL / REEXAME NECESSRIO N 1.0317.07.077474-8/002 - COMARCA DE ITABIRA - REMETENTE: JD 2 V CV COMARCA ITABIRA - APELANTE(S): MUNICPIO ITABIRA - APELADO(A)(S): MINISTRIO PBLICO ESTADO MINAS GERAIS - RELATOR: EXMO. SR. DES. ARMANDO FREIRE ACRDO Vistos etc., acorda, em Turma, a 1 CMARA CVEL do Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais, incorporando neste o relatrio de fls., na conformidade da ata dos julgamentos e das notas taquigrficas, unanimidade de votos, EM REJEITAR A PRELIMINAR E CONFIRMAR A SENTENA NO REEXAME NECESSRIO, PREJUDICADO O RECURSO VOLUNTRIO. Belo Horizonte, 09 de dezembro de 2008. DES. ARMANDO FREIRE - Relator NOTAS TAQUIGRFICAS O SR. DES. ARMANDO FREIRE: VOTO Tratam os autos de AO CIVIL PBLICA ajuizada pelo MINISTRIO PBLICO DE MINAS GERAIS em face do MUNICPIO DE ITABIRA, sob o argumento de que atravs de 3 (trs) convnios foram contratados, ilegalmente, 496 (quatrocentos e noventa e seis) profissionais para as atividades de sade da famlia e combate s endemias. O MP aduziu que quase todos os profissionais dos postos de Sade da Famlia so contratados indiretamente, mediante procedimento conhecido como "terceirizao". Asseverou que, apesar disso, os funcionrios tm vnculo direto de subordinao com a Secretaria de Sade, que "possui o poder de deciso a respeito das contrataes, demisses e aplicao de sanes etc". Acrescentou que o

MUNICPIO DE ITABIRA no adota qualquer concurso pblico ou processo seletivo para a contratao de profissionais, exceto dos Agentes Comunitrios de Sade. Alegou a inconstitucionalidade das referidas contrataes temporrias e a necessidade da criao de cargos de provimento efetivo para os profissionais de sade da famlia no Municpio. Requereu: * a declarao de nulidade total dos convnios celebrados pelo Municpio com a Associao de Proteo Maternidade e Infncia e com a Associao de Proteo Infncia Nosso Lar, de nmeros 30/2005, 25/2005 e 29/2005; * a certificao de quais agentes comunitrios de sade e agentes de combate s endemias se submeteram a processo seletivo pblico e estavam no exerccio regular das funes no dia 14/02/2006; * a criao de cargos efetivos de profissionais necessrios ao funcionamento das unidades do Programa de Sade da Famlia (PSF); * a criao de empregos pblicos de agente comunitrio de sade e combate s endemias; * a nomeaes para os cargos efetivos de todos os agentes comunitrios de sade e agente de combate s endemias que tiverem sido certificados nos termos do artigo 9 da Lei n. 11.350/2006, somente podendo tomar posse aquele que requerer a demisso da entidade filantrpica empregadora; * em 90 (noventa) dias, a publicao do edital para a realizao do concurso pblico e a nomeao dos aprovados no prazo de 15 dias a contar da homologao; * a absteno do Municpio em admitir profissionais do PSF atravs de "terceirizao" ou contratao temporria, exceto quando houver estrita observncia do artigo 37, IX, da CF; * a absteno de contratar profissionais pelo regime de emprego pblico, exceto para os agentes comunitrios e combate s endemias. Requereu, ainda, a antecipao dos efeitos da tutela e cautelarmente, em sede liminar, a determinao para que, sob pena de multa diria, o Municpio se abstenha de assinar outros convnios ou prorrogar os j existentes, amplie o nmero de contrataes dos convnios vigentes ou realize qualquer contratao por "terceirizao". Alm disso, a determinao para que todos os funcionrios contratados atravs das entidades privadas passem a desempenhar suas funes nas unidades da sade da famlia, vedado a atuao em qualquer outra unidade que no realize a atividade. O pedido liminar e a antecipao de tutela pleiteada foram deferidos, conforme a deciso de fl. 609/618.

Em contestao de fl. 625/652, o MUNICPIO DE ITABIRA requereu a revogao da liminar, alegando a inobservncia do procedimento previsto na da Lei n. 8.437/92, que prev o prazo de 72 horas para manifestao da pessoa jurdica de direito pblico, antes de concedida a liminar. No mrito, sustentou que existem outras formas de vinculao aos rgos pblicos alm da regra do concurso pblico. Uma delas a contratao temporria. Asseverou que, dada a autonomia municipal, compete ao Municpio a edio de lei local estabelecendo as condies, critrios e regramentos para a contratao temporria. Aduziu que, sendo o PSF um programa sujeito a interrupes a qualquer tempo, a forma mais adequada a suprir as equipes do PSF a contratao temporria. Por fim, sustentou a inconstitucionalidade da aplicao do regime de emprego pblico aos Agentes Comunitrios da Sade e requereu a improcedncia dos pedidos. A fl. 1064, o MUNICPIO DE ITABIRA comunicou a interposio de Agravo de Instrumento com pedido de efeito suspensivo (fl. 1065/1093). Nos termos da deciso de fl. 1099/1100, o ilustre Des. ANTNIO SRVULO concedeu efeito suspensivo pleiteado pelo agravante. Impugnao contestao s fl. 1101/1109. Nos termos da deciso de fl. 1110/1111, a ilustre juza da 2 Vara Cvel da Comarca de Itabira, revogou sua deciso de fl. 609/618, por meio da qual havia deferido pedidos cautelares liminares e antecipao de tutela. Reconheceu nulidade decorrente da noobservncia da legislao adjetiva, que prev a notificao do poder pblico para se manifestar sobre o pedido em 72 (setenta e duas) horas. O requerido juntou, conforme pea de fl. 1114/115, documentos de fl. 1116/1126. O Ministrio Pblico, s fl. 1129/1131, afirmou que a elaborao de lei pelo requerido (Lei Municipal n. 4.124/07), que autoriza a contratao temporria de profissionais para exercerem as funes previstas no Programa de Sade da Famlia, teve propsito de "criar fato modificativo ou extintivo do direito, embora no possa atingir o seu objetivo pois o pedido est respaldado nos preceitos maiores constitucionais". Requereu a declarao incidenter tantum de inconstitucionalidade da Lei Municipal n. 4.124/07. Juntou documento a fl. 1132 (matria de jornal). Contra os argumentos do MP, as manifestaes do requerido s fl. 1148/1152 (documentos fl. 1153/1161). Em sentena de fl. 1163/1191, a douta juza entendeu que "os profissionais integrantes do Programa Sade da Famlia, contratados pelo Municpio atravs de interposta pessoa, realizam atividades-fim do Municpio". Concluiu que "estas atividades somente podem ser exercidas por servidor ou empregado pblico de carreira, a critrio do ente federativo, tornando-se obrigatria, portanto, a realizao de concurso pblico". Asseverou que a contratao temporria uma forma excepcional de admisso de pessoal e, como tal, jamais poderia ser utilizada como regra para admisso de profissionais do PSF, em servio de atendimento sade de carter

permanente. Declarou inconstitucional o artigo 6 da Lei Municipal n. 4.124/2007, que determinada a utilizao de contratao temporria como regra. Deixou de declarar a inconstitucionalidade dos incisos I e II do art. 4 da Lei Municipal n. 3.552/2000, sob o entendimento de que tais normas regulamentam situao genrica, que extrapola os limites da lide. No que se refere situao especfica dos agentes comunitrios de sade e de combate s endemias, a ilustre juza, ressaltou a vedao legal para sua contratao temporria e asseverou que, de acordo com previso na Lei Federal n. 11.350/06, tais agentes sero admitidos pelo vnculo de emprego pblico e lei local poder dispor sobre o regime jurdico que melhor convier ao ente. No caso, observou o cumprimento pela lei local dos parmetros estabelecidos, o que leva a crer que a situao ser regularizada pelo Municpio. Assim, julgou parcialmente procedentes os pedidos iniciais. Declarou a nulidade total dos convnios celebrados pelo Municpio com a Associao de Proteo Maternidade e Infncia e com a Associao de Proteo Infncia Nosso Lar. Condenou o Municpio ao cumprimento de obrigao de fazer consistente em, no prazo de 30 (trinta) dias, certificar quais agentes comunitrios de sade e agentes de combate s endemias se submeteram a processo seletivo pblico e estavam no exerccio das funes no dia 14/02/2006, sob pena de pagamento de multa cominatria diria de R$ 500,00 (quinhentos reais) limitada a R$ 100.000,00 (cem mil reais). Em 90 (noventa) dias, criar cargos efetivos dos demais profissionais da sade (descritos na sentena). No mesmo prazo de 90 (noventa) dias, criar empregos pblicos de agente comunitrio de sade e agentes de combate s endemias necessrios ao funcionamento das unidades do PSF a ao programa de combate s endemias; realizar as nomeaes para os cargos efetivos de todos os agentes comunitrios de sade e agente de combate s endemias que tiverem sido certificados nos termos do artigo 9, pargrafo nico, da Lei n. 11.350/2006, somente podendo tomar posse aquele que requerer a demisso da entidade filantrpica empregadora, tudo sob pena de pagamento de multa diria de R$ 1.000,00 (mil reais), limitada a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). Determinou, em 90 (noventa) dias, a publicao do edital para a realizao do concurso pblico e a nomeao dos aprovados no prazo de 30 dias a contar da homologao do processo seletivo. Determinou a absteno do Municpio em admitir profissionais ao PSF atravs de "terceirizao" ou contratao temporria, exceto quando houver estrita observncia do artigo 37, IX, da CF; a absteno de contratar profissionais pelo regime de emprego pblico, exceto para os agentes comunitrios e combate s endemias. Por fim, indeferiu o pedido de antecipao de tutela por entender prudente o aguardo do transito em julgado da sentena. O MUNICPIO DE ITABIRA aviou recurso de apelao s fl. 1193. Em suas razes (fl. 1194/1208), alegou, em sede preliminar, nulidade da sentena, uma vez que no fora

notificado para manifestar-se a respeito da indevida emenda inicial, aps sua citao, para incluir pedido de declarao de inconstitucionalidade da Lei Municipal n. 4.124/07. No mrito, sustentou constitucionalidade da Lei Municipal n. 4.124/2007 e a legalidade dos contratos temporrios. Argumentou que o PSF deve ser analisado luz da emenda Constitucional n. 51 e Lei n. 11.350/06, que exige processo seletivo pblico e no concurso pblico. Ao final, requereu acatamento da preliminar de nulidade da deciso ante a irregular emenda inicial e, no mrito, provimento ao recurso, reconhecendo-se a legalidade do contrato temporrio com os profissionais do PSF e, ainda, a constitucionalidade o artigo 6 da Lei Municipal n. 4.124/2007. A apelao foi recebida em seus regulares efeitos, conforme despacho de fl. 1223. O Ministrio Pblico do Estado de Minas Gerais apresentou contra-razes s fl. 1228/1252. Pugnou pelo desprovimento do recurso. A douta Procuradoria de Justia, em parecer de fl. 1261/1273-TJMG, opinou pela confirmao da sentena. Conheo do reexame necessrio bem como do recurso voluntrio interposto, presentes os pressupostos de admissibilidade. Cumpre a anlise da preliminar suscitada nas razes de apelao. PRELIMINAR NULIDADE DA SENTENA Alega o apelante nulidade da sentena, sob o argumento de que, aps a sua citao, o autor procurou albergar pedido de emenda inicial de forma irregular e tangenciada, sob o pretexto de que houve fato modificativo ou extintivo, inserindo de forma indevida um pedido de declarao incidenter tantum da inconstitucionalidade da Lei n. 4.124/07, atravs de controle difuso de constitucionalidade. Assevera que a ilustre Juza permitiu que o apelado inovasse de forma indevida no pedido da ao. Com a vnia devida, a argumentao expendida pelo apelante, em sede preliminar, no merece ser acolhida. Conforme manifestou o douto Procurador de Justia, em parecer de fl. 1261/1273TJMG, o pedido de inconstitucionalidade tem cunho meramente incidental, no constituindo causa de pedir, mas sim o seu fundamento. A declarao de inconstitucionalidade poderia ocorrer at mesmo de ofcio.

A propsito, cito respeitvel jurisprudncia: "A sentena deve refletir o estado de fato da lide no momento da entrega da prestao jurisdicional, devendo o Juiz levar em considerao o fato superveniente" (RSTJ 140/386). No caso dos autos, aps a contestao, foi editada a Lei n. 4.124/2007, que regulamenta as hipteses de contratao temporria do Municpio de Itabira. Diante de tal fato, impunha-se ilustre juza pronunciamento embasado reconhecendo a constitucionalidade ou a inconstitucionalidade total ou parcial da referida lei, aprovada na pendncia da lide. Sua concluso influiria, como de fato influenciou, no julgamento do mrito, mormente por trazer fato modificativo ao direito. Ademais, o autor j havia feito pedido de declarao incidental de inconstitucionalidade da Lei n. 2.986/93, que perdeu sua eficcia diante da edio de lei especfica, qual seja, Lei n. 4.124/07. A jurisprudncia do STJ apresentada pelo Ministrio Pblico merece destaque, com a devida vnia: AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ESPECIAL. DIREITO PROCESSUAL CIVIL. FATO SUPERVENIENTE. JULGAMENTO EXTRA PETITA. INEXISTNCIA. DISSDIO JURISPRUDENCIAL. AUSNCIA DE COMPROVAO. 1. "Se, depois da propositura da ao, algum fato constitutivo, modificativo ou extintivo do direito influir no julgamento da lide, caber ao Juiz tom-lo em considerao, de ofcio ou a requerimento da parte, no momento de proferir a sentena." (artigo 462 do Cdigo de Processo Civil). 2. Em tendo sido a lide decidida nos limites em que foi proposta, no h falar em ocorrncia de julgamento extra petita. 3. O conhecimento do recurso especial fundado na alnea "c" do permissivo constitucional requisita, em qualquer caso, a comprovao da divergncia jurisprudencial invocada, mediante juntada das certides ou cpias autenticadas dos acrdos paradigmas, ou pela citao de repositrio oficial, autorizado ou credenciado, em que os mesmos se achem publicados, no se oferecendo, como bastante, a simples transcrio de ementas ou votos (artigo 255, pargrafo 2, do RISTJ). 4. Agravo regimental improvido. (STJ - AgRe no REsp 504165/DF 2002/0170537-6 - Min. Hamilton Carvalhido - DJ 14/08/2006) Feitas tais consideraes, passo ao exame do mrito. MRITO Apreciando detidamente os autos, com vnia, tenho que a sentena deve ser confirmada.

Tanto a Constituio Federal (artigo 37, IX) como a Estadual (artigo 22), prevem a contratao de servidores por tempo determinado da seguinte forma: "(...) a lei estabelecer os casos de contratao por tempo determinado para atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico (...)". No entanto, no se pode esquecer que a possibilidade de contratao temporria no regra, mas sim, exceo, devendo ser desta forma interpretada pelos Legisladores Municipais sob pena de incorrer em ofensa ao disposto no artigo 37, inciso II, da Constituio Federal que prev: "(...) a investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao (...)". Sobre os requisitos para a contratao temporria leciona ALEXANDRE DE MORAES: "(...) Outra exceo prevista constitucionalmente, permitindo-se a contratao temporria sem concurso pblico, encontra-se no art. 37, IX, da Constituio Federal. O legislador constituinte manteve disposio relativa contratao para servio temporrio e de excepcional interesse pblico, somente nas hipteses previstas em lei. (...) Desta forma, trs so os requisitos obrigatrios para a utilizao dessa exceo muito perigosa, como diz Pinto Ferreira, por tratar se de uma vlvula de escape para fugir obrigatoriedade dos concursos pblicos, sob pena de flagrante inconstitucionalidade: excepcional interesse pblico; temporariedade da contratao e hipteses expressamente previstas em lei. (...) A lei mencionada no inciso IX, do art. 37 da Constituio a lei editada pela entidade contratadora, ou seja, lei federal, estadual, distrital ou municipal, conforme a respectiva competncia constitucional (...)". (Direito Constitucional. Alexandre de Moraes. 10 edio. So Paulo. Editora Atlas S.A. p. 323/324). Tambm, em doutrina atualizada do saudoso Professor HELY LOPES MEIRELLES, alertase aos limites da contratao temporria: "(...) Os contratados por tempo determinado so servidores pblicos submetidos ao regime jurdico administrativo especial da lei prevista no art. 37, IX, da Carta Magna, bem como ao regime geral de previdncia social. Sujeitam-se, pois a regime diverso do estatutrio e do trabalhista. A contratao s pode ser por tempo determinado e com finalidade de atender a necessidade temporria de excepcional interesse pblico. No pode envolver cargos tpicos de carreira. Fora da, tal contratao tende a contornar a exigncia de concurso pblico, caracterizando fraude Constituio (...)". (Direito Municipal Brasileiro. Hely Lopes Meirelles. 14 Edio atualizada por Mrcio Schneider Reis e Edgar Neves da Silva. Malheiros Editores Ltda. 2006. p. 583/584). Restou apurado que, no Municpio de Itabira, foram contratados temporariamente cerca de 426 (quatrocentos e vinte e seis) profissionais integrantes do Programa Sade

da Famlia - PSF, atravs de convnios celebrados entre o Municpio e algumas entidades privadas. Os contratos tm sido sistematicamente renovados para os mais variados cargos do PSF, tais como mdicos, enfermeiros, dentistas, auxiliar de enfermagem, tcnico em enfermagem, auxiliar de consultrio dentrio, tcnico em higiene dental e outros necessrios ao funcionamento das Unidades de Sade da Famlia. Bem de se ver que tais contrataes visavam o preenchimento de cargos e funes relativas a atividades rotineiras do interesse da municipalidade e de necessidade permanente da Administrao que, por isso mesmo, deveriam ser providos por servidores efetivos concursados. Cumpre ponderar, outrossim, que as contrataes procedidas pelo requerido por meio de convnio com entidades privadas ou mediante "terceirizao" no se legitima, haja vista inexistir qualquer procedimento regular para tanto. O mesmo se diga da Lei Municipal n. 4.124/2007 que regulamenta a contratao temporria no Municpio, com vista ao prescrito no artigo 37, IX da Constituio Federal. No socorre ao ru o argumento de que o municpio tem autonomia polticoadministrativa e que as contrataes temporrias foram realizadas nos termos do que permitido pelo art. 6 da Lei Municipal n. 4.124/2007. Conforme prev o artigo 29 da Constituio Federal, as leis municipais, seja a lei orgnica ou leis ordinrias, devem observar os princpios estabelecidos na prpria Constituio, tambm na Constituio do Estado a que pertencer e, dentre os princpios que deve conter, esto os descritos no art. 37 da Carta Magna. Reza o artigo 6 da referida lei municipal: "A vinculao dos profissionais componentes das equipes do PSF com a Administrao Municipal de Itabira se dar mediante celebrao de contrato individual temporrio, regido pelo Direito Administrativo, sendo-lhes aplicado, quanto aos deveres e obrigaes, o Estatuto dos Servidores Pblicos Municipais, no que couber e for aplicvel". Especificamente sobre tais disposies da Lei Municipal n 4.124/2007, concordo com a douta Magistrada no que tange ofensa ao texto constitucional. No obstante constar no artigo 7 que "os contratos celebrados com os profissionais contratados por esta lei tero a durao de 1 (um) ano, podendo ser renovados por iguais perodos", verifico que as disposies do artigo 6, cuja inconstitucionalidade incidenter tantum restou declarada na r. sentena, so demasiadamente genricas como que as atividades a que se referem no denotam a excepcionalidade exigida pela Constituio da Repblica. A referida Lei, conforme bem asseverou a ilustre Juza, institui a contratao temporria como regra. Muito embora a realizao de concurso pblico seja ato discricionrio do administrador, a quem cabe o juzo de convenincia e oportunidade na prtica de atos de gesto administrativa, entre eles a realizao de concurso

pblico, no se pode esquecer que as contrataes irregulares no Municpio vinham se renovando inmeras vezes, no havendo qualquer situao de excepcional interesse pblico que as justificassem. Imperioso, portanto, a imediata realizao do concurso pblico, a fim de selecionar os profissionais que devero atuar em cargos efetivos no Programa Sade da Famlia, haja vista tratar-se de funes permanentes na Administrao Pblica. Cumpre ressaltar que a determinao para a realizao do concurso pblico no vincula os profissionais forma de atendimento do PSF. Os servidores aprovados podero desempenhar suas funes em quaisquer outras estratgias ou programas futuramente adotados pelo Municpio para o atendimento da sade bsica, que hoje realizado atravs do Programa Sade da Famlia. Quanto situao especfica dos agentes comunitrios de sade e combate s endemias, esposo do mesmo entendimento adotado pela digna Magistrada. A Lei n. 11.350/2006 que regulamenta o 5 do artigo 198 da Constituio Federal prev o vnculo direto entre os referidos Agentes e o rgo e entidade da administrao direta. Assim, veda a contratao temporria ou terceirizada dos agentes comunitrios de sade e combate s endemias. No entanto, apesar de prever que, no mbito federal, os agentes sero admitidos atravs de emprego pblico, deixou legislao local a disposio sobre o regime jurdico que melhor convier ao ente. O artigo 8, da referida lei dispe: "Os Agentes Comunitrios de Sade e os Agentes de Combate s Endemias admitidos pelos gestores locais do SUS e pela Fundao Nacional de Sade - FUNASA, na forma do disposto no 4o do art. 198 da Constituio, submetem-se ao regime jurdico estabelecido pela Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, salvo se, no caso dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, lei local dispuser de forma diversa." In casu, conforme relatado, no curso da lide foi editada a Lei n. 4.109/2007 que dispe sobre o regime estatutrio dos agentes comunitrios de sade e combate s endemias, aps serem submetidos a processo seletivo pblico. Assim, cabe ao Municpio dar cumprimento legislao aplicvel, uma vez que a contratao indireta, mediante terceirizao, nos moldes em que era implementada pelo Municpio, constitui manifesta ilegalidade. CONCLUSO luz de tais consideraes, rejeito a preliminar suscitada e confirmo a sentena, em reexame necessrio. Prejudicado o recurso voluntrio.

Custas ex lege. o meu voto. Votaram de acordo com o(a) Relator(a) os Desembargador(es): ALBERTO VILAS BOAS e VANESSA VERDOLIM HUDSON ANDRADE. SMULA : REJEITARAM A PRELIMINAR E CONFIRMARAM A SENTENA NO REEXAME NECESSRIO, PREJUDICADO O RECURSO VOLUNTRIO. TRIBUNAL DE JUSTIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS APELAO CVEL / REEXAME NECESSRIO N 1.0317.07.077474-8/002

Ora, os atos administrativos de contratao, que violam a exigncia constitucional de provimento por meio de concurso pblico, so atos que padecem do vcio de ilegalidade e merecem ser reputados nulos.

Por via de conseqncia, a omisso do Poder Pblico Municipal, ao no realizar o concurso pblico e o provimento dos cargos, uma vez que demonstrada inequivocamente a sua necessidade, tambm sindicvel pela atuao jurisdicional, o que ora se vem pleitear.

Na mesma linha do entendimento que foi expressamente consolidado pelo e. Tribunal de Justia deste Estado de Minas Gerais, tambm o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL j deixa evidenciar, por um de seus mais prestigiados julgadores, o posicionamento em defesa da regra constitucional de provimento de cargos pblicos mediante prvia aprovao em concurso pblico, em respeito aos princpios da legalidade, impessoalidade e moralidade, no se admitindo contrataes precrias e constantemente renovadas para desempenho de funes permanentes da Administrao Pblica, especialmente na rea da sade da famlia. Assim que deve ser citada a Reclamao 4464/GO, ajuizada pelo Municpio de Anicuns-GO contra acrdo do TRT da 18 Regio, que provera recurso ordinrio para julgar parcialmente procedente ao civil pblica proposta pelo Ministrio Pblico

do Trabalho, na qual eram formulados os seguintes pedidos: declarao da nulidade das contrataes temporrias, via credenciamento, dos profissionais da rea de sade para atendimento ao Programa de Sade da Famlia - PSF que no tivessem se submetido a regular concurso pblico; absteno de recrutamento de pessoal mediante credenciamento ou contratao temporria sob a modalidade de excepcional interesse pblico para as atividades da rea de sade; realizao de concurso pblico; e afastamento, em 30 dias, dos profissionais credenciados ou contratados sem concurso pblico. Em seu voto na referida Reclamao, o douto Ministro RICARDO LEWANDOWSKI, ao mencionar a aluso feita pelo Ministrio Pblico do Trabalho de que o Programa de Sade da Famlia seria poltica do governo que existe h mais de 10 anos, e que, por isso, no haveria se falar em admisso temporria, at porque a sade um direito permanente de todos e obrigao do Estado, concluiu que tais admisses deveriam se fazer em carter permanente, segundo o regime estatutrio, no sendo a Justia do Trabalho competente para julgar um pleito dessa natureza (Rcl 4464/GO, rel. orig. Min. Carlos Britto, red. p/ o acrdo Min. Crmen Lcia, 20.5.2009 - fls. 292 e seguintes).

Portanto, com fulcro na jurisprudncia ptria, que j demonstra o combate ilegalidade e inconstitucionalidade das contrataes, o que se pretende o provimento dos cargos neste Municpio de Conselheiro Lafaiete, mediante aprovao prvia em concurso pblico.

Da falcia do argumento de aumento de despesas

O Ministrio Pblico props ao Municpio de Conselheiro Lafaiete ajustamento de conduta que no foi aceito, sob argumento de irresponsabilidade para com as diretrizes e respaldo oramentrio, por aumento excessivo de cargos envolvendo PSF (fls. 281). Ocorre que no se est a propor aumento de despesas em razo de que todas as funes de sade da famlia, sade bucal, sade mental, e assistncia social esto sendo ocupadas por funcionrios contratados, os quais so remunerados e encontram-se contabilizados no oramento pblico como despesa de pessoal.

Assim, a regularizao que se pretende, para que no mais seja burlada a exigncia constitucional de concurso pblico, no importar em aumento de despesas, pois que haver a demisso de contratados e sua substituio por concursados, ocupantes de cargos efetivos. Consoante j explanado, os servios que prestam os contratados no preenchem os requisitos de temporariedade e excepcionalidade; ao contrrio, so servios permanentes, de obrigao do Municpio, que no deixar de ser, mesmo que eventual e futuramente alteradas quaisquer regras do co-financiamento federal/estadual. Portanto, no h que se falar em onerao excessiva da mquina administrativa, que continuar a contar com o mesmo quantitativo de pessoal, porm substituindo os contratados por concursados.

Da sade bucal

Da ateno odontolgica bsica No conceito ampliado de sade, definido no artigo 196 da Constituio da Repblica, tambm se inserem aes de promoo e recuperao da sade bucal, siignificando a construo de poltica pblica que assegurem a disponibilidade de cuidados odontolgicos bsicos apropriados. Neste intuito, tambm a sade bucal abrange complexidades diversas: ateno bsica, secundria e terciria, sendo que a primeira delas os procedimentos de ateno bsica, so de responsabilidade de todos os Municpios do Pas. Para fins da prestao de servios de ateno odontolgica bsica, que obrigao municipal (ainda que tambm contando com co-financiamento federal), o Municpio de Conselheiro Lafaiete possui qualificadas pelo Ministrio da Sade: cinco

equipes de sade bucal (ESB) Modalidade 1; e cinco equipes de sade bucal (ESB) Modalidade 2. Porm, em todas elas, os profissionais que desempenham o servio pblico permanente sejam dentistas ou auxiliares so precariamente contratados pelo Municpio de Conselheiro Lafaiete, no submetidos a concurso pblico e no ocupantes de cargo efetivo, o que no se pode admitir, por ser a ateno primria em odontologia uma obrigao do Municpio. Ademais, a despeito de qualificadas as 10 equipes, vale dizer, que j foram aprovadas e podem ser implantadas no Municpio, no obstante, apenas trs ESBs Modalidade 1 e uma ESB Modalidade 2 foram efetivamente implantadas (fls. 189) e, consoante informaes prestadas pela Coordenao da Odontologia no Municpio, j foram definidas as unidades bsicas de sade que deveriam abrigar as ESBs ainda no implantadas: PSF Santurio; PSF Vista Alegre; PSF So Dimas; PSF Paulo VI; PSF Museu; PSF Lourdes (fls. 190).

Das especialidades odontolgicas Segundo dados do prprio Ministrio da Sade, a assistncia odontolgica pblica no Brasil tem-se restringido quase que completamente aos servios bsicos ainda assim, com grande demanda reprimida. Os dados mais recentes indicam que, no mbito do SUS, os servios odontolgicos especializados correspondem a no mais do que 3,5% do total de procedimentos clnicos odontolgicos (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_brasil_sorridente.pdf). Com a expanso do conceito de ateno bsica, e o conseqente aumento da oferta de diversidade de procedimentos, fazem-se necessrios, tambm, investimentos que propiciem aumentar o acesso aos nveis secundrio e tercirio de ateno, o que se pretende fazer atravs da implantao de Centros de Referncia de Especialidades Odontolgicas (CEO), que sero unidades de referncia para as equipes de Sade Bucal da ateno bsica e, sempre integrados ao processo de planejamento loco-regional, ofertaro, de acordo com a realidade epidemiolgica de cada regio e municpio, procedimentos clnicos odontolgicos complementares aos realizados na ateno bsica, dentre os quais incluem-se, dentre outros, tratamentos cirrgicos, periodontais, endodontias, dentstica de maior complexidade, e procedimentos cirrgicos compatveis com esse nvel de ateno. O Municpio de Conselheiro Lafaiete, habilitado na gesto plena dos servios de sade, deve ainda prestar atendimento odontolgico nas especialidades, pelo que tambm conta com co-financiamento federal para tanto, na forma da Portaria n 283, de 22 de fevereiro de 2005, do Ministrio da Sade, para instalao e manuteno do Centro de Especialidades Odontolgicas.

O Municpio j aprovou projeto junto ao Conselho Municipal de Sade e o encaminhou ao Ministrio da Sade, pois que j possui instalaes satisfatrias de 07 consultrios nas dependncias da Policlnica Municipal, e pretende a instalao de CEO tipo II, que demanda os equipamentos previstos na Portaria e recursos humanos mnimos (fls. 193/194 e 223):
04 ou mais cirurgies-dentistas (160 horas semanais); 01 auxiliar de consultrio dentrio por cada cirurgio-dentista; recepcionista, auxiliar de servios gerais e auxiliar administrativo; diagnstico e deteco de cancer bucal - estomatologia (fls. 209) periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; atendimento a pacientes com necessidades especiais (fls. 209); procedimentos de prtese - no mnimo prtese dentria total e/ou parcial removvel; cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial (fls. 208).

O atendimento especializado necessrio no Municpio de Conselheiro Lafaiete, que j o reconhece, pois que gestor pleno de sade, pelo que a implantao do CEO dever ser feita com equipe composta por servidores efetivos, pois que o Municpio responsvel por sua prestao, ainda que eventual e futuramente alterado o programa de co-financiamento.

Do NASF Ncleo de Apoio Sade da Famlia Na forma da Portaria n. 154, de 26 de janeiro de 2008, do Ministrio da Sade, o NASF tem o objetivo de ampliar a abrangncia e o escopo das aes de ateno bsica em sade, apoiando o programa de sade da famlia (PSF), mediante a constituio de equipes complementares s equipes de PSF, na proporo de 01 NASF para cada 08 ou at 20 equipes de PSF (na forma do art. 5), mediante co-financiamento pela Unio, para implantao e de custeio de cada uma das equipes de NASF 1 em R$ 20 mil reais mensais. Referido ato normativo regulamentou tambm a constituio de suas equipes da seguinte forma:
Art 3 (...) 1 O NASF 1 dever ser composto por, no mnimo cinco profissionais de nvel superior de ocupaes no-coincidentes entre as listadas no 2 deste artigo.

2 Para efeito de repasses de recursos federais, podero compor os NASF 1 as seguintes ocupaes do Cdigo Brasileiro de Ocupaes CBO: Mdico Acupunturista; Assistente Social; Professor de Educao Fsica; Farmacutico; Fisioterapeuta; Fonoaudilogo; Mdico Ginecologista; Mdico Homeopata; Nutricionista; Mdico Pediatra; Psiclogo; Mdico Psiquiatra e Terapeuta Ocupacional.

Ocorre que, mesmo j tendo o Municpio de Conselheiro Lafaiete obtido a aprovao em CIB e pelo Ministrio da Sade de 03 equipes de NASF (fls. 185), estas ainda no foram implantadas. Ao no implantar as equipes, o Municpio no somente deixa de receber os repasses federais que esto disponveis. Mais grave que deixa de prestar os atendimentos bsicos de sade com qualidade e resolutividade. Trata-se de servio de sade atinente ateno bsica e, portanto, de responsabilidade do Municpio, independentemente se as diretrizes do co-financiadores (Unio e Estado-membro) forem eventual e futuramente alteradas. Assim sendo, os profissionais que devem compor as trs equipes no podem ser contratados livremente pelo Municpio, havendo a necessidade de criao de cargos que ainda no existam na lei municipal (se escolhidos os de mdico acupunturista, professor de educao fsica, fonoaudilogo, mdico ginecologista, mdico homeopata, mdico pediatra, mdico psiquiatra e terapeuta ocupacional), e providos mediante prvio concurso pblico. Importa que o Municpio implante as equipes, que traro qualidade ateno bsica em sade, e que estas sejam formadas por servidores pblicos submetidos a prvio concurso pblico.

III DOS PEDIDOS Pelo exposto, a presente para requerer: 1. o recebimento e processamento da presente, juntamente com os autos dos Inquritos Civis Pblicos n. MPMG-0183.09.000134-2 e 0183.09.000067-4. 2. a notificao do Municpio, nas pessoas do Sr. Prefeito ou do Dr. Procurador Municipal, na forma do art. 2 da Lei Federal n. 8.437 de 1992, para manifestar-se no prazo mximo de 72 horas.

3. a concesso da liminar pretendida, para determinar ao Requerido, sob pena de, nos termos do art. 11 da Lei 7347/95, pagar a multa diria de 10.000,00 (dez mil reais) pelo descumprimento de cada uma das obrigaes abaixo: 3.1 a suspenso da contagem do prazo de vigncia do Concurso Pblico Municipal 01/2007, que se findaria em 10 de janeiro de 2010, homologado mediante Decreto n. 358, de 10 de janeiro de 2008 (fls. 26), at deciso final neste feito e nomeao, convocao e posse dos aprovados na forma a seguir requerida. 3.2 na rea da assistncia social, nomeao, convocao e posse de pelo menos 03 psiclogos concursados e aprovados, de acordo com a classificao, no prazo de 30 dias contados da presente data, para assuno das funes junto aos programas CREAS/SEVAESCA, CRAS LINHAZINHA e CRAS RESENDE, que se encontram ocupadas por contratados (fls. 12, 18 e 20 do Inqurito Civil Pblico n. MPMG0183.09.000134-2), ou provar que j o tenha feito; 3.3 na rea da assistncia social, nomeao, convocao e posse de pelo menos 08 assistentes sociais concursados e aprovados, de acordo com a classificao, no prazo de 30 dias contados da presente data, para assuno das funes junto aos programas BOLSA FAMLIA, CRAS LINHAZINHA, CRAS RESENDE e CRAS MOINHOS, que se encontram ocupadas por contratados (fls. 15, 18, 20 e 24 do Inqurito Civil Pblico n. MPMG-0183.09.000134-2), ou provar que j o tenha feito; 3.4 nas reas da sade e assistncia social, realizao de concurso pblico para preenchimento dos seguintes cargos pblicos que se encontram ocupados por contratados (fls. 15, 18, 20 e 24 do Inqurito Civil Pblico n. MPMG-0183.09.0001342), comprometendo-se nomeao de candidatos aprovados at 31 de dezembro de 2009:
I. Policlnica Municipal (fls 113/115 do ICP 0183.09.000134-2) 30 mdicos plantonistas 05 tcnicos de enfermagem 12 auxiliares de enfermagem

II. Posto de Sade do Bairro So Joo (fls. 116 do ICP 0183.09.000134-2)

01 mdico ortopedista

III. CAPS II (fls. 118 do ICP 0183.09.000134-2 e fls. 18/22 do ICP 0183.09.000067-4) 04 mdicos psiquiatras 11 tcnicos enfermagem 01 terapeuta ocupacional

IV. Ambulatrio de Sade Mental (fls. 119 do do ICP 0183.09.000134-2 e fls. 18/22 do ICP 0183.09.000067-4) 01 mdico psiquiatra 01 tcnico enfermagem

V. Residncias teraputicas (fls. 119 do do ICP 0183.09.000134-2 e fls. 18/22 do ICP 0183.09.000067-4) 07 tcnicos de enfermagem

VI. Centro de Convivncia (fls. 119 do do ICP 0183.09.000134-2 e fls. 18/22 do ICP 0183.09.000067-4) 01 tcnico de enfermagem 02 monitores de artes

VII. CAPS AD (fls. 119 do do ICP 0183.09.000134-2 e fls. 18/22 do ICP 0183.09.000067-4) 06 tcnicos de enfermagem 01 mdico clnico 01 terapeuta ocupacional VIII. CRER (fls. 120do ICP 0183.09.000134-2) 01 terapeuta ocupacional

IX. Instituto So Dimas (fls. 120do ICP 0183.09.000134-2) 02 terapeutas ocupacionais

01 psiclogo X. Posto rural (fls. 121 do ICP 0183.09.000134-2) 02 Tcnico enfermagem 02 auxiliar enfermagem 01 auxiliar sade 02 atend. Correio 01 mdico

XI. Farmcia Popular (fls. 122 do ICP 0183.09.000134-2) 02 farmacuticos 02 prestadores de servios 03 auxiliares de gesto 01 auxiliar de obras

XII. Controle e avaliao (fls. 124 do ICP 0183.09.000134-2) 02 mdicos auditores 01 mdico autorizador

XIII. Imunizao (fls. 126 do ICP 0183.09.000134-2) 03 tcnicos de enfermagem

XIV. Centro de Promoo de Sade (fls. 128 do ICP 0183.09.000134-2) 04 mdicos

XV. Odontologia (fls. 133/134 do ICP 0183.09.000134-2) 01 odontlogo especialista em necessidades especiais; 01 odontlogo especialista em endodontia; 04 auxiliares de consultrio dentrio; 01 tcnico de higiene dental.

XVI. CREAS/SEVAESCA/PIPA (fls. 12, 13 e 169 do ICP 0183.09.000134-2) 01 pedagogo 01 advogado

XVII. Bolsa Famlia (fls. 15 do ICP 0183.09.000134-2) 01 pedagogo

XVIII. CRAS LINHAZINHA (fls. 18 do do ICP 0183.09.000134-2) 01 pedagogo XIX. CRAS BARREIRA (fls. 19 do ICP 0183.09.000134-2) 01 pedagogo

XX. CRAS RESENDE (fls. 20 do ICP 0183.09.000134-2) 01 pedagogo

XXI. CRAS MOINHOS (fls. 24 do ICP 0183.09.000134-2) 01 pedagogo

3.6 na rea do PSF: 3.6.1 apresentao de projeto de lei ao Poder Legislativo Municipal, no prazo de 10 dias contados da presente data, para criao de 24 cargos pblicos de mdico; e 24 cargos pblicos de auxiliares de enfermagem, para exerccio junto s atuais 24 equipes de sade da famlia (PSF) atualmente implantadas no Municpio (fls. 177/179 do ICP) e para a criao de 08 cargos pblicos de mdico; 08 cargos pblicos de enfermeiros, e 08 cargos pblicos de auxiliares de enfermagem, para exerccio junto s eventuais 08 novas equipes de sade da famlia (PSF) necessrias para a cobertura de 100% da populao do Municpio, na forma da Portaria n. 648 de 28 de maro de 2006; 3.6.2 nomeao, convocao e posse de pelo menos 24 enfermeiros concursados e aprovados, de acordo com a classificao, no prazo de 30 dias contados da presente data, para assuno das funes junto s 24 equipes de sade da famlia (PSF) atualmente implantadas no Municpio, em razo da existncia dos cargos criados em lei e de aprovados no concurso vigente; 3.6.3 realizao de concurso pblico para preenchimento dos 24 cargos de mdico e 24 cargos de auxiliares de enfermagem, para exerccio junto s atuais 24 equipes de PSF atualmente implantadas no Municpio, comprometendo-se publicao de edital no prazo de 30 dias contados da data de aprovao do projeto de lei citado no

item 1 pelo Poder Legislativo Municipal, e nomeao dos candidatos aprovados at 31 de dezembro de 2009; 3.6.4 ao provimento dos cargos das 08 novas equipes de sade da famlia (PSF) necessrias para a cobertura de 100% da populao do Municpio, na forma da Portaria n. 648 de 28 de maro de 2006, quando de sua instalao, mediante nomeao, convocao e posse dos aprovados em concurso pblico referido no item 3, no prazo de 30 dias contados da aprovao de cada uma das equipes de PSF pelo Ministrio da Sade. 3.7 na rea do NASF: 3.7.1 apresentao de projeto de lei ao Poder Legislativo Municipal, no prazo de 10 dias contados da presente data, para criao de 05 cargos pblicos dentre as seguintes formaes: Mdico Acupunturista; Assistente Social; Professor de Educao Fsica; Farmacutico; Fisioterapeuta; Fonoaudilogo; Mdico Ginecologista; Mdico Homeopata; Nutricionista; Mdico Pediatra; Psiclogo; Mdico Psiquiatra e Terapeuta Ocupacional; 3.7.2 realizao de concurso pblico para preenchimento dos 05 cargos pblicos criados pela lei mencionada no item 1 supra, comprometendo-se publicao de edital no prazo de 30 dias contados da data de aprovao da mesma lei pelo Poder Legislativo Municipal, e nomeao, convocao e posse dos candidatos aprovados quando da instalao do NASF. 3.8 na rea de sade bucal: 3.8.1 apresentao de projeto de lei ao Poder Legislativo Municipal, no prazo de 10 dias contados da presente data, para criao de pelo menos 10 cargos pblicos de odontlogos/cirurgies-dentistas, 10 cargos pblicos de auxiliares de consultrio dentrio e 10 cargos pblicos de tcnicos de higiene dental, para exerccio junto s atuais 10 equipes de sade bucal (ESB) atualmente aprovadas pelo Ministrio da Sade; 3.8.2 nomeao, convocao e posse de pelo menos 04 odontlogos/cirurgies-dentistas, 04 auxiliares de consultrio dentrio e 04 tcnicos de higiene dental, concursados e aprovados, de acordo com a classificao, no prazo de 30 dias contados da presente data, para assuno das funes junto s atuais 04 equipes de sade bucal (ESB) atualmente implantadas;

3.7.3 ao provimento dos cargos das 06 novas equipes de sade bucal, quando futuramente instaladas, mediante provimento dos cargos efetivos, por nomeao, convocao e posse de pelo menos 06 odontlogos/cirurgies-dentistas, 06 auxiliares de consultrio dentrio e 06 tcnicos de higiene dental, concursados e aprovados no concurso vigente, de acordo com a classificao; 3.8.4 ao provimento dos cargos do Centro de Especialidades Odontolgicas tipo II, na forma da Portaria n. 283, de 22 de fevereiro de 2005, do Ministrio da Sade, quando futuramente instalado, mediante provimento dos cargos efetivos, por nomeao, convocao e posse de pelo menos mnimo de 04 cirurgies-dentistas concursados e aprovados no concurso vigente, de acordo com a classificao, e mediante realizao de concurso para os seguintes cargos: recepcionista, auxiliar de servios gerais e auxiliar administrativo; diagnstico e deteco de cancer bucal estomatologia; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia; atendimento a pacientes com necessidades especiais; procedimentos de prtese - no mnimo prtese dentria total e/ou parcial removvel; cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial. 4. a citao do Municpio de Conselheiro Lafaiete, na pessoa de seu representante legal, para contestar a presente ao, sob pena de revelia. 5. a procedncia total dos pedidos, tornando definitivas as obrigaes referidas nos itens supra mencionados, sob pena de multa diria de 10.000,00 (dez mil reais) pelo descumprimento de cada uma das obrigaes, multa a ser revertida ao FUNEMP. 6. a condenao do Municpio ao pagamento das custas, honorrios periciais e demais despesas processuais que forem apuradas. Protesta provar o alegado por todos os meios em direito admitidos, em especial prova documental j acostada e novos documentos, prova testemunhal e pericial. Conselheiro Lafaiete, 15 de setembro de 2009. Danielle Vignoli Guzella Leite Promotora de Justia

Autos n. 183 09 170168-4 Natureza: Ao Civil Pblica Requerente: Ministrio Pblico do Estado de Minas Gerais Requerido: Municpio de Conselheiro Lafaiete

Exma. Sra. Dra. Juza de Direito da 3a Vara Cvel da Comarca de Conselheiro Lafaiete.

O MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, por sua 2 Promotoria de Justia desta Comarca de Conselheiro Lafaiete, vem presena de V. Excelncia expor e requerer o que se segue: Na presente data, a Promotoria de Justia foi contactada, via e-mail, pelo Sr. Roberto Santana Lisboa Batista, membro titular do Conselho Municipal de Sade e ocupante de cargo comissionado no Municpio de Gerncia de Farmcia/Bioqumica, oportunidade em que comunicou a inteno do Municpio em realizar processo seletivo para funes, especialmente para Equipes de Sade da Famlia (ESF), para que no haja mais contratados no Municpio (documento novo em anexo).

Ocorre que a medida pretendida pelo Municpio, com realizao de processo seletivo no atende exigncia inscrita no art. 37, inciso II, da Constituio Federal, pois que os aprovados continuaro a ser contratados pelo Municpio. Assim que no se trata de um concurso pblico, aberto a todo e qualquer interessado, e que possui ampla divulgao e regras bem delimitadas. Ademais, deve-se seguir a investidura em cargo pblico, que depende de criao de referidos cargos, tornando-se os profissionais efetivos, submetidos s regras do estatuto do servidor pblico. Portanto, no h que se admitir o simples processo seletivo, como o exigido para os Agentes Comunitrios de Sade (ACS) que no so servidores efetivos por exceo constitucional. Por todo o exposto, considerando-se que se trata de nova informao, esta vem a reforar a necessidade do deferimento liminar do pedido, antes que tal intento seja realizado e frustrem as pessoas que erroneamente pensem estar sendo submetidas a verdadeiro concurso pblico e efetivadas em cargo. Ademais, h que se considerar que este novo processo seletivo frustrar tambm os atuais aprovados no concurso pblico vigente, como enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentre outros. Assim, o provimento liminar imperativo. Conselheiro Lafaiete, 28 de setembro de 2009. Danielle Vignoli Guzella Leite
Promotora de Justia

Autos n. 183 09 170168-4 Natureza: Ao Civil Pblica Requerente: Ministrio Pblico do Estado de Minas Gerais Requerido: Municpio de Conselheiro Lafaiete

I Do relatrio Trata-se de consulta formulada, via e-mail, pelo Sr. Roberto Santana Lisboa Batista, membro titular do Conselho Municipal de Sade e ocupante de cargo comissionado no Municpio de Gerncia de Farmcia/Bioqumica, oportunidade em que comunica a inteno do Municpio em realizar processo seletivo para funes pblicas, especialmente para Equipes de Sade da Famlia (ESF), para que no haja mais contratados no Municpio, questionando: 1. legal realizar processo seletivo como nica forma de escolha de pessoal? 2. justo que funcionrios efetivos sejam prejudicados em funo de uma posio equivocada em relao extenso de carga horria? 3. E quanto aos funcionrios no efetivos que participam do plano diretor. Como o municpio poder participar de um processo que remeter recursos para a Secretaria Municipal de Sade a partir de um planejamento no executvel?

4. O Centro de Promoo da Sade possui uma equipe de mdicos no efetiva que jamais foi avaliada ou sofreu processo seletivo. Eles ficaro de fora? 5. A legislao do municpio que permite a extenso de carga horria possui algum item que limite o tempo da referida extenso? II Da anlise jurdica Primeiramente, preciso ressaltar a propositura de ao civil pblica que recebeu o n. 183 09 170168-4, em trmite perante a 3a. Vara Cvel desta Comar Ocorre que a medida pretendida pelo Municpio, com realizao de processo seletivo no atende exigncia inscrita no art. 37, inciso II, da Constituio Federal, pois que os aprovados continuaro a ser contratados pelo Municpio. Assim que no se trata de um concurso pblico, aberto a todo e qualquer interessado, e que possui ampla divulgao e regras bem delimitadas. Ademais, deve-se seguir a investidura em cargo pblico, que depende de criao de referidos cargos, tornando-se os profissionais efetivos, submetidos s regras do estatuto do servidor pblico. Portanto, no h que se admitir o simples processo seletivo, como o exigido para os Agentes Comunitrios de Sade (ACS) que no so servidores efetivos por exceo constitucional. Por todo o exposto, considerando-se que se trata de nova informao, esta vem a reforar a necessidade do deferimento liminar do pedido, antes que tal intento seja realizado e frustrem as pessoas que erroneamente pensem estar sendo submetidas a verdadeiro concurso pblico e efetivadas em cargo. Ademais, h que se considerar que este novo processo seletivo frustrar tambm os atuais aprovados no concurso pblico vigente, como enfermeiros, dentistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, dentre outros. Assim, o provimento liminar imperativo. Conselheiro Lafaiete, 28 de setembro de 2009. Danielle Vignoli Guzella Leite
Promotora de Justia

Potrebbero piacerti anche