Sei sulla pagina 1di 4

TCNICAS DE MOBILIZAO ARTICULAR

GANALVES, Aline F. OLIVEIRA, Evelyn Mariela C. SANTIAGO, Mirian Cristina S.


Discentes do Curso de Fisioterapia FAIT

RESUMO A mobilizao articular uma tcnica largamente usada na Fisioterapia para o tratamento das mais diversas doenas articulares. Surgiu por volta de 1940, e foi readaptada por diversos profissionais, ao longo dos anos, se tornando cada vez mais eficaz. classificada como um recurso teraputico manual, pois o profissional fisioterapeuta aplica as manipulaes com suas mos e o seu corpo, sem fazer uso de qualquer aparelho ou instrumento. Palavras-chave: mobilizao articular, recurso teraputico manual, fisioterapia. SUMMARY The joint mobilization is a technique widely used in physiotherapy for the treatment of several joint diseases. Arose around 1940, and was redrafted by various professionals over the years, becoming increasingly effective. It is classified as a therapeutic resource manual, because the professional physiotherapist applies the manipulations with his hands and his body, without making use of any device or instrument. Key words: joint mobilization, therapeutic resource manual, Physiotherapy.

1. INTRODUO Um movimento restringido numa extremidade est associado a um distrbio mecnico na proporo normal entre rolamento e deslizamento da articulao. O objetivo da mobilizao articular a restaurao da folga articular, ou seja, normalizar o rolamento-deslizamento que ocorre durante o movimento ativo. Realizam essa restaurao atravs do alongamento da cpsula articular e outros tecidos peri-articulares. As primeiras tcnicas de mobilizao articular aplicavam movimentos rotacionais por meio de grandes alavancas. As foras compressivas geradas por esses movimentos, algumas vezes, chegavam a lesar articulaes. Ento, a tcnica foi mudando, para alavancas mais curtas at se aperfeioar.

Dois grandes nomes se destacaram nessa transio: James Mennell e Freddy Kaltenborn. Mennell foi o primeiro a introduzir as alavancas mais curtas e Kaltenborn introduziu os movimentos sseos translatricos na forma de trao e deslizamento, visando reduzir as foras de compresso articular. 2.CONTEDO As mobilizaes articulares restauram e mantm o funcionamento normal e indolor em articulaes com hipomobilidade reversvel e pode retardar a hipomobilidade articular progressiva. Para realizar a mobilizao articular primeiramente, deve-se analisar a amplitude de deslizamento normal, a fim de atingir o deslizamento articular suficiente, evitando qualquer leso articulao. Tambm, o procedimento deve ser iniciado visando diminuir a dor e o espasmo muscular ou aumentar a mobilidade dos tecidos moles, pois a disfuno desses tecidos pode alterar o movimento articular. O ritmo utilizado para o alongamento depende das condies das estruturas, como: apenas reduo do deslizamento articular ou rigidez dos tecidos moles circunjacentes. Se houver diminuio do deslizamento articular, dever ser aplicada uma trao curta e intermitente ou a mobilizao por deslizamento. Se o problema for encurtamento de tecidos moles que limitam a articulao, o alongamento pode ser sustentado por um minuto ou mais. Entre cada alongamento, a articulao no deve retornar sua posio de repouso, mas sim, deve ser mantida nas proximidades finais da sua amplitude, sendo alongada subseqentemente. Para facilitar o processo aplica-se uma fora de alongamento durante o perodo de relaxamento que se segue a uma contrao isomtrica dos msculos tensos que esto restringindo o movimento. Mobilizao por trao e mobilizao por deslizamento no devem reproduzir os sintomas dominantes do paciente. Contudo, uma sensao de desconforto uma resposta normal ao alongamento. No se deve praticar a tcnica se a resposta for espasmo protetor, dor significativa ou sintomas em locais onde no est sendo realizada o procedimento. A mobilizao por deslizamento na direo restringida pode ser dolorosa numa articulao sob severa restrio. Nesse caso, aplica-se primeiro o mtodo com trao ou deslizamento nas direes isentas de dor, at que

a articulao esteja mais mvel ou menos dolorosa. Mobilizaes com alongamento so contra-indicadas se a percepo de fim de movimento for do tipo duro ou significativamente firme, ou se a percepo de fim de movimento for do tipo mole numa articulao hipermvel. Os efeitos de uma manipulao bem sucedida podem ser dois: restaurao da mobilidade, incluindo a atividade articular; efeito reflexo intenso sobre todas as estruturas envolvidas. Todas essas mudanas podem, e devem, ser clinicamente avaliada e demonstrada por mtodos fisiolgicos. Existem diversas variaes das manipulaes articulares, pesquisadas e comprovadas por diversos profissionais como, todas com a mesma finalidade: normalizar os distrbios articulares. Veremos trs dessas variaes de mobilizao articular, onde cada mtodo leva o nome de seus criadores: Mtodo MacKenzie: elaborada pelo fisioterapeuta R.A. MacKenzie aborda o tratamento das dores da coluna. Usa os movimentos do prprio paciente para alivio da dor e recuperao da funo. Aplicada em pacientes que sofrem de dores agudas,subagudas ou crnicas, com irradiao para membros superiores ou inferiores e restrio de movimento. Nesse mtodo as algias de coluna so classificadas em 3 categorias diferentes: Sndrome Postural (deformao mecnica de origem postural, decorrente da m postura esttica e prolongada, em pacientes com menos de 30 anos, sedentrios) onde o tratamento visa a correo e orientao postural; Sndrome da Disfuno (decorrente do encurtamento ou fibrose dos tecidos que rodeiam os segmentos vertebrais,acometendo pacientes acima de 30 anos, que referem rigidez maior pela manh) onde o tratamento consiste na orientao postural, alongamento de parte moles e do tecido fibrtico; e finalmente a Sndrome do Desarranjo (de todas as sndromes de coluna vertebral a mais limitante, geralmente causada por hrnias de disco, ou decorrentes das sndromes anteriores quando no tratadas) o tratamento consiste na reduo do deslocamento do ncleo pulposo do disco intervertebral provocando uma centralizao dos sintomas, ou seja, trazendo a dor irradiada de uma regio distal para mais proximal no membro acometido e prevenindo a reincidncia e aplicando orientao postural.

Mtodo Kaltenborn: desenvolvido por Freddy Kaltenborn, fisioterapeuta noruegus, um mtodo que se baseia na terapia manipulativa ortopdica (TMO).Consiste em ajustes manuais (mobilizao/manipulao) feitos nas articulaes, em especial na coluna vertebral, visando liberar as estruturas nervosas de pinamentos ou irritaes. Conceito Mulligan: criado pelo fisioterapeuta Brian Robert Mulligan, fisioterapeuta da Nova Zelndia, uma tcnica que consegue reunir a manipulao passiva com o movimento ativo. Usada em todos as articulaes um processo indolor(quando realizada corretamente), onde podem combinar movimentos acessrios passivos exclusivos e passivos combinados com movimentos fisiolgicos ativos. As mobilizaes da coluna s vezes associada movimentos de membros inferiores ou membros superiores e podem utilizar cargas ou no. 3.CONCLUSES A mobilizao articular no apenas uma tcnica, mas sim vrios mtodos associados a fim de tratar de disfunes articulares, sem causar dor ou qualquer outro desconforto ao paciente. Por ser um tratamento no invasivo largamente usado e de poucas contra indicaes. O mais importante que o profissional de fisioterapia que exercer a tcnica use sempre de seu bom senso, analisando as capacitaes ou incapacitaes do paciente. 4. Referncias BIENFAIT, Marcel. Os Desequilbrios Estticos: Fisiologia, Patologia e tratamento fisioteraputico, Editora Summus, Brasil: 1995. MAKOFSKY, H.W. Coluna Vertebral: Terapia Manual. 1 Edio, Editora LAB, So Paulo: 2005.

Potrebbero piacerti anche