Sei sulla pagina 1di 3

Resumo da importncia da Filosofia para a Psicologia Histria da Psicologia 2012.

1 Mrcia Barbosa Oliveira Santos Do mito Filosofia A Filosofia nasceu na Grcia por volta do sculo VI a.C. Tales de Mileto foi considerado o primeiro filsofo. A origem etimolgica da palavra Filosofia corresponde ao significado Amor sabedoria. O raciocnio filosfico inclui atitudes como: interesse, curiosidade, anlise, reflexo e questionamento. Alguns autores afirmam que a Filosofia grega surge do rompimento com o pensamento mitolgico. Outros defendem que a Filosofia um desenvolvimento contnuo do pensamento mitolgico. Mito seria uma representao coletiva, transmitida atravs das geraes, que relata uma explicao do mundo que no se prende lgica racional, nem busca comprovaes de suas afirmaes. A funo do mito era a de explicar o mundo, construindo um saber que desse ao homem um pouco mais de poder e controle sobre as coisas a sua volta. A mitologia uma histria que, por meio de alegorias, tenta compreender o universo. Por ser alegrica e metafrica, preciso que se escolha acreditar em sua histria. necessria a adeso ao mito para que esse faa sentido. Por outro lado, a linguagem filosfica tenta adquirir um conhecimento lgico, passo a passo, mais lento e seguro. A Filosofia abre mo da referncia metafrica. Ela quer conhecer as coisas exatamente como elas so, sem nenhuma interferncia de terceiros e sem que haja a necessidade de se acreditar naquilo. A filosofia fruto da originalidade grega, nica a se preocupar com o raciocnio lgico e com as observaes sistemticas das coisas

Condies histricas para o surgimento da Filosofia Vrios fatores histricos podem indicar por que a Filosofia surgiu na Grcia do sculo VI a.C. Podemos citar, por exemplo, a criao da moeda, que obrigou o homem a pensar em um smbolo abstrato para as trocas comerciais; o surgimento da escrita alfabtica, que permitiu a transcrio abstrata do pensamento e a criao do calendrio, que traduz a ideia de tempo. A considerada principal, entretanto, a criao da polis, ou cidade-estado. Polis era o nome dado para as cidades que se encontravam na regio da Grcia. Havia algo de diferente nessas cidades, principalmente em Atenas. Foi em Atenas que ocorreu a criao e o estabelecimento da democracia. A democracia ateniense exigia a participao dos cidados nas discusses pblicas. Na gora (praa) havia as discusses em conjunto de todos os assuntos da cidade. A democracia exigia que os cidados fossem considerados iguais para terem o mesmo peso nas assembleias. Assim, a democracia passa a exigir o uso do discurso racional para que, em conjunto, a polis fosse governada.

O surgimento da lei, como manuteno da ordem, forou o homem a considerar a si mesmo como uma figura abstrata, j que ela existe para o cidado em geral. A ideia revolucionria de que todos so iguais perante a lei trouxe consequncias grandiosas jamais vistas. Fez com que uma reflexo mais fina e sofisticada fosse criada para estabelecer regras que servissem para todos. Ao afirmarmos que todos so iguais perante a lei, chega-se concluso de que todos esto livres e aptos a pensar por si mesmos, desde que usem de uma reflexo rigorosa para tentar encontrar conhecimento. O perodo pr-socrtico A filosofia pr-socrtica tem como caracterstica comum a reflexo sobre o cosmos, na busca pela explicao da realidade dos fenmenos. Antes de Scrates, a grande preocupao da Filosofia era com a cosmologia, ou seja, com a compreenso das causas do universo. A cosmologia se caracterizou como uma investigao acerca da origem e da ordem do mundo. O perodo socrtico Com Scrates (469 aC- 399 aC), a Filosofia passa tambm a se preocupar em compreender o prprio homem. Para Scrates, a principal caracterstica humana a razo. Sua principal preocupao era com o limite que separa o homem dos animais. A razo permite ao homem se sobrepor aos instintos. As Teorias da Conscincia so oriundas do pensamento socrtico. Para Scrates, amar a verdade, amar buscar a verdade o nico modo de vida autntico. Scrates sabia que no tinha a verdade, sua nica sabedoria era afirmar que S sei que nada sei. A misso dele era mostrar s pessoas que o conhecimento que tinham era falso. Conhece-te a ti mesmo: Conhecimento verdadeiro busca incessante pela verdade. Dilogo: Ironia: Questes para mostrar a fragilidade das opinies. Maiutica: parto de ideias. Questes para conduzir o interlocutor a recordar a verdade. Plato (428 aC- 347 aC) Definiu um lugar para a razo no nosso corpo: a cabea. Cabea: Onde se encontra a alma do homem. A medula seria o elemento de ligao entre alma e corpo. Plato era dualista, pois concebia a alma como separada do corpo. Quando a pessoa morria, a alma ficava livre para habitar outro corpo. Mundo das ideias/ Mundo das coisas (formas) Para Plato, o mundo das ideias (pensamento) que seria real. O mundo das coisas (dos sentidos) seria falso.

O mito da caverna refere-se situao do homem que deve ultrapassar sua condio inicial de ignorncia rumo ao conhecimento filosfico. Aristteles (384 aC- 322 aC) Contrapondo-se Plato, Aristteles defendeu que alma e corpo eram indissociveis. Assim, o referido filsofo rompe com a filosofia platnica por meio de sua crtica ao dualismo da teoria das formas/ideias. Psych (alma) princpio ativo da vida. 2 teorias: 1. Platnica: Postulava a imortalidade da alma e a concebia como separada do corpo. 2. Aristotlica: Afirmava a mortalidade da alma e sua relao de pertencimento ao corpo. Santo Agostinho Platonismo cristo (354 dC -430 dC) Inspirado em Plato, fazia ciso entre alma e corpo. A alma no era s sede da razo, mas uma manifestao divina. A alma imortal. Elemento que liga o homem a Deus. Como a alma passou a ser vista como a sede do pensamento, a Igreja passa a se preocupar com sua compreenso. So Toms de Aquino (1225 dC 1274 dC) buscou inspirao em Aristteles Vivenciou a ruptura da igreja catlica e o aparecimento do Protestantismo. Era uma poca que se propiciava pela transio para o capitalismo/ Revoluo Francesa/Revoluo Industrial. Perodo de crise econmica e social que leva ao questionamento da igreja e dos conhecimentos promovidos por ela. Foram necessrias novas buscas de entendimento da relao homem/Deus. So Toms foi buscar em Aristteles a distino entre essncia e existncia. O homem na sua essncia busca a perfeio atravs de sua existncia, porm, o referido filsofo introduziu um ponto-de-vista religioso ao pensamento aristotlico. Somente Deus seria capaz de reunir a essncia e a existncia em termos de igualdade. A perfeio do homem se daria atravs da busca de Deus.

Bons estudos! Mrcia

Potrebbero piacerti anche