Sei sulla pagina 1di 4

Laboratrio de Engenharia Qumica I

Cintica Homognea.
Olga Pinheiro Garcia.
Experimento realizado em 30 / 03 / 2011.

Introduo
A interao entre componentes qumicos normalmente resulta em variaes de energia, podendo ceder ou receber calor para o ambiente. A quantidade de calor transferido um parmetro importante para caracterizao de determinados processos ou substncias, por exemplo, para calcular o calor de uma reao ou estimar a capacidade calorfica de um composto. Um instrumento simples e bastante comum, utilizado para medir o calor transferido em um processo fsico ou qumico, o calormetro. Existem diversos tipos de calormetro, mas o mais frequentemente encontrado segue o esquema da Figura 1.

determinada quantidade (m1) de um lquido de calor especfico conhecido (c) a temperatura T1 e adicionarmos outra quantidade conhecida (m2) do mesmo lquido a uma temperatura diferente, T2, ser possvel determinar a capacidade trmica do calormetro (CC) a partir da Equao 1. ( ) ( ) ( ) Normalmente, utiliza-se gua como o lquido de calor especfico conhecido, colocando inicialmente no calormetro uma quantidade temperatura ambiente e, depois, acrescentando outra quantidade aquecida ou resfriada. A entalpia de reao entre um cido AH e uma base BOH denominada calor de neutralizao. cidos e bases fortes em soluo aquosa encontram-se completamente dissociados, ento: Ou, resumidamente: Portanto, o calor de neutralizao de cidos e bases fortes numericamente igual ao calor de dissociao da -1 gua, ou -55,9 kJ.mol a 298K. No entanto, para eletrlitos fracos, o cido, ou a base, ou ambos no esto completamente dissociados, ento o calor de neutralizao menor que para os eletrlitos fortes. A diferena entre os valores o calor de dissociao do(s) eletrlito(s) fraco(s). O calor de neutralizao pode ser medido em um calormetro, medindo-se a temperatura da soluo presente no calormetro antes e durante a reao. A capacidade trmica do sistema a soma da capacidade trmica da soluo com a capacidade trmica do calormetro. J a capacidade trmica da soluo, igual massa de soluo (msol) multiplicada por seu calor especfico (csol). Assim, a entalpia molar de neutralizao dada por:

Figura 1 Esquema de um calormetro adiabtico [3].

Este calormetro permite isolar termicamente do meio ambiente o sistema a ser estudado, sendo fundamentalmente constitudo de um frasco de Dewar, um termmetro, um agitador e uma rolha. Em um processo de transferncia de calor que ocorra dentro do calormetro, o calor liberado aquecer no s o lquido, mas tambm os componentes do calormetro. Portanto, para medio do calor liberado por um processo, primeiramente necessrio conhecer a capacidade calorfica do calormetro, CC, ou seja, qual o calor necessrio para aquecer o calormetro inteiro em uma unidade de temperatura. O clculo de CC pode ser feito ao realizar um processo cuja quantidade de calor liberado ou absorvido seja conhecida, controlando a temperatura rigorosamente. Assim, se tivermos no copo do calormetro uma

Onde T a variao de temperatura no sistema e n o nmero de moles que reagiram. Outro fenmeno que pode ser estudado com o uso de um calormetro o calor de mistura. Calor de mistura a variao de entalpia que acontece quando dois compostos so misturados sem ocorrncia de reao qumica, e depende da natureza e da concentrao das substncias misturadas. necessrio, porm, distinguir dois tipos de calor de mistura: calor integral e diferencial. Calor integral de mistura, H, o calor liberado, ou absorvido, quando se prepara, por mistura de dois componentes puros, uma

Laboratrio de Engenharia Qumica I

soluo de concentrao c. J o calor diferencial de soluo, h, o calor absorvido ou liberado quando 1 mol de soluto dissolvido em uma quantidade infinita de soluo de concentrao c, tal que esta concentrao no varie apreciavelmente a presso e temperatura constantes. Utilizando os conceitos de propriedades parciais molares para um sistema binrio, temos: [ ] [ ] Onde: Em um sistema binrio, tem-se: Por Gibbs-Duhen: Assim, chega-se a: | | No caso de calor de mistura, h2 | |, a entalpia parcial molar ou calor diferencial, e H M, a entalpia de dissoluo ou calor integral. Desta forma, pode-se relacionar as duas grandezas a partir da Equao 3: | |

Mtodos
1 parte: Calibrao do calormetro Colocou-se 350 ml (medidos em uma proveta) de gua temperatura ambiente dentro do calormetro e medir a temperatura de equilbrio. Em seguida, acrescentou-se 50 ml de gua aquecida a uma temperatura determinada. A gua aquecida fornece calor ao sistema formado pelo calormetro mais a gua fria. Agitou-se a mistura e anotou-se a temperatura a cada 10 segundos. Essa medio foi realizada duas vezes. 2 parte: Calor de Neutralizao Foi adicionado no calormetro 300 mL de hidrxido de sdio a uma concentrao de 0,2M. A soluo foi agitada moderadamente e foi registrada a temperatura. Logo aps, foi adicionado ao calormetro 100 mL da soluo de cido clordrico a uma concentrao de 0,8M. Agitou-se levemente e iniciou-se rapidamente a leitura da temperatura das solues. Foi anotada a cada cinco segundos ate que permanecesse constante. O procedimento foi repetido outras trs vezes trocando o cido clordrico por uma soluo de cido actico, em seguida por uma de cido fosfrico e depois por uma de cido sulfrico. 3 parte: Calor de Mistura Colocou-se no calormetro, consecutivamente, misturas de acetona e clorofrmio com as fraes mssicas variando de 0,1 a 0,9. Mediu-se a cada cinco segundos suas temperaturas, acompanhando sua evoluo temporal antes, durante e depois da mistura.

Portanto, conhecendo-se o calor integral em funo da frao molar do soluto (x1), possvel calcular o calor diferencial para uma dada concentrao. Em um sistema binrio, o grfico de h em funo de x pode apresentar um mximo, significando que existe uma forte associao entre os dois componentes da mistura. A concentrao em que este mximo ocorre representa a proporo molar dos componentes desta associao. Neste experimento, mediu-se o calor de neutralizao de diversos cidos com NaOH, alm de medir o calor de mistura de acetona com clorofrmio, calculando tambm o calor diferencial de soluo. Para tanto, foi necessrio inicialmente calibrar o calormetro, calculando a sua capacidade calorfica atravs da mistura de gua quente com gua a temperatura ambiente. Esta prtica ilustrou com clareza a utilizao e aplicao do calormetro adiabtico, bastante importante para diversos processos qumicos.

Resultados e Discusso
1 parte: Determinao da ordem de reao e constante de velocidade O experimento foi realizado em treplicata temperatura ambiente. Sabendo que a cada viragem era acrescentado mais 10mL de tiossulfato de sdio 0,1M, calculou-se a concentrao de H2O2 a cada tempo, considerando que, ao final, toda a gua oxigenada teria sido consumida. O Grfico 1 ilustra o comportamento destas variveis. Sabe-se que a relao entre a concentrao de um reagente e o tempo pode ser expressa em termos de:
Tabela 1 Valores utilizados no experimento e capacidade calorfica do calormetro obtida.

Materiais
Calormetro Serpentina de aquecimento Bquer Pipeta Pra Proveta cido actico (CH3COOH) Hidrxido de sdio (NaCl) cido clordrico (HCl) Clorofrmio(CHCl3) gua (H2O) Acetona (CH3(CO)CH3)
Departamento de Engenharia Qumica UFPE

cH2O (J/g.K) mfria (g) mquente (g) Tfria (C) Tquente (C) Tf (C) Cc (J/K)

Duplicata 1 4,184 300 100 30 79 38 889,1

Duplicata 2 4,184 300 100 30 78 38 836,8

Laboratrio de Engenharia Qumica I

Concluses
Neste experimento, pode-se observar a utilizao de um calormetro adiabtico, instrumento bastante utilizado na indstria qumica. A determinao da capacidade calorfica do calormetro foi bem sucedida, mas observou-se que a baixa preciso do termmetro e a diferena de 1C no momento de calibrar o calormetro podem gerar grandes diferenas no valor da capacidade trmica obtida. A medio do calor de neutralizao demonstrou que, de fato, eletrlitos mais fracos apresentam menores entalpias de neutralizao, provando a existncia do calor de dissociao. Na terceira parte do experimento, teve-se a oportunidade de perceber que, mesmo sem reao qumica propriamente dita, existem interaes entre compostos que so misturados, o que se reflete em uma variao de energia na forma de liberao de calor.

Referncias Bibliogrficas
Daniels, Experimental Physical Chemistry, McGraw-Hill, Cap. VIII. SOBRINHO, Maurcio A. da Motta; MEDEIROS, Nelson L. Introduo Instrumentao Industrial. Departamento de Engenharia Qumica, UFPE, Recife, 1998. 2 Retirado de: <http://fqmegablog.blogspot.com/2010/06/elaboraciony-calibracion-de-un.html>. Acesso em: 04 abr. 2011.
2

Departamento de Engenharia Qumica UFPE

Laboratrio de Engenharia Qumica I

Anexo

Grfico A5 Variao da temperatura em funo do tempo na determinao do calor de neutralizao do cido sulfrico com hidrxido de sdio. Grfico A1 Variao da temperatura em funo do tempo na determinao da capacidade calorfica do calormetro, duplicata 1.

Grfico A6 Variao da temperatura em funo do tempo na determinao do calor de neutralizao do cido fosfrico com hidrxido de sdio. Grfico A2 Variao da temperatura em funo do tempo na determinao da capacidade calorfica do calormetro, duplicata 2.

Grfico A3 Variao da temperatura em funo do tempo na determinao do calor de neutralizao do cido clordrico com hidrxido de sdio.

Grfico A7 Calor diferencial de mistura em funo da frao molar de acetona.

Grfico A4 Variao da temperatura em funo do tempo na determinao do calor de neutralizao do cido actico com hidrxido de sdio.

Departamento de Engenharia Qumica UFPE

Potrebbero piacerti anche