Sei sulla pagina 1di 7

tecnico de enfermagem

Conhecimentos Especficos21 . Sobre pr-natal INCORRETO afirmar: a) A data da ltima menstruao (DUM) utilizada na obstetrcia, sobretudo para determinar a data provvel do parto. b) A avaliao acurada da idade gestacional (IG) componente essencial de uma boa prtica tanto obsttrica quanto neonatal. c) A avaliao da vitalidade do Recm-Nascido imediatamente aps o parto tem sido feita atravs dos escores numricos sistematizados por Apgar que, pela sua praticidade receberam logo aceitao universal. d) Define-se como parto pr -termo aquele cuja gestao termina entre a 20 e a 35 semanas. e) A avaliao da IG permite a deteco de padres anormais de crescimento fetal, desse modo auxiliando a predizer as complicaes neonatais de lactentes grandes ou pequenos para a IG. .22. Sobre os procedimentos e indicaes para aplicao de intramuscular Ventrogltea (VG) INCORRETO afirmar: a) Paciente pode estar em decbito sentado lateral,ventral ou dorsal. b) Colocar a mo esquerda no quadril direito do paciente. c) Localizar com a falange distal do dedo indicador a espinha ilaca ntero-superior direita. d) Estender o dedo mdio ao longo da crista ilaca e espalmar a mo sobre a base do grande trocnter do fmur e formar com o indicador em tringulo. e) Indicada para adolescentes e adultos com bom desenvolvimento muscular e excepcionalmente em crianas com mais de 2 anos, com no mnimo1 ano de ambulao. 23. Posicionamentos so posturas em que se coloca o doente, quando este no tem capacidade para mudar de decbito sozinho e/ou quando a sua situao clnica no o permite. um conjunto de aes que visam promover o conforto, prevenir posies viciosas e leses cutneas. De acordo com o posicionamento de pacientes INCORRETO afirmar: a) O risco de aparecimento de complicaes da imobilidade, varia de doente para doente, e depende essencialmente do tempo de permanncia do leito e do grau de atividade do doente, quando acamado. b) Em qualquer posicionamento o doente deve ficar com o corpo centrado e com a coluna alinhada e ,sobre tudo confortvel.

c) As almofadas em forma de coroa circular esto aconselhadas em casos de cirurgia ao perneo ou hemorridas e na preveno de lceras de presso. d) Os doentes hemiplgicos, quando posicionados em decbito lateral, devem ser colocados sobre o lado comprometido, quando as condies pulmonares, cardacas e esquelticas o permitam. e) Nos decbitos ventral e semi-ventral mantm-se a extenso completa da anca e alivia-se a presso sobre as proeminncias sseas posteriores. Estes decbitos so benficos no tratamento de leses nas regies dorsais, nadegueira, occipital e calcanhares. 24. So locais de aplicao da insulina, EXCETO a) Regio deltide no tero proximal. b) Face superior externa do brao. c) Face posterior da coxa. d) Face anterior do antebrao. e) Regio abdominal. 25. Sobre a cadeia de frios em vacinao INCORRETO afirmar: a) Os imunobiolgicos podem em algum momento estar conservados em temperatura entre +2C e+8C, sem perda da sua capacidade imunognica, observada a data de validade especificada no produto. b) As cmaras so dotadas de prateleiras, preferencialmente metlicas (ao inox). c) Na primeira prateleira devem ser colocadas as vacinas que podem ser submetidas temperatura negativa (contra poliomelite, sarampo, febre amarela, rubola, trplice viral e BCG) disposta sem bandejas perfuradas para permitir a circulao de ar. .d) Deve-se fazer a leitura da temperatura, diariamente, no incio da jornada de trabalho e no final do dia e anotar no formulrio de controle dirio de temperatura. e) Para manter as condies ideais de conservao dos imunobiolgicos, proceder limpeza dosequipamentos a cada 15 a 30 dias ou quando acamada de gelo atingir 0,5 centmetros. 26. Existem vrias atuaes de anticoncepcionais, entre eles est o Mtodo de Billings. Este mtodo inclui-se nos: a) Comportamentais ou de abstinncia peridica :so aqueles que identificam o perodo frtil, para se ter relaes nesse perodo. b) Barreira: so aqueles que no deixam os espermatozides subirem atravs do colo dotero. c) Hormonais: so aqueles que possuem substncias que produzem algumas alteraes no aparelho genital da mulher.

d) Intra-uterinos: colocao de um aparelho que fica dentro do tero. e) Cirrgicos: operaes que so feitas tanto no homem quanto na mulher para interromper definitivamente a capacidade reprodutiva. 27. uma droga anti-hipertensiva antagonista do receptor da angiotensina II: a) Tiazdicos; b) Prazosina; c) Valsartan; d) Enalapril; e) Espironolactona. 28. A prescrio mdica de administrar 900 ml de soro(equipo-padro = 20 gotas/ml) em 6 horas. Qual deve ser o ritmo do fluxo? a) 45 g/min; b) 50 g/min; c) 55 g/min; d) 60 g/min ;e) 65 g/min. 29. Existem algumas vacinas que so indicadas em situaes especiais de acordo com o Programa Nacional de Imunizao. Fazem parte desta lista, EXCETO: a) Febre Amarela; b) Hepatite A; c) DTP acelular; d) Meningite A/C; e) Poliomielite. 30. Sobre a vacina contra ttano INCORRETO afirmar: a) O esquema bsico de vacinao na infncia feito com trs doses da vacina tetravalente (DTP+ Hib), que confere imunidade contra difteria ,ttano, coqueluche e infeces graves pelo Haemophilus influenzae tipo b (inclusive meningite), aos dois, quatro e seis meses ,seguindose de um reforo com a DTP aos 15meses e outro entre quatro e seis anos de idade. b) Em adolescentes e adultos no vacinados, o esquema vacinal completo feito com trs doses da dT (vacina dupla), que confere proteo contra a difteria e o ttano.

c) Para os que iniciaram o esquema e interromperam em qualquer poca, basta completar at a terceira dose, independente do tempo decorrido desde a ltima aplicao. d) Para assegurar proteo permanente, alm da srie bsica, necessria a aplicao de uma dose de reforo a cada dez anos, uma vez que os nveis de anticorpos contra o ttano (e contra a difteria) vo se reduzindo com o passar do tempo. e) Para garantir proteo adequada para a criana contra o risco de ttano neonatal, a gestante que tem o esquema vacinal completo com a ltima dose feita h mais de dez anos deve receber umreforo no sexto ms da gravidez. 31. So caracterstica do coma moderado grau I,EXCETO: a) Sonolento; b) Torpor; c) Orientado; d) Segue ordem verbal ;e) Perguntas produzem respostas verbais. 32. No Cdigo de tica do profissional de Enfermagem ,Das relaes com trabalhadores de enfermagem, sade e outros e suas responsabilidades e deveres INCORRETO afirmar: a) Participar da prtica multiprofissional e interdisciplinar com responsabilidade, autonomia e liberdade. b) Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independente de ter sido praticada individualmente ou em equipe. c) Participar da orientao sobre benefcios, riscos e consequncias decorrentes de exames e de outros procedimentos, na condio de membro da equipe de sade . d) Posicionar-se contra falta cometida durante o exerccio profissional seja por impercia,imprudncia ou negligncia. e) Prestar informaes, escritas e verbais, completase fidedignas necessrias para assegurar acontinuidade da assistncia. 33. So caractersticas de uma criana com 2 anos de idade: a) Batimento cardaco: 100/180, frequncia cardaca:30/50 e presso sangunea: 90/55. b) Batimento cardaco: 80/150, frequncia cardaca:20/40 e presso sangunea: 90/60. c) Batimento cardaco: 80/130, frequncia cardaca:20/30 e presso sangunea: 95/60. d) Batimento cardaco: 70/150, frequncia cardaca:20/40 e presso sangunea: 95/55. e) Batimento cardaco: 70/120, frequncia cardaca:20/30 e presso sangunea: 95/45.

34. O Hospedeiro intermedirio no Brasil da esquitossomose, so os caramujos do gnero Biomphalaria:I. Biomphalaria glabrata,II. Biomphalaria tenagophila,III. Biomphalaria mansoniIV. Biomphalaria stercolaris.V. Biomphalaria straminea. Esto CORRETOS: a) I, II, V; b) I,II, III, V; c) II, IV, V; d) III e V; e) III, IV, V. 35. Na Estrongiloidase pode ocorrer a migrao da larvaque pode causar manifestaes pulmonares, como tosse seca, dispnia ou broncoespasmo e edema pulmonar, esta caracterstica de: a) Sndrome de hiperinfeco b) Sndrome de Lefler; c) Sndrome de m absoro; d) Sndrome de Brandalise ;e) Sndrome de Prader-Willy. 36. Sobre rubola e sarampo: ( ) O vrus da rubola pode ser identificado por meio de seu isolamento nas secrees naso farngeas. ( ) O sarampo uma doena de notificao obrigatria imediata desde 1968. ( ) O profissional de sade deve suspeitar do diagnstico de sarampo frente a todo paciente que apresente febre e exantema maculopapular,acompanhado de um ou mais dos seguinte ssintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite e/ou linfadema retroaurixcular apenas, independente da idade e situao vacinal.

( ) No perodo de 1993 a 1996, cerca de 50% dos casos descartados de sarampo foram diagnosticados como rubola, sendo 70% a 80%desses casos confirmados por critrio laboratorial. ( ) Considera-se como caso suspeito de rubola ps natal toda pessoa que apresente febre e exante mamaculopapular, acompanhados de linfadema retroaurixcular, occipital e cervical, com idades menor que 1 ano. A sequncia correta : a) V, F, F, F, V; b) F, V, V, F, V; c) F, F, V, V, V; d) V, V, F, V, F; e) V, F, V, V, V. 37. Com relao s enteroviroses no plio INCORRETO afirmar: a) Constituem a causa mais comum de exantemasno vero. b) Os quadros exantemticos nas enteroviroses no plio so frequentemente caractersticos, comexantemas maculopapulares intensos .c) Podem apresentar quadros exantemticosmaculopapulares, vesiculares, petequiais,morbiliformes, unicariformes, escarlatiniformes,rubeoliformes e pustulares .d) Podem levar confuso diagnstica com todas as demais doenas exantemticas, principalmente quando apresentam sintomas e sinais associados que caracterizam algumas delas. e) A grande quantidade de sorotipo de enterovrsno plio um fator limitante ao desenvolvimentode vacinas polivalentes. 38. So fatores negativos que podem ocorrer com o uso de aleitamento artificial total (sem uso de leite humano): ) Desnutrio; b) Deficincia de vitamina A; c) Diarria persistente; d) Obesidade; e) Deficincia de clcio. 39. Um fragmento est firmemente cravado no outro; adifise da estrutura ssea impelida na cabea ou no segmento terminal. Estas so caractersticas de:

a) Fratura impactada; b) Fratura cominutiva; c) Fratura completa; d) Fratura Segmentar; e) Fratura Estilhaada .40. As injees intramusculares so contra-indicadas em pacientes com: a) Mecanismos de coagulao prejudicados; b) Doena vascular perifrica oclusiva; c) Edema; d) Choque; e) Coma.

GABARITO:

21 D 26 A 31 B 36 D 22 E 27 C 32 A 37 B 23 C 28 B 33 C 38 E 24 C 29 E 34 A 39 A 25 C 30 E 35 B 40 E

Potrebbero piacerti anche