Sei sulla pagina 1di 20

Pessoa Jurdicas de Direito Pblico e Privado e Responsabilidade Civil

Esse presente artigo, fala sobre as Pessoas Jurdicas, Sobre o Incio de sua existncia at sua extino. Ressalta tambm as Pessoas Jurdicas de Direito Pblico e Privado, e a sua responsabilidade.
Texto enviado ao JurisWay em 13/9/2011.

Indique aos amigos

PESSOAS JURIDICAS 1 INTRODUO Pessoas jurdicas para Carlos Roberto Gonalves so Entidades que a lei confere personalidade, capacitando-as a serem sujeitos de direitos e obrigaes (Carlos Roberto, 2008, pag.182). Conforme o Art. 41 do cdigo civil, as pessoas jurdicas so de Direito Pblico, interno e externo e de Direito Privado. H duas teorias relacionadas s pessoas jurdicas, as Negativistas e as Afirmativas, a primeira ela nega a existncia da pessoa jurdica que era a teoria civilista de 1916, hoje temos as afirmativas que afirma a existncia da pessoa jurdica, dentro das teorias afirmativas so trs que devemos citar que so a Ficcionista, a Realista e da Realidade Tcnica. A terica Ficcionista, ela v a pessoa jurdica como uma fico, pois sua existncia decorre da lei, j a teoria da Realidade, a pessoa jurdica um ser real e por fim a da Realidade Tcnica que utilizada hoje, que nada mais a juno das duas teorias, ela existe conferncia da personalidade decorrente da lei. 2 SURGIMENTO DA PESSOA JURIDICA A Pessoa Jurdica surge atravs da vontade humana, o ato constitutivo o poder de constituir, estabelecer e firmar estatuto, o ato constitutivo pode ser Contrato Social ou Estatuto, conforme a pessoa jurdica a ser criada. A primeira a vontade de duas ou mais pessoas que contribui como bens ou servios, para determinado fim mediante atividade econmica, a partilhar entre si os resultados. O Estatuto so pessoas jurdicas tambm com interesse do lucro, que ser revertido em sua finalidade. A Existncia legal das pessoas jurdicas de Direito Privado, s comea com o seu registro do ato constitutivo no devido rgo competente. Conforme art. 45 do Cdigo Civil Comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessria de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo. O registro da Sociedade empresria feita na Junta Comercial, que mantm o Registro Pblico de Empresas Mercantis, Os Estatutos e os atos constitutivo das demais pessoas jurdicas de direito privado, so registrados em Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas, Mas as sociedades simples de advogados s podem ser registradas pela OAB Ordem dos Advogados do Brasil. No registro sero

colocadas todas as obrigaes e deveres da empresa, direito a nome, a que ramo ser utilizado, participao dos scios a sede e entre vrios outros. O ato constitutivo pode ser cancelado, no prazo de trs anos salvo pargrafo nico, atravs da vontade dos scios ou por determinao judicial. Lembrando que uma vez constituda a pessoa jurdica, cria uma separao entre pessoa fsica e pessoa jurdica, elas constituem patrimnios separados. Pois elas respondero por seus atos mediante a sua personalidade. H apenas uma maneira da pessoa fsica responder pelos atos da pessoa jurdica, no caso de desconsiderao da pessoa jurdica, a exemplo de algum criar uma empresa fantasma, apenas para enriquecer o seu patrimnio pessoal, fazendo emprstimos no nome da pessoa jurdica, a fim de enriquecer. Mediante o art. 50 do cdigo civil cabe ao juiz e ao ministrio pblico intervir, e por fim no seu funcionamento. 3 SOCIEDADES IRREGULARES E SOCIEDADES SEM PERSONALIDADE As sociedades irregulares so sociedades que no tem registro, ela considerada irregular, muito comum vermos no dia-a-dia, como o caso de camels ou uma lanchonete, mesmo sendo irregular eles respondem subsidiariamente por seus atos de forma direta. Para se provar a sociedade necessria que outras pessoas provem que aquele estabelecimento exista. 4 DIREITO PBLICO E DIREITO PRIVADO. Conforme o cdigo civil as pessoas jurdicas de Direito publico so I - Unio, II - O Estado Distrito, federal, III - os Municpios IV - as autarquias e as entidades pblicas criadas por lei. E de Direito Pblico Externo so os Estados Estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo Direito Internacional pblico, por exemplo, a ONU, pois ela de direito pblico, regida pelo direito internacional. Conforme o art. 43 As pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos de seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvando direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, culpa ou dolo, ou seja, fala sobre a responsabilidade civil das pessoas jurdicas, a responsabilidade ela pode ser objetiva quando tem a obrigao de reparar outrem, no caso de Culpa quando ela age com (negligncia, imprudncia e impercia) no caso de Dolo (Quando tem a INTENO de causar o dano), lembrando que culpa ou dolo tanto para o Direito Civil como para o Direito Penal. H exemplo de um carro, em nome do Estado, vier causar dano e terceiro, sendo que o dano foi praticado por imprudncia, o Estado que ser o responsvel para reparar o dano causado pelo seu agente, sendo que o Estado pode entrar com uma ao regressiva a pessoa que estava conduzindo o carro, provando o contrrio, pois o particular agiu com culpa cabe o condutor nesse caso entrar com ao regressiva contra o proprietrio particular.

Mediante art. 44 CC, As pessoas jurdicas de direito privado so I Associaes, II As Sociedades, III as Fundaes, IV Organizaes Polticas, v os partidos polticos, lembrando que as empresas de Direito privado, a sua existncia legal se d no registro no devido rgo competente. Apenas as Sociedades buscam o lucro, e o lucro obtido

sero reinvestidos entre os scios, as sociedades podem ser Empresariais ou Simples, as empresarias seu registro deve ser feito na Junta Comercial e as Simples em qualquer Cartrio de Registro Civil de Pessoas Jurdicas. . Sobre a responsabilidade civil das empresas, ela diferente, h duas maneiras que a contratual (mediante prova) e a Legal (objetiva) seguidos dos art. 186/187 e 927, que fala de responsabilidade civil e atos ilcitos, que deve reparar o dano causado outrem, e a empresa tambm ser responsabilizada. Associao a unio de vrias pessoas que se organizem para fins no econmicos, a exemplo de associaes religiosas, culturais. As Sociedades elas podem ser Simples (Sociedades LTDA) e Empresariais (Sociedades Annimas), no caso de sociedades LTDA, qualquer empresa criada atravs da vontade de duas ou mais pessoas e for criado o devido registro, j as sociedades ANNIMAS, no caso o BB, empresa sociedade annima tem capital do governo e privado. As Fundaes todo seu patrimnio dever ser utilizada para um devido fim, somente ser criada a fundao atravs de Escritura Pblica ou Testamento, os lucros das fundaes podem ser usados para fins religiosos, morais, culturais e de assistncia.

DESCONSIDERAO DAS PESSOAS JURIDICAS

Bom como j citado acima, a extino da pessoa jurdica se d com o desvio de finalidade ou pela confuso patrimonial, cabendo ao juiz ou ao ministrio pblico a sua cassao, ou ento a pessoa natural tentar se apropriar ilicitamente dos bens da sua personalidade jurdica.

CONSIDERAES FINAIS. As pessoas jurdicas so sujeitos de Direitos e obrigaes, elas so criadas atravs da vontade de duas ou mais pessoas, uma vez constituindo a pessoa jurdica, ela passa a ter vida prpria, ela ser responsabilizada de acordo com o ato que for praticado. Ela s vlida mediante o ato constitutivo que pode ser Contrato social ou Estatuto, conforme a sociedade a ser criada. Importante ressaltar que ela ao nomear algum representante, e ele resultar algum dano a outrem, a empresa ser responsabilizada conforme o ato praticado. A pessoa jurdica independente da pessoa fsica, pois ela ir responder de acordo com a sua personalidade, apenas nas desconsideraes da pessoa jurdica a pessoa fsica pode responder pela pessoa jurdica. Na regra geral, sabemos que as associaes elas no visam o lucro, mas na prtica um pouco diferente, como eu coloquei exposto, ela pode sim obter lucro mas apenas para ser reinvestido em sua finalidade.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS GONALVES, Carlos Roberto. DIREITO CIVIL PARTE GERAL. Ed. Saraiva, 2008 Professor Diego Peterson (assuntos abordados em sala)

Pessoa Jurdica
Direito Civil - Teoria Geral do Direito Civil Conceito, fundaes particulares, sociedade civil e comercial, associaes, empresa pblica, sociedade de economia mista, capacidade e responsabilidade da pessoa jurdica e domiclio.

Conceito: a unidade de pessoas naturais ou de patrimnio, que visa consecuo de certos fins, reconhecida pela ordem jurdica como sujeito de direitos e obrigaes; so 3 os seus requisitos: organizao de pessoas ou de bens; lcitude de seus propsitos ou fins; capacidade jurdica reconhecida por norma. Pessoas jurdicas de direito pblico externo: pases estrangeiros, organismos internacionais, como ONU, OEA, etc.. Pessoas jurdicas de direito pblico interno: Unio, Estados, Municpios, os Territrios e as autarquias. Pessoas jurdicas de direito privado: sociedades civis ou comerciais, as associaes, os partidos polticos, as fundaes e as entidades paraestatais, como as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e os servios sociais autnomos; so institudas por iniciativa de particulares, conforme o art. 16 do CC. Fundaes particulares: um acervo de bens livres, que recebe da lei a capacidade jurdica para realizar as finalidades pretendidas pelo seu instituidor, em ateno aos seus estatutos; sua natureza consiste na disposio de certos bens em vista de determinados fins especiais, logo esses bens so inalienveis (RT, 252:661); uma vez que assegura a concretizao dos objetivos colimados pelo fundador, embora, em certos casos, comprovada a necessidade de venda, esta possa ser autorizada pelo magistrado, ouvido o MP, que a tutela, para oportuna aplicao do produto em outros bens destinados ao mesmo fim (RT, 242:232, 172:525, 422:162; CC, arts. 26 e 30).

Sociedade civil: que visa fim econmico ou lucrativo, que deve ser repartido entre os scios, sendo alcanado pelo exerccio de certas profisses ou pela prestao de servios tcnicos; tem ela uma certa autonomia patrimonial e atua em nome prprio, pois sua existncia distinta dos scios (CC, art. 20), de modo que os dbitos destes no so da sociedade e vice-versa. Associaes: a que no tem fim lucrativo ou inteno de dividir o resultado, embora tenha patrimnio, formado por contribuio de seus membros para a obteno de fins culturais, educacionais, esportivos, etc. Sociedades comerciais: visam lucro, mediante exerccio de atividade mercantil; para diferenci-la da civil, basta considerar-se a natureza das operaes habituais; se estas tiverem por objeto atos de comrcio, a sociedade ser comercial, caso contrrio, civil. Empresa pblica: a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, criada por lei para a explorao de atividadeeconmica que o governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou de convenincia administrativa, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito. Sociedade de economia mista: a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado criada por lei para a explorao de atividade econmica, sob forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam em sua maioria a Unio ou entidade de Administrao Indireta. Existncia legal: as pessoas jurdicas de direito pblico iniciam-se em razo de fatos histricos, de criao constitucional, de lei especial e de tratados internacionais, se tratar-se de pessoa jurdica de direito pblico externo; nas pessoas de direito privado, o fato que lhes d origem a vontade humana, sem necessidade de qualquer ato administrativo de concesso ou autorizao, salvo os casos especiais do CC (arts. 18 e 20, 1 e 2), porm a sua personalidade jurdica permanece em estado potencial, adquirindo status jurdico, quando preencher as formalidades ou exigncias legais; o processo gentico apresenta-se em 2 fases: a do ato constitutivo, que deve ser escrito, e a do registro pblico. Capacidade da pessoa jurdica: decorre da personalidade que a ordem jurdica lhe reconhece por ocasio de seu registro; essa capacidade estende-se a todos os campos do direito; pode exercer todos os direitos subjetivos, no se limitando esfera patrimonial;

tem direito identificao, sendo dotada de uma denominao, de um domiclio e de uma nacionalidade; a pessoa jurdica tem capacidade para exercer todos os direitos compatveis com a natureza especial de sua personalidade. Responsabilidade contratual: a pessoa jurdica de direito pblico e privado, no que se refere realizao de um negcio jurdico dentro do poder autorizado pela lei ou pelo estatuto, deliberado pelo rgo competente, responsvel, devendo cumprir o disposto no contrato, respondendo com seus bens pelo inadimplemento contratual (CC, art. 1.056); ter responsabilidade objetiva por fato e por vcio do produto e do servio. Responsabilidade extracontratual: as pessoas de direito privado devem reparar o dano causado pelo seu representante que procedeu contra o direito; respondem pelos atos ilcitos praticados pelos seus representantes, desde que haja presuno juris tantum de culpa in ligendo ou in vigilando , que provoca a reverso do nus da prova, fazendo com que a pessoa jurdica tenha de comprovar que no teve culpa nenhuma (STF, Smula 341); as pessoas de direito pblico so civilmente responsveis por atos dos seus representantes que nessa qualidade causem danos a terceiros, procedendo de modo contrrio ao direito ou faltando dever prescrito por lei, salvo o direito regressivo contra os causadores do dano; bem como as de direito privado que prestem servios pblicos. Domiclio: a sua sede jurdica, onde os credores podem demandar o cumprimento das obrigaes; o local de suas atividades habituais, de seu governo, administrao ou direo, ou, ainda, o determinado no ato constitutivo. Fim da pessoa jurdica: as pessoas de direito pblico extinguem-se pela ocorrncia de fatos histricos, por norma constitucional, lei especial ou tratados internacionais; termina a pessoa de direito privado, conforme prescreve os arts. 21, 22, nico, e 30, nico, do CC: a) pelo decurso do prazo de sua durao; b) pela dissoluo deliberada unanimemente entre os membros; c) por determinao legal, quando se der qualquer uma das causas extintivas previstas no art. 1.399 do CC; d) por ato governamental; e) pela dissoluo judicial. Percebe-se que a extino da pessoa jurdica no se opera de modo instantneo; qualquer que seja o fator extintivo, tem-se o fim da entidade; porm se houver bens de seu patrimnio e dvidas a resgatar, ela continuar em fase de liquidao, durante a qual subsiste para a realizao do ativo e pagamento de dbitos, cessando, de uma vez, quando se der ao acervo econmico o destino prprio; sua existncia finda pela sua dissoluo e liquidao.

Grupos despersonalizados: constituem um conjunto de direitos e obrigaes, de pessoas e de bens sem personalidade jurdica e com capacidade processual, mediante representao; dentre eles podemos citar a famlia, as sociedades irregulares, a massa falida, as heranas jacente e vacante, o esplio e o condomnio. Despersonalizao da pessoa jurdica: o rgo judicante est autorizado a desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade, se houver, de sua parte: abuso de direito, desvio ou excesso de poder, lesando consumidor; infrao legal ou estatutria, por ao ou omisso, em detrimento ao consumidor; falncia, insolvncia, encerramento ou inatividade, em razo de sua m administrao; obstculo ao ressarcimento dos danos que causar aos consumidores, pelo simples fato de ser pessoa jurdica (Lei 8.078/90, art. 28); na hiptese de desconsiderao, haver responsabilidade subsidiria das sociedades integrantes do grupo societrio e das controladas, responsabilidade solidrias das sociedades consorciadas e responsabilidade subjetiva das coligadas, que respondero se sua culpabilidade for comprovada.

Dos Bens
Direito Civil - Teoria Geral do Direito Civil Bens corpreos e incorpreos, mveis e imveis, fungveis e infungveis, consumveis e inconsumveis, divisveis e indivisveis, principais e acessrios, particulares e pblicos, benfeitorias e frutos.

Conceito: bens so as coisas materiais ou imateriais que tm valor econmico e que podem servir de objeto a uma relao jurdica; para que o bem seja objeto de uma relao jurdica preciso que ele apresente os seguintes caracteres, idoneidade para satisfazer um interesse econmico, gesto econmica autnoma e subordinao jurdica ao seu titular. Bens corpreos e incorpreos: corpreos so os que tm existncia material, como uma casa, um terreno, um livro; so o objeto do direito; incorpreos so os que no tm existncia tangvel e so relativos aos direitos que as pessoas fsicas ou jurdicas tm sobre as coisas, sobre os produtos de seu intelecto ou com outra pessoa, apresentando valor econmico, tais como os direitos reais, obrigacionais e autorais.

Bens mveis e imveis: mveis so os que podem ser transportados por movimento prprio ou removidos por fora alheia; imveis so os que no podem ser transportados sem alterao de sua substncia. Bens imveis por sua natureza: abrange o solo com sua superfcie, os seus acessrios e adjacncias naturais, compreendendo as rvores e frutos pendentes, o espao areo e o subsolo. Bens imveis por acesso fsica artificial: inclui tudo aquilo que o homem incorporar permanentemente ao solo, como a semente lanada terra, os edifcios e construes, de modo que no se possa retirar sem destruio, modificao, fratura ou dano. Bens imveis por acesso intelectual: so todas as coisas mveis que o proprietrio do imvel mantiver, intencionalmente, empregadas em sua explorao industrial, aformoseamento oucomodidade. Bens imveis por determinao legal: so direitos reais sobre imveis (usofruto, uso, habitao, enfiteuse, anticrese, servido predial), inclusive o penhor agrcola e as aes que o asseguram; aplices da dvida pblica oneradas com a clusula de inaliebilidade, decorrente de doao ou de testamento; o direito sucesso aberta, ainda que a herana s seja formada de bens mveis. Bens mveis por natureza: so as coisas corpreas que se podem remover sem dano, por fora prpria ou alheia, com exceo das que acedem aos imveis, logo, os materiais de construo, enquanto no forem nela empregados, so bens mveis. Bens mveis por antecipao: so bens imveis que a vontade humana mobiliza em funo da finalidade econmica; ex: rvores, frutos, pedras e metais, aderentes ao imvel, so imveis; separados, para fins humanos, tornam-se mveis; ex: so mveis por antecipao rvores convertidas em lenha. Bens mveis por determinao de lei: so os direitos reais sobre objetos mveis e as aes correspondentes, os direitos de obrigao e as aes respectivas e os direitos de autor. Bens fungveis e infungveis: fungveis so os bens mveis que podem ser substitudos por outros de mesma espcie, qualidade e quantidade; infungveis so os insubstituveis, por existirem somente se respeitada sua individualidade. Bens consumveis e inconsumveis: consumveis so os que se destroem assim que vo sendo usados (alimentos em geral); inconsumveis so os de natureza durvel, como um livro. Bens divisveis e indivisveis: divisveis so aqueles que podem ser fracionados em pores reais; indivisveis so aqueles que no podem ser fracionados sem se lhes alterar a substncia, ou que, mesmo divisveis, so considerados indivisveis pela lei ou pela vontade das partes. Bens singulares e coletivos: as coisas singulares so as que, embora reunidas, se consideram de per si, independentemente das demais; so consideradas em sua individualidade; coletivas so as constitudas por vrias coisas singulares, consideradas em conjunto, formando um todo nico, que passa a ter individualidade prpria, distinta de seus objetos componentes, que conservam sua autonomia funcional. Bens principais e acessrios: principais so os que existem em si e por si, abstrata ou concretamente; acessrios so aqueles cuja existncia supe a existncia do principal. Bens particulares e bens pblicos: so respectivamente, os que pertencem a pessoas naturais ou jurdicas de direito privado e os que pertencem as pessoas jurdicas de direito pblico, polticas, Unio, aos Estados a aos Municpios. Bens pblicos de uso comum do povo: so os que embora pertencentes as pessoa jurdica de direito pblico interno, podem ser utilizados, sem restrio e gratuitamente, por todos, sem necessidade de qualquer permisso especial. Bens pblicos de uso especial: so utilizados pelo prprio poder pblico, constituindo-se por imveis aplicados ao servio ou estabelecimento federal, estadual ou municipal, como prdios onde funcionam tribunais, escolas pblicas, secretarias, ministrios, etc; so os que tm uma destinao especial. Bens pblicos dominicais: so os que compem o patrimnio da Unio, dos Estados ou dos Municpios, como objeto do direito pessoal ou real dessas pessoas; abrangem bens mveis ou imveis. Bens que esto fora do comrcio: os bens alienveis, disponveis ou no comrcio, so os que se encontram livres de quaisquer restries que impossibilitem sua transferncia ou apropriao, podendo, portanto, passar, gratuita ou onerosamente, de um patrimnio a outro, quer por sua

natureza, quer por disposio legal, que permite, por exemplo, a venda de bem pblico; os bens inalienveis ou fora do comrcio so os que no podem ser transferidos de um acervo patrimonial a outro ou insuscetveis de apropriao. Bens inalienveis por sua natureza: so os bens de uso inexaurvel, como o ar, o mar, a luz solar; porm a captao, por meio de aparelhagem, do ar atmosfrico ou da gua do mar para extrair certos elementos com o escopo de atender determinadas finalidades, pode ser objeto de comrcio. Bens legalmente inalienveis: so os que, apesar de suscetveis de apropriao pelo homem, tm sua comercialidade excluda pela lei, para atender aos interesses econmico-sociais, defesa social e proteo de determinadas pessoas; podero ser alienados, por autorizao legal apenas em certas circunstncias e mediante determinadas formalidades; entram nessa categoria: os bens pblicos; os dotais; os das fundaes; os dos menores; os lotes rurais remanescentes de loteamentos j inscritos; o capital destinado a garantir o pagamento de alimentos pelo autor do fato ilcito; o terreno onde est edificado em edifcio de condomnio por andares; o bem de famlia; os mveis ou imveis tombados; as terras ocupadas pelos ndios. Bens inalienveis pela vontade humana: so os que lhes impe clusula de inalienabilidade, temporria ou vitalcia, nos casos e formas previstos em lei, por ato inter vivos ou causa mortis. Benfeitorias: so bens acessrios acrescentados ao imvel, que o bem principal; podem ser necessrias (imprescindveis conservao do imvel ou para evitar-lhe a deteriorao), teis (aumentam ou facilitam o uso do imvel) e volupturias (embelezam o imvel, para mero deleite ou recreio). Frutos: so bens acessrios que derivam do principal; podem ser naturais (das rvores), industriais (da cultura ou da atividade) e civis (do capital, como os juros). Bem de famlia: divide-se em voluntrio e legal; voluntrio um instituto em que o casal, ou um dos cnjuges, destina um imvel prprio para domiclio da famlia, com a clusula de ficar isento de execuo por dvidas, salvo as que provierem de impostos relativos ao mesmo imvel (art. 70, CC); essa iseno durar enquanto viverem os cnjuges a at que os filhos completem a maioridade, no podendo o imvel ter outro destino ou ser alienado, sem o consentimento dos interessados e dos seus representantes legais; tambm no entra no inventrio, nem ser partilhado, enquanto continuar a residir nele o cnjuge sobrevivente ou filho menor (art. 20 do Dec-Lei 3.200/41); o institudo pela Lei 8.009/90, que estabeleceu a impenhorabilidade geral de todas as moradias familiares prprias, uma para cada famlia, independentemente de qualquer ato ou providncia dos interessados; a impenhorabilidade abrange os seguintes bens, desde que quitados: a casa e seu terreno, os mveis que guarnecem a casa, as plantaes, as benfeitorias de qualquer natureza e todos os equipamentos, inclusive os de uso profissional; se a casa for alugada, aplica-se aos bens mveis, que guarnecem a residncia; se for imvel rural, aplica-se s a sede de moradia mveis.

Negcio Jurdico
Direito Civil - Teoria Geral do Direito Civil Conceito, classificao, interpretao, elementos constitutivos, capacidade do agente, objeto lcito e possvel, consentimento.

Conceito: o poder de auto-regulao dos interesses que contm a enunciao de um preceito, independentemente do querer interno. Os negcios jurdicos: classificam-se: 1) quanto as vantagens que produz, em gratuitos e onerosos; 2) quanto s formalidades, em solenes e no solenes; 3) quanto ao contedo, em patrimoniais e extrapatrimoniais; 4) quanto manifestao de vontade, em unilaterais e bilaterais; 5) quanto ao tempo em que produzem efeitos, em inter vivos e causa mortis;

6) quanto aos seus efeitos, em constitutivos, se sua eficcia operar-se ex nunc, ou seja, a partir do momento da concluso (compra e venda, por exemplo), e declarativos, em que a eficcia ex tunc, ou melhor, s se efetiva a partir do momento em que se operou o fato a que se vincula a declarao de vontade (diviso de condomnio, partilha); 7) quanto sua existncia, em principais e acessrios; 8) quanto ao exerccio dos direitos, em negcios de disposio e de simples administrao. Interpretao do negcio jurdico: pode ser: declaratria, se tiver por escopo expressar a inteno dos interessados; integrativa, se pretender preencher lacunas contidas no negcio, por meio de normas supletivas, costumes, etc; construtiva, se objetivar reconstruir o ato negocial com o intuito de salvlo. Normas interpretativas: o Cdigo Civil possui as seguintes: a) nas declaraes de vontade atender-se mais a sua inteno do que ao sentido literal da linguagem; b) a transao interpreta-se restritivamente; c) a fiana dar-se- por escrito e no admite interpretao extensiva; d) os contratos benficos interpretar-se-o estritamente; e) quando a clusula testamentria for suscetvel de interpretaes diferentes, prevalecer a que melhor assegure a observncia da vontade do testador. A doutrina e a jurisprudncia tm entendido em matria interpretativa que: a) em relao aos contratos deve-se ater boa f, s necessidades de crdito e a equidade; b) nos contratos que tiverem palavras que admitam 2 sentidos, deve-se preferir o que mais convier a sua natureza; c) nos contratos de compra e venda, no que concerne extenso do bem alienado, deve-se interpretar em favor do comprador; d) no caso de ambigidade, interpreta-se de conformidade com o costume do pas; e) na interpretao contratual considerar-se-o as normas jurdicas correspondentes; f) nas estipulaes obrigacionais dever-se- interpretar do modo menos oneroso para o devedor; g) no conflito entre 2 clusulas a antinomia prejudicar o outorgante e no o outorgado; h) na clusula suscetvel de 2 significados, interpretar-se- em ateno ao que poder ser exeqvel; i) nas clusulas duvidosas, prevalecer o entendimento de que se deve favorecer quem se obriga. Os elementos constitutivos abrangem: os elementos essenciais, imprescindveis existncia do ato negocial, pois forma sua substncia, podem ser gerais e particulares; os naturais, que so efeitos decorrentes do negcio jurdico, sem que seja necessrio qualquer meno expressa, pois a prpria norma jurdica j lhe determina quais so essas conseqncias jurdicas; os acidentais, que so estipulaes ou clusulas acessrias que as partes podem adicionar em seus negcios para modificar uma ou algumas de suas conseqncias naturais, como condio, modo, encargo e o termo. Capacidade do agente: se todo negcio jurdico pressupe uma declarao de vontade, a capacidade do agente indispensvel sua participao vlida na seara jurdica; a capacidade especial ou legitimao distingue-se da capacidade geral das partes, para a validez do negcio jurdico, pois para que ele seja perfeito no basta que o agente seja plenamente capaz; imprescindvel que seja parte legtima, isto , tenha competncia para pratic-lo, dada a sua posio em relao a certos interesses jurdicos; sua falta pode tornar o negcio nulo ou anulvel; a legitimao depende da particular relao do sujeito com o objeto do ato negocial. Objeto lcito e possvel: para que o negcio se repute perfeito e vlido dever versar sobre objeto lcito, conforme a lei; alm de lcito deve ser possvel, fsica ou juridicamente, o objeto do ato negocial. Consentimento: a anuncia vlida do sujeito a respeito do entabulamento de uma relao jurdica sobre determinado objeto; pode ser ele expresso ou tcito desde que o negcio, por sua natureza ou disposio legal, no exija forma expressa.

Forma e Nulidade do Negcio Jurdico


Direito Civil - Teoria Geral do Direito Civil Prova do ato negocial, elementos acidentais, condies, termo, modo ou encargo, nulidade, convalidao, ratificao, ato inexistente e ineficaz, ato ilcito,

A forma o meio pelo qual se externa a manifestao da vontade nos negcios jurdicos, para que possam produzir efeitos jurdicos; segundo Clvis Bevilqua, forma o conjunto de solenidades, que se devem observar para que a declarao de vontade tenha eficcia jurdica; a sistemtica do CC inspira-se pelo princpio da forma livre, o quer dizer que a validade de uma declarao da vontade s depender de forma determinada quando a norma jurdica explicitamente o exigir.

Prova do ato negocial: o conjunto dos meios empregados para demonstrar, legalmente, a existncia de negcios jurdicos; a prova dever ser: admissvel, no proibida por lei, sendo aplicvel ao caso em tela; pertinente, idnea para demonstrar os fatos relacionados com a questo discutida; concludente, apta a esclarecer pontos controversos ou confirmar alegaes feitas; os meios de prova dos negcios a que no se impe forma especial, esto enumerados no CC de maneira exemplificativa e no taxativa: a) confisso; b) atos processados em juzo; c) documentos pblicos e particulares; d) testemunhas; e) presuno; f) exames e vistorias; g) arbitramento; e h) inspeo judicial. Elementos acidentais do negcio jurdico so clusulas que acrescentam a ele, com o objetivo de modificar uma ou algumas de suas conseqncias naturais; so acidentais porque o ato negocial se perfaz sem eles, subsistem mesmo que no haja sua estipulao. Condio: A condio a clusula que subordina o efeito do negcio jurdico a evento futuro e incerto; requer sempre um fato futuro, do qual o efeito do negcio ficar dependendo; relaciona-se, ainda, a um acontecimento incerto, que pode ou no ocorrer. Termo o dia em que comea ou extingue a eficcia do negcio jurdico; a clusula que, por vontade das partes, subordina os efeitos do ato negocial a um acontecimento futuro e certo; poder ser inicial, final, certo e incerto. Modo ou encargo: a clusula acessria, em regra, aderente a atos de liberalidade inter vivos (doao) ou mortis causa (testamento,legado), embora possa aparecer em promessas de recompensa ou em outras declaraes unilaterais de vontade, que impem um nus ou uma obrigao pessoa natural ou jurdica contemplada pelos referidos atos. Nulidade do negcio jurdico a sano imposta pela norma jurdica que determina a privao dos efeitos jurdicos do negcio praticado em desobedincia ao que prescreve. Nulidade absoluta uma penalidade que, ante a gravidade do atentado ordem jurdica, consiste na privao da eficcia jurdica que teria o negcio, caso fosse conforme a lei; um ato que resulta em nulidade como se nunca tivesse existido desde sua formao, pois a declarao de sua invalidade produz efeito ex tunc; so nulos os atos negociais inquinados por vcios essenciais, no podendo ter obviamente, qualquer eficcia jurdica, por exemplo, quando lhe faltar qualquer elemento essencial, ou seja, se for praticado por pessoa absolutamente incapaz; se tiver objeto ilcito ou impossvel; se no se revestir de forma prescrita em lei; quando for praticado com infrao lei e os bons costumes, mesmo tendo os elementos essenciais; e quando a lei taxativamente o declarar nulo ou lhe negar efeito. Nulidade relativa ou anulabilidade: refere-se a negcios que se acham inquinados de vcio capaz de lhes determinar a ineficcia, mas que poder ser eliminado, restabelecendo-se a sua normalidade; gera efeitos ex nunc, de modo que o negcio produz efeitos at esse momento; sero anulveis os atos negociais: se praticados por pessoa relativamente incapaz, sem a devida assistncia; se viciados por erro, dolo, coao, simulao ou fraude; se a lei assim o declarar, tendo em vista a situao particular em que se encontra determinada pessoa. Obs: distines entre nulidade e anulabilidade: a absoluta decretada no interesse da coletividade, tendo eficcia erga omnes; a relativa, no interesse do prejudicado, abrangendo apenas as pessoas que alegaram; - a nulidade pode ser argida por qualquer interessado, pelo MP e pelo juiz de ofcio; a anulabilidade s poder ser alegada pelos prejudicados ou seus representantes, no podendo ser decretada de ofcio pelo juiz; - a absoluta no pode ser suprida pelo juiz, nem ratificada; a relativa pode ser suprida e ratificada; a nulidade, em regra, no prescreve; a anulabilidade prescritvel em prazos mais ou menos exguos. Convalidao a transformao de ato anulvel em ato plenamente vlido. Ratificao a aprovao, a confirmao ou a homologao de ato jurdico praticado pela parte contrria, ou de ato anulvel, pela prpria parte. Ato jurdico inexistente aquele que contm grau de nulidade to relevante, que nem chega a entrar no mundo jurdico, independendo de ao para ser declarado como tal; inconvalidvel. Ato jurdico ineficaz o ato jurdico perfeito, vlido somente entre as partes, mas que no produz efeitos perante terceiros (ineficcia relativa) ou ento no produz efeito perante ningum (ineficcia

absoluta). Ato ilcito o praticado em desacordo com a ordem jurdica, violando direito subjetivo individual; causa dano a outrem, criando o dever de reparar tal prejuzo; produz efeito jurdico imposto pela lei; para sua caracterizao necessrio que haja uma ao ou omisso voluntria, que viole um direito subjetivo individual; preciso que o infrator tenha conhecimento da ilicitude de seu ato, agindo com dolo, se intencionalmente procura lesar outrem, ou culpa, se, consciente dos prejuzos que advm de seu ato, assume o risco de provocar o evento danoso. Conseqncia do ato ilcito: a obrigao de indenizar a conseqncia jurdica do ato ilcito; responsabilidade pela reparao do dano, causado pela prpria pessoa ou por terceiro. Atos lesivos que no so ilcitos: so os casos especiais que no constituem atos ilcitos apesar de causarem leses ao direito de outrem; so eles: a) legitima defesa: considerada excludente de responsabilidade, se com uso moderado de meios necessrios algum repelir injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de terceiro; no acarreta qualquer reparao por perdas e danos; b) exerccio regular ou normal de um direito reconhecido, que lesar direitos alheios exclui qualquer responsabilidade pelo prejuzo, por no ser um procedimento prejudicial ao direito; c) estado de necessidade: consiste na ofensa do direito alheio para remover perigo iminente, quando as circunstncias o tornarem absolutamente necessrio e quando no exceder os limites do indispensvel para a remoo do perigo.

Defeitos do Negcio Jurdico - Vcios do Consentimento


Direito Civil - Teoria Geral do Direito Civil So vcios do consentimeto o erro, dolo, coao, simulao e fraude contra credores.

Defeitos do negcio jurdico: so os vcios do consentimento, como o erro, o dolo e a coao, que se fundam no desequilbrio da atuao volitiva relativamente a sua declarao; esses vcios aderem vontade, penetram-na, aparecem sob forma de motivos, foram a deliberao e estabelecem divergncia entre a vontade real, ou no permitem que esta se forme. Erro uma noo inexata, no verdadeira, sobre alguma coisa, objeto ou pessoa, que influencia a formao da vontade; o erro para viciar a vontade e tornar anulvel o negcio deve ser substancial, escusvel e real, no sentido de que h de ter por fundamento uma razo plausvel, ou ser de tal monta que qualquer pessoa inteligente e de ateno ordinria seja capaz de comet-lo. Erro escusvel aquele que justificvel, tendo-se em conta as circunstncias do caso. O erro substancial haver, quando recair sobre a natureza do ato, quando atingir o objeto da principal declarao em sua indentidade, quando incidir sobre as qualidades essenciais do objeto e quando recair sobre as qualidades essenciais da pessoa; erro substancial erro de fato por recair sobre circunstncias de fato, isto , sobre qualidades essenciais da pessoa ou da coisa. Erro acidental concernente s qualidades secundrias ou acessrias da pessoa, ou do objeto, no induz anulao do negcio por no incidir sobre a declarao de vontade. Erro de direito aquele relativo existncia de uma norma jurdica, supondo-se, que ela esteja em vigor quando, na verdade, foi revogada; o agente emite uma declarao de vontade no pressuposto falso de que procede conforme a lei. Erro quanto ao fim colimado (falsa causa): em regra, no vicia o ato jurdico, a no ser quando nele figurar expressamente, integrando-o, como sua razo essencial ou determinante, caso em que o torna anulvel. Dolo o emprego de um artifcio ou expediente astucioso para induzir algum pratica de um ato que o prejudica e aproveita ao autor do dolo ou a terceiro.; vrias so suas espcies: a) Dolus bonus ou malus: o bonus no induz anulabilidade; um comportamento lcito e tolerado, consistente em reticncias, exageros nas boas qualidades, dissimulaes de defeitos; o artifcio que

no tem a finalidade de prejudicar; o malus consiste no emprego de manobras astuciosas destinadas a prejudicar algum; desse dolo que trata o CC, erigindo-o em defeito do ato jurdico, idneo a provocar sua anulabilidade; b) Dolus causam ou principal e dolus incidens ou acidental: o principal aquele que d causa ao negcio jurdico, sem o qual ele no se teria concludo, acarretando, ento, a anulabilidade daquele negcio; o acidental o que leva a vtima a realizar o negcio, porm em condies mais onerosas ou menos vantajosas, no efetuando sua declarao de vontade, embora provoque desvios, no se constituindo vcio de consentimento, por no influir diretamente na realizao do ato, que se teria praticado independentemente do emprego de artifcios astuciosos; no acarreta a anulao do ato, obrigando apenas satisfao de perdas e danos ou a uma reduo da prestao acordada; c) dolo positivo ou negativo: positivo o dolo por comisso em que a outra parte levada a contratar, por fora de artifcios positivos, ou seja, afirmaes falsas sobre a qualidade da coisa; o negativo se constitui numa omisso dolosa ou reticente; d-se quando uma das partes oculta alguma coisa que o co-contratante deveria saber e se sabedor no realizaria o negcio; para o dolo negativo deve haver inteno de induzir o outro contratante a praticar o negcio, silncio sobre uma circunstncia ignorada pela outra parte, relao de causalidade entre a omisso intencional e a declarao de vontade e ser a omisso de outro contratante e no de terceiro. Coao seria qualquer presso fsica ou moral exercida sobre a pessoa, os bens ou a honra de um contratante para obrig-lo ou induzi-lo a efetivar um negcio jurdico; para que se configure a coao moral mister a ocorrncia dos seguintes requisitos: a) a coao deve ser a causa determinante do negcio jurdico; b) deve incutir vtima a um temor justificado; c) o temor deve dizer a respeito a um dano iminente; d) o dano deve ser considervel ou grave; e) o dano deve ser igual, pelo menos, ao recevel do ato extorquido (a ameaa deve referir-se a prejuzo que influencie a vontade do coacto a ponto de alterar suas determinaes). Excluem a coao: a ameaa do exerccio normal de um direito ou o simples temor reverencial. A coao exercida por terceiro, ainda que dela no tenha cincia o contratante, vicia o negcio, causando sua anulabilidade; porm, se for previamente conhecida pela parte a quem aproveitar, esta responder solidariamente com aquele por todas as perdas e danos. Simulao uma declarao enganosa da vontade, visando a produzir efeito diverso do ostensivamente indicado; caracteriza-se pelo intencional desacordo entre a vontade interna e a declarada, no sentido de criar, aparentemente, um negcio jurdico, que, de fato, no existe, ou ento oculta, sob determinada aparncia, o negcio realmente querido; Ela pode ser: a) absoluta, quando da declarao enganosa da vontade exprime um negcio bilateral ou unilateral, no havendo inteno de realizar negcio algum; fingem uma relao jurdica que na realidade no existe; b) Relativa, quando resulta no intencional desacordo entre a vontade interna e a declarada; d-se quando uma pessoa, sob aparncia de um negcio fictcio, pretende realizar outro que o verdadeiro, diverso, no todo ou em parte, do primeiro; a simulao relativa pode ser subjetiva ou objetiva, inocente ou maliciosa. Fraude contra credores a prtica maliciosa, pelo devedor, de atos que desfalcam o seu patrimnio, com o escopo de coloc-lo a salvo de uma execuo por dvidas em detrimento dos direitos creditrios alheios; possui o elemento objetivo, que todo ato prejudicial ao credor, e o subjetivo, que a m f, a inteno de prejudicar do devedor.

Ato Jurdico em Sentido Estrito


Direito Civil - Teoria Geral do Direito Civil Conceito, atos materiais ou reais, participaes, ato e negcio jurdico.

Conceito: o que gera conseqncias jurdicas previstas em lei e no pelas partes interessadas, no

havendo regulamentao da autonomia privada; aquele que surge como mero pressuposto de efeito jurdico, preordenado pela lei, sem funo e natureza de auto-regulamento; classificam-se em atos materiais ou reais, e participaes. Atos materiais ou reais: consistem numa atuao de vontade que lhes d existncia imediata, porque no se destinam ao conhecimento de determinada pessoas, no tendo, portanto, destinatrio; trata-se de atos a que a ordem jurdica confere efeitos invariveis, de maneira que tais conseqncia jurdicas esto adstritas to-somente ao resultado da atuao, produzindo-se independentemente da conscincia que o agente tenha de que seu comportamento o suscita; os efeitos decorrentes de todos esses atos esto pr-definidos na lei. Participaes: consistem em declaraes para cincia ou comunicao de intenes ou de fatos; tm destinatrio, pois o sujeito pratica o ato para dar conhecimento a outrem de que tem certo propsito ou que ocorreu determinado fato. Ato jurdico em sentido estrito e negcio jurdico: negcio jurdico ato de autonomia privada, com o qual o particular regula por si s os prprios interesses, logo a sua essncia a auto-regulamentao dos interesses particulares reconhecida pelo ordenamento jurdico, e o ato jurdico no tem funo e natureza de auto-regulamento. A presena necessria da emisso de vontade no negcio jurdico e sua conformidade com a lei sugere uma investigao a esse vnculo volitivo, o que j no ocorre com o ato jurdico em sentido estrito em que a inteno das partes situa-se em plano secundrio, e cujo efeito produz ex lege; a funo, tornase, no negcio jurdico, um objeto, porque em relao a ele a ordem jurdica admite autonomia privada. No ato jurdico no se pode falar em objeto, porque no que concerne a ele a ordem jurdica requer autonomia privada, sendo que sua funo consiste na realizao do interesse de cuja satisfao o ato ordenado, segundo a rigidez da previso normativa; assim o negcio jurdico considera o escopo colimado pelos interessados; o ato jurdico s se atm funo que a ordem jurdica estabelece para o prprio ato.

Fato Jurdico em Sentido Estrito


Direito Civil - Teoria Geral do Direito Civil Conceito, prescrio, prazos, requisitos e efeitos, causas interruptivas, suspensivas e impeditivas, aes imprescritveis, decadncia e seus efeitos.

Conceito: o acontecimento independente da vontade humana que produz efeitos jurdicos, criando, modificando ou extinguindo direitos; podem ser classificados quanto sua normalidade em ordinrios e extraordinrios. Prescrio: a extino de uma ao ajuizvel, em virtude da inrcia de seu titular durante um certo lapso de tempo, na ausncia de causas preclusivas de seu curso; Pontes de Miranda pontifica que a prescrio seria uma exceo que algum tem contra o que no exerceu, durante um lapso de tempo fixado em norma, sua pretenso ou ao; o que a caracteriza que ela visa extinguir uma ao, mas no o direito propriamente dito. Requisitos da prescrio: existncia de uma ao exercitvel; inrcia do titular da ao pelo seu no exerccio; continuidade dessa inrcia durante um certo lapso de tempo; ausncia de algum fato ou ato a que a lei confere eficcia impeditiva, suspensiva ou interruptiva de curso prescricional, que seu fator neutralizante. Causas interruptivas: so as que inutilizam a prescrio iniciada, de modo que o seu prazo recomea a correr da data do ato que a interrompeu ou do ltimo do processo que a interromper, como: a) cessao da violao do direito; b) reconhecimento do direito pelo devedor; c) ato do titular reclamando seu direito; quanto a seus efeitos, o princpio de que ela aproveita to-somente a quem a promove, prejudicando aquele contra quem se processa. Causas impeditivas: so as circunstncias que impedem que seu curso inicie; esto arroladas nos arts. 168, I a IV, 169, I, e 170, I e II do CC, que se fundam no status da pessoa individual ou familiar, atendendo as razes de confiana, amizade e motivos de ordem moral. Causas suspensivas: so as que paralisam temporariamente o seu curso; superado o fato suspensivo, a prescrio continua a correr, computado o tempo decorrido antes dele; so as mencionadas nos arts. 169, II e III, e170, III, do CC, ante a situao especial em que se encontram o titular e o sujeito

passivo ou devido a circunstncias objetivas. Prescrio aquisitiva e extintiva: a extintiva ou liberatria atinge qualquer ao, fundamentando-se na inrcia do titular e no tempo; a aquisitiva ou usucapio visa propriedade, fundando-se na posse e no tempo; a prescrio extintiva concede ao devedor a faculdade de no ser molestado, a aquisitiva retira a coisa ou o direito do patrimnio do titular em favor do prescribente. Normas gerais sobre a prescrio: o CC contm normas que facilitam a aplicao da prescrio; so as seguintes: a) somente depois de consumada a prescrio, desde que no haja prejuzo de terceiro, que pode haver renncia expressa ou tcita por parte do interessado; b) a prescrio poder ser alegada em qualquer instncia ou fase do processo, pela parte a quem aproveita; c) tanto as pessoas naturais como as jurdicas sujeitam-se aos efeitos da prescrio, ativa ou passivamente, ou seja, podem invoc-la em seu proveito ou sofrer suas conseqncias quando alegadas ex adverso; d) as pessoas que a lei priva de administrar os prprios bens tm ao regressiva contra os seus representantes legais, quando estes, por dolo, ou negligncia, derem causa a prescrio; e) a prescrio iniciada contra uma pessoa continua a correr contra o seu herdeiro; f) o juiz pode no conhecer da prescrio de direitos patrimoniais, se no foi invocada pelos interessados, no podendo, portanto, decret-la de ofcio; g) com o principal prescrevem os direitos acessrios; h) a prescrio em curso no origina direito adquirido; i) as partes podem restringir o prazo prescricional fixado por lei, desde que se trate de direito patrimonial; j) deve-se determinar o momento exato em que a prescrio comea a correr para que se calcule corretamente o prazo. Prazos prescricionais: as aes pessoais, que tm por fim fazer valer direitos oriundos de uma obrigao de dar, fazer ou no fazer algo, prescrevem em 20 anos; as aes reais, que so as que objetivam proteger os direitos reais, prescrevem em 10 anos, entre presentes, e em 15 anos entra ausentes, contados da data em que poderiam ter sido propostas; tanto as aes pessoais como as reais, versando sobre direitos que fazem parte do patrimnio do titular, so aes patrimoniais; existem casos de prescrio especial, para os quais a norma jurdica estatui prazos mais exguos, pela convenincia de reduzir o prazo geral para possibilitar o exerccio de certos direitos. Aes imprescritveis: todas as aes so prescritveis; a prescritibilidade a regra, a imprescritibilidade, a exceo; so imprescritveis as que versam sobre: os direitos da personalidade; o estado das pessoas; os bens pblicos; bens confiados guarda de outrem, a ttulo de depsito, penhor ou mandato; a direito de famlia no que concerne questo inerente penso alimentcia, vida conjugal, ao regime de bens; a pretenso do condmino de a qualquer tempo exigir a diviso da coisa comum, de pedir-lhe a venda ou a meao do muro divisrio; a exceo de nulidade; sempre ser possvel pleitear sua invalidade por meio de exceo de nulidade. Decadncia: a extino do direito pela inao de seu titular que deixa escoar o prazo legal ou voluntariamente fixado para seu exerccio; seu objeto o direito que, por determinao legal ou por vontade humana unilateral ou bilateral, est subordinado condio de exerccio em certo espao de tempo, sob pena de caducidade; pode ser argida tanto por via de ao (se o titular, desprezando a decadncia, procura exercitar o direito: o interessado pela ao, pleitear a declarao da decadncia) como por via de exceo (se o titular exercitar seu direito por meio de ao judicial: o interessado, por exceo, pleitear a decadncia); pode ser argida em qualquer estado da causa e em qualquer instncia, quando ao argente dado falar no feito, antes do julgamento; se o direito se extingue pela decadncia, no poder mais produzir os seus efeitos, assim se alegada e comprovada a qualquer tempo, durante o litgio, impedido estar o juiz de reconhecer um direito extinto, assegurando sua eficcia. Efeitos da decadncia: seu efeito direto a extino do direito em decorrncia da inrcia de seu titular para o seu exerccio; indiretamente, extingue a ao correspondente; prazo decadencial corre contra todos; nem mesmo aquelas pessoas contra as quais no corre a prescrio ficam isentas dos seus efeitos; a decadncia no se suspende nem se interrompe e s impedida pelo efetivo exerccio do direito, dentro do lapso de tempo prefixado.

Teoria Geral dos Fatos Jurdicos


Direito Civil - Teoria Geral do Direito Civil Fato jurdico em sentido amplo, fato natural e humano, aquisio de direitos, expectativa de direito, modificao dos direitos e extino dos direitos.

Conceito de fato jurdico em sentido amplo: fatos jurdicos seriam os acontecimentos, previstos em norma de direito, em razo dos quais nascem, se modificam, subsistem e se extinguem as relaes jurdicas; para Savigny, so os acontecimentos em virtude dos quais as relaes nascem e se extinguem; pode ser natural ou humano. Fato natural: advm de fenmeno natural, sem interveno da vontade humana, que produz efeito jurdico; esse evento natural consiste no fato jurdico stricto sensu, que se apresenta ora como ordinrio (nascimento, decurso do tempo, etc) ou extraordinrio (caso fortuito, fora maior). Fato humano: o acontecimento que depende da vontade humana, abrangendo tanto os atos lcitos como ilcitos; pode ser voluntrio, se produzir efeitos jurdicos queridos pelo agente, caso que se tem o ato jurdico em sentido amplo (abrande o ato em sentido estrito e o negciojurdico); e involuntrio, se acarretar conseqncias jurdicas alheias vontade do agente, hiptese em que se configura o ato ilcito, que produz efeitos previstos em norma jurdica, como sano, porque viola mandamento normativo. Aquisio de direitos: aquisio de um direito a sua conjuno com seu titular; no mbito patrimonial so 2 os modos de aquisio: o ordinrio, se o direito nascer no momento em que o titular se apropria do bem de maneira direta, sem interposio ou transferncia de outra pessoa; o derivado, se houver transmisso do direito de propriedade de uma pessoa a outra, existindo uma relao jurdica entre a anterior e o atual titular. A aquisio pode ser ainda, gratuita, se no houver qualquer contraprestao, e onerosa, quando o patrimnio do adquirente enriquece em razo de uma contraprestao; levando-se em considerao a maneira como se processa, temos: aquisio a ttulo universal, se o adquirente substitui o seu antecessor na totalidade de seus direitos ou numa quota ideal deles, e aquisio a ttulo singular, quando se adquire uma ou vrias coisas determinadas, apenas no que concerne aos direitos, como sucede o legatrio, que herda coisa individuada. Quanto ao processo formativo, pode ser: simples, se o fato gerador da relao jurdica consistir num s ato, ou complexa, se for necessrio a intercorrncia simultnea ou sucessiva de mais de um fato, por exemplo, o usucapio que requer posse prolongada, lapso temporal, inrcia do titular e em certas hipteses justo ttulo e boa-f. Normas legais sobre a aquisio de direitos: adquirem-se direitos mediante ato adquirente ou por intermdio de outrem; pode uma pessoa adquiri-los para si, ou para terceiros; dizem-se atuais os direitos completamente adquiridos, e futuros os cuja aquisio no se acabou de operar. Expectativa de direito: uma mera possibilidade ou esperana de adquirir um direito. Direito eventual: ocorre se houver interesse, ainda que incompleto, pela falta de um elemento bsico protegido por norma jurdica. Direito condicional: o que se perfaz pelo advento de um acontecimento futuro e incerto, de modo que o seu titular s o adquire se sobrevier a condio. Modificao dos direitos: tem-se modificao objetiva quando atingir a qualidade ou quantidade do objeto ou contedo da relao jurdica; qualitativa ser a modificao quando o contedo do direito se converte em outra espcie; h uma modificao na natureza do direito creditrio, sem quaisquer alteraes no crdito; ser quantitativa a modificao se o seu objeto aumentar ou diminuir no volume, sem aumentar a qualidade do direito, em virtude de fato jurdico stricto sensu; a modificao subjetiva a pertinente ao titular, subsistindo a relao jurdica, hiptese em que se pode ter a substituio do sujeito de direito inter vivos ou causa mortis. Defesa dos direitos: para resguardar seus direitos, o titular deve praticar atos conservatrios como o protesto, reteno, arresto, seqestro, cauo fideijussria ou real, interpelaes judiciais para constituir devedor em mora, quando esta no resulta de clusula expressa na conveno ou de termo estipulado com esse escopo de notificao extrajudicial; quando sofrer ameaa ou violao, o direito

subjetivo protegido por ao judicial; o titular tambm est provido de instrumentos de defesa preventiva, para impedir a violao de seu direito, que poder ser extrajudicial (arras, fiana, etc) ou judicial (interdito proibitrio, ao de dano infecto, etc.); esta prevista tambm a autodefesa, em que a pessoa lesada, empregando fora fsica, se defende usando meios moderados, mediante agresso atual e iminente, sem recorrer ao Judicirio. Extino dos direitos: extinguem-se quando ocorrer: a) perecimento do objeto sobre o qual recaem se ele perder suas qualidades essenciais ou o valor econmico; se se confundir com outro de modo que no se possa distinguir; se cair em lugar onde no pode mais ser retirado; b) alienao, que o ato de transferir o objeto de um patrimnio a outro, havendo perda do direito para o antigo titular; c) renncia, que o ato jurdico pelo qual o titular de um direito dele se despoja, sem transferi-lo a quem quer que seja, sendo renunciveis os direitos atinentes ao interesse privado de seu titular, salvo proibio legal; d) abandono, que a inteno do titular de se desfazer da coisa; e) falecimento do titular, sendo o direito personalissmo e por isso intransmissvel; f) prescrio, que extinguindo a ao faz com que o direito desaparea pela ausncia da tutela jurdica; g) decadncia, que atinge o prprio direito; h) confuso, quando numa s pessoa se renem as qualidades de credor e de devedor; i) implemento de condio resolutiva; j) escoamento do prazo, se a relao jurdica for constituda a termo; k) perempo da instncia ou do processo, ficando ileso o direito de ao; l) aparecimento de direito incompatvel com o direito atualmente existente e que o suplanta.

Direito Civil - Das Pessoas Jurdicas A pessoa jurdica uma entidade, geralmente constituda por um grupo de pessoas, a quem a lei confere personalidade jurdica para atuar na ordem civil, tendo direitos e obrigaes, como uma pessoa natural. Entretanto, embora sendo formada por pessoas, a personalidade das mesmas no se mistura com a da entidade, que tem sua personalidade prpria independente da dos componentes do grupo. A personalizao jurdica de um determinado grupo de pessoas tem a finalidade de dar a ele melhores possibilidades, condies para exercerem sua atividade em nome da coletividade, considerando que um indivduo se une a outro em razo de sua deficincia, incapacidade de exercer determinada atividade sozinho. Ao unir-se com outro e adquirir personalidade jurdica, os atos sero praticados em nome de todos, em nome da entidade, no mais em nome de cada componente. A origem da personalidade jurdica baseia-se na deficincia humana e, consequentemente, na necessidade do homem de se unir a outras pessoas, com o intuito de unir foras para desenvolver determinadas atividades. A unio desses indivduos pode ou no ter finalidade lucrativa. No caso de interesse em obter lucro, a unio pode ser para constituir uma empresa, uma associao. No caso de no haver interesse em obter lucro, pode ser uma associao beneficente, um grupo de assistncia social , ou at mesmo para cultuar alguma religio. Pode ocorrer ainda que algum destine bens disponveis (parte de um patrimnio) para determinado fim, de acordo com o qual sero administrados e geridos separadamente aqueles bens, dando-lhes a lei personalidade jurdica, surgindo assim uma fundao. Nota-se que h trs formas de nascimento de uma pessoa jurdica: uma associao de pessoas com finalidade lucrativa, uma associao, sociedade de pessoas sem finalidade lucrativa e a

disposio

de

bens

patrimoniais.

Diversas correntes, diversas teorias nasceram com o intuito de explicar a existncia da personalidade jurdica. Uma delas a teoria da fico legal (que tem Savigny com seu principal defensor), a qual sustentava que a personalidade jurdica era uma inveno da lei, no sendo real, sendo uma fico legal, assim como a personalidade natural uma criao da natureza, no do direito. H tambm a teoria da pessoa jurdica como realidade objetiva (de procedncia germnica: Gierke e Zitelmann), que vai de encontro com a teoria da fico legal, determinando que a vontade humana, seja pblica ou particular, tem poderes para criar uma entidade, uma organizao de existncia prpria, podendo ser titular de direitos e obrigaes e tendo sua personalidade distinta das de seus componentes, ou seja, tratam a personalidade jurdica como uma realidade sociolgica com vida prpria, proveniente da vontade da sociedade. Uma outra teoria, denominada teoria da pessoa jurdica como realidade tcnica (Saleilles, Geny, Michoud, Ferrara), sustenta que a personalidade jurdica um organismo de ordem tcnica que tem o escopo de atingir interesses humanos, ainda que indiretamente. Segundo Planiol e Ripert, a personalidade jurdica existe porque "tecnicamente til aos homens, no seu interesse, criar seres nos quais faro repousar direitos que a final se destinam a beneficiar os prprios homens". Alm dessas j apresentadas, surgiu ainda a teoria institucionalista de Hauroiu, defendendo que j existe uma instituio no momento em que nasce uma pessoa jurdica, considerando a existncia de uma idia criadora do vnculo social, a unio de pessoas com o mesmo objetivo e vrios meios destinados a criao de tal instituio, ou seja, esta j tinha vida interior, vindo a se exteriorizar, tornar-se pessoa jurdica em razo de uma atividade organizada de seus membros. Estas so apenas algumas, as principais, de vrias outras teorias que surgiram com o intuito de explicar o criao, a existncia e a natureza da pessoa jurdica. Na verdade, cada uma delas rene um pouco do que formaria um todo de uma possvel explicao. Que elas existem inegvel, mas como explic-las, melhor critrio ter cada um para faz-lo. Classificao das pessoas jurdicas

As pessoas jurdicas classificam-se em: Pessoa Jurdica de Direito Pblico, dividindo-se em Pessoa Jurdica de Direito Pblico Interno e de Direito Pblico Externo (ou Internacional), Pessoa Jurdica de Direito Privado. O Cdigo Civil classifica as pessoas jurdicas em seu artigo 13, nos seguintes termos: "As pessoas jurdicas so de direito pblico interno, ou externo, e de direito privado". Aps classific-las, o Cdigo, artigo 14, determina quais so as pessoas de direito pblico interno: "So pessoas de direito pblico interno: I a Unio; II cada um dos Estados e o Distrito Federal; III cada um dos Municpios legalmente constitudos". Determina tambm quais so as pessoas de direito privado, em seu artigo 16: "So pessoas jurdicas de direito privado: I - as sociedades civis, religiosas, pias, morais, cientficas ou literrias, as associaes de utilidade pblica e as fundaes; II as sociedades mercantis; III os partidos polticos". A seguir sero analisados cada tipo de pessoa jurdica e os rgos que as compem. Pessoas Jurdicas de Direito Pblico Externo: regidas pelo direito internacional, so os pases e organizaes pblicas de ordem internacional como a ONU e o FMI; assim tambm Santa S considerada. A Repblica Federativa do Brasil uma pessoa jurdica de Direito Pblico Interno (quando desempenha funes dentro do mbito nacional atravs da Unio, tendo apenas autonomia, assim como os Estados-Membros e os Municpios tambm tem) e externo (quando mantm, como um Estado totalitrio, relaes com outros pases, faz parte de organizaes internacionais, declara paz ou guerra, enfim, quando age em nome da nao, tendo soberania em relao aos demais pases, e autonomia em relao s demais pessoas jurdicas de direito pblico interno). Pessoas Jurdicas de Direito Pblico Interno: so aqueles grupos representantes de uma organizao poltica e entidades formadas com finalidades pblicas, sendo a Unio, os Estados e o

Distrito

Federal

os

Municpios.

A Unio: como j dito anteriormente, a Unio (que representa a Repblica Federativa do Brasil) pessoa jurdica tanto de Direito Pblico Externo como Interno. Como pessoa jurdica de Direito Pblico Interno, ela tem autonomia, e exerce atividades de ordem do interesse pblico, determinadas pela Constituio Federal, tendo competncia para, por exemplo, autorizar e fiscalizar a produo e o comrcio de material blico, administrar as reservas cambiais do Pas e fiscalizar as operaes de natureza financeira, organizar e manter as polcias federais, civis e militares, planejar e promover a defesa permanente contra calamidades pblicas etc. Os Estados: Estes, assim como a Unio, tem tambm autonomia, sendo conferido a eles pela Constituio Federal a capacidade de auto-organizao, auto-legislao, autogoverno e autoadministrao (artigos 18, 25 a 28, CF). O Distrito Federal: Este, tambm como a Unio e os Estados tem autonomia, tendo tambm suas competncias determinadas pela Constituio Federal, porm, tem uma peculiaridade: nele que se situa a Capital Federal (Braslia). regido por sua Lei Orgnica prpria (art. 32, CF). Os Municpios: assim como as demais Pessoas Jurdicas de Direito Pblico Interno, so entidades poltico-administrativas, tem autonomia (poltica, administrativa e financeira), sendo tambm como entidades estatais, componentes da estrutura federativa. Pessoa Jurdica de Direito Privado: toda entidade constituda por iniciativa privada, seja com a finalidade de realizao de obras de interesse coletivo, seja com a finalidade de realizar atividades de interesse particular. Sociedades (civis): pessoa jurdica de direito privado, proveniente da unio de duas ou mais pessoas, com uma finalidade comum de realizar determinada atividade, sem o escopo de obter lucro. Associaes: pessoa jurdica de direito privado, tambm caracterizada pela unio de pessoas com finalidades comuns de exercer certas atividades, sejam de ordem pblica ou particular. Geralmente exige a formao de um patrimnio comum formado pela afetao de bens particulares de seus integrantes. Fundaes: pessoa jurdica de direito privado, formada no pela unio de pessoas, mas pela disposio de bens patrimoniais destinados a um fim em razo da vontade de uma s pessoa, ou seja, fruto de uma declarao unilateral de vontade. Sociedades mercantis: so sociedades (acima definidas) com fins lucrativos.

Partidos Polticos: pessoa jurdica de direito privado caracterizada pela unio de pessoas com a finalidade especfica de exercer a atividade poltica. No tem fins lucrativos. Para a existncia da pessoa jurdica necessrio o preenchimento de alguns requisitos. Ela deve constituir-se por ato jurdico (unilateral se fundao, plurilateral se associao ou sociedade); depende de autorizao estatal. H dois critrios para sua formao: o da autorizao (ela s pode funcionar atravs de um ato especial do Estado autorizando) e o formalstico (para funcionar deve cumprir formalidades exigidas em lei, que permitiram sua identificao e publicidade). A extino de uma sociedade pode se dar de duas formas: atravs da dissoluo (quando acabam pela vontade dos scios ou com o trmino de sua durao) e da liquidao (so extintas por fora de ato de autoridade competente). Alm dessas duas formas, podem se extinguir tambm atravs da consecuo do fim social, da verificao da sua inexequibilidade, da morte ou incapacidade de um dos scios, da insolvncia, da extino do capital social. Uma Associao pode findar-se de trs formas: atravs da extino (quando falta um dos elementos essenciais da personalidade jurdica: falta de associao, falta de escopo ou perda de patrimnio), da dissoluo (pela vontade geral dos scios) e da supresso (por ato de autoridade competente). Havendo fim de uma dessas pessoas jurdicas, seu patrimnio ter destinao diversa: se for sociedade, ser dividido entre os scios; se for associao, ser devolvido pessoa apontada no estatuto e, sendo este omisso, para que determinar a lei. Uma fundao se extingue quando verificada nocividade em sua finalidade ou a impossibilidade de sua manuteno. Extinta, seu patrimnio ser incorporado ao patrimnio de outra fundao

similar

extinta.

Bibliografia: GOMES, Orlando. Introduo ao Direito Civil. 11 ed. Rio de Janeiro. Forense. 1995. RODRIGUES, Slvio. Direito Civil: Parte Geral. 25 ed. So Paulo. Saraiva. 1995. v. 1. BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 18 ed. So Paulo. Saraiva. 1997. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 11 ed. So Paulo. Malheiros. 1996.

Potrebbero piacerti anche