Sei sulla pagina 1di 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAO E EXPRESSO DEPARTAMENTO DE LNGUA E LITERATURA ESTRANGEIRAS Disciplina: Introduo aos Estudos

da Linguagem - LLE 7040 2012.1 Professora: Adriana Kuerten Dellagnelo Aluno: Kau Otvio Ttulo da atividade: O que lngua(gem)? Ao estudar esta Unidade, voc pde perceber que definir lngua(gem), em nosso curso, parece revestir-se de complexidade maior do que fazer isso em outras reas de estudo. Propusemos a voc uma reflexo acerca de dois grandes eixos tericos a partir dos quais temos concebido lngua(gem) no mbito dos estudos lingsticos. Assim, releia com cuidado a Unidade I para responder s questes colocadas no quadro a seguir, o qual deve ser discutido no seu plo com seus colegas e tutor presencial. a) Concepo de lingua(gem) O que lingua(gem) para os tericos de vertente formalista? Para os tericos de vertente formalista, a lngua um sistema abstrato e de complexas estruturas, se mantendo em uso por conveno social (cadeira significa cadeira porque h um acordo social implcito entre os falantes de lngua portuguesa que lhe atribui tal significado). A lngua dividida por Saussure em langue (a lngua em si, como sistema abstrato), e parole (a utilizao dessa lngua em um contexto comunicativo), e formada por significante (o signo verbal/textual, a palavra, juno de fonemas ou de representantes grficos) e significado (a ideia qual a palavra remete, aquilo que se entende pela juno fontica de suas partes). O que interessa para os formalistas estud-la enquanto sistema, ou seja, imanentemente, em suas estruturas prprias e internas, e no inserida em um contexto social. Para eles, h tambm uma diviso clara entre lngua e linguagem, sendo que a linguagem uma faculdade mental de comunicao inerente a todos os seres, no s aos seres humanos, enquanto lngua um sistema especfico construdo para que faamos uso das faculdades da linguagem (por sistema especfico, temos as lnguas individuais, o ingls, portugus, russo, japons, etc.). O que lingua(gem) para os tericos de vertente sociologista? Para os tericos da vertente sociologista, a lngua s adquire valor num contexto social, pois no h lngua que no seja lngua em uso. Assim sendo, o prprio conceito tradicional de lngua, de vertente formalista, posto em xeque, pois para os sociologistas, a lngua no um sistema abstrato, mas um produto social em constante transformao, fruto das relaes humanas, atualizado constantemente, e residindo sobretudo na faculdade da fala/uso (parole, segundo a definio original em francs de Saussure). No h diferenciao real entre lngua e linguagem. Ainda cabe ressaltar que para os sociologistas a lngua serve tambm como estruturadora de pensamento, nas palavras de Vygostky, representa o real na ausncia do real.

b) E voc, como v essas distines? Ao meu ver, no h como negar que ambas as correntes de pensamento lingustico tenham seus mritos, e no apenas no contesto histrico-evolutivo da cincia lingustica. No podemos, por exemplo, afirmar com preciso qual das duas correntes a correta. Ambas so, desde que usadas, cada uma, para fins determinados. A lngua no deixa de possuir um sistema prprio, com regras de coerncia interna que podem ser identificadas, categorizadas e ordenadas estruturalmente, por mais que este sistema seja atualizado constantemente, tanto por prticas sociais corriqueiras, que vo pondo determinadas palavras ou hbitos lingusticos em uso ou desuso, como tambm pelas prprias autoridades lingusticas, que atualizam a norma culta de uma dada lngua, ou trazem as atualizaes sociais espontneas para a formalidade. Da mesma forma, no possvel afirmar a utilidade da lngua fora de um contexto comunicativo. A lngua, assim sendo, , foi e sempre ser fruto de interaes e necessidades sociais. Acredito, sobretudo, que a diferena entre as vertentes lingusticas resida no foco de pesquisa. Ambas so de grande utilidade, embora geralmente para estudos diferentes. Esse dualismo de correntes normal, inclusive saudvel, uma vez que principalmente atravs de movimentos dialticos entre correntes opostas que estamos sempre evoluindo e avanando, aumentando nosso corpus cientfico cada vez mais. O que no pode acontecer deixar que isso caia em odium academicum, com os tericos de diferentes correntes preocupando-se apenas em descreditar a corrente oposta, em vez de buscar um debate saudvel que traga nova luz s discordncias em voga.

Potrebbero piacerti anche