Sei sulla pagina 1di 3

A Ecologia a cincia que estuda as interaes entre os organismos e seu ambiente, ou seja, o estudo cientfico da distribuio e abundncia dos

os seres vivos e das interaes que determinam a sua distribuio.[1] As interaes podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extenso seria o estudo da casa, ou, de forma mais genrica, do lugar onde se vive. O cientista alemo Ernst Haeckel usou pela primeira vez este termo em 1869 para designar o estudo das relaes entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. A Ecologia pode ser dividida em Autoecologia, Demoecologia e Sinecologia.[2] Entretanto, diversos ramos tem surgido utilizando diversas reas do conhecimento: Biologia da Conservao, Ecologia da Restaurao, Ecologia Numrica, Ecologia Quantitativa, Ecologia Terica, Macroecologia, Ecofisiologia, Agroecologia, Ecologia da Paisagem. Ainda pode-se dividir a Ecologia em Ecologia Vegetal e Animal e ainda em Ecologia Terrestre e Aqutica. O meio ambiente afeta os seres vivos no s pelo espao necessrio sua sobrevivncia e reproduo, mas tambm s suas funes vitais, incluindo o seu comportamento, atravs do metabolismo. Por essa razo, o meio ambiente e a sua qualidade determinam o nmero de indivduos e de espcies que podem viver no mesmo habitat. Por outro lado, os seres vivos tambm alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. O exemplo mais dramtico de alterao do meio ambiente por organismos a construo dos recifes de coral por minsculos invertebrados, os plipos coralinos. As relaes entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema tambm influencia na distribuio e abundncia deles prprios. Como exemplo, incluem-se a competio pelo espao, pelo alimento ou por parceiros para a reproduo, a predao de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espcies que cooperam para a sua mtua sobrevivncia, o comensalismo, o parasitismo e outras. A maior compreenso dos conceitos ecolgicos e da verificao das alteraes de vrios ecossistemas pelo homem levou ao conceito da Ecologia Humana que estuda as relaes entre o homem e a biosfera, principalmente do ponto de vista da manuteno da sua sade, no s fsica, mas tambm social. Com o passar do tempo surgiram tambm os conceitos de conservao que se impuseram na atuao dos governos, quer atravs das aes de regulamentao do uso do ambiente natural e das suas espcies, quer atravs de vrias organizaes ambientalistas que promovem a disseminao do conhecimento sobre estas interaes entre o homem e a biosfera. H muitas aplicaes prticas da ecologia, como a biologia da conservao, gesto de zonas midas, gesto de recursos naturais (agricultura, silvicultura e pesca), planejamento da cidade e aplicaes na economia.

Biodiversidade

Biodiversidade simplesmente a forma resumida para a diversidade biolgica. Biodiversidade descreve todas as variantes da vida de genes a ecossistemas, e uma rea complexa que abrange todos os nveis biolgicos de organizao. H muitas ndices, maneiras para medir e representar a biodiversidade.[51] Biodiversidade inclui diversidade de espcies, diversidade de ecossistemas, diversidade gentica e os complexos processos que operam em e entre esses diversos nveis.[51][52][53] Biodiversidade executa um importante papel na sade ecolgica, quanto na sade dos humanos.[54][55] Prevenindo ou priorizando a extino das espcies uma maneira de preservar a biodiversidade, nas populaes, a diversidade gentica entre elas e os processos ecolgicos, como migrao, que esto sendo ameaados em escala global e desaparecendo rapidamente. Prioridades de conservao e tcnicas de gesto requerem diferentes abordagens e consideraes para abordar toda gama ecolgica da biodiversidade. Populao e migrao de espcies, por exemplo, so os mais sensveis indicadores de servios ecolgicos que sustentam e contribuem para o capital natural e para o "bem estar" do ecossistema.[56][57][58][59] O entendimento da biodiversidade tem uma aplicao pratica para o planejamento da conservao dos ecossistemas, para tomar decises ecologicamente responsveis nas gesto de empresas de consultoria, governos e empresas.[60]

Nicho Ecolgico
Monte de Cupim com grande variedades de chamins que regulam a troca de gases, temperatura e outros parmetros ambientais que so necessrios para sustentar a fisiologia interna da colnia inteira. O nicho ecolgico um conceito central na ecologia de organismos. So muitos as definies do nicho ecolgico desde 1917 mas George Evelyn Hutchinson fez um avano conceitual em 1957 e introduziu a definio mais amplamente aceita: "O nicho o grupo de condies biticas e abiticas condies na qual uma espcie capaz de persistir e manter estvel o tamanho da populao:519 O nicho ecolgico dividido em nicho fundamental e nicho efetivo. O nicho fundamental o grupo de condies ambientais sobre qual uma espcie apta a persistir. O nicho efetivo o grupo de condies ambientais timas sobre a qual uma espcie apta a persistir. Organismos tem traos fundamentais que so excepcionalmente adaptados ao nicho ecolgico. Um trao uma propriedade mensurvel do organismo que fortemente influencia sua performance. Padres biogeogrficos e escalas de distribuio so explicados e previstos atravs do conhecimento e compreenso das exigncias do nicho da espcie. [67] Por exemplo, a adaptao natural de cada espcie no sue nicho ecolgico significa que ela apta para excluir competitivamente outras espcies similarmente adaptada que tem uma escala geogrfica de sobreposio. Isso chamado de principio de excluso competitiva [68] Importante do conceito do nicho o habitat. O habitat o ambiente sobre a qual uma espcies sabemos que ocorre e o tipo de comunidade que formada como resultado. Por exemplo, habitat pode se referia a um ambiente aqutico ou terrestre que pode ser categorizado como ecossistemas de montanha ou Alpes.

Biodiversidade de um recife de corais. Corais adaptam e modificam seu ambiente pela formao de esqueleto de carbonato de clcio que fornecem condies de crescimento para futuras geraes e formam habitat para muitas outras espcies. Organismos so sujeitos a presses ambientais, mas eles tambm podem modificar seus habitats. O feedback positivo entre organismos e seu ambiente pode modificar as condies em uma escala local ou global (Ver Hiptese Gaia) e muitas vezes at mesmo aps a morte do organismo, como por exemplo deposio de esqueletos de slica ou calcrio por organismos marinhos. Este processo de engenharia de ecossistemas tambm pode ser chamado de construo de nicho. Engenheiros de ecossistemas so definidos como: .organismos que diretamente ou indiretamente modulam a disponibilidade de recursos para outras espcies, causando mudanas nos estados fsicos nos matrias biticos ou abiticos. Assim eles modificam, mantem e criam habitats." O conceito de engenharia ecolgica foi estimulado por uma nova apreciao do grau de influencia que os organismos tem nos ecossistemas e no processo evolutivo. O conceito de construo de nicho destaca um prvio subvalorizado mecanismo de feedback na seleo natural transmitindo foras no nicho abitico. [61][73] Um exemplo de seleo natural atravs de engenharia de ecossistemas ocorre em nichos de insetos sociais, incluindo formigas, abelhas, vespas e cupins. L uma emergncia de homeostase na estrutura do nicho que regula, mantm e defende a fisiologia no interior da colnia. Montes de cupins, por exemplo, mantm uma temperatura interna constante atravs de chamins de ar condicionado. A estrutura dos nichos sujeita as foras da seleo natural. Alm disso, o nicho pode sobreviver a sucessivas geraes, o que significa que os organismos herdam o material gentico e um nicho, que foi construdo antes do seu tempo.

Ecologia de populaes
A populao a unidade de analise da ecologia de populaes. Uma populao consiste nos indivduos de umas espcies que vivem, interagem e migram atravs do mesmo nicho e habitat. Uma primeira lei da ecologia de populaes a Teoria Populacional Malthusiana. Este modelo prev que: "...uma populao pode crescer (ou declinar) exponencialmente enquanto o ambiente experimentado por todos os indivduos da populao se mantm constante..."

Potrebbero piacerti anche