Sei sulla pagina 1di 8

Manual de instalao

RV 2

DESCRIO

Pg. 1

CARACTERSTICAS:
* CONTROLE ROTAO POR TEMPO - Atravs do corte de ignio temporizado. * GERENCIADOR DE BOOSTER - Manual ou automtico com 3 estgios configurveis (Solenides no inclusas) * SHIFT LIGHT - Progressivo de 4 leds incorporados e sada para Shift Light externo (canho no incluso) * BURN-OUT e PRE-STAGE - Limitadores programveis e com acionamento em um nico boto. * CORTE FINAL * DISPLAY LCD - Com seleo do modo de visualizao. * Gabinete compacto * Botes para acionamento de booster e cortes inclusos * Funciona em veculos de 4, 5, 6 e 8 cilindros * Faixa de funcionamento (mx: 9.900 RPM) * Tenso de operao 12V * Corrente mxima de corte 10A

APLICAO:
Pode ser utilizado em veculos que utilizam sistema de ignio convencional, uma bobina mais distribuidor, ou veculos que possuem mltiplas bobinas (ex: Fiat Marea, Honda Civic, Toyota Corolla). Para este caso necessrio solicitar a ODG o mdulo ODG-CS que lhe ser enviado gratuitamente, bastando enviar um e-mail para vendas@odginstruments.com.br com o cdigo de barras do seu 3STEP PRO e os dados do destinatrio. Em caso de dvidas recomendamos consultar nosso departamento tcnico para maiores instrues sobre a aplicao.
Acionamento do Booster Acionamento do Pre-Stage Chicote Principal Terminal COM (Cabo Vermelho/Preto) Terminal NC (Cabo Preto/Amarelo)

Booster e Shift sequencial Shift 100% Acima Direita Abaixo Esquerda

Fig. 01

Fig. 02

ODG Auto Acessrios Ltda R: Senador Benedito Valadares 560 - Bairro Industrial - Contagem - MG CEP 32223-030 Fone: +55 (31) 3363-3676 / 3363-4287 www.odginstruments.com.br

INSTALAO / PROGRAMAO LIGAO DOS CABOS : Conector 10 Vias


Cabo Vermelho : Cabo Preto: Cabo Marron: Cabo Verde: Cabo Roxo: Cabo Amarelo: Cabo Rosa: Cabo Cinza/Branco: Cabo Cinza/Amarelo: Cabo Cinza/Preto:

Pg. 2

- Alimentao positivo, +12V aps chave (mnimo 11,5V). - Alimentao negativo, conectar direto na bateria. - Alimentao negativo chassis, conectar a carcaa do veculo. - Entrada do sinal de rotao Hall (negativo da bobina ou sinal de rotao do sensor hall) - Entrada do sinal de rotao Magnetic Pickup - Sada negativa para acionamento de shift light externo, corrente max. 1,6A. - Auxiliar. (Verifique o esquema de conexo que atende a seu veculo) - Sada negativa para acionamento do Booster 1, corrente max. 1,6A. - Sada negativa para acionamento do Booster 2, corrente max. 1,6A. - Sada negativa para acionamento do Booster 3, corrente max. 1,6A.

Conector 2 Vias
Cabo Vermelho/Preto - Terminal COM. (Verifique o esquema de conexo que atende a seu veculo) Cabo Preto/Amarelo - Terminal NC. (Verifique o esquema de conexo que atende a seu veculo)

GUIA BSICO DE PROGRAMAO:


Para entrar no modo de programao basta pressionar a tecla "DIREITA, ser exibido na tela o menu inicial que permite a configurao do Booster. Para navegar nos menus de configurao basta pressionar as teclas #ACIMA ou $ABAIXO at o item desejado. Uma vez que o item que deseja alterar esteja sendo exibido no display, pressione novamente a tecla "DIREITA para entrar no modo de edio do item, ele ir piscar. Para alterar os valores pressione as teclas #ACIMA ou $ABAIXO at chegar ao valor desejado. Para confirmar a alterao pressione novamente "DIREITA. Ser solicitado uma confirmao da alterao, pressione "DIREITA para confirmar ou !ESQUERDA para cancelar a alterao. Se desejar retornar a uma tela anterior, pressione a tecla !ESQUERDA. Caso esteja em alguma tela do menu e no pressionar nenhum boto, em alguns segundos o aparelho retornar para a tela de RPM sem salvar as configuraes no confirmadas.

FUNCIONAMENTO:
Aps a instalao do aparelho, com a chave de ignio ligada, acesse o menu de configurao de Cilindros e " certifique-se que est configurado corretamente (" ), para alterar a quantidade de cilindros basta pressionar #ACIMA ou $ABAIXO e para confirmar pressione "DIREITA. Verificada a configurao, d a partida no motor e observe se est marcando corretamente a rotao. Obs.: Para veculos que possuem bobina dupla deve se configurar como marque corretamente a rotao. para que o 3STEP

PROGRAMAO

Pg. 3

CONFIGURAES:
FUNO SHIFT LIGHT PROGRESSIVA A funo Shift Light utilizada para indicar que foi atingido o valor de RPM configurado. Ao se atingir 90% do valor programado o primeiro led vermelho acende, o segundo em 93%, o terceiro em 96% e ao se atingir o valor que foi selecionado o quarto led acende. O 3STEP PRO possui tambm uma sada para acionar um canho externo (fio amarelo), que acionado juntamente com o quarto led vermelho. Observar que a corrente mxima suportada de 1,6A. " " " Para configurar a Shift siga os passos: (" ) FUNES CORTE FINAL, PRE-STAGE E BURNOUT: O Corte Final acionado automaticamente ao se atingir a rotao programada. Ele limita o giro do motor a esse valor mesmo que o condutor mantenha a acelerao. Nesse momento apresentado no display a indicao ou piscando, informando que foi alcanada a rotao maxima estabelecida. " " " Configurando o valor do Corte Final: (" ) Para utilizar as funes Pre-Stage e Burnout deve-se conectar o cabo de acionamento no aparelho no conector v (ao lado do chicote principal) conforme fig.2 da pagina 1. Para ativar a funo Pre-Stage mantenha pressionado o boto de acionamento. Enquanto a rotao no alcanar o valor configurado, aparecer no display a indicao que a funo est ativada ( ou , dependendo do modo de visualizao). Ao chegar na rotao programada o 3STEP limita o giro e a indicao do display comea a piscar indicando que o Pre-Stage est atuando. Para sair da funo basta soltar o boto. " " " ) Configurando o Pre-Stage (" A funo Burnout acionada pressionando e soltando rapidamente o mesmo boto do Pre-Stage, aparecer no ou , indicando quando est ativada ou atuando. Para sair da funo basta display a indicao pressionar e soltar rapidamente o boto. " " " Configurando o Burnout (" ) FUNO MODO DE VISUALIZAO DO DISPLAY O display LCD pode ser configurado para exibir a rotao de duas maneiras: RPM Grande: Para configurar esse modo siga os seguintes passos: " " " "

Nesse modo de visualizao a rotao exibida em caracteres grandes e o estado dos cortes so indicados na lateral, conforme a imagem acima. RPM Pequeno: Para utilizar esse modo siga os seguintes passos: " " " "

Esse modo de visualizao a rotao exibida em caracteres pequenos e tambm representado por uma barra grfica, o valor mximo da barra o prprio valor de corte final. Os estgios dos cortes so indicadas conforme a imagem acima.

PROGRAMAO

Pg. 4

CONFIGURAES:
FUNO BOOSTER: A funo Booster utilizada para acionar as vlvulas solenides ativando um sinal negativo nos cabos correspondentes a cada vlvula. O controle de booster pode ser configurado para ser usado dos seguintes modos: Modo Manual: Cada estgio acionado manualmente pressionando o boto do cabo de acionamento que dever estar ligado no conector u , conforme fig.2 da pagina 1 deste manual. Modo Manual 1: Neste modo as solenides vo funcionar de forma sequncial, mantendo ativas as solenides dos estgios anteriores. Ex: Booster1- somente LED1 e solenide1 ativos. Booster2 - solenide1,LED1, solenide2 e LED2 ativos. Booster3: solenide1,LED1, solenide2, LED2 ativos, solenide3, LED3 ativos Modo Manual 2: Neste modo as solenides vo funcionar de forma independente, mantendo aberta somente a solenide do estagio selecionado. Ex: Booster1- somete LED1 e solenide1 ativos. Booster2 - somente solenide2 e LED2 ativos. Booster3: Somente solenide 3 e LED3 ativos Para configurar o booster nos modos manuais 1 e 2 siga os passos abaixo: Configurando o Booster Manual (" " " " " )

Para desativar as solenides, mantenha o boto de acionamento pressionado por 3 segundos, os leds iro se apagar e as solenides sero desativadas. Modo Automtico: Ao se configurar o Booster em modo automtico ele passa a ser acionado por tempo (mximo 20,00s por estgio), no sendo mais necessrio o uso do cabo de acionamento u(cabo de booster). A contagem do tempo iniciada ao se soltar o boto do cabo de acionamento v para sair da funo Pre-Stage. Modo Automtico1: As solenides so acionadas em sequncia , mantendo ativas as solenides dos estgios anteriores. Modo Automtico2: As solenides so acionadas independentes, ficando somente o estgio selecionado ativo. Para desativar as solenides basta pressionar a tecla !ESQUERDA ou o boto de acionamento de Booster manual. Os tempos de acionamento dos 3 boosters devem ser configurados mesmo que no se utilize as trs sadas, nesse caso a sada que no ser utilizada deve ser configurada com tempo . No momento da configurao ser exibido na segunda linha do display o tempo total de cada estgio, contado a partir da sada do Pre-Stage e na primeira linha exibido o tempo em relao sada anterior. Para configurar o booster em modo automtico siga os seguintes passos: Configurando o Booster Automtico ( " " " " " )

PROGRAMAO

Pg. 5

CONFIGURAES:
FUNO CONTROLE DE ROTAO POR TEMPO (CORTE POR TEMPO): O 3STEP PRO possui controle de rotao por tempo com cinco estgios programveis. Ele utiliza-se de parmetros de RPM e tempo que devem ser programados pelo usurio. Esse controle utilizado para diminuir a perda de trao por excesso de rotao no momento da largada, criando uma curva RPM x TEMPO que tenta manter um aumento gradual da rotao assim que liberada a funo PreStage. Os valores ideais so obtidos aps algumas tentativas pois eles dependem das condies de trao da pista, tipo de pneus, relao de transmisso, etc. Para configurar o Controle de Rotao por Tempo siga os seguintes passos: Desativando o Corte por Tempo

Ativando o Corte por Tempo:

Estgio que est sendo configurado Tempo aps estgio anterior Tempo total (aps Pre-Stage) Rotao de corte do estgio.

Aps ser ativado o Corte por Tempo ser acionado automaticamente ao soltar o boto para sair da funo PreStage, aps passado o tempo de acionamento do quinto valor programado a rotao liberada e o valor limite de rotao passa a ser novamente o programado para corte final.
Termo de garantia
A ODG AUTO ACESSRIOS LTDA garante o funcionamento deste produto pelo perodo de 12 meses corridos a contar da data de venda, contra defeitos de fabricao. Neste perodo, se for verificado e comprovado defeito em peas ou na montagem, oriundos do processo de fabricao o produto dever ser encaminhado para o fabricante para que seja efetuado o reparo, os custos com reparo e mo de obra correro por conta do fabricante. A garantia se refere apenas ao funcionamento do aparelho, excluido-se reposio de embalagens, peas adicionais e danos de aparncia exterior. O produto perder imediatamente sua garantia em casos de violao/reparo no autorizados, danos causados por manuseio e ou instalao incorreta, mau uso ou desgaste natural. As despesas decorrentes com a remessa de encomenda postal, seguro e transporte so de responsabilidade nica e exclusiva do proprietrio.

INSTALAO veculos equipados com ignio por platinado


BATERIA CHAVE DE IGNIO Positivo original da bobina

Pg. 6

Negativo original da bobina

cortar

ROSA VERMELHO VERMELHO/PRETO

DISTRIBUIDOR COM PLATINADO

PRETO/AMARELO

VERDE

CHASSIS

MARROM
conectar no chassis

Somente o cabo PRETO/AMARELO dever ser ligado no terminal positivo da bobina. Todos os cabos que estavam ligados nesse terminal devem ser ligados no cabo VERMELHO/PRETO.

BATERIA

PRETO
conectar direto na bateria

INSTALAO veculos com mdulo de ignio original (Bosch) e bobina de 2 terminais


BATERIA CHAVE DE IGNIO Positivo original da bobina cortar ROSA VERMELHO VERMELHO/PRETO

MDULO DE IGNIO ORIGINAL

Negativo original da bobina

X *

PRETO/AMARELO

DISTRIBUIDOR HALL ou Magnetic Pick-Up

VERDE

CHASSIS

MARROM
conectar no chassis

Somente o cabo PRETO/AMARELO dever ser ligado no terminal positivo da bobina. Todos os cabos que estavam ligados nesse terminal devem ser ligados no cabo VERMELHO/PRETO.

BATERIA

PRETO
conectar direto na bateria

INSTALAO
DISTRIBUIDOR HALL ou Magnetic Pick-Up

veculos com mdulo de ignio original (Bosch) + mdulo Thunder


MDULO DE IGNIO ORIGINAL

Pg. 7

CHASSIS

MARRON
conectar no chassis

BATERIA CHAVE DE IGNIO

BATERIA

PRETO
conectar direto na bateria painel

Negativo original da bobina

cortar CHAVE DE IGNIO

cortar

X
VERMELHO

X
PRETO/AMARELO VERDE VERMELHO/PRETO

BATERIA

PRETO

BRANCO BATERIA VERMELHO GROSSO PRETO GROSSO BATERIA

Somente os cabos PRETO e LARANJA devem estar conectados aos terminais da bobina. Os cabos originais da bobina devem ser conectados conforme o esquema.

INSTALAO booster e shift light


SHIFT LIGHT BATERIA CHAVE DE IGNIO

AMARELO

CINZA/BRANCO

SOLENIDE 1

CINZA/AMARELO

SOLENIDE 2

CINZA/PRETO

SOLENIDE 3

* Todas as sadas possuem capacidade mxima de 1,6A

ESTRUTURA DOS MENUS

Pg. 8

OU

Potrebbero piacerti anche