Sei sulla pagina 1di 7

CARTILHA DE ENERGIA SOLAR

Leia a cartilha solar, ela responder grande parte de suas dvidas. Ateno: No Acredite em milagres. A energia solar fotovoltaica no substitui a energia convencional, uma alternativa vivel, principalmente para locais onde no h energia eltrica, o custo para acesso muito caro. Portanto, para locais onde h energia eltrica convencional, o sistema fotovoltaico torna-se invivel. Introduo: Esta cartilha tem por objetivo explicar noes bsicas e o uso da energia solar fotovoltaica. Agradecemos a preciosa colaborao dos Srs. Eng.Jorge Pugley, Eng.Mrio Srgio Cassioli Dias, Eng. Rudy Muller, Econom.Juliem Pblio Dias, Eng. Agro. Joo de Aguire e Tcnico Eletricista Roberto Moita. Concebida aps diversas pesquisas junto aos pequenos usurios, ela foi elaborada em linguagem simples, visando facilitar o entendimento aos leigos em eletricidade. Este material no pretende ser altamente tcnico, as informaes tcnicas contidas (nmeros), no correspondem fielmente aos dados tcnicos, eles foram arredondados de forma a facilitar a compreenso dos leitores. Para informaes tcnicas mais profundas, recomendamos a leitura dos livros: 1- Energia Solar, M. Spencer, Ed. Melhoramentos 2- Energia Solar Fontes Alternativas, Ed. Melhoramentos 3- Energia Solar Fotovoltaica, Poblet, Jos Mon Pin 4-Energia Solar na Habitao, Sabady,P.R, Ed. CETOP 5- Economia Solar Global, Scheer, Hermann, Ed. CRESESB- CEPEL. A Solar Brasil existe desde 1885, representa a Multinacional Kyocera, pertencente ao Grupo Yashica, a Maior Cia Solar Fotovoltaica do Mundo (20 Anos de Garantia), j distribuiu mais de 250.000 cartilhas de energia solar gratuitamente, possui o site www.solarbrasil.com.br, j visitado por mais de 400.000 internautas e ainda, possui mais de 15.000 projetos espalhados pelo Brasil. compromisso em melhor atender o Cliente!! Viver no campo com as comodidades da Cidade: No seria maravilhoso viver com a tranqilidade e o silncio do campo com algumas comodidades da cidade? Imagine, por exemplo, uma clarssima luz branca no meio da imensa escurido da montanha, um rdio funcionando sem pilhas, um televisor e uma bomba d gua, tudo isso sem rudos e livre da poluio. Claro que MARAVILHOSO!! Os Painis solares convertem diretamente a luz do sol em eletricidade, com vida til estimada em mais de 20 anos e com garantia do fabricante contra defeito de fabricao de 20 anos Kyocera). O sistema silencioso e manejado atravs de interruptores no interior da casa, no sendo necessrio sair para ligar ou desligar motores, o combustvel nunca acaba, e ainda, com a vantagem de o sol ser gratuito. Outra grande vantagem da energia solar a possibilidade de se ampliar o sistema medida que se necessita, sendo necessrio para isso apenas a conexo de mais alguns
mdulos solares. Pode ser usado em bombas d gua, TV, ventiladores de teto, lmpadas, antena parablica, etc.

Economia X Economia: Com o sistema solar fotovoltaico no pode haver excessos: os aparelhos ligados a ele tm que ser econmicos. As lmpadas incandescentes comum devem ser substitudas pelas lmpadas fluorescentes compacta 9 Watts em 12 Volts, que possuem a mesma luminosidade com 80% de economia. Geladeira, secador de cabelos, no tm tecnologia econmica, no sendo recomendado para utilizao com energia solar.

Vantagens: Gera mesmo em dias nublados Gera energia em 12V Sistema modular: leve Simples Instalao Compatvel c/ qualquer bateria 12V

Compacto e potente (alto rendimento) Tem fcil manuseio e transporte Pode ser ampliado conforme a necessidade Garantia de 20 Anos (Kyocera) Menor custo-benefcio do mercado Bombeamento de gua Rdio, TV, Parablica Sky, vdeo e DVD. Telefonia rural, fixa e celular. Nutica e embarcaes. Informtica (computadores e impressoras) Sinalizao Refrigerao domstica.

Aplicaes: Iluminao pblica, residencial e decorativa. Sistemas de emergncia. Cercas eletrificadas Carregamento de baterias (barcos e veculos em geral). Telecomunicaes, transmisso de dados, sinais e internet. Balanas digitais. Como o Mdulo produz Energia?

O elemento bsico dos Mdulos Solar fotovoltaicos Kyocera so as clulas solares constitudas de silcio monocristalino com 99,999% de pureza, revestidos externamente com material anti-reflexivo e providas de mltiplos contatos para captao da corrente eltrica. Essas clulas sofrem o chamado efeito fotovoltaico, que produz um fluxo de eltrons. Os eltrons so excitados pelas partculas de luz e encontram no circuito eltrico anexo o caminho mais fcil para viajar de um lado da clula solar para o outro. A clula solar apenas toma uma porcentagem desses eltrons e os dirige a fluir em um caminho. Este fluxo de eltrons por definio, eletricidade. As clulas fotovoltaicas convertem a luz do sol diretamente em eletricidade, a eficincia de converso das clulas acima de 14%. O Mdulo Fotovoltaico Kyocera construdo a partir de uma bandeja com clulas solares, dispostas em fileiras, que so encapsuladas hermeticamente entre duas camadas de EVA (Etileno Vinil Acetato), que garantem a resistncia, estabilidade radiao ultravioleta e isolao eltrica do encapsulamento. A face que ser exposta radiao solar recebe um vidro temperado com baixo teor de ferro, que assegura alta eficincia na conduo da energia solar. Para proteo da parte anterior ao encapsulamento, dispem-se vrias camadas de polmeros (tedlar e polister), altamente resistentes a agresses de agentes ambientais externos (umidade, poeira, chuva, ventos, etc.), abraso, cortes e perfuraes. Todo conjunto recebe uma moldura externa de alumnio anodizado, material altamente resistente corroso e oxidao. Aps a montagem do mdulo propriamente dito, instala-se em sua parte inferior uma caixa terminal de material plstico de alta resistncia, que garante proteo contra umidade e facilidade para as ligaes. Os bornes de conexo so confeccionados de material antioxidante. So instalados tambm diodos bypass para evitar fuga de corrente das baterias para o mdulo quando no existir gerao de energia (perodos sem insolao). Logo aps sua instalao o mdulo comea a gerar energia. s conectar o mdulo sua bateria e pronto: ENERGIA GRATUITA. No polui, silencioso e totalmente ecolgico. Pode ser aplicado (diversos mdulos) conforme sua necessidade de energia. O mdulo solar gera energia em 12V corrente contnua e sua produo em Watts calculada por 5 horas de insolao (luminosidade) por dia (mdia nacional). Caractersticas dos mdulos solares Kyocera: Funcionamento silencioso, maior potncia por unidade de rea, fcil instalao, construo reforada e duradoura, funcionamento simples e confivel, facilidade para ampliar o sistema, manuteno quase inexistente, no possui partes mveis que podem desgastar, no produz poluio.

Manuteno e limpeza dos mdulos: A necessidade de manuteno dos mdulos mnima, se o mdulo ficar sujo, utilizar gua e uma flanela de nylon para limpar o vidro, detergentes no abrasivos ou neutros podem ser utilizados para a remoo da sujeira mais persistente. Duas vezes por ano, verificar os terminais para observar os conectores. A eficincia do mdulo depende diretamente da sua superfcie fotossensvel. Verifique-o periodicamente, mantendo-o livre de folhas ou sujeira. Lembre-se: at mesmo a sombra projetada sobre o mdulo por um fio telefnico pode reduzir sensivelmente a capacidade do mdulo. Instalao do mdulo solar: Recomendamos fixar mdulos solar no telhado, pois, esto mais protegidos dos ventos, de roubo e das crianas. Indicamos sempre pequenos sistemas, pois so mais eficientes e seguros que os grandes. O mdulo deve ficar sempre voltado para o norte. (para acharmos a posio correta, devemos colocar a mo direita no sentido nascente leste e a mo esquerda no sentido pente oeste, nossa frente ser o norte). * No recomendamos a utilizao de mdulos solar fotovoltaicos de Amorfo ou Filme Fino, pois tm vida til curta e pequena garantia.** CARACTERSTICAS KS 5 KS KS KC KC KC KC KC ELTRICAS 10 20 50 50 T 65 T 85 T 130 T Potncia Nominal = 5 10 20 50 54 65 85 130
Watt pico Potncia (Watt por dia) Corrente (Amper por dia) Corrente Nominal (Amper) Corrente Curto- Circuito (Amper) Tenso Nominal (Volts) Tenso de Circuito Aberto (Volts) DIMENSES: Peso (Kg) Comprimento (mm) Largura (mm) Espessura (mm)

25 1,45 0,29 0,31

50 3,00 0,60 0,62

100 6,00 1,20 1,24

250 270 325 425 15,00 15,55 18,75 25,10 3,00 3,10 3,11 3,31 3,75 3,99 5,02 5,34

650 36,95 7,39 8,02 17,60 21,90

16,90 16,90 16,90 16,70 17,40 17,40 17,40 21,50 21,50 21,50 21,50 21,70 21,70 21,70

1,50 1,80 2,90 5,00 5,00 6,00 8,30 11,90 206 305 520 639 639 751 1007 1425 352 352 352 652 652 652 652 652 22 22 22 56 54 54 58 58 Inclinao do mdulo: Consultar o Atlas geogrfico para ver o grau exato de sua regio e colocar o mdulo nesse grau. De 0 a 8 graus: Amazonas, Norte do Tocantins, Rio Grande do Norte, Amap Par, Maranho Piau, Paraba. De 8 a 16 graus: Pernambuco, Acre, Rondnia, Mato Grosso, Tocantins, Norte de Gois, Bahia, Alagoas, Sergipe, Distrito Federal e Norte de Minas. De 16 a 24 graus: Mato Grosso do Sul, Sul de Gois, Minas, Esprito Santo, So Paulo, Rio de Janeiro, Norte do Paran. De 24 a 32 graus: Sul do Paran, Santa Catarina, Rio Grande do Sul. Cuidados na Instalao: Cobrir a face do mdulo solar completamente para no gerar eletricidade enquanto estiver instalando e/ou trabalhando com o mesmo ou fiao; Manuseie o mdulo com cuidado. Embora robusto, sua superfcie de exposio protegida por vidro. No faa furos nas molduras; No desmontar o mdulo ou retirar qualquer pea instalada pelo fabricante; Nunca deixe o mdulo sem apoio ou sem estar fixado. Se o mdulo cair, o vidro pode quebrar-se inutilizando-o; Nunca inverter polaridade. Sempre positivo com positivo e negativo com negativo; Quando os mdulos so ligados em srie, as voltagens so somadas e quando estes so ligados em paralelo, as amperagens so somadas.

PERIGO: NUNCA INVERTER A POLARIDADE: a inverso de polaridade na maioria dos casos, inutiliza o mdulo solar. P + = positivo utilizar fio vermelho N - = negativo utilizar fio preto

O Sol Acende Diversos Equipamentos: 1- Mdulo Solar: Gera energia eltrica a partir da luz solar (12V). 2- Controlador de Carga: Controla a carga e descarga da bateria. 3-Bateria: Armazena a energia eltrica gerada pelo mdulo solar. 4- Lmpada PL 9 Watts 12V (mais econmica). 5- TV . 6- Antena Parablica . 7-Telefone rural ou equipamento de rdio amador 12V. 8-Rdio ou aparelho de som 12V 9-Bomba d gua 12V. No Acredite em Milagres Em Caso de dvida consulte nosso departamento tcnico. Aparelhos Componentes do Sistema Fotovoltaico: CONTROLADOR DE CARGA: (No Produz Energia), um instrumento eletrnico que tem por funo: 1- Proteger o mdulo solar contra o retorno de energia da bateria. 2- Proteger a bateria quando o mdulo fornecer excesso de carga. 3- Controlar o estado de carga e descarga da bateria, protegendo-a de uma possvel sobrecarga por excesso de eletricidade produzido pelo mdulo e/ou possvel descarga pelo uso excessivo dos equipamentos ligados a ele. 4- Otimizar o sistema. BATERIA: (No Produz Energia), sua funo acumular a energia produzida pelo mdulo solar e disponibiliz-la posteriormente para uso. Recomendamos bateria estacionria, ciclo constante, 1 linha de qualidade 150 Amperes (Ex: Moura, Delphi, Heliar). Indica-se uma bateria por mdulo, assim, no caso de haver 2 mdulos, utiliza-se 2 baterias ligadas em paralelo. (Ver em ligao das baterias). Nuca conectar baterias de diversos tamanhos, ou novas com usadas. PERIGO: NUNCA INVERTER A POLARIDADE: P + = positivo utilizar fio vermelho N - = negativo utilizar fio preto INVERSOR: (No Produz Energia), ao contrrio, consome cerca de 10 a 15% do consumo do equipamento utilizado, sua funo transformar corrente contnua (12V) em corrente alternada (110/220V). O inversor pode alimentar aparelhos e equipamentos constitudos de fonte isolada ou chaveados tais como: TV, antena parablica, computador, central telefnica, aparelho de som que aceitam sistema MOS FET PWM. * Em caso de dvida, consultar um tcnico em eletricidade. PERIFRICOS: Lmpadas, TV, rdio, geladeira, ventilador, bomba dgua, cerca eletrificada, telefone rural ou celular, etc. Recomendamos a utilizao de perifricos em 12V.

Mdulos Solares

Controlador de Carga

Bateria

Inversor

Exemplo de Perifrico

Instalao do Sistema: FIAO: Tipo de condutor (fio): sistemas de energia solar devem somente utilizar condutores de cobre, existem 2 tipos de condutores:

1-Condutor rgido: Indicado para utilizao na rede 110/220V, no recomendado para sistema de energia solar fotovoltaica (12V). 2-Condutor flexvel: Utilize tipo cabo flexvel, prprio para instalaes ao tempo. Observar o cdigo de cores para condutores utilizados internacionalmente em sistemas de corrente contnua (12V): VELMELHO (+) plo positivo e PRETO (-) plo negativo. Fios para instalao: Tipo de Fiao Distncia Para 1 Mdulo De 2 a 6 Mdulos At 30 metros Usar fio 4mm Usar fio 6mm Fiao Central At 80 metros Usar fio 6mm Usar fio 10mm At 150 Metros Usar fio 10mm Usar fio 10mm Fiao Secundria qualquer Usar fio 2,50 mm Usar fio 2,50mm ** sempre: fio preto plo negativo e fio vermelho plo positivo. Interruptores e tomadas normal. LIGAO DOS MDULOS:
1 Figura: Ligao em paralelo soma amperagem (15 A, 30 A, 45 A). 2 Figura: Ligao em srie soma voltagem (24V, 36V, 48V).

LIGAO DAS BATERIAS:

Ligao em paralelo Ligao em srie Baterias no devem ser instaladas diretamente sobre o solo ou piso: devem sempre ser assentadas sobre uma base plstica ou de madeira. Observar que o local esteja sempre livre de umidade e impurezas, e seja ventilado. Mantenha as baterias em local abrigado do sol e da chuva. Observar o cdigo de cores para polaridade j mencionado. Na conexo bateria, instale primeiro o terminal negativo e depois o positivo. Efetuada a conexo aos bornes da bateria, recubra os terminais com graxa ou vaselina para evitar sulfatao. Cuidados: Baterias podem armazenar imensas quantidades de energia. Embora seja um elemento de baixa tenso, pode, quando em curto-circuito liberar kilowatts de energia, resultando em choques ou queimaduras. Use uma cobertura isolante para os bornes e evite tocar ambos os bornes simultaneamente. No utilize jias durante a manipulao ou outros objetos metlicos no apropriados .No caso de utilizao de baterias no seladas, observe ainda o seguinte: 1- As baterias contm cido sulfrico, portanto, no permita seu contato com olhos ou pele. No caso de acidente, lave a zona atingida com bastante gua imediatamente. Consulte um mdico. 2- Cheque todos os meses as baterias: Remova as tampas de cada elemento e verifique o nvel do lquido. Se necessrio, adicione gua destilada (obrigatoriamente) para completar o nvel. No permita nunca que as placas das baterias fiquem abaixo do nvel de soluo; No caso de sulfatao dos bornes, afrouxe os terminais e limpe os contatos. Recoloque-os apertando adequadamente. Recubra os terminais com graxa ou vaselina para evitar sulfatao. 3- Manter o local da instalao ventilado! Baterias chumbo-cidas podem liberar hidrognio, um gs que pode explodir na presena de fascas ou chamas. 4- O uso do Mdulo Solar evita o traslado da bateria para recarga peridica, economizando tempo e dinheiro.

** Indicamos a utilizao de baterias estacionrias, ciclo constante, 1 linha de qualidade. (Ex: Moura, Delphi, Heliar).

Mdulo Solar

Controlador de Carga

Perifricos em 12V

Bateria

Inversor

Perifricos em 110/220V

Como Planejar seu Prprio Sistema Solar Fotovoltaico: De acordo com as especificaes de cada painel solar, a corrente dada em Amper por dia (quarta linha da tabela pg 03), estes dados indicam o quanto geram os painis por dia. Sabendo quantos os painis geram, nos falta saber quanto consome os equipamento que vamos utilizar, recomendvel utilizar equipamentos em 12V. Apresentamos uma tabela de equipamentos mais comuns utilizados nas residncias:
EQUIPAMENTOS TV Colorida 29c/ Parablica + Inversor 110V TV Colorida 20c/ Parablica + Inversor 110V TV Colorida 14c/ Parablica + Inversor 110V Rdio AM/ FM Toca Fitas/ CD 12V Rdio Intercomunicador 12V Rdio Tel (transmitindo /standbay) 12V
Telefone Rural Cel (transmitindo/ standbay) 12V

CONSUMO Ah

Microcomputador 110V + Inversor Impressora normal 110V + Inversor Batedeira 110 V ou Liquidificador 110V Ventilador de Teto pequeno 110V + Inversor Ventilador de Mesa pequeno 110V + Inversor *Lmpada 9W 12V = 60W 110/220V *Luminria Fluorescente Tubular 22W 12V

15,00 8,00 6,00 2,00 2,00 12,00 4,00 8,00 8,00 25,00 4,00 3,00 0,75 1,30

10 passo: a-) determinar o que vamos utilizar e a quantidade. b-) determinar quantas horas por dia vamos usar. 20 passo: montar uma tabela e multiplicar: consumo Ah X quantidade X horas 30 passo: somar tudo. Ex: Suponha que iremos usar 1 TV 14 por 4 horas dirias e 4 lmpadas 9W por 4 horas dirias, teremos a tabela:
EQUIPAMENTOS TV Colorida 14c/ Parablica + Inversor 110V *Lmpada 9W 12V = 60W 110/220V CONSUMO Ah X QUANT DE EQUIPAMENTOS X N0 HORAS DE USO TOTAL:

24 12 TOTAL: 36 Teremos um consumo de 36 Ah/dia. Para saber qual mdulo utilizar, procuraremos na tabela de mdulos (quarta linha da tabela na pgina 03), qual o mdulo que mais se enquadra ao nosso consumo, para este exemplo ser o KC 130 T que gera 37 Ah/dia. ** Utilize somente a quantidade de horas pr-estabelecida, a utilizao por mais tempo, acarretar em falta de eletricidade. Em caso de dvidas, consulte nosso departamento tcnico.

6,00 0,75

1 4

4 4

Potrebbero piacerti anche