Sei sulla pagina 1di 11

INFORMAES IMPORTANTES PARA O DIA DA PROVA OFICIAL:

A prova se inicia s 14h00, mas o edital exige que o candidato comparea aos locais de prova at as 13h00. No se esquea de imprimir seu Carto de Inscrio, a partir do site da Cops/UEL, colar sua foto atual e comparecer aos locais de prova com seu documento original de identidade. necessrio levar caneta de tinta PRETA para prestar a prova, conforme exige o edital. ATENO: Nos dias seguintes ao da aplicao das provas, os professores do Curso Slon estaro analisando as questes e o gabarito oficial para proporem eventuais SUGESTES de recursos para garantir a voc obter mais alguns pontos em sua nota. Portanto, acesse o site do Curso Slon na prxima semana.

LNGUA PORTUGUESA: Professora Cidinha


01. A globalizao dos anos 90 colocou contra a parede smbolos do capitalismo brasileiro. Isso quer dizer que estamos mal? No. As empresas que elevaram sua preocupao com a excelncia aos limites da paranoia no apenas sobreviveram como esto na vanguarda de um novo e pujante - ciclo econmico. Segundo o autor: a) A paranoia com a excelncia, nos moldes da globalizao do anos 90, permitiu que smbolos do capitalismo brasileiro chegassem vanguarda do novo ciclo econmico. b) Para sobreviver, precisamos ser paranoicos. c) O novo ciclo econmico baseado na paranoia, pois sem ela a globalizao dos anos 90 colocaria smbolos do capitalismo brasileiro contra a parede. d) O novo ciclo econmico pujante pois colocou os smbolos do capitalismo brasileiro dos anos 80 contra a parede, devido paranoia com a globalizao dos anos 90. e) No estamos mal pois os smbolos do capitalismo brasileiro pertencem a outra dcada, mas a globalizao dos anos 90 a vanguarda do novo ciclo econmico.

02. Considerando-se a afirmao de uma famosa estilista americana de que "os homens sempre estiveram na vanguarda da moda", referindo-se ao terno de duas peas, podemos concluir que: a) A tendncia nica para a moda no futuro o terno. b) Apesar de vrios estilistas de alta costura se esforarem, o que eles fazem no moda. c) O terno sempre uma roupa atual. d) Um homem que no use terno no est na moda. e) As mulheres deveriam usar terno para estarem na moda.

03. Bilogos comprovaram que, em uma determinada floresta, existem dois tipos de roedores. Ambos tm o hbito de cavar buracos. O coelhato cava buracos mais rpido do que o ratoelho. Outra grande diferena entre eles o tamanho: o roedor ratoelho maior, em mdia, do que o coelhato. Diante destas informaes, os bilogos poderiam deduzir que: a) Os buracos cavados pelo ratoelho so maiores do que os do coelhato. b) Os buracos cavados pelo coelhato so mais profundos do que os do ratoelho.

Prova Simulada SEAP


c) Os buracos cavados pelo coelhato so, provavelmente, mais profundos do que os do ratoelho. d) O coelhato cava mais buracos do que o ratoelho. e) Diante das informaes, nenhuma das concluses acima podem ser aceitas como verdade.

Curso Slon Concursos


06. Se a Internet uma excelente fonte de informaes, e Joo navega na Internet todo dia, pode-se concluir que: a) Joo muito bem informado. b) Joo domina a navegao na Internet

04. O mundo est se encaminhando para uma situao em que o trabalhador j no consegue vender a nica mercadoria que pode oferecer: sua fora de trabalho. uma mutao violenta de nossa civilizao, possivelmente, com consequncias ainda piores do que as que sofremos hoje. O conceito de trabalho, que era o fundamento de nossa civilizao ocidental, caducou. Agora, milhes de seres humanos j no servem sequer para serem explorado. David Ricardo e, depois dele, Karl Marx, assentaram sua Economia Poltica sobre a Teoria do Valor do Trabalho, fator de produo que o desemprego vai desvalorizando rapidamente. Segundo o texto: a) A mutao a que o texto se refere est na fora de trabalho, que caducou. b) Estamos vivenciando um novo paradigma da relao fora de trabalho X emprego. c) David Ricardo e Karl Marx erraram ao assentarem sua Economia Poltica sobre a Teoria do Valor do Trabalho. d) Aquelas pessoas que trabalham com vendas no conseguem mais oferecer sua fora de trabalho, devido a uma mutao no mercado. e) O fundamento da civilizao ocidental est sofrendo uma mutao violenta, levando-se em conta que o desemprego era a base para a Teoria do Valor do Trabalho.

c) (a) e (b) so verdadeiras. d) (b) verdadeira, mas (a) no o . e) (a) pode ser falsa, mas provavelmente (b) verdadeira.

07. Para os restaurantes que fazem entregas em casa terem sucesso, eles precisam entregar rpido a comida ou ter um bom preo, e estar bem localizado. O restaurante COMOMAIS uma casa de sucesso e possui bom preo. Diante desta afirmao, podemos afirmar que: a) O restaurante COMOMAIS entrega rpido seus pedidos. b) O restaurante COMOMAIS no entrega rpido seus pratos. c) O restaurante COMOMAIS est bem localizado. d) O restaurante COMOMAIS no bem localizado. e) As alternativas (a) e (c) esto corretas.

Texto para as prximas trs questes Liberalismo O liberalismo promoveu uma ideia curiosa: para fazer a felicidade de todos (ou, ao menos, da maioria), no seria necessrio decidir qual o bem comum e, logo, impor aos cidados que se esforassem para realiz-lo. Seria suficiente que cada um se preocupasse com seus interesses e seu bem-estar. Essa atitude espontnea garantiria o melhor mundo possvel para todos. Afinal, nenhum seria burro a ponto de perseguir seu interesse particular de maneira excessiva, pois isso comprometeria o bem-estar dos outros e produziria conflitos que reverteriam contra o suposto malandro. Ora, o liberalismo, aparentemente, pegou feio. No paro de encontrar pessoas convencidas de que, cuidando s de seus interesses, elas, no mnimo, no fazem mal a ningum. Converso com M., que dirige o txi que me leva a Guarulhos. Falamos das perspectivas polticas. Ele est indignado com a corrupo das altas e das baixas esferas da poltica, convencido de que, sem ladres, o pas avanaria e resolve- ramos nossos problemas. Concordo, mas aponto que, mesmo calculando generosamente, o dinheiro que some na corrupo no seria suficiente para mudar a cara do Brasil. Sem dvida, deve ser bem inferior ao dinheiro que o governo deixa de arrecadar por causa da sonegao banal: rendas no declaradas, notas fiscais que s aparecem sob pedido e por a vai.

05. Dois jornais impressos - um da situao e outro da oposio - publicam, todos os dias, notcias sobre os mesmos temas. Eles dedicam o mesmo espao a cada assunto, alm do mesmo nmero de jornalistas para produzirem seus artigos. Sabe-se que os dois so vendidos na mesma regio, pelo mesmo preo, possuem a mesma tiragem e que so concorrentes. Ento: a) Se Pedro l o jornal A e Joo l o jornal B, os dois so de classes diferentes. b) Se Pedro l o jornal A e Joo l o jornal B, os dois so de classes iguais. c) Se Pedro l o jornal A e Joo o jornal B, os dois compartilham a mesma opinio poltica. d) Se Pedro l o jornal A e Joo o jornal B, os dois provavelmente recebem informaes iguais com enfoques diferentes. e) Se Pedro l o jornal A e Joo o jornal B, os dois provavelmente recebem informaes diferentes com enfoques iguais.

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada SEAP


M. aceita essa ideia com gosto e lana uma diatribe contra os sonegadores, inimigos do povo brasileiro tanto quanto os corruptos. Pergunto a M. quanto ele paga de imposto de renda. Ganho a famosa resposta: No adianta pagar, porque nada volta para a gente. Alego que no adianta esperar que algo volte, se a gente no paga. Essa histria tem trs morais: a democracia formal est forte; a concreta, nem tanto. Segunda: os espritos so nobres, a carne segue fraca. Terceira: o nacionalismo brasileiro pode ser frvido, mas a experincia de uma comunidade de destino ainda est longe. (Contardo Calligaris, Terra de ningum)

Curso Slon Concursos


MATEMTICA: Professores Fernando, Mauro e Pacfico

11) Se

, ento x + y igual a:

a) 5/3 b) 10/9 c) 8/9 d) 2/3

08. correto afirmar que, para o autor do texto, a ideia curiosa que o liberalismo promoveu a) um caminho seguro para o fortalecimento poltico do Brasil. b) um mtodo eficaz para combater a sonegao fiscal. c) uma prtica social que vem dando bons resultados. d) uma iluso de muitos, como vem demonstrando a prtica. e) uma providncia salutar, a ser imediatamente tomada.

e) 5/9

12) Um teatro tm 18 poltronas na primeira fila, 24 na segunda, 30 na terceira e assim na mesma sequncia, at a vigsima fila que a ltima .O nmero de poltronas desse teatro : a) 92 b) 150 c) 1500 d) 132 e) 1320

09. Na conversa entre o autor e o motorista de txi, fica claro que a) ambos concordam quanto ao que seria suficiente para mudar a cara do Brasil. b) ambos concordam quanto ao destino que vem sendo dado aos impostos arrecadados. c) ambos sonegam impostos, embora defendam o sistema de arrecadao. d) o autor se surpreende com a coerncia das posies polticas do motorista. e) o autor reconhece uma contradio entre as palavras e as prticas do motorista.

13) Em um tringulo, a medida da base, a medida da altura e a medida da rea formam, nessa ordem, uma PG de razo 8. Ento a medida da base vale: a) 1 b) 2 c) 4 d) 8 e) 16

10. Considerando-se o contexto, deve-se compreender a frase o liberalismo, aparentemente, pegou feio no seguinte sentido: a) o liberalismo, primeira vista, foi muito bem acolhido. b) as ideias do liberalismo, aparentemente, pegaram mal. c) a julgar pelas aparncias, o liberalismo causou m impresso. d) o liberalismo, j de incio, mostrou suas garras. e) o liberalismo causou uma pssima impresso inicial.

14) Um barco parte de A para atravessar o rio. A direo de seu deslocamento forma um ngulo de 120 com a margem do rio. Sendo a largura do rio 60 m, a distncia, em metros, percorrida pelo barco foi de

a) 40 b) 40 c) 45 d) 50 e) 60

2
3 3 3

2
www.cursosolon.com.br

Aulas e Apostilas

Prova Simulada SEAP


15) Um capital de $ 25.000 foi aplicado do dia 10 de maro a 25 de agosto do mesmo ano taxa de juros simples de 9% a.m. Determine o rendimento dessa aplicao. a) 1.260,00 b) 13.500,00 c) 1.350,00 d) 12.600,00 e) 1.435,00

Curso Slon Concursos


c) Paloco, perneio e no xilinfoco; d) Paloco, no perneio e no xilinfoco; e) Paloco, perneio e xilinfoco.

20) Calculando as medidas dos lados do retngulo da figura, sabendo que sua rea igual a 187 cm2. Podemos afirmar, corretamente, que:

16. Em uma cidade, verdade que algum fsico esportista e que nenhum aposentado esportista. Portanto, nessa cidade: a) Nenhum aposentado fsico. b) Nenhum fsico aposentado. c) Algum aposentado no fsico. d) Algum fsico aposentado. e) Algum fsico no aposentado.

a) As medidas so dois nmeros pares b) As medidas so dois nmeros maiores que 15 c) Uma das medidas um nmero par e a outra um nmero mpar d) As medidas so dois nmeros inteiros e consecutivos e) As medidas so expressas por dois nmeros primos

17. Os dois pares de palavras abaixo foram formados segundo determinado critrio. LACRAO - cal AMOSTRA - soma LAVRAR ?

CONHECIMENTOS GERAIS: Professores Jones e Andryelle


21 - Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir. I. A partir dos anos de 1990, os portos brasileiros, antes operados pela iniciativa privada, passaram ao controle integral do Estado, transformando-se em mais uma manifestao da presena estatal na economia. II. A modernizao dos portos brasileiros implicou forte aumento do uso de equipamentos mecnicos, informatizao e racionalizao das operaes de embarque e desembarque de mercadorias para reduzir o tempo de permanncia dos navios. III. Alm das transformaes tcnicas nos portos, tambm os navios passaram por mudanas que redundaram em maior porte e especializao das embarcaes e no crescimento da participao de empresas estrangeiras nos fretes de exportaes brasileiras. IV. Os principais destinos do conjunto das exportaes brasileiras so, pela ordem, a China que recebe 25% das vendas nacionais, e o Mxico, porta de entrada do NAFTA, pas que recebe 15% do total das vendas brasileiras para o exterior. Assinale a alternativa CORRETA.

Segundo o mesmo critrio, a palavra que dever ocupar o lugar do ponto de interrogao : a) Alar b) Rala c) Ralar d) Larva e) Arval

18. Considere a proposio Pedro estudioso e trabalhador, ou Pedro bonito. Como Pedro no bonito, ento: a) Pedro estudioso e trabalhador. b) Pedro estudioso ou trabalhador. c) Pedro no estudioso ou no trabalhador. d) Pedro estudioso e no trabalhado. e) Pedro no estudioso e no trabalhador.

19. Se no paloco, ento perneio. Se perneio, ento xilinfoco. Se xilinfoco no tessereio. Ora, tessereio. Ento: a) No paloco, perneio e xilinfoco; b) Paloco, no perneio e xilinfoco;

a) Somente as afirmativas I e IV so corretas. b) Somente as afirmativas II e III so corretas. c) Somente as afirmativas III e IV so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III so corretas. e) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas.

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada SEAP


22 - Sobre a populao feminina e sua participao no mercado de trabalho, assinale a alternativa incorreta. a) Chama a ateno a maior participao no mercado de trabalho das mulheres da regio Sul, onde tambm so verificadas as maiores taxas de ocupao da populao feminina. b) O aumento da escolaridade feminina, a queda da fecundidade, as novas oportunidades oferecidas pelo mercado e as mudanas nos padres culturais so as principais causas do aumento da participao feminina no mercado de trabalho. c) As mulheres vm aumentando sua participao no mercado de trabalho nos ltimos anos. d) A volta ao lar j uma realidade absoluta para a maioria das mulheres trabalhadoras nas grandes cidades brasileiras, fruto do desemprego e das desigualdades salariais entre homens e mulheres. e) As mulheres ainda hoje fazem parte da maioria que esto procura de emprego.

Curso Slon Concursos


24 Observe a figura a seguir:

23 - Com base nos conhecimentos sobre a distribuio de renda na escala mundial, considere as afirmativas a seguir. I. No incio do sculo XXI, cerca de 2,8 bilhes de pessoas - duas entre cada cinco no planeta - sobreviviam com menos de US$ 2 por dia, o que as Naes Unidas e o Banco Mundial consideram como mnimo para atender s necessidades bsicas. II. Tambm no incio do sculo XXI, aproximadamente 1,2 bilho de pessoas viviam sob "extrema pobreza", medida por uma renda diria mdia de US$ 1. III. Na Amrica Latina, em termos absolutos, as pessoas em condies de extrema pobreza residentes em zonas rurais superam numericamente aquelas que residem nas zonas urbanas. IV. A frica Subsaariana tem ficado essencialmente margem da prosperidade vivida pela maior parte do mundo nas ltimas dcadas. Assinale a alternativa CORRETA. a) Somente as afirmativas I e III so corretas. b) Somente as afirmativas III e IV so corretas. c) Somente as afirmativas I e II so corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV so corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV so corretas.

(Nova) Guerra Fria sobre o rtico Mesmo divergindo sobre as causas do fenmeno, a comunidade cientfica unnime: o rtico est derretendo. Segundo um estudo da Arctic Climate Impact Assessment (ACIA), publicado em 2004, 4.998.000 km de geleiras desapareceram ao longo dos ltimos 30 anos. Adaptado de http://diplo.uol.com.br No mapa e na reportagem, apresentam-se informaes que remetem a possveis alteraes na economia e na poltica da Regio rtica, fruto da combinao de eventos como a mundializao do capitalismo e o aquecimento global. Dois significativos interesses estratgicos que podem produzir uma redefinio da geopoltica do rtico so: a) instalao de bases militares e monitoramento do trfego areo b) aproveitamento da biodiversidade e expanso do mar territorial c) explorao de recursos minerais e controle de novas rotas martimas d) utilizao de reservas de gua potvel e aproveitamento da energia hidroeltrica e) base de engarrafamento de gua potvel e instalao de bases militares

25 - A respeito do estado do Paran, assinale a alternativa correta. a) A economia do estado do Paran se apoia basicamente no setor primrio (agricultura, extrativismo e pecuria), razo pela qual 70% da populao paranaense habita a zona rural.

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada SEAP


b) O transporte paranaense quase que exclusivamente areo e ferrovirio, mas no passado o rio Iguau foi muito utilizado para o escoamento de mercadorias provenientes do sul do estado.. c) A formao tnica da populao do estado do Paran inclui indgenas, africanos, asiticos (japoneses) e europeus (principalmente portugueses, ucranianos, poloneses, italianos, russos e alemes).. d) Na regio conhecida como Paran Pioneiro, em que se deu o incio da colonizao paranaense, esto localizadas trs das seis cidades mais populosas do estado: Curitiba, Ponta Grossa e Paranagu. e) O transporte ferrovirio destaque na infraestrutura do estado do Paran. A ferrovia atende as principais regies agrcolas do estado, bem como a regio de minerao, no vale do Ribeira, onde Cerro Azul e Adrianpolis constituem importantes centros ferrovirios.

Curso Slon Concursos


os graves problemas ambientais que afetam a todos, passaram a ser negociados polticas e acordos internacionais, dos quais um dos mais importantes o Protocolo de Kyoto. Considerando a magnitude da questo ambiental no mundo contemporneo, assinale a opo incorreta. a) O modelo tradicional de industrializao comea a ser combatido devido ao seu poder de destruio do meio ambiente. b) Em tese, o texto confirma a seguinte proposio: a poluio do ar na Inglaterra pode ocasionar uma chuva cida na Noruega. c) Um dos mais graves problemas apontados pelos especialistas, na atualidade, diz respeito gua, elemento indispensvel vida e em processo de escassez. d) Um ttulo adequado ao texto seria: Todo progresso bem-vindo. e) A emisso descontrolada de gases poluentes amplia o efeito estufa, de que decorre o aquecimento global.

26) "A cidadania responsabilidade perante ns e perante os outros, conscincia de deveres e de direitos, impulso para a solidariedade e para a participao, sentido de comunidade e de partilha, insatisfao perante o que injusto ou o que est mal, vontade de aperfeioar, de servir, esprito de inovao, de audcia, de risco, pensamento que age e ao que se pensa. SAMPAIO, Jorge. Educar para a Cidadania. Lisboa Ed. Tendo como base o texto acima e seus conhecimentos acerca do tema, marque a alternativa correta em relao a tema Cidadania: a) Na sociedade contempornea, apenas os membro da sociedade com idade superior a 18 anos so considerados cidados. b) O verdadeiro cidado s exerce a sua cidadania plena ao votar em eleies diretas e democrticas. c) A cidadania s exercida pelo Estado, cujo governo deve ser escolhido democraticamente pelo povo. d) A cidadania na Grcia e na Roma antiga era atribuda somente aos homens e mulheres livres. e) Ser cidado ter conscincia de seus direitos e deveres. Direitos vida, liberdade, propriedade, igualdade de direitos, direitos civis, polticos e sociais. Mas tambm saber que possui responsabilidades e limites dentro da sociedade, na nao e no Estado.

28) Segundo o princpio da isonomia resguardado na Declarao Universal dos Direitos Humanos, todos so iguais perante a lei e tm direito, sem qualquer distino, a igual proteo da lei. Todos tm direito a igual proteo contra qualquer discriminao que viole a presente Declarao e contra qualquer incitamento a tal discriminao. Neste sentido, todo ser humano tem direito a: A) receber dos tribunais nacionais competentes remdios paliativos para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituio ou pela lei. B) ser arbitrariamente, preso, detido ou exilado. C) em plena igualdade, uma justa e pblica audincia por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir sobre seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusao criminal contra ele. D) ser acusado de um ato delituoso e no ser presumido inocente at que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento pblico no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessrias sua defesa. E) Ser culpado por qualquer ao ou omisso que, no momento, no constituam delito perante o direito nacional ou internacional. Tambm no ser imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prtica, era aplicvel ao ato delituoso.

27) TRE-GO/2005-Foi h poucas dcadas que o mundo acordou para as questes globais do meio ambiente. Demorou bastante, desde que comeou a Revoluo Industrial, para que se entendesse que o progresso a qualquer custo deveria ser questionado. Afinal, no mais possvel garantir moradia, bens e alimentos de uma crescente populao mundial custa da derrubada indiscriminada das florestas e do aumento da poluio do ar. Sabe-se, hoje, que o meio ambiente global no conhece fronteiras, sendo um sistema complexo e dinmico. Na tentativa de encaminhar solues para

29) No que se refere adoo, assinale a alternativa correta: a) o adolescente deve contar com, no mximo 14 anos data do pedido, salvo se j estiver sobre a guarda ou tutela dos adotantes; b) s pessoas casadas ou em unio estvel podem adotar;

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada SEAP


c) o adotante deve ser, pelo menos, 16 anos mais velho que o adotado. d) a adoo pode ser revogada a qualquer tempo. e) todas as alternativas acima esto corretas.

Curso Slon Concursos


a) Se o menor tiver at 10 anos. b) Se a pessoa tiver 18 anos de idade. c) Se a pessoa tiver entre 18 e 21 anos de idade. d) A todo menor de 21 anos. e) Quem tem de 15 a 18 anos.

30) Aplica-se o ESTATUTO, excepcionalmente, nos casos expressos em lei:

PEGUE O GABARITO COMENTADO NO FINAL DESTE MATERIAL

Aulas e Apostilas

www.cursosolon.com.br

Prova Simulada SEAP

Curso Slon Concursos

RESPOSTAS COMENTADAS
LNGUA PORTUGUESA professora Cidinha 01 A 02 C 03 E 04 B
As alternativas b, c e d destacam a questo da paranoia como motivadora do vanguardismo, o que o texto no contempla. A alternativa e traz erroneamente a globalizao como vanguarda. A letra c contempla a resposta correta pois, pelo texto, subentende-se que o terno sempre foi um estilo de vanguarda, o que o coloca como traje sempre atual. A alternativa e a correta pois no se pode inferir do texto nenhuma das anteriores j que ali apenas se enfatiza o tamanho e a rapidez que diferem os animais entre si, nada havendo de relao com o tamanho do buraco. A alternativa a no cabe pois a mutao se refere incapacidade do trabalhador de vender sua fora de trabalho e no fora de trabalho. A c no correta pois os dois tericos citados fizeram afirmaes de acordo com a realidade que viviam. A alternativa d enfoca erroneamente a questo da categoria vendas que o texto nem menciona. A letra e traz erroneamente uma relao entre as teorias dos autores e a da civilizao ocidental. A nica possvel a alternativa d j que as demais enfocam classe social e a questo de opinies iguais e informaes diferentes. Navegar na internet, o que Joo executa bem, no lhe garante posse de informaes. Portanto a alternativa correta a e. A conjuno ou estabelece situaes de critrio de opo, portanto, seguramente s a alternativa c garante uma resposta verdadeira. Os adjetivos seguro, salutar e bons das outras alternativas prejudicam a ideia que o autor elabora do liberalismo. Ambos discordam em opinies e o motorista nada tem de coerente nas argumentaes. Usando como exemplo a atitude do motorista de txi, cuja atitude incoerente com as cobranas polticas que faz, fica clara a interpretao da expresso na alternativa a.

05 D 06 E 07 C 08 D 09 E 10 A

MATEMTICA professores Fernando, Mauro e Pacfico 11 B


Da equao exponencial,colocando ambos os lados da igualdade na base 3 temos a equao: 3x = 2y ( I ) Da definio de logaritmo temos: . Substituindo (II) em (I) temos:

, da qual obtemos y = 2/3. Substituindo em (II), obtemos x = 4/9. Logo x + y = 10/9

12 C

Pela frmula do termo geral da P.A = 132 Pela frmula as soma dos termos de uma P.A = 1500 poltronas

obtm-se o numero de poltronas na ultima fileira:

obtm-se

13 E

Trs Termos Consecutivos em P.G: ( b, h, Razo da P.G:

Prova Simulada SEAP


q = posterior/ anterior = 8 . Assim, temos

Curso Slon Concursos

14 B

O ngulo CAB vale 60 ,logo

Sendo assim como temos:

Portanto

15 D

Questo de juros simples: Calculemos, inicialmente, o tempo de aplicao: maro (de 10 a 31) abril maio junho julho agosto (at dia 25) total de dias : 21 dias : 30 dias : 31 dias : 30 dias : 31 dias : 25 dias : 168 dias

Temos, ento, os seguintes dados: C = $ 25.000 i = 9% a.m. = 0,09 a.m. t = 168 d = Assim: J=C.i.t J = 25.000 . 0,09 . J = $ 12.600

168 m 30

168 30

16 E

Se verdade que algum fsico esportista, tem-se um interseco dos conjuntos, em que algumas pessoas so fsicas e esportistas. E se nenhuma aposentado esportista, tem-se que o conjunto dos aposentados no possui interseco com o conjunto dos esportistas. Com isso, existem alguns fsicos que no so aposentados.

17 E

Na 1 linha, a palavra CAL foi retirada das 3 primeiras letras da palavra LACRAO, mas na ordem invertida. Da mesma forma na 2 linha, a palavra SOMA retirada da palavra AMOSTRA, pela 4 primeiras letras invertidas. Com isso, da palavra LACRAR, ao se retirarem as 5 primeiras letras, na ordem invertida, obtm-se ARVAL.

18 A 19 D 20 E

Pedro no bonito, ento para que a premissa: Pedro estudioso e trabalhador, ou Pedro bonito seja verdadeira, a proposio Pedro estudioso e trabalhador tem que necessariamente ser verdadeira. Independente de saber, ou no, o significado de paloco, perneio, xilinfoco e tessereio, pode-se representar a situao simbolicamente: ~ paloco perneio xilinfoco ~ tessereio. Use a contrapositiva. (reas planas e equao do 2o. grau) rea = Base . altura (2x 3).(x + 1) = 187 2x2 x 190 = 0 1 2 Delta = 1521 x = 10 e x = -19/2 (no convm). Logo 2x - 3 = 2.10 3 = 17 e x + 1 = 10 + 1 = 11 dois nmero primos.

CONHECIMENTOS GERAIS professores Jones e Andryelle 21 B I) Na verdade foi o contrrio, grande parte dos portos foram privatizados ou tiveram parte dos seus terminais
privatizados. II) At pouco tempo, nosso principal cliente era os EUA, no entanto, neste ano de 2009 ficou confirmado a China como principal, seguido ento pelos EUA e no pelo Mxico.

22 D

Observe que o enunciado pede o assinalamento da questo INCORRETA. Nem so necessrios grandes comentrios pois emprico vermos cada vez mais a participao da mulher no mercado de trabalho e tambm vale lembrar no aumento crescente como chefe da famlia.

Prova Simulada SEAP


23 D 24 C

Curso Slon Concursos

III) A expresso termos absolutos se refere a uma totalidade da populao, e ds de 1070, assim como no Brasil em particular, a maior parte da populao, salvo via de regra, j estava nas cidades (faveladas, prostitudas, violentas...) ento esta populao rural no poderia ultrapassar a urbana. H poucos dias a revista Veja publicou matria sobre dois navios que esto prestes a fazer uma rota alternativa que ate pouco tempo seria impossvel devido ao congelamento das guas e que, no entanto, est prestes a se concretizar, encurtando significativamente o caminho a ser percorrido entre a sia e a Europa. Ed. 2131 23/09/09. P. 106 ento esta claro ser uma das afirmativas, e a procura por cada vez mais energia e minrios est levando o homem a explorar cada canto do planeta. A alternativa (a) por si um grande absurdo pois coloca o Paran como um Estado rural e primrio. Embora grande parte do PIB paranaense seja do setor primrio, o tercirio esta grandemente desenvolvido com gigantescos grupos e cooperativas como a Cocamar e a Coamo aqui na nossa regio. Quanto ao transporte, estamos como o restante do Brasil, infelizmente dependentes das rodovias e com pouco movimento de ferrovias. O Paran pioneiro esta ligado mais a regio litornea, Ponta Grossa faz parte do 2 planalto e teve sua colonizao e economia baseadas no tropeirismo principalmente. Alm do mais, a populao de Paranagu, e bem pequena frente a outras diversas cidades do interior do Estado. No se deve confundir com a mesorregio do Norte Pioneiro Paranaense que uma das dez mesorregies do estado. formada pela unio de 46 municpios agrupados em cinco microrregies. Veja localizao no mapa a seguir:

25 C

26 E

Melhor comentarmos as alternativas INCORRETAS: a) Art. 14 diz que a partir dos 16, assim que adquirir direitos eleitorais. b) Poderia at estar certa, mas vamos tomar cuidado com termos como pleno e vamos pensar que existe outra ideia de cidadania mais global. c) A cidadania exercida pelo povo e no pelo Estado. d) A cidadania romana era atribuda somente aos homens livres, mas nem todos os homens livres eram considerados cidados. Segundo Wilba Bernardes, em Roma existiam trs classes sociais: os patrcios (descendentes dos fundadores), os plebeus (descendentes dos estrangeiros) e os escravos (prisioneiros de guerra e os que no saldavam suas dvidas). Existiam tambm os clientes, que eram, segundo informam Pedro e Cceres, homens livres, dependentes de um aristocrata romano que lhes fornecia terra para cultivar em troca de uma taxa e de trabalho. Em princpio, a diferena entre patrcios e plebeus que estes, apesar de homens livres, no eram considerados cidados, privilgio dos patrcios, que gozavam de todos os direitos polticos, civis e religiosos.

27 D

Observe que o enunciado pede o assinalamento da questo INCORRETA. Hoje se busca o desenvolvimento sustentvel em que a tecnologia se harmoniza com o meio ambiente. No cabe mais o desenvolvimento a qualquer custo.

10

Prova Simulada SEAP


28 C

Curso Slon Concursos

A) receber dos tribunais nacionais competentes remdios efetivo e no paliativos. B) No ser arbitrariamente, preso, detido ou exilado, mas sim de acordo com o devido processo legal. C) O ordenamento jurdico brasileiro tem estes princpios. D) vigora em nosso ordenamento a presuno de inocncia, consagrada no art. 5 da Constituio Federal. E) A Constituio Federal preceitua que no haver crime sem lei anterior que o defina.

29 C

Observe o seguinte: a) Art. 40. O adotando deve contar com, no mximo, dezoito anos data do pedido, salvo se j estiver sob a guarda ou tutela dos adotantes. b) Art. 42. Podem adotar os maiores de vinte e um anos, independentemente de estado civil. c) Art. 42, ECA - 3 O adotante h de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando. d) Art. 48. A adoo irrevogvel.

30 C

O Art. 2 do ECA preceitua: Considera-se criana, para os efeitos desta Lei, a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade. Pargrafo nico. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto s pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

ATENO RECURSOS PROVA OFICIAL:


Nos dias seguintes ao da aplicao da prova, os professores do Curso Slon estaro analisando as questes e o gabarito oficial para proporem eventuais SUGESTES de recursos para garantir a voc obter mais alguns pontos em sua nota. Portanto, acesse o site do Curso Slon na prxima semana.

11

Potrebbero piacerti anche