Sei sulla pagina 1di 4

1 Escoramento Laje trelia

a primeira providncia e uma das etapas mais importantes na execuo de sua laje trelia. O escoramento deve ser feito antes da colocao das vigotas, apoiado em base firme, sob as escoras utilize pedaos de tbua na base dos pontaletes para uma melhor distribuio de carga no solo. Todos os vos acima de 1,30m devem ser escorados com linhas de escoras (contraventamento), colocados no sentido inverso ao apoio das vigotas. Utilize tbuas de 30cm em p apoiadas em pontaletes com dimenses de 3x3. Os pontaletes devem ser distanciados e contra ventados a 1,50m cada. *Veja nossa tabela no projeto de montagem.

*No retirar o escoramento antes de 25 dias aps a concretagem da laje. Caso existam outros pavimentos superiores mantenha a escora do eixo da laje inferior.

Nota: Voc sabia que muitos problemas na laje ocorrem devido ao erro de escoramento? Portanto, siga as instrues citadas e qualquer dvida fale com nosso consultor tcnico.

2 Contra flecha Laje trelia. A contra-flecha utilizado como recurso para compensar as conseqncias indesejveis da deformao da laje trelia devido a ao da chuva e sol. A contra-flecha deve ser aplicada quando na execuo do escoramento, seguindo o projeto de montagem.

3 Montagem Laje trelia. Distribua as vigotas de cada vo de acordo com o sentido e tamanho indicado na planta de montagem. necessrio que as lajotas e as vigotas apiem no mnimo 5 cm sobre o respaldo das paredes. Inicie a montagem com as lajotas junto a uma das extremidades e prossiga a distribuio das vigotas colocando entre elas uma lajota em cada extremidade, no deixe folgas e mantenha a distribuio sempre no esquadro. Coloque o restante das lajotas e marque os pontos de luz com a colocao da lajota furada ou da caixa de luz.

*Cuidado: Nunca caminhe diretamente sobre as lajotas, utilize tbuas para transitar sobre a laje at a concretagem.

4 Nervura de travamento Laje trelia. Para garantir maior estabilidade na sua laje contra o efeito das deformaes necessria a execuo de nervuras transversais sempre que haja carga concentrada a distribuir (paredes). Vos at 4,00m exigi-se 2 nervuras. Se o vo for maior do que 4,00m consulte um tcnico responsvel antes da execuo da laje.

5 Concretagem Laje trelia. Deve-se molhar muito bem as lajotas e vigotas antes do lanamento do concreto, para evitar que as mesmas no absorvam a gua do concreto. Utilize o trao recomendado no projeto de execuo e montagem da laje. Espalhe bem o concreto preenchendo todos os espaos vazios, principalmente nos encontros entre vigotas e lajotas, garantindo a solidez do conjunto.

Molhe bem laje durante os 5 primeiros dias aps a concretagem da laje, efetuando assim a cura do concreto.

Ateno: Retire o escoramento 25 dias aps a concretagem da laje.

Este Manual contm informaes teis para orient-lo na montagem de sua laje trelia:

Escoramento Contra-Flecha Montagem Nervura Concretagem


Endereo: Av. Oswaldo Guimares Lanzas n25 Vila Maria de Maggi Suzano SP (em frente a SABESP)

Potrebbero piacerti anche