Sei sulla pagina 1di 11

Planejamento de Capacidade Processos Produtivos Discretos e Contnuos: procedimentos. Confiabilidade de Processos e Produtos.

A maioria das plantas industriais eram essencialmente operadas de forma manual antes dos anos de 1940, quando usava-se apenas instrumentos e controladores elementares. Muitos homens eram necessrio para manter o controle de diversas variveis existentes nas plantas industriais. Nos processos contnuos eram empregados grandes tanques como capacitores entre estgios de uma planta. Esses tanques, embora muitas vezes de custo elevado, isolavam as perturbaes entre um estgio e outro do processo. Com o aumento dos custos de mo de obra e de equipamentos, bem como o desenvolvimento de equipamentos e processos de maior performance nas dcadas de 1940 e 1950, tornou-se anti-econmico, ou mesmo invivel, operar plantas sem dispositivos de controle automtico. Neste estgio, controladores a realimentao negativa foram introduzidos nas plantas. Paralelamente, os instrumentos e equipamentos para controle de processo evoluram desde os primeiros instrumentos mecnicos no nicio do sculo, onde o controle era realizado localmente. Os instrumentos pneumticos a partir da dcada de 1940 permitiam a transmisso de sinais relativos s variveis de processo a distncias, possibilitando a concentrao de controladores em uma nica rea, dando origem ento s salas de controle de processo. Os instrumentos eletrnicos analgicos nos anos de 1950 e 1960 premitiram a simplificao e o aumento das distncias para transmisso de sinal, enquanto os instrumentos e sistemas digitais dos anos de 1970 e 1980 elevaram o grau de automao. Os transdutores, inicialmente baseados em tubos de bourdon, dispositivos mecnicos e pneumticos, evoluram at a utilizao de transdutores baseados em ultra-som e elementos radioativos emissores de raios gama.

Processos Industriais e Variveis de Processo:


Vrios so os tipos de indstrias existentes em diversos ramos da atividade industrial. Em geral podemos destinguir industrias em duas naturezas:

Processos Contnuos:
Aqueles cujo o processo produtivo envolve de maneira mais significativa variveis continuas no tempo. A produo medida em toneladas ou em metros cbicos, e o processo produtivo essencialmente manipula fluidos. Podemos citar como exemplo

indstrias petrolferas, qumicas, petroqumicas, papel e celulose, alimentcia, cimenteira, metalrgica, de tratamento de gua, gerao e distribuio de energia eltrica, entre outras.

Processos Discretos ou Manufaturas:


So processos produtivos que envolvem de maneira mais significativa variveis discretas no tempo. A produo medida em unidades pruduzivas, tais como a indstria automobilstica e fbricas em geral.

Nos processos contnuos as variveis mais usuais so temperatura, presso, vazo e nvel, embora existam muitas outras como anlise ("taxa de gases"), chama, condutividade eltrica, densidade, tenso, corrente eltrica, potncia, tempo, umidade, radiao, velocidade ou freqncia, vibrao, peso ou fora, e posio ou dimenso.

Nos processos discretos, as variveis de interesse normalmente so ligado, desligado e limites de quaisquer variveis (tais como temperatura alta, nvel baixo, limite de posio etc.)

Definio de Instrumentao:
Instrumentao a cincia que aplica e desenvolve tcnicas para adequao de instrumentos de medio, transmisso, indicao, registro e controle de variveis fsicas em equipamentos nos processos industriais. A instrumentao responsvel pelo rendimento mximo de um processo, fazendo com que toda energia cedida, seja transformada em trabalho na elaborao do produto desejado. Como j foi dito anteriormente, as principais grandezas que traduzem transferncias de energia no processo so: PRESSO, NVEL, VAZO e TEMPERATURA as quais denominamos de variveis de um processo. O uso de instrumentos em processos industriais visa, alm da otimizao na eficincia destes processos, a obteno de um produto de melhor qualidade com menor custo, menor tempo e com qualidade reduzida de mo-de-obra. A utilizao de instrumentos nos permite:

Incrementar e controlar a qualidade do produto; Aumentar a produo e o rendimento; Obter e fornecer dados seguros da matria-prima e da quantidade produzida, alm de ter em mos dados relativos a economia dos processos;

Classificao de Instrumentos de Medio


Existem vrios mtodos de classificao de instrumentos de medio. Dentre os quais podemos ter classificao por: Funo Sinal transmitido ou suprimento Tipo de sinal

Classificao por Funo:


Conforme ser visto posteriormente, os instrumentos podem estar interligados entre si para realizar uma determinada tarefa nos processos industriais. A associao desses instrumentos chama-se malha e em uma malha cada instrumento executa uma funo. Os instrumentos que podem compor uma malha so ento classificados por funo.

Funes de Instrumentos Podemos denominar os instrumentos e dispositivos utilizados em instrumentao de acordo com a funo que desempenham no processo. Indicador: Instrumento que dispe de um ponteiro e de uma escala graduada na qual podemos ler o valor da varivel. Existem, tambm, os indicadores digitais que mostram a varivel em forma numrica com dgitos ou barras grficas. Registrador: Instrumento que registra a trao contnuo ou pontos em um grfico. Transmissor: Instrumento que determina o valor de uma varivel no processo atravs de um elemento primrio, tendo o mesmo sinal de sada (pneumtico ou eletrnico) cujo valor

varia apenas em funo da varivel do processo. A figura abaixo mostra alguns transmissores tpicos. Transdutor: Instrumento que recebe informaes na forma de uma ou mais quantidades fsicas, modifica, caso necessrio, estas informaes e fornece um sinal de sada resultante. Dependendo da aplicao, o transdutor pode ser um elemento primrio, um transmissor ou outro dispositivo. O conversor um tipo de transdutor que trabalha apenas com sinais de entrada e sada padronizados. Controlador: Instrumento que compara a varivel controlada com um valor desejado e fornece um sinal de sada a fim de manter a varivel controlada em um valor especfico ou entre valores determinados. A varivel pode ser medida diretamente pelo controlador ou indiretamente atravs do sinal de um transmissor ou transdutor. Elemento Final de Controle: Instrumento que modifica diretamente o valor da varivel manipulada de uma malha de controle. Transmissores: Os transmissores so instrumentos que medem uma varivel do processo e a transmitem, distncia, a um instrumento receptor, indicador, registrador, controlador ou a uma combinao destes.

Transmisso de Sinais:
Transmisso Pneumtica Em geral, os transmissores pneumticos geram um sinal pneumtico varivel, linear, de 3 a 15 psi (libras fora por polegada ao quadrado) para uma faixa de medidas de 0 a 100 % da varivel. Esta faixa de transmisso foi adotada pela SAMA (Scientific Apparatur Makers Association), Associao de Fabricantes de Instrumentos, e pela maioria dos fabricantes de transmissores e controladores dos Estados Unidos. Podemos, entretanto, encontrar transmissores com outras faixas de sinais de transmisso. Por exemplo: de 20 a 100 kPa. Nos pases que utilizam o sistema mtrico decimal, utilizam-se as faixas de 0,2 a 1 kgf/cm2 que equivalem, aproximadamente, de 3 a 15 psi. O alcance do sinal no sistema mtrico , aproximadamente, 5 % menor que o sinal de 3 a 15 psi. Este um dos motivos pelos quais devemos calibrar e ajustar os instrumentos de uma malha (transmissor, controlador, elemento final de controle, etc.) sempre utilizando uma mesma norma.

Note que o valor mnimo do sinal pneumtico tambm no zero, e sim, 3 psi ou 0,2 kgf/cm2. Deste modo, conseguimos calibrar corretamente o instrumento, comprovando sua correta calibrao e detectando vazamentos de ar nas linhas de transmisso. Percebe-se que, se tivssemos um transmissor pneumtico de temperatura de range de 0 a 200 C e o mesmo tivesse com o bulbo a 0 C e um sinal de sada de 1 psi, este estaria descalibrado. Se o valor mnimo de sada fosse 0 psi, no seria possvel fazermos esta comparao rapidamente. Para que pudssemos detect-lo, teramos de esperar um aumento de temperatura para que tivssemos um sinal de sada maior que 0 (o qual seria incorreto). Transmisso Eletrnica Os transmissores eletrnicos geram vrios tipos de sinais em painis, sendo os mais utilizados: 4 a 20 mA, 10 a 50 mA e 1 a 5 V. Temos estas discrepncias nos sinais de sada entre diferentes fabricantes, porque estes instrumentos esto preparados para uma fcil mudana do seu sinal de sada. A relao de 4 a 20 mA, 1 a 5 V est na mesma relao de um sinal de 3 a 15 psi de um sinal pneumtico. O "zero vivo" utilizado, quando adotamos o valor mnimo de 4 mA, oferece a vantagem tambm de podermos detectar uma avaria (rompimento dos fios, por exemplo), que provoca a queda do sinal, quando ele est em seu valor mnimo.

Protocolo HART (Highway Adress Remote Transducer)

um sistema que combina o padro 4 a 20 mA com a comunicao digital. um sistema a dois fios com taxa de comunicao de 1200 bits/s (BPS) e modulao FSK (Frequency Shift Keying). O Hart baseado no sistema mestre escravo, permitindo a existncia de dois mestres na rede simultaneamente.

As vantagens do protocolo Hart so as seguintes: Usa o mesmo par de cabos para o 4 a 20 mA e para a comunicao digital. Usa o mesmo tipo de cabo utilizado na instrumentao analgica. Disponibilidade de equipamentos de vrios fabricantes. As desvantagens so que existe uma limitao quanto velocidade de transmisso das informaes e a falta de economia de cabeamento (precisa-se de um par de fios para cada instrumento).

Foundation Fieldbus
um sistema de comunicao digital bidirecional, que interliga equipamentos inteligentes de campo com o sistema de controle ou com equipamentos localizados na sala de controle.

Este padro permite comunicao entre uma variedade de equipamentos, tais como: transmissores, vlvulas, controladores, CLPs, etc. Estes podem ser de fabricantes diferentes (Interoperabilidade) e ter controle distribudo (cada instrumento tem a capacidade de

processar um sinal recebido e enviar informaes a outros instrumentos para correo de uma varivel: presso, vazo, temperatura, etc.). Uma grande vantagem a reduo do nmero de cabos do controlador aos instrumentos de campo, ou seja, apenas um par de fios o suficiente para a interligao de uma rede fieldbus.

Confiabilidade de Processos e Produtos


A preocupao com a expectativa de vida de um produto antiga. Os primeiros a defender esse tema, e se aprofundar nos estudos e pesquisas, foram os setores aeroespacial e militar. Nas dcadas de 60 e 70, diversos clculos e metodologias foram desenvolvidos com o objetivo de se conhecer a performance de vida de produtos e seu desempenho em determinadas misses, desde o envio de um satlite ao espao, o lanamento de um foguete tripulado e o ataque de um caa. Esse estudo gerou uma nova disciplina, chamada de Engenharia da Confiabilidade. Naquela poca, as razes estavam relacionadas preocupao financeira e mais ainda ao sucesso da misso, incluindo aspectos de segurana e eficcia. Como a aplicao dos conceitos e metodologias da Engenharia da Confiabilidade envolve diversos clculos matemticos e estatsticos, esse conhecimento ficou, por muitos anos, restrito a esses setores, j que eles possuam acesso aos grandes computadores com relativa capacidade de processamento. Hoje, os computadores com tecnologia avanada esto no dia a dia de quase todas as empresas. S para se ter uma ideia de comparao, o primeiro supercomputador construdo em 1985, o Cray 2, executava aproximadamente 80 milhes ou 80 MHz de operaes por segundo. J o processador do tocador de msica IPod da Apple faz o mesmo em 90 MHz. Com a disseminao comercial de computadores, empresas de tecnologia comearam, na dcada de 90, a desenvolver softwares comerciais para apoiar os estudos e anlises de confiabilidade de produtos e equipamentos. Aps quase duas dcadas, o assunto ainda desconhecido por grande parte dos fabricantes de produtos. O que as empresas no sabem que a Engenharia da Confiabilidade aplica metodologias matemticas e estatsticas que impactam diretamente no desempenho financeiro da organizao. A implementao dos conceitos da confiabilidade inicia-se na concepo de um novo produto e termina quando este no estiver sendo mais utilizado. Em uma viso geral, a Engenharia da Confiabilidade deve ser aplicada em todo o ciclo de vida do produto. A seguir so apresentadas algumas atividades de confiabilidade que devem estar presentes no ciclo de vida de produtos.

1Determinao dos Indicadores de Confiabilidade; 2Especificao da Meta de Confiabilidade; 3Determinao do programa de teste acelerado; 4Ensaios para Demonstrao da Confiabilidade; 5Programa de Crescimento da Confiabilidade; 6Aprovao da Confiabilidade do Prottipo Final; 7Ensaios de Conformidade da Confiabilidade - Produto de Srie; 8Anlise de Dados de Campo - Anlise de Garantia & Ps-Vendas.

Atravs da execuo dessas atividades as empresas podero obter os seguintes benefcios:

Fase de desenvolvimento

Viso clara e precisa da expectativa de vida do produto e todos os custos relacionados ainda na fase de concepo; Identificao e soluo de problemas durante a fase de testes (reprojetos); Reduo do ciclo de desenvolvimento e dos custos inerentes ao projeto; Definio correta dos fornecedores de subsistema e componentes que atendam os requisitos de confiabilidade do projeto; Determinao precisa do momento correto para a fabricao em srie.

Fase de fabricao

Analisar e determinar as causas de falhas em campo e direcion-las para os responsveis (falhas de projeto, falhas de processo, ou falhas do fornecedor, etc.); Identificar com antecedncia possveis recalls; Realizar a previso de falhas em garantia e respectivo oramento; Determinar com preciso estoques de peas de reposio;

Subsidiar a rea de engenharia com informaes para direcionar melhorias em novos projetos.

Em resumo, a confiabilidade a chave para que as empresas tenham domnio completo dos produtos que desenvolvem, conhecendo sua performance de vida e todos os impactos relacionados. No Brasil, o setor que est aplicando os conceitos da Engenharia da Confiabilidade o de Manuteno. Sabemos que 75% das empresas de diversos setores da indstria buscam na Engenharia da Confiabilidade solues para os problemas de manuteno de seus equipamentos e processos. Os outros 25% do setor industrial usam as ferramentas de anlise da confiabilidade para o desenvolvimento de produtos. Atualmente, temos um cenrio em que empresas dos setores de explorao de petrleo, minerao, gerao, transmisso e distribuio de energia, papel e celulose, petroqumica, entre outros, conhecem mais da confiabilidade dos produtos e equipamentos que utilizam do que os prprios fabricantes que os desenvolveram e fabricaram. A parte positiva desse cenrio atual que existe muito potencial para todos os desenvolvedores de produtos conhecerem melhor os processos. Assim, possvel melhorar sua visibilidade no mercado de atuao, fortalecendo sua imagem junto ao cliente. O resultado esperado tambm o ganho de performance financeira do negcio. Outro bom motivo para que os fabricantes de produtos comecem a implementar sistemticas de desenvolvimento aplicando os conceitos de confiabilidade que as grandes empresas que investem em gesto de processos, tais como petroqumicas, mineradoras, explorao de leo e gs e transporte ferrovirio, esto com previses de grandes investimentos para aumentar sua capacidade produtiva nos prximos anos. E como essas companhias j utilizam e aplicam os conceitos da Engenharia da Confiabilidade, elas podem exigir dos fornecedores a comprovao das especificaes de confiabilidade de seus produtos (incluindo confiabilidade, mantenabilidade e disponibilidade). Portanto, fundamental que as empresas se capacitem para atender as novas exigncias do mercado. Quem conhecer a confiabilidade dos produtos pode prospectar um bom crescimento nos prximos anos.

Potrebbero piacerti anche