Sei sulla pagina 1di 12

CARITA, Joaquina Uma utopia em Flon de Alexandria. Sapiens: Histria, Patrimnio e Arqueologia. [Em linha]. N. 2 (Dezembro 2009), pp.

. 57-68. URL: http://www.revistasapiens.org/Biblioteca/numero2/uma_uto pia_em_Filon_de_Alexandria.pdf

UMA UTOPIA EM FLON DE ALEXANDRIA

Joaquina Carita1

Resumo: Atravs das descries de Flon de Alexandria em De Vita Contemplativa quisemos mostrar neste trabalho que, segundo a nossa opinio, a comunidade dos Terapeutas de Alexandria no se trata de uma utopia, mas de uma vivncia real similar vida de Jesus.

Palavras-chave: Flon de Alexandria; Terapeutas; Jesus; Utopia.

Abstract: By the descriptions of Philo of Alexandria in his De Vita Contemplativa, this work intents to show, according to our opinion, that the community of the Therapeutai of Alexandria was not an utopia but a real and concrete life experience similar to the life of Jesus..

Key-words: Philo of Alexandria; Therapeutai; Jesus; Utopia.

Mestranda em Histria Antiga na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 2, 2009

| Joaquina Carita - Uma utopia em Flon de Alexandria

1. Contextualizao de As Mulheres no Parlamento na vida da cidade de Atenas. A crtica social e poltica e a necessidade de mudana.

Introduo

Muito se tem dito e estudado sobre a existncia da comunidade judaica dos Terapeutas do deserto que, segundo Flon de Alexandria, teria habitado junto do lago Mareotis, no norte do Egipto, perto do delta do Nilo. Do mesmo modo, muito se tem dito sobre todo o trabalho deste filsofo alexandrino. Antes, porm, de falarmos sobre a utopia desta colnia alexandrina, h que contextualizar a figura de Flon, filsofo de origem judaica, nascido entre os anos 30 e 20 antes da nossa era e cuja famlia se fixou no Egipto. Viveu alguns tempos da sua vida junto da comunidade teraputica, cujos costumes descreveu no seu tratado De Vita Contemplativa. Ter morrido pelos anos 39 ou 40 da nossa era, contemporneo, portanto, de Jesus de Nazar. Flon e os seus Terapeutas viveram nos arredores de Alexandria que, nessa data, era um autntico caldeiro de civilizaes heterogneas. Tambm nesta poca a cidade estava povoada de filsofos de influncia platnica, historiadores e outros homens de cincias, principalmente helnicos, e com os quais Flon conviveu. Os costumes da comunidade judaica alexandrina so tudo o que os poetas e estes historiadores relatavam nos seus escritos como sociedades ideais e impossveis de implementar. A polmica reside na questo de saber se aquilo que foi escrito por Flon acerca desta colnia no ter sado da imaginao do filsofo, como uma utopia. M.A. Beavis (2004: 30-42) num artigo sobre Flon e os Terapeutas, no qual critica o argumento de T. Engberg-Pedersen (1999: 40-64), autor que satiriza Flon chamando-o de filsofo sonhador, que molda o tratado sobre os Terapeutas de acordo com as convenes utpicas helensticas, coloca as seguintes questes: Sonho de filsofo? ou Utopia construtiva?. Concordando com as crticas de Beavis a Engberg-Pedersen, e baseando-nos na traduo de J.-Y. Leloup (1998), propomo-nos discutir Flon e os seus Terapeutas.

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 2, 2009

58

| Joaquina Carita - Uma utopia em Flon de Alexandria

Anlise da obra de Flon: Como Beavis refere, Engberg-Pederson no assinala trs aspectos da apresentao de Flon que apontam para uma realidade histrica da vida dos Judeus egpcios. A primeira que Flon comea o seu tratado fazendo uma referncia aos Essnios, comunidade da Judeia, como exemplo de sociedade ideal. A colectividade essnia, na poca de Flon, era j antiga. Foi dada a conhecer por autores contemporneos de Flon, como Flvio Josefo e Plnio-o-Velho e os escritores do Mar Morto. Fazendo referncia aos Essnios, Flon comunica que existem mais congregaes contemplativas noutros locais. Depois, afirma que no vai acrescentar nada verdade real da vida dos Terapeutas, porque viveu com eles, dando a entender que nada se compara com as convenes utpicas dos filsofos helnicos. Em terceiro lugar, faz a descrio de certos detalhes topogrficos que permitem localiz-los no espao, mesmo que deles no restem vestgios. Seria uma regio entre o lago Mareotis e o Mar Mediterrneo, porque a beneficiariam dos ventos vindos do mar e dos que vinham das guas do lago. Supe-se que esta comunidade fosse pequena e composta por gente determinada, que seguia um estilo de vida diferente dos Essnios da Judeia. Tanto uns como os outros tinham um modo de existncia sbrio e exigente, dedicado aos estudos das Escrituras. Mas enquanto os Essnios esperavam pela vinda do Messias, os Terapeutas no se opunham nem guerreavam quem no acreditasse nessa vinda, sendo mais abertos s religies estrangeiras. Tambm a atitude para com as mulheres e os enfermos, a uno com leo e a vida em comum, diferiam consideravelmente entre estas duas comunidades. Porm, existiam muitas semelhanas, como a liderana feita pelos ancios, as refeies em comum, ou a inexistncia de propriedade privada. Paes Nascimento nota que j Brhier2 afirmava que as ideias e os mtodos de Flon no lanaram razes profundas no Judasmo, visto que a colnia judaica alexandrina foi quase ignorada aps o seu tempo; enquanto que na Palestina a exegese se movia num crculo de ideias bem diferente. O que Brhier denomina de exegese palestina dever corresponder exegese farisaica que, naquela poca, dominava o Sindrio. A tendncia destes sbios era renovadora, relativamente aberta,

Nascimento, 2003: 22. mile Brhier (1876/1952) foi um filsofo francs, conhecido pelos seus trabalhos sobre a histria da filosofia.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 2, 2009

59

| Joaquina Carita - Uma utopia em Flon de Alexandria

com inteno de actualizar a Tor para os tempos actuais, sendo esta tambm, a seu modo, a inteno de Flon. Curiosa tambm a associao entre Flon e o cristianismo, pois o prprio Jesus de Nazar dever ter comeado os seus estudos junto dos fariseus. O Judasmo alexandrino, no tempo de Flon, pertencia ao mesmo tronco do Judasmo farisaico, tendo sado ambos do Judasmo macabeu (cerca de 165 a.C.), moldado pelos escribas, ainda que na nova terra para onde foi transportado, Alexandria, tenha desenvolvido mais tarde certas caractersticas locais peculiares, sem se afastar inteiramente da sua fonte nativa, nem se sentir afectado pelo desenvolvimento do Judasmo da Palestina. Flon nunca esclareceu o motivo dos seus escritos que, primeira vista, parecem no ter fundamento bblico. O que no impede que o seu carcter apologtico se mantenha, na medida em que Flon pretende difundir o contedo do Antigo Testamento numa linguagem filosfica, acessvel aos eruditos gregos e principalmente aos Judeus helenizados. Os Judeus diferenciavam-se por uma dupla atitude em relao ao seu Deus e aos deuses dos outros povos. Devido sua perspectiva monotesta, o Judeu treinado na leitura das Escrituras adoptava a postura de estudante religioso. Comparando as religies e filtrando o verdadeiro/falso, aceitava apenas o que era verdadeiro nas Escrituras. Quando os Gregos travaram conhecimento com a religio judaica pela primeira vez, em Alexandria, no sculo III a.C., pouco tempo depois de Alexandre Magno, os autores Gregos que nos transmitem as primeiras impresses com o povo judeu, como o caso de Hecateu de Abdera e Megstenes, referem-se aos Judeus como uma raa filosfica, pretendendo referir-se sabedoria deste povo, que tinha defendido certas opinies acerca da unidade do princpio divino do mundo, que os filsofos gregos s muito recentemente perfilhavam. No sculo XIX, eram frequentemente comparados com os Essnios, embora tivessem sido mais ascticos, citadinos e terem praticado uma vida em comunidade.

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 2, 2009

60

| Joaquina Carita - Uma utopia em Flon de Alexandria

Descrio da Comunidade Teraputica No tempo de Flon, um terapeuta era um tecelo, um cozinheiro, um psiclogo. Cuidava do corpo e da alma, cuidava dos deuses e das palavras que estes dirigiam alma, cuidava da tica, era so, simples e sbio. No curava, cuidava e orava pela sade dos outros. Acreditava que, tratando da alma e do esprito, o corpo sarava. Os Terapeutas eram membros de uma escola judaica, a mesma dos Essnios. Esta escola tinha centros espalhados por vrias regies. O mais importante deles situava-se no Egipto. Para Flon, os Terapeutas eram filsofos, porque se esforavam em conciliar as suas aces com o pensamento, e em conciliar o pensamento com Deus. No incio da era crist, j consideravam o ser humano como uma totalidade corpo/alma/esprito. Flon evidenciava a condio humana dentro de um quaternrio: Basar, a dimenso corporal; Nephesh, a alma; Nous, a conscincia; e Rouah, ou pneuma, o sopro, o esprito. E para os Terapeutas, sade plena era a conjugao do corpo com a alma e a conscincia, habitados pelo esprito. Exmios na arte da interpretao das Escrituras, tinham como objectivo desvendar o sentido da dor, porque consideravam a enfermidade susceptvel de interpretao, como se esta fosse um texto sagrado. Cuidar do corpo era cuidar do esprito e do desejo, reorientando-o para o que essencial. Isto porque o desejo era sinal de insatisfao, de uma falta dolorosa, no fundo, uma doena. Estar triste era estar separado do ser. A sade estava na alegria, porque constitua o sinal de Deus no ser humano. Relativamente s fobias, o importante era aprender a enfrent-las. O cime e a inveja eram tratados pelo amor dispensado ao outro. Impunha-se a procura da causa das doenas atravs do conhecimento do ser.

essas doenas dolorosas e difceis de curar, que so o apego ao prazer (hedon), a desorientao do desejo (epithymia), a tristeza (lyp), as fobias (phoboi), as invejas e cobias (pleonexiai), a ignorncia (aphrosynai), o no conformar-se ao que (adikiai), e uma infinidade de outras patologias (pathon) e sofrimentos. (Leloup, 1998: 36).

Flon escreve que os Terapeutas eram pessoas que no s sabiam escutar, como tinham o dever de o fazer, porque isso lhes permitia apreender cada coisa como viva. Escutavam a natureza, decifravam as rvores, as nuvens, para estarem em sintonia com a palavra e o pensamento de Deus. Para tratar do ser, deveriam cuidar do que
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 2, 2009

61

| Joaquina Carita - Uma utopia em Flon de Alexandria

no doentio nem mortal. Assim sendo, o olhar do terapeuta no estava voltado para a doena ou para o doente, mas para aquilo que est fora da doena e da morte, a transcendncia interior, inacessvel aos olhos de um mdico. Viam o ser como um espao que teriam de manter livre. Para eles, Deus era a liberdade do homem e a sua santidade. Ao manter o espao livre, haveria espao para a liberdade e santidade no ser humano.

Se eles se chamam Terapeutas, tambm porque receberam uma educao conforme natureza e s sagradas leis e porque cuidam do Ser (therapeuen to On), que melhor que o Bem, mais puro que o Uno, anterior mnada3.

Um dos aspectos concretos da terapia desta comunidade era o facto de prescindirem dos seus bens materiais. O dinheiro, as propriedades e os negcios eram considerados fontes de preocupao, ansiedade e esquecimento do sentido da vida.

Como o seu desejo de imortalidade e de vida bem-aventurada faz com que acreditem que j terminaram a sua vida mortal, do seus bens aos filhos, s filhas ou aos parentes: deliberadamente os fazem herdeiros por antecipao4

Como se pode ver pela citao, os Terapeutas no abandonavam os seus campos, antes doavam-nos a quem tratasse deles. E o despojar das riquezas no se referia apenas a bens materiais, mas tambm aos bens afectivos, porque, para ser livre, a pessoa precisa desligar-se de certo nmero de relaes. No fugiam, mas distanciavam-se um pouco. Alguns fundavam os seus estabelecimentos fora dos muros da cidade, em jardins ou lugares afastados, procurando a solido.

Quando se despojaram de seus bens, sem mais nada para seduzi-los, deixam para sempre irmos, filhos, mulher, pai e me, seus numerosos parentes, amigos, os pases em que nasceram e onde se criaram, pois o que mais facilmente atrai e seduz so justamente os hbitos5

Leloup, 1998: 94. Mnada um conceito-chave na filosofia de Leibniz. No seu sistema filosfico, significa substncia simples do grego , , que se traduz por "nico", "simples". Como tal, faz parte dos compostos, sendo ela prpria sem partes e portanto, indissolvel e indestrutvel. 4 Idem, 103. 5 Idem, 106-107.
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 2, 2009

62

| Joaquina Carita - Uma utopia em Flon de Alexandria

A qualidade do ar era considerada de enorme importncia, porque no lhes bastava a mudana de vesturio, de alimentao, de modo de vida, tinham de mudar de ares. A luz e o Sol tinham tambm um papel muito intenso, porque cuidavam das necessidades naturais da Humanidade. Esta nfase conecta-os com possveis rituais do templo de Helipolis. As suas casas eram simples, preparadas para proteg-los dos ardores do sol e do ar frio. Como procuravam a solido, as suas casas no eram contguas, mas tambm no muito distantes umas das outras, porque amavam a vida em comunidade, afastando-se apenas o necessrio. Em cada uma das habitaes havia um lugar sagrado, o santurio ou mosteiro. Era a que cumpriam os mistrios da vida santa. Neste santurio no era permitida a entrada de bebida ou comida, pelo que levavam com eles apenas as Leis, os Orculos dos Profetas, os Hinos e outros livros para aumentarem e aperfeioarem a cincia e a piedade, orando duas vezes por dia e o restante tempo era, na sua grande parte, dedicado interpretao das Escrituras e meditao. A comunidade tinha um santurio comum onde se reuniam, no incio, uma vez por semana (ao stimo dia), mais tarde, duas vezes por dia, uma ao amanhecer e outra ao pr-do-sol num tipo de assembleia comum, sentando-se por ordem de idades, com a mo direita entre o peito e o queixo e a esquerda cada ao longo do corpo. Ento, o ancio mais antigo e o mais instrudo nas doutrinas tomava a palavra, com voz firme e com lgica. Este santurio estava dividido em duas partes: uma para os homens e outra para as mulheres, porque apesar de mulheres, gostavam de ouvir e partilhavam do mesmo fervor e gnero de vida. A divisria era constituda por um muro que no chegava ao tecto, por duas razes: uma, para que as mulheres guardassem a reserva que lhes convinha e a outra, para que pudessem aprender o que estava a ser dito, sentadas sem qualquer obstculo voz do orador. O stimo dia (Sbado) era um dia santo e de festa para eles, porque veneravam o nmero sete, ento esta cerimnia religiosa era mais extensa. Os principais feriados judeus, principalmente o Pentecostes, comeavam ao pr-do-sol, e na vspera da Semana Santa celebravam uma festa mais asctica e cerimoniosa, um sermo, oraes, declamaes de antfonas de salmos e cnticos de hinos e um coral danante, imitando Moiss e Miriam no Mar Vermelho. Ao amanhecer, pediam para que a luz da Verdade iluminasse as suas mentes, depois regressavam aos seus solitrios recantos, ao estudo e contemplao. Depois de cuidarem da alma atravs das palavras das Escrituras, cuidavam do corpo, massajando-o com leo para relaxar. Esta descrio dos
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 2, 2009

63

| Joaquina Carita - Uma utopia em Flon de Alexandria

Terapeutas, dada a sua semelhana com o monasticismo no deserto egpcio, atraiu muito a ateno dos primeiros escritores cristos, muitos dos quais acreditavam que Flon e os Terapeutas eram cristos da era apostlica, influenciados pela religio egpcia e pelas prticas das comunidades de pastores e sacerdotisas dos grandes templos. As suas refeies e assembleias eram feitas de forma ordenada. Os membros mais ascticos comiam apenas a cada dois dias, e alguns apenas uma vez por semana. Reuniam-se vestidos de branco, com uma alegria grave. Aps as oraes, os ancios tomavam o seu lugar na mesa segundo a data de ingresso na comunidade. Os homens ficavam do lado direito da mesa e as mulheres do lado esquerdo. Durante estas refeies no se deitavam em leitos macios, mas em leitos de madeira cobertos de papiro e no eram servidos por escravos, pois consideravam que todos os homens eram livres, no concordando com a escravido. Aqueles que os serviam eram livres, os novios da comunidade, cumprindo os seus deveres nesta colnia. Eram escolhidos com cuidado, por categoria de mrito. Nestes banquetes no se bebia vinho porque esta bebida enlouquece, mas sim gua lmpida, em geral fresca e quente para os idosos de sade mais delicada. A refeio consistia em po e sal, ao qual por vezes era acrescentado hissopo6, no se servindo de pratos sangrentos. Curioso saber que este tipo de regime alimentar era seguido por certos monges dos desertos egpcios e pelos monges dos Montes Atos, apenas melhorado com um pouco de tomate, azeitonas, tmaras e figos. As mulheres que participavam nas refeies activamente eram, na sua maioria, idosas e virgens. Elas guardavam a sua castidade, no por obrigao, mas por zelo apaixonado pela sabedoria. vidas por viver em castidade, eram livres quanto ao prazer do corpo e ansiavam por uma descendncia imortal, que s a alma amada por Deus pode gerar. No final dos banquetes, reuniam-se no meio do santurio e formavam dois coros, um de homens e outro de mulheres. Cantavam hinos em coro e danavam. Perante a definio do conceito de comunidade, pode-se dizer que no h quase nenhum exemplo de comunidades de mulheres judaicas na antiguidade. As organizaes existentes so de mulheres pags, como os cultos a rtemis e a Cbele.
O hissopo , provavelmente, a manjerona, um pequeno arbusto que tem de altura cerca de 45 centmetros, com hastes direitas, delgadas e providas de folhas, possuindo, alm disso, grandes espigas de pequenas flores e de aroma picante.
6

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 2, 2009

64

| Joaquina Carita - Uma utopia em Flon de Alexandria

Do mesmo modo, em alguns documentos aparecem exemplos de comunidades de mulheres crists no sculo II. A falta de identificao de colnias de mulheres judaicas ou do Judasmo do perodo greco-romano deve-se, talvez, escassez de pesquisas. Flon divide a comunidade dos Terapeutas de Alexandria em therapeutae, os curandeiros, e therapeutridae, as seguidoras da ordem. As therapeutridae eram devotadas igualmente vida filosfica contemplativa. Muitas das caractersticas sociais, econmicas e educacionais desta comunidade, observadas por Flon, diziam respeito a estas mulheres. Parecia claro que, quando vieram para o Lago Mareotis, j sabiam interpretar as Escrituras, o que quer dizer que tero recebido uma instruo similar dos homens. possvel que algumas therapeutridae tivessem tido alguns recursos financeiros e sobre os quais tivessem tido algum controlo, antes de se inscreverem na comunidade. Existem papiros que documentam a participao activa das mulheres na vida econmica, no decorrer do sculo I, no Egipto. Quando entravam na comunidade, eram normalmente solteiras e a maior parte delas era virgem e de avanada idade. Tomavam como esposo a Sabedoria. Tendo presente que para Flon o mito fazia parte da chave para a compreenso das Escrituras, todos os factos sociais, como idade, virgindade, estado civil, gravidez, tinham para ele um significado especial, em particular a virgindade das therapeutridae. Mas tenha-se ainda em conta que, para Flon, uma mulher s se tornava adulta depois de ter cessado de menstruar, o que o faz associar a paragem da menstruao com o processo de se transformar em virgem, porque quando Deus precisa de uma consorte com alma, d-lhe de novo a virgindade. Por isso, ao dizer que todas as therapeutridae eram virgens, queria dizer que estavam prontas para assumir a vida filosfica e provvel que, assim, se refira apenas s ps-menopusicas, porque livres de marido e livres de menstruao eram potenciais candidatas a uma unio mstica com o divino. Segundo Flon, estas mulheres deixavam para trs a feminilidade e alcanavam a masculinidade/virgindade necessrias para que a alma se unisse com o divino. No entanto, as suas descries sobre as mulheres judaicas e as suas atitudes para com elas na vida normal em Alexandria vm opor-se ao retrato feito das therapeutridae. Para ele, as mulheres deviam ser banidas das actividades pblicas e ficarem confinadas sua rea restrita, o que leva a entender que ele aceita a vida monstica das therapeutridae. Outra das desaprovaes que Flon dirige s mulheres tem que ver com o seu comportamento de mulheres casadas com relao a seus maridos. Tambm
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 2, 2009

65

| Joaquina Carita - Uma utopia em Flon de Alexandria

aqui no h nada a assinalar sobre as therapeutridae, pois j no estavam sujeitas a desaprovaes, porque deixaram de ser mulheres. Do conjunto de caractersticas que Flon atribuiu s therapeutridae, pode-se tirar algumas concluses, em particular no que diz respeito sua esterilidade, que emerge como um elemento central na sua escolha de vida contemplativa. Os valores do conhecimento da filosofia, castidade, vida solitria e a procura espiritual da alma, legitimariam as mulheres que no cumpriam as expectativas sociais usuais de esposas e mes. A sua entrada era tardia na comunidade, em parte por falta de motivao e por presso familiar, pelo facto de no terem sido esposas, porque se tivessem motivao, teriam entrado ainda novas. Fazendo-nos lembrar um pouco a entrada nos conventos j na era crist, temos, no entanto, de ter em considerao que esta comunidade de therapeutridae no tinha o mesmo significado.

Concluso

Apesar da obra de Flon de Alexandria no ter sido reconhecida pela tradio judaica como uma fonte legtima, uma vez que o filsofo fez muitas concesses ao helenismo, nem mesmo reconhecida pela tradio filosfica, porque demarcou a sua obra apenas a especulaes teolgicas e exegticas dos cristos, tornou-se, todavia, um ponto de apoio para o cristianismo emergente. A sua influncia foi importante para o desenvolvimento do pensamento cristo, sendo esta razo suficiente para no ser aceite pelos rabinos como uma obra de autenticidade judaica. Talvez devido a esta falta de reconhecimento contemporneo se especule se a sua obra ou no uma utopia. Como vimos inicialmente, os Terapeutas e os Essnios eram duas descendncias de um eixo comum. Tambm sabemos que, juntamente com os manuscritos do Mar Morto, se encontrou o captulo 26 do Evangelho de Mateus. Este captulo a revelao de Jesus na histria de Israel. Em Qumran situava-se o mosteiro dos Essnios e a presena do Evangelho junto dos documentos confirma o seu contedo, onde se sabe que Jesus era rabino, filho de pais judeus, e que estes mantinham relaes com Judeus do Egipto. Pensamos, por isso, que talvez Jesus tenha sido iniciado pelos Terapeutas descritos por Flon. Note-se como os Terapeutas cuidavam do Ser, tinham
SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 2, 2009

66

| Joaquina Carita - Uma utopia em Flon de Alexandria

um alto grau de desenvolvimento e evoluo espiritual que fazia deles seres plenos de aspirao divina, de lucidez e de desapego pelos bens materiais que os leva a uma vida contemplativa, tal como Jesus. Todas as curas executadas por esta comunidade se assemelhavam com as curas feitas por Jesus. No curavam apenas o corpo, mas a alma e o esprito e toda a sua vida est repleta de semelhanas com o que Jesus recomendava.

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 2, 2009

67

| Joaquina Carita - Uma utopia em Flon de Alexandria

Bibliografia

BEAVIS, M.A. Philos Therapeutai: Philosophers Dream or Utopian Construction? Journal for the Study of the Pseudoepigrapha 14. N. 1 (2004), p. 30-42. ENGBERG-PEDERSEN, T. Philos De Vita Contemplativa as a philosophers dream. Journal for the Study of Judaism in the Persian, Hellenistic and Roman Period 30. N. 1 (1999), p. 40-64. LELOUP, J.-Y. Cuidar do Ser Flon e os Terapeutas de Alexandria. Petrpolis: Editorial Vozes, 1998. NASCIMENTO, D. F. M. P. O Logos em Flon de Alexandria. Rio de Janeiro: Pontifcia Universidade Catlica, 2003.

SAPIENS - Revista de Histria, Patrimnio e Arqueologia, n. 2, 2009

68

Potrebbero piacerti anche