Sei sulla pagina 1di 13

ASSDIO MORAL: MOTIVO DA RESCISO INDIRETA DO CONTRATO DE TRABALHO

Celso Teixeira Jnior1


O assdio moral, mesmo persistindo desde tempos remotos, matria que no encontra na legislao especfica dispositivo capaz de coibir esta prtica, ainda nos dias de hoje. O estudo de tal matria se faz necessrio ante a importncia para o Direito.

1. INTRODUO

A configurao do assdio moral, embora existente desde tempos remotos, tem enfoque doutrinrio recente para o direito brasileiro e ainda no possui legislao especfica no ordenamento jurdico. Caracterizar uma situao como sendo de assdio moral implica estabelecer seu conceito, analisar o contexto em que ocorreu e estabelecer elo entre a conduta agressora e o dano psquico-emocional. Recentemente o assdio moral vem sendo estudado pela doutrina, ante sua carncia por leis especficas, porm a interpretao por analogia de alguns dispositivos do Direito Civil e a observncia de princpios fundamentais aduzem pela considerao do assdio moral como sendo um dos motivos de resciso indireta do contrato de trabalho, tendo a vtima direito indenizao pelo dano psquicoemocional sofrido. A comunidade jurdica se movimenta para consolidar os estudos a fim de diagnosticar e coibir esta prtica, bem como amparar queles que sofrem com a agresso. Difundir o estudo e os debates acerca de to importante tema de extrema importncia no s para o Direto do Trabalho, como para todos os ramos do Direito.

Estudante de Direito. Contato: c_teixeirajr@yahoo.com.br. Publicao autorizada pelo autor, 2009.

2. ASSDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Para que se possa entender o que o assdio moral, recorre-se ao lxico para da extrair-se a definio de assdio que , na acepo da palavra, uma insistncia impertinente, perseguio, sugesto ou pretenso constantes em relao a algum (HOUAISS, 2007). Porm o conceito de assdio moral, figura recente, porm muito importante no Direito do Trabalho, se situa alm da simples ocorrncia de perseguio ou pretenses constantes, e tido como: Toda e qualquer conduta abusiva manifestando-se, sobretudo por

comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos que possam trazer dano personalidade, dignidade ou integridade fsica ou psquica de uma pessoa, pr em perigo seu emprego ou degradar o ambiente de trabalho (HIRYGOYEN, 2001, apud AGUIAR, 2006, p.27). No contrato de trabalho, as relaes interpessoais criadas entre empregadores e empregados, muitas vezes impossibilitam a harmonia no ambiente de trabalho. Assim algumas condutas dos empregadores podem gerar dano personalidade, dignidade e honra do empregado, o que no Direito Trabalhista se d o nome de assdio moral. Nota-se, nas condutas assediadoras, uma semelhana desta com a figura da discriminao, pois pode revelar a no aceitao das diferenas existentes entre os seres humanos, diferenas estas que devem ser superadas para que se possa alcanar o bem-estar social. Assim o desrespeito estas diferenas pode ensejar o assdio moral, como bem ensina Hirigoyen (2002, apud RUFINO, 2006, p.43): O assdio moral comea freqentemente pela recusa de uma diferena. Ela se manifesta por um comportamento no limite da discriminao propostas sexistas para desencorajar uma mulher a aceitar uma funo tipicamente masculina, brincadeiras grosseiras a respeito de um homossexual... Provavelmente, da discriminao chegou-se ao assdio moral, mais sutil e menos identificvel, a fim de no correr o risco de receber uma sano. Quando a recusa se origina de um grupo, para ele difcil aceitar algum que pensa ou age de forma diferente ou que tem esprito crtico.

2.1. A CONDUTA DO AGRESSOR

A conduta componente essencial para constatao do assdio moral, pois em decorrncia dela que se constatar a existncia de dano a direito da personalidade da vtima, ou seja, para que se configure o assdio moral necessrio que se verifique conduta capaz de ferir direito subjetivo, patrimnio moral do indivduo, leso a honra e intimidade do empregado. Assim o empregador utiliza-se de um mecanismo engendrado de destruio moral da vtima, expondo-a a situaes vexatrias e humilhantes, escondendo-se atrs de supostos conselhos para situar a vtima como sendo a causadora de da situao vexatria. Assim para Hirigoyen (2001, apud AGUIAR, 2006, p.49): o perverso tenta levar sua vtima a agir contra ele para denunci-la a seguir como m. O que importa que a vtima parea responsvel pelo que acontece. O agressor serve-se de falha do outro um tendncia depressiva, histrica ou uma falha de personalidade para caricatur-la e lev-la a descrer de si mesma. Induzir o outro ao erro permite critic-lo e rebaix-lo, mas, acima de tudo, d-lhe uma imagem negativa de si mesmo e refora assim sua culpa. Para o empregado instalado um estado de submisso ideolgica, onde agressor incute na vtima o pensamento de que no qualificada, que seus valores no se encaixam ao perfil da empresa, que seus prstimos so dispensveis, ou seja, que nada pode contribuir, como bem explicita Marie-France Hirigoyen: O medo gera condutas de obedincia, ou mesmo de submisso, por parte da pessoa visada, mas tambm por parte dos colegas que deixam que tal acontea, que no querem ver o que se passa em torno deles. o que d no atual reinado do individualismo, do cada um por si. Quem est em torno teme, caso se mostre solidrio, ser estigmatizado e ver-se jogado na prxima onda de demisses. Em uma empresa, no se pode levantar ondas. preciso vestir a camisa da firma e no se mostrar demasiado diferente. (HIRIGOYEN 2001, apud AGUIAR, 2006, p.41). Porm necessrio tomar muito cuidado, quando da observao de uma conduta, para verificao da ocorrncia do assdio moral. Uma conduta espordica, ocasionada por um descontrole ao qual qualquer ser humano est sujeito, pode provocar leso a direito alheio, porm alguns elementos devem ser analisados,

como por exemplo, se a conduta efetivamente visava humilhar e expor a vtima situao vexatria, como se entende Rufino (2006, p.45):
[...] a importncia da aplicao do princpio da proporcionalidade, para que no seja considerado assdio, qualquer descontrole comportamental do ofensor, pois os humanos so passveis de erros e descontroles, extrapolando, mesmo que minimamente, seu direito e invadindo o de outrem. Todavia, somente as condutas efetivamente vexatrias e graves, se configuraro como assdio.

2.2. A CARACTERIZAO DO DANO

A agresso causada pelo assediador vtima fere o direito personalidade, como j visto, causa, portanto, dano psquico-emocional, dano este de natureza subjetiva, este que, [...] altera o comportamento, agrava doenas pr-existentes ou desencadeia novas doenas podendo, inclusive, culminar no suicdio (BARRETO, 2002, apud AGUIAR, 2006, p.51). Para ocorrncia da figura de assdio moral ento, busca-se a configurao de dano subjetivo, dano este capaz atingir o indivduo em sua intimidade, caracterizando o dano moral, que pode ser assim descrito: Assim o atentado ao direito honra e boa fama de algum pode determinar prejuzos na rbita patrimonial do ofendido ou causar apenas sofrimento moral. A expresso dano moral deve ser reservada exclusivamente para designar o agravo que no produz qualquer efeito patrimonial. Se h conseqncias de ordem patrimonial, ainda que mediante repercusso, o dano deixa de ser extrapatrimonial. (GOMES, 1976, apud CAHALI, 1998, pp. 19 e 20). A definio dada pelo Cdigo Civil Brasileiro ao ato ilcito ilustra o reconhecimento de condutas capazes de gerar dano, mesmo que somente a direito subjetivo, como se v atravs do seu artigo 186, que assim estabelece: Aquele que, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilcito. Qualquer doena psquica desencadeada por agresso, caracterizada pela reiterao da conduta, por espao de tempo onde se instale o dano, no ambiente de trabalho, situa-se alm da simples possibilidade de ocorrncia de ofensa a direito personalssimo. Indeniza-se o indivduo, por ser vtima do assdio moral.

Faz-se imperioso que exista ofensa, como j visto, direito personalssimo, correndo-se o risco de no ver configurada situao pretendida, ou seja, sem que haja ofensa direito personalssimo, no h que se falar em assdio moral, muito menos a possibilidade de indenizao. Assim para ocorrncia de assdio moral, necessrio o reconhecimento de vrios fatores. Ressalte-se ainda que tal comportamento de agresso, que se manifesta de forma meticulosa e premeditada, torna o assdio moral o resultado de um elaborado processo e no de um ato eventual e espordico que no tenha uma finalidade determinada (PAROSKI, 2007). Revela a perversidade do agressor por acometer a vtima a uma atitude engendrada, a uma srie de atitudes conscientes, onde fica latente a presena do agressor como se seu nico objetivo fosse a destituio da vtima na relao laboral. A atitude do agressor foge da finalidade e do objeto do contrato de trabalho, pois desrespeita nitidamente os direitos que tal relao deve guardar. Nota-se, no entanto, que no qualquer ocorrncia de dano, capaz de embasar reparao por ocorrncia de assdio moral, deve existir o dano psquico-emocional, representado por doenas psquicas como depresso, ansiedade, angstia, que podem ser comprovadas atravs de laudo mdico, como leciona Sonia Nascimento Mascaro (2006, p.24 a 25), pois:
[...] nem todo dano personalidade configura o assdio moral. Este mais que mera leso a direito personalssimo, deve haver por trs deste mascarada, a finalidade do agressor que toma esta conduta, alm de ser constatada a instalao do dano psquico-emocional. Da enseja-se a possibilidade de laudo mdico para a comprovao da existncia do dano.

2.3. NEXO ENTRE CONDUTA E DANO

A discusso trazida tona de fundamental importncia para todos os ramos do Direito, pois visa estabelecer vnculo entre os problemas psquicos encontrados hodiernamente em virtude de uma relao de trabalho desvirtuada, e a [...] novidade reside na intensificao, gravidade, amplitude e banalizao do fenmeno e na abordagem que tenta estabelecer o nexo-causal com a organizao do trabalho e trat-lo como no inerente ao trabalho (RUFINO, 2006, p.43).

Ou seja, reconhecer esta ligao entre a conduta agressora e o dano sofrido constitui contribuio muito importante da Justia do Trabalho ao Direito. de extrema relevncia estabelecer esta ligao lgica entre a conduta e o resultado lesivo, ou o assdio moral, onde a conduta a agresso vexatria e humilhante, repetitiva e prolongada e o resultado o dano psquico-emocional, porm o que faz comprovar que tal conduta gerou o dano advindo da relao de trabalho, surgindo o assdio moral, no um elemento objetivo, e sim subjetivo, a vtima se v lesada em sua dignidade e honra caracteres carter subjetivos do indivduo.

2.4. FINALIDADE DA CONDUTA

O empregador, que adota uma conduta assediadora, busca expor seu empregado a situaes humilhantes e vexatrias, fazendo diminuir sua auto-estima, vindo at mesmo se afastar da relao de trabalho. Pode intentar, com esta atitude, esquivar-se das obrigaes trabalhistas prprias da dispensa direta, pois estimulam os empregados a findarem o contrato de trabalho. Ao que opina Adriana Vieira de Castro (2007) afirmando que:

[...] o assdio moral tem por escopo a excluso da vtima do mundo do trabalho, criando-se uma situao que obrigue a extino do contrato de trabalho por deciso do prprio empregado, o que desobriga o empregador de arcar com suas obrigaes previstas na Consolidao das Leis do Trabalho.

O assdio moral pode ser entendido quanto sua finalidade, como uma conduta que visa perseguir a vtima, objetiva humilh-la, feri-la no que se considera direito fundamental, atingir sua intimidade e exp-la a situaes humilhantes, e para tanto se elege o mais perverso meio para execuo desta atitude, que demonstra ser vingana pessoal, s quais se submete a vtima por diversos fatores, como o desemprego, por exemplo, podendo demonstrar ainda a esquiva do empregador s obrigaes resultantes do rompimento do contrato de trabalho de sua parte.

3. A RESCISO INDIRETA DO CONTRATO DE TRABALHO POR OCORRNCIA DE ASSDIO MORAL

A resciso indireta do contrato de trabalho o fato que finda a relao trabalhista, resolve o contrato de trabalho, caracterizada pela culpa exclusiva do empregador, ou seja, a [...] resciso indireta ou dispensa indireta a forma de cessao do contrato de trabalho por deciso do empregado em virtude da justa causa praticada pelo empregador (art.483 da CLT) (MARTINS, 2001, p.334). A Consolidao das Leis do Trabalho, em seu Art. 483, elenca um rol exemplificativo de situaes capazes de ensejar a resciso indireta das quais se pode destacar: Art. 483. O empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao quando: e) praticar o empregador ou seus prepostos, contra ele ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama. O respeito mtuo, alm de socialmente necessrio, algo que deve ser cumprido pelas partes contratantes, pois:

[...] a obrigao contratual do empregador de respeitar os direitos trabalhistas, alm da personalidade moral de seu empregado e os direitos relativos sua dignidade, e viceversa, cuja violao implicaria na infrao dos ditames contratuais e das leis trabalhistas, ensejando o direito do empregado indenizao correspondente, alm da legitimao do direito obreiro de resistncia, que se consuma com a recusa ao cumprimento de ordens ilcitas (RUFINO, 2006, p.35).

Assim, pelo contrato de trabalho, cria-se uma subordinao do empregado em relao ao empregador, porm esta subordinao no representa submisso a todas e quaisquer ordens do empregador, mas somente aquelas que se fizerem necessrias a perfeita prestao laboral, como se v pelo julgado: A subordinao no contrato de trabalho diz respeito atividade laborativa e, assim, no implica submisso da personalidade e dignidade do empregado em fae do poder patronal. (Proc TRT/15 Reg. N. 01711-2001-111-15-00-0 RO

(20534/2002-RO-2). Recorrente: Comercial Seller Ltda., Recorrido: Luciano Leandro de Almeida. Juza Rel. Mariane Khayat F. do Nascimento) (RUFINO, 2006, p.58). Os excessos cometidos pelo empregador podem ensejar a ocorrncia de ato ilcito, como se verifica no Art. 187, do Cdigo Civil Brasileiro: Tambm comete ato

ilcito o titular de um direito que, ao exerc-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boa-f ou pelos bons costumes. Martins (2001, p.334) ensina que uma falta grave causada pelo empregador enseja a resciso do contrato de trabalho de forma indireta. Assim, no existe dispensa do empregado, pois este que decide por termo ao contrato de trabalho, em virtude da falta cometida por empregador contra si, vindo a ajuizar ao na Justia do Trabalho para ter seu direito atendido. Salienta ainda citado autor, que tal falta de gravidade extremada, pois motivo o empregado a romper o contrato de trabalho, como assim ensina: A irregularidade cometida pelo empregador deve ser de tal monta que abale ou torne impossvel a continuidade do contrato. Se o empregado tolera repetidamente pequenas infraes cometidas pelo empregador, no se poder falar em resciso indireta, devendo o juiz preservar a relao de emprego, pois, principalmente em pocas de crise, difcil conseguir nova colocao no mercado de trabalho (MARTINS, 2001, p.336).
O dano causado pelo assdio moral, portanto poderia ser inserido pelo legislador no rol das hipteses do artigo 483, da Consolidao das Leis do Trabalho, pois tambm revela capacidade de ensejar a resciso indireta do contrato de trabalho, para que se possa dar maior segurana aos trabalhadores na busca de seu bem-estar, como ressalta Rufino (2006, p.27):

Atualmente, no se fala, somente na proteo da jornada de trabalho, do salrio e demais direitos materiais trabalhistas. Luta-se, outrossim, pela proteo dos direitos personalidade do trabalhador, por uma maior liberdade de trabalho, pela satisfao do empregado no ambiente do trabalho, direitos estes no previstos expressamente na legislao especializada (Consolidao das Leis do Trabalho), porm, reconhecidos em outras normas aplicveis, e imprescindveis valorizao do trabalho humano. A proteo do bem-estar do trabalhador, nada mais que a plena eficincia dos princpios contidos na Constituio Federal do Brasil, de igualdade e de inviolabilidade da honra, contidos nos incisos III, V e X do artigo 5. Porm, para a proteo de direitos dos empregados, no existe nenhuma lei no mbito federal capaz de determinar sano para esta prtica, no entanto:

[...] a prtica do assdio moral gera conseqncias jurdicas para o ofensor e, tambm, para a vtima, pois, muito inexista no mbito trabalhista nacional uma lei especfica sobre o fenmeno, o empregador dever delimitar sua conduta em outras regras de proteo jurdica, que impem o dever-se nesta relao, o qual, se violado, ensejar a respectiva sano. (RUFINO, 2006, p.91)

E para efetivo cumprimento desta obrigao de dever ser, que se deve fazer uso da analogia para que se possa estabelecer sano, para evitar-ser esta conduta, o que entende o autor: De tal modo, apesar de inexistir uma norma especfica dispondo e identificando o assdio moral, suas conseqncias e sanes, devero ser aplicadas outras normas por analogia, impondo ao empregador o cumprimento fiel proteo jurdica de direitos dos trabalhadores, limitando sua conduta, com ditames trabalhistas, como a implicncia da resciso indireta, previstas na CLT [...]. (IDEM) Estas condutas vexatrias combatidas em juzo demonstram amadurecimento do empregado de seu papel na relao de trabalho, onde o empregado deixa de se enquadrar como objeto e passa a ser parte da relao de trabalho, como elucida: As causas trabalhistas, com pedidos de indenizao por danos morais, refletem a no aceitao da subordinao imposta pelo empregador e podem ser interpretadas como sinal de resistncia aos desmandos no local de trabalho, inclusive como reao impunidade dos que praticam o assdio moral. (AGUIAR, 2006, p.82) Porm deve-se reconhecer o esforo de empresas que criam canais de comunicao com seus empregados, tomam nitidamente postura a coibir a prtica de assdio moral, e para tanto pode ver afastada a responsabilidade, como vemos: [...] uma vez praticados mecanismos por parte do prprio proprietrio da empresa, com amplas possibilidades de preveno e represso do assdio, essas medias devem afastar, ou, pelo menos, mitigar a responsabilidade do empregador pelo evento danoso. Porm, a ausncia destas medidas poder responsabilizar o empregador, no importando se o mesmo conhecia, ou no, a prtica do assdio dentro da empresa. (RUFINO, 2006, p.103: )

4. AS INDENIZAES POR ASSDIO MORAL

O contrato de trabalho ento revela mais que uma necessidade da sociedade de regulamentar uma relao trabalho, visa salvaguardar valores e princpios constitucionais, transcende a forma de meio de materializao de uma relao jurdica, por onde se exterioriza a vontade das partes, para o nvel de protetor de direitos fundamentais, ou seja, deve-se respeitar o contrato de trabalho, no somente por ele estabelecer uma relao jurdica, com garantias e obrigaes estritamente ligadas ao ramo do Direito Trabalhista, mas sim porque esta relao irradia seus efeitos para todas as reas, no somente tendo conseqncias na rea do Direito Penal, Constitucional e Trabalhista, como tambm para rea da sade, como a psiquiatria, psicologia e medicina do trabalho que buscam garantir o bemestar do indivduo. Assim a relao trabalhista visa tambm garantir valores e princpios que emanam do senso comum, e qualquer leso a um desses princpios constitucionais, pode ensejar o pedido de indenizao, como determina o Cdigo Civil Brasileiro em seu artigo 927, deve indenizar aquele que cause dano a algum, como vemos in verbis: Art. 927. Aquele que, por ato ilcito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repar-lo. Pargrafo nico. Haver obrigao de reparar o dano, independentemente de culpa, nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem. Ou seja, o ato ilcito causador de dano a outrem, independentemente de culpa, gera o dever de indenizar. Assim, o [...] uso de um direito, poder ou coisa alm do permitido ou extrapolando as limitaes jurdicas, lesando algum, traz como efeito o dever de indenizar. (DINIZ, 2004, p.198). Para que se configure o ato ilcito ser imprescindvel que haja: a) fato lesivo voluntrio, causado pelo agente, por ao ou omisso voluntria, negligncia ou imprudncia [...]; b) ocorrncia de um dano patrimonial ou moral sendo que pela Smula 37 do Superior Tribunal de Justia sero cumulveis as indenizaes por dano material e moral decorrentes do mesmo fato [...]; e c) nexo de causalidade entre o dano e o comportamento do agente [...]. (DINIZ, 2004, pp. 196 e 197)

Assim, o dano moral causado deve ser reparado, e este conceito deve ser estendido aos casos onde haja prtica de assdio moral, tendo encontrado este, respaldo na jurisprudncia brasileira, para aplicao de sano para coibir tal conduta. O direito indenizao pela ocorrncia de dano moral facilmente entendido, pois se contempla que [...] o dano moral a leso de interesses no patrimoniais de pessoa fsica ou jurdica, provocada por ato lesivo. Qualquer leso que algum sofra no objeto de seu direito, repercutir, necessariamente, em seu interesse (DINIZ, 2003 apud RUFINO, 2006, pp.95 e 96). Porm, como se trata de leso direito subjetivo, torna-se difcil sua valorao para fins de indenizao. Mas, embora no seja fcil determin-la, deve-se procurar parmetros para sua aplicao, pois a indenizao visa reparar o dano causado, como se v: A indenizao deve ser proporcional ao dano causado pelo lesante, procurando cobri-lo em todos os seus aspectos, at onde suportarem as foras do patrimnio do devedor, apresentando-se para o lesado como uma compensao pelo prejuzo sofrido. (DINIZ, 2004, p.651) Para se analisar e fixar indenizao, deve-se observar vrios fatores, como [...] a intensidade do sofrimento do ofendido, a gravidade e repercusso da ofensa, a intensidade do dolo ou da culpa, a situao econmica do ofensor e a extenso do prejuzo causado. (BARROS, 1997, apud AGUIAR, 2006, p.83) O aspecto da indenizao se faz importante analisar, pois com o reconhecimento de existncia de assdio moral, faz-se necessrio buscar um instrumento capaz de minorar as ofensas sofridas. Conclui-se que a indenizao a possibilidade de gerar a reparao dos danos patrimoniais e morais pelos gravames de ordem econmica (perda do emprego, despesas com mdicos, psiclogos...) e na esfera da honra, da boa fama, do auto-respeito e da sade psquica e fsica, da auto-estima (MENEZES, 2002, apud AGUIAR, 2006, p.83). Enfim, caracterizado o dano e configurado o assdio moral, tem-se legalmente gerada a obrigao de reparao do dano pelo cometimento de ato ilcito e O ato ilcito praticado em desacordo com a ordem jurdica, violando direito subjetivo individual. Causa dano patrimonial ou moral a outrem, criando o dever de repar-lo (CC, art. 927) (DINIZ, 2004, p.196).

5. CONCLUSO

Ante a falta de legislao especfica para o reconhecimento do assdio moral na relao de emprego, a Justia do Trabalho d um passo importante no progresso da cincia jurdica. Mesmo carente de dispositivo especfico, esta inova, trazendo a possibilidade de punio prtica advinda de tempos remotos, porm constatada pouco pelo doutrina e combatida nos dias de hoje pelas recentes decises dos Tribunais. Destaca-se que o reconhecimento da ocorrncia de tal conduta lesiva e a busca pela coao de tais prticas se mostra uma conquista para os trabalhadores, que mesmo no se comparando s que resultaram na prpria Consolidao das Leis do Trabalho, se tornam, com a anlise dos dias de hoje, muito importantes para o contrato de trabalho. E vai alm, o reconhecimento da resciso indireta do contrato de trabalho tendo como motivo o assdio moral, tem por finalidade a obedincia ao princpio da dignidade da pessoa humana. A Justia do Trabalho, ao reconhecer esta leso, ressalta o que preceitua a Carta Magna, trazendo benefcios aos trabalhadores, dignificando este to importante princpio que, muito embora deva ser norteador das relaes jurdicas, carece de efetividade. Ou seja, o Direito do Trabalho contribui aos demais ramos do Direito medida que oferece uma medida eficaz para coero de condutas lesivas a direitos personalssimos, garantindo efetividade aos princpios e garantias fundamentais previstos Constituio Federal do Brasil.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AGUIAR, Andr Luiz Souza. Assdio moral: o direito indenizao pelos maus-tratos e humilhaes sofridas no ambiente de trabalho. 2. ed. So Paulo: Ltr, 2006.

CAHALI, Yussef Said. Dano Moral. 2 edio revista, atualizada e ampliada. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2 ed., 1998.

CARRION, Valentin. Comentrios consolidao das leis do trabalho. 31. ed. Atual. por Eduardo Carrion. So Paulo: Saraiva, 2006.

CASTRO, Adriana Vieira de. Assdio moral no trabalho e o princpio da dignidade da pessoa humana. Documento eletrnico. on line. Disponvel na Internet via WWW.URL: <http://www.direitonet.com.br/artigos/x/31/76/3176/>. Acesso em 21 de maro de 2007.

DINIZ, Maria Helena. Cdigo civil anotado, 10. ed. rev. e atual. de acordo com o novo cdigo civil (Lei n 10.406, de 10.01.02). So Paulo: Saraiva, 2004.

FEIJO, Carmem. Matria especial: assdio moral na justia do trabalho. Documento eletrnico. on line. Disponvel na Internet via WWW.URL:

<http://www.tst.gov.br/destaqueassediomoral.pdf>. Acesso em 21 de maro de 2007.

HOUAISS. Dicionrio da lngua portuguesa. Documento eletrnico. on line. Disponvel na Internet via WWW.URL: http://houaiss.uol.com.br/busca.jhtm?verbete=ass%E9dio&stype=k >. Acesso em 15 de maio de 2007. MARTINS, Srgio Pinto. Direito do Trabalho. 14. ed. So Paulo: Atlas, 2001.

NASCIMENTO, Sonia A. C. Mascaro. O assdio moral no ambiente do trabalho. Revista literria do Direito. So Paulo, pp.24 e 25, 2006. PAROSKI, Mauro Vasni. Assdio moral no trabalho. Documento eletrnico. on line. Disponvel na Internet via WWW.URL: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=9021r>. Acesso em 21 de maro de 2007.

RUFINO, Regina Clia Pezzuto. Assdio moral no mbito da empresa. So Paulo: Ltr, 2006.

Potrebbero piacerti anche